quarta-feira, 20 de março de 2019

Briga sem Galo: última rodada do Mineiro só tem Atlético e Tupi sem brigar por nada

Divulgação / FMF
Com os seis jogos às 21h30 de hoje, a última rodada da fase classificatória do Módulo I do Campeonato Mineiro tem dez dos 12 clubes participantes brigando por alguma coisa.


Da vice-liderança, batalha que envolve Cruzeiro e América, à luta contra o rebaixamento, que assombra URT, Guarani e Tombense, os ocupantes definitivos da segunda à 11ª colocação serão definidos na noite desta quarta-feira (20).

Os oito primeiros colocados jogam no próximo final de semana as quartas de final, introduzidas na competição no ano passado e que são disputadas em jogo único. Em caso de empate, a vaga nas semifinais será decidida na disputa de pênaltis.

Nessa polêmica fase, que aumentou em uma data o Módulo I, a única vantagem dos quatro primeiros colocados é ser mandante da partida única.

Nas semifinais e final, as posições ocupadas nesta etapa classificatória garantem vantagem maior que apenas mando de campo.

Nas semifinais, os dois clubes de melhor campanha, além de poderem escolher o mando de campo da primeira ou segunda partida, que geralmente é a escolhida, ainda jogam por dois empates ou vitória e derrota pela mesma diferença de gols.

Editoria de Arte / Hoje em Dia 

O mesmo se aplica na decisão ao finalista de melhor campanha nesta etapa classificatória.

Nas duas últimas edições do Estadual, terminar a primeira fase na liderança foi a senha para o título, com isso acontecendo com o Cruzeiro, no ano passado, e com o Atlético, em 2017, em finais disputadas entre os dois rivais.

No geral, desde 2004, quando o atual formato passou a ser usado no Módulo I, apenas seis vezes o time de melhor campanha na primeira fase foi o campeão. Em nove oportunidades, a liderança na etapa classificatória não fez a diferença.

Desafios não faltam aos dez clubes que decidem o seu futuro no Campeonato Mineiro esta noite, que terá apenas os dois Galo, de Belo Horizonte e Juiz de Fora, sem brigar por nada.

Alexandre Simões - Hoje em Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.