segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

'Não temos esperança nenhuma', diz irmão de engenheira de Valadares

Gustavo Câmara, irmão da vítima, critica postura da Vale com o ocorrido e trato com as famílias — Foto: Reprodução/Inter TV dos Vales

Izabela Barroso trabalhava há quatro meses na Vale; irmão critica postura da empresa perante os familiares e local onde a vítima trabalhava: 'É crime construir uma barragem sobre a cabeça de 800 funcionários e pedir que eles trabalhem debaixo'.


Dentre os desaparecidos após o rompimento da barragem da mina de Feijão, em Brumadinho, está a engenheira Izabela Barroso, de 30 anos, natural de Governador Valadares. A família da vítima esteve no local da tragédia. De acordo com Gustavo Câmara, irmão de Izabela, por parte da família não há mais esperança de encontrar a engenheira com vida.

“Não, nenhuma. Não tem ninguém vivo. Eu vi. Você não consegue mensurar o tamanho que é de desastre. Você vê de onde a lama correu, da altura que ela correu, por onde passou, a velocidade, a força que ela bateu, é muito difícil. O que eu quero hoje é encontrar a minha irmã. Os nossos anseios são tão pequenos, a gente só quer encontrar o corpo, dignidade e respeito, sentimento de Justiça vai vir depois”, declarou Gustavo.

Críticas ao atendimento dado aos familiares

Após a notícia do rompimento da barragem às 13h30 da sexta-feira (25), Gustavo e o pai pegaram a estrada e chegaram em Brumadinho às 17h. Gustavo critica a forma com a qual a mineradora Vale vem lidando com os familiares das vítimas. “A gente se deparou com total falta de preparo da Vale. Tive a impressão de que a Vale entrou em colapso. Ela não tinha estrutura nenhuma para lidar com o que estava acontecendo. A assistência que a gente teve no local era de assistente social do governo, era Defensoria Pública, era Defesa Civil, só órgãos públicos. A Vale não assumiu a responsabilidade, não colocou a cara dela, não deu respaldo para quem estava lá. Isso me deixou muito indignado”.

Quando chegou a mineradora, Gustavo Câmara estranhou o posicionamento do complexo onde os funcionários trabalhavam. “Não tenho experiência nenhuma em engenharia. Mas eu estive in loco, eu vi o que aconteceu. E o que mais me deixou assustado é que uma empresa que tem muitos engenheiros, eu não sei quantificar o número de engenheiros, pudesse aceitar que uma barragem fosse construída acima de um complexo de funcionários. Foi a primeira coisa que pensei quando bati o olho: 'será que ninguém nunca atinou para isso'? ”.
Izabela Barroso

Por não conseguir as informações no centro de conhecimento da Vale, por estarem desesperançosos e pela preocupação com a condição da mãe, Gustavo e o pai voltaram para Valadares antes do término das buscas. “Meu pai tem 70 anos, nós ficamos 28 horas lá em pé, sem suporte, e no sábado quando já havia esgotado as esperanças, quando a gente ouviu pela mídia que já não haviam pessoas vivas, que já não havia esperança, a gente decidiu voltar para Valadares porque a minha mãe está muito abalada, e a gente decidiu voltar para dar suporte para ela”, relatou.

Segundo o irmão de Izabela, nenhum contato foi feito por parte da empresa após o rompimento da barragem. “Até hoje [segunda-feira] a Vale não entrou em contato pelo número de emergência. A Vale sabe que minha irmã estava dentro da mina, sabe que minha irmã bateu o ponto dela. A Vale não foi capaz de ligar para falar que a minha irmã estava lá. Não teve tato, não teve sensibilidade, não teve humanidade de fazer isso", afirma Gustavo.

'Não é desastre, é crime'

Apesar de declarar que a família neste momento só quer encontrar Izabela, Gustavo condenou o local onde a irmã trabalhava e fala em crime por parte da empresa. “Importante a gente frisar que aquilo não foi um desastre. Aquilo foi um crime. A Vale cometeu um crime, aquilo não é um desastre. Desastre é terremoto, é maremoto, é furacão, aquilo não é desastre. Você construir uma barragem sobre a cabeça de 800 funcionários e pedir que eles trabalhem debaixo dessa barragem, isso é crime”, declarou Gustavo, que falou em sensação de descaso por parte da Vale.

“Temos uma sensação de impotência tão grande, sensação de desprezo. Você fica pressionado por um poder econômico tão grande da empresa. Você se sente um nada que está debaixo daquela lama. A Vale não contabiliza vida, ela contabiliza número. Uma vida não é um número. Eu acho que a incompetência da Vale de fazer barragem é pública, é notória. Agora a gente vê que a Vale é incompetente também em lidar com vida, em lidar com pessoas, ela sabe lidar com número, com toneladas, com pessoas ela não sabe lidar”.

A barragem da mineradora Vale em Brumadinho usava uma tecnologia de construção bastante comum nos projetos de mineração iniciados nas últimas décadas, mas considerada por especialistas uma opção menos segura e mais propensa a riscos de acidentes.

Perfeccionista e apaixonada pela profissão

Emocionado, apesar de a irmã não estar entre as mortes confirmadas, Gustavo se refere a Izabela no passado. “A Bela era fantástica, responsável, em tudo. Era caprichosa, perfeccionista. Se ela tivesse que passar um fim de semana em Valadares, ela tinha que pegar serviço outro dia, ela saía rápido, ela não atrasava, não faltava. Levava o trabalho muito a sério, muito correta. E amava o que fazia".

https://g1.globo.com/mg/vales-mg/noticia/2019/01/28/nao-temos-esperanca-nenhuma-diz-irmao-de-engenheira-de-valadares-desaparecida-no-desastre-em-brumadinho.ghtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.