sexta-feira, 29 de junho de 2018

Relembre quando a cidade de Belo Oriente-MG recebeu jogos da Taça BH de Futebol Júnior

Crédito: Cleibson Ferreira - No detalhe, Náutico e Seleção de Ipatinga realizado no Menezão
A Taça BH está prestes a começar. Que bom seria se mais uma vez Belo Oriente fosse representada nesta que é considerada uma das maiores competições da categoria. Foi em 2009, quando a cidade de Belo Oriente pôde acompanhar a Taça BH de Futebol Junior bem de perto. O Oriente caiu no Grupo D, juntamente com Fluminense-RJ, Internacional-RS, Seleção de Timóteo-MG, Náutico-PE e Seleção de Ipatinga-MG. Um marco histórico para o futebol da cidade.

É preciso de incentivo para jogadores da cidade que é considerada de muitos recursos. Para que eles possam aparecer e se destacar no cenário nacional. O esporte é algo importante e primordial para a formação do caráter do cidadão.

Belo Oriente tem que acordar com relação a isso. Naquele ano de 2009, jogadores como Welington Nem esteve na cidade de Belo Oriente - jogador que esbanjava talento naquela oportunidade - vindo a integrar o time principal do Fluminense  - na sequência foi parar no exterior. O atleta naquele ano teceu inclusive elogios a cidade de Belo Oriente.

A forma como foram recepcionados e o gramado do Menezão. Conforme conversa que tive com um amigo, Welington Nem disse que havia jogado em vários campos e que o gramado deles não chegava nem aos pés do Menezão. O Fluminense gostou não somente da cidade como também do jogador Livan - tanto é que o levou para o Rio. Pois bem.

A primeira rodada do grupo aconteceu no dia 15 de julho de 2009, uma quarta-feira. O Oriente fez uma campanha louvável até. Primeira vez que participou da competição. A estreia do time de Belo Oriente foi às 15h, no Menezão, empatando com o Internacional por 3 a 3.

Na segunda rodada, dia 17 de julho, uma sexta-feira, às 15h, no campo do Florestino, em Timóteo, foram derrotados pela Seleção de Timóteo por 3 a 1. O terceiro compromisso do Oriente foi contra o Fluminense, às 10h, no estádio Menezão, sendo goleado pelo Fluminense por 5 a 1. Jogo realizado no dia 19 de julho daquele ano de 2009, um domingo. Já no dia 21 de julho, uma terça-feira, o Oriente conseguiu sua primeira vitória na competição e que fica na história. Bateu o Náutico-PE por 2 a 1.

Na última rodada, mais uma vitória do time belo-orientino: 3 a 2 sobre a Seleção de Ipatinga. Duas equipes por grupo se classificavam. O Oriente por muito pouco não passou de fase. Ficou na quarta colocação, à frente de Náutico e Seleção de Ipatinga. A liderança do grupo ficou com o Fluminense (12 pontos). O Internacional ficou com a outra vaga somando 10 pontos.

O time gaúcho foi inclusive vice-campeão ao perder a final para o Atlético-MG por 1 a 0. O gol daquela decisão marcado por Wendel, aos 18 minutos do primeiro tempo. A Seleção de Timóteo terminou na terceira colocação do grupo, juntamente com o Oriente - quarto colocado - ambos somaram 7 pontos ganhos.

Náutico somou 6 e a Seleção de Ipatinga terminou na lanterna com apenas 1 ponto. Agora, 2018, vem mais uma edição da competição. O atual campeão é o São Paulo. De 32 equipes passou para 40 nesta temporada. A maior de todas as edições.

Vários craques passaram pela Taça BH, exemplos de Ronaldinho Gaúcho, Ronaldo Fenômeno e Rivaldo. É a 34ª edição da considerada "Copa do Mundo da Base". A competição é disputada na categoria sub-17.

Tabela completa da Taça BH 2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.