segunda-feira, 25 de junho de 2018

Em jogo com "Árbitro de Vídeo", Unidos vence o Vila Bráz nas penalidades e vai à final da Copa Intermunicipal

Unidos venceu nos pênaltis e foi para a grande final
A tarde de domingo (24 de junho de 2018) no campo do Aluvaeira foi um dia de experiência única em se tratando de futebol amador. O Unidos havia vencido o jogo de ida da semifinal da Copa Intermunicipal da Juventude por 2 a 1, no estádio Jurandir Ferreira, em Cachoeira Escura. Pelo mesmo placar (2 a 1) o Vila Bráz venceu neste domingo, em duelo realizado no campo do Aluvaeira, em Belo Oriente. O campo que estava em clima de decisão e onde tem decisão tem que ter a presença do público que compareceu em massa. Valia vaga na finalíssima e nesta horas todo mundo quer ganhar.

Um vacilo complica tudo. No primeiro tempo o que se viu foi um Vila Bráz correndo atrás do prejuízo, pois havia perdido na ida. A torcida local empurrava o time. Veio a explosão do gol com a jogada de Bruninho pela direita, que contou ainda com a falha da defesa adversária e a bola veio a chegar nos pés de Guri, que mandou para o fundo da rede, fazendo 1 a 0 em favor do Vila. O gol saiu aos 10 minutos.

O campo veio abaixo com o gol. Muita comemoração. Um jogo movimentado. Os dois times mostraram porque chegaram na reta decisiva. Assim finalizou-se a etapa inicial. Na etapa final, restava ao Vila buscar o segundo gol e garantir a classificação de forma direta, sem correr o risco de tomar o gol e dar adeus a competição.



O time de Belo Oriente conseguiu sacudir a rede mais uma vez em um golaço de Vitinho. Ele acertou um petardo de fora da área, no canto direito do goleiro Leonam que nada pôde fazer no lance. Um gol sensacional. Mas, quem disse que o Unidos estava morto no jogo? Quem disse que estava liquidada a fatura? Pois é. O Vila perdeu oportunidades claras para marcar e liquidar. O Unidos mostrou raça e determinação para chegar ao gol que levou a decisão para os pênaltis. O retrato do jogo é que a bola pune. O Vila estava com a vaga (quase) garantida. Acabou cochilando.

O jogo caminhando para seus instantes finais. Até que, em jogada pela direita, o camisa 11 Wítalo mandou de cabeça para o fundo do gol do goleiro Tekin. Sem chances. Um banho de água fria no time do Vila.

A tensão tomou conta da partida. O placar de 2 a 1 estava encaminhando tudo para as penalidades e foi o que de fato ocorreu. Dramático. Presenciamos como mexe com um jogador uma decisão por pênaltis. O alívio vem quando se faz o gol ou se pratica a defesa. Um negócio complicado. Tenso mesmo.

EXPERIÊNCIA ÚNICA QUE EU (JOSÉ DIAS SORRISO) VIVI DE SER "ÁRBITRO DE VÍDEO"

Veio as cobranças de pênaltis e eu (José Dias Sorriso) acabei vivendo uma experiência única nestes anos todos no esporte. Acredito que se não estivesse no campo do Aluvaeira neste domingo o jogo não teria acabado. Falo isso no sentido da dúvida que gerou o lance. Zemar, do Unidos, foi para a cobrança de pênalti e a bola passou direto. E agora? Foi gol ou não foi gol?



Confesso que o lance confundiu até mesmo eu que estava narrando as cobranças. O árbitro Cristiano Pereira havia não validado e temos que entender que realmente é complicado pelo fato dele apitar o jogo sem assistentes. A atuação dele como em um todo na partida não comprometeu. Chamo a atenção para essas coisas. Um jogo decisivo tem que ter auxiliares, além do árbitro checar com muita minúcia as redes do campo, se estão em condições ou não, pois do contrário pode se complicar.

Uma rede danificada ou mal posicionada na trave pode atrapalhar uma partida e isso ficou notório no jogo deste domingo. Os jogadores do Unidos e comissão técnica reclamaram muito da invalidação do lance. Naquele momento, os jogadores do time de Cachoeira Escura apontaram para a câmera e clamaram ao árbitro para que ele analisasse a cobrança. Eis a importância da imprensa em um evento. Claro que, somente com a autorização do árbitro iríamos mostrar como foi o lance. O VAR (Vídeo Árbitro) na várzea veio a estar em ação justamente em um momento de Copa do Mundo.



Justo no momento que em que vem sendo utilizado de forma inédita nesta Copa de 2018, na Rússia. Eu (José Dias Sorriso) acabei vivendo essa experiência de ser VAR. Algo jamais visto no futebol regional. Inédito. Na história.

O árbitro Cristiano Pereira (Associação de Ábitros do Vale do Aço) analisou o lance de forma pausada conforme mostramos e validou o gol, que realmente foi. Contra imagem não há o que discutir. Gol do Unidos. A bola chutada por Zemar entrou.

PALMA PARA OS TIMES 

O Unidos venceu o Vila Bráz nas penalidades e avançou para a decisão onde vai enfrentar União de Aramirim (Açucena) ou Santo Antônio (Naquinho/Açucena). Eu (José Dias Sorriso) quero parabenizar aos times. Valorizaram muito o espetáculo. Que tarde fantástica de futebol varzeano. Que show da torcida no "barrancão".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.