sábado, 22 de agosto de 2015

Rádio Nacional contrata o ''Mestre'' Claudio Carsughi

12:06 22/08/2015
Futblog do Sorriso




A partir deste domingo (23), o prestigiado comentarista Claudio Carsughi passa a integrar a equipe esportiva da Rádio Nacional do Rio de Janeiro (1.130 KHz), emissora gerida pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Chamado de “mestre” pelos colegas graças à experiência aliada à elegância e precisão dos comentários, o jornalista dá, com o seu conhecimento, mais brilho às transmissões de futebol da emissora e ao No Mundo da Bola.

O programa é uma das mais tradicionais atrações esportivas do rádio brasileiro. Vai ao ar de segunda a sexta, das 20h às 21h (horário de Brasília), nas rádios Nacional Rio de Janeiro, Nacional de Brasília (AM 980 Khz) e Nacional da Amazônia (11.780 Khz e 6.180 KHz), e às 18h, na Nacional do Alto Solimões (670 KHz), apresentando as principais notícias, análises e entrevistas relacionadas ao futebol.

Claudio Carsughi vai se integrar à equipe que já conta com Carlos Borges (apresentador), Waldir Luiz (comentarista) e André Luís Mendes (direto de Brasília), além de convidados especiais.

O jornalista também estará na TV Brasil, em 2016, no programa dominical esportivo homônimo, no ar às 21h, com apresentação de Sergio du Bocage e comentários de Márcio Guedes e Alberto Léo. Carsughi, aliás, é um dos convidados deste domingo, 23, direto do estúdio da emissora, em São Paulo.

Longe do rádio desde de abril deste ano, quando foi desligado da Rádio Jovem Pan, Carsughi passou esse tempo dedicado ao site que leva seu nome. E está animado com o retorno à mídia mais popular do Brasil: “Volto ao rádio pelas ondas prestigiosas e tradicionais da Rádio Nacional do Rio de Janeiro, que, por enquanto, pode ser ouvida em São Paulo pela internet” diz o jornalista que, além das transmissões do futebol, Claudio Carsughi se prepara para marcar presença na TV Brasil a partir do próximo ano.

A EBC vem ampliando a cobertura esportiva de seus veículos, em especial nas competições menos badaladas do futebol. Além da Série C do Brasileirão, que tem jogos transmitidos pela TV Brasil aos finais de semana, a emissora exibirá ainda este ano o Campeonato Brasileiro Feminino (a partir de 9 de setembro) e as partidas finais das séries B e D masculina (a partir de 27 de setembro). Em 2016, essas competições estarão todas na tela da TV Brasil. Neste ano, a emissora já transmitiu os jogos do Mundial Sub-20 (em maio, na Nova Zelândia), da Copa Fifa de Futebol Feminino (em junho, no Canadá) e do Mundial de Futebol de Areia (em julho, em Portugal).

Sobre Claudio Carsughi

Jornalista esportivo, o italiano Carsughi chegou ao Brasil em 1946. Em 1950, participou da cobertura da Copa do Mundo do Brasil, pelo “Corriere dello Sport” de Roma, jornal do qual foi correspondente. Ele também atuou nas Copas de 1962 (Chile), 1966 (Inglaterra), 1970 (México), 1974 (Alemanha), 1978 (Argentina), 1982 (Espanha) e 1986 (México).

Trabalhou em inúmeros veículos, como “A Gazeta Esportiva”, “Rádio Panamericana”, “Rádio Bandeirantes” , “Rádio e TV Record”, revistas “Oficina Mecânica” e “Auto&Técnica”, da qual foi fundador. Passou também pela “ESPN Brasil”, pelo “SporTV” e pela “Globo”, sempre em programas dedicados ao futebol ou à Fórmula 1.


(Com informações: EBC)