sábado, 10 de abril de 2021

Atlético fecha preparação para o clássico contra o Cruzeiro

Divulgação

O Atlético fechou a preparação para o clássico contra o Cruzeiro, às 16h deste domingo, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 9ª rodada do Campeonato Mineiro. A única ausência certa é o volante Jair. O camisa 8 se recupera de lesão muscular na coxa direita, diagnosticada no último sábado (3/4), e segue entregue ao departamento médico.
Poupados na vitória sobre o Pouso Alegre, por 1 a 0, na última quarta-feira (7/4), no Mineirão, por desgaste muscular, o lateral-direito Guga e o meia Nacho Fernández devem estar em campo no clássico contra a Raposa. O zagueiro Réver, que estreou na temporada 2021 diante do Pousão, também está à disposição para o duelo deste domingo (11/4).

Já os atacantes Savarino e Hulk disputam um lugar no time que começa jogando. Contra o Pouso Alegre, Hulk iniciou entre os titulares e Savarino entrou após o intervalo.

O ídolo atleticano, atacante Diego Tardelli, por sua vez, também pode aparecer no clássico. Ele, que tem histórico de bons jogos contra o Cruzeiro, está recuperado de uma lesão na coxa direita. Tardelli iniciou o processo de transição muscular nesta semana e pode figurar no banco de reservas.

Então, o Galo deve começar o clássico com: Everson; Guga, Réver, Junior Alonso e Guilherme Arana; Allan, Matías Zaracho e Nacho Fernández; Hulk (Savarino), Eduardo Vargas e Keno.

O Atlético lidera o Campeonato Mineiro com folga até o momento. O Galo tem 21 pontos decorrentes de sete vitórias em oitos jogos ou 87,5% de aproveitamento. Uma vitória neste domingo garante o Alvinegro, que busca o bicampeonato, na semifinal. Se ficar com a taça, será o 46º título do Estadual que vai para Lourdes.

>> Superesportes

No superclássico espanhol, Real leva a melhor sobre o Barça e embola a parte de cima da tabela de classificação

Reprodução/Twitter

Por José Dias Sorriso
FUTBLOG DO SORRISO

Com gols de Benzema e Tony Kroos, o Real Madrid derrotou o Barcelona, por 2 a 1, no superclássico pelo Campeonato Espanhol neste sábado. Mingueza descontou para o Barcelona.

O jogo foi realizado na casa do Real. O Atlético de Madrid lidera com 66 pontos (mesmo número do Real que conseguiu vencer seu rival). O Barcelona é terceiro com 65 e o Sevilla é quarto com 58.

Presidente da FMF confirma todos os jogos da rodada de domingo

Reprodução - Presidente da FMF, Adriano Aro

Em meio à expectativa pela realização ou não do clássico entre Cruzeiro e Atlético neste domingo (11), às 16h, no Mineirão, após o Ministério Público de Minas Gerais pedir o cancelamento dos jogos em virtude da pandemia de Covid-19, o presidente da Federação Mineira de Futebol (FMF), Adriano Aro, confirmou esta e as outras partidas da rodada em comunicado na manhã deste sábado (10).

"Teremos os jogos no domingo e estamos estabelecendo o contato para entender a recomendação do MP, já que agimos sempre alinhados com as autoridades de saúde desde o início da pandemia", diz a nota enviada pela assessoria da FMF.

Em vídeo, Adriano Aro afirma entre outros pontos que somente 2,2% de cerca de 90 mil testes realizados ao longo do ano em todas as competições de futebol do país deram resultado positivo, e que a grande maioria era de casos assintomáticos.

Aro afirma ainda que todos os protocolos adotados pela FMF têm aval do Comitê Extraordinário de Combate à Pandemia, do qual o Ministério Público tem assento, e que por isso se diz surpresa com a decisão.

"A entidade recebeu esse comunicado com muita surpresa, uma vez que a nossa atitude sempre foi de diálogo prévio com autoridades sanitárias. Antes de retomarmos nosso campeonato, elaboramos um protocolo sanitário feito conforme orientações de infectologistas e médicos da linha de frente, e ele foi elabotado com base na experiência técnica que tivemos ao longo do último ano. O protocolo foi avaliado e aprovado, inclusive pelo Comitê de Combate Extraordinário à Pandemia, do qual o MP tem um assento", diz em um dos trechos.

Por fim, Aro afirma que assim que tomar conhecimento dos dados usados pelo MP para sugerir a paralisação dos jogos, ele irá confrontá-los e depois então chegar a uma posição.

"O que a FMF pretende fazer agora é, em primeiro lugar ter acesso a esses dados do MP para saber se eles são ou não conflitantes com os dados já levantados ao longo do último ano. Tendo acesso a esses dados, a FMF pretende fazer uma nova análise e aí sim formar o seu convencimento, seja no sentido de suspender o campeonato ou de buscar alternativas para sua continuidade junto ao MP", completa o dirigente.

>> O Tempo

Sub-20 do Ipatinga FC goleia Seleção Amadora de Caratinga em amistoso de preparação para o Mineiro

Divulgação

Por José Dias Sorriso
FUTBLOG DO SORRISO

Visando a disputa do Campeonato, o time sub-20 do Ipatinga Futebol Clube goleou a Seleção Amadora de Caratinga, na manhã deste sábado, no Centro de Treinamento do Tigre, pelo placar de 4 a 0. 

O jogo teve a arbitragem de Jardel Rocha, sendo auxiliado por Geraldo da Silva Sá e Carol Ribeiro. 

A disputa do Campeonato Mineiro Sub-20 começará no dia 15 de maio e tem previsão de término para o dia 29 de agosto. A tabela será divulgada no fim deste mês de abril.

As 20 equipes se dividem em 4 grupos de 5 participantes, com jogos dentro do próprio grupo. Os dois melhores de cada grupo se classificam para as quartas de final, com semifinais e final, sempre em ida e volta. 

Confira os grupos:

GRUPO A

Atlético

Araguari

Guarani

Figueirense

Nacional


GRUPO B

Tupi

Coimbra

Inter de Minas

Minas Boca

Santarritense


GRUPO C

Cruzeiro

Betim

Serranense

Boston City

Atlético Três Corações


GRUPO D

América

América-TO

Betis

Ipatinga

Pouso Alegre

Zagueiro Manoel pede para deixar o Cruzeiro

Bruno Haddad/Cruzeiro

O zagueiro Manoel está fora do clássico contra o Atlético, neste domingo, no Mineirão, pela primeira fase do Campeonato Mineiro. O defensor tem contrato com o Cruzeiro até o final do ano, mas pode deixar o clube. A informação foi apurada pelo repórter Samuel Venâncio, da Itatiaia, neste sábado, véspera do duelo.

De acordo com informação da imprensa do Rio de Janeiro, Manoel tem negociação avançada com o Fluminense e pediu para deixar o Cruzeiro. Com isso, o zagueiro, titular absoluto da Raposa, pode não jogar mais pelo clube celeste.

Em comunicado, o Cruzeiro informou que o jogador procurou a comissão técnica na manhã deste sábado, manifestando o desejo de não mais atuar pelo clube.

Conforme a Raposa, o clube tentava renovar o contrato com o zagueiro, que terminaria no final de junho, porém o valor pedido pela staff seria muito alto. "O Cruzeiro tem feito todos os esforços possíveis para tentar viabilizar a renovação do contrato do atleta dada a sua importância para o elenco. Considerando a alta pedida do atleta e de seu staff para a renovação, o clube entendia que a negociação ainda estava em andamento e seguia buscando alternativas para que a pedida do jogador pudesse se adequar à realidade de momento da instituição", informou.

O clube informou ainda que passa por um momento de austeridade e que não fará nada além de suas possibilidades financeiras.

>> Rádio Itatiaia

sexta-feira, 9 de abril de 2021

Grêmio perde para o Independiente del Valle; decisão de vaga será em Porto Alegre

Site oficial/Grêmio

O Grêmio entrou em campo na noite desta sexta-feira, no Estádio Defensores del Chaco, em Assunção, no Paraguai, para enfrentar o Independiente del Vale, pelo jogo de ida da terceira fase da Conmebol Libertadores. Com alguns atletas e o técnico Renato Portaluppi positivado para o Covid-19, a equipe foi comandada por Alexandre Mendes. Mas o resultado não foi o esperado e o Tricolor saiu superado pelo placar de 2 a 1. 

Em campo, a equipe foi escalada com Brenno, Felipe, Rodrigues, Ruan, Diogo Barbosa, Lucas Silva, Matheus Henrique, Pinares, Alisson, Ferreira e Diego Souza. 

Os primeiros minutos de jogo foram equilibrados e de muita disputa no meio-campo, mas apesar disso, na primeira chegada ao ataque, o Tricolor foi efetivo. Com 8’, em cobrança de falta, Alisson colocou na marca penal para Diego Souza subir e desviar de cabeça, preciso, mandando para o fundo das redes, abrindo o marcador. 

Aos 15’, o Independiente tentou chegar ao empate com Hurtado, mas Brenno saiu bem, protegendo a meta e acompanhando a bola até ela se perder pela linha de fundo. No lance seguinte, Ortiz arriscou de longe, chutando forte. A bola quase explodiu na trave, mas saiu à esquerda. 

Os gremistas não recuaram e partiram novamente para o ataque. Desta vez, Pinares deu um belo passe para Ferreira, que recebeu em condições, invadiu a área, mas acabou dividindo com os defensores. No lance, Moisés saiu para defender e cortar o perigo. 

Passados 20 minutos, Diego Souza acionou Alisson, que cortou a marcação e finalizou, mas mandou pra fora. Quatro minutos depois, foi a vez dos mandantes darem a resposta: Faravelli finalizou forte, a bola desviou em Pellerano e saiu. Ainda no ataque, o time equatoriano chegou muito bem com uma jogada bem trabalhada - Ortiz recebeu na pequena área e cara a cara com Brenno, chutou, mas o goleiro gremista fez uma defesa sensacional, com 27’ jogados. 

Aos 35’, após uma cobrança de falta, o Independiente Del Valle levou perigo com Vite, que arrematou da entrada da área - Brenno fez mais uma grande defesa, com a ponta dos dedos e a bola explodiu na trave antes de sair por sobre a meta. 

Já o Grêmio se lançou em contra-ataque com Ferreira e Pinares, mas o meia acabou parado por Ramírez ao chutar. Na sequência, Alisson sofreu uma falta. Na cobrança, Diego Souza mandou direto, mas a bola passou à direita da meta, com 39’. 

Na reta final, Alisson recebeu um lançamento, rolou para Diego Souza, que deu de letra para Ferreira. O atacante mandou de cavadinha para o fundo das redes, mas a arbitragem assinalou impedimento neste que seria o segundo gol tricolor, que por sinal, seria um golaço. 

O Grêmio voltou a campo com uma mudança na equipe: Darlan ocupou o lugar do Pinares. 

A primeira chance de ataque foi adversária, aos 2 minutos. Ortiz cobrou, mandando direto na trave e Ruan completou afastando o perigo. Mas os adversários seguiram no ataque e conseguiram empatar aos 7 minutos com Faravelli. Montenegro deu um passe para o volante, que invadiu a área chutou, conseguindo deslocar Brenno, deixando tudo igual no Defensores del Chaco. 

O Grêmio buscou responder e quase marcou com Diego Souza. Matheus Henrique deixou o centroavante pifado para invadir a área. Assim fez, mas ao cortar o goleiro, acabou pegando muito embaixo da bola e mandando por sobre a meta, com 12 minutos jogados. 

O Independiente chegou bem e com efetividade no minuto seguinte. Dentro da área, Ruan acabou cometendo falta sobre Montenegro, recebendo seu segundo cartão amarelo e sendo expulso da partida. Na cobrança do pênalti, Faravelli chutou e assinalou o segundo gol, aos 15’. 

O técnico Alexandre Mendes mudou: Saiu Diego Souza e Lucas Silva para as entradas de David Braz e Fernando Henrique, com 17’. 

Após uma sequência de escanteios, o Independiente chegou com Ortiz, que chutou de fora da área, obrigando Brenno a voar para fazer mais uma grande defesa, com 22’. 

Mais uma alteração foi providenciada no Grêmio: Alisson saiu para Léo Chú ocupar sua posição. 

Aos 27 minutos, o Tricolor chegou com Léo Chú invadindo a área, mas o atacante acabou desarmado. 

Dois minutos depois, a última substituição: Bruno Cortez passou a assumir o lugar de Felipe, atuando mais na defensiva, junto a zaga. 

O Del Vale seguiu pressionando os gremistas, mas a equipe acabou conseguindo segurar os ataques adversários. 

Na reta final, o Tricolor ainda teve uma falta a seu favor. Diogo Barbosa colocou na área, mas a zaga fez o corte. Nos acréscimos, após uma cobrança de escanteio, Rodrigues cruzou na área, David Braz tentou a finalização, mas Moisés defendeu.

Com o resultado, o Grêmio precisa vencer o jogo de volta, que ocorre na Arena na próxima quarta-feira, 14. O vencedor integrará o Grupo A, junto a Palmeiras, Defensa y Justicia (ARG) e Universitario (PER). 

>> Via: Site oficial

Quarteto finalista da Superliga reforça seleção feminina de vôlei

Wander Roberto/Novafoto

O técnico José Roberto Guimarães reforçou nesta sexta-feira (9) a seleção feminina de vôlei para a temporada 2021, a da Olimpíada de Tóquio (Japão). Finalistas da Superliga, a ponteira Fernanda Garay, a central Carol (ambas do Dentil Praia Clube), a também central Carol Gattaz e a levantadora Macris (as duas do Minas Tênis Clube) foram convocadas. Ainda foi chamada a ponteira Natália, do Dínamo Moscou (Rússia).

Entre elas, Carol e a dupla do Minas vivem a expectativa de disputar uma Olimpíada pela primeira vez. Em especial, Carol Gattaz. A central de 39 anos foi cortada na véspera dos Jogos de 2004, em Atenas (Grécia), e 2008, em Pequim (China), ambas por lesão. A veterana defendeu o Brasil pela última vez em 2013 e retorna em ótimo momento na carreira, como um dos destaques do Minas na conquista da Superliga, ao lado de Macris, da ponteira Pri Daroit (que ficou fora da convocação) e da também central Thaísa (que anunciou a aposentadoria da seleção nacional).

O quinteto se apresenta entre segunda (12) e quarta-feira (14) e se une às 11 atletas chamadas inicialmente por Zé Roberto, que já iniciaram os treinos no Centro de Desenvolvimento de Voleibol (CDV), em Saquarema (RJ): as centrais Adenízia (Sesi Bauru), Bia e Mayany (ambas do Osasco), as líberos Camila Brait (Osasco) e Nyeme (São Paulo/Barueri), as levantadoras Dani Lins (Sesi Bauru) e Roberta (Osasco), as opostas Tandara (Osasco) e Lorenne (Sesc-RJ/Flamengo), a ponteira/oposta Rosamaria (Casalmaggiore, da Itália) e a ponteira Ana Cristina (Sesc-RJ/Flamengo). As centrais Diana e Lorena e a ponteira Karina (todas do São Paulo/Barueri) participam das atividades como convidadas.

O primeiro desafio da seleção feminina será a Liga das Nações, que será disputada em sistema de bolha sanitária na cidade de Rimini (Itália), de 25 de maio a 20 de junho. A competição será a oportunidade para a comissão técnica observar as atletas e definir os 12 nomes a serem convocados para Tóquio.

>> Agência Brasil

Rugby: seleção feminina encerra torneio em Dubai em quarto lugar

A seleção brasileira feminina de rugby sevens concluiu em quarto lugar a participação na segunda edição do Emirates Invitational, torneio realizado em Dubai (Emirados Árabes Unidos) e preparatório para a Olimpíada de Tóquio (Japão). Nesta sexta-feira (9), as Yaras - como é conhecida a equipe nacional - perderam por 26 a 19 para os Estados Unidos, na disputa pela terceira posição. A França levou o título.

A competição reuniu seis equipes. Na quinta-feira (8), as brasileiras derrotaram o Japão (14 a 24) e foram superadas pelas norte-americanas (14 a 31) e pelas francesas (12 a 31). Nesta sexta-feira, as Yaras venceram o Quênia (15 a 12), mas não resistiram ao Canadá (60 a 0). A quarta posição na primeira fase levou o Brasil à disputa pelo terceiro lugar, contra os Estados Unidos.

Contra as norte-americanas, as Yaras chegaram a ficar 19 pontos atrás no placar no segundo tempo. No fim, uma sequência com dois tries (quando o atleta cruza a linha final do campo com a bola e a coloca no chão, anotando cinco pontos) e uma conversão (chute entre as traves, que a equipe tem direito após o try, com valor de dois pontos) aproximou as brasileiras da igualdade, mas a reação acabou sendo tardia.

Na primeira edição do Emirates Invitational, disputada nos últimos dias 2 e 3, o Brasil também ficou em quarto lugar, mas em formato diferente (pontos corridos) - o Canadá foi campeão. Ao todo, as Yaras foram a campo 12 vezes em Dubai, com cinco vitórias e sete derrotas.

>> Agência Brasil

Após liberação, Campeonato Paulista será retomado neste sábado

Rodrigo Corsi/FPF

A Federação Paulista de Futebol (FPF) informou que o Campeonato Paulista será retomado neste sábado (10) e que a tabela será divulgada ainda nesta sexta-feira (9). O anúncio foi feito pouco depois do governo de São Paulo autorizar novamente a realização de jogos de futebol e demais eventos esportivos no estado, iniciando a partir das 20h (horário de Brasília).

A liberação se deve à decisão do poder público de não prorrogar a Fase Emergencial, a mais restritiva no combate à disseminação do novo coronavírus (covid-19). Apesar de o estágio ser encerrado oficialmente somente no domingo (11), o governo autorizou que a retomada das partidas já ocorresse a partir de sábado.

"Tivemos uma discussão muito grande. [A restrição aos eventos esportivos] Foi, na verdade, uma recomendação do Ministério Público [Estadual]. Houve um trabalho com o MP, a FPF, varias outras federações de esportes profissionais, para que fosse estabelecido um padrão de protocolos muito mais rígido. Destacando, em especial, os protocolos de testagem. Outro ponto de discussão muito importante foi o horário em que campeonatos profissionais podem ser realizados, após as 20h, exatamente porque o toque de recolher é nesse horário, para evitar aglomerações. São campeonatos profissionais sem torcida. Isso já pode ser realizado a partir de amanhã [sábado]", disse Patrícia Ellen, secretária de Desenvolvimento Econômico de São Paulo, em entrevista coletiva, nesta sexta.

A bola não rola em território paulista desde 14 de março, com a Fase Emergencial tendo início no dia seguinte. A FPF tentou convencer o governo estadual e o MP a liberarem os jogos, afirmando ter um protocolo de saúde eficiente, sem êxito. A entidade e os clubes da Série A1 (primeira divisão) cogitaram acionar a Justiça para garantir o calendário, mas voltaram atrás. De lá para cá, duas partidas chegaram a ser realizadas pelo Paulistão, mas em Volta Redonda (RJ): Mirassol x Corinthians, pela quinta rodada, e São Bento x Palmeiras, pela terceira.

Na semana passada, um novo protocolo, mais rígido, foi apresentado pela Federação às autoridades. O documento precisou sofrer ajustes e, somente na última quinta-feira à noite (8), o Ministério Público se manifestou favorável às medidas sanitárias. Em nota, o MP informou que o procurador-geral de Justiça, Mario Sarrubbo, encaminhou ofício ao governo paulista, dizendo que o protocolo era "um avanço positivo diante do contexto que se revelava quando da edição do Decreto de 11 de março [quando foi instituída a Fase Emergencial]".

No comunicado em que anuncia a volta do Paulistão, a FPF elencou as mudanças feitas no protocolo inicial. Entre elas, estão a inserção de jogadores, membros de comissão técnica e arbitragem em uma bolha sanitária, com testes regulares de PCR a cada três dias. Se for detectado um caso positivo, além do afastamento da pessoa do ambiente, os contatos próximos deverão ser rastreados. O número de profissionais envolvidos nos jogos será reduzido.

As delegações deverão ficar concentradas em quartos individualizados e, antes de cada partida, serão submetidas a testes de antígeno. Nos jogos noturnos, os exames serão colhidos antes da primeira refeição, pela manhã, no respectivo dormitório. O uso de máscara será obrigatório para quem não estiver no campo. Aqueles que foram para o gramado só poderão tirar a máscara no momento do aquecimento. Os capitães devem utilizar o acessório na hora do sorteio de quem sairá jogando e da escolha dos lados.

"A FPF acionará, antes de cada partida, a Secretaria de Segurança Pública, a Polícia Militar e as Guardas Civis Metropolitanas, a fim de impedir aglomerações, especialmente nos entornos dos estádios, centro de treinamento dos clubes e adjacências. Ademais, a FPF acionará os clubes para que dialoguem com suas respectivas torcidas organizadas para reforçar a orientação de não aglomeração", conclui a nota da Federação.

>> Agência Brasil

Conmebol sorteia grupos da Sul-Americana 2021; oito brasileiros podem disputar fase inédita

Reprodução

A Conmebol sorteou no início da tarde desta sexta-feira os confrontos e as chaves da inédita fase de grupos da Copa Sul-Americana. Existe a possibilidade de ter um representante brasileiro em cada chave. Isso porque além de Bahia, Ceará, Athletico, Corinthians, Atlético-GO e Bragantino, já confirmados, Santos e Grêmio podem disputar o torneio, caso sejam derrotados na Pré-Libertadores.

Grupos da Sul-Americana 2021

Grupo A

Rosario Central (ARG)
Huachipato (CHI)
12 de Octubre (PAR)
E4 (Eliminado de San Lorenzo x Santos, na Libertadores)

Grupo B

Independiente (ARG)
Bahia
Guabirá (BOL)
Uruguai 1 (Montevideo City ou Fenix)

Grupo C

Jorge Wilstermann (BOL)
Arsenal (ARG)
Ceará
E3 (Eliminado de Bolívar x Junior Barranquilla)

Grupo D

Athletico
Melgar (PER)
Alcas (EQU)
Metropolitano (VEN)

Grupo E

Corinthians
Sport Huancayo (PER)
River Plate (PAR)
Uruguai 2 (Peñarol ou Cerro Largo)

Grupo F

Newell's Old Boys (ARG)
Palestino (CHI)
Atlético-GO
E1 (Eliminado de Libertad x Atlético Nacional)

Grupo G

Emelec (EQU)
Tolima (COL)
Talleres (ARG)
Bragantino

Grupo H

Lanús (ARG)
La Equidad (COL)
Aragua (VEN)
E2 (Eliminado de Grêmio x Independiente del Valle)

Por conta da pandemia de Covid-19, os representantes das equipes participantes do torneio acompanharam o evento remotamente, e não presencialmente, como em anos anteriores. A final da Sul-Americana está prevista para 6 de novembro. O local do jogo decisivo ainda não foi definido.

A separação de potes foi feita através do ranking da Conmebol. Os oito melhores ranqueados começaram a competição como cabeças de chave. Corinthians (23º) e Athletico (24º) ficaram no pote 1, assim como os argentinos Independiente (10º) e Lanús (17º). Os quatro eliminados da terceira fase da pré-Libertadores entrarão no pote 4, independentemente da posição no ranking da Conmebol.

Premiação da Sul-Americana

Primeira fase: US$ 225 mil por jogo como mandante (em disputa).
Fase de grupos: US$ 300 mil por jogo como mandante
Eliminados: US$ 120 mil (x8)
Oitavas de final: US$ 500 mil
Quartas de final: US$ 600 mil
Semifinal: US$ 800 mil
Vice-Campeão: US$ 2 milhões
Campeão: US$ 4 milhões

Valor total que um campeão pode receber (desde a fae de grupos): US$ 6,8 milhões (R$ 37,8 milhões na cotação atual)

>> Globo Esporte

Libertadores 2021: veja os grupos dos brasileiros após o sorteio

Divulgação

A Conmebol sorteou na tarde desta sexta-feira, num evento virtual na sua sede em Luque, no Paraguai, os grupos da Libertadores 2021.

Grupo A: Palmeiras, Defensa y Justicia-ARG, Universtario-PER, G2 (Grêmio ou Del Valle-EQU)

Grupo B: Olimpia-PAR, Internacional, Deportivo Táchira-VEN, Always Ready-BOL.

Grupo C: Boca Juniors-ARG, Barcelona Guayaquil, The Strongest-BOL, G4 (San Lorenzo ou Santos)

Grupo D: River Plate-ARG, Independente Santa Fe-COL, Fluminense, G3 (Bolivar ou Jr Barranquila)

Grupo E: São Paulo, Racing-ARG, Sporting Cristal-PER, Rentistas-URU)

Grupo F: Nacional-URU, Universidad Catolica-CHI, Argentinos Juniors-ARG, G1 [Libertad ou Atletico Nacional-COL)

Grupo G: Flamengo, LDU, Vélez Sarsfield-ARG, Unión Calera-CHI.

Grupo H: Cerro Porteño-PAR, Atlético-MG, América de Cali-COL, Deportivo Laguaira-VEN.

A final da Libertadores está marcada para 20 de novembro, e decisão da Sul-Americana prevista para 6 de novembro. Os locais dos jogos ainda não foram definidos.

A exemplo das últimas edições, depois da definição dos oito grupos de quatro times cada, as equipes se enfrentam em jogos de ida e volta dentro da chave. Os dois melhores avançam às oitavas de final. Nessa fase, os duelos serão definidos em sorteio, com vantagem de decidir em casa para o time de melhor campanha.

>> Globo Esporte 

quinta-feira, 8 de abril de 2021

Governador em exercício do Rio de Janeiro veta mudança de nome do Maracanã

Reprodução

O governador em exercício do Rio, Cláudio Castro, vetou a mudança de nome do estádio de Maracanã nesta quinta-feira. A decisão foi publicada no diário oficial do estado pela manhã. A proposta era para substituir Estádio Jornalista Mário Filho por Estádio Edson Arantes do Nascimento - Rei Pelé.

O recuo se deu após a repercussão negativa entre jornalistas e torcedores de futebol em torno da mudança, que ocorria em meio a um dos momentos mais graves da pandemia no estado. Com isso, deputados da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) decidiram solicitar ao governador o veto.

Um dos autores do projeto, o deputado e presidente da Alerj, André Ceciliano (PT), em sessão, explicou que tomou a decisão de recuar para não deixar seus pares com imagem negativa diante das críticas à proposta; lembrou que a casa em nenhum momento deixou de votar ações que dizem respeito ao coronavírus; e disse que enxergou "muita paixão, clubismo e bairrismo" na discussão.

O Projeto de Lei fora aprovado pelos deputados da Alerj no dia 9 do mês passado, mas ainda precisava ser sancionado pelo governador em exercício do Rio de Janeiro, Cláudio Castro. O prazo para a manifestação do governador termina nesta quinta, quando ele se posicionou.

Veja o trecho do Diário Oficial em que consta o veto:

Reprodução

>> Globo Esporte 

Athletic age rápido e contrata Gustavo Brancão para reta final do Mineiro

Divulgação - Gustavo Brancão está de volta 

A diretoria do Athletic agiu rápido e, cerca de duas horas após demitir Cícero Júnior, anunciou a contratação de Gustavo Brancão para a reta final do Campeonato Mineiro.

A decisão da troca no comando técnico aconteceu após a derrota do time para a URT na tarde desta quarta-feira em casa. Foi o terceiro revés consecutivo do Esquadrão de Aço, que agora é nono no Estadual, com nove pontos somados.

Gustavo Brancão, que recentemente foi anunciado pelo Tupynambás como técnico para a disputa do Módulo 2, vai completar a participação do Athletic no Estadual e, posteriormente, retornar ao time de Juiz de Fora.

Brancão chega a São João del Rei na manhã de quinta-feira e já inicia os trabalhos visando a partida contra o Uberlândia, domingo, às 11h, no Parque do Sabiá. No entanto, ele depende da regularização junto ao Boletim Informativo Diário da CBF para estar à beira do gramado no Triângulo Mineiro.

Identificação com o Esquadrão

Assim como Cícero Júnior, Gustavo Brancão tem identificação com o Athletic. Ele foi auxiliar do clube no acesso da Segunda Divisão do Mineiro em 2018.

Em 2020, Brancão foi o responsável por iniciar a campanha da equipe no Módulo 2. Em seis rodadas, conseguiu três vitórias, um empate e sofreu duas derrotas, deixando o time em boa situação até a parada do torneio por conta da Covid-19.

Com proposta para ser auxiliar no Boa Esporte, que disputava a Série C do Brasileirão, Brancão deixou São João del Rei. Posteriormente, aceitou convite para se transferir para o Pouso Alegre, também como auxiliar, fazendo parte do grupo campeão do Módulo 2.

Brancão retorna a Juiz de Fora em maio

Recentemente, o treinador foi contratado pelo Tupynambás para a disputa do Módulo 2 do Campeonato Mineiro.

Com contrato definido com o Baeta, Brancão irá comandar o Athletic até o fim do Módulo 1 e retornará a Juiz de Fora para trabalhar no Leão do Poço Rico. A informação foi confirmada por Cláudio Dias, vice-presidente de futebol do Baeta.

>> Globo Esporte

Boa Esporte anuncia rescisão com zagueiro Admilton e meia Rafael Chaves

Admilton com a camisa do Boa Esporte; atleta teve contrato rescindido com a
Coruja — Foto: Mário Purificação/Boa Esporte

O Boa Esporte anunciou a rescisão de contrato com dois jogadores: o zagueiro Admilton e o meio-campo Rafael Chaves. A confirmação foi feita pela assessoria de imprensa da Coruja na quarta-feira (7).

Rafael Chaves havia participado de quatro jogos do Mineiro com a camisa do Boa Esporte: América-MG (derrota), Pouso Alegre (empate), Athletic (derrota) e Uberlândia (derrota).

Já o zagueiro Admilton atuou em todas as partidas do estadual, começando como titular. Contra o Cruzeiro, último jogo com a camisa da Coruja, ele foi substituído no intervalo após escorregar no vestiário. Admilton foi vice-campeão Mineiro em 2020, quando vestia a camisa do Tombense.

O clube não informou o motivo da rescisão contratual com os jogadores.

Técnico registrado

Uma semana após ser anunciado pelo Boa Esporte como novo treinador, Gabardo Júnior teve o nome desvinculado com o Vitória da Conquista-BA, antigo clube dele. Com isso, a Coruja já registrou o comandante no boletim informativo diário (BID) da CBF para que ele comande o time à beira do campo.

O comandante já trabalha com o elenco boveta desde a última semana, mas não podia ficar no banco de reservas. Na derrota para o Cruzeiro, no domingo (4), em Varginha, Gabardo Júnior ficou na arquibancada e passou instruções ao auxiliar-técnico Cesinha durante toda a partida.

Boa Esporte no Mineiro

O Boa Esporte ocupa a lanterna do Mineiro após sete rodadas. A Coruja volta a campo apenas no sábado (11), às 16h, quando vai até Patos de Minas encarar a URT pela 9ª rodada do Mineiro.

A partida da 8ª rodada da Coruja com o Tombense foi remarcada para 14 de abril, por conta de compromisso da equipe de Tombos na Copa do Brasil contra o Vasco.

>> Globo Esporte

SBT anuncia transmissão da Liga dos Campeões por três temporadas

 

 O SBT anunciou oficialmente nesta terça-feira (6) a compra dos direitos exclusivos de transmissão da Champions League em TV aberta pelas próximas três temporadas. A informação sobre a assinatura do contrato foi revelada ao público pelo narrador Téo José na edição do 'SBT Brasil' [veja no player abaixo].

"A maior competição do mundo com o jeito SBT. Você vai ver os maiores times, como Barcelona, Real Madrid, Bayern de Munique, Manchester City, United e PSG. As maiores feras do planeta, como Cristiano Ronaldo, Messi, Neymar e muito mais. O SBT, a partir de agosto, passa a ter a maior competição de clubes do nosso continente [Libertadores] e a maior competição de clubes da Europa", disse o narrador.

De acordo com o Notícias da TV, o SBT vai transmitir os jogos a partir da fase de grupos nas três próximas edições do torneio, de 2021/2022 a 2023/2024A rede de Silvio Santos também poderá escolher as principais partidas para mostrar na fase de mata-mata. Ao todo, serão 15 duelos por temporada na TV aberta.

"É o retorno das transmissões em televisão aberta desse torneio tão importante, que reúne os maiores astros do futebol mundial, com jogos emocionantes, disputados e com alta qualidade de produção", diz o comunicado do SBT. 

>> Esporte Mídia 

quarta-feira, 7 de abril de 2021

Chelsea vence Porto e está perto das semifinais

Reprodução/Facebook

O Chelsea não tomou conhecimento do Porto e venceu por 2 a 0 na casa do adversário, nesta quarta-feira (7), no jogo de ida das quartas de final da Liga dos Campeões da Europa. A partida foi em Sevilla, na Espanha, após casos de covid-19 em Portugal.

Mount abriu o placar para os ingleses no primeiro tempo e Chilwell marcou o segundo na etapa final, o que dá ao Chelsea uma boa vantagem para o jogo da volta.

O Chelsea pode até perder por um gol de diferença que garante vaga as semifinais. Resta ao Porto vencer por três gols de diferença para alcançar uma vaga nas semifinais.

A partida de volta entre Chelsea X Porto será na terça-feira (13), no Stanford Bridge, em Londres.

>> Diário Online

Mbappé brilha, PSG vence e abre vantagem

Reprodução/Facebook

Fora de casa, o PSG venceu o Bayern de Munique por 3 a 2 nesta quarta-feira (7), pelo jogo de ida das quartas de final da Uefa Champions League, em jogo disputado na Alemanha.

Os franceses abriram 2 a 0 com Mbappé e Marquinhos, mas cederam o empate ao Bayern com gols de Moting e Muller, porém o astro francês apareceu e deu a vitória ao PSG na casa do Bayern.

Para avançar as semifinais, o PSG pode até perder por um gol de diferença para chegar à próxima fase. Resta ao Bayern vencer por dois gols de diferença na próxima terça-feira (13), em jogo a ser disputado no Parque dos Príncipes.

>> Diário Online

Cruzeiro domina o jogo e vence o Coimbra no Independência

Bruno Haddad/Cruzeiro/Divulgação

O fim da tarde e o início da noite desta quarta-feira foram de alegria para o torcedor cruzeirense, que pôde comemorar mais uma vitória da equipe celeste. Mesmo atuando como visitante, o Cruzeiro superou o Coimbra por 2 a 0, no Independência, em duelo válido pela 8ª rodada do Campeonato Mineiro.

A agremiação estrelada dominou as ações ofensivas durante todo o jogo. No primeiro tempo, Bruno José acertou a trave. Já na etapa complementar, William Pottker e Felipe Augusto foram os responsáveis por balançar as redes e garantir o triunfo, que foi o segundo consecutivo da Raposa pelo estadual.

O próximo desafio do Cruzeiro será o clássico contra o Atlético-MG, às 16h de domingo, no Mineirão. 

O jogo

O Cruzeiro iniciou o duelo se fazendo presente no campo ofensivo e criou uma boa chance logo aos 4 minutos. Pelo lado esquerdo, Marcinho acionou Airton, que cortou para o meio e bateu colocado, levando perigo à meta de Jori.

O time celeste quase inaugurou o placar aos 25 minutos. Matheus Barbosa deu lindo passe para Bruno José que, na ponta direita, ajeitou o corpo e chutou rasteiro, com categoria, mas a bola caprichosamente acertou a trave da Coimbra.

Dez minutos mais tarde, Raúl Cáceres recebeu próximo à linha lateral da grande área e tentou driblar Jori, que acabou interceptando a jogada, com o peito.

Logo depois, Bruno José apareceu novamente. Desta vez, o camisa 16 se aproximou da linha de fundo e fez o cruzamento. A bola passou pelo goleiro adversário e ficaria limpa para Airton só escorar de cabeça para o gol vazio, mas Filipi Sousa deu um leve desvio e impediu o gol cruzeirense. 

Já aos 43 minutos, Bruno José recebeu dentro da área, limpou a marcação e soltou uma bomba de pé direito, mas o arremate saiu acima do travessão do Coimbra. 

2º tempo

O início da segunda etapa teve a mesma tônica de todo o primeiro tempo, com o Cruzeiro na busca incessante pelo gol. Aos 2 minutos, Matheus Barbosa encontrou Bruno José na ponta. O atacante tentou cruzar para Rafael Sóbis, mas a bola foi em direção ao gol e por pouco não encobriu Jori, que se esticou todo para espalmar. 

Só dava Cruzeiro. Aos 12 minutos, Matheus Barbosa foi na linha de fundo e cruzou rasteiro. Após desvio, Rafael Sóbis ficou com a sobra e finalizou, mas foi interceptado por Gustavo, já dentro da área.

Com o passar do tempo, os comandados de Felipe Conceição iam aumentando a pressão em cima do rival, tentando chegar de todas as formas. Essa postura ofensiva deu resultado na marca dos 30 minutos, quando Weverton fez lançamento magistral para William Pottker. O atacante entrou livre na área e tocou na saída do goleiro, balançando a rede a favor da Raposa. Cruzeiro 1 x 0. 

Próximo ao fim do jogo, o Clube Azul fez o segundo. Aos 49 minutos, Rômulo realizou ótimo lançamento para Felipe Augusto, que avançou com liberdade e concluiu com categoria. Cruzeiro 2 x 0.

COIMBRA 0 x 2 CRUZEIRO

Motivo: 8ª rodada do Campeonato Mineiro

Data: 07/04/2021 (quarta-feira)

Local: Independência, em Belo Horizonte-MG

Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro

Coimbra: Jori; Filipi Sousa, Diogo, Augusto e Hipólito; Gustavo, Kauê (Leonardo), Thomás e Marquinho (Ribeiro); Igor (Guilherme Santos) e Rafhael Lucas.

Técnico: Eugênio Souza

Cruzeiro: Fábio; Raúl Cáceres, Ramon, Weverton e Matheus Pereira; Adriano (Matheus Neris), Matheus Barbosa (Jadson) e Marcinho (William Pottker); Airton (Felipe Augusto), Bruno José (Rômulo) e Rafael Sóbis.

Técnico: Felipe Conceição

Gols: William Pottker, aos 30, e Felipe Augusto, aos 49 minutos do 2º tempo.

Cartões amarelos: Kauê e Gustavo (Coimbra).

>> Site oficial

Cuca elogia atuação do Galo e explica escalação com quatro atacantes

Pedro Souza/Divulgação/Atlético

O Galo bateu o Pouso Alegre por 1 a 0 e segue na liderança do Mineiro. O gol marcado por Vargas ainda no primeiro tempo. 

O Atlético iniciou a partida contra o Pouso Alegre com quatro atacantes de origem como titulares. Hulk, Keno, Eduardo Vargas e Eduardo Sasha entraram em campo com a ideia de montar um esquema diferente para o técnico Cuca experimentar os jogadores em novas funções. O que o treinador planejou não deu muito certo. O time atleticano ficou desorganizado no primeiro tempo, mas, após a partida, Cuca explicou o que pensou.

“O que acontece nesse esquema, tem uns times europeus que jogam muito assim. Com dois homens não de área enfiados, porque tanto Sasha e Vargas sabem flutuar, vir buscar o jogo e abrir espaço. O que a gente não conseguiu foi na ideia que a gente tinha de tentar achar as diagonais do Keno e do Hulk e colocar em prática. O adversário teve mérito, porque fechou bem. Marcaram muito bem e ficamos sem velocidade principalmente no primeiro tempo. No segundo tempo aconteceu mais velocidade e diagonais”, explicou o treinador. 

Com um plantel recheado de opções, Cuca procura dar oportunidades ao máximo de jogadores possíveis para poder montar a equipe ideal para a temporada apertada que o Atlético terá. A ideia do treinador é ter um elenco praticamente definido para os primeiros grandes desafios do Galo.

“Eu quero ter mais para estar nas finais do Mineiro e na Libertadores com meu time praticamente definido. Se eu tiver duvida, que seja uma ou duas dúvidas, porque a gente tem um elenco, principalmente, do meio pra frente, com muitas opções. Nós vamos dar oportunidade ao jogador. Eles não precisam de teste. É a oportunidade. Eles abraçam a oportunidade e aquele que for melhor automaticamente será titular”, afirmou Cuca.

>> O Tempo

Minas é campeão da Superliga feminina de vôlei após vencer Praia em 5 sets

Divulgação

O Itambé/Minas derrotou o Dentil/Praia Clube por 3 sets a 2 (25/17, 13/25, 12/25, 25/18 e 15/11) na noite desta segunda-feira (5) e sagrou-se campeão da temporada 2020/21 da Superliga feminina de vôlei. A decisão entre os dois times mineiros foi realizada no centro de desenvolvimento da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), em Saquarema (RJ), onde as equipes se isolaram desde a fase de semifinais.

O representante de Belo Horizonte teve poder de reação na série melhor de três partidas, depois de perder a primeira delas para o Praia por 3 sets a 1 (25/21, 25/12, 21/25 e 25/22) e passar sufoco no começo do segundo confronto, mas vencê-lo pelo mesmo placar (19/25, 25/20, 27/25 e 25/23).

Nesta segunda, novamente o jogo teve altos e baixos dos dois lados. Foi a vez de o Minas começar forte e o Praia correr atrás do prejuízo, dominando totalmente o segundo e o terceiro sets. No quarto, a equipe da capital mineira reagiu e voltou a ser superior, o que se repetiu no tiebreak.

Esse é o quarto título do Minas na competição nacional. Havia faturado a edição 2018/19 da Superliga, contra o próprio Praia, e a 2001/02, além da temporada 1992/93 (na ainda chamada Liga Nacional).

A equipe comandada pelo técnico italiano Nicola Negro repete uma temporada quase perfeita, como fez antes da pandemia de Covid-19, que interrompeu a Superliga sem a definição de um campeão em 2020.

A principal força do voleibol nacional na atualidade também é o atual campeão mineiro e sul-americano, ambos disputados em 2020, e da Copa do Brasil, em 2021, todos derrotando o Praia na decisão.

Mesmo depois de perder as ponteiras da seleção brasileira Natália (para o Dínamo Moscou) e Gabi (para o VakifBank Istambul) após a conquista de 2019, a equipe se reforçou com a ponteira Pri Daroit e a central bicampeã olímpica Thaísa, destaques da conquista consumada nesta segunda ao lado da levantadora Macris. Thaísa, 33, foi eleita a melhor jogadora da competição.

Dono da melhor campanha, com apenas uma derrota em 22 jogos na fase de classificação da Superliga, o Minas chegou à decisão como o favorito ao título, mas sofreu diante da estratégia do Praia no primeiro duelo da série.

O time da capital não perdia desde 27 de novembro de 2020, quando fora derrotado pelo Osasco na primeira fase. Contra o Praia, o último tropeço até então havia sido no dia 7 de novembro de 2019, na decisão do Campeonato Mineiro.

Na segunda partida da série melhor de três, o Minas bateu cabeça no começo e, mais uma vez, o Praia, liderado pela ponteira Fernanda Garay, teve início arrasador. Mas o time de Belo Horizonte contou com a boa fase de Pri Daroit, eleita a melhor da partida, para reagir diante das praianas e forçar o terceiro confronto.

Agora, algumas das destaques da Superliga viram a chave para defender a seleção brasileira na Liga das Nações, a partir de maio, e na Olimpíada de Tóquio, em julho e agosto.

Na quarta (7) começam as semifinais da Superliga Masculina, também com concentração e isolamento em Saquarema.

>> FOLHAPRESS

Atlético: fisiologia representa ganho no desenvolvimento de atletas

Site oficial

A exigência por um rendimento cada vez mais alto no futebol faz com que a fisiologia tenha papel fundamental no desenvolvimento dos atletas, como ocorre nas categorias de base do Galo.

Tane Kanope, fisiologista da base alvinegra, divide o trabalho da área em três pilares, que interagem entre si.

De acordo com ele, o primeiro seria as avaliações do perfil físico dos atletas, onde estão envolvidas análises de composição corporal, somatótipo, maturação biológica, e aquelas voltadas para o que eles fazem dentro de campo, como níveis de força e potência.

O segundo pilar é relacionado com o controle de carga de treinamentos e jogos. O principal objetivo desse monitoramento é a otimização da performance e, consequentemente, a prevenção de lesões.

Já o terceiro pilar, que ele considera o mais importante, é a capacidade de juntar todas as informações e disponibilizá-las para os membros das comissões técnicas.

Tane comenta o uso da tecnologia do GPS, para controle e monitoramento de carga, com monitoramento da distância percorrida, número de sprints que os atletas fazem, ações intensas e frequência cardíaca. “Com isso, temos um monitoramento da carga de treino bem detalhado e bastante informativo”, diz.

O profissional da base atleticana afirma que todos os dias, antes do treino, os atletas preenchem um formulário, onde passam informações como estado de fadiga, qualidade do sono e sensação de dor. Baseada nesse questionário, é feita uma triagem.

“Chamamos os atletas para uma avaliação mais minuciosa, se necessário", comenta. "A partir daí, encaminhamos para a fisioterapia ou para o departamento médico, em casos específicos”.

Sobre a interação com os atletas, o fisiologista observa que eles próprios buscam as informações e procuram saber o quanto correram e o números de ações intensas que realizaram. Perguntam, também, sobre a avaliação de fadiga. Querem entender se, na termografia, tem alguma região do corpo mais cansada: "A interação é bem legal e produtiva", afirma.

Assim como a relação diária com os atletas, o departamento possui, também, contato permanente com as comissões técnicas. "Diariamente, sentamos com o preparador físico e o treinador para discutir dados e avaliar possibilidades", finaliza Tane.

>> Site oficial

Goleira reforça time de futebol feminino do Cruzeiro

Igor Sales/Cruzeiro/Divulgação

As Cabulosas do Cruzeiro Esporte Clube ganharam nesta semana uma nova integrante. A goleira Taty Silva chegou ao time feminino celeste e vai reforçar o grupo nos desafios da temporada 2021. A jogadora de 26 anos vem do Ceará Club, também já atuou no futsal e tem várias conquistas regionais no Nordeste, nas duas modalidades.

“Primeiramente quero agradecer a Deus, que sabe a hora e o momento certo de todas as coisas. Estou muito grata e muito feliz pela oportunidade que me foi dada de representar esse grande clube. Espero que seja um período de muitas vitórias e conquistas, e eu darei o meu melhor para honrar essa camisa do Cruzeiro”, afirmou a jogadora.

Do futsal para os gramados, e de zagueira a goleira. A trajetória de Tatiane da Silva Gabriel tem sido de grandes mudanças e o nome Cruzeiro parece predestinado para a atleta. Em 2015 ela atuava na zaga e a treinadora do seu time, o União de Natal, precisou de uma goleira e pediu que ela fosse para as traves, aproveitando a estatura e a base que trazia do futsal. “Até então eu não gostava muito de campo, mas eu fui e fomos campeões. E eu peguei gosto mesmo quando comecei a treinar especificamente como goleira, quando fui para o Cruzeiro de Macaíba (ainda em Natal). Me dediquei muito e estava indo bem. Com cinco meses de trabalho específico joguei o estadual pelo Cruzeiro e fui convocada para a semana de treinamentos com a seleção brasileira”, conta.

Taty esteve em sua última temporada no Ceará Sporting Club, onde foi campeã estadual em 2019. Também tem passagens pelo América - RN (campeã estadual em 2013), Caucaia - CE, União - RN (bicampeã estadual de futsal, em 2015 e 2016), pelo Cruzeiro de Macaíba - RN (campeã estadual em 2018) e pelo Sport Recife. Ela já disputou por dois anos consecutivos a Copa do Brasil, sendo a primeira atuando como zagueira. A jogadora esteve com a seleção brasileira principal em 2018, na fase de treinamentos na Granja Comary.

Agora, Taty Silva integra a equipe estrelada em sua preparação de pré-temporada no Sesi de Betim. E falta pouco para o time entrar em campo, com a primeira partida no Campeonato Brasileiro Feminino A1 marcada para o dia 18 de abril, às 18h, no Sesc Venda Nova, em Belo Horizonte. O adversário será o Real Brasília – DF.

TATY SILVA

Tatiane da Silva Gabriel

Goleira

Data de nascimento: 21/11/1994

Cidade: Natal - RN

CLUBES

ABC (futsal), URV/Expansivo (futsal), América-RN (campo), Caucaia-CE (campo/futsal), União - RN (campo/futsal), Cruzeiro de Macaíba (campo), Adespp-Spp - RN (futsal), Foz - PR (campo), Sport Recife (campo) e Ceará Sporting Club (campo).

>> Site oficial

PM que perdeu pernas em ataque com granada reconstrói vida no esporte

Álbum pessoal

A vida do policial militar Alexsander Silva, de 41 anos, mudou durante uma ocorrência da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Fallet-Fogueteiro, comunidade no Centro do Rio de Janeiro, no ano de 2011. O PM foi atingido por uma granada arremessada por criminosos da região e, no ataque, teve as duas pernas amputadas. Dez anos depois, o militar reformado começa a colher os frutos de seu processo de superação, que teve início com a prática de crossfit, incentivada por uma ex-comandante de batalhão.

Competidor da categoria sentado com movimento de quadril do crossfit adaptado, Alexsander foi classificado em terceiro lugar entre os competidores da América do Sul no Open de Crossfit 2021. No ranqueamento mundial, o carioca ocupa a 38ª posição.

O Open é uma validação de uma série de exercícios, durante um determinado período, entre as academias de crossfit. A primeira etapa foi realizada no último dia 12, seguida por mais duas fases. A última aconteceu em 27 de março.

“Nunca malhei, então é algo novo. O único esporte que fiz a minha vida toda foi futebol. Agora surgiu essa oportunidade de participar do evento, dentro da minha categoria, portanto, considero uma boa classificação”, avalia. “Sem contar na superação e nos novos estímulos. É muito gratificante ser reconhecido”, completa.

A competição reúne os atletas de todo o mundo e é um dos caminhos para que pessoas em reabilitação tenham contato com os esportes adaptados a atletas PCDs (pessoas com deficiência).

Antes da competição, o militar participou do 2° Camping Paramilitar, no Centro Paralímpico Brasileiro, que aconteceu em São Paulo, primeiro evento em que teve contato com as práticas esportivas. “Participei do Camping por meio do Heróis do Rio e foi uma experiência única. O centro é muito bem preparado e totalmente adaptado”, avalia.

A Heróis do Rio é uma associação que tem o objetivo de possibilitar dignidade ao policial militar e sua família, propondo meios para garantir estrutura e adquirir equipamentos de reabilitação que auxiliem na readaptação do agente ferido.

Alexsander Silva trabalhou por nove anos numa montadora de veículos, no estado do Rio, e em 2009 participou do concurso para a Polícia Militar do Rio, entrando para a corporação em março de 2010. Um ano depois, ele foi atingido pela granada. Hoje, o esporte é sua vida.

“O crossfit começou a atender o público PCD, e isso é muito importante. Sou grato por eles terem tido esse olhar para nós, que não temos a mesma abertura em outras academias, cujo interesse em receber este público é quase zero. É uma atividade que vem crescendo no mundo todo, e hoje faço parte dela.”

Em junho de 2011, na ocorrência da UPP Fallet-Fogueteiro, onde era lotado, Alexsander fraturou um dos braços, sofreu um corte na cabeça e perdeu os dois membros inferiores. O jovem ficou em coma por 11 dias, e passou 23 dias internado. Atualmente, o carioca está em fisioterapia e no processo para colocação de próteses.

“No momento do acidente, só pensava na minha família, enquanto agonizava entre a vida e a morte. Pedi muito a Deus para permanecer vivo, não importava de que forma fosse, e assim foi feito. Não tive problemas psicológicos por causa do acidente, eu só queria ficar vivo. E agradeço”, completa.

>> Metrópoles

Vinicius Jr. faz dois gols e Real Madrid bate o Liverpool na Champions


Berengui/DeFodi Images via Getty Images

Duramente criticado na imprensa internacional por pecar na hora da finalização, o brasileiro Vinicius Jr. decidiu dar uma resposta na tarde desta terça-feira (6/4). Em dia inspirado, o atacante do Real Madrid marcou dois gols na vitória por 3 x 1 sobre o Liverpool, que dá boa vantagem para o time espanhol no duelo da volta, válido pelas quartas de final da Champions League.

Vinicius Jr. abriu e fechou o placar no Estádio Alfredo Di Stéfano. O primeiro gol saiu aos 26 minutos do primeiro tempo. Após receber um lançamento espetacular de Toni Kroos, o brasileiro ganhou na velocidade, dominou no peito e bateu para superar o goleiro Alisson.

O meio-campista alemão participou também do segundo gol do Real. Kroos lançou Asensio, que contou com falha de Arnold para driblar Alisson e ampliar.

Salah recolocou o Liverpool no jogo aos 5 minutos do segundo tempo, quando reduziu o marcador para 2 x 1. Doze minutos depois, no entanto, Vinicius Jr. deu um tapa de primeira para definir o placar.

Grande vantagem

Com a vitória por 3 x 1, o Real Madrid pode até perder o duelo da volta por 1 x 0 que estará classificado às semifinais. O confronto está marcado para o próximo dia 14 de abril, no Anfield, em Liverpool. Se o time inglês vencer por 2 x 0 ou três gols de diferença fica com a vaga. Caso devolva o 3 x 1, a decisão vai para a prorrogação.

>> Metrópoles

City bate o Dortmund e larga na frente nas quartas da Champions



Getty Images / Michael Regan / Equipe

Em um jogo repleto de alternativas, o Manchester City venceu o Borussia Dortmund, nesta terça-feira (6/4), no Etihad Stadium por 2 x 1, em duelo válido pelo jogo de ida das quartas de final da Liga dos Campeões. Os dois times voltam a se enfrentar na próxima quarta-feira, na Alemanha, e os ingleses terão a vantagem do empate para atingirem a semifinal.

O primeiro tempo foi marcado por erros: dos jogadores e da arbitragem. Mesmo jogando em Manchester, o Dortmund procurou o ataque como se estivesse na Alemanha. Chegou a ser mais perigoso nos primeiros minutos, mas uma falha na saída de bola de Enre Can, aos 19 minutos, foi fatal para os visistantes.

Gundogan tomou a bola, tocou para De Bruyne, que lançou Foden na esquerda. O cruzamento encontrou Mahrez dentro da área. O canhoto só esperou a chegada de De Bruyne, que bateu seco para abrir o placar.

A desvantagem no placar esfriou um pouco o ânimo do Dortmund, que não contava com boa atuação do grandalhão norueguês Haaland. O jogo ficou na mão do City, que só perdeu o controle em alguns lances por falhas individuais, mas compensadas por boas defesas do goleiro brasileiro Ederson.

O primeiro tempo poderia ter ficado marcado por um grave erro do árbitro romeno Ovidiu Hategan, que havia marcado penalidade de Enre Can, mas o VAR foi eficiente e ajudou a corrigir a falha de interpretação da arbitragem.

Um lance polêmico, que não pôde ser esclarecido pelo VAR, foi o gol de Bellingham, anulado porque o árbitro considerou falta em cima de Ederson.

No segundo tempo, o Dortmund quase empatou no segundo minuto, quando Haaland, em jogada individual, trombou com a zaga do City, ganhou o lance e só para em mais uma boa defesa de Ederson O devolveram com Foden, que chutou em cima de Hitz.

Daí em diante, o jogo ficou aberto com as duas equipes criando oportunidades para marcar. O City, com De Bruyne e Foden foi mais perigoso, mas desperdiçou boas chances e foi castigado. Aos 39 minutos, o sumido Haaland deu belo passe para Reus, que empatou: 1 x 1.

No desespero, o City foi para o ataque e o Dortmund se fechou na defesa. Mas o talento do time inglês fez a diferença. De Bruyne descobriu Gundogan dentro da área alemã e assistência foi perfeita para Foden garantir a merecida vitória do City, aos 44 minutos.

>> Estadão Conteúdo

Drenagem rompe e abre enorme buraco em campo de CT construído pra Copa de 2014

Reprodução

As fortes chuvas nos últimos dias também fizeram estragos no interior do Espírito Santo. Após os prejuízos causados no Engenheiro Araripe, estádio da Desportiva Ferroviária, outro local que contabiliza perdas é o hotel fazenda China Park, em Domingos Martins, onde a drenagem subterrânea se rompeu e abriu um buraco de cerca de três metros no gramado do campo.

Palco de pré-temporada de vários times capixabas e que também recebeu o Botafogo nos últimos anos, o local é um CT Padrão Fifa, que inclusive foi habilitado para receber a seleção de Camarões na Copa do Mundo de 2014.

De acordo com o dono do empreendimento, Valdeir Nunes, a obra não tem grande complexidade e o trabalho maior será replantar o gramado, o que deve demorar até 90 dias.

– Foi um tubo da drenagem que estourou e fez um buraco de uns três por três metros. A pressão da água da irrigação é muito grande, mas não é nada que vá atrapalhar o campo. Vamos ter que aguardar uns dias para fazer a recuperação.

“O campo é todo forrado de areia, que é um material fértil para água. Embaixo do campo tem uma galeria para dar vazão à água. Ao estourar esse cano, ele jogou a areia para a galeria, e o buraco surgiu porque essa areia fugiu de debaixo do campo”.

O local será compactado, a drenagem será refeita e novamente será feito o plantio da grama. A previsão do conserto da área danificada é de pouco mais de dois dias, porém o trabalho de replantio e recuperação da grama vai demorar entre 60 e 90 dias, porque o planejamento dos gestores do hotel fazenda é fazer uma limpeza total em todo o gramado.

Toda a obra terá um custo para o China Park que gira em torno de 50 mil reais.

>> Globo Esporte

terça-feira, 6 de abril de 2021

Atlético marca evento para anunciar dívida de R$ 1 bi e plano financeiro

Divulgação

O Atlético definiu que realizará o "Galo Business Day" em 16 de abril. No evento, o clube vai confirmar oficialmente a preocupante dívida superior a R$ 1 bilhão, publicar o balanço financeiro de 2020 e divulgar o planejamento estratégico para os próximos cinco anos.

O presidente Sérgio Coelho apresentará ao mercado o organograma completo do clube, que passou por mudanças em cargos estratégicos ao fim do mandato de Sérgio Sette Câmara, em dezembro de 2020.

Em entrevista ao Superesportes no último dia 25, o atual mandatário revelou os planos para a primeira edição do evento.

"Foi um trabalho feito junto a uma das maiores consultorias do mundo, a Ernst & Young. Apresentaremos também os nossos resultados de 2020, com muita transparência. No final, apresentaremos o nosso planejamento estratégico", disse.

Sérgio Coelho afirmou que o planejamento estratégico contemplará os próximos cinco anos, com estratégias para aumentar a arrecadação e reduzir os custos.

“Não é para daqui um ano resolver a situação. É um planejamento para daqui a cinco anos, sendo corrigido anualmente, com um tempo a mais no futuro e com o objetivo de quitar dívidas e, ao mesmo tempo, ser um time protagonista”, completou.

>> Superesportes

Atlético oficializa contratação de Tchê Tchê, emprestado pelo São Paulo

Divulgação

O Atlético anunciou, nesta terça-feira, a contratação do meio-campista Tchê Tchê, de 28 anos. O jogador foi cedido por empréstimo pelo São Paulo até 31 de maio de 2022.

No contrato com o clube alvinegro, fica estabelecida a possibilidade de permanência ao fim do período inicial. Tchê Tchê tem vínculo com os paulistas até março de 2023.

"Sempre tive essa vontade e estou feliz demais. Vamos correr juntos e buscar coisas grandiosas", declarou o jogador em entrevista aos veículos oficiais do Atlético.

Tchê Tchê chegou a Belo Horizonte nessa segunda-feira para realizar exames médicos. Nesta terça pela manhã, foi à Cidade do Galo, fez avaliações físicas e conheceu os novos companheiros.

Muito utilizado pelo técnico Fernando Diniz na última temporada, o polivalente jogador perdeu espaço com a chegada de Hernán Crespo ao São Paulo. A pedido de Cuca, foi contratado pelo Atlético, que arcará com 100% dos salários.

O comandante alvinegro é fã de longa data do futebol do meio-campista. Foi Cuca o responsável por levá-lo ao Palmeiras, em 2016, e ao São Paulo, em 2019.

Tchê Tchê chega à Cidade do Galo para preencher uma lacuna identificada desde a última temporada no elenco alvinegro. O grupo contava com apenas dois jogadores que originalmente exercem a função de primeiro volante: Jair e Allan.

Trajetória

O novo reforço atleticano se destaca pela qualidade no passe, a capacidade de ocupar diferentes áreas do gramado e a polivalência. Pode atuar como lateral-direito e em qualquer posição do meio-campo.

Com Cuca, foi utilizado prioritariamente como primeiro ou segundo volante. Juntos, foram campeões brasileiros de 2016, pelo Palmeiras. Pelo clube, Tchê Tchê também participou da campanha do título nacional em 2018, ao entrar em um jogo.

O meio-campista ganhou notoriedade quando fez grande Campeonato Paulista em 2016 pelo Audax de Fernando Diniz, vice-campeão da competição. Em seguida, foi contratado pelo Palmeiras.

Em 2018, foi vendido ao Dínamo de Kiev. Pelo clube, conquistou a Supertaça Ucraniana. Retornou ao Brasil em 2019, quando acertou com o São Paulo, após pouco jogar na Europa.

Ficha técnica

Nome: Danilo das Neves Pinheiro (Tchê Tchê)

Posição: meio-campista

Pé preferencial: destro

Data de nascimento: 30 de agosto de 1992 (28 anos)

Naturalidade: São Paulo (SP)

Clubes: Osasco Audax (2011-2014, 2016), Guaratinguetá (2014), Ponte Preta (2015), Boa Esporte (2015), Palmeiras (2016-2018), Dínamo de Kiev-UCR (2018-2019), São Paulo (2019-2021) e Atlético (2021)

Títulos: Campeonato Brasileiro (2016 e 2018) e Supertaça Ucraniana (2018)

>> Superesportes

Cruzeiro volta a divulgar relacionados e terá novidade em jogo com Coimbra

Bruno Haddad/Cruzeiro

Pelo menos no banco de reservas o Cruzeiro terá novidade para o jogo diante do Coimbra, nesta quarta-feira, às 17h30, no Independência. O zagueiro César, de 19 anos, foi relacionado pela primeira vez e ficará à disposição do técnico Felipe Conceição.

Nesta terça, véspera do duelo, o Cruzeiro voltou a divulgar lista de relacionados para seus compromissos. Isso não acontecia desde o fim do ano passado. Outra informação confirmada pela convocação foi a ausência de Eduardo Brock, que se recupera de torção no tornozelo direito.

Sem Manoel, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, Conceição escolherá entre três jovens da base - Weverton, Paulo e César - para iniciar a partida em Belo Horizonte. O primeiro é o favorito para ganhar a vaga e formar dupla com Ramon.

Na lateral esquerda, Alan Ruschel está liberado após cumprir suspensão automática. Há, porém, uma dúvida sobre seu retorno ao time. O jovem Matheus Pereira, titular na vitória por 1 a 0 sobre o Boa Esporte, no último domingo, briga pela vaga. 

O provável Cruzeiro para o jogo diante do Coimbra tem Fábio; Cáceres, Ramon, Weverton (Paulo) e Matheus Pereira (Alan Ruschel); Adriano, Matheus Barbosa e Marcinho; Airton, Bruno José e Rafael Sobis.

>> Superesportes

Às vésperas do clássico, organizada do Cruzeiro cobra jogadores na Toca II

Reprodução

Principal organizada do Cruzeiro, a Máfia Azul fez cobranças contundentes aos jogadores nesta segunda-feira, na porta da Toca da Raposa II.
Nas redes sociais, a torcida publicou um vídeo em que o meia Marcinho, contratado pelo clube nesta temporada, é questionado já fora de seu carro, na saída do CT.

“Para nós aqui vale a vida, tá ligado? Esse ano é o nosso centenário, todo mundo aqui briga, viaja o Brasil todo, somos Cruzeiro. Você está aqui neste ano. Enquanto estiver aqui, joga com amor nessa po**”, diz um torcedor.

Nas imagens, é possível observar a presença da Polícia Militar.

O ato da torcida do Cruzeiro acontece seis dias antes do clássico diante do Atlético. O duelo pelo Campeonato Mineiro está marcado para 11 de março, às 16h, no Mineirão.


Antes, a Raposa tem o compromisso diante do Coimbra, às 17h30 desta quarta-feira, pelo Estadual, no Independência. No último domingo, o Cruzeiro reencontrou o caminho das vitórias ao bater o Boa Esporte, por 1 a 0, em Varginha. O time celeste é o 4º lugar do Mineiro, com 11 pontos em sete jogos.

Além dos jogadores, a diretoria do Cruzeiro tem sido muito cobrada. No último fim de semana, um grupo de torcedores realizou protesto contra o presidente Sérgio Santos Rodrigues na porta da antiga Sede Administrativa, no Barro Preto.

>> Superesportes

Galo é condenado a pagar cerca de R$ 4,5 milhões ao Rentistas, do Uruguai

Divulgação

O Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) condenou o Atlético nesta segunda-feira (05) a pagar US$ 828.000 (cerca de R$ 4,5 milhões) ao Rentistas, do Uruguai, pela negociação do meia-atacante David Terans. A informação foi divulgada pelo jornalista César Luis Merlo, da TYC Sports, da Argentina. O Galo tem 45 dias para pagar o valor, caso contrário ficará impedido de registrar jogadores.

Em seis de agosto do ano passado, o clube mineiro foi condenado a pagar o montante ao clube sul-americano, mas recorreu. O Atlético foi procurado pela reportagem no Super.FC, por meio de sua assessoria de imprensa, mas não se manifestou até a publicação desta matéria.

No dia 15 de junho de 2018, o Atlético anunciou a contratação de David Terans, que era vice-artilheiro do Campeonato Uruguaio. O acordo previa a compra de 70% dos direitos econômicos do atleta por 1,6 milhão de dólares (R$ 6.032.000,00 na época), em cinco parcelas.

Já em 8 de outubro de 2019, a diretoria do Rentistas acionou a Fifa para cobrar do Atlético valores atrasados da terceira parcela, cujo pagamento estava previsto para 20 de junho daquele ano. O clube alvinegro havia pagado apenas 60 mil dólares dos 250 mil dólares previstos, o que motivou a ação.

>> Superesportes