segunda-feira, 1 de abril de 2019

Justiça determina bloqueio de R$ 1 bi da Vale por barragem de Vargem Grande

Corpo de Bombeiros / Divulgação
A Justiça determinou o bloqueio de R$ 1 bi da mineradora Vale em função da barragem de Vargem Grande, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A decisão é da 1ª Vara Civil da Comarca de Nova Lima, no âmbito de ação civil proposta pelo Ministério Público de Minas Gerais. A informação foi confirmada pela própria Vale.


O objetivo é resguardar a reparação de danos causados às pessoas atingidas pela evacuação da Zona de Auto Salvamento da barragem de Vargem Grande, assim como de potenciais danos às pessoas e ao meio ambiente em caso de rompimento, como explica a Vale em comunicado, no qual afirma que não foi formalmente notificada e que "adotará as medidas cabíveis no prazo legal."

Conforme a decisão, de 29 de março, a Vale também deve se abster de praticar qualquer ato tendente a construir, operar, alterar e/ou utilizar a Barragem Vargem Grande, e adotar "certas medidas" para garantir a estabilidade e segurança da barragem e das outras estruturas do complexo onde está situada.

A companhia ressalta que não foi alterada a projeção de vendas de minério de ferro e pelotas que havia sido divulgada um dia antes, "tendo em vista que as operações do complexo de Vargem Grande já se encontravam paralisadas por determinação da Agência Nacional de Mineração."

* Com Estadão Conteúdo

https://www.hojeemdia.com.br/primeiro-plano/justi%C3%A7a-determina-bloqueio-de-r-1-bi-da-vale-por-barragem-de-vargem-grande-1.704515

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.