quinta-feira, 18 de abril de 2019

No Parque Ipanema! 1ª Corrida e Caminhada pelo Autismo vai movimentar o Vale do Aço

Foto: Secom / Prefeitura de Ipatinga 
A região se prepara para a 1ª Corrida e Caminhada pelo Autismo do Vale do Aço. O evento está confirmado e programado para acontecer no dia 30 de junho. Os idealizadores são a Proevoluir e a PACE 3.

Há toda uma mobilização com realização ao evento que promete ser um sucesso. A 1ª Corrida e Caminhada pelo Autismo do Vale do Aço será no Parque Ipanema, na cidade de Ipatinga, com início às 8h30, e percurso de 5 km.

"Os pais lutam pela conscientização, inclusão e acompanhamento. A sociedade muitas vezes não sabe sobre a síndrome, quando na qual, às crianças, não apresentam características físicas, e sim psicológicas e comportamental. A luta pela inclusão e grande é nunca para", disse ao FUTBLOG DO SORRISO uma integrante da AMA (Associação Mães de Autistas) de Belo Oriente.

Para se inscrever e participar do evento acesse: https://pace3.com.br/portfolio/corrida-e-caminhada-do-autismo/

O que é autismo e seus sintomas, conforme informações do site Médico Responde:

O autismo é um transtorno global do desenvolvimento que começa na primeira infância. O transtorno do espectro autista tem como principal sintoma a dificuldade de interação social e comunicação.

Existem diferentes tipos de autismo, com vários graus de intensidade. Há autistas com formas graves do transtorno, com retardo mental e agressividade, sem possibilidade de estabelecer contato interpessoal, e formas mais leves, em que a inteligência e a fala são normais.

O autismo infantil é mais frequente em meninos e os seus primeiros sinais podem surgir já nos primeiros meses de vida da criança. Contudo, o transtorno raramente é diagnosticado precocemente.

Normalmente o problema é detectado quando os sintomas tornam-se mais evidentes, o que geralmente ocorre entre os 2 e os 3 anos de idade. Uma vez que o transtorno é global, ou seja, afeta o indivíduo como um todo, muitas vezes é confundido com outros tipos de distúrbios psíquicos.

Sintomas
Os sintomas do autismo geralmente estão presentes antes dos 3 anos de idade. Pessoas autistas são difíceis de estabelecer relacionamentos, têm dificuldade no domínio da linguagem, daí os problemas de comunicação, e apresentam padrões de comportamento repetitivos.

Existem vários sinais que caracterizam o indivíduo autista. Pessoas com autismo apresentam pelo menos metade dos seguintes sintomas:

Dificuldade de relacionamento interpessoal;

Pouco ou nenhum contato visual com outras pessoas;

Riso inadequado;

Busca pelo isolamento social (preferência pela solidão);

Fixação visual em objetos;

Aparente insensibilidade à dor;

Rotação repetitiva de objetos;

Hiper ou inatividade;

Ecolalia (repetição de palavras ou frases);

Recusa de demonstrações de carinho (colo, abraços);

Não respondem pelo nome;

Dificuldade de expressar necessidades;

Dificuldade de aprendizado;

Repetição desnecessária de assuntos;

Dificuldade de mudança na rotina;

Não tem consciência de situações de perigo;

Adoção de poses bizarras;

Acessos de raiva;

Desorganização sensorial.

Os sinais e sintomas do autismo infantil podem incluir ainda convulsões, transtornos do sono e alimentares, ansiedade e TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.