sábado, 11 de abril de 2020

Juiz de Fora tem primeiro paciente grave de COVID-19 recuperado

Foto: Hospital Monte Sinai/Divulgação

Dentre os 22 dias internados, paciente esteve duas semanas na UTI do hospital


O professor da Universidade Federal de Juiz de Fora, Daniel Sales Pimenta, de 57 anos, é o primeiro paciente grave positivo para Covid-19 da cidade, considerado recuperado. Ele estava internado no Hospital Monte Sinai desde o dia 21 de março e teve alta neste sábado.

De acordo com informações do hospital, após viagem ao exterior, o professor iniciou a quarentena em casa, mas após alguns dias, os sintomas da COVID-19 apareceram e foi necessária a internação. Durante o tratamento, que durou 22 dias, Daniel precisou ficar duas semanas na UTI do hospital.

Nessa sexta-feira, quando foi confirmada sua previsão de alta, o professor ganhou uma mini festa realizada por parte da equipe do hospital.

Juiz de Fora é o segundo município mineiro com maior número de casos confirmados: 57. A cidade registrou um óbito.

De acordo com boletim epidemiológico da Secretria de Estado da Sáude (SES) neste sábado (11), Minas Gerais manteve o número de mortes registradas pela COVID-19, O número de óbitos é o mesmo do que o registrado no penúltimo boletim, divulgado na sexta (10). O boletim registrou 17 mortes e investiga outras 107.

O que é o coronavírus?

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.

Como a COVID-19 é transmitida?

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

Febre
Tosse
Falta de ar e dificuldade para respirar
Problemas gástricos
Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

Pneumonia
Síndrome respiratória aguda severa
Insuficiência renal

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o coronavírus é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Estado Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.