quinta-feira, 30 de abril de 2020

FMF e Zema se reúnem para criar protocolo médico; futebol segue sem data para voltar em Minas

Foto: Reprodução - Adriano Aro (detalhe)
Adriano Aro, presidente da Federação Mineira, diz que a volta dos treinos e jogos dependerá de sinal verde de autoridades de saúde: "Fazer tudo com cautela, planejamento e segurança"

O presidente da Federação Mineira de Futebol, Adriano Aro, se dirigiu na tarde desta quinta-feira à Cidade Administrativa, sede do governo de Minas Gerais, e se reuniu com o governador Romeu Zema para apresentar diretrizes tomadas na CBF, e discutir medidas e decisões a respeito do futuro do futebol mineiro em tempos de Covid-19. Por enquanto, não há data certa para a bola rolar em Minas, ainda que a CBF cite 17 de maio como prazo possível.

O que foi decidido é que a FMF, em parceria com o governo estadual, irá desenvolver um protocolo médico a ser seguido pelas figuras do futebol - dirigentes, comissão técnica, funcionários e jogadores - como preparo para o retorno das atividades, seja os treinamentos das equipes, ou os jogos oficiais dos Módulos I e II do Estadual 2020.

- Estive hoje com o governador do Estado, Romeu Zema, e conversamos sobre a possibilidade de retorno do futebol em Minas Gerais. A Federação Mineira, em conjunto com o Estado de Minas Gerais, irá desenvolver um protocolo médico possibilitando que as equipes possam, sim, retomar as partidas de futebol no estado de Minas.

Adriano Aro salienta que a volta da bola depende ainda de uma resposta dos órgãos de saúde, nos âmbitos federal, estadual e municipal. Segundo o presidente da FMF, haverá um diálogo direto com o poder municipal de cada cidade com times filiados na Federação.

- Claro que, o momento adequado da volta dependerá da sinalização dos órgãos de saúde, em especial do Ministério da Saúde, da Secretaria da Saúde do Estado e de cada município do nosso estado. Cada cidade, cada prefeito que terá a condição de avaliar se é possível ou não a retomada do futebol em seu município. Mas a FMF pretende, em conjunto com o Estado, dialogar com todos os prefeitos e demais interessados, para que possamos ter o futebol em Minas o mais rápido possível. O importante neste momento é fazer tudo com cautela, planejamento e segurança, garantindo a prática sadia do futebol em todo o nosso estado.

A Covid-19 em Minas Gerais: total de 1.872 casos confirmados, sendo 82 mortes por causa do vírus, além de outros 81 óbitos sob suspeita. Outras 421 mortes foram descartadas. A ideia da FMF é que o Campeonato Mineiro 2020 seja disputado em sua integralidade ainda este ano. A primeira divisão foi paralisada após a nona rodada da primeira fase, em 16 de março. Os clubes, dias após, entraram em regime de quarentena. Ainda faltam seis datas para o Estadual de Minas acabar, no Módulo I - mais duas da fase de classificação, quatro jogos na semifinal em duas datas, e mais as duas finais.

Em nova enviada à reportagem, a Secretaria de Saúde de Minas Gerais afirmou que o retorno das atividades esportivas está entre os estudos já realizados.

Em atenção à sua solicitação, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) esclarece que a retomada das atividades consideradas como esportivas está dentro dos já estudos realizados e que agentes ligados ao futebol profissional entraram em contato, tendo como orientação a "observação das medidas postas no Minas Consciente".

Globo Esporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.