quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

Felipão indica rumos do futebol do Cruzeiro pra 2021: "Não pode ter 12 juniores"

Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Com chances praticamente nulas de acesso à Série A, em 2021, o técnico Luiz Felipe Scolari já começa a dar indícios de como pretende formar o grupo do Cruzeiro para a próxima temporada. Algumas de suas intenções puderam ser notadas na entrevista coletiva após o empate sem gols, diante do Cuiabá, na terça-feira (29), resultado que praticamente sepultou as probabilidades de o time subir.

"Não sai da Série B só com camisa, sai com jogadores. Não sai só com meninos", disse o treinador cruzeirense, que tem contrato até o fim de 2022. Ele ainda acrescentou: "não pode ter 12 juniores".

É clara a insatisfação do treinador, mas Felipão já deixa um norte para o planejamento da diretoria de futebol. "A expectativa é que a gente monte uma situação totalmente diferente no início deste ano, onde a gente planeje diferente e se coloque em prática. É o que vamos fazer e estudarmos uma série de detalhes. A função principal era tirar o time da Série C. Não vai ganhar com jogadores jovens, com a camisa. Tem que ter um planejamento completo", reforçou.

O Tempo

terça-feira, 29 de dezembro de 2020

Cristiano Ronaldo é escolhido melhor jogador do século

Foto: Divulgação/Juventus

Cristiano Ronaldo foi o grande vencedor individual do Globe Soccer Awards, premiação organizada pelo Conselho de Esportes de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O artilheiro recebeu neste domingo (27) o troféu de melhor jogador do século XXI. Dono do prêmio de melhor jogador do ano nas seis edições anteriores, em 2020, ele faturou também a categoria de "melhor do século" criada nesta edição.

Iker Casillas, goleiro aposentado desde o início deste ano, e Piqué, zagueiro do Barcelona, foram homenageados por suas longas e vitoriosas carreiras. O Real Madrid foi escolhido o maior clube desde 2001. O Bayern de Munique foi eleito o melhor desta temporada. O egípcio Al Ahly foi lembrado como o maior vencedor do Oriente Médio. Pep Guardiola, que colecionou títulos e fez história no Barcelona, Bayern de Munique e Manchester City, recebeu a premiação de melhor técnico do século.

Os melhores de 2019, Robert Lewandowski, entre os jogadores, e Hansi Flick, entre os treinadores, também foram lembrados durante a cerimônia. O juri foi composto por personalidades do futebol, como Deco, Figo e Antonio Conte.

Agência Brasil

O futebol regional está de luto! Faleceu Carlito, ex-jogador e árbitro

Foto: Acervo/Netinho do Panorama

POR JOSÉ DIAS SORRISO 

O futebol regional perdeu mais um personagem que marcou época. Na noite desta segunda-feira, conforme apurado pelo FUTBLOG DO SORRISO, foi confirmado o falecimento do conhecido Carlito. Ele que foi jogador e também árbitro nos grandes tempos da várzea no Vale do Aço. 

Mais uma grande perda. O ano de 2020 apresentou um triste cenário com a partida de vários amigos e amantes do futebol varzeano. Carlito estava em processo de recuperação, após ter contraído Covid-19, mas não resistiu. 

Me recordo bem quando ele apitava os jogos nos grandes tempos dos campeonatos amadores das cidades de Ipatinga e Belo Oriente. Isso lá pelos anos 90. Vale ressaltar ainda que, Carlito chegou a ter uma banda de música, que agitava o Vale do Aço. 

Foto: Acervo/Netinho do Panorama

Foto: Acervo/Elci Carlini - Carlito (primeiro da esquerda para direita) em ação no
Campeonato  Amador de Belo Oriente nos anos 90

segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

Com Zaracho e Victor na fisioterapia, Atlético-MG volta aos treinos na Cidade do Galo

Foto: Bruno Cantini

O Atlético- MG se reapresentou na Cidade do Galo, na manhã desta segunda-feira, após a vitória diante do Coritiba, no último sábado. De volta à vice-liderança do Brasileirão, a equipe terá um longo período sem jogos na competição - tempo importante para recuperar alguns atletas e ajustar detalhes para a reta final da disputa do torneio.

O meia Zaracho, que deixou a partida contra o Coritiba ainda no primeiro tempo, reclamando de dores na coxa direita, iniciou tratamento com a fisioterapia do clube nesta manhã. Em um primeiro momento, o atleta não passará por exames de imagem. Com o meio-campo muito desfalcado, coube ao argentino atuar como volante enquanto esteve em campo.

Com dores na região lombar, o goleiro Victor não esteve no banco de reservas da partida contra os paranaenses. Assim como Zaracho, o goleiro também iniciou o tratamento com os fisioterapeutas do Atlético. Os titulares diante do Coxa fizeram um trabalho regenerativo, enquanto os demais foram a campo no CT alvinegro.

Com adiamento do jogo contra o Santos, que disputa a Libertadores e enfrenta um conflito de datas, válido pela 28ª rodada, o Atlético só voltará a campo no dia 11 de janeiro, contra o Bragantino, no interior paulista, às 20h (de Brasília), pela 29ª rodada da Série A. Com isso, a equipe terá 15 dias de intervalo entre a partida contra o Coritiba e a próxima.

A pausa será importante para que o Atlético possa recuperar alguns atletas, entre eles o próprio Zaracho, além do volante Jair e do atacante Diego Tardelli - este último, segundo Sampaoli, precisará de todo o mês de janeiro para recuperar a melhor forma. Ausência diante do Coritiba por suspensão, o volante Allan será um desfalque a menos contra o Bragantino.

Globo Esporte

Presidente eleito do Atlético quer entregar futebol feminino a conselheiro

Foto: Bruno Cantini/Atlético-MG

Presidente eleito do Atlético, Sérgio Coelho inicia oficialmente o mandato em janeiro de 2021, mas já se movimenta internamente para fazer mudanças administrativas no clube. Entre as ações estudadas pelo empresário está a criação do cargo de diretor do futebol feminino.
Segundo os planos do próximo mandatário alvinegro, quem ocupar o posto não terá remuneração e possivelmente será um dos integrantes do Conselho Deliberativo. O cenário é bem diferente do que ocorre no futebol masculino profissional, dirigido por Alexandre Mattos, um dos executivos mais bem pagos do Brasil e que não tem histórico ligado à política atleticana.

Atualmente, Nina de Abreu ocupa o cargo de coordenadora do futebol feminino do clube. Não existe um “diretor” responsável pela categoria. “Pretendo - é uma pretensão que ainda preciso estudar um pouco mais - ter um diretor de futebol não remunerado, que talvez seja até um conselheiro, para tocar esse futebol. Uma pessoa capaz, que possa estar ligada diretamente com a Nina, para melhorar o fluxo de decisões do dia a dia do futebol feminino”, disse Coelho, em entrevista à Rádio da Massa nesta segunda-feira.

No último dia 19, o Atlético conquistou o Campeonato Mineiro feminino ao vencer, nos pênaltis, o Cruzeiro. A expectativa da diretoria que assume o clube alvinegro é conseguir levar o time, que atualmente está na Segunda Divisão, à elite do futebol feminino nacional.

“Subir para a A. Esse é o nosso objetivo. Qualquer competição em qualquer esporte que o Atlético estiver competindo é para disputar lá em cima. Eu já tenho uma reunião marcada com a Nina para a gente conversar. Já pedi ao nosso diretor de marketing e negócios, Leandro Figueiredo, para que fizesse um grande projeto para o futebol feminino no sentido de vender o futebol feminino a empresas como MRV, Bmg e tantas outras aí. Nós precisamos trabalhar isso”, completou Sérgio Coelho.

Globo Esporte

Liminar para suspensão da eleição do conselho deliberativo do Cruzeiro é negada

Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

A ação, que pleiteia a suspensão da eleição para escolher os conselheiros efetivos e suplentes do Cruzeiro, teve pedido de liminar de urgência negado pela Justiça, nesta segunda-feira. A decisão é da juíza plantonista, Marcela Maria Pereira Amaral Novais

Na decisão, a Justiça não identificou que os argumentos dos associados são suficientes para conseguir a suspensão do pleito. No teor do texto, é explicado que o Cruzeiro realizou uma retificação, no dia 7, ao edital publicado inicialmente no dia 04.

Denote-se que o réu, em sede de contradição ao pleito de tutela, apresentou documentos que demonstram que o edital convocatório em tela foi retificado no dia 07.12.2020, para fins de corrigir um erro material ocorrido no edição daquele publicado no dia 04.12.2020, a fim de incluir uma vírgula (,) entre a palavra “Associados e Conselheiros”, sanando qualquer dúvida acerca da amplitude do ato convocatório, de tal forma que todos os associados, com iguais direitos, foram abrangidos pelo edital convocatório. Demonstrou o requerido, ainda, elementos que, a princípio, corroboram a sua assertiva de que foi dada ampla publicidade ao edital retificador, veiculado em três jornais de grande circulação e no sítio eletrônico oficial do Clube.

A eleição de novos conselheiros do Cruzeiro está marcada para 2 de janeiro - data do centenário do clube. O pleito teve apenas uma chapa inscrita que irá escolher 220 conselheiros efetivos e 110 suplentes.

A chapa tem o nome de "Novo Cruzeiro" e não terá concorrência para assumir postos no quadro do conselho deliberativo. Nagib Simões, eleito presidente para suceder Paulo Pedrosa, tinha um acordo com o presidente do clube, Sérgio Santos Rodrigues, de cada um indicar 110 nomes para a chapa dos 220 conselheiros efetivos.

Na noite de segunda-feira passada, a assembleia geral virou também motivador de um registro de B.O. ("atrito verbal") na Polícia Militar. O conselheiro nato Luiz Carlos Rodrigues Filho, segundo o documento, solicitou a viatura da PMMG na sede do Cruzeiro, no Barro Preto. Ele relatou que foi até a sala do conselho deliberativo, no oitavo andar o prédio, protocolar o pedido de cancelamento da assembleia, mas que o documento não foi aceito por Nagib Simões, presidente do conselho, e que foi retirado do local por seguranças. Nagib preferiu não prestar depoimento no B.O.

Nesta segunda-feira, Luiz Carlos Rodrigues promete entregar uma representação ao conselho deliberativo do Cruzeiro, pedindo o afastamento de Nagib, por suposta quebra de decoro, ato antiético e afronta ao Estatuto. Ele ainda pede que o caso seja analisado antes da eleição.

Em 2017, houve assembleia geral para eleição dos conselheiros efetivos e o pleito segue em discussão na Justiça desde então.

Globo Esporte

ELENCO FEMININO DO CRUZEIRO CONFIRMA A CONTINUIDADE DE 14 ATLETAS PARA A TEMPORADA 2021

Foto: Cruzeiro 

O ano de 2020 ainda não terminou, e o time de futebol feminino do Cruzeiro Esporte Clube já tem boa parte de seu elenco formado para a próxima temporada, dando mostras de que o projeto da Raposa para a modalidade segue cada vez mais estruturado. Nesta quarta-feira, 23, a coordenação de futebol feminino confirmou o nome das 14 primeiras jogadoras que seguem no time das Cabulosas para 2021.

Além da atacante Vanessinha e da meio-campo Duda, atletas já anunciadas no começo da semana, o grupo cruzeirense também terá a goleira Mary Camilo, as zagueiras Thamirys, Mayara, Jajá e Pires, as laterais Eskerdinha, Janaína e Thalita, as meias Capelinha, Ambrózio e Carol e a atacante Mariana Santos.

“Seguimos firmes e já estruturando todo o nosso trabalho para a próxima temporada, com a confirmação inicial destes nomes. O objetivo sempre será apresentar uma equipe muito competitiva, pois a camisa do Cruzeiro não merece menos que isso. Em breve anunciaremos outras novidades para o próximo ano do nosso projeto, que a cada temporada se torna mais estruturado, ganhando cada vez mais visibilidade e o apoio da nossa imensa torcida”, destacou Bárbara Fonseca, coordenadora do futebol feminino do Cruzeiro.

As atletas estão agora em período de férias e retornam às atividades na primeira semana de fevereiro, para iniciarem os treinamentos da próxima temporada.

Renovações 2021 - Cruzeiro

Goleira: Mary Camilo

Zagueiras: Thamirys, Mayara, Jajá e Pires

Laterais: Eskerdinha, Janaína e Thalita

Meias: Duda, Capelinha, Ambrózio e Carol Soares

Atacantes: Vanessinha e Mariana Santos

Site oficial