sexta-feira, 16 de agosto de 2019

Tite convoca a Seleção Brasileira para amistosos

Divulgação / CBF
O técnico Tite convocou a Seleção Brasileira para os amistosos contra Colômbia e Peru.

Goleiros: Ederson (Manchester City), Ivan (Ponte Preta) e Ewerton (Palmeiras);

Defensores: Alex Sandro (Juventus), Daniel Alves (São Paulo), Militão (Real Madrid), Fagner (Corinthians), Jorge (Santos), Marquinhos (PSG), Thiago Silva (PSG) e Samir (Udinese);

Meio-campistas: Allan (Napoli), Arthur (Barcelona), Casemiro (Real Madrid), Fabinho (Liverpool), Lucas Paquetá (Milan) e Philippe Coutinho (Barcelona);

Atacantes: Bruno Henrique (Flamengo), David Neres (Ajax), Firmino (Liverpool), Neymar (PSG), Richarlison (Everton) e Vinicius Junior (Real Madrid).

Adolescente morre vomitando sangue ao comer gato assado

Reprodução
Diário On Line 

Um adolescente de 17 anos foi encontrado morto pela mãe, dentro da própria casa, na cidade de Bagre, na Ilha do Marajó, no Pará. A mulher encontrou o filho desacordado na sala por volta das 18h30 desta quarta-feira (14). Ao relatar a ocorrência na delegacia, a genitora contou algo que surpreendeu os agentes.

Segundo o registro policial, ela disse que o filho morreu em decorrência de ter comido um gato, há cerca de uma semana. A mãe contou que o rapaz chegou embriagado em casa, matou o animal e o comeu em seguida.

Ainda segundo o relato, o jovem começou a passar mal dias após a “refeição”, inclusive vomitando sangue. Questionada sobre o motivo do adolescente não ter ido ao médico, ela disse que ele não quis.

Apesar da suspeita, o corpo da vítima será periciado para que se encontre a causa real da morte.

Filho de Flordelis: mensagem do celular da mãe pedia morte do pastor

Reprodução / Facebook
Metrópoles

Lucas Cézar dos Santos de Souza, filho adotivo da deputada federal Flordelis (PSD-RJ) e preso suspeito de assassinar o pastor Anderson do Carmo, afirmou à polícia que recebeu uma mensagem enviada do celular da própria mãe pedindo que o pai fosse morto. As informações são do jornal Extra.

De acordo com Lucas, a ordem teria sido recebida cerca de três meses antes do crime. Logo após ler a mensagem, ele teria ligado de volta no mesmo número, mas a mãe não estava em casa. Além disso, contou que era comum diferentes pessoas na residência usarem o telefone da deputada.

No mesmo dia em que recebeu a comunicação, foi à casa de Flordelis e mostrou a mensagem para a parlamentar, que, segundo ele, teria ficado nervosa. Lucas relatou ainda que uma das irmãs adotivas, Marzy Teixeira da Silva, o teria procurado e oferecido R$ 5 mil para que ele matasse o pai.

Em uma outra ocasião, a mesma irmã chamou Lucas para ir até a casa da família a fim de perguntar se ele faria o serviço. À polícia, o rapaz afirmou que não aceitou assassinar o pastor e ficou com medo de que ele fosse morto.

Lucas e o irmão Flávio dos Santos Rodrigues foram indiciados nesta semana por participação na morte de Anderson e, nessa quinta-feira (15/08/2019), o Ministério Público denunciou os dois pelo crime de homicídio triplamente qualificado (por motivo torpe, meio cruel e impossibilidade de defesa da vítima).

Flávio é acusado de ter atirado no pai. Já Lucas teria sido o responsável por comprar a arma usada no crime, que completa dois meses nesta sexta-feira (16/08/2019).

Procurada pelo jornal, a assessoria de imprensa da deputada informou que ela não comentaria o depoimento de Lucas. Em coletiva de imprensa nessa quinta, a delegada titular da Delegacia de Homicídios de Niterói, Bárbara Lomba, disse não estar descartada a participação de Flordelis na morte do marido.

Galo faz penúltimo treino antes da viagem a Curitiba

Agência Galo / Divulgação
Atlético

O técnico Rodrigo Santana comandou treinamento na tarde desta quinta-feira, na Cidade do Galo, no penúltimo dia de preparação para o jogo contra o Athletico-PR, pela 15ª rodada do Brasileirão. A partida será realizada às 19h deste sábado, na Arena da Baixada, em Curitiba.

Segundo o atacante Chará, os jogadores alvinegros estão com gana de vencer no Paraná para seguir nos primeiros lugares do Campeonato Brasileiro e, só então, irão pensar no jogo de terça-feira.

"Acho que será importante bloquear os espaços, é um time que tem muita posse de bola, nós também gostamos muito da bola e vai ser complicado pela questão do campo, mas temos que cometer o mínimo possível de erros para conseguir o resultado", disse o colombiano.

O Galo está em 4º lugar no Brasileirão, com 27 pontos, e busca a 4ª vitória consecutiva como visitante.

Nesta sexta-feira, o treino será pela manhã, às 10h. No início da tarde, às 13h50, a delegação seguirá para Curitiba.

Copa do Brasil: Para ter Guerrero, Inter vai à CBF e tenta antecipar duelo contra o Cruzeiro

Bruno Haddad / Cruzeiro / Divulgação
Hoje em Dia 

Antecipar o segundo duelo das semifinais da Copa do Brasil, contra o Cruzeiro, é a estratégia do Internacional para não perder o atacante Paolo Guerrero, que fatalmente estará na lista de Gareca para amistosos da seleção peruana nos Estados Unidos, marcados para 5 e 10 de setembro, respectivamente.

"As datas estão marcadas para quarta-feira, talvez se possa antecipar um dia e aí teremos mais tempo para montar a logística do jogador. Essa é uma das possibilidades, mas depende mais da CBF. A convocação depende do treinador, a apresentação dele lá depende da federação e as datas são com a CBF", disse Roberto Melo, vice de futebol do Inter em entrevista ao UOL. Ainda de acordo com matéria publicada no portal, a entidade maior do futebol brasileiro não rechaçou de cara a proposta feita pelos gaúcho.

Como o jogo está marcado para 4 de setembro, na Arena Beira-Rio, a diretoria do Colorado corre contra o tempo para arrumar uma solução para que tenha o goleador em campo. Guerrero, inclusive, chegou a pedir ao treinador Ricardo Gareca que não fosse convocado. Contudo, sem resposta do comandante, ainda vê o risco de não encarar a Raposa bater à porta.

De olho na situação, o Cruzeiro apenas monitora os fatos. O clube, por meio de sua assessoria de imprensa, afirma que, por ora, não irá se manifestar sobre a tentativa do rival gaúcho.

PIS/Pasep: benefício para os nascidos em agosto já está liberado

Divulgação
Agência Brasil

O abono salarial do calendário 2019/2020 do Programa de Integração Social (PIS ) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), para os beneficiários nascidos em agosto, já está liberado desde essa quinta-feira (15).

Os trabalhadores com inscrição no PIS recebem na Caixa Econômica Federal. De acordo com o banco, o valor total disponibilizado para os nascidos em agosto é de R$ 1,4 bilhão destinado a 1,6 milhão de beneficiários. O trabalhador com inscrição no Pasep recebe o pagamento no Banco do Brasil.

O dinheiro do benefício pode ser sacado até 30 de junho de 2020 e pode ser consultado, no caso do PIS, pelo Aplicativo Caixa Trabalhador, no site do banco (www.caixa.gov.br/PIS) ou pelo telefone 0800 726 0207.

Os titulares de conta individual na Caixa, com cadastro atualizado e movimentação na conta, recebem o crédito de forma automática.

Divulgação
Tem direito ao benefício o trabalhador inscrito no PIS ou no Pasep há pelo menos cinco anos e que tenha trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias, em 2018, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos.

É necessário ainda que os dados estejam corretamente informados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais), ano-base 2018.

Jiboia é capturada escondida no quintal de uma casa em Governador Valadares

Corpo de Bombeiros / Divulgação
G1 Vales

O Corpo de Bombeiros resgatou nesta quinta-feira (15) uma cobra jiboia de porte médio, que estava no quintal de uma casa no Bairro Turmalina, em Governador Valadares. De acordo com os bombeiros, a moradora da casa informou que a jiboia estava debaixo de um armário de ferramentas, que fica no quintal de casa.

A moradora informou ainda que viu uma parte da cobra quando estava andando pelo quintal e se assustou, pois não sabia se o animal era venenoso. Ao chegar no local, os militares identificaram a raça do animal e realizaram o trabalho de captura.

Segundo os bombeiros, a cobra estava tranquila e a captura foi realizada com o auxílio de um gancho. O réptil apresentava a parte abdominal bastante avantajada, o que pode ser indício de que estava escondido no local há vários dias e se alimentava com pequenos roedores e galinhas. O animal foi encaminhado para soltura em um local adequado.

quinta-feira, 15 de agosto de 2019

Criança de três anos é resgatada após ficar mais de seis horas desaparecida e percorrer 6 km em trilha em Coronel Fabriciano

Corpo de Bombeiros / Divulgação
G1 Vales

Uma criança de três anos foi resgatada após ficar seis horas e meia desaparecida e percorrer 6 km em uma trilha em Coronel Fabriciano, no Vale do Aço. Segundo o Corpo de Bombeiros, a garota se perdeu no Bairro Mangueiras e foi localizada no Bairro Morada do Vale, na noite dessa última terça-feira (13).

A criança havia saído para brincar na companhia de um colega na trilha, que fica nos fundos da residência onde mora. Posteriormente, somente o colega retornou do passeio.

"Ela estava junto com outra criança. Atrás da casa dela tem um acesso à trilha que leva a um matagal. Vizinhos viram o menino voltando às 19h, mas ela não. Ela havia largado o braço do colega e ficou perdida por lá. Os bombeiros começaram a procurar por lá, só que a criança havia pegado o sentido oposto. Ao invés de voltar para casa dela, ela continuou seguindo a pé a trilha que dá acesso a um outro bairro. Ela foi encontrada depois das 00h, andando pelo rua desorientada, sem saber para onde ir. As pessoas do bairro acharam ela”, explicou o capitão Tiago Ferraz.

Ainda segundo os bombeiros, os pais da menina estavam dentro da residência e não a viram entrando na trilha. Moradores da Rua Paracatu, no Bairro Morada do Vale, acolheram a criança e trocaram suas roupas, por conta da infestação de carrapatos. Os bombeiros, e policiais militares que também participaram das buscas, foram até o local e encaminharam a menina até o Hospital Municipal de Coronel Fabriciano, onde recebeu os cuidados médicos e foi liberada.

A criança foi entregue aos familiares em seguida e passa bem.

Cachoeira Escura: Homem é preso com 54 pedras de crack e 68 buchas de maconha

Divulgação / Polícia Militar 
G1 Vales 

Um homem de 25 anos foi preso por tráfico de drogas no Distrito de Cachoeira Escura, em Belo Oriente. A polícia chegou até a casa dele, na noite dessa quarta-feira (14), após denúncias e apreendeu 54 pedras de crack e 68 buchas de maconha.

Durante as buscas, os policiais encontraram também pequenas porções de cocaína, munições, materiais utilizados na comercialização de drogas e dinheiro proveniente das vendas de drogas. Segundo a PM, ele já estava com um mandado de prisão em aberto.

O preso e os materiais apreendidos foram encaminhados à delegacia de Ipatinga.

Um em cada quatro desempregados procura trabalho há pelo menos 2 anos

José Cruz / Agência Brasil 
Agência Brasil 

Um contingente de 3,35 milhões de desempregados no país procura trabalho há pelo menos dois anos. Isso equivale a 26,2% (ou cerca de uma em cada quatro) pessoas no total de desocupados no Brasil. Os números do segundo trimestre deste ano são recorde desde o início da série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), em 2012.

Os dados foram divulgados hoje (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo os números, no segundo trimestre de 2018 o contingente de desempregados procurando trabalho há no mínimo dois anos tinha menos 196 mil pessoas, ou seja, era de 3,15 milhões.

No segundo trimestre de 2015, o total era de 1,43 milhão de pessoas, ou seja, menos da metade do segundo trimestre deste ano.

“A proporção de pessoas à procura de trabalho em períodos mais curtos está diminuindo, mas tem crescido nos mais longos. Parte delas pode ter conseguido emprego, mas outra aumentou seu tempo de procura para os dois anos”, avalia a analista da PNAD Contínua Adriana Beringuy.

Recuo

No segundo trimestre, a taxa de desemprego do país recuou para 12%, percentual inferior aos 12,7% do primeiro trimestre deste ano e aos 12,4% do segundo trimestre de 2018.

A taxa caiu em dez das 27 unidades da Federação na passagem do primeiro para o segundo trimestre deste ano, segundo os dados divulgados nessa quinta-feira. As maiores quedas ocorreram no Acre, de 18% para 13,6%, Amapá, de 20,2% para 16,9%, e em Rondônia, de 8,9% para 6,7%. Nas outras 17 unidades da Federação, a taxa se manteve.

Na comparação com o segundo trimestre de 2018, a taxa subiu em duas unidades, Roraima (de 11,2% para 14,9%) e Distrito Federal (de 12,2% para 13,7%), e caiu em três: Amapá (de 21,3% para 16,9%), Alagoas (de 17,3% para 14,6%) e Minas Gerais (de 10,8% para 9,6%). Nas demais unidades, a taxa ficou estável.

Educação a distância prevalece na formação de novos professores

Sumaia Vilela / Agência Brasil
Agência Brasil 

Seis de cada dez ingressantes em cursos de formação inicial de novos professores estudam por meio de educação a distância (EAD). A maioria dos futuros docentes fazem esses cursos em redes privadas de ensino (53%). Entre 2010 e 2017, o crescimento de alunos de magistério com formação não presencial em faculdades particulares cresceu 162%.

Esses dados foram contabilizados pela organização não governamental (ONG) Todos pela Educação no estudo “Estatísticas de ensino superior sobre formação inicial de professores no Brasil”, a partir dos registros do Censo de Educação Superior, apurados pelo Inep/MEC em 2017.

Conforme a análise, em oito anos, a quantidade de ingressantes em cursos voltados à docência reverteu entre as modalidades presencial e a distância. Em 2010, 151 mil alunos iniciantes eram de cursos EAD (34% do total). Em 2017, o volume era de 387 mil (61%). Já na modalidade presencial, a queda foi de 292 mil em 2010 ingressantes (66% do total) para 251 mil ingressantes (39%).

No mesmo período, o crescimento do número de alunos de curso de formação de professores em educação a distância é maior do que o verificado nos demais cursos. Em 2010, 13% dos alunos de cursos superiores (excetuados os de formação em magistério) faziam na modalidade a distância. Em 2017, a proporção era menos de um terço (27%), trinta e quatro pontos percentuais abaixo do verificado nos cursos de formação de professores.

Concluintes e qualidade dos cursos

Setenta e dois por cento dos concluintes dos cursos de formação de professores são da rede privada e 28% da rede pública de ensino superior. A maioria dos formados ainda são da modalidade presencial (57%). Quarenta e três por cento dos concluintes fizeram cursos EAD. De cada 100 alunos formandos em magistério de cursos a distância, 93 estudaram em instituições privadas.

Além de matrículas e de formandos, a ONG avaliou os dados sobre o desempenho dos formados em cursos voltados à docência no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), também do Inep/MEC. De acordo com a análise, os ex-alunos de formação a distância se saem pior do que seus colegas de formação presencial.

Três quartos dos formados por EAD (75%) têm notas inferiores a 50 (valor máximo de 100). Entre os formados em educação presencial, os percentuais de baixo desempenho é dez pontos percentuais menor (65%).

A apresentação da avaliação da pesquisa assinala que “a grande maioria dos cursos de formação inicial para professores precisa de melhorias significativas. Ainda assim, é possível notar que os cursos da modalidade EAD possuem indicadores de qualidade pior”.

Definidos os classificados e os confrontos da segunda fase do Amador de Açucena 2019

Competição entra em sua segunda fase 
Definidos os 8 clubes que disputarão a fase quartas de final do Campeonato Amador de Açucena temporada 2019. A competição que tem o apoio da Prefeitura Municipal de Açucena e a cobertura total e EXCLUSIVA do FUTBLOG DO SORRISO - a maior mídia esportiva e informativa da região.

Nesta temporada, a competição iniciou-se com a participação de 15 clubes. Destes (15), restaram apenas 8, que irão lutar para chegar ainda mais longe no campeonato.

No Grupo A se classificaram: Travessão e Ruinha; no B: Coqueiros e Mirante; no C: Gama e Santo Antônio e no Grupo D: União de Aramirim e Barcelona. Os primeiros colocados de cada grupo tem o direito de decidir a vaga em casa.

Nas quartas de final os duelos sendo disputados em ida e volta. O Travessão terminou em primeiro no Grupo A e enfrenta o Mirante (segundo do B), domingo, às 15h, no campo do Mirante. O Coqueiros (primeiro do A) encara o time da Ruinha (segundo do Grupo A), domingo, às 15h, no Estádio José Lino, na sede/Açucena. Outros dois jogos pelas quartas de final também serão realizados neste domingo e ambos às 15h: Barcelona x Gama (campo do São Francisco) e Santo Antônio x União de Aramirim (campo do Naquinho). Os jogos de volta serão realizados no dia 25.

Confrontos da segunda fase da competição

Bolsonaro manda suspender uso de radares nas rodovias federais

Arquivo / Agência Brasil
Agência Brasil 

O Presidente da República, Jair Bolsonaro, determina ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio de despachos publicados hoje (15) no Diário Oficial da União, que suspenda o uso de radares fixos, móveis e portáteis até que o Ministério da Infraestrutura “conclua a reavaliação da regulamentação dos procedimentos de fiscalização eletrônica de velocidade em vias públicas”.

De acordo com o documento, a medida tem por objetivo “evitar o desvirtuamento do caráter pedagógico e a utilização meramente arrecadatória dos instrumentos e equipamentos medidores de velocidade”.

O despacho do presidente pede também que o ministério “proceda à revisão dos atos normativos internos que dispõem sobre a atividade de fiscalização eletrônica de velocidade em rodovias e estradas federais pela Polícia Rodoviária Federal.

Três jogos irão movimentar o Amador de Belo Oriente neste domingo

Aluvaeira - Pela manhã, o Vila recebe o Talismã
A bola rola no final de semana pelo Campeonato Amador de Belo Oriente.

A competição teve sua largada no último domingo (11) e promete jogos de arrepiar no próximo domingo (18).

Logo pela manhã, às 10h10, no campo do Aluvaeira, o Vila Bráz enfrenta o Talismã em uma partida cercada de muita expectativa. O Talismã realizou a abertura do campeonato empatando com o Oriente por 0 a 0, em Cachoeira Escura.

Já o Vila Bráz chega para a partida de domingo embalado pela vitória maiúscula sobre o Braúnas pelo placar de 3 a 2, de virada, após estar perdendo de 2 a 0, na Arena Braúnas. O jogo entre Vila e Talismã terá Célio Roberto Silva no apito; ele será auxiliado por Jacy Lopes Miranda Neto e Vitor de Souza Nobre. Delegado do jogo: Natalino Arruda Faustino.

Outro duelo que será realizado no domingo: Oriente x Unidos.
O jogo programado para às 15h10, no Menezão, em Belo Oriente.

Três jogos 
O Oriente empatou na estreia com o Talismã, jogando fora de casa, em Cachoeira Escura, por 0 a 0. O Unidos por sua vez folgou na rodada e fará sua primeira partida. O jogo entre Oriente e Unidos também terá Célio Roberto Silva no apito. Jacy Lopes Miranda Neto e Vitor de Souza Nobre serão os auxiliares. Delegado do jogo: Natalino Arruda Faustino.

O Cachoeiro Recebe o Fundão em Cachoeira Escura. O jogo programado para às 10h10 da manhã será no estádio Jurandir Ferreira. Em comum acordo entre a Liga de Desportos de Belo Oriente e os clubes, a partida que acabou não ocorrendo no último domingo devido os uniformes dos times serem iguais, vai ser realizada neste domingo. A arbitragem ainda a definir para esta partida.

quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Galo inicia preparação para jogo em Curitiba

Agência Galo / Divulgação
Atlético

O Atlético já treina para enfrentar o Athletico-PR, neste sábado, em Curitiba, pela 15ª rodada do Brasileirão. A partida será realizada às 19h, na Arena da Baixada.

O elenco alvinegro se reapresentou na manhã desta terça-feira, na Cidade do Galo. Os jogadores que foram titulares na vitória sobre o Fluminense fizeram trabalho regenerativo e os demais atletas venceram o Inter de Minas em jogo-treino, por 2 a 1, com gols de Otero e Papagaio.

O técnico Rodrigo Santana escalou o time com Fernando; Guga, Leonardo Silva, Maidana, Lucas Hernández, Zé Welison, Nathan, Geuvânio, Otero, Luan e Alerrandro.

No segundo tempo, a equipe teve Fernando; Guga, Maidana, Zé Welison, Hulk, Nathan, Daniel Penha, Terans, Clayton, Bruninho e Papagaio.

Nesta quarta-feira, o treino será no período da tarde, às 15h30.

Atlético esteve no G4 em 12 das 14 rodadas do Brasileirão

Agência Galo / Divulgação
Atlético

Invicto há seis rodadas no Campeonato Brasileiro, o Atlético vem mantendo boa regularidade na competição, tendo marcado presença no G4 em 12 das 14 rodadas disputadas até agora.

A melhor colocação alvinegra foi a liderança, alcançada na 3ª rodada, com a vitória sobre o Ceará, em Fortaleza. O Galo só esteve fora do G4 duas vezes, na 1ª (8º) e na 9ª rodada (5º).

Em 4º lugar na tabela de classificação, com 27 pontos, o Atlético vem de vitória sobre o Fluminense e quer manter o embalo fazendo um grande jogo neste sábado, contra o Athletico-PR, em Curitiba. Válida pela 15ª rodada do Brasileirão, a partida na capital paranaense acontecerá às 19h, na Arena da Baixada.

"Não estou em qualquer lugar, estou no Cruzeiro": palavras de Rogério Ceni, novo técnico da equipe

Bruno Haddad / Cruzeiro / Divulgação
Cruzeiro

Rogério Ceni, novo treinador do Cruzeiro, foi apresentado nessa tarde de forma oficial, na Toca da Raposa 2. Diante de uma sala de coletiva de imprensa completamente lotada, o técnico celeste chegou acompanhado do Presidente Wagner Pires de Sá, do diretor de futebol Marcelo Djian, além de outros membros da diretoria e companheiros da comissão técnica.

No início da apresentação, o mandatário celeste falou da chegada do novo treinador, sobre as suas principais características, dentro e fora de campo, além de evidenciar que o seu nome sempre foi o primeiro na lista de todos os envolvidos do Clube nesta escolha.

“Apresentar Rogério Ceni é difícil. Seria como se fôssemos ler um livro muito grosso, com muitas páginas de vitórias, conquistas, seriedade, abnegação, persistência e responsabilidade. Demoraria muito tempo, então eu me limito a agradecer o Rogério por defender as nossas cores, e esperamos que com essa nova camisa a gente consiga colocar mais páginas nesse livro grandioso que você vem escrevendo. Foi uma unanimidade a escolha pelo Rogério, não somente da diretoria, como dos jogadores, da comissão técnica e principalmente desses quase 10 milhões de torcedores que nós representamos”, disse o presidente.

Rogério Ceni agradeceu as palavras do presidente Wagner Pires de Sá, falou da honra de representar um Clube de tamanha grandeza, e principalmente da oportunidade em seu maior desafio da carreira como treinador de futebol.

Palavras do novo treinador celeste na primeira coletiva de imprensa:

As primeiras impressões

“Para mim é uma honra, um orgulho muito grande. Um Clube que enfrentei muitas vezes, me tirou títulos, quem sabe juntos agora possamos vencer o que falta na minha carreira. Agradecer de coração à oportunidade. A camisa é lindíssima, o Clube também, o centro de treinamento também, e eu espero corresponder às expectativas de vocês, e tentar fazer com que o Cruzeiro suba o mais rápido possível na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro, que não condiz com o Clube, no momento, onde ele se encontra”.

Oportunidade de conquistas

“É um momento mágico na carreira de qualquer pessoa chegar um clube como o Cruzeiro. Um Clube desse tamanho, recente bicampeão da Copa do Brasil. Temos um jogo contra o Internacional, e é claro que tem dificuldades, mas talvez tenha sido um dos grandes fatores que me motivaram a vir para cá. Não se joga fora o fato de ter a chance de se campeão. Vamos tentar nos reencontrar também no Campeonato Brasileiro. Não é uma coisa que acontecerá rapidamente, pois a rodada é espaçada, mas vamos ter tempo para trabalhar”.

Forma de jogar da equipe

“Justamente o número de treinamentos. Quando você repete muito o treino, você vai automatizando, fazendo o time jogar de uma maneira clara. Temos que tentar mudar aos poucos. A maneira como eu jogo, é uma questão de jeito de jogar. Se os jogadores quiserem comprar a ideia, capacidade eles têm. A ideia é de fazer um time cada vez mais rápido. É o modo que eu vejo o futebol”.

Toca da Raposa 2

“Tive a oportunidade de treinar aqui com o Fortaleza. Conheci só os campos do fundo, gramados fantásticos. Aqui é muito bonito. Não conhecia a estrutura interna. Não imaginava uma estrutura tão boa para se trabalhar. A bola não entra por acaso”.

Motivação

"Estou os conhecendo hoje e vou a primeira vez para o campo. Quero levar a maioria dos jogadores, mesmo aqueles que jogaram no domingo, com exceção dos que estão com cansaço excessivo. Trago transpiração, motivação. Estou começando a carreira de treinador. Ter a oportunidade de trabalhar num clube deste tamanho é sinônimo de energia, de fazer com que as coisas aconteçam, de tentar ajudar os jogadores a desempenharem melhor o futebol. Os protagonistas são eles"

Conversa com o elenco

"O mais importante, e falei para eles agora há pouco, é que eles se sintam bem e felizes. É um paraíso poder trabalhar num centro de treinamento como esse. Eles, a maioria, têm uma história aqui dentro. Quem já foi campeão sabe o caminho. É uma questão de atitude, foco. Quem ganhou uma vez na vida não esquece o sabor. O sabor da vitória é incomparável".

Primeiro encontro com a Nação Azul

"Acho que o que pode fazer diferença nesse jogo é justamente a força da torcida. O tempo de preparação é curto. Os atletas têm o talento individual e o conjunto. Mas o torcedor, sem dúvida nenhuma, é o que pode mover a vencer uma equipe que para mim é uma das mais ajustadas do país"

Proposta do Clube há 20 anos atrás

"Vai fazer 20 anos isso. O goleiro do Cruzeiro era o André. Naquele momento, houve uma possibilidade de negociação, a ida do André para o São Paulo e a minha para o Cruzeiro. Acabou não se concretizando e construí minha carreira como atleta no São Paulo. Hoje, pretendo começar a construir uma história longínqua e vencedora aqui no Cruzeiro".

O passado como rival do Clube

"Fiz gol, mas tomei muitos. Perdi uma Copa do Brasil aqui em 2000. Minha última Libertadores acabou aqui no Mineirão, contra o Cruzeiro em 2015. Eu peguei dois pênaltis, o Fábio também. E um que batemos foi para fora. Também sofri muito com o Cruzeiro. Mais que os gols que fiz, também sofri muito, pelo time grande que é".

Rogério Ceni comanda primeiro treino no Cruzeiro priorizando passes e finalizações

Bruno Haddad / Cruzeiro / Divulgação
Cruzeiro 

Começou na tarde desta terça-feira uma nova era na Toca da Raposa 2. Logo após ser apresentado de forma oficial, Rogério Ceni comandou seu primeiro treino como técnico do Cruzeiro, em atividade aberta para as dezenas de profissionais de imprensa presentes no CT estrelado.

O treino intenso foi composto por diversos módulos. Inicialmente, o preparador Danilo Augusto comandou uma atividade física com os atletas. Logo depois, Ceni e seu auxiliar Charles Hembert comandaram treinamentos técnicos, priorizando troca de passes e movimentação. Por fim, os jogadores foram submetidos a um treinamento de finalizações.

O zagueiro Dedé não participou das atividades em campo e realizou trabalhos internos.

O elenco celeste volta aos trabalhos na tarde desta quarta-feira, às 15h30, continuando a preparação para o jogo contra o Santos, marcado para domingo, no estádio Mineirão.

Reunião pela volta de Neymar ao Barcelona termina sem acordo em Paris

Reprodução / Instagram / Neymar
Estadão Conteúdo

Dirigentes do Barcelona viajaram à França nesta terça-feira (13) para tentar finalizar a contratação de Neymar, mas o acordo ainda não foi concretizado. As conversas vão continuar. A intenção dos representantes do time espanhol na reunião com o brasileiro Leonardo, diretor do Paris Saint-Germain, é avançar em uma troca envolvendo o atacante pelo meia Philippe Coutinho.

De acordo com a imprensa espanhola, a comitiva é formada pelo diretor esportivo Javier Bordas, o secretário-técnico Eric Abidal, ex-jogador do Barcelona, e o empresário brasileiro André Cury, que costuma representar o clube catalão em negociações.

A forma da possível troca é um dos temas da reunião. Além de enviar Philippe Coutinho, o Barcelona pode pagar uma quantia em dinheiro. Além disso, outros jogadores do clube catalão, como o português Nelson Semedo e até o croata Ivan Rakitic, podem ser envolvidos.

O clube francês ainda queria uma compensação no valor de 100 milhões euros (R$ 444 milhões), o que foi prontamente negado pelo Barcelona. Mas as conversas continuam. O clima, desta forma, seria de otimismo para o retorno de Neymar ao Camp Nou. O jornal "Sport" chega a dizer que o time espanhol pode chegar a um acordo com os parisienses "nas próximas horas".

O Barcelona já se reuniu com representantes de Philippe Coutinho em Paris para envolvê-lo diretamente na operação com o Paris Saint-Germain. O time espanhol estava negociando a ida do brasileiro ao Bayern de Munique, mas a proposta feita pelos alemães não agradou. A ideia de se transferir para Paris foi aos poucos sendo digerida pelo meia, que se mostrou resistente nas primeiras conversas. O zagueiro Thiago Silva tem sido um dos interlocutores dele no PSG.

A reunião foi uma espécie de contra-ataque do Barcelona depois de o Real Madrid ter mostrado interesse em Neymar. O time da capital espanhola teria oferecido o croata Luka Modrid, melhor do mundo pela Fifa em 2018, mais R$ 536 milhões. Nesta terça-feira, time catalão retomou a dianteira nas negociações.

Enquanto aguarda a definição de seu futuro, Neymar está em Portugal e registrou nas redes sociais a sua presença em um show da cantora Paula Fernandes. No final de semana, parte da torcida que foi acompanhar a estreia do Paris Saint-Germain no Campeonato Francês pediu a saída do jogador por meio de cânticos e faixas no estádio Parque dos Príncipes, em Paris.

Abdelmassih volta para cadeia após justiça cancelar prisão domiciliar

Reprodução / TV Globo
Agência Brasil

A Justiça de São Paulo suspendeu na última segunda(12) a prisão domiciliar de Roger Abdelmassih devido à suspeita de fraude nas declarações das condições de sua saúde que embasaram o pedido para que ele cumprisse a pena em casa. Policiais civis da Divisão de Captura prenderam o acusado às 16h da última terça (13), na região do Jardins, na capital paulista, em cumprimento do mandado de prisão expedido pela Justiça.

Segundo decisão da juíza Andréa Brandão, denúncias apontaram indícios de que “o sentenciado fez uso de seus conhecimentos médicos para ingerir medicações que levara, a complicações e descompensações intencionais a fim de alterar a conclusão da perícia judicial”.

Diante disso, a juíza decidiu que o ex-médico “permaneça em ambiente controlado, recebendo seu arsenal terapêutico de forma regular e sob supervisão médica, até a realização da nova perícia judicial”.

Pelo mandado de prisão, ele deverá ficar pelo menos 30 dias preso no Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário paulista até a realização da perícia judicial. Abdelmassih cumpria prisão domiciliar desde 2017.

Relembre o caso

Roger Abdelmassih, especialista em reprodução humana, teve o registro cassado em 2009. O ex-médico foi condenado, em 2010, a 278 anos de prisão por 56 estupros cometidos contra pacientes, entre 1995 e 2008. Ele conseguiu habeas corpus concedido pelo então presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes.

Em fevereiro de 2011, no entanto, o benefício foi cassado pelo STF. Abdelmassih estava foragido e seu nome constava da lista dos mais procurados pela polícia internacional, a Interpol. Em 2014, Roger Abdelmassih foi preso no Paraguai. No mesmo ano, o Tribunal de Justiça de São Paulo reduziu sua pena para 181 anos de prisão por 48 estupros de 37 de suas pacientes.

Depois de capturado, o ex-médico passou a cumprir pena no Presídio de Tremembé, em São Paulo. Em 2017, a Justiça de Taubaté concedeu a prisão domiciliar devido a problemas de saúde.

Governo estima valor bruto da produção agropecuária em R$ 603 bilhões

Marcelo Camargo / Agência Brasil
Agência Brasil

O ministério da Agricultura prevê que o Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) chegue a R$ 603,4 bilhões este ano. Esse valor seria o segundo maior alcançado pelo setor agro nos últimos trinta anos. O maior valor, de 2017, foi de R$ 607,9 bilhões.

De acordo com as estimativas, as principais lavouras representaram R$ 399 bilhões, e a pecuária, R$ 204,4 bilhões. O otimismo do governo federal se baseia no desempenho das culturas do algodão, com aumento real de 16,6% no VBP, do amendoim (14,3%), da banana (20,5%), da batata inglesa (117,8%), do feijão (64,9%), do cacau (1,9%), da laranja (8,1%), da mamona (34,9%), do milho (22,9%), do tomate (19,6%) e do trigo (8,2%).

Já na pecuária, destacam-se os valores da carne de frango (13,4%) e de suínos (9,3%), e por último a carne bovina, com aumento de 1,3%. Nem todos os setores produtivos, porém, têm apresentado boa performance. Arroz, café, cana-de-açúcar, mandioca, soja e uva, responsáveis por 58% da produção nacional, estão rendendo menos que no ano passado.

“Essas tendências observadas devem permanecer até o final do ano, pois a safra deste ano está praticamente encerrada”, disse o coordenador-geral de Avaliação de Políticas e Informação, da Secretaria de Política Agrícola, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, José Garcia Gasques, em declaração divulgada pelo ministério.

População de animais em florestas cai pela metade desde 1970

Fabíola Sinumbú / Agência Brasil
Agência Brasil

Desmatamento, caça ilegal, doenças, mudança climática. Para os animais silvestres que vivem nas florestas do mundo, as últimas décadas representaram uma hecatombe. Segundo um relatório divulgado pela Organização Não Governamental (ONG) ambiental World Wide Fund for Nature (WWF), a população desses animais diminuiu pela metade desde 1970.

O estudo analisou 455 populações de 268 espécies de mamíferos, répteis, anfíbios e pássaros que vivem em florestas e concluiu que houve um declínio de 53% na quantidade de animais vertebrados entre 1970 e 2014. A WWF aponta que a situação é particularmente crítica na Amazônia e em outras florestas tropicais. O estudo também analisou populações de florestas temperadas, boreais e mediterrâneas.

Segundo a ONG, 60% dessas perdas estão relacionadas ao desmatamento e à degradação drástica do habitat das populações de animais. O texto ainda aponta que a caça, a introdução de espécies invasoras, a disseminação de doenças e a mudança climática também contribuíram para o quadro.

No caso do Brasil, a WWF menciona a derrubada de árvores por madeireiros como principal causa da diminuição da população de animais, mas queimadas também tiveram efeitos duradouros sobre várias espécies.

Florestas temperadas

Em florestas tropicais como a Amazônia, em média, a perda de população das espécies estudadas superou o crescimento de todos os grupos somados. Já nas florestas temperadas, o crescimento da população de algumas espécies, especialmente pássaros, ajudou a reverter a tendência negativa na média de todas as populações.

Ainda de acordo com a WWF, a diminuição da população tem sido especialmente dura com anfíbios e répteis, enquanto as populações de pássaros registraram mais anos positivos de crescimento do que de declínio.

A análise também menciona exemplos de como a população de algumas espécies pode ser recuperada. Entre os casos mais otimistas mencionados pela WWF está o aumento das populações de gorilas na África Central e Oriental, graças a medidas de proteção, e de macacos na Costa Rica.

No caso da Costa Rica, a WWF chama de positiva a tendência de aumento na proteção e regeneração da floresta tropical. No entanto, a ONG adverte que enquanto as florestas têm capacidade para recuperar mais rapidamente a sua cobertura vegetal, as populações de vertebrados que habitam essas matas podem precisar de muitas décadas para se recuperar totalmente.

Por fim, a WWF lembra que as florestas são essenciais para que metas globais de conservação da biodiversidade sejam atingidas e para combater as mudanças climáticas e promover o desenvolvimento sustentável.

"As florestas são importantes depósitos de carbono, e as florestas tropicais são alguns dos habitats com maior biodiversidade do mundo, contendo mais da metade das espécies terrestres do mundo. As florestas também fornecem outros serviços ecossistêmicos vitais, incluindo alimentos, medicamentos, materiais, purificação de água, controle de erosão e reciclagem de nutrientes. E mais de um bilhão de pessoas dependem das florestas para sua subsistência", conclui o estudo.

Câmara instala hoje comissão para analisar aposentadoria de militares

Arquivo / Agência Brasil 
Agência Brasil

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), convocou para esta quarta-feira (14), às 10 horas, a reunião da instalação da comissão que vai debater a aposentadoria dos militares. Na ocasião, será eleito o presidente e designado relator do colegiado.

Segundo o Projeto de Lei 1645/19, enviado pelo governo em março deste ano, os militares passarão a contribuir mais para a previdência especial e a trabalhar mais para terem direito a aposentadorias e pensões.

Pelo texto, haverá um aumento progressivo na alíquota de contribuição para a previdência dos militares. Atualmente, essa alíquota está em 7,5%. A proposta é que a cada ano seja aplicado o aumento de um ponto percentual até 2022, quando essa alíquota deve chegar a 10,50%, valor a ser praticado desse ano em diante.

A proposta do governo também prevê a reestruturação das carreiras militares. Com o conjunto de medidas, o impacto fiscal líquido deve ser de pelo menos R$ 10,45 bilhões em dez anos. Até 2022, pode alcançar R$ 2,29 bilhões.

A nova regra estabelece um aumento de cinco anos no tempo de serviço, aumentando de 30 para 35 anos, tanto para homens quanto para mulheres. Já a idade mínima para aposentadoria varia de acordo com a patente do militar. Quanto mais alta a patente, maior idade mínima. Essa variação já existe na regra atual e, na proposta do governo, todas as idades são aumentadas. No caso de general de Exército, a maior patente, a idade mínima aumentaria para 70 anos.

O governo apresentou o modelo de idade mínima apenas com as patentes do Exército. As idades aumentam de cinco a seis anos para a maioria das patentes. No caso de subtenente e major, no entanto, a idade mínima aumentaria em nove anos.

Aposentadoria militar

As contribuições pagas atualmente referem-se às pensões para cônjuge ou filhos, por exemplo, e passarão dos atuais 7,5% da remuneração bruta para 10,5% em 2020, de maneira escalonada. Pensionistas, alunos, cabos, soldados e inativos passarão a pagar a contribuição.

Os militares que já tiverem 30 anos de serviço ativo na data em que a nova lei entrar em vigor terão direito de transferência para a reserva remunerada assegurado. O militar da ativa que ainda não preencher os requisitos para passar à inatividade deverá cumprir o tempo que falta para completar 30 anos de serviço acrescido de um pedágio de 17% do tempo faltante. Dessa forma, um militar com dez anos de carreira deverá trabalhar 3,4 anos além dos 30 anos. Quem tem 15 anos nas Forças Armadas deverá trabalhar 2,5 anos a mais, totalizando 32,5 anos. Quem tiver 20 anos precisará trabalhar 1,7 ano a mais, totalizando 31,7 anos.

Acidente com cinco carros e dois ônibus deixa 51 feridos no túnel Marcello Alencar, no Centro do Rio

Reprodução / TV Globo
 G1 Rio 

Um acidente com dois ônibus e cinco carros fechou o Túnel Marcello Alencar, no Centro do Rio, no sentido Av. Brasil, na noite desta terça-feira (13).

Bombeiros do Quartel Central foram acionados por volta das 18h20 e atenderam 51 pessoas no local - nenhuma corria risco de vida.
"Eu estava em pé, perto da porta e de repente veio a pancada, quando eu cai lá pra frente. Não sei o que aconteceu, mas muita gente se machucou", disse Renato Ramos, passageiro de um dos ônibus envolvidos no acidente. Ele teve ferimentos leves na perna direita e nos braços.

Segundo o Corpo de Bombeiros, os feridos que precisaram de atendimento médico em hospitais foram levados para quatro unidades. São elas: Souza Aguiar, no Centro; Miguel Couto, na Gávea; Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca; e Getúlio Vargas, na Penha.

"Era muita gente sangrando, com nariz quebrado e eu só agradeço a deus por estar viva. Eu tenho problemas de artrose e não posso me quebrar", disse Maria da Silva de Moraes, de 65 anos, que teve queda de pressão e quase desmaiou esperando atendimento.
Reprodução / TV Globo
O Corpo de Bombeiros atendeu um total de 51 pessoas no local e muitos precisaram colocar uma proteção cervical para evitar movimentos de pescoço que pudessem agravar qualquer tipo de lesão.

Trânsito

Uma das pistas foi liberada por volta das 18h50. Mas segundo o Centro de Operações Rio, por volta das 21h40, a via seguia parcialmente interditada, no sentido Av. Brasil.A Prefeitura orienta que os motoristas utilizem o Túnel Santa Bárbara, também no Centro, como opção para quem deseja ir para a Zona Sul.

terça-feira, 13 de agosto de 2019

Poços de Caldas FC diz ter acordo com o goleiro Bruno para retorno ao futebol

Régis Melo - Goleiro Bruno (detalhe)
Globo Esporte

O Poços de Caldas FC afirma ter contratado o goleiro Bruno Fernandes. De acordo com o presidente do time, Paulo César da Silva, Bruno deve ser apresentado nos próximos dias e deve se juntar ao elenco que vai se preparar para disputar a terceira divisão do Campeonato Mineiro no segundo semestre do ano que vem.

A informação da contratação foi divulgada inicialmente pelo Jornal Mantiqueira, de Poços de Caldas, e confirmada pelo GloboEsporte.com.
Para se mudar para Poços de Caldas e começar a treinar no Poços de Caldas FC, Bruno precisaria de uma permissão da Justiça, já que cumpre regime semiaberto domiciliar pelo homicídio de Eliza Samúdio e pelo sequestro e cárcere privado do filho. Desde que saiu da prisão, há quase um mês, o goleiro tem mantido uma rotina discreta em Varginha.

Procurada pela reportagem, advogada Mariana Migliorini, que representa o goleiro, confirmou a proposta e afirmou que os acertos finais devem acontecer durante o fim de semana. A advogada disse ainda que o objetivo é que Bruno continue morando em Varginha, mas obtenha uma autorização especial para treinar no Poços de Caldas.

O GloboEsporte.com também procurou o Tribunal de Justiça de Minas Gerais para saber sobre a possibilidade, mas não obteve retorno até esta publicação.

Em entrevista por telefone, o presidente do Poços de Caldas deu detalhes do planejamento do time, que anunciou nesta terça-feira (13) a retomada das atividades. O clube também é conhecido como Vulcão.

Leia o que disse o presidente:

GloboEsporte.com: Chegou a informação de que o Bruno teria fechado contrato com o Poços de Caldas Futebol Clube, isso procede?

Paulo César da Silva: Procede. O Bruno é o novo contratado do Poços de Caldas Futebol Clube.
Já está acertado, assinado?

Ele vai estar assinando o contrato no dia da apresentação, na Urca, a gente vai agendar o dia para ele assinar o contrato. Isso deve ocorrer em seis dias, nós estamos fazendo a montagem do time, fazendo outras contratações, porque o time vai estar participando de um torneio e fazendo alguns amistosos preparando para 2020.

Ele começaria a treinar com o clube desde agora?

O Bruno, provavelmente, semana que vem ele já começa a treinar. Ele só precisa de algumas liberações, algumas coisas que precisam ser combinadas, mas ele já é contratado do clube.

Em relação à transferência do Bruno para Poços tem alguma informação?

Isso aí só o departamento jurídico do clube, só o advogado tem acesso a isso. Não vou conseguir te responder. Só a advogada dele vai poder auxiliar nisso.

Por que o interesse de vocês no Bruno? Por que o Bruno?

O Vulcão cresceu em um bairro, é um Corinthians nosso da nossa região, ele tem um social muito forte e nós vamos estar disputando o campeonato com três ou quatro atletas conhecidos e o restante são pessoas que nós vamos estar selecionando da própria região. É um clube que vem com um projeto novo para o mercado.

Crimes e cumprimento da pena

Bruno foi preso em setembro de 2010 e condenado em março de 2013 pelo homicídio triplamente qualificado de Eliza Samudio e pelo sequestro e cárcere privado do filho Bruninho.

Ele também havia sido condenado por ocultação de cadáver, mas esta pena foi extinta, porque a Justiça entendeu que o crime prescreveu sem ser julgado em segunda instância. As penas válidas somadas, então, são de 20 anos e 9 meses de prisão.

Em fevereiro de 2017, o goleiro chegou a ser solto por uma liminar do Superior Tribunal Federal (STF) e voltou a jogar futebol, atuando no Módulo 2 do Campeonato Mineiro pelo Boa Esporte, mas depois teve a medida revogada e um pedido de habeas corpus negado.

Em abril de 2017, Bruno se apresentou à polícia em Varginha, onde foi preso e levado para o presídio da cidade.

Mais de dois anos depois, o juiz Tarciso Moreira de Souza, da 1ª Vara Criminal e de Execuções Penais da comarca de Varginha, concedeu a progressão de regime para o semiaberto, no dia 18 de julho de 2019.

A decisão veio após o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) anular uma falta grave que havia sido imputada a Bruno por infrações no tempo em que exercia trabalho externo na Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (Apac) da cidade.

Passagem pelo Boa Esporte

No dia seguinte ao anúncio como reforço do Boa Esporte, uma empresa de nutrição rompeu a parceria com o clube. O anúncio foi o estopim para que outras empresas fizessem o mesmo. O clube perdeu o patrocinador master e a fornecedora de material esportivo.

A estreia de Bruno pelo Boa Esporte foi em um empate marcado por um pênalti cometido pelo goleiro. Apesar disso, ele foi ovacionado no Estádio Municipal de Varginha. No dia 25 de abril de 2017, a Primeira Turma do STF decidiu mandar Bruno de volta à prisão. Ao todo, o goleiro atuou em cinco partidas pelo clube de Varginha e sofreu quatro gols.

'Pedi a Deus todos os dias para fechar com o Atlético', revela volante Ramón Martínez

Bruno Cantini / Atlético / Divulgação - Martínez
(em detalhe) 
Hoje em Dia

Enxergar o Atlético como um dos melhores clubes do continente foi o que o dia 17 de julho de 2013 propiciou a Ramón Martínez, anunciado há dois meses como reforço do alvinegro. Contratado junto ao Guaraní, do Paraguai, o volante de 23 anos estava no estádio Defensores del Chaco e viu in loco o duelo dos brasileiros contra o Olimpia, primeiro da final da Copa Libertadores daquele ano.

Apesar dos 2 a 0 para os donos da casa, em Assunção, o final se tornou feliz para os atleticanos, uma semana depois, em Belo Horizonte. “Eu fui ver o Atlético na final da Libertadores que jogou contra o Olimpia, no Paraguai. Desde então me vi impressionado com o que, para mim, é um dos melhores clubes da América”, conta Martínez ao Hoje em Dia.

Titular em três das quatro partidas que fez com a camisa preta e branca (Chapecoense, Goiás e Fluminense), o paraguaio parece ter agradado o técnico Rodrigo Santana e, aos poucos, vai também caindo nas graças dos torcedores.

“A torcida do Galo é muito apaixonada e muito calorosa. Além disso, em cada partida que fazemos, sentimos um apoio imenso e, com isso, conseguem tirar o melhor de cada atleta em campo”, relata o jogador que custou aproximadamente R$ 8 milhões ao Atlético e que assinou contrato até o fim de 2022.

Origens

Filho de pai motorista de ônibus na capital paraguaia e mãe empregada doméstica, Ramón Martínez teve infância pobre e viu o futebol como a saída para oferecer uma vida melhor à família.

De acordo com o gringo, foi o esporte que lhe abriu portas e que lhe fez conquistar grandes amigos, desde criança. Conhecer o Brasil aos 10 anos, inclusive, só foi possível com a ajuda de pais de colegas de escolinha.

“Graças ao futebol pude ter várias histórias, como conhecer o Brasil. Pude jogar um torneio infantil que tinha um custo elevado, que contei com a ajuda dos pais dos meus amigos. Conhecer o país já era um sonho desde então”, relembra o substituto imediato de Jair.

Ceni chega a BH, fala em orgulho por acertar com o Cruzeiro e promete time ‘rápido e agressivo’

Reprodução
Hoje em Dia

Ele chegou! Rogério Ceni, o novo treinador do Cruzeiro, madrugou para chegar a Belo Horizonte e desembarcou nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (13) no aeroporto de Confins. Ceni agradeceu o carinho do torcedor e disse que o momento é de orgulho por chegar ao Cruzeiro. “Agradeço o carinho. Hoje é um dia especial. Camisa linda, maravilhosa. É um orgulho dizer que faço parte do Cruzeiro”, afirmou.

Recepcionado por jornalistas, Ceni conversou rapidamente com a imprensa e falou sobre sua chegada ao clube estrelado. “Para mim é um prazer muito grande chegar aqui, apesar da noite viajando. Não sabia que vocês (jornalistas) estariam aqui (no aeroporto), achei que falaríamos apenas mais tarde. Para mim é uma honra usar o azul do Cruzeiro. Espero corresponder e fazer o Cruzeiro se reerguer neste momento de dificuldade que o clube enfrenta”, disse o novo treinador.

Escolhido pela diretoria azul e com o aval dos jogadores, Ceni comentou sobre o início do seu trabalho. Tenho as minhas convicções de trabalho. Mas eu torço para que o grupo tenha desenhos, tenha vontade, tenha ímpeto, porque no final das contas somos coadjuvantes e os atletas que decidem. Fui atleta há pouco tempo. Se eles acreditarem no trabalho, o Cruzeiro consegue (sair da crise)”, comentou.

Em maio o treinador rejeitou uma proposta do Atlético, que naquela época trocava Levir Culpi de seu comando técnico. Ceni falou sobre essa negativa. "São duas grandes equipes (Cruzeiro e Atlético). Há quatro meses eu não poderia trabalhar em lugar nenhum do Brasil porque eu estava no meio de duas finais de Campeonato: estadual e da Copa do Nordeste. Eu tinha o desejo de ser campeão. São momentos completamente distintos”, explicou.

O treinador comandou o Fortaleza em 94 jogos, venceu 51, teve 18 empates e perdeu 25, somando aproveitamento de 60,63%. Ceni assina contrato com o Cruzeiro até o fim de 2020, quando termina o mandato do presidente Wagner Pires de Sá.

“O Fortaleza se tornou uma equipe vencedora. Ficar no Fortaleza seria correto. Vir para p Cruzeiro também é correto. Estamos em uma semifinal de Copa do Brasil. É uma situação delicada, difícil, mas não é impossível de se reverter. Quando se tem a oportunidade de conquistar um título, não podemos deixar escapar”, disse.

Sobre o último treinador do clube, Mano Menezes, Rogério Ceni disse que o respeita bastante, mas afirmou que seu estilo de trabalho é diferente do antigo comandante. “Primeiro, é um treinador que ganhou quatro títulos aqui. O Mano tem um estilo de jogo, é um cara que merece meu respeito. Tenho uma característica diferente. Vamos tentar fazer um time mais rápido e mais agressivo possível”, finalizou.

Justiça determina evacuação de famílias por risco de novo rompimento em Brumadinho

Flávio Tavares / Hoje em Dia
Hoje em Dia

O risco de outro rompimento de barragem de rejeitos em Brumadinho levou a Justiça a determinar a evacuação imediata de, inicialmente, quatro famílias moradoras da comunidade de Quéias, na cidade da Grande BH. A decisão foi publicada nesta segunda-feira (12) e a empresa responsável tem 72 horas para cumprir a determinação.

A barragem em questão pertence à Emicon Mineradora e Terraplanagem, mas está desativada há cerca de dez anos, conforme a assessoria da Prefeitura de Brumadinho. A Defesa Civil da cidade estima que morem nove famílias, ou cerca de 40 pessoas, no local onde a lama pode chegar. Mas, uma contagem preliminar identificou quatro casas habitadas, com 19 moradores. As autoridades municipais ressaltam que a evacuação é preventiva e foi pedida porque é necessário algum tempo para a conclusão de estudos e obras de manutenção.

Além das famílias, um eventual rompimento da barragem B1 A poderia também atingir até três pontos da BR-381, a Fernão Dias, e um córrego que deságua no rio Manso, afluente do Paraopeba e fonte importante para o abastecimento na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

A prefeitura convocou, para a tarde desta segunda, uma reunião com representantes da empresa e autoridades públicas para entender a situação. No encontro, estiveram presentes a Defesa Civil Estadual, a Agência Nacional de Mineração (ANM), o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), as polícias Militar e Civil, a Arteris - empresa que administra a BR-381 - e a Copasa, além de autoridades do município.

Daniel Freitas, secretário municipal de Meio Ambiente de Brumadinho, contou que o encontro foi convocado para cobrar explicações dos representantes da Emicon a respeito do que está acontecendo na barragem. "Perguntamos sobre os planos e eles pediram um prazo, até terça-feira (13), para apresentar o plano de ação, então marcamos uma nova reunião para amanhã", detalhou.

Recorrência

No site do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, a ação judicial pela qual foi expedida a ordem de evacuação tem início em 2003. Em uma decisão de fevereiro de 2019, o juiz Rodrigo Heleno Chaves, da Vara Criminal de Brumadinho, determina a liberação de uma verba de R$ 1 milhão para que a empresa resolva as questões relacionadas à mina.

Entre elas, obras, projetos e obtenção de licença para ações emergenciais de descomissionamento do Dique B3, adequação de acessos e ombreiras do Dique B4, adequação do extravasor da barragem B1A, e para elaborar o Plano de Segurança das Barragens, realizar as inspeções quinzenais de barragens e auditorias de segurança necessárias.

A primeira ordem de evacuação foi assinada em 22 de julho deste ano e cita a falta de ação da empresa mesmo com a liberação da verba para a conclusão das obras necessárias. O magistrado, entretanto, ressalta o caráter preventivo da evacuação, visto que seria necessário um tempo maior de estudo para verificar o verdadeiro risco de rompimento da barragem.

No último dia 2 de agosto, a Defesa Civil de Brumadinho acompanhou um engenheiro geotécnico em uma vistoria no local e emitiu laudo à Justiça atestando que, mesmo tendo feito medições nos piezômetros (equipamentos para medir pressões estáticas ou a compressibilidade dos líquidos), o profissional explicou que precisa de pelo menos 30 dias para concluir os estudos e apresentar um panorama mais preciso sobre a situação da barragem.

O laudo embasou a última ordem de evacuação, assinada no dia 7 de agosto e publicada nesta segunda, que ainda exige da Emicon que apresente um relatório com a situação da barragem no mesmo prazo de 72 horas.

Procurada, a Emicon informou, através do advogado Gustavo Alvarenga, que vai cumprir a decisão judicial e removerá as pessoas potencialmente afetadas. Em nota, o representante ainda declarou que há estudos em andamento desde junho sobre a situação no local, mas que eles são complexos. Por não ter um Plano de Emergência pronto, a evacuação vai levar em conta o que foi elaborado por uma mineração vizinha. Leia a nota da empresa na íntegra:

A empresa informa que irá cumprir a decisão judicial e removerá as pessoas potencialmente afetadas, ainda que barragem não esteja em eminente risco. Há estudos e verificações em andamento que foram possíveis somente em junho (2019) e que são complexos. Por isso, provisoriamente, estão sendo considerados os estudos realizados para a Mina/barragem do Ipê. A empresa já vem mantendo conversas com os órgãos responsáveis para implementação da ordem judicial.

A EMICON realizou os estudos de estabilidade de barragem no ano passado (apresentados em agosto), o que demonstra que vem tentando sanar e mitigar todo e qualquer eventual problema, e reitera que não se imiscuirá de suas responsabilidades.

Por fim, é importante destacar que a empresa há tempos passa por uma situação societária e que somente mais recentemente o seu co-administrador judicialmente nomeado, Sr. Sérgio Lúcio, pôde tomar ciência de tudo que é necessário ser feito.

Em Minas, idosos são quase metade das vítimas da dengue em 2019

Pixabay
Hoje em Dia

Os idosos em Minas Gerais foram os mais atingidos pela dengue em 2019. Das 125 mortes provocadas pelo vírus e confirmadas até agora, o grupo representa 49% do total, de acordo com boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) nesta segunda-feira (12). Ainda há outros 121 óbitos em investigação, pendentes de resultados de exames.

As mortes foram registradas em 39 municípios mineiros, sendo que Belo Horizonte (com 22 óbitos), Betim (18) e Uberlândia (18) foram as cidades que tiveram números mais impressionantes. De acordo com a secretaria, 58,4% das pessoas que morreram da doença eram do sexo feminino.

Até o momento, Minas Gerais registrou 466.796 casos prováveis (casos confirmados + suspeitos) de dengue. Somente em julho, um mês frio e de raras chuvas, foram notificadas 5.993 suspeitas da doença.

O boletim epidemiológico também informa que o Estado registrou 2.636 casos prováveis de febre chikungunya em 2019, com uma morte confirmada em Patos de Minas. Já em relação à zika, foram registrados 910 casos prováveis da doença em 2019.

Anatel: reclamações contra operadoras de telefonia caem 17,2% em junho

EBC
Agência Brasil

O número de reclamações contra operadoras de telecomunicações encaminhados à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em junho de 2019 caíram 17,2% em relação a maio. De acordo com os dados divulgados hoje (12) pela agência, em junho foram recebidas 218.356 reclamações nos canais de atendimento.

Todos os principais serviços de telecomunicações acompanhados pela Anatel apresentaram redução em junho de 2019. A telefonia fixa, com 44.686 reclamações, registrou queda de 22,1%. Em seguida foi a telefonia móvel pós-paga, com 76.340 reclamações, diminuição de 17,6%.

A TV por assinatura registrou 26.548 queixas, redução de 15,3%. Na banda larga fixa houve 41.867 reclamações, uma queda de 15,1%. A telefonia móvel pré-paga registrou 27.823 denúncias, redução de 12,4% menos em relação a maio.

Entre as operadoras, a TIM foi o maior alvo das reclamações dos consumidores na telefonia móvel pós-paga, com 40,2% das queixas e também na telefonia móvel pré-paga, registrando 48,7% do total das reclamações para esse serviço em junho.

Na TV por assinatura, a Claro aparece com o maior número de reclamações, com 46,6% das queixas. Na telefonia fixa a líder em reclamações foi a Oi, com 48,4%, enquanto que na banda larga fixa foi a Vivo, com 27,4%.

"Os principais motivos das reclamações registradas na Anatel contra prestadoras de telecomunicações foram erros de cobrança: foram 51,1% das queixas na TV paga, 45,5% na telefonia móvel pós-paga e 41,8% na telefonia fixa. Na banda larga fixa, o principal motivo das reclamações foi 'qualidade, funcionamento e reparo', 33,7% do total, e na telefonia móvel pré-paga foram queixas relativas a crédito, 31%", informou a agência.

Começou a Terceirona em Minas: confira os resultados da primeira rodada

Divulgação / Valadares EC 
Começou o Campeonato Mineiro da Terceira Divisão, também chamado de Segundona Mineira.

A verdade que equivale ao terceiro escalão do futebol do Estado de Minas Gerais. Sabemos que tem a divisão principal, o Módulo II (segunda divisão de fato) e a Terceirona que começou no sábado com a realização de 4 partidas, além de um jogo que "terminou" em W.O., já que o Pirapora não enfrentou o Mamoré na cidade de Patos de Minas.

Confira os resultados da 1ª rodada: 
Betis 0 x 3 União Luziense
Betim 1 x 0 Inter de Minas
Santarritense 1 x 1 Figueirense
Coimbra B 5 x 0 Minas Boca
Araguari 0 x 3 SEP Patrocinense
Valadares 2 x 2 Boston City
Pouso Alegre 0 x 0 Atlético de Três Corações

segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Entenda o que muda no processo de tirar carteira de habilitação a partir de setembro

Eugênio Moraes / Hoje em Dia 
Hoje em Dia

Dentro de pouco mais de um mês, a partir do dia 16 de setembro de 2019, entrará em vigor a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) - publicada em junho deste ano - que altera algumas das regras para a aquisição ou adição de categoria na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Entre as principais mudanças estão a diminuição da carga horária das aulas, a suspensão por doze meses das aulas teóricas e práticas para obtenção da Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC) e o fim da obrigatoriedade do simulador de direção na categoria B (carro).

Diante disso, a Polícia Civil de Minas Gerais (PC) divulgou uma nota para esclarecer o que será modificado com as novas normas. Segundo a instituição, muitos candidatos à habilitação decidiram aguardar a vigência das novas regras para iniciarem o processo, porém, isso não é necesário esperar para se inscrecer em um Centro de Formação de Condutores (CFC).

"O sistema será adaptado para que, a partir do dia 16 de setembro, todas as mudanças sejam válidas mesmo para quem já iniciou o processo. Portanto, aqueles alunos que já tiverem cumprido a carga horária exigida pela Resolução 778 do Contran estarão aptos a realizar a prova de direção, e aqueles que estiverem fazendo as aulas práticas deverão apenas complementar as horas exigidas pela nova regra", explica a delegada Flávia Portes, chefe da Divisão de Habilitação do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG).

A PC explica ainda que o simulador de direção para categoria B, que era obrigatório desde 2016, passou a ser considerado facultativo. Com isso, houve redução de cinco horas para as aulas práticas na categoria, que passa a ter a mesma carga horária que a categoria A (motocicleta), que é de 20 horas/aula, no mínimo. Entretanto, se o candidato optar pelo uso do simulador, poderão ser feitas até cinco aulas no equipamento e as demais 15 horas de curso acontecerão no automóvel.

Aulas noturnas e ACC

Outra alteração é com relação às aulas noturnas. Agora é exigida uma hora/aula prática durante a noite para alunos em formação para conduzir motos, carros ou ciclomotores.

Por fim, a resulução do Contran prevê ainda que aqueles que desejarem obter a ACC, que permite a condução das chamadas "cinquentinhas", poderão fazer durante o período de um ano apenas as provas teórica e prática, sem a necessidade de frequentar aulas. Entretanto, se for reprovado, as aulas práticas passam a ser exigidas. Passado o período de um ano, a carga horária para tirar a ACC passa de 20 horas para 5 horas e poderão ser feitas no ciclomotor do aluno.

Logo na rodada inaugural, jogo entre Fundão e Cachoeiro não acontece

Divulgação
Fundão x Cachoeiro

Todos naquela expectativa para a estreia do Campeonato Amador de Belo Oriente. O pessoal larga tudo e corre para a beirada do campo. A empolgação toma conta. Chega ao campo e cadê o jogo? Pois é. Isso aconteceu logo na rodada de abertura do Campeonato Amador de Belo Oriente.

Fundão e Cachoeiro não atuaram devido seus uniformes serem parecidos. Segundo Ricardo "Gato", um dos responsáveis pelo Fundão, o árbitro deu prazo para que se conseguisse o uniforme. "O árbitro deu 20 minutos para arrumar o uniforme e eu fui na mesma hora (precisou se deslocar até a sede) e cheguei lá (no campo) o Cachoeiro não quis jogar não. Estão querendo ganhar no tapetão. Os caras estavam comemorando que não ia jogar. Vamos correr atrás para saber onde é o erro", disse Ricardo.

O Cachoeiro também deu sua versão sobre o fato por meio de um de seus responsáveis, Francisco: "O juiz falou que não tinha condição de jogo por causa do uniforme. O juiz deu 20 minutos para correr atrás de outro uniforme, só que excedeu o tempo e chegaram depois do tempo dado. Os uniformes eram iguais. Nós chegamos no campo 9:20 da manhã e eles (Fundão) viram que o uniforme era idêntico e não tomaram providências e no juiz chegar e questionar o time, o Fundão alegou que a culpa era da Liga de Desportos pelo uniforme ser igual", disse.

Agora é aguardar as medidas que serão tomadas com relação a questão.

Arbitragem: Raphael Ribeiro de Freitas

Assistentes: Johne William e Hermeson Alves

Arbitragem: Quadro da AAVA (Associação de Árbitros do Vale do Aço)

Choque de abertura: Talismã e Oriente ficam no empate sem gols

Divulgação
Talismã 0 x 0 Oriente

A abertura do Campeonato Amador de Belo Oriente foi na manhã deste domingo (11). Em campo tivemos o duelo entre Talismã e Oriente. O jogo realizado no estádio Jurandir Ferreira "Jurandizão" foi debaixo de um sol escaldante.

Os dois times com nomes conhecidos no futebol regional, como os casos de Kanu (Oriente) e Michelzinho do Revés (Talismã). Os dois times tentavam criar as jogadas e quando chegavam esbarravam nas mãos dos dois jovens goleiros Gustavo Morais (Oriente) e Tekin (Talismã).

Na abertura teve a presença do prefeito Hamilton Rômulo - que deu de forma simbólica o pontapé inicial no meio-campo. Ainda estiveram presentes o presidente da Liga de Desportos Fernando Martins Hermógenes e o Gerente de Esportes Edson Martins de Almeida. Mesmo debaixo de um forte sol, o público compareceu para prestigiar o evento. Os dois times acabaram não saindo do empate em 0 a 0. O jogo foi transmitido AO VIVO pelo FUTBLOG DO SORRISO.

Divulgação 
O Talismã foi a campo com: Tekinho; Júlio, Paulo Henrique, Uarlei e Welington; Lucas Vanison, Jefinho e Rei; Michelzinho, André e Woshinho. Técnico: Rafael Douglas.

O Oriente de: Gustavo Morais; Everton, Léo de Braúnas, Ornellas e Etinho; Luis, Gustavo do Fá e Roboão; Vitinho, Kanu e Victor Hugo.

Ambos os times fizeram alterações no decorrer da partida.

O jogo teve Fábio Gomes no apito.

Assistentes: Geraldo da Silva Sá e Reinaldo Aprígio

Quarto árbitro: Vanderli Quintino Bastos

Foram expulsos Léo de Braúnas e Victor (ambos do Oriente).