sexta-feira, 6 de março de 2020

Caso julgado: Vila Bráz é finalista da Intermunicipal, após punição aplicada ao Cachoeiro

Divulgação

Os times de Belo Oriente haviam se enfrentado na partida de ida da semifinal


No último domingo (01/03), Vila Bráz e Cachoeiro se enfrentaram pelo jogo de ida da semifinal da Copa Intermunicipal de Futebol Amador 2020. Desde então se formou um imbróglio no decorrer da semana. Segundo consta no regulamento da competição, um jogador não poderia ser inscrito após a data prevista (25 de janeiro), sendo assim impossibilitado de assinar súmula.

Caso uma equipe assim o fizesse, seria a perdedora dos 3 pontos, não repassando para o adversário envolvido. O Vila Bráz alegou que o Cachoeiro entrou em campo com jogadores irregulares. Já o Cachoeiro em sua defesa alegou ter havido um erro de digitação com relação a lista de atletas. Na ida, o Vila Bráz construiu a vantagem, fazendo 3 a 1 no placar.

Com a decisão da Comissão Julgadora (formada por membro dos próprios clubes), o Vila Bráz vai à final da competição e o Cachoeiro está eliminado. O time da Sede aguarda agora o vencedor de Boa Vista (Naquinho) e Ipabinha (Ipaba do Paraíso), que voltam a se enfrentar neste domingo. Na ida da semifinal: Boa Vista venceu por 3 a 2.

NOTA SOBRE O ENQUADRAMENTO DA COMISSÃO JULGADORA

Comunicado 

A equipe do Cachoeiro 

Comunico a equipe que foi denunciado irregularidades na inscrição de jogadores, que entraram em campo diante da equipe do Vila Bráz, na partida válida pelo jogo de ida da semifinal da Copa Intermunicipal, enquadrando a equipe no artigo 21 do regulamento.

“Artigo 21: O clube que inscrever o jogador após a data prevista (25 de janeiro) e colocar esse atleta para assinar a súmula, será perdedora dos 3 pontos no campeonato, não repassando para a adversário envolvido”.

Vanisson  Lucas Barbosa e Vitor Henrique assinaram na partida e não tem o nome deles na lista de inscritos.

O responsável terá direito a defesa para ser levado em votação com os representantes dos demais clubes do campeonato.

NOTA AINDA SOBRE A DENÚNCIA

Sobre a denúncia de irregularidades dos jogadores do Cachoeiro.

O artigo 21, do regulamento da Copa Intermunicipal de Futebol Amador 2020, fala o seguinte:

Artigo 21: O clube que inscrever o jogador após a data prevista (25 de janeiro) e colocar esse atleta para assinar a súmula, será perdedora dos 3 pontos no campeonato, não repassando para a adversário envolvido”.

O regulamento fala que a equipe que escalar o jogador irregular, será perdedora dos 3 pontos na competição, portanto se o Cachoeiro tivesse ganhado à partida, ele perderia os pontos, as duas equipes ficariam com 0 pontos deixando a disputa em aberto, como o Cachoeiro perdeu a partida, eles no caso não tem pontos e estaria com a punição, ficando com -3 pontos, impossibilitando a equipe de avançar a próxima fase da competição.

O Cachoeiro fez seus argumentos de defesa sobre a irregularidade de seus jogadores, através de seus representantes e concordaram que seus jogadores estavam irregulares, que foi um erro na digitação, ocorrido ao ir em uma lan house. 

VOTAÇÃO

Os dirigentes de clubes envolvidos na competição e aptos a opinar, de forma unânime, penderam pela punição ao Cachoeiro.

Seleção Brasileira convocada para a primeira rodada das Eliminatórias

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Tite relaciona 24 jogadores para os jogos contra Bolívia e Peru, marcados para os dias 27 e 31 de março, respectivamente


A Copa do Mundo 2022 começou. Nesta sexta-feira (6), o técnico Tite convocou 24 jogadores para a disputa das duas primeiras rodadas das Eliminatórias para o Mundial. A Seleção Brasileira enfrenta a Bolívia, no dia 27 de março, em Recife, e depois o Peru, no dia 31 do mesmo mês, em Lima, capital peruana.

Para a elaboração desta primeira lista de convocados em 2020, a comissão técnica da Seleção Brasileira acompanhou 37 partidas 'in loco', além de treinamentos e outros tantos jogos pela televisão. Tudo isso no intervalo entre a última Data FIFA, em novembro, quando o Brasil enfrentou Coreia do Sul e Argentina, e a convocação desta sexta-feira.

-Todas as etapas são de preparação, principalmente a anterior. E tem uma etapa de desempenho e resultado, têm essas pequenas diferenças. Por vezes, três ou quatro meses, um mês... O nível do atleta é físico, de adaptação, de volta de um centro maior ou menor, a uma retomada, a uma equipe se ajustar - declarou Tite.

O Brasil inicia sua caminhada para a Copa do Mundo FIFA Catar 2022 na Arena Pernambuco contra a Bolívia. Para esta partida, a delegação brasileira começa a chegar a Recife no dia 22 de março. De lá, a delegação embarca para o Peru no sábado, dia 28 de março, um dia após a estreia nas Eliminatórias. O duelo contra o Peru, no dia 31, será no Estádio Nacional de Lima.

-Estive em Recife na segunda passada olhando os possíveis locais de treinamento e decidimos treinar na segunda e terça-feira na Ilha do Retiro. O treino do dia 24 será aberto ao público, é importante o apoio dos torcedores nessa trajetória. Ele será nosso 12º jogador. Em breve daremos maiores detalhes sobre como adquirir ingresso. Na quarta e na quinta-feira os treinos serão na Arena Pernambuco, um dos locais onde estivemos e pudemos constatar as boas condições do gramado. Esse é um critério que vamos estar muito atentos, é muito importante a qualidade dos gramados. Estivemos na Europa e vimos a importância do gramado para um bom espetáculo - destacou Juninho Paulista, Coordenador da Seleção Brasileira.

Confira a lista de convocados pelo técnico Tite:

GOLEIROS
Ederson - Manchester City (ING)
Weverton - Palmeiras
Ivan - Ponte Preta

ZAGUEIROS
Thiago Silva - Paris Saint-Germain (FRA)
Marquinhos - Paris Saint-Germain (FRA)
Eder Militão - Real Madrid (ESP)
Felipe - Atlético de Madrid (ESP)

LATERAIS
Daniel Alves - São Paulo
Danilo - Juventus (ITA)
Renan Lodi - Atlético de Madrid (ESP)
Alex Sandro - Juventus (ITA)

MEIAS
Arthur - Barcelona (ESP)
Casemiro - Real Madrid (ESP)
Fabinho - Liverpool (ING)
Everton Ribeiro - Flamengo
Bruno Guimarães - Lyon (FRA)

ATACANTES
Philippe Coutinho - Bayern Munique (ALE)
Gabriel Jesus - Manchester City (ING)
Richarlison - Everton (ING)
Roberto Firmino - Liverpool (ING)
Gabriel Barbosa - Flamengo
Neymar - Paris Saint-Germain (FRA)
Everton - Grêmio
Bruno Henrique - Flamengo

(CBF - Confederação Brasileira de Futebol)

Visibilidade: Força Feminina se destaca nos Bombeiros de Minas

Foto: Márcio José Pereira


Presença no CBMMG revela capacidade das mulheres de brilharem em todas as carreiras


Até há pouco tempo, entrar para o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), carreira conhecida por força física e combate em campo, era uma possibilidade restrita ao sexo masculino. Mas desde 1993, oficiais mulheres passaram a ser admitidas em concursos da instituição e, hoje, 540 fazem parte do quadro dos bravos combatentes. Aqui, quatro delas contam como passaram a integrar a entidade reconhecida pela missão de salvar vidas.

No trabalho corriqueiro ou em eventos de grande proporção, que exigem ainda mais coragem – a exemplo do rompimento da barragem do Córrego do Feijão, em Brumadinho -, elas vivem em meio a emoção. E lidam, ainda, com os papéis cotidianos como administrar a casa, a vida afetiva e social, a educação dos filhos.

Homenagem

Nesta sexta-feira (6/3), a major Karla Lessa Alvarenga Leal, primeira mulher entre as bombeiras do Brasil a assumir a função de comandante de helicóptero, recebe homenagem da Assembleia Legislativa, pelo Dia Internacional da Mulher. Karla é exemplo de que é, sim, possível chegar ao topo da carreira militar, e se tornou referência para muitas jovens que sonham com profissões tidas como masculinas.

A major conta que sempre buscou se capacitar e vencer barreiras. “Estudei no Colégio Militar de Belo Horizonte. Quando estava no último ano do ensino médio, uma palestra que divulgava o concurso público para ingresso na Polícia Militar e no CBMMG chamou a minha atenção. A pesquisa e o estudo contínuo, estar empregada com apenas 18 anos, um salário atraente e os campos de atuação ligados à prática de esportes de aventura (que eu associava à diversão) motivaram minha escolha”, lembra.

Trajetória

Karla revela que na ala masculina da família houve um certo estranhamento pela escolha da profissão. “Meu pai mencionou que ‘bombeiro não era coisa para mulher’, mas foi um dos poucos comentários que fez de cunho limitador. No geral, meus familiares apoiam e ajudam minhas escolhas. Guardo exemplos de atitudes proativas, decididas e com forte opinião adotadas pelas mulheres de minha família, o que é uma referência”, avalia.

Dedicação aos estudos, disciplina, prática de esportes e a caminhada diária de 5 quilômetros entre casa e escola são apontados pela major como pontos que ajudaram na aprovação do concurso e no preparo físico para o treinamento. Em 2000, quando foi aprovada no concurso, o ingresso de mulheres na corporação já não era novidade. No entanto, a major alcançou postos inéditos entre militares do sexo feminino. “Sou a primeira mulher a assumir função de comandante de helicóptero pelo que tenho notícia. Mas há outras mulheres pilotos”, conta.



Obstáculos e conquistas

A major aponta como maior obstáculo enfrentado “lidar com alguns posicionamentos preconceituosas dentro da corporação”. Entre as conquistas, Karla se orgulha de se ser comandante de aeronave do CBMMG, instrutora de voo, examinadora credenciada da Anac e piloto habilitada para voar sob regra de voo não visual. Para além da realização pessoal, ela cita participação no “fortalecimento e estruturação do Batalhão de Operações Aéreas do CBMMG, tornando-o referência de atendimento à população no país”.

Com 19 anos de carreira, a comandante já atuou em diversos setores, incluindo combate a incêndio urbano e florestal; busca e salvamento de pessoas, animais e bens; atendimento pré-hospitalar; prevenção contra incêndio e pânico; defesa civil. “O trabalho é muito gratificante, pois envolve fazer a diferença na vida de alguém de forma positiva, participando de momentos críticos e únicos. Tenho muito orgulho da nossa missão e das pessoas que compõem o time. E também do destaque dado à corporação pelo povo mineiro que reconhece e valoriza nossos esforços. Isso nos motiva a continuar na busca da melhor prestação de serviço público”, registra.

Entre as missões mais marcantes, a major cita o atendimento aos atingidos pelo rompimento da Barragem do Córrego do Feijão, em Brumadinho, os atendimentos a colegas de trabalho vítimas de acidentes, além das ocorrências que envolvem alto risco à própria integridade física.

Desafios

Karla avalia que as conquistas relativas à igualdade de gênero ainda é parte pequena de um processo em construção. “Nosso espaço vem sendo conquistado ao longo dos anos. No entanto, algumas questões ainda tendem a evoluir. Particularmente, entendo que o aumento do percentual de vagas disponíveis para mulheres nas diferentes forças de segurança carece de análise; o número está aquém do devido”, avalia.

Orgulhosa de servir de modelo para outras mulheres, Karla sustenta uma máxima: “É libertador motivar mulheres a acreditarem mais em si mesmas, para assim evoluírem e não se permitirem serem subjugadas pelo simples sexismo”. Hoje, ao receber a homenagem pelo Dia Internacional da Mulher na ALMG, ela ressalta: “A conquista e fortalecimento gradativo de espaços de tomada de decisão e da consciência de apoio mútuo entre as mulheres facilita a aceitação e a promoção de mudanças”.

Elas chegaram

Com apenas 18 anos, Graziele de Souza Ferreira ingressou na carreira de bombeiro militar em 2008. “Havia acabado de me formar e tinha vontade de prestar um concurso público da PMMG. Mal conhecia o Corpo de Bombeiros à época, mas minha mãe foi minha grande incentivadora, pois tinha o sonho de ser bombeiro em sua juventude. Um dia, vimos um outdoor que dizia: ‘Seja um Soldado do Fogo! Inscreva-se no concurso para o curso de formação de soldados do CBBMG’. Imediatamente, fiz a inscrição”, lembra.

Nem mesmo o teste físico desanimou Graziele, na época sedentária. “Treinei muito, musculação aliada ao que era cobrado nas provas específicas. E tive ajuda de um amigo da família, policial militar, e do personal”, revela.

Graziele foi admitida em uma turma com mais 27 mulheres que se apoiam em tudo. De lá para cá, realizou diversas funções e cursos de formação. Entre as funções, serviço operacional, parte administrativa, recursos humanos. Em 2013, se formou no Curso de Formação de Oficiais e, como aspirante, foi transferida para o 5º BBM, em Uberlândia, onde trabalha atualmente. “Aqui, trabalhei como coordenadora de bombeiros da unidade (CBU), adjunta da seção de pessoal e atualmente exerço a função de subchefe da seção de planejamento”, detalha.

Ela divide a rotina entre trabalho, lazer, atividades físicas diárias e cuidados com a cachorrinha. Na corporação, ela conta ter vivenciado muita coisa no serviço operacional. “Amava entrar de serviço sem saber o que me esperava naquele plantão. A missão que me dá mais orgulho em ter participado, sem dúvida, é a Operação Brumadinho”.

Na carreira, reconhece que a desigualdade de gênero ainda é uma realidade, “muitas vezes comprovada no tipo de tratamento e nas missões que são dadas”. No entanto, destaca que há tentativas de promover a igualdade e um grande avanço na questão em comparação à realidade de 30 anos atrás.

A busca por mais realização é uma constante. “Tenho muito orgulho desses 11 anos de serviço militar. É claro que ainda tenho muito a caminhar, porém já me realizei em vários aspectos. Consegui passar no concurso que mais almejava, fiz alguns cursos de especialização, sou respeitada e tenho voz ativa no meu batalhão. A mensagem que sempre tento transmitir às mulheres é: somos capazes! Podemos realizar tudo aquilo que almejarmos! Somos respeitadas a partir do momento em que desempenhamos o nosso papel da melhor maneira possível”, frisa.

Sargento e mãe

As bombeiras militares também são mães. Exemplo é a sargento Nardely Santos Rodrigues, 31 anos, militar há 11 e mãe de três crianças. Ela conta que ingressou na carreira como alternativa de um trabalho estável, e logo se apaixonou pelo ambiente militar. “Cresci em um âmbito social com pouco incentivo. Fui criada por mãe solteira, a quem devo minha educação e o aprendizado de que era preciso buscar uma oportunidade de sucesso por meio de um concurso público. A princípio, não conhecia muito do militarismo, decidi prestar por necessidade. Mas, com o tempo, me encontrei na profissão. Hoje, amo o que eu faço e tenho certeza que ser bombeiro é minha vocação! ”, destaca.

A sargento lembra que muitos a apoiaram na decisão, inclusive com ajuda financeira para os estudos. A mulher que sempre a inspirou foi a mãe – “mulher solteira, manicure e mãe de três meninas, que sempre demonstrou uma força e coragem inexplicável. Uma mulher admirável!” Nardely estudou em escola pública e não pôde pagar um curso preparatório para a prova. Mas era uma aluna esforçada e teve uma rede de apoio familiar e de amigos para chegar lá.
Nardely entrou para a corporação junto a mais 28 mulheres. “No primeiro momento, foi um choque. Um mundo totalmente diferente, o militarismo era algo totalmente novo. Muitas vezes escutei que "batalhão não era lugar de mulher", mas isso me incentivava a ser melhor. Por outro lado, havia aqueles que nos apoiaram e sabiam que éramos tão capazes quanto qualquer um que desejasse seguir por esse caminho”.

As funções executadas por ela são as mesmas de qualquer oficial. “No início, como soldado, atuei como combatente no serviço operacional. Durante a gestação passei por um período na administração e na sala de operações da unidade como rádio operador. Atualmente, como sargento, sou chefe de guarnição no Serviço Operacional.”

A rotina de mãe de crianças em idades diferentes, esposa e militar é um tanto puxada, reconhece. No entanto, o apoio do marido, também bombeiro militar, faz com que o time jogue em harmonia. “São desafios diários, mas me considero abençoada por poder contar com um esposo e pai presente em todos os momentos. E também com minha mãe, que nos ajuda muito cuidando das crianças durante nossos plantões. Sinceramente, não sei dizer qual seria minha versão mais desafiadora, a de bombeiro militar, esposa ou mãe, mas sou completamente realizada por poder ser as três”.

Entre as missões das quais mais se orgulha, ela cita “cada atendimento, do mais simples ao mais complexo” e revela as dores e as delícias da profissão. “Recentemente, atuei em uma ocorrência de soterramento em que uma família, infelizmente, faleceu. Foi muito forte trabalhar na recuperação dos corpos, principalmente pelo fato de uma das vítimas ser uma menina da idade da minha filha. Atuações em Brumadinho e, anteriormente, em Mariana foram bem marcantes em minha carreira. Por outro lado, atuei em uma ocorrência há alguns meses que me trouxe a sensação de dever cumprido e alegria: tive a oportunidade de auxiliar no parto de uma menina, simplesmente emocionante”.

Sobre a igualdade de gênero em profissões, Nardely acredita que o Brasil já avançou muito. Porém, trata-se de uma luta diária. “Muitas vezes, somos testadas simplesmente por sermos mulheres. Ainda somos menos de 10% do efetivo da corporação e o preconceito, em maioria, é oriundo de uma educação falha. O militarismo, muitas vezes, nos dá voz ativa em lugares em que não teríamos. Nessas ocasiões, procuro representar o nosso valor, mostrar que merecemos ser ouvidas não porque somos mulheres, mas sim porque somos capazes como qualquer outro profissional, independentemente do sexo.”

Neste 8 de março, a sargento se diz orgulhosa de suas escolhas. E destaca: “Fico feliz por ser a prova de que é possível ser mulher, militar, esposa e mãe, superando todos os desafios. Gostaria que todas as mulheres que sonham em seguir uma carreira de maioria masculina entendessem que somos capazes. Não podemos deixar que nossos sonhos se percam em virtude dos preconceitos. Somos donas da nossa própria história e podemos alcançar nossos objetivos com muita luta, sabedoria e fé”.

Gratidão

A cabo Stephanie Esteves Medeiros, hoje com 30 anos, também entrou para a carreira militar muito jovem. Recebeu da mãe e do padrasto - referência por ter se aposentado como sargento da Polícia Militar - incentivo para prestar o concurso. “Ingressei aos 18 anos, em 2008, um ano após me formar no ensino médio”.

Entre as barreiras enfrentadas, a militar aponta a descrença pela pouca idade. Porém, não deu ouvidos e apostou nos estudos e no preparo físico. De início, ficou assustada com a forma de tratamento do militarismo, mas logo se encontrou. “Ingressei em uma turma de 27 mulheres e todas fomos recebidas da mesma forma que os masculinos. Como costumamos dizer, de forma bem ‘rústica’", conta.

Ela destaca que suas inspirações são as sargentos Elizabeth e Regiane, das primeiras mulheres a integrarem o Corpo de Bombeiros, que ensinam a jovem, que considera as operações em ocorrências de incêndio as mais marcantes.

Na ala operacional desde a formatura – afastou-se só durante a licença maternidade -, Stephanie conta que, durante os plantões, mata as saudades do filho de 6 anos pelo whatsApp. O marido também é do Corpo de Bombeiros, o que é um orgulho em dose dupla para a criança.

A militar acredita que ainda há muito para evoluir em relação a questão de gênero, mas também há muitos motivos para comemorar. “Nesses anos de carreira, vi muita coisa mudar para melhor. Não foi fácil chegar até aqui. Mas consegui, e sou grata por tudo. Dica para as que sonham em ingressar na carreira de Bombeiro Militar: nunca desistam! Haverá pedras no caminho, mas você é mulher, e isso já é uma vantagem”.

(Agência Minas)

Unindo forças: Minas e estados vizinhos firmam estratégias para fortalecer a segurança no campo

Sérgio Teixeira/Divulgação


Forças de MG, SP, GO, DF e MS se reuniram em Uberaba para enfrentar criminalidade rural em áreas de divisas


Representantes das forças de segurança de Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul se reuniram em Uberaba, no Triângulo Mineiro, nessa quinta-feira (5/3), para debater o cenário da criminalidade no ambiente rural e construir estratégias conjuntas de enfrentamento à violência nas áreas de divisas entre os estados. Promovido pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) de Minas, o encontro resultou na articulação das redes estaduais e na assinatura de um protocolo de intenções, com ações de atuação integrada.

Os órgãos de Segurança Pública acordaram medidas integradas com foco principal no combate aos crimes de furtos e roubos de defensivos agrícolas, de gado e de bens naturais relacionados ao patrimônio rural. São 12 ações, incluindo um cronograma de operações integradas nas áreas de divisas; a criação de um canal de comunicação para compartilhamento de experiências e boas práticas; e a implantação e o compartilhamento de um banco de dados de criminosos e organizações criminosas especializadas, informando ao estado limítrofe a notificação de ocorrências de crimes rurais.

O protocolo de intenções inclui ainda o fomento à reativação de postos fixos de fiscalização de controle sanitário nas divisas de estados; a agregação de tecnologias de inteligência artificial nos Centros Integrados de Comando e Controle (CICC) regionais com foco em rodovias, vias vicinais e pontes nas divisas; o encaminhamento ao Congresso Nacional, juntamente com segmentos organizados do setor agropecuário, de um conjunto de leis que contribuam para a redução da criminalidade nesse ambiente; o fortalecimento das redes de vizinhos rurais protegidos; entre outras ações.

“Quando estive em Uberaba, no ano passado, identificamos que o problema da criminalidade rural no Triângulo Mineiro extrapola as nossas divisas. Por isso decidimos chamar nossos vizinhos para integrarmos todas as forças de segurança desses estados. Sem integração vamos ter muita informação, mas não vamos ter efetividade. Queremos gerar resultados definitivos e permanentes”, ponderou o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas, general Mario Araujo.

Presente no encontro, o secretário de Segurança Pública de Goiás, Rodney Rocha Miranda, destacou algumas experiências bem sucedidas do seu estado, como a implantação de um novo sistema de patrulhamento por parte da Polícia Militar, que conta com um trabalho do CICC específico para a região rural, e a melhor estruturação da delegacia de combate aos crimes rurais.

Forças integradas

O comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Giovanne Gomes da Silva, ressaltou a importância de aumentar o patrulhamento rural, com mais interação com a comunidade. Ele também destacou a necessidade de se investir em tecnologias, como o georreferenciamento de propriedades rurais. “Sabemos que existe uma migração do crime. O criminoso sai de um estado e vai para outro. Essa integração, com troca de informações, banco de dados e mapeamento, vai possibilitar uma redução das ocorrências e um aumento da sensação de segurança para o homem do campo”, afirmou.

O trabalho de investigação dos crimes rurais demanda expertise policial, capacitações, troca de informações, conhecimento da área e dos mecanismos dos receptadores e para onde são conduzidos os produtos roubados e furtados, como explicou o chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, delegado-geral Wagner Pinto. “É realmente um trabalho complexo e que demanda integração do conhecimento e da metodologia para se alcançar um bom resultado”, disse.

Encontro integrado

Além do secretário de Justiça e Segurança Pública, do comandante da Polícia Militar e do chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, também assinaram o protocolo de intenções o secretário de Segurança Pública de Goiás, Rodney Rocha Miranda; o secretário de Justiça e Segurança Pública do Mato Grosso do Sul, Antonio Carlos Videira; o coronel EB Omar Tumas, representando a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo; o delegado federal Alciomar Goersch, representando a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal; e Jefferson Lisboa, do Departamento de Polícia Circunscricional do Distrito Federal.

(Agência Minas)

OMS: última paciente com ebola tem alta no Congo e médicos comemoram

Reprodução


Uma mulher que estava tratando um caso de ebola em Beni, na República do Congo, recebeu alta médica na última terça-feira (4). 


Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), ela foi a última paciente com a doença a receber alta, que virou motivo de comemoração entre a equipe médica.

A epidemia de Ebola afetou as províncias de Kivu do Norte e Ituri, no leste do país. Até o final de dezembro do ano passado, foram registrados 3.373 casos de pessoas contagiadas pelos vírus. Enquanto isso, as mortes registradas desde agosto de 2018 chegaram a 2.231.

(Diário On Line e Gazeta Web)

quinta-feira, 5 de março de 2020

Assinou: Jean, ex-Palmeiras, fecha com o Cruzeiro

Divulgação/Cruzeiro

A Raposa segue se reforçando para as disputas que virão nesta temporada 


O time celeste acertou a contratação do volante Jean, de 33 anos. O atleta chega à Toca da Raposa por empréstimo feito junto ao Palmeiras, e será apresentado oficialmente nesta sexta-feira, 6 de março, às 14h30. O acesso da imprensa ao CT estrelado será às 14h20.


Natural de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, Jean também possui experiência jogando pela lateral-direita. Ao longo de sua trajetória no futebol, defendeu clubes como o São Paulo, o Penafiel, de Portugal, e o Fluminense, além do time do Palmeiras.

Em sua galeria de títulos, Jean conta com quatro Campeonatos Brasileiros, uma Copa Libertadores e uma Copa das Confederações pela Seleção Brasileira.

FICHA TÉCNICA - JEAN

Nome completo: Jean Raphael Vanderlei Moreira
Data de nascimento: 24/06/1986
Naturalidade: Campo Grande-MS
Posição: Volante
Altura: 1,70m
Carreira: São Paulo (2004-2005), América-SP (2006), Marília-SP (2007), FC Penafiel-POR (2008), São Paulo (2008-2011), Fluminense (2012-2015), Palmeiras (2016-2019) e Cruzeiro (desde 03/2020)
Títulos: Copa das Confederações (2013), Copa Libertadores (2005), Campeonato Brasileiro (2008, 2012, 2016 e 2018), Clássico das Américas (2012), Campeonato Paulista (2005) e Campeonato Carioca (2012).

(Site Oficial)

Ipatinga encara o Betim no sábado: ingressos começam a ser vendidos

Futblog do Sorriso 

Jogo importante para o Tigre no Gigante do Parque Ipanema 


Conforme informado pela assessoria, os ingressos para a quinta partida do Ipatinga no Campeonato Mineiro do Módulo II começam a ser vendidos nesta quinta-feira (5), em diversos pontos de venda em Ipatinga. A partida do próximo sábado (07), às 16h, no Ipatingão, marcará a volta do técnico José Ângelo, o Preca, ao Ipatinga pela terceira vez.

A partida tem cara de decisão e os jogadores ressaltam a importância do apoio do torcedor neste momento. “Todos nós (atletas) sabemos da importância dessa partida para as nossas pretensões na competição. É importante vencer em casa e principalmente por se tratar de um adversário forte que não pode se distanciar. Com certeza será um jogo de seis pontos e para nós, a presença da torcida será fundamento, pois com o apoio dela nos tornamos mais fortes”, comentou o goleiro Paulo Vitor.

Os preços serão os mesmos praticados nos jogos anteriores, sendo R$15 (meia) e R$30 (inteira).

PASSAPORTE

O passaporte da temporada ainda está sendo vendido nas bilheterias do Ipatingão em dia de jogos. O plano Prata está R$80 (com um ingresso por partida) e o plano Ouro está R$160 com direito a dois ingressos por partida. Os torcedores que adquirirem os passaportes participam exclusivamente do Intervalo Premiado do Tigrão que acontece nos jogos do Tigre no Ipatingão.

Ronaldinho Gaúcho é surpreendido pela polícia em hotel no Paraguai por suposto passaporte falso

Foto: Getty Imagens/AFP/Norberto Duarte 


A polícia do Paraguai fez buscas na noite desta quarta-feira na suíte onde está hospedado o ex-jogador Ronaldinho Gaúcho em um hotel próximo à capital Assunção. 


Os agentes relataram ter agido após denúncia do Departamento de Identificações da Polícia Nacional por suspeita de que o jogador e o seu irmão, Roberto de Assis Moreira, estivessem portando passaportes falsos.

Foram apreendidos dois passaportes paraguaios considerados presumidamente adulterados e que estavam em nome de Ronaldinho e do irmão. Telefones celulares também foram recolhidos. Um brasileiro de 45 anos foi detido, mas a polícia não detalhou qual seria a sua ligação com o caso. Tanto Ronaldinho quanto Assis foram convocados a prestar esclarecimentos ao Ministério Público na manhã desta quinta-feira.

A operação policial ocorreu na suíte presidencial do Hotel Resort Yacht y Golf Club em Lambaré, vizinho a Assunção. O registro da ocorrência mostra que os agentes chegaram ao local às 21h15.

O craque chegou ao Paraguai vindo do Rio, tendo sido recebido por uma multidão no desembarque no Aeroporto Internacional Silvio Pettirossi, em Assunção. Os passaportes supostamente adulterados teriam sido apresentados pelo ex-jogador e pelo seu irmão no momento de entrada no país, apesar de o Paraguai aceitar o RG brasileiro como documento para acesso ao seu território.

Ronaldinho tinha previsão de participar de alguns eventos e de ação beneficente para crianças, do lançamento de uma biografia, além de uma ação social de uma empresária. O advogado do ex-jogador está indo para o Paraguai.

A denúncia da Polícia Nacional foi levada à procuradoria-geral do país, que coordenou a operação após determinação judicial. O comunicado da polícia ressalta que foi providenciado que eles permaneçam nos quartos, devendo comparecer nesta quinta às 8 horas na sede do Ministério Público. Aos policiais, eles disseram que foram ao Paraguai a convite de Nelson Belotti, dono do cassino Il Palazzo, e que depois foram contatados por um representante da fundação "Fraternidade Angelical".

À rádio paraguaia ABC Cardinal, o ministro do Interior, Euclides Acevedo, disse que será aberta uma investigação. "Nós não só estamos querendo investigar a adulteração, mas também as autoridades que permitiram esta irregularidade de procedimento", disse. Ele acrescentou que os documentos teriam sido adulterados "para por os nomes dessas pessoas e que por isso foi feita uma denúncia". "Como autoridades de Estado, não podemos permitir esse tipo de adulteração, seja de quem for."

A Procuradoria paraguaia declarou no início da madrugada desta quinta que foram encontrados vários documentos paraguaios com o nome do jogador e de seu irmão. "A investigação está em curso", informou o órgão.

PROBLEMAS COM O PASSAPORTE DE RONALDINHO - Ronaldinho fechou acordo em setembro de 2019 com o Ministério Público do Rio Grande do Sul para liberar o seu passaporte, que estava retido pela Justiça, o que o impedia de realizar viagens internacionais Ele realizou pagamento, em valor que não foi revelado e acertado em acordo, que permitiu a liberação do documento.

Anteriormente, Ronaldinho e seu irmão Assis haviam sido condenados por crime ambiental em Porto Alegre, em área protegida, no Lago Guaíba. A condenação os multou em cerca de R$ 8,5 milhões. E como não havia feito o depósito do valor, o passaporte do craque havia sido retido pela Justiça, assim como o de Assis.

No ano passado, o ex-jogador foi nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro como embaixador do Turismo. No fim de outubro, já com o passaporte liberado, viajou para disputar partida festiva em Israel.

Ronaldinho fechou acordo em setembro de 2019 com o Ministério Público do Rio Grande do Sul para liberar o seu passaporte, que estava detido pela Justiça, o que o impedia de realizar viagens internacionais. Ele realizou pagamento, em valor que não foi revelado e acertado em acordo, que permitiu a liberação do documento.

Anteriormente, Ronaldinho e seu irmão Assis haviam sido condenados por crime ambiental em Porto Alegre, em área protegida, no Lago Guaíba. A condenação os multou em cerca de R$ 8,5 milhões. E como não havia feito o depósito do valor, o passaporte do craque havia sido retido pela Justiça, assim como o de Assis.

No ano passado, Ronaldinho foi nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro como embaixador do Turismo. No fim de outubro, já com o passaporte liberado, viajou para disputar partida festiva em Israel.

Informações da Rádio Itatiaia 

Começa prazo para vereador mudar de partido antes das eleições

Foto: José Cruz/Agência Brasil


Até 3 de abril vereadores podem mudar de partido sem perder mandato


O vereador que quiser mudar de partido para se candidatar à reeleição ou a prefeito nas eleições municipais deste ano tem de hoje (5) até o dia 3 de abril para fazê-lo, na chamada “janela partidária”.

A janela antes de eleições, inserida na legislação pela minirreforma eleitoral de 2015, é a única oportunidade em que o detentor de cargo eletivo proporcional, como o de vereador, pode mudar de partido livremente, sem risco de perder o mandato.

O prazo para a janela partidária sempre se encerra seis meses antes do pleito. Neste ano, o primeiro turno está marcado para 4 de outubro, e o segundo turno, no dia 25 do mesmo mês.

Calendário das eleições

Outras datas previstas no calendário eleitoral devem ser seguidas pelos candidatos e partidos que vão disputar o pleito. Em 4 de abril, todas as legendas que pretendem disputar as eleições devem estar com registro aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

No mesmo mês, o tribunal vai lançar uma campanha nas emissoras de rádio e televisão para incentivar a participação das mulheres nas eleições e esclarecer o eleitor sobre o funcionamento do sistema eleitoral.

Em 16 de junho, o TSE deve divulgar o valor corrigido do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC), criado pelo Congresso Nacional. Conforme o orçamento da União, R$ 2 bilhões estão previstos para o fundo.

Em julho, os partidos estão autorizados a promover as convenções internas para escolha de seus candidatos, que deverão ter os registros das candidaturas apresentados à Justiça Eleitoral até 15 de agosto.

No dia seguinte, a propaganda eleitoral está autorizada nas ruas e na internet até 3 de outubro, dia anterior ao primeiro turno.

Em setembro, a partir do dia 19, nenhum candidato poderá ser preso, salvo em flagrante. No caso dos eleitores, a legislação eleitoral também proíbe a prisão nos dias próximos ao pleito. No dia 29, eleitores só podem ser presos em flagrante.

(Agência Brasil)

Ministério da Saúde anunciou que o Brasil tem oito casos de coronavírus confirmados. Seis pacientes são de São Paulo, um do Rio de Janeiro e um no Espírito Santo. Acompanhe ao vivo:

quarta-feira, 4 de março de 2020

Leo Santin desabafa após polêmica demissão do técnico do Olímpia: “não respeitam o nosso trabalho”

Foto: Arquivo pessoal


Técnico do United Soccer, nos Estados Unidos, sai em defesa do amigo Alexandre Ferreira


Um acontecimento inusitado na série A3 do Campeonato Paulista, no último domingo (01), chamou atenção e indignou profissionais do futebol, inclusive, Leo Santin, amigo do Alexandre Ferreira, que sofreu a demissão do Olímpia, no vestiário, durante o intervalo do duelo contra o Primavera, após se negar a fazer substituições pedidas por dirigentes do clube.

“Eu me solidarizo com o Ferreira, conheço a pessoa e profissional que ele é. Ele trabalha muito, se dedica ao máximo em cada clube que passa, é capaz e tem conhecimento para exercer sua função. O que fizeram com ele não pode acontecer com nenhum profissional, é injusto e uma falta de respeito tremenda”, dispara indignado.

Antes de fechar com o time dos EUA, Leo Santin foi auxiliar de Ferreira na Francana, Batatais, Comercial e Botafogo-SP. Hoje treinador, ele diz que se revoltaria da mesma forma se fosse com qualquer outro profissional.

“Tratamos nossa profissão com muita seriedade, estamos sempre buscando nos atualizar, eu, por exemplo, me formei fora, fiz estágio no Barcelona para aprender a metodologia deles, e vejo que os dirigentes não tratam a nossa profissão com a seriedade que deveriam, e o futebol só vai melhorar quando todos os envolvidos forem profissionais de verdade. Me indignei com o descaso e falta de respeito, ficaria da mesma forma com qualquer outro profissional. Não respeitam o nosso trabalho”, finaliza Leo Santin.

Assisense contrata primeiro jogador estrangeiro de sua história: o goleiro canadense Liam Thompson

Foto: Divulgação/Assisense


Equipe segue em ritmo de preparação


Em pré-temporada, o Assisense segue reforçando o elenco para a disputa da Quarta Divisão do Campeonato Paulista, quando estreia no dia 19 de abril contra o XV de Jaú, em casa, no Estádio Municipal Antônio Viana da Silva.

De todas as contratações feitas pelo clube, a que chamou mais atenção foi a do goleiro canadense Liam Thompson, de 20 anos. Ele é a primeira contratação estrangeira nos 24 anos de história do clube.

Liam possui passagens pelo próprio futebol Canadense e pelo futebol Espanhol. O goleiro atuou pelo Valladolid, da Espanha. Recentemente, esteve no Oakville Blue Devils , do Canadá.

O arqueiro, que possui descendência Portuguesa e consegue entender o idioma português, contou um pouco do motivo pelo qual escolheu o Brasil e suas expectativas em vestir a camisa do Falcão do Vale:

- Estou feliz com o acerto e minha vinda ao Brasil, o clube nos apresentou um bom projeto, é ambicioso e tem seus objetivos muito bem traçados para esse ano, isso me atraiu em vir pra cá e também o fato do meu agente (Pedro Nery) ser brasileiro colaborou bastante, além de que o Brasil é o celeiro dos melhores jogadores do mundo.

Estou trabalhando forte no meu dia a dia pra me aperfeiçoar cada vez mais e buscar meu espaço no time, não quero apenas passar por aqui, quero deixar meu nome escrito na história do clube e colaborar com o crescimento desse clube que eu já aprendi a admirar”. – disse Liam.

O Diretor Executivo do Falcão do Vale, Vagner Silva, falou sobre a contratação do goleiro Canadense:

- O Liam é um goleiro muito promissor que veio agregar ao nosso grupo, se enquadra no perfil que traçamos para contratar nossos jogadores, temos certeza que irá agregar e colaborar com nosso objetivo maior, o tão desejado acesso. – finalizou o Diretor.

FICHA DO JOGADOR

Nome: Liam Botelho-Thompson Nascimento: 27/07/1999 em Oakville, Canadá.
Clubes: Toronto Lynx – CAN (2015-2017) Valladolid FC – ESP (2017-2018) Oakville Blue Devils – CAN (2018-2019) Assisense – SP (2020)

Números: PIB fecha 2019 com crescimento de 1,1% em relação a 2018

Arquivo/Agência Brasil 


Agropecuária cresceu 1,3%, a indústria 0,5% e serviços 1,3%, diz IBGE


O produto interno bruto (PIB), que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, fechou o ano passado com crescimento de 1,1% frente a 2018. O resultado foi alcançado após a variação do quarto trimestre de 2019, que teve alta de 0,5% na comparação com o período anterior.

Na comparação com o mesmo trimestre de 2018 houve elevação de 1,7%, o décimo segundo resultado positivo consecutivo após 11 trimestres de queda.

Os números foram divulgados hoje (4) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em valores correntes, o PIB atingiu R$ 7,3 trilhões no ano. Do total, R$ 6,2 trilhões se referem ao Valor Adicionado a preços básicos e R$ 1,0 bilhão aos Impostos sobre Produtos Líquidos de Subsídios.

Segundo o órgão, a agropecuária cresceu 1,3%, a indústria 0,5% e serviços 1,3%.

O PIB per capta variou 0,3% em termos reais e atingiu R$ 34.533 em 2019.

(Agência Brasil)

Situação triste: número de mortos na Baixada Santista sobe para 18, diz Defesa Civil

Foto: Prefeitura de Santos/Divulgação


Região também registra 30 desaparecidos


A Defesa Civil do Estado de São Paulo informou, em nota na noite desta terça-feira (3), que o número de mortes causadas pelas fortes na Baixada Santista nesta madrugada subiu para 18. Também há 30 desaparecidos. No último boletim constavam 16 mortes.

Destas 18 mortes e 30 desaparecidos, a maioria está na cidade do Guarujá (15 mortos e 22 desaparecidos). Também há casos registrados em Santos (2 mortos e 6 desaparecidos) e São Vicente (1 morte e 2 desaparecidos).

O número atual de desabrigados é de 156 no Guarujá e 7 em São Vicente. São Vicente também tem 11 desalojados. Desabrigados são aqueles que estão acomodados provisoriamente em locais públicos improvisados; desalojadas são as pessoas que tiveram de deixar suas casas e se abrigar na casa de parentes e amigos ou buscar outras opções temporárias.

Segundo a Defesa Civil, foram disponibilizadas 12,5 toneladas de materiais de ajuda humanitária, como colchões, cobertores, cestas básicas, água sanitária e água potável, aos municípios afetados. Esse material será distribuído quando for solicitado pelas defesas civis municipais.

Ao longo da quarta-feira (4), mesmo a frente fria estando bem afastada do estado de São Paulo, um sistema de baixa pressão no oceano lançará umidade em direção ao continente que, somada com a umidade da Amazônia, provocará chuva fraca a moderada em pontos isolados da Baixada Santista.

Segundo a Defesa Civil, pelo solo estar completamente encharcado, o risco de transtornos continua elevado.

Luto oficial

Nesta terça-feira, o governador de São Paulo, João Doria, decretou luto oficial de três dias em todo o estado. “Lamentamos muito o efeito das fortes chuvas que se abateram sobre a Baixada Santista e oferecemos solidariedade às famílias que perderam entes queridos e estão em sofrimento nesse momento”, disse Doria em entrevista na prefeitura de Santos.

O decreto será publicado na edição de quarta-feira (4) do Diário Oficial do estado.

Doria também determinou a formação de uma força-tarefa para apoio a desabrigados, desalojados e familiares de vítimas e desaparecidos.

(Agência Brasil)

Libertadores: Inter começa fase de grupos com boa vitória diante da Universidad Católica

Foto: Jeferson Guareze/AGIF


No Beira-Rio, Colorado contou com noite inspirada de Paolo Guerrero, que marcou dois gols e ainda deu assistência na vitória por 3 a 0 diante dos chilenos


Noite colorada na primeira rodada da fase de grupos da Libertadores 2020! Nesta terça-feira (3), o Internacional recebeu a Universidad Católica-CHI no Beira-Rio e venceu por 3 a 0, com destaque para a atuação de Paolo Guerrero. O peruano marcou duas vezes e ainda participou do gol de Marcos Guilherme.

Depois de domínio total no primeiro tempo, o Colorado saiu na frente aos 16 minutos da etapa complementar, em bela cobrança de falta de Guerrero. O peruano ainda ampliou aos 21, quando a bola sobrou para Thiago Galhardo, que tocou para ele fazer o segundo. Sem parar de pressionar, o time brasileiro marcou o terceiro logo depois, aos 25. Edenilson passou para Guerrero, que deu assistência para Marcos Guilherme estufar as redes: 3 a 0.

– Acho que fizemos uma grande partida. A gente está preparado para esse tipo de jogo, de muita intensidade. Acho que a gente pressionou toda a partida e, merecidamente, saímos com esses três pontos – disse o goleador da partida na saída de campo.

Com o resultado, o Inter aparece na liderança do Grupo E, com três pontos. O próximo compromisso será o clássico inédito diante do Grêmio, no dia 12, às 21h, na Arena.

(CBF - Confederação Brasileira de Futebol)

Deu Peixe: Santos vira sobre o Defensa y Justicia e vence na estreia da Libertadores

Foto: Santos/Divulgação


Com gols de Jobson e Kaio Jorge, Peixe bate time argentino por 2 a 1 fora de casa e larga com o pé direito na Copa Libertadores


O Santos fez grande estreia na Libertadores da América 2020. Na noite desta terça-feira (3), na Argentina, o Peixe suou a camisa, mostrou poder de reação e venceu, de virada, o Defensa y Justicia por 2 a 1, com gols de Jobson e Kaio Jorge no Estádio Norberto Tomaghello. O resultado deixa o Alvinegro na liderança do Grupo G.

Autor do gol de empate, Jobson falou em entrevista coletiva após a partida. O volante, que entrou no segundo tempo, disse que seguiu à risca as orientações do técnico português Jesualdo Ferreira.

– O professor (Jesualdo) tem uma experiência, conhece os jogadores. Ele sabe quem coloca, temos de confiar no trabalho dele. Temos de fazer o que ele pede. Eu tomei até uns puxões de orelha nos anos passados porque saía muito. Vi um espaço. Fui um pouco teimoso. O professor estava gritando para ficar no meio dos zagueiros. Fui muito feliz e tenho de agradecer – disse.

(CBF - Confederação Brasileira de Futebol)

Bom começo: com gol de letra, Athletico-PR vence o Peñarol na estreia da Libertadores

Foto: Jason Silva/AGIF


Pelo Grupo C da competição, Furacão derrotou o time uruguaio por 1 a 0 com belo gol de Bissoni


Estreia com gol de letra! Assim foi a noite do Athletico Paranaense pela primeira rodada da fase de grupos na Libertadores da América. Nesta terça-feira (e), na Arena da Baixada, o Furacão recebeu o Peñarol-URU e venceu por 1 a 0, com belo gol de Bissoli.

Apesar de maior posse de bola no primeiro tempo, o Athletico não criou muitas chances reais de abrir o placar. Na melhor delas, aos 28 minutos, Adriano cobrou escanteio e Thiago Heleno cabeceou no ângulo esquerdo e acertou a trave. Nas outras, o goleiro Dawson fez boas defesas.

No segundo tempo, o Furacão ficou ainda mais ofensivo, mas seguiu com dificuldade na pontaria. Aos quatro minutos, Carlos Eduardo finalizou com força, vendo a bola passar muito perto da trave esquerda. Depois, Dawson pegou belo chute de Erick e a cabeçada perigosa de Bissoli. Mas, aos 30 minutos, o atacante não foi parado no goleiro uruguaio. Thiago Heleno lançou Nikão, que desceu pela direita, se livrou da marcação e deu assistência para Bissoli completar de letra: 1 a 0.

Com o triunfo, a equipe brasileira aparece na liderança do Grupo C, com três pontos. O próximo compromisso será no dia 11, contra o Colo-Colo, do Chile, em Santiago.

(CBF - Confederação Brasileira de Futebol)

Grêmio inicia luta pelo tetra da Libertadores batendo o América de Cali

Foto: Lucas Uebel/Grêmio/Divulgação


Tricolor faz grande exibição na Colômbia e, com gols de Victor Ferraz e Matheus Henrique, vence os donos da casa por 2 a 0 na primeira rodada da Libertadores


Estreia perfeita do Grêmio na Libertadores 2020. Em duelo disputado no Estádio Pascual Guerrero, na Colômbia, o Tricolor Gaúcho atuou de forma segura, se impôs sobre o América de Cali e largou em busca do tetra vencendo por 2 a 0. Victor Ferraz e Matheus Henrique marcaram os gols na noite desta terça-feira (3).

Com o resultado, a equipe do técnico Renato Portaluppi fica na vice-liderança do Grupo E, somando três pontos (o mesmo número do Internacional, que lidera em função do saldo de gols). O Grêmio volta a campo na próxima quinta-feira (12), quando encara o Inter no primeiro Grenal da história do torneio.

Autor do segundo gol, Matheus Henrique comemorou a estreia com triunfo gremista fora de casa.

– A gente sabia que era difícil. Uma equipe qualificada. Mas viemos preparados e conseguimos o principal objetivo, que era pontuar. Meu primeiro gol na Libertadores. Muito feliz. Mas estou muito mais feliz pelo empenho da nossa equipe – declarou, antes de projetar o clássico da próxima rodada:

– Sabemos que tem um clássico. Vamos jogar em casa, o que nos dá uma tranquilidade. Vai ser um jogo complicado, mas estamos preparados para o que der e vier.

O Tricolor abriu o placar ainda no primeiro tempo. Na marca dos 14 minutos, Digo Souza cobrou falta, a bola bateu na barreira e sobrou para Victor Ferraz, que saiu de cara com o goleiro Chaux e bateu para colocar os brasileiros em vantagem. O segundo veio logo aos quatro da etapa final: Cebolinha serviu Matheus Henrique, que rolou na entrada da área e acertou um lindo chute.

(CBF - Confederação Brasileira de Futebol)

Festa do ‘B’: grupo de atleticanos distribuirá 35 mil balões no clássico para provocar cruzeirenses

Reprodução/Twitter


O clássico entre Atlético x Cruzeiro, marcado para às 19h do próximo sábado (7), terá um clima diferente neste tão tradicional encontro.


Se em 2006 as duas equipes se enfrentaram, também no Mineirão, com os celestes zombando o rival pelo rebaixamento no Campeonato Brasileiro, desta vez quem promete dar troco à altura são os alvinegros.

Criando ideias para provocar os cruzeirenses, visitantes no duelo da primeira fase do Estadual, um grupo de atleticanos se uniu e comprou balões personalizados com a letra “B”. O Hoje em Dia apurou que a expectativa é que cerca de 35 mil sejam distribuídos no dia do confronto.

Após a liberação da Polícia Militar e do Ministério Público, a torcida do Galo se mobilizou e promete fazer uma verdadeira festa no Gigante da Pampulha. Camisas e o tradicional “fantasma da Série B” também marcarão presença nas cadeiras do Gigante da Pampulha.

(Hoje em Dia)

Em 2020: Minas tem primeira morte por dengue, e casos suspeitos ultrapassam 20 mil

Foto: Pixabay


A Secretaria de Estado de Saúde (SES) confirmou nesta terça-feira (3) a primeira morte por dengue em Minas Gerais em 2020. Trata-se de uma moradora de Medina, no Vale do Jequitinhonha.


O número de óbitos da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, contudo, pode ser ainda maior. Conforme a pasta, outras 10 mortes pela enfermidade estão sendo investigadas. Exames laboratoriais para comprovar a causa dos óbitos devem ser divulgados nas próximas semanas.

Casos prováveis

O balanço divulgado pelo Estado mostra, ainda, que houve uma explosão de casos suspeitos nos últimos 15 dias. Foram 7.203 novas notificações no intervalo de duas semanas.

Com isso, as notificações saltaram de 13.178 para 20.381, o que representa aumento de 54% no período, ou seja, 617 infecções por dia.

Atualmente, conforme a SES, 45 municípios foram classificados com incidência muito alta para dengue. Outros 25 estão na categoria alta e 71 com média incidência.

Arma contra o mosquito

Nas próximas semanas, Belo Horizonte começará a utilizar uma nova arma para eliminar o mosquito transmissor da dengue. A Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) começará a utilizar veículos aéreos não tripulados para combater o Aedes.

"Em breve teremos um serviço de drones que vai procurar focos e jogar larvicidas que sejam capazes de matar os focos do mosquito", explicou o secretário municipal de saúde, Jackson Machado.

O gestor, porém, não informou quando os equipamentos vão começar a sobrevoar as áreas com mais focos de dengue. Atualmente, as regionais Leste e Venda Nova lideram os números de casos suspeitos e são as que mais preocupam as autoridades de saúde.

(Hoje em Dia)

terça-feira, 3 de março de 2020

Conselho Técnico do Campeonato Mineiro Sub-20: serão 22 times na disputa da competição

Foto: FMF/Divulgação


Evento realizado nesta terça-feira na Sede da FMF


Conforme informações oficiais da FMF (Federação Mineira de Futebol), o Campeonato Mineiro sub-20 da temporada 2020 terá início no dia 04 de abril. Serão 22 times, que se enfrentarão em turno único na fase de classificação, com previsão de encerramento para 22/08. Os participantes serão Atlético, Tupi, Uberlândia, Cruzeiro, América, Coimbra, Villa Nova, Betis, América-TO, Serranense, União Luziense, Pouso Alegre, Minas Boca, Boston, Tupynambás, Democrata-GV, Uberaba, Betim, Atlético TC, Inter de Minas, Santarritense e Figueirense.

Os oito melhores colocados se classificam para as quartas de final, em formato mata-mata, e seguem até o dia 03/10, data da grande final. Durante os jogos eliminatórios, havendo empate em saldo de gols nos dois jogos, haverá disputa de pênaltis.

Os atletas só poderão atuar por um único clube ao longo da 1ª fase. Entre a primeira fase e as quartas de final, podem ser feitas as transferências entre os clubes, com limite de 5 atletas contratados por clube. A inscrição de jogadores pode ser feita até o último dia útil anterior ao início das quartas de final da competição.

Foi definido período de transição para estabelecer duas divisões, considerando o grande interesse pelo Campeonato Mineiro sub-20. Em 2021, serão 15 equipes na primeira divisão, o que leva a definir a queda de 7 equipes em 2020. Em 2022, a competição terá 12 times, com a queda de 3 equipes em 2021.

Cidade: Belo Oriente assina contrato para recebimento de recursos para urbanização e infraestrutura

Divulgação/Ascom/PMBO

 

Evento ocorreu na manhã desta terça-feira


Na manhã desta terça-feira, 03, ocorreu a assinatura de contrato com a Caixa para a liberação de R$ 18 milhões em verbas para obras de urbanização e infraestrutura de diversos bairros do município. O recurso vem do programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa). O ato de assinatura ocorreu no Salão das Obras Sociais.

Entre várias participações no evento, a vereadora e presidente da Câmara, Nacife Menezes, falou da importância da assinatura e liberação da verba para melhorias no município. Representando a Caixa, esteve a supervisora de Filial, Betânia Garcia Mesquita, a gerente Executiva Marina Mendes Braga Leal e o superintendente Executivo Severino Ribas, entre outras lideranças da comunidade de Belo Oriente.

A conquista é resultado de uma luta remete desde o ano de 2018. O chefe do executivo destacou o esforço e o empenho de todos da administração municipal para a obtenção dos recursos. “Isto faz parte de um trabalho conjunto, em que todos se esforçaram para atendermos todas as exigências que nos foram solicitadas. Pegamos a Prefeitura a luz de lamparina e hoje estamos assinando um contrato que vai proporcionar uma virada para a melhor qualidade de vida para o povo de Belo Oriente”, destacou o prefeito Hamilton Rômulo.

Após a assinatura do contrato, os recursos serão liberados até o dia 15 de março para dar início da licitação dos projetos. Serão beneficiadas com os recursos diversas localidades do município. O recurso será utilizado para a pavimentação e urbanização de bairros, construção e cobertura de quadras, iluminação pública e saneamento básico.

Marina Mendes Braga Leal, gerente Executiva da Caixa destacou o trabalho realizado pela Administração Municipal para a liberação dos recursos. “A Prefeitura de Belo Oriente cumpriu todos os procedimentos de forma excelente e conseguiu ficar apta para receber este financiamento que irá beneficiar toda a comunidade”, pontuou a gerente Executiva.

Avançar Cidades

Em breve, outro contrato será assinado para a liberação de recursos para mais obras, dessa vez do programa Avançar Cidades, do Ministério de Desenvolvimento Regional. A previsão é que sejam captados pelo município mais R$14,6 milhões para investimento em infraestrutura. Totalizando um montante de mais de R$ 30 milhões para a cidade.

Comissão de Infraestrutura: Senado aprova Marco Regulatório do Setor Elétrico

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil


Texto segue agora para a Câmara dos Deputados


A Comissão de Infraestrutura do Senado aprovou nesta terça-feira (3) o substitutivo do Projeto de Lei do Senado (PLS) 232/2016, que estabelece o novo Marco Regulatório do Setor Elétrico.

O relatório do senador Marcos Rogério (DEM-RO) prevê um mercado livre de energia, com a possibilidade de portabilidade da conta de luz entre as distribuidoras.

De acordo com o texto, os consumidores de cargas superiores a 3 mil kW (quilowatts) de energia poderão escolher livremente o fornecedor. Como aprovação foi em decisão terminativa, se não houver recurso para apreciação da matéria no plenário da Casa, o texto segue para a Câmara dos Deputados.

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, foi à reunião da comissão acompanhar a votação. Para ele, o projeto é "um marco para o setor elétrico". “Com a entrega que o Senado Federal está fazendo à Câmara dos Deputados, não tenho dúvida nenhuma de que lá o sucesso será tão grande quanto no Senado na tramitação desse projeto de lei”, disse.

No substitutivo, o relator adequa o PLS 232/2016 a uma portaria do Ministério de Minas e Energia (MME) que estabelece o cronograma para a ampliação do mercado livre de energia elétrica para consumidores com carga acima de 500 kW. O requisito mínimo de 3 mil kW será reduzido gradualmente ao longo dos anos, atingindo todos os consumidores após seis anos e meio de vigência da lei.

O relator alterou vários pontos do texto original proposto pelo ex-senador Cássio Cunha Lima (PB). Entre as novidades estão, por exemplo, o aumento do valor da Compensação Financeira pela Utilização de Recursos Hídricos (CFURH) e o pagamento de uma quota anual à Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) para a prorrogação da autorização de funcionamento de usinas termelétricas e hidrelétricas.

Energia Limpa
O novo marco também prevê o crescimento expressivo de fontes como eólica e solar na matriz energética. “Os subsídios para as fontes incentivadas geram distorções, porque os consumidores mais pobres pagam mais por isso. Os descontos serão substituídos após 12 meses por um instrumento que dê valor aos benefícios ambientais dos empreendimentos que utilizam essas fontes”, explicou o relator Marcos Rogério.

“A renda hidráulica, que é paga pelo consumidor, mas vai para a União, terá uma repartição mais justa, reduzindo o custo da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) na tarifa”, finalizou o relator.

(Agência Brasil)

Presidente do STF: redução da maioridade penal pode aumentar criminalidade, diz Toffoli

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil


Ministro falou sobre pessoas já punidas que voltam a cometer crimes


O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça, ministro Dias Toffoli, afirmou nesta terça (3) que uma eventual redução da maioridade penal pode resultar no aumento da criminalidade. Toffoli fez a avaliação ao comentar os resultados de uma pesquisa do CNJ sobre indivíduos que são punidos pelo Estado e ainda assim voltam a cometer infrações ou crimes.

Segundo a pesquisa Reentradas e Reiterações Infracionais, divulgada nesta terça-feira pelo CNJ, cerca de 24% dos adolescentes que deixam uma unidade socioeducativa acabam retornando ao sistema após cometer novo ato infracional. A taxa é menor do que a reincidência de 42,5% apurada no sistema prisional, que abriga presos maiores de 18 anos. Os dados dizem respeito ao período entre janeiro de 2015 e junho de 2019.

Isso indica que, uma vez ingressando em uma penitenciária, a chance de um indivíduo não se recuperar e voltar a cometer crimes é maior do que se tivesse sido encaminhado a uma unidade socioeducativa, destacou Toffoli.

“Somados a outros estudos que apontam na mesma direção, esses dados são um forte indicador de que a expansão do sistema prisional para a parcela do público atualmente alcançado pelo sistema socioeducativo pode agravar ainda mais os níveis de criminalidade no país, não podendo, portanto, ser ignorados no debate em curso em nossa sociedade sobre a maioridade penal”, disse o ministro durante abertura de seminário sobre o tema, na sede do CNJ, em Brasília.

Para Toffoli, a pesquisa contribui para que o assunto seja discutido com base em dados da realidade. “O Estado não pode trabalhar com achismo, com o “penso que”, o “acho que”, afirmou.

A pesquisa do CNJ foi feita a partir do Cadastro Nacional de Adolescentes em Conflito com a Lei, que é alimentado pelas Varas da Infância e da Adolescência de todo o país. O próprio estudo, porém, reconhece “a fragilidade dos dados” diante da falha no preenchimento de formulários e inconsistências nas informações, embora considere os achados válidos para indicar tendências.

(Agência Brasil)

Belo Oriente: festa de 57 anos reúne mais de 35 mil pessoas nos três dias de evento

Foto: Divulgação/Ascom/PMBO


Foram três dias de evento


A festa de comemoração dos 57 anos de Belo Oriente foi um sucesso de público e reuniu mais de 35 mil pessoas na Avenida Brasil, no Bairro Novo Oriente, local onde ocorreu os três dias de festividades em homenagem a emancipação política e administrativa do município.

Os 57 anos de Belo Oriente, foi comemorado com grande estilo com atrações de renome nacional e diversos artistas regionais. A festa de aniversário teve início na sexta-feira, 28 de fevereiro e se encerrou na noite de domingo, 1º de março. Ao total, foram mais de 20 artistas se apresentando nos dois palcos montados na área do evento.

O primeiro dia de evento, na sexta-feira, 28, a atração principal foram Os Barões da Pisadinha, que fizeram um show que botou todo mundo para dançar. No sábado, 29, a dupla sertaneja Diego e Victor Hugo foi a atração da noite. No domingo, 1º de março, o show principal foi de Dimas e Seus Teclados. Durante os três dias artistas da região de estilos variados também se apresentaram.

Segundo o prefeito Hamilton Rômulo, a festa foi pensada com muito carinho para levar lazer e diversão para o cidadão de Belo Oriente. “O aniversário da cidade é uma data muito especial, por isso, tudo foi pensado nos mínimos detalhes para celebrar momento tão importante, com alegria e segurança”, disse.

O chefe do executivo também destacou que o evento também é importante, pois movimenta a economia da cidade. “Hotéis, salões de beleza e o comércio em geral se movimentaram durante os três dias em torno da festa. Recebemos pessoas de diversas cidades da região e isso foi muito importante para a nossa economia”, destacou.

Atrações esportivas

Além dos shows, as festividades em comemoração aos 57 anos de Belo Oriente também contaram com atrações esportivas. Houve na sexta-feira, 28, o I Torneio de Truco e no domingo foram realizados o I Pedal de Belo Oriente, Cavalgada e o Futebol dos Veteranos.

José Ângelo "Preca" é o novo técnico do Ipatinga para a sequência do Mineiro Módulo II

Foto: Divulgação/Ipatinga Futebol Clube 

Ele assume o Tigre após a saída de Gerson Evaristo do comando


Conforme confirmado pela assessoria do clube, o experiente José Ângelo Ferreira "Preca", com grandes passagens por clubes do futebol mineiro, inclusive no próprio Tigre, é o mais novo comandante do Ipatinga Futebol Clube. Esta é a sua terceira passagem pelo Clube do Vale do Aço.

José Ângelo, de 65 anos, possui boas passagens pelo Social, Villa Nova, Sergipe (SE), Tupi e América Mineiro. O treinador comandará já nesta terça-feira, às 15h30, um treinamento tático no estádio Ipatingão.

Ele assume a vaga de Gerson Evaristo, demitido após a derrota de 1 a 0, para o Democrata-GV.

Novo clube: Serranense anuncia a contratação de ex-técnico do Ipatinga

Divulgação/C.A. Serranense

Gerson Evaristo foi demitido do time do Vale do Aço após o clássico contra o Democrata-GV


O técnico Gerson Evaristo já está de clube novo, após ter sido demitido do Ipatinga, depois da derrota para o Democrata, de Governador Valadares, pelo placar de 1 a 0, na tarde de sábado, pela 4ª rodada do Campeonato Mineiro Módulo II.

Gerson Evaristo assume o Serranense, que após mais um revés, dispensou o técnico Milagres.

Sob o comando do treinador, o Ipatinga ficou estacionado nos 4 pontos e viu seu rival (Democrata) ultrapassá-lo na tabela de classificação.

NOTA OFICIAL DO SERRANENSE

Novo comandante

A equipe do Serranense tem um novo técnico. Após rápida passagem na equipe em 2019, Gerson Evaristo está de volta a Nova serrana. O técnico de 55 anos que deixou o Ipatinga no último sábado, vem para tentar mais um acesso em sua carreira.

MP autoriza contratação de servidor aposentado para INSS

Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil 


Texto também permite contratação temporária em casos de emergência


Para reduzir a fila de 1,8 milhão de pessoas à espera de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o governo editou nesta segunda (2) a Medida Provisória (MP) 922/2020, que autoriza a contratação temporária de servidores civis federais aposentados. O texto também permite a contratação por outros órgãos federais em caso de emergência.

Entre as ocupações abrangidas pelas contratações temporárias estão professores para aperfeiçoamento de médicos de Atenção Básica em saúde em regiões prioritárias e profissionais para assistência humanitária a estrangeiros que entram no país. A MP enquadra como necessidade temporária de excepcional interesse público situações de aumento transitório no volume de trabalho e atividades como tecnologia da informação, comunicação e revisão de processos de trabalho, pesquisadores e técnicos para o desenvolvimento de produtos e serviços em projetos com prazo determinado e atividades relacionadas à redução de passivos processuais.

A contratação temporária também abrange ações preventivas para conter situações de risco à sociedade, incidentes de calamidade pública, danos e crimes ambientais e emergências humanitárias ou de saúde pública. Dessa forma, a MP abre caminho para a contratações temporárias relacionadas ao controle do coronavírus no Brasil.

No fim de janeiro, o governo tinha publicado um decreto para contratar militares da reserva para reforçarem o atendimento no INSS, ganhando adicional de 30% sobre a remuneração recebida na inatividade. O texto previa a contratação para outras atividades em órgãos públicos. O decreto, no entanto, enfrenta questionamentos no Tribunal de Contas da União (TCU).

Recrutamento

Os trabalhadores temporários serão contratados por meio de um processo seletivo simplificado, sem concurso público, apenas por meio de edital de chamamento. No entanto, a MP dispensa o processo seletivo nas seguintes situações: calamidade pública, emergência em saúde pública, emergência e crime ambiental, emergência humanitária e situações de iminente risco à sociedade.

Os temporários só poderão ser novamente admitidos 24 meses depois do fim do contrato, exceto quando a contratação decorrer de processo seletivo simplificado de provas ou de títulos, como nas universidades federais e nos institutos de pesquisa. Pessoas com mais de 75 anos e aposentados por incapacidade permanente não poderão ser contratadas.

No caso de contratação temporária para pesquisa e desenvolvimento, os contratos terão prazo de até quatro anos, podendo ser prorrogados por mais oito anos. A MP autoriza a contratação de profissionais para atividades que se tornarão obsoletas no curto ou médio prazo, nas quais o governo considere desvantajosa a realização de concursos. Um decreto regulamentará esse ponto.

A MP estabelece que o servidor aposentado contratado terá direito a auxílio transporte, auxílio alimentação e diárias. O contrato de trabalho terá metas de produtividade, com o pagamento de uma parcela fixa e outra vinculada ao desempenho. A remuneração – fixa e variável – não será incorporada à aposentadoria nem estará sujeita à contribuição previdenciária.

(Agência Brasil)

Brasil tem 433 casos suspeitos de infecção pelo Covid-19

Foto: TV Brasil


Todas as regiões do país têm casos suspeitos; São Paulo tem maioria


O Brasil tem, atualmente, 433 casos suspeitos de coronavírus. O número de casos confirmados continua sendo dois, ambos em São Paulo. Todas as regiões do país têm casos suspeitos, sendo São Paulo o estado com o maior número de casos suspeitos, com 163. Até o momento, são 162 casos descartados, sendo que a maioria tinha Influenza A e Influenza B.

Ontem eram 252 casos suspeitos. O aumento do número de suspeitos tem relação com a mudança de metodologia do Ministério da Saúde para considerar um paciente suspeito. Desde o final de fevereiro, o ministério decidiu não fazer reanálise dos casos notificados como suspeitos pelas secretarias estaduais de saúde. Assim, a avaliação local é considerada pelo governo federal.

Fase de contenção

Os estados continuam sendo capacitados pelo ministério para fazer as notificações corretamente, mas, segundo o secretário de Vigilância em Saúde do ministério, Wanderson de Oliveira, metade das notificações dos estados não se encaixa na definição de casos de Covid-19. Atualmente, o Brasil se encontra na fase de contenção da doença.

“Estamos no nível 3, na fase de contenção, onde o nosso objetivo é evitar a dispersão [do vírus]. Obviamente, entendendo que há uma transição que se inicia para uma fase de mitigação, onde vamos trabalhar para evitar casos graves e óbitos”, disse Wanderson de Oliveira.

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, considerou precipitada a decisão de escolas suspenderem as aulas se não houver nenhum caso suspeito dentro da instituição. “As escolas não se embasam em nenhum critério técnico. Imagino que elas tenham reunião de pais e o princípio da autoridade parental prevalece. Mas, do ponto de vista de saúde pública, se uma pessoa não chega de um local, não tem febre, não tem coriza, não tem nenhum sinal, ela não tem porque ser retida”.

(Agência Brasil)

segunda-feira, 2 de março de 2020

Luto: faleceu Chiquinho, da Rádio Alternativa, de Belo Oriente

Foto: Arquivo/José Dias Sorriso

Uma notícia triste para os amigos e amantes do rádio 

Por longos anos, Francisco da Silva, carinhosamente conhecido como "Chiquinho", dedicou sua vida ao rádio. Em Belo Oriente, além de trabalhar na parte de administração da Rádio Alternativa 104.9, sempre apresentava de forma alegre, a programação da parte da manhã, com muita música sertaneja.

Além de atuar no rádio, distribuía jornais na cidade de Belo Oriente e tinha ainda como uma de suas paixões falar de futebol, em especial de seu time de coração, o Atlético.

A Prefeitura Municipal de Belo Oriente soltou uma nota de pesar:

"A prefeitura de Belo Oriente manifesta profundo pesar e lamenta o falecimento de Francisco da Silva, popularmente conhecido como Chiquinho da Rádio. Servidor público, municipal, radialista e figura muito querida em nossa cidade. Neste momento de dor, a administração municipal se solidariza com a família e amigos, e expressa as mais sinceras condolências pela perda".

Jogão em Naquinho: pela partida de ida, Boa Vista bate o Ipabinha em duelo eletrizante do início ao fim

Divulgação - Boa Vista 


Como já era esperado, a semifinal da Copa Intermunicipal reservaria grandes jogos e emoções fortes do início ao fim. Jogo movimentado em Naquinho na tarde deste domingo. 


O Ipabinha abriu o placar com o meia-campista Joarnel (camisa 10). O Boa Vista empatou com Lorianderson, e virou o placar, novamente com gol do atacante, Lorianderson. O time de Naquinho (Boa Vista) perdeu algumas oportunidades e o Ipabinha aproveitou a chance que teve para empatar através de Mano Gui.

Já no final da partida, Felipe fez o gol da vitória para o Boa Vista e muita festa da torcida local: 3 a 2. O jogo teve a arbitragem de Cristiano Pereira. Os dois times voltam a se enfrentar. Os finalistas da competição serão conhecidos no próximo final de semana.

Divulgação - Ipabinha

Com apoio da torcida e gols no primeiro tempo: Vila Bráz faz o dever de casa contra o Cachoeiro no jogo de ida da semifinal

Reprodução


Na tarde deste domingo, a equipe do Vila Bráz recebeu o Cachoeiro pelo jogo de ida da semifinal da Copa Intermunicipal 2020. 


O duelo entre as equipes de Belo Oriente prometia muito. O jogo que teve arbitragem do experiente Fernando Oliveira - por sinal fez uma excelente arbitragem - elogiado por ambas as partes.

O Vila Bráz logo no primeiro tempo abriu uma larga vantagem de três gols. Algo de forma até mesmo relâmpago. Através do zagueiro Léo, de Braúnas, após uma sobra dentro da área, a bola acabou indo para o fundo da rede do goleiro Paulo Otávio. A equipe do Vila seguiu em cima do Cachoeiro e marcou mais um através do artilheiro Woshin, de Braúnas. E tinha mais. Com o jogador Hyago, a equipe do Vila ampliou para 3 a 0.

O time do Cachoeiro conseguiu diminuir o placar na etapa final após uma cobrança de falta de Péu - que desviou ainda na defesa - e foi parar no fundo da rede do goleiro Tekinho. Na semifinal são duas partidas. O jogo teve transmissão ao vivo do FUTBLOG DO SORRISO. Narração de José Dias Sorriso - O locutor que é fera e faz a alegria da galera.

Belo jogo: deu Caravelas contra o União São Cândido

Caravelas 


Em grande jogo amistoso, o Caravelas bateu o União São Cândido por 4 a 2, na tarde do último sábado. 


Os gols do Caravelas foram marcados por Caio Walter (3) e Tinga. o time do técnico Titinho jogou com: Del; Sílvio, Gian, Maurício, Dyhony, Erick, Xandon, Zander, Tinga, Caio Walter e Diogo.

Invicto na temporada: de virada, Industrial leva a melhor sobre o Unidos de Ipaba

Divulgação/Industrial do Paraíso 


Já se tornou rotina no Industrial de Santana do Paraíso. Mais uma vitória da equipé em duelo amistoso em 2020. 


Desta vez, contra a equipe do Unidos de Ipaba. Placar favorável ao Industrial pelo placar de 5 a 2.

E foi de virada, após sair atrás no marcador. O time porém reagiu. Industrial 5 x 2 Unidos de Ipaba. Os gols do Industrial anotados por Thiaguinho, Robinho, Reinaldo, Dê e Gemada. O Industrial segue invicto na temporada.