domingo, 28 de fevereiro de 2021

Começou neste sábado, o Campeonato Mineiro 2021: Cruzeiro empatou com o Uberlândia já nos acréscimos

Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Começou neste sábado, o Campeonato Mineiro 2021. Em jogo que vocês acompanharam em todo o Sistema JDS de Comunicação (Futblog do Sorriso, Sorriso Web TV e Rádio Livre), Cruzeiro e Uberlândia, debaixo de muita chuva, ficaram no empate pelo placar de 1 a 1, no estádio Parque do Sabiá. O Uberlândia abriu o placar com gol anotado pelo jogador Reis, ainda no primeiro tempo.
Veio o segundo tempo, e o Cruzeiro, que criou as melhores oportunidades na partida, empatou com Raul Cáceres. O lateral colocou a bola na rede já nos acréscimos, aos 47 minutos. O time do Cruzeiro que apresentou algumas caras novas, como Matheus Neris, Matheus Barbosa, Alan Ruschel, além do técnico Felipe Conceição.
 
ARBITRAGEM: Paulo Cesar Zanovelli, auxiliado por Felipe Alan Costa e Fernanda Nandrea Gomes
Uberlândia - Marcão; Everton, Mailson, Bruno Maia e Gilmar; Felipe Recife, Paranhos, Léo (Natan) e Luizinho; Felipe Pará (Douglas Basílio) e Reis (Daniel). Técnico: Tuca Guimarães

Cruzeiro - Fábio; Raúl Cáceres, Manoel, Weverton e Alan Ruschel (Matheus Pereira); Matheus (Adriano) Matheus Barbosa (Claudinho) e Marcinho (Thiago); Rafael Sóbis, William Pottker e Felipe Augusto (Airton). Técnico: Felipe Conceição

já o América estreou com vitória jogando em casa contra a equipe do Boa Esporte. O único gol da partida foi marcado pelo atacante Alê, logo no primeiro minuto do segundo tempo. Estreia positiva do Coelho no Campeonato Estadual.
 
América - Airton; Léo Gomes, Ricardo Silva, Eduardo Bauermann e Lucas Luan (João Paulo); Marcelo Toscano, Flávio e Gustavinho (Ademir); Léo Passos (Zé Ricardo), Carlos Alberto (Rodolfo) e Vitão (Alê). Técnico: Lisca

Boa Esporte-MG - Halls; Yuri Ferraz, Admilton, Alex Alves e Matheus Muller; Escuro (Rodrigo Ancheta), Dieguinho e Léo Coca; Rafael Chaves (Nicholas), Fabinho (Diego Ceará) e Jefferson. Técnico: Ariel Mamede

No outro jogo nesta abertura da competição, neste sábado, Caldense e Tombense ficaram no empate por 1 a 1, no estádio Ronaldão, em Poços de Caldas. Bruno Oliveira marcou o gol da Caldense, enquanto que Keké fez o gol do Tombense. A rodada do Campeonato Mineiro prossegue neste domingo com a realização de outras três partidas. 15:30, o Pouso Alegre recebe a equipe do Coimbra; 16 horas, tem Patrocinense e Atletic de São João del-Rei, e às 18:15, o Atlético encara a URT, jogo com transmissão de todo o Sistema JDS de Comunicação.
 
Por José Dias Sorriso

sábado, 27 de fevereiro de 2021

NA HISTÓRIA! Madeira - Um dos maiores atacantes que o futebol amador da região já teve

Divulgação

Ele não jogava, dava show! Exatamente isso. Um dos maiores atacantes que o futebol amador da região já teve. Um jogador com uma precisão incrível. Goleador nato. O NA HISTÓRIA de hoje relata um pouco da estupenda trajetória de Joel Madeira, o Madeira, para os mais íntimos. Um tempo de ouro do futebol varzeano.
 
Época que a bola rolava às 15h e a torcida chegava meio-dia nos campos - tamanha era a expectativa de ver mais um jogão e grandes craques desfilando pelos gramados. Era um verdadeiro show. Só jogador fenômeno e um deles era Madeira.

O atacante foi campeão pelo Novo Cruzeiro (Ipatinga), Jabaquara (Ipatinga), Meridional (Ipatinga) e JUD (Cachoeira Escura) - clube onde deixou seu nome cravado. Madeira foi artilheiro por onde passou. Vestiu ainda as camisas de Macuco (Braúna Grande/Belo Oriente), Cachoeiro (Cachoeira Escura), além de ter passado pelo futebol de Periquito.

No Meridional, foi artilheiro atuando no Ipatinguense. No JUD, artilheiro por duas vezes do Amador de Belo Oriente. Madeira foi 3 vezes convocado para a Seleção de Ipatinga, onde jogou a Copa Leste de Seleção.

Madeira atualmente reside no distrito de Cachoeira Escura, em Belo Oriente-MG.

Por José Dias Sorriso

FUTBLOG DO SORRISO - CONTANDO A HISTÓRIA DO NOSSO ESPORTE

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

NA HISTÓRIA! Roberto da Lúcia - Um dos maiores craques que já desfilou nos gramados da região

Arquivo

O NA HISTÓRIA chega na área e destaca um dos maiores camisas 10 da história do futebol amador regional. Estou falando de Carlos Roberto Gonçalves, ou para os mais íntimos, Roberto da Lúcia. Foi um craque. Um fenômeno da bola.

Os amigos mais próximos e os torcedores que sempre lotavam os campos amadores das redondezas são testemunhas de um camisa 10 nato, um canhoto que mostrava um futebol estupendo. Roberto atuou nos mais diversos clubes da região.

Em Belo Oriente marcou época defendendo as cores de Oriente, Aluvaeira e Santa Tereza. Um desportista que ganhou o respeito de todos, não somente dentro de campo, mas também fora dele. Roberto é natural de Capinópolis-MG (cidade que fica 722 km da capital Belo Horizonte). Nasceu no dia 1º de janeiro de 1955.

Jogou em clubes como: Cruzeirinho (Ipatinga), Ipaminas (Ipatinga), Cariru EC (Ipatinga), Beira Rio EC (Ipatinga), Faixa Azul (Ipatinga), Cenegue (Ipatinga), Oriente EC (Belo Oriente), Santa Tereza (Belo Oriente) e Aluvaeira (Belo Oriente). Entre as conquistas, foi campeão da Copa Vanguarda de 1987, campeão Master pelo Santa Tereza em 2007 e campeão em Ipatinga pelo Faixa Azul em 1976. Em 1972 foi vice-campeão de juniores em Ipatinga pelo Cariru e vice campeão ipatinguense com o Oriente em 1987.

Um jogadoraço. Um super craque de bola que desfilou pelos principais gramados da região. 

Por José Dias Sorriso 

FUTBLOG DO SORRISO - CONTANDO A HISTÓRIA DO NOSSO ESPORTE 

Em ação na Fifa, Atlético é condenado a pagar R$ 3,1 milhões a Dudamel

Divulgação

O Atlético foi condenado pela Fifa a pagar R$ 3.155.117,19 ao treinador Rafael Dudamel, demitido em 27 de fevereiro de 2020. O valor se refere aos dois meses de salários não pagos e à multa pela rescisão do contrato, que valia até dezembro de 2021. O clube alvinegro pode recorrer em outras instâncias.

A notícia foi publicada pelo GE e confirmada pelo Superesportes. A decisão foi tomada no início de fevereiro. A partir do momento em que Dudamel informar os dados bancários, o alvinegro tem 30 dias para pagar o valor da condenação. O clube, no entanto, pode tentar um acordo amigável com o ex-comandante.

O treinador venezuelano foi anunciado como técnico do Atlético em 4 de janeiro, para substituir Vagner Mancini, que deixara o cargo em dezembro de 2019. Foram apenas 54 dias no comando alvinegro.

Nesse período, Dudamel dirigiu o time em dez partidas (quatro vitórias, quatro empates e duas derrotas, um aproveitamento de 50% dos pontos) e acumulou duas eliminações precoces, na Copa do Brasil e na Sul-Americana.

Superesportes

Atlético: Conmebol antecipa sorteio da fase de grupos da Copa Libertadores

Divulgação

O Atlético conhecerá os três adversários da fase de grupos da Copa Libertadores de 2021 em sorteio agendado para 9 de abril. O evento ocorrerá na sede da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), em Luque, no Paraguai.

Antes, o sorteio que definirá as chaves da principal competição de clubes do continente estava agendado para 16 de abril, mas foi antecipado.

A Libertadores começou nessa terça-feira, com a vitória do Liverpool-URU por 2 a 1 sobre a Universidad de Quito-EQU, pela primeira fase.

O sorteio dos grupos ocorrerá no dia seguinte ao término das etapas preliminares da competição continental. As primeiras partidas das chaves estão agendadas para 20 de abril.

Na galeria a seguir, veja as 45 equipes participantes da Libertadores (duas vagas para times do Uruguai ainda estão indefinidas):

Argentinos Juniors (Argentina) - Fase de grupos

Boca Juniors (Argentina) - Fase de grupos

Defensa y Justicia (Argentina) - Fase de grupos

Racing (Argentina) - Fase de grupos

River Plate (Argentina) - Fase de grupos

San Lorenzo (Argentina) - Segunda fase

Vélez Sarsfield (Argentina) - Fase de grupos

Always Ready (Bolívia) - Fase de grupos

Bolívar (Bolívia) - Segunda fase

Royal Parí (Bolívia) - Primeira fase

The Strongest (Bolívia) - Fase de grupos

Atlético (Brasil) - Fase de grupo

Flamengo (Brasil) - Fase de grupos

Fluminense (Brasil) - Indefinido

Grêmio (Brasil) - Indefinido

Internacional (Brasil) - Fase de grupos

Palmeiras (Brasil) - Fase de grupos

Santos (Brasil) - Segunda fase

São Paulo (Brasil) - Indefinido

Unión Española (Chile) - Segunda fase

Superesportes

Cruzeiro anuncia a contratação do zagueiro Eduardo Brock

Divulgação

O Cruzeiro anunciou nesta quinta-feira a contratação do zagueiro Eduardo Brock. O defensor de 29 anos foi aprovado nos exames médicos e assinou contrato até o fim do Campeonato Mineiro de 2022.

Natural em Arroio do Meio-RS, Brock estava no Ceará. Ele começou a carreira nas categorias de base do Grêmio. Já profissional, passou por Canoas, Novo Hamburgo, Juventude, Aimoré e Brasil de Pelotas - todos do Rio Grande do Sul.

Em 2017, atuou no Paraná. No ano seguinte, acertou com o Goiás. Brock defendeu o Ceará de julho de 2018 até o início de 2021. Ao todo, foram 45 jogos com a camisa do time nordestino: oito em 2018, 19 em 2019 e 18 em 2020/21.

Hoje, o Cruzeiro tem cinco zagueiros no elenco: Leo, que se recupera de uma lesão no joelho, Manoel, Paulo e Ramon, além de Brock.

EDUARDO BROCK

Nome: Eduardo Schroeder Brock

Nascimento: 06/05/1991 (Arroio do Meio-RS)

Posição: zagueiro

Altura: 1,86m

Carreira: Grêmio (2008-2011), Canoas-RS (2012), Novo Hamburgo-RS (2012), Juventude (2013), Aimoré-RS (2014), Brasil-RS (2014-2016), Paraná Clube (2017), Goiás (2018), Ceará (2018-2021) e Cruzeiro (desde 02/2021)

Títulos: Copa do Nordeste (2020) e Campeonato Goiano (2018)

Superesportes

Flamengo e Internacional na disputa: o que times precisam para título do Brasileiro? Confira

CBF

A briga pelo título do Campeonato Brasileiro ficou mesmo para a última rodada. O líder Flamengo e o segundo colocado Internacional estão separados por apenas dois pontos (71 a 69) e são os únicos ainda na briga pelo troféu. O Fla enfrenta o São Paulo, no Morumbi; enquanto o Inter encara o Corinthians, no Beira-Rio. Todas as partidas da 38ª rodada acontecem às 21h30 (de Brasília).

Mesmo na frente na tabela de classificação, o Rubro-Negro quer a vitória para não depender do resultado da partida do Internacional.

Cenários para o título do Flamengo:

… vitória sobre o São Paulo por qualquer placar;
… empate ou derrota com o São Paulo desde que o Inter no máximo empate com o Corinthians.

Cenários para o título do Internacional:

… vitória sobre o Corinthians desde que o Flamengo não vença o São Paulo;
… vitória sobre o Corinthians com empate do Flamengo (definição no salto de gols, hoje +5).

O Flamengo embarcou para São Paulo embalado por sua imensa torcida. Apesar da necessidade de isolamento social por conta da pandemia do novo coronavírus, torcedores foram incentivar o time no aeroporto Santos Dumont. O técnico Rogério Ceni ainda tem dúvidas nas escalações de Willian Arão e Diego.

Já o São Paulo, do interino Marcos Vizoli, precisa da vitória para garantir vaga no G4 sem depender do resultado da partida do Fluminense, que enfrenta o Fortaleza, no Maracanã. O time paulista é o quarto colocado, com 63 pontos, dois a mais que o adversário direto na luta por uma vaga na fase de grupos da Copa Libertadores.

Pelo lado do Internacional, Abel Braga não teve dificuldades para montar a equipe que ainda sonha com o título. Edenílson, que era dúvida por conta de uma pancada no último jogo, treinou normalmente. Rodinei, expulso, é desfalque certo.

Mesmo sem chance de classificação à pré-Libertadores, o Corinthians, de Vagner Mancini, promete um time forte para a despedida da competição em Porto Alegre. Fagner, com um estiramento na coxa, não joga.

Contra o rebaixamento

O Vasco ainda tem chances de permanecer na Série A, mas sabe que a missão é quase impossível. A equipe do técnico Vanderlei Luxemburgo, que já anunciou sua saída do clube, precisaria tirar uma diferença de 12 gols em relação ao Fortaleza.

Botafogo, Coritiba e Goiás já estão confirmados na Série B deste ano.

R7

VAI PEGAR FOGO! Copa Vale do Aço de Futebol Amador - Bola rola no próximo dia 7 de março

Arquivo

Definidos os jogos da primeira rodada da Copa Vale do Aço de Futebol Amador 2021. Após reunião realizada na última segunda-feira, foram definidos os clubes, que participarão desta edição. A bola está prevista para rolar no próximo dia 7 de março.

Os jogos da 1ª rodada e as respectivas chaves:

CHAVE A

AERBI X AERC
TORINO X WR

CHAVE B

FORQUILHA X UNIVERSO
CNZ X RENASCER

CHAVE C

REVÉS DO BELÉM X JABAQUARA
INVICTOS X UNIDOS DE CACHOEIRA ESCURA

EM TIMÓTEO! Copa Celso Machado de Super Master - 1ª edição da competição tem pontapé inicial previsto para abril

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O futebol em Timóteo chega com tudo em 2021 com a realização da 1ª edição da Copa Celso Machado de Super Master. A competição tem seu pontapé previsto para 11 de abril. Celso Machado recebe a justa homenagem por tudo que fez em prol do esporte no município. 

O vereador Vinícius Bim destacou a importância da realização da competição. Ele que é da comissão de frente na organização. 

"O objetivo de realizar pelos próximos 4 anos a Copa Celso Machado Super Master, é promover a saúde física, o desporto e convívio social acima dos 45 anos em nossa cidade, além de promover ação social em tempos de grandes dificuldades, e o principal é podermos prestar homenagem a um grande nome do esporte de Timóteo que não mediu esforços para engrandecer e divulgar o futebol amador timotense", afirmou. 

Até o momento, seis clubes tradicionais de Timóteo confirmaram participação: Vila Nova, Cachoeira do Vale, Industrial, São Francisco, Cascavel e Palmeiras. Os jogos da Copa Celso Machado de Super Master serão realizados aos domingos na parte da manhã. 

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

NA HISTÓRIA! Miro - Um dos canhotos feras que marcou época no futebol amador belo-orientino

Miro (detalhe)

Simplesmente um dos maiores craques do futebol belo-orientino. Um maestro com a perna canhota. O NA HISTÓRIA de hoje explana aos amigos um pouco da rica trajetória de Valdomiro Oliveira, carinhosamente conhecido pelos mais íntimos como Miro. 

Dono de uma habilidade incrível. Batia na bola com uma categoria. Miro passou pelos mais diversos times e colecionou títulos. Ele passou pelo Cachoeirinha "Cachoeira do Vale", de Timóteo (1978, 79 e 80); juniores do Democrata de Governador Valadares (1981); Cachoeiro e JUD (1982); Palmeirense de Ponte Nova e Jequiri (1983); JUD (1984, 85, 86, 87, 88); Macuco (1987); Vila Nova do Limoeiro (1989); União do Naque e JUD (1990); JUD (1991); Unidos (1992); Cachoeiro (1993 e 1994); AERC (1995 e 1996); Galeto (1997 a 2012). 

Pelo Cachoeirinha foi tricampeão acesitano. Foi campeão do Campeonato Amador de Belo Oriente pelo JUD (1991). Defendeu ainda a camisa da Seleção de Belo Oriente (1991).

Um nome cravado na história do nosso futebol. Miro reside em Cachoeira Escura - um verdadeiro berço de craques da bola.

Por José Dias Sorriso 

FUTBLOG DO SORRISO - CONTANDO A HISTÓRIA DO NOSSO ESPORTE 

Convidados, Catar e Austrália desistem da Copa América deste ano

Tânia Rêgo/Agência Brasil 

As federações de Catar e Austrália anunciaram nesta terça-feira (23) que as respectivas seleções não disputarão a edição deste ano da Copa América, que será realizada entre os dias 11 de junho e 10 de julho na Colômbia e na Argentina. Em notas oficiais, as entidades justificaram a decisão pela Confederação Asiática de Futebol (AFC, sigla em inglês) adiar jogos das eliminatórias conjuntas para a Copa do Mundo de 2022 e para a Copa da Ásia de 2023 por causa da pandemia do novo coronavírus (covid-19).

A AFC comunicou na última sexta-feira (19) que transferiu a rodada de 25 e 30 de março, válidas pelas eliminatórias, para o período de 31 de maio a 15 de junho, que engloba justamente o início da Copa América. Segundo nota da confederação asiática, as restrições para viagens e a quarentena obrigatória em alguns países, em razão da pandemia, levaram ao adiamento dos jogos.

“Em nome da comunidade futebolística australiana, agradeço à Conmebol [Confederação Sul-Americana de Futebol] pelo convite e o contínuo diálogo ao longo do último ano. Participar de uma competição tão prestigiada e vivenciar a cultura de futebol da América do Sul seria incrível para nossos jogadores, comissão técnica e torcedores”, afirmou o chefe executivo da federação da Austrália, James Johnsson, em nota divulgada no site oficial da entidade.

Seria a primeira participação australiana na história da Copa América. Já o Catar esteve presente na edição de 2019, no Brasil, onde empatou com o Paraguai (2 a 2) no Maracanã e foi superado pela Colômbia (1 a 0) no Morumbi e pela Argentina (2 a 0) na Arena do Grêmio, caindo na primeira fase.

A edição deste ano da competição reuniria 12 seleções, sendo as dez filiadas à Conmebol e as duas nações convidadas. O Catar estava no Grupo B, com sede na Colômbia, o mesmo do Brasil, e enfrentaria a equipe de Tite na terceira rodada, em Barranquilla. A Austrália constava no Grupo A, que será disputado na Argentina. A confederação sul-americana ainda não se pronunciou sobre a desistência dos países da AFC.

Agência Brasil 

Com desfalques na zaga, seleção feminina terá mudanças contra Canadá

Sam Robles/CBF/Divulgação

A técnica Pia Sundhage tem dois problemas para escalar a seleção feminina que enfrenta o Canadá na próxima quarta-feira (24), às 18h (horário de Brasília), pela terceira e última rodada do She Believes, torneio amistoso realizado nos Estados Unidos e que serve de preparação para a Olimpíada de Tóquio (Japão). A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) informou, nesta terça-feira (23), que as zagueiras Kathellen e Antônia se contundiram no treino de segunda-feira (22) e não estarão à disposição da sueca.

A lesão de Kathellen é a mais grave. Submetida a um exame de imagem, a zagueira da Inter de Milão (Itália) teve confirmada uma lesão do ligamento cruzado anterior do joelho direito. A defensora se manifestou em uma publicação na rede social Instagram e recebeu incentivo de várias companheiras. Entre elas, a lateral Letícia Santos, que sofreu a mesma contusão em março do ano passado, durante o Torneio Internacional da França.

Antônia, por sua vez, reclamou de dores no músculo anterior da coxa direita. O exame de ressonância pelo qual a jogadora do Madrid CFF (Espanha) passou identificou um leve edema no local. A atleta foi poupada dos treinos, mas segue com a delegação em Orlando (EUA), assim como Kathellen.

Mudança

Na derrota de 2 a 0 para os Estados Unidos, no último domingo (21), Kathellen foi a principal novidade na escalação de Pia, atuando improvisada como lateral-direita. Em entrevista coletiva na segunda-feira, a também zagueira Rafaelle explicou que a ideia da técnica era testar a polivalência do elenco, fortalecer o setor defensivo e liberar o lado esquerdo da defesa (onde atua Tamires, lateral de característica ofensiva) para atacar mais vezes.

Sem Kathellen e Antônia, Pia tem três zagueiras à disposição para encarar as canadenses. Uma opção é repetir a dupla Rafaelle e Tainara, utilizada na estreia (goleada por 4 a 1 sobre a Argentina) e repetir a estratégia adotada contra os EUA, com Bruna Benites fazendo a lateral-direita. Outras possibilidades são improvisar a lateral-esquerda Jucinara (que substituiu Kathellen no jogo passado, no segundo tempo) ou a meia Camilinha (titular diante das argentinas no lado direito defensivo).

“É uma questão importante, temos de encontrar respostas. Temos algumas soluções que passam não só pela lateral, mas o time inteiro. No fim das contas, a equipe indo bem faz com que quem jogue na lateral também vá bem. Amanhã [quarta-feira], vocês verão, possivelmente, duas diferentes soluções. Faremos, também, algumas mudanças no intervalo”, disse Pia, em entrevista coletiva por videoconferência nesta terça-feira.

Reencontro

O duelo desta quarta será o terceiro entre Brasil e Canadá na “era Pia”. Em novembro de 2019, pelo Torneio Internacional da China, a seleção canarinho goleou por 4 a 0, com gols da volante Formiga e das atacantes Bia Zaneratto (dois) e Chú. Em 10 de março do ano passado, pelo Torneio Internacional da França, as equipes empataram em 2 a 2 (a meia Marta e a atacante Ludmilla balançaram as redes). Resultado com gosto amargo para as brasileiras, que chegaram a ter 2 a 0 de vantagem.

“Creio que nossa defesa está melhor do que há um ano e o jogo pelos lados também. Vamos ver se conseguimos criar tantas chances quanto como contra os EUA, mas, desta vez, precisamos marcar os gols. Estou satisfeita com o time, e também acho que há coisas a melhorar. A palavra-chave é compactação [dita em português], com todas conectadas, na mesma página”, avaliou a sueca.

“O Canadá é um bom time, tem similaridades com os EUA. Jogam na pressão alta, têm atletas rápidas, dedicam-se 100% nas situações. Para derrotá-las, temos de nos posicionar bem e tomar boas decisões. O meio-campo é o coração do time e as jogadoras do setor precisam estar envolvidas. Se tivermos um bom trabalho na transição da defesa para o ataque, vamos nos livrar da pressão. É início de ano, há jogadoras que ainda não fizeram muitas partidas em 2021, então creio que podemos melhorar daqui para frente”, completou a treinadora.

O jogo diante do Canadá opõe duas seleções empatadas no ranking da Federação Internacional de Futebol (Fifa). Brasileiras e canadenses dividem o oitavo lugar com 1.958 pontos. Os EUA, atuais campeões mundiais, lideram com 2.192 pontos, com Alemanha (2091) e França (2032) completando o pódio. Também participantes do She Believes, as argentinas estão na 31ª posição, com 1.659 pontos.

Agência Brasil

CBF define escala de arbitragem da última rodada do Brasileirão

Cesar Greco/Divulgação/Palmeiras - Rodolpho Toski Marques será o responsável por
Flamengo x São Paulo

A um dia da última rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, que definirá o campeão de 2020, foram anunciados os árbitros centrais que apitarão as partidas da próxima quinta-feira (25), com início simultâneo às 21h30 (horário de Brasília).  Após audiência pública, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), divulgou  na tarde desta segunda-feira (22) a escala de arbitragem. 

No estádio do Morumbi, o árbitro Rodolpho Toski Marques foi designado para o duelo entre o líder Flamengo e o São Paulo, atual quarto colocado, que enfrenta logo mais, às 20h, o já rebaixado Botafogo, no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro. Já o árbitro de campo responsável pelo embate entre Internacional (2º colocado) e Corinthians (10º) será Wilton Pereira Sampaio.

A relação completa da arbitragem em cada partida - incluindo assistentes e VAR -  está disponível no site da CBF. Confira abaixo os árbitros centrais dos demais jogos da 38ª rodada do Brasileirão:

Fluminense x Botafogo (Maracanã-RJ) -  Anderson Daronco

Vasco x Goiás (São Januário-RJ) - Leandro Pedro Vuaden

Red Bull Bragantino x Grêmio (Nabi Abi Chedid-SP) - Ramon Abatti Abel

Atlético-MG x Palmeiras (Mineirão-MG) - Heber Roberto Lopes

Bahia x Santos (Arena Fonte Nova-BA) - Paulo Roberto Alves Junior

Athletico-PR x Sport (Arena da Baixada-PR) - Flávio Rodrigues de Souza

Ceará x Botafogo (Arena Castelã-CE) - Raphael Claus

Atlético-GO x Corinthians (Antônio Accioly-GO) - Edina Alves Batista

Agência Brasil

Marcelo Moreno e Giovanni são oferecidos ao Botafogo

Divulgação

O atacante Marcelo Moreno e o meia Giovanni, ambos do Cruzeiro, foram oferecidos ao Botafogo na última semana. Os dois casos ainda estão sob análise do departamento de futebol do clube carioca, mas com “poucas possibilidades de avanço neste momento”, conforme revelou ao Superesportes uma fonte ligada ao time de General Severiano. 

Nenhum dos atletas têm características desejadas inicialmente pelo técnico Marcelo Chamusca, apresentado como novo comandante do Botafogo nessa segunda-feira. Na chegada ao Rio, o treinador, que fez um bom trabalho no comando do Cuiabá na última Série B, ressaltou o desejo de ter uma equipe bastante competitiva.

A informação do interesse alvinegro em Giovanni foi divulgada inicialmente pelo Globoesporte.com. O veículo também noticiou que o meia não está nos planos do técnico Felipe Conceição para a temporada do Cruzeiro. Na Toca da Raposa II desde meados de 2020, o jogador tem dez partidas pelo clube mineiro e nenhum gol marcado.

Já sobre Marcelo Moreno, ainda não há uma decisão final sobre seu aproveitamento no Cruzeiro em 2021. Contratado no ano passado sob grande expectativa de gols na Série B, o boliviano nem sequer cumpriu a meta de se tornar o maior artilheiro estrangeiro da Raposa. Até aqui, na terceira passagem pelo clube, foram 32 jogos e três gols marcados.

Atualmente, Conceição tem à disposição para a função de Giovanni os meias Marcinho, Claudinho e Marco Antônio. Já para o ataque, com as características de Marcelo Moreno, integram o elenco Rafael Sobis, Thiago e Zé Eduardo. 

O Cruzeiro não comenta negociações que não estejam concretizadas. Fabiano Farah e Ricardo Sheidt, empresários de Marcelo Moreno e Giovanni, respectivamente, não responderam aos contatos da reportagem. 

Superesportes

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Sampaoli anuncia saída do Galo após o Brasileiro

..

Por meio de nota, o técnico Jorge Sampaoli anunciou que deixará o Atlético ao término do Campeonato Brasileiro.

LEIA ABAIXO A NOTA DO TÉCNICO

O ano de 2020 foi duríssimo para a humanidade. Nós temos de ser criativos e quisemos construir um time que, ao passar na TV, fizesse esquecer a tristeza por um momento. Não nos propusemos simplesmente a ganhar: tentamos ser felizes.

Não houve um só dia no Atlético em que abandonássemos nossa ideia sobre futebol. Este time teve a valentia de jogar dentro e fora de casa da mesma forma. Jamais renunciamos a pensar na trave do rival. O Galo colocou seu coração em todo o país. Isso me dá um orgulho impressionante. Desejo que seja uma ideologia que se mantenha no clube. O futebol brasileiro tem um talento infinito e me fez reencontrar com a beleza do jogo, algo que irá me marcar para sempre.

Chegou o final. Na quinta, será a última partida. Saio com a nostalgia de não poder ter dirigido com o estádio cheio. Sei que nos emocionamos muito. Queria viver os vídeos que tinha visto de uma torcida apoiando sem parar.

Quero agradecer a todo o clube. Aos jogadores, pela entrega. A todos os funcionários da instituição, por colocar a alma nesse projeto. Aos dirigentes, por nos dar grandes condições de trabalhar. À cidade, por nos tratar tão bem.

O Galo está destinado a brigar por grandes coisas. Sei que as vitórias virão. Gosto muito de vocês e desejo que sigam caminhando com o coração como guia.

Jorge Luis Sampaoli

Por José Dias Sorriso
 
Bruno Cantini - Fotografia

NA HISTÓRIA! Matheus - Jogador polivalente que marcou época no futebol belo-orientino

..

Ele passou pelos principais clubes amadores de Belo Oriente. Jogador polivalente. NA HISTÓRIA de hoje vamos relatar um pouco sobre Matheus. Ele era daqueles que se o técnico precisasse na lateral estava pronto a atender. Se precisasse dele como volante também atendia. Vale ressaltar, que sempre jogando em alto nível. Matheus vestiu as camisas de Oriente, Aluvaeira, Esperança, Santa Tereza, Seleção de Mesquita e Associação Açucenense. Disputou grandes campeonatos, entre eles o Ipatinguense, nos anos 90 - época fantástica do futebol regional. Começou sua trajetória ainda no cascudo do Aluvaeira. Atualmente é mais um que gosta de prestigiar os acontecimentos esportivos nos fins de semana. Sempre que pode marca presença nos campos para acompanhar os jogos e rever os velhos amigos.
 
Por José Dias Sorriso

FUTBLOG DO SORRISO - CONTANDO A HISTÓRIA DO NOSSO ESPORTE

Goiás empata com Bragantino e está rebaixado à Série B pela sexta vez

O Goiás apenas empatou com o Bragantino, no Estádio da Serrinha, na noite deste domingo (21) em partida válida pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro. O 0 a 0 confirmou o rebaixamento do Esmeraldino, que, com 37 pontos, está na 17ª posição, mas não pode mais sair do Z4, já que o Fortaleza, atual 16º colocado, tem 41.

Pelo lado do Bragantino, a igualdade acabou com as possibilidades de se classificar à fase preliminar da Copa Libertadores da próxima temporada. Assim, o Massa Bruta vai disputar a Sul-Americana.

Na última rodada, quinta-feira (25), o Bragantino encerra a participação no Campeonato enfrentando o Grêmio, no Estádio Nabi Abi Chedid, e o Goiás vai até o Estádio de São Januário para pegar o Vasco.

Agência Brasil

Flamengo vence Inter de virada e assume a liderança do Brasileiro

Foto: Alexandre Vidal 

O Flamengo venceu o Internacional de virada por 2 a 1 na tarde deste domingo (21) no Maracanã em partida válida pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time do técnico Rogério Ceni assume a ponta da tabela de classificação pela primeira vez nessa edição do torneio, com 71 pontos. O Inter caiu para vice-líder com 69.

O Colorado, que entrou em campo precisando de uma vitória para conquistar o tetracampeonato brasileiro, pulou na frente do placar aos 11 minutos com uma cobrança perfeita de pênalti de Edenílson. A infração foi marcada pelo árbitro Raphael Klaus depois que o zagueiro Gustavo Henrique puxou Yuri Alberto em cruzamento na área rubro-negra.

Com a vantagem no placar, os gaúchos até que tentaram se manter no campo de ataque. Mas, o Flamengo foi aumentando o ritmo e começou a pressionar cada vez mais. Até que, aos 28, Filipe Luís aproveitou uma bola na frente da área e abriu de primeira para Bruno Henrique. Depois da disputa com Rodinei, o atacante carioca foi no fundo e deixou o meia Arrascaeta de frente para o gol. O uruguaio só rolou. A bola ainda bateu na trave e entrou para empatar a partida. Aos 42, teve outra chegada forte do Inter. Depois de boa jogada de Caio Vidal pelo lado direito, Rodinei pegou a sobra e mandou uma bomba na trave.

Na volta do intervalo, ocorreu o lance capital do jogo. Aos três minutos. Rodinei dominou mal uma bola e ao tentar se recuperar entrou duro no lateral-esquerdo Filipe Luís. O árbitro Raphael Klaus, com o auxílio do VAR, expulsou o jogador do Inter. Depois disso, só deu Flamengo. Aos nove, Pedro perdeu boa chance. Aos 17, em brilhante jogada de Arrascaeta, Gabriel Barbosa só deslocou o goleiro Marcelo Lomba e virou a partida. Aos 34, Pedro marcou o terceiro, mas o lance foi invalidado por impedimento. Aos 46, outra vez o centroavante Pedro balançou as redes coloradas, mas com o auxílio do VAR, Raphael Klaus invalidou dando falta no início da jogada em cima de Lucas Ribeiro. Aos 49, Bruno Henrique ainda desperdiçou outra excelente chance. E o placar ficou mesmo no 2 a 1 para os cariocas.

Agora, na última rodada, quinta-feira (25), o Rubro-Negro depende apenas de uma vitória sobre o São Paulo no Morumbi para ser octacampeão nacional. Dois pontos atrás do Flamengo, o Inter precisa vencer o Corinthians, em Porto Alegre, na quinta-feira e torcer para que os cariocas apenas empatem o jogo na capital paulista.

Agência Brasil

domingo, 21 de fevereiro de 2021

AMISTOSO! Campo do Aluvaeira - Vila Bráz goleia o Areia Preta

Vila Bráz/Divulgação

Em duelo amistoso na manhã deste domingo, no campo do Aluvaeira, em Belo Oriente, o Vila Bráz goleou o Areia Preta pelo placar de 7 a 3. O time do Vila que inicia uma série de amistosos preparatórios visando as competições na temporada 2021. O clube que na temporada passada foi campeão da 2ª edição da Copa Intermunicipal - um feito inédito.

O Areia Preta saiu na frente com o gol anotado por Adriano Cheiroso; porém, o Vila Bráz foi em busca do resultado e conseguiu a virada ainda no primeiro tempo. Os gols que garantiram a vitória do Vila Bráz na partida foram de Léo de Braúnas, Ravi, Vitinho Pajé, Jefinho Japonês, Russinho, Pelezinho e Bruninho. 

Por José Dias Sorriso

FUTBLOG DO SORRISO - CONTANDO A HISTÓRIA DO NOSSO ESPORTE

CHUVA DE GOLS! No Teixeirão - Expressinho de Governador Valadares bate o Braúnas

Divulgação

Um jogaço no estádio Teixeirão, no distrito de São Sebastião de Braúnas (Belo Oriente-MG), na tarde do último sábado. O Expressinho, de Governador Valadares, visitou e venceu o Braúnas em amistoso pelo placar de 6 a 5. Uma chuva de gols em um duelo com emoções fortes do início ao fim. 

Os gols do Braúnas foram anotados por Woshinho (4) e Jailton; Mersinho (3), Xixi e Rodriguinho (2) colocaram a bola na rede em favor do Expressinho. O jogo teve a arbitragem de Edmilson Conca, auxiliado por Victor Ferrari e Juliana Dias.

Por José Dias Sorriso

FUTBLOG DO SORRISO - CONTANDO A HISTÓRIA DO NOSSO ESPORTE

Confira os resultados do fim de semana dos jogos amistosos pela região do Vale do Aço e Colar Metropolitano

..

POR JOSÉ DIAS SORRISO

JOGOS AMISTOSOS - SÁBADO 


BEC 4X3 UNIDOS IPABA
NESCAU

ESPLANADA B 1X2 CARATINGA B
ESPLANADA

ARF X REAL VALE (CANCELADO)
AERC

SEVALE 0X2 JUVENTUS PEIXE
VARGEM ALEGRE

SANTO ANDRÉ 4X1 GALÁCTICOS
AVANTE

REAL MADRI 4X1 SIRROSE
USIPA

LITRÃO 0X2 ALUVAEIRA
PINGO D'ÁGUA

LIMOEIRO IPATINGA 1X1 PALMEIRAS FABRICIANO
LIMOEIRO

VALEVERDENSE 0X1 LDU
VALE VERDE

OPÇÃO 1X1 PALMEIRAS DO ADÃO BENTO
BARRACÃO

BARRA ALEGRE 1X1 INDEPENDENTE DO LIMOEIRO
BARRA ALEGRE

GALETO 1X1 IBBJ
CACHOEIRA ESCURA

UNIDOS TIMÓTEO X ROMA PARAÍSO
INDUSTRIAL TIMÓTEO

BRAÚNAS 5X6 EXPRESSINHO GV
SÃO SEBASTIÃO DE BRAÚNAS

FLAMENGUINHO IPATINGA 2X5 ITAMARATI D
FLAMENGUINHO

JUNAF 3X4 JUVENTUS ÁRICA
BOM JESUS DO BAGRE

VALE DO AÇO 2X2 MILIONÁRIOS
LA BARRANQUEIRA - FABRICIANO

VILA CELESTE 3X4 CHÁCARA MADALENA
VILA CELESTE

PONTE PRETA 6X3 BARCELONA IPATINGA
PEDRA BRANCA

BORUSSIA FABRICIANO 7X1 PALMEIRAS IPATINGA
MANGUEIRAS

VILA NOVA PAMPULHA 2X1 ESPLANADA A
PAMPULHA

ITAÚNA 1X0 TERROR
RODOVIÁRIOS

MONZA 1X1 OLÍMPICO
SOCIAL

BORUSSIA IPATINGA 2X2 REAL
FORQUILHA

REAL SAT 2X2 TRICOLOR DO BARRACÃO
ENTRE FOLHAS

CARAVELAS 3X3 CARATINGUENSE
CARAVELAS

UNIÃO SÃO CÂNDIDO 5X2 REVÉS DO BELÉM
SÃO CÂNDIDO

BETHÂNIA 3X2 DESPORTIVA
BETHÂNIA

GALO VEIO CESJO 2X1 REAL MADRI TARUAÇU
SÃO JOÃO DO ORIENTE

ILHA 4X3 PEDRA BRANCA
ÁGUA LIMPA DOS VIANAS

AMATONENSE 5X4 CARATINGA C
DOM MODESTO

LONDRINA 7X1 INDUSTRIAL DO PARAÍSO
CAMPO DO UNIÃO

SÃO LOURENÇO 1X5 PANELA
SÃO LOURENÇO

VALENCIA 1X3 IPABA
CHÁCARA MADALENA


SOCIAL 2X3 AJAX DE BELO ORIENTE
PANORAMA

PRIMOS 0X3 ONZE AMIGOS
INHAPIM

IPABINHA 1X2 CIDADE NOVA
IPABINHA

ITAMARATI A 2X5 SHOCK
ITAMARATI

HOLANDA 7X2 CHUPA CABRA
CAMPO DA FAMÍLIA

CARATINGA A 4X2 ELITE
CARATINGA

ILUSÃO 3X3 MANCHESTER DO PARAÍSO
SÍLVIO PEREIRA 2

GUARANI 3X2 GALÁTICOS IPATINGA
IGUAÇU

JUVENTUDE CANADÁ 1X5 FOLHA VIVA
DOM CORRÊA

JUPING MASTER 6X2 IPABA MASTER
PINGO D'ÁGUA

BONJA 1X0 JUCA ANTÔNIO
BOM JESUS DO GALHO

FLAMENGUINHO X PESQUISA (CANCELADO)
CIDADE DO MENOR

LIMOEIRO CARATINGA 5X0 LIBERTAD DO SALATIEL
SANTA EFIGÊNIA

ARSENAL 1X2 FLUMINENSE DO SAL
VARGEM ALEGRE

INDUSTRIAL DO BOM RETIRO 1X1 MADRILEÑO
JABAQUARA

IPANEMA X IGUAÇU
CAMPO DO IPANEMA

PRIMAVERA X VILA DO CARMO
CAMPO DO PALMEIRAS

PENHAROL X JUVENTUS (CANCELADO)
FERREIRÃO

NAPOLI X USIPA (CANCELADO)
CAF

ORIENTE 1X3 BESIKTAS DE AÇUCENA
BELO ORIENTE

IGUAÇU X BOTAFOGO DE INHAPIM
CANAÃ

FUSÃO 4X2 ANA MOURA
CAMPO DO OLARIA

JOGOS AMISTOSOS - DOMINGO - 09H00

SERGRAF 8X3 ÍBIS
CAMPO DA FAMÍLIA

LIMOEIRO 45 X BOCA RICA
LIMOEIRO

CROÁCIA X CACHOEIRO
VILA IPANEMA

ÁGUA LIMPA 2X4 ABC
ÁGUA LIMPA DOS GONÇALVES

MINAS BOCA 3X4 ÁGUIA
MANGUEIRAS

NOVO VALE 1X0 AERBI
FERREIRÃO

SANTA RITA X SÃO FRANCISCO
LIMOEIRO - TIMÓTEO

COMUNITÁRIO 8X2 REAL FORTALEZA
JABAQUARA

VILA BRÁZ 7X3 AREIA PRETA
CAMPO DO ALUVAEIRA

OBS: A tabela pode passar por atualização a qualquer momento devido a resultados pendentes, entre outros. 

*Os jogos cancelados foram devido as fortes chuvas que caíram pela região. 

NA HISTÓRIA! Zé Mauro - Um dos grandes jogadores que atuou na várzea belo-orientina

..

Uma verdadeira fera do futebol amador belo-orientino. Atuava em outras posições, mas a sua especialidade era jogar como volante. Estou falando de José Mauro "Zé Mauro" como carinhosamente é chamado pelos mais íntimos. 

Além de ter passado pelos principais clubes do futebol amador de Belo Oriente, jogou ainda em um dos maiores berços da várzea brasileira, quando atuou no futebol paulista. Zé Mauro vestiu camisas como do Macuco, Braúnas, Oriente, Milan (Braúnas), Verona (Braúnas), Flamenguinho (Braúnas), Esperança (Comunidade do Esperança - Belo Oriente), entre outros. 

Atualmente ele prestigia os jogos que ocorrem nos principais campos do município. Um amante nato da bola. 

Por José Dias Sorriso 

FUTBLOG DO SORRISO - CONTANDO A HISTÓRIA DO NOSSO ESPORTE

sábado, 20 de fevereiro de 2021

Bola rolando sábado e domingo pela região do Vale do Aço! Confira a super agenda de jogos

Fim de semana de jogos por toda a região

Por José Dias Sorriso

TODOS OS JOGOS DO FIM DE SEMANA PELA REGIÃO DO VALE DO AÇO E COLAR METROPOLITANO

VEJA EM DETALHE OS JOGOS, ALÉM DO DIA, HORÁRIO E LOCAL

JOGOS AMISTOSOS - SÁBADO - 15H30* 

*HÁ CAMPO DO RODADA DUPLA

BEC X UNIDOS IPABA
NESCAU

ESPLANADA B X CARATINGA B
ESPLANADA

ARF X REAL VALE
AERC

SEVALE X JUVENTUS PEIXE
VARGEM ALEGRE

SANTO ANDRÉ X GALÁCTICOS
AVANTE

REAL MADRI X SIRROSE
USIPA

LITRÃO X ALUVAEIRA
PINGO D'ÁGUA

LIMOEIRO IPATINGA X PALMEIRAS FABRICIANO
LIMOEIRO

VALEVERDENSE X LDU
VALE VERDE

OPÇÃO X PALMEIRAS DO ADÃO BENTO
BARRACÃO

BARRA ALEGRE X INDEPENDENTE DO LIMOEIRO
BARRA ALEGRE

GALETO X IBBJ
CACHOEIRA ESCURA

UNIDOS TIMÓTEO X ROMA PARAÍSO
INDUSTRIAL TIMÓTEO

BRAÚNAS X EXPRESSINHO GV
SÃO SEBASTIÃO DE BRAÚNAS

FLAMENGUINHO IPATINGA X ITAMARATI D
FLAMENGUINHO

JUNAF X JUVENTUS
BOM JESUS DO BAGRE

VALE DO AÇO X MILIONÁRIOS
LA BARRANQUEIRA - FABRICIANO

VILA CELESTE X CHÁCARA MADALENA
VILA CELESTE

PONTE PRETA X BARCELONA IPATINGA
PEDRA BRANCA

BORUSSIA FABRICIANO X PALMEIRAS IPATINGA
MANGUEIRAS

VILA NOVA PAMPULHA X  ESPLANADA A 
PAMPULHA 

ITAÚNA X TERROR
RODOVIÁRIOS 

MONZA X OLÍMPICO 
SOCIAL 

BORUSSIA IPATINGA X REAL 
FORQUILHA 

REAL SAT X TRICOLOR DO BARRACÃO
ENTRE FOLHAS

CARAVELAS X CARATINGUENSE 
CARAVELAS 

UNIÃO SÃO CÂNDIDO X REVÉS DO BELÉM 
SÃO CÂNDIDO

BETHÂNIA X DESPORTIVA
BETHÂNIA 

GALO VEIO CESJO X REAL MADRI TARUAÇU
SÃO JOÃO DO ORIENTE 

ILHA X PEDRA BRANCA
ÁGUA LIMPA DOS VIANAS

AMATONENSE X CARATINGA C
DOM MODESTO 

LONDRINA X INDUSTRIAL DO PARAÍSO 
CAMPO DO UNIÃO 

BOCA RICA X UNIÃO DO ANTA 
IAPU

SÃO LOURENÇO X PANELA 
SÃO LOURENÇO

VALENCIA X IPABA 
CHÁCARA MADALENA 

SOCIAL X AJAX DE BELO ORIENTE 
PANORAMA 

PRIMOS X ONZE AMIGOS 
INHAPIM

IPABINHA X CIDADE NOVA 
IPABINHA 

ITAMARATI A X SHOCK 
ITAMARATI

HOLANDA X CHUPA CABRA
CAMPO DA FAMÍLIA 

CARATINGA A X ELITE
CARATINGA

ILUSÃO X MANCHESTER DO PARAÍSO
SÍLVIO PEREIRA 2

GUARANI X GALÁTICOS IPATINGA
IGUAÇU

JUVENTUDE CANADÁ X FOLHA VIVA 
DOM CORRÊA

JUPING MASTER X IPABA MASTER
PINGO D'ÁGUA 

BONJA X JUCA ANTÔNIO 
BOM JESUS DO GALHO

FLAMENGUINHO X PESQUISA 
CIDADE DO MENOR

LIMOEIRO CARATINGA X LIBERTAD DO SALATIEL 
SANTA EFIGÊNIA 

ARSENAL X FLUMINENSE DO SAL
VARGEM ALEGRE 

INDUSTRIAL DO BOM RETIRO X MADRILEÑO
JABAQUARA 

IPANEMA X IGUAÇU
CAMPO DO IPANEMA 

PRIMAVERA X VILA DO CARMO
CAMPO DO PALMEIRAS

PENHAROL X JUVENTUS 
FERREIRÃO

NAPOLI X USIPA 
CAF 

ORIENTE X BESIKTAS DE AÇUCENA 
BELO ORIENTE 

IGUAÇU X BOTAFOGO DE INHAPIM
CANAà

FUSÃO X ANA MOURA 
CAMPO DO OLARIA 

JOGOS AMISTOSOS - DOMINGO - 09H00

SERGRAF X ÍBIS 
CAMPO DA FAMÍLIA 

LIMOEIRO 45 X BOCA RICA 
LIMOEIRO 

CROÁCIA X CACHOEIRO 
VILA IPANEMA 

ÁGUA LIMPA X ABC 
ÁGUA LIMPA DOS GONÇALVES 

MINAS BOCA X ÁGUIA 
MANGUEIRAS 

NOVO VALE X AERBI 
FERREIRÃO 

SANTA RITA X SÃO FRANCISCO
LIMOEIRO - TIMÓTEO 

COMUNITÁRIO X REAL FORTALEZA
JABAQUARA 

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

Jogos de Atlético, Cruzeiro e América no Mineiro saem do "horário de TV"

Foto: Divulgação

Jogos de América, Atlético e Cruzeiro no Campeonato Mineiro de 2021 foram remarcados e sairam do tradicional horário de 16h para transmissões da TV aberta aos domingos. As alterações foram feitas pela Federação Mineira de Futebol (FMF) a pedido da Globo, que detém os direitos de exibir a competição.

A entidade reagendou partidas até a quinta rodada. Em dois domingos (28 de fevereiro e 7 de março), nenhum dos três clubes mais tradicionais de Minas Gerais jogará no tradicional horário de TV.

América x Boa Esporte, no Independência, pela 1ª rodada - 27/2, às 19h (seria às 16h de 28/2)
Atlético x URT, no Mineirão, pela 1ª rodada - 28/2, às 18h15 (seria às 16h do mesmo dia)
URT x Cruzeiro, no Zama Maciel, pela 3ª rodada - 6/3, às 21h (seria às 16h de 7/3)
Atlético x Uberlândia, no Mineirão, pela 3ª rodada - 7/3, às 20h30 (seria às 16h do mesmo dia)

A Globo Minas ainda não divulgou oficialmente a programação do futebol em 28 de fevereiro e 7 de março. A tendência, porém, é que deixe o Mineiro de lado para transmitir os jogos da final da Copa do Brasil, entre Palmeiras e Grêmio, agendados para o horário “nobre” das 16h.

Veja a tabela das cinco primeiras rodadas do Campeonato Mineiro:

Rodada 1

Uberlândia x Cruzeiro - 27/2, às 16h30, no Parque do Sabiá, em Uberlândia
Caldense x Tombense - 27/2, às 19h, no Ronaldão, em Poços de Caldas
América x Boa Esporte - 27/2, às 19h, no Independência, em Belo Horizonte
Pouso Alegre x Coimbra - 28/2, às 15h, no Manduzão, em Pouso Alegre
Patrocinense x Athletic Club - 28/2, às 16h, no Estádio Pedro Alves do Nascimento, em Patrocínio
Atlético x URT - 28/2, às 18h15, no Mineirão, em Belo Horizonte

Rodada 2

Coimbra x Patrocinense - 3/3, às 15h, no Estádio Flávio Guimarães, em Contagem
Boa Esporte x Pouso Alegre - 3/3, às 19h, no Melão, em Varginha
Athletic Club x América - 3/3, às 19h15, em local indefinido
URT x Uberlândia - 3/3, às 20h, no Zama Maciel, em Patos de Minas
Cruzeiro x Caldense - 3/3, às 21h30, no Mineirão, em Belo Horizonte
Tombense x Atlético - 4/3, às 21h, no Almeidão, em Tombos

Rodada 3

Athletic Club x Boa Esporte - 6/3, às 15h, no Estádio Joaquim Portugal, em São João Del Rei
Caldense x Patrocinense - 6/3, às 19h, no Ronaldão, em Poços de Caldas
Pouso Alegre x América - 6/3, às 19h, em local indefinido
URT x Cruzeiro - 6/3, às 21h, no Zama Maciel, em Patos de Minas
Coimbra x Tombense - 7/3, às 10h, no Estádio Flávio Guimarães, em Contagem
Atlético x Uberlândia - 7/3, às 20h30, no Mineirão, em Belo Horizonte

Rodada 4

Tombense x URT - 13/3, às 16h, no Almeidão, em Tombos
Patrocinense x Atlético - 13/3, às 19h, no Estádio Pedro Alves do Nascimento, em Patrocínio
Boa Esporte x Coimbra - 14/3, às 10h, no Melão, em Varginha
Uberlândia x Pouso Alegre - 14/3, às 10h, no Parque do Sabiá, em Uberlândia
Cruzeiro x Athletic Club - 14/3, às 16h, no Mineirão, em Belo Horizonte
América x Caldense - 14/3, às 20h30, no Independência, em Belo Horizonte

Rodada 5

Athletic Club x Pouso Alegre - 20/3, às 15h, no Estádio Joaquim Portugal, em São João Del Rei
Tombense x Patrocinense - 20/3, às 16h, no Almeidão, em Tombos
Atlético x Coimbra - 20/3, às 16h30, no Mineirão, em Belo Horizonte
Boa Esporte x Uberlândia - 21/3, às 10h, no Melão, em Varginha
URT x Caldense - 21/3, às 16h, no Zama Maciel, em Patos de Minas
América x Cruzeiro - 21/3, às 16h, no Independência, em Belo Horizonte

Superesportes

Remo atropela na primeira etapa e vai à final para decidir a Copa Verde com o Brasiliense

Foto: Samara Miranda/Ascom/Clube do Remo

O Remo está na decisão da edição 2020 da Copa Verde. Nesta quinta-feira (18), o Leão Azul goleou o Manaus por 6 a 2, no Mangueirão, em Belém, no jogo de volta do confronto pelas semifinais da competição regional. O duelo foi transmitido ao vivo pela TV Brasil. Na partida de ida, disputada no último sábado (13) na Arena da Amazônia, paraenses e amazonenses empataram por 1 a 1.

Os azulinos decidem a Copa Verde com o Brasiliense, que, também nesta quinta-feira, eliminou o Vila Nova nos pênaltis. No estádio Boca do Jacaré, em Taguatinga (DF), os goianos até venceram por 3 a 1 no tempo normal, igualando o placar agregado do confronto. O Jacaré havia ganhado o primeiro jogo, realizado no último domingo (14) no estádio Onésio Brasileiro Alvarenga, em Goiânia, por 2 a 0.

O primeiro duelo da final será neste domingo (21), às 16h (horário de Brasília), no Mangueirão, também com transmissão da TV Brasil. É a segunda vez que o Remo chega à decisão regional, após o vice-campeonato de 2016. O Brasiliense, por sua vez, alcança pela primeira vez o confronto que vale o título.

Goleada azulina

O Leão Azul encaminhou a vitória entre os 15 e os 23 minutos da etapa inicial. Primeiro, o atacante Augusto escapou da marcação na esquerda e cruzou rasteiro para o meia Hélio abrir o placar. No lance seguinte, outra vez pela esquerda, o meia Lucas Siqueira entrou na área e rolou para Hélio ampliar. Aos 18 minutos, em lance ensaiado a partir de um escanteio curto, o meia Marlon cruzou da esquerda e Lucas Siqueira fez de cabeça. Cinco minutos depois, Lucas Siqueira recebeu do lateral Wellington Silva na direita da área e tocou para o atacante Wallace, sem goleiro, marcar o quarto.

A vantagem fez com que o Remo diminuísse sensivelmente o ímpeto e a atenção, dando espaços para o Manaus assustar. Aos 26 minutos, na sequência de uma bola perdida pelo Leão Azul no campo de ataque, o meia Gabriel Davis subiu pela esquerda e rolou para o lateral Edvan chutar perto do travessão. Aos 31, o goleiro Vinícius fez boa defesa em arremate de Gabriel Davis, da entrada da área.

O cenário da segunda metade do primeiro tempo se manteve após o intervalo. Aos nove minutos, em lance confuso na pequena área, o zagueiro Rafael Jansen, no rebote de uma tentativa do atacante Douglas Lima, quase fez contra. A bola saiu pela linha de fundo. Na cobrança do escanteio, a zaga azulina parou e o zagueiro Luís Fernando marcou de cabeça. Aos 15 minutos, o atacante Diego Rosa foi derrubado pelo zagueiro Fredson na grande área. O próprio Diego Rosa cobrou e assinalou o segundo do Gavião do Norte.

Os gols sofridos acordaram o Remo, que voltou a ter o controle das ações ofensivas. Aos 28 minutos, o goleiro Rafael Pitanga evitou duas vezes o quinto gol remista, em finalizações seguidas dos meias Dioguinho e Felipe Gedoz. No minuto seguinte, Lucas Siqueira quase fez de cabeça. Aos 31, foi a vez de Dioguinho assustar novamente, na sobra de uma bola mal afastada, mas o chute foi para fora.

Aos 35 minutos, o Leão Azul balançou as redes com o atacante Warley, após uma bola enfiada por Dioguinho entre os zagueiros do Manaus. O lance inicialmente foi validado, mas, informado pelo auxiliar que, no instante do chute, o meia Lailson estava impedido (ele se dirigiu à bola junto de Warley e, portanto, participou da jogada), o gol foi anulado. Só que, três minutos depois, a defesa do Gavião perdeu a bola na área e o meia Tiago Miranda, atento à sobra, marcou o quinto do Remo. Ainda deu tempo para Lailson receber de Felipe Gedoz na pequena área e liquidar a fatura.
Sofrimento em Goiânia

Não parecia que o Brasiliense sofreria tanto na Boca do Jacaré. Logo aos 12 minutos do primeiro tempo, o atacante Zé Love abriu o placar de cabeça. O Vila Nova chegou ao empate aos 25 minutos, em cobrança de falta de Alan Mineiro, no ângulo. O meia do Tigre voltou a balançar as redes aos 21 minutos da etapa final, em cobrança de pênalti. Aos 32, o meia João Pedro ampliou para o time de Goiás, levando a decisão da vaga à final para os pênaltis.

Quis o destino que o próprio João Pedro não convertesse a quarta cobrança do Vila, quando o placar indicava 4 a 3 para o Brasiliense. Ele teve o chute defendido pelo goleiro Edmar Sucuri. Coube ao meia Tobinha assinalar a quinta e última penalidade e garantir a inédita classificação do Jacaré à decisão da Copa Verde. A gravação do jogo será exibida nesta sexta-feira (19), a partir das 15h25, pela TV Brasil.

Agência Brasil

She Believes: Brasil desencanta no segundo tempo e goleia Argentina na estreia

Foto: Sam Robles/CBF

A seleção brasileira feminina de futebol teve mais dificuldades que o previsto no primeiro tempo, mas desencantou na etapa final e estreou com vitória no She Believes, torneio amistoso disputado nos Estados Unidos e que serve de preparação para a Olimpíada de Tóquio, no Japão. Nesta quinta-feira (18), o Brasil derrotou a Argentina por 4 a 1 no Exploria Stadium, em Orlando. O time comandado por Pia Sundhage volta a campo no domingo (21), às 17h (horário de Brasília), contra as norte-americanas, atuais campeões mundiais.

A ausência das volantes Luana e Formiga, que não foram liberadas pelo PSG (França) devido à pandemia do novo coronavírus (covid-19), foi sentida no meio-campo, especialmente nos primeiros minutos. Sem a experiente dupla, Pia preencheu o setor com Júlia Bianchi na cabeça de área e um trio ofensivo formado por Adriana, Marta e Chú atuando mais próximas das atacantes Debinha e Bia Zaneratto. Na defesa, a técnica escalou Tainara ao lado de Rafaelle na zaga, Tamires no lado esquerdo e Camilinha (que também joga como meia) no direito. No gol, Aline Reis foi escolhida na disputa interna com Bárbara e Lelê.

Com menos compactação que o esperado, as brasileiras erraram muitos passes na construção das jogadas e deram espaços para investidas da Argentina nas bolas longas, tentando surpreender as linhas altas da equipe de Pia. Aos 21 minutos, Aline teve que dar uma de líbero para desarmar a atacante Sole Jaimes, lançada com liberdade às costas da defesa, que estava postada quase no círculo central. A marcação apertada das rivais, alertada pela técnica na última quarta-feira (17), atrapalhou a saída de jogo a partir do quarteto defensivo.

Ainda assim, a primeira chance foi do Brasil. Aos 20 minutos, após um escanteio a meia altura cobrado por Marta, Debinha desviou de primeira, perto da pequena área, mandando rente à trave esquerda. Pouco depois, aos 28 minutos, a seleção brasileira, enfim, abriu o placar. Adriana (que é atacante no Corinthians, mas joga como meio-campista com Pia) conseguiu se desvencilhar da marcação argentina, invadiu a área e foi derrubada pela zagueira Aldana Cometti. Marta bateu o pênalti no canto esquerdo da goleira Solana Pereyra, que se esticou, mas não chegou na bola.

O Brasil voltou do intervalo com três mudanças: Lelê no lugar de Bárbara, Bruna Benites na vaga de Tamires (levando Camilinha para a lateral esquerda) e Andressinha na função de Júlia Bianchi. No primeiro minuto, Andressinha inverteu o jogo para Marta na esquerda. A camisa 10 achou Bia Zaneratto na entrada da área. A Imperatriz dominou e achou Debinha, que apareceu entre as zagueiras e bateu na saída de Pereyra. Na sequência, aos oito minutos, Debinha recebeu na intermediária e rolou para Adriana invadir a área e fazer o terceiro.

O bom reinício de jogo brasileiro não intimidou as argentinas, que mantiveram a postura de marcação forte e das bolas longas para contra-atacar. Foi assim que, aos 19 minutos, Yamila Rodríguez dominou na esquerda e cruzou. A também atacante Mariana Larroquette apareceu na esquerda, às costas de Camilinha, e cabeceou no canto de Lelê para diminuir.

No desenrolar da etapa final, Pia mexeu mais vezes. No ataque, trocou Bia Zaneratto por Cristiane. No meio, tirou Chú (que saiu com dores) e promoveu a estreia da jovem Ivana Fuso, brasileira de 19 anos, criada na Alemanha e que defendeu as seleções de base do país europeu. Mudou, também, ao colocar Geyse na vaga de Adriana (que também deixou o gramado sentindo). O sangue novo resultou no quarto gol. Aos 36 minutos, Cristiane deu belo passe para Geyse dominar na direita, dentro da área, e finalizar cruzado e fechar o placar.

Agência Brasil 

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

Nota de pesar! Falece em Ponte Nova, o narrador José Marcelo "Garotinho"

Reprodução/Redes sociais

POR JOSÉ DIAS SORRISO

Uma triste notícia para os amantes da bola. Faleceu na tarde desta quarta-feira (17/02), aos 61 anos, o lendário narrador esportivo do Vale do Aço, José Marcelo, carinhosamente conhecido como Garotinho. Deixa sua marca fantástica. José Marcelo estava internado em um hospital na cidade de Ponte Nova. 

Ele que vinha lutando contra um câncer na garganta. O narrador deixou vários jargões sensacionais. Dono de um talento estupendo. Uma locução contagiante. Ele narrou os grandes jogos da história do Social Futebol Clube, de Coronel Fabriciano.

No Vale do Aço teve passagem brilhante por algumas emissoras, como pelas rádios Educadora, Vanguarda e Itatiaia. Passou ainda pela Rede Mineira de Rádio, conforme relatou ao FUTBLOG DO SORRISO, de forma exclusiva, o presidente da Associação Mineira dos Cronistas Esportivos (AMCE), Luiz Carlos Gomes. 

Vídeo: repórter é roubado por bandido armado na frente de estádio de futebol

Reprodução

A câmera ligada não impediu que repórter e cinegrafista fossem alvos de um criminoso armado. As vítimas foram surpreendidas enquanto faziam uma gravação em frente ao estádio do Barcelona de Guayaquil. As informações são do portal Metrópoles. O repórter Diego Ordinola, da Directv Sports, no Equador, gravava uma passagem quando o assaltante apontou a arma em sua direção. 

Toda a ação do bandido foi registrada pelo repórter cinematográfico, que não foi identificado. Após apontar a arma para as vítimas, o assaltante pega os telefones celulares e sai correndo. “Nem sequer podemos trabalhar tranquilos, isso ocorreu às 13h (15h, horário de Brasília) nos arredores do Estadio Monumental. 

A Polícia Nacional do Equador se comprometeu a cuidar desses delinquentes”, escreveu Ordinola, ao compartilhar o vídeo do assalto em sua rede social.

Metrópoles

Para evitar Superliga, Champions League planeja mudanças. Confira


Harold Cunningham/Getty Images

O principal torneio de clubes do mundo devem passar por mudanças em breve. E forçadas. Isso porque os principais times europeus têm planejado criar uma Superliga, algo que não tem agradado em nada a Uefa e a Fifa.

A entidade que rege o futebol mundial já respondeu à ameaça, afirmando que todos aqueles que participarem do projeto “Super League”, serão banidos de todas as competições organizadas pela Fifa — especificamente, a Copa do Mundo. No entanto, para acalmar os ânimos e evitar a exclusão de estrelas de suas competições, a entidade e a Uefa têm se reunido para conversar sobre possíveis mudanças na Champions.

O jornal francês L’Equipe revelou quais seriam essas mudanças para aplacar os rumos da Super League. 

Confira:

32 para 36 equipes

Semelhante ao que aconteceu à Copa do Mundo, a Uefa pretende utilizar a inclusão de quatro novas equipes para promover a competição em zonas extras do continente.
Fim da fase de grupos

A ideia é passar o Sistema Suíço. Nele, cada equipe jogará 10 partidas e os oito primeiros colocados se classificariam para a próxima fase, de oitavas de final.
Maior número de jogos

Um dos motivos que levam as equipes a considerarem a criação de uma Super Liga é o aumento das receitas. Ao fazer os times disputarem mais jogos, a UEFA faria mais dinheiro para ser distribuído entre os participantes.

Sistema de playoffs

Com oito times se classificando para as oitavas de final, os confrontos se organizariam pelo famoso sistema de playoffs, já bastante utilizado nos esportes americanos. O melhor colocado do Sistema Suíço enfrentaria o oitavo melhor, o segundo pegaria o sétimo, o terceiro jogaria contra o quarto e assim por diante.

Repescagem

Ficou de fora das oito vagas para as oitavas de final? Nada tema. A UEFA vai dar mais essa mãozinha para ninguém se sentir excluído, promovendo uma repescagem do 9º ao 24º colocado da primeira fase classificatória.

Metrópoles

terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

Jogadores do Colo Colo são ameaçados de morte antes de jogo decisivo contra rebaixamento no Chile

Agência Uno - Torcida do Colo-Colo 

Reprodução - Faixa com trecho de ameaça aos jogadores

O Colo Colo, um dos clubes mais tradicionais do Chile, joga a sua vida nesta quarta-feira. Único clube do país que nunca foi rebaixado, o time de Santiago encara Universidad de Concepción em playoff único para definir quem cai para segunda divisão chilena.

E nesta terça-feira, uma organizada do Colo Colo mostrou todo seu “apoio” ao time nesse difícil momento. Sim, CONTÉM IRONIA a frase anterior.

Os torcedores foram ao CT do clube com uma faixa que dizia pura e simplesmente: “Ou ganham, ou os matamos”. Muito amor envolvido, não?

Para piorar, a mesma organizada do Colo Colo ameaçou os jogadores do Concepción, espalhando no hotel onde a equipe está concentrada panfletos com ameaças de morte: “De Talca não saem vivos”, em alusão ao nome do estádio Fiscal de Talca, local da partida.

Sobre o jogo de, segundo essa "valente" torcida organizada chilena literalmente, “vida ou morte”: quem vencer, evita se juntar a Deportes Iquique e Coquimbo Unido, já rebaixados. Em caso de empate, prorrogação - e pênaltis caso persista a igualdade - para definir quem permanece na elite.

O lado curioso é que no mesmo local onde foi colocada a faixa, outros torcedores mostraram apoio aos "Caciques" (apelido do Colo Colo) antes do jogo com o Concepción. 

GE (Brasil Mundial FC)

Empresário de Nacho Fernández confirma acerto com o Atlético-MG: "Contrato de três anos"

Divulgação/River Plate

Na manhã desta terça-feira, o meia-atacante Nacho Fernández foi até o River Camp, Centro de Treinamentos do River Plate, para começar o processo de despedida do clube até fazer as malas e viajar a Belo Horizonte. Será novo reforço do Atlético-MG. O clube brasileiro não confirma oficialmente, mas o próprio agente do jogador garantiu a concretização da negociação.

Daniel González, representante de Nacho Fernández (em parceria com o ex-jogador Damián Facciutto), deu entrevista para o canal TyC Sports, de Buenos Aires, garantindo que o atleta irá assinar contrato de três anos com o Galo. "Ele é jogador do (Atlético) Mineiro, contrato de três anos".

O agente preferiu não entrar em detalhes da operação, quando foi perguntado se o jogador, que era dono de 5% dos próprios direitos econômicos, teria aberto mão de receber sua fatia na transação. O Galo, entretanto, irá pagar US$ 6 milhões (limpos, sem contar impostos, o que dá R$ 32,2 milhões na cotação atual) ao River Plate, que precisa repassar uma parte ao Gimnasia La Plata.

- (Nacho) Já tem 31 anos, e na conversa que tivemos com o presidente (do River), ele me prometeu que se conseguissem algo que o River pretendesse, o venderia. E cumpriu. Estamos muito agradecidos. E conseguimos fazer - afirmou o empresário.

O Atlético ainda não se pronunciou sobre o caso. Espera acertar os últimos detalhes, que é a troca de minutas contratuais com o jogador e também o River. Uma fonte do Galo, ao ge, disse, na noite de segunda-feira, que o negócio "está muito avançado". Foram longas conversas e espera para o River aceitar a transação, que era um desejo de Nacho e do diretor Rodrigo Caetano, que quase o levou ao Internacional em 2020.

- Com a ajuda de que o diretor de futebol do Mineiro é o mesmo do Inter de Porto Alegre, que queria levá-lo. Fica um pouco mais fácil. Então, foram detalhes para terminar, cada lado puxa um pouco e terminou. Esperamos voltar, terminar os três anos no Brasil e tomara que se possa aposentar no River. Ele deixa uma boa imagem e está agradecido com todos - completou o agente.

Globo Esporte

Crespo desembarca no Brasil para iniciar trabalho no São Paulo

Foto: São Paulo FC/Divulgação

O técnico Hernán Crespo desembarcou no Brasil nesta terça-feira, por volta das 11h30. O argentino de 45 anos, que assinou contrato de dois anos com o São Paulo, chegou pela manhã no aeroporto de Guarulhos.

- Vi todas as últimas partidas do São Paulo. É muita responsabilidade. A responsabilidade é porque o São Paulo é muito grande. Amanhã seguramente vou conhecer o elenco - disse o treinador, ao passar rapidamente pelos jornalistas no saguão.

O treinador se dirigiu a um hotel na capital paulista e depois do almoço terá a primeira reunião com a diretoria para iniciar o planejamento. O encontro será no Morumbi.

São Paulo e Crespo acertaram os últimos detalhes do contrato na última semana. O argentino assinou o compromisso com o clube ainda na Argentina e viajou já com toda a burocracia finalizada.

Ainda não há uma data para Crespo assumir o comando do São Paulo. Na análise do clube, o ex-camisa 9 da seleção argentina vai precisar de um tempo de adaptação, comum para quem muda de país.

Crespo chega ao São Paulo com mais cinco profissionais: o auxiliar Juan Branda, o preparador de goleiros Gustavo Nepote, os preparadores físicos Alejandro Kohan e Gustavo Satto, além do analista Tobías Kohan.

A equipe chega ao São Paulo credenciada por um trabalho vitorioso no Defensa y Justicia. O clube argentino de Florencio Varela surpreendeu e conquistou a Copa Sul-Americana de 2020.

Hernán Crespo acabou selecionado para dirigir o São Paulo depois de um processo de entrevistas, promovido pela diretoria. O presidente Julio Casares e os outros responsáveis pelo futebol escolheram o argentino por possuir conceitos parecidos ao de Fernando Diniz.

Na análise da diretoria, Crespo incentiva a saída de bola construída, mas também propõe variações com um jogo mais rápido e sem correr tantos riscos, ponto diferente a Diniz.

O treinador argentino, como incentivador de um time propositivo, ainda trabalha a pressão no campo de ataque e demonstrou um time muito competitivo no Defensa y Justicia.

Globo Esporte

Seleção feminina se apresenta nos EUA para torneio She Believes

Laura Zago/CBF/Divulgação

A seleção feminina de futebol já está reunida em Orlando (Estados Unidos) para disputa do She Believes, torneio amistoso que serve de preparação para a Olimpíada de Tóquio (Japão). A equipe comandada pela técnica Pia Sundhage se apresentou nesta segunda-feira (15) à tarde.

Na chegada à concentração, as jogadoras e a comissão técnica foram submetidas a exames de PCR, seguindo protocolo de saúde de combate ao novo coronavírus (covid-19). A delegação já havia realizado testes de swab nasal (cotonete) quatro e dez dias antes da apresentação. A avaliação prévia detectou a presença do vírus na lateral Fabi Simões, do Internacional, que foi cortada. A zagueira Kathleen, da Inter de Milão (Itália), foi chamada no lugar.

“É a nossa antepenúltima data Fifa [período destinado a partidas entre seleções]. É um importante torneio, disputado contra seleções muito qualificadas, então, será um bom teste e conforme vai afunilando, chegando mais próximo da Olimpíada, os jogos ficam mais importantes”, destacou a zagueira Bruna Benites, do Internacional, à CBF TV.

O Brasil estreia no She Believes na próxima quinta-feira (18), às 18h (horário de Brasília), contra a Argentina, única seleção presente no torneio que não estará em Tóquio. No domingo (21), o desafio
 será contra as anfitriãs norte-americanas, atuais bicampeãs mundiais, às 17h. No próximo dia 24, as brasileiras encaram o Canadá às 18h. Os jogos serão no Exploria Stadium, em Orlando.

Agência Brasil

Fórmula 1: McLaren é a primeira equipe a apresentar o carro de 2021

Reprodução/CNN Brasil

A temporada de apresentação dos novos carros da Fórmula 1 foi aberta, e a McLaren foi a primeira a mostrar o modelo deste ano. O lançamento foi na fábrica da equipe, na cidade de Woking, na Inglaterra.

O novo modelo tem o mesmo chassi da temporada passada, mas conta com inovações na parte aerodinâmica e o principal: a volta do motor da Mercedes.

A equipe também apresentou o australiano Daniel Ricardo, contratado para a vaga de Carlos Sainz, que foi para a Ferrari. Ele vai formar dupla com o britânico Lando Norris.

A temporada 2021 da Fórmula 1 vai começar no dia 28 de março, no Bahrein.

CNN Brasil

Com show dos meninos da base, Fluminense derrota Ceará no Castelão

Garantido, por antecipação, na Libertadores após oito anos de ausência, o Fluminense se manteve vivo na briga para assegurar, também, vaga direta à fase de grupos da competição sul-americana. Nesta segunda-feira (15), o Tricolor bateu o Ceará por 3 a 1 na Arena Castelão, pela 36ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.

O primeiro triunfo carioca sobre o Vozão em Fortaleza desde 2005 teve o toque dos moleques de Xerém, como são conhecidos os atletas revelados no clube. Os gols saíram dos pés dos atacantes John Kennedy, de 18 anos, Samuel, de 20, e do volante Martinelli, de 19. A equipe do técnico Marcão iniciou o duelo com cinco titulares (John Kennedy, Martinelli, o goleiro Marcos Felipe, o lateral Calegari e o atacante Luiz Henrique) formados no centro de treinamento que o Tricolor mantém em Duque de Caxias (RJ).

O Fluminense chegou aos 60 pontos, na quinta posição, a dois pontos do São Paulo, que aparece em quarto e é o último na zona de classificação à etapa de grupos da Libertadores. Se o Palmeiras, atual campeão sul-americano, também for vencedor da Copa do Brasil, o quinto colocado do Brasileiro avança à fase principal do torneio continental. O Tricolor possui quatro pontos de vantagem para o Grêmio, que está em sétimo lugar e é a única ameaça aos cariocas.

O Ceará, por sua vez, distanciou-se da briga por vaga na Libertadores. O Vozão tenta encerrar o Brasileiro na oitava posição, que pode render um lugar na fase preliminar do torneio sul-americano. Estacionado nos 46 pontos, na 12ª colocação, os alvinegros terão que ganhar os dois próximos compromissos e depender de tropeços de Athletico-PR, Corinthians, Santos e Red Bull Bragantino.

Sem vencer desde que atingiu a pontuação “mágica” dos 45 pontos e se livrou do rebaixamento, o Ceará teve a iniciativa na maior parte do primeiro tempo. Quando foi exigido, Marcos Felipe fez a parte dele. Aos dez minutos, o goleiro defendeu uma batida cruzada do lateral-esquerdo Bruno Pacheco. Aos 40, esticou-se no canto para salvar uma bomba de fora da área do volante Charles.

O Vozão também parou na falta de pontaria. Aos 18 minutos, o meia Fernando Sobral finalizou com perigo, da intermediária, à direita da meta. Aos 27, após uma bobeada do volante Yago Felipe, o atacante Saulo entrou na área pela direita e cruzou rasteiro para o meia Vina desviar ao lado do gol.

A primeira boa chance do Fluminense se deu apenas aos 31 minutos. Lançado pelo zagueiro Nino, John Kennedy entrou na área pela esquerda, mas se enrolou na hora de chutar e furou. Mas o jovem não se intimidou com o erro. Aos 43, o atacante recebeu do veterano meia Nenê, outra vez na esquerda, e bateu forte. O goleiro Richard tocou na bola, mas não evitou que o Tricolor abrisse o placar.

O Ceará retornou intenso do intervalo. Com dois minutos, na sequência de um bate-rebate na área, o zagueiro Nino salvou o Fluminense em cima da linha. Tal qual no primeiro tempo, o Tricolor foi mais efetivo quando chegou ao ataque. Aos 13 minutos, o lateral-esquerdo Egídio recebeu de Nino e recuou para Martinelli soltar a bomba e ampliar.

O Vozão não desistiu e pressionou os cariocas atrás do primeiro gol. Aos 24 minutos, após cruzamento de Vina, o meia Wescley cabeceou sozinho, mas para fora. Aos 31 minutos, enfim, o time da casa foi às redes, em pênalti cobrado por Vina, após falta dentro da área cometida por Calegari em cima do meia alvinegro. Aos 39, o camisa 29 foi novamente protagonista do ataque cearense, mas o chute cruzado, depois de ser lançado na esquerda, saiu ao lado da meta carioca.

Quando o empate do Ceará parecia ganhar corpo, outro moleque de Xerém deu as caras e decidiu para o Fluminense. Aos 42 minutos, Egídio cobrou falta na área e Samuel, que entrou no segundo tempo no lugar de John Kennedy, concluiu para as redes e definiu o marcador. Foi o primeiro gol do jovem camisa 28 como profissional.

O Ceará volta a campo neste sábado (20), às 18h30 (horário de Brasília), contra o já rebaixado Coritiba no estádio Couto Pereira, em Curitiba. Já no domingo (21), o Fluminense visita o Santos na Vila Belmiro, em Santos (SP), às 18h15. Os duelos são válidos pela 37ª e penúltima rodada do Brasileirão.

Agência Brasil

Sport e Bragantino empatam no fechamento da 36ª rodada do Brasileiro

No jogo que encerrou a 36ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Sport e o Bragantino empataram em 0 a 0 na noite desta segunda-feira (15) na Ilha do Retiro.Com este resultado, o Leão chegou a 42 pontos (na 14ª posição), abrindo cinco pontos para o primeiro time dentro da zona do rebaixamento (o Vasco com 37 pontos) quando faltam apenas duas rodadas para o final da competição.

Já o Bragantino terminou a rodada na 11ª posição, com 49 pontos, mantendo chances de alcançar a zona de classificação para a próxima edição da Copa Libertadores.
Próxima rodada

Na penúltima rodada do Campeonato Brasileiro, o Sport recebe o Atlético Mineiro no próximo domingo (21), a partir das 16h (horário de Brasília). No mesmo dia, o Bragantino visita o Goiás no estádio da Serrinha a partir das 20h30.

Agência Brasil