sábado, 27 de fevereiro de 2021

NA HISTÓRIA! Madeira - Um dos maiores atacantes que o futebol amador da região já teve

Divulgação

Ele não jogava, dava show! Exatamente isso. Um dos maiores atacantes que o futebol amador da região já teve. Um jogador com uma precisão incrível. Goleador nato. O NA HISTÓRIA de hoje relata um pouco da estupenda trajetória de Joel Madeira, o Madeira, para os mais íntimos. Um tempo de ouro do futebol varzeano.
 
Época que a bola rolava às 15h e a torcida chegava meio-dia nos campos - tamanha era a expectativa de ver mais um jogão e grandes craques desfilando pelos gramados. Era um verdadeiro show. Só jogador fenômeno e um deles era Madeira.

O atacante foi campeão pelo Novo Cruzeiro (Ipatinga), Jabaquara (Ipatinga), Meridional (Ipatinga) e JUD (Cachoeira Escura) - clube onde deixou seu nome cravado. Madeira foi artilheiro por onde passou. Vestiu ainda as camisas de Macuco (Braúna Grande/Belo Oriente), Cachoeiro (Cachoeira Escura), além de ter passado pelo futebol de Periquito.

No Meridional, foi artilheiro atuando no Ipatinguense. No JUD, artilheiro por duas vezes do Amador de Belo Oriente. Madeira foi 3 vezes convocado para a Seleção de Ipatinga, onde jogou a Copa Leste de Seleção.

Madeira atualmente reside no distrito de Cachoeira Escura, em Belo Oriente-MG.

Por José Dias Sorriso

FUTBLOG DO SORRISO - CONTANDO A HISTÓRIA DO NOSSO ESPORTE

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

NA HISTÓRIA! Roberto da Lúcia - Um dos maiores craques que já desfilou nos gramados da região

Arquivo

O NA HISTÓRIA chega na área e destaca um dos maiores camisas 10 da história do futebol amador regional. Estou falando de Carlos Roberto Gonçalves, ou para os mais íntimos, Roberto da Lúcia. Foi um craque. Um fenômeno da bola.

Os amigos mais próximos e os torcedores que sempre lotavam os campos amadores das redondezas são testemunhas de um camisa 10 nato, um canhoto que mostrava um futebol estupendo. Roberto atuou nos mais diversos clubes da região.

Em Belo Oriente marcou época defendendo as cores de Oriente, Aluvaeira e Santa Tereza. Um desportista que ganhou o respeito de todos, não somente dentro de campo, mas também fora dele. Roberto é natural de Capinópolis-MG (cidade que fica 722 km da capital Belo Horizonte). Nasceu no dia 1º de janeiro de 1955.

Jogou em clubes como: Cruzeirinho (Ipatinga), Ipaminas (Ipatinga), Cariru EC (Ipatinga), Beira Rio EC (Ipatinga), Faixa Azul (Ipatinga), Cenegue (Ipatinga), Oriente EC (Belo Oriente), Santa Tereza (Belo Oriente) e Aluvaeira (Belo Oriente). Entre as conquistas, foi campeão da Copa Vanguarda de 1987, campeão Master pelo Santa Tereza em 2007 e campeão em Ipatinga pelo Faixa Azul em 1976. Em 1972 foi vice-campeão de juniores em Ipatinga pelo Cariru e vice campeão ipatinguense com o Oriente em 1987.

Um jogadoraço. Um super craque de bola que desfilou pelos principais gramados da região. 

Por José Dias Sorriso 

FUTBLOG DO SORRISO - CONTANDO A HISTÓRIA DO NOSSO ESPORTE 

Em ação na Fifa, Atlético é condenado a pagar R$ 3,1 milhões a Dudamel

Divulgação

O Atlético foi condenado pela Fifa a pagar R$ 3.155.117,19 ao treinador Rafael Dudamel, demitido em 27 de fevereiro de 2020. O valor se refere aos dois meses de salários não pagos e à multa pela rescisão do contrato, que valia até dezembro de 2021. O clube alvinegro pode recorrer em outras instâncias.

A notícia foi publicada pelo GE e confirmada pelo Superesportes. A decisão foi tomada no início de fevereiro. A partir do momento em que Dudamel informar os dados bancários, o alvinegro tem 30 dias para pagar o valor da condenação. O clube, no entanto, pode tentar um acordo amigável com o ex-comandante.

O treinador venezuelano foi anunciado como técnico do Atlético em 4 de janeiro, para substituir Vagner Mancini, que deixara o cargo em dezembro de 2019. Foram apenas 54 dias no comando alvinegro.

Nesse período, Dudamel dirigiu o time em dez partidas (quatro vitórias, quatro empates e duas derrotas, um aproveitamento de 50% dos pontos) e acumulou duas eliminações precoces, na Copa do Brasil e na Sul-Americana.

Superesportes

Atlético: Conmebol antecipa sorteio da fase de grupos da Copa Libertadores

Divulgação

O Atlético conhecerá os três adversários da fase de grupos da Copa Libertadores de 2021 em sorteio agendado para 9 de abril. O evento ocorrerá na sede da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), em Luque, no Paraguai.

Antes, o sorteio que definirá as chaves da principal competição de clubes do continente estava agendado para 16 de abril, mas foi antecipado.

A Libertadores começou nessa terça-feira, com a vitória do Liverpool-URU por 2 a 1 sobre a Universidad de Quito-EQU, pela primeira fase.

O sorteio dos grupos ocorrerá no dia seguinte ao término das etapas preliminares da competição continental. As primeiras partidas das chaves estão agendadas para 20 de abril.

Na galeria a seguir, veja as 45 equipes participantes da Libertadores (duas vagas para times do Uruguai ainda estão indefinidas):

Argentinos Juniors (Argentina) - Fase de grupos

Boca Juniors (Argentina) - Fase de grupos

Defensa y Justicia (Argentina) - Fase de grupos

Racing (Argentina) - Fase de grupos

River Plate (Argentina) - Fase de grupos

San Lorenzo (Argentina) - Segunda fase

Vélez Sarsfield (Argentina) - Fase de grupos

Always Ready (Bolívia) - Fase de grupos

Bolívar (Bolívia) - Segunda fase

Royal Parí (Bolívia) - Primeira fase

The Strongest (Bolívia) - Fase de grupos

Atlético (Brasil) - Fase de grupo

Flamengo (Brasil) - Fase de grupos

Fluminense (Brasil) - Indefinido

Grêmio (Brasil) - Indefinido

Internacional (Brasil) - Fase de grupos

Palmeiras (Brasil) - Fase de grupos

Santos (Brasil) - Segunda fase

São Paulo (Brasil) - Indefinido

Unión Española (Chile) - Segunda fase

Superesportes

Cruzeiro anuncia a contratação do zagueiro Eduardo Brock

Divulgação

O Cruzeiro anunciou nesta quinta-feira a contratação do zagueiro Eduardo Brock. O defensor de 29 anos foi aprovado nos exames médicos e assinou contrato até o fim do Campeonato Mineiro de 2022.

Natural em Arroio do Meio-RS, Brock estava no Ceará. Ele começou a carreira nas categorias de base do Grêmio. Já profissional, passou por Canoas, Novo Hamburgo, Juventude, Aimoré e Brasil de Pelotas - todos do Rio Grande do Sul.

Em 2017, atuou no Paraná. No ano seguinte, acertou com o Goiás. Brock defendeu o Ceará de julho de 2018 até o início de 2021. Ao todo, foram 45 jogos com a camisa do time nordestino: oito em 2018, 19 em 2019 e 18 em 2020/21.

Hoje, o Cruzeiro tem cinco zagueiros no elenco: Leo, que se recupera de uma lesão no joelho, Manoel, Paulo e Ramon, além de Brock.

EDUARDO BROCK

Nome: Eduardo Schroeder Brock

Nascimento: 06/05/1991 (Arroio do Meio-RS)

Posição: zagueiro

Altura: 1,86m

Carreira: Grêmio (2008-2011), Canoas-RS (2012), Novo Hamburgo-RS (2012), Juventude (2013), Aimoré-RS (2014), Brasil-RS (2014-2016), Paraná Clube (2017), Goiás (2018), Ceará (2018-2021) e Cruzeiro (desde 02/2021)

Títulos: Copa do Nordeste (2020) e Campeonato Goiano (2018)

Superesportes

Flamengo e Internacional na disputa: o que times precisam para título do Brasileiro? Confira

CBF

A briga pelo título do Campeonato Brasileiro ficou mesmo para a última rodada. O líder Flamengo e o segundo colocado Internacional estão separados por apenas dois pontos (71 a 69) e são os únicos ainda na briga pelo troféu. O Fla enfrenta o São Paulo, no Morumbi; enquanto o Inter encara o Corinthians, no Beira-Rio. Todas as partidas da 38ª rodada acontecem às 21h30 (de Brasília).

Mesmo na frente na tabela de classificação, o Rubro-Negro quer a vitória para não depender do resultado da partida do Internacional.

Cenários para o título do Flamengo:

… vitória sobre o São Paulo por qualquer placar;
… empate ou derrota com o São Paulo desde que o Inter no máximo empate com o Corinthians.

Cenários para o título do Internacional:

… vitória sobre o Corinthians desde que o Flamengo não vença o São Paulo;
… vitória sobre o Corinthians com empate do Flamengo (definição no salto de gols, hoje +5).

O Flamengo embarcou para São Paulo embalado por sua imensa torcida. Apesar da necessidade de isolamento social por conta da pandemia do novo coronavírus, torcedores foram incentivar o time no aeroporto Santos Dumont. O técnico Rogério Ceni ainda tem dúvidas nas escalações de Willian Arão e Diego.

Já o São Paulo, do interino Marcos Vizoli, precisa da vitória para garantir vaga no G4 sem depender do resultado da partida do Fluminense, que enfrenta o Fortaleza, no Maracanã. O time paulista é o quarto colocado, com 63 pontos, dois a mais que o adversário direto na luta por uma vaga na fase de grupos da Copa Libertadores.

Pelo lado do Internacional, Abel Braga não teve dificuldades para montar a equipe que ainda sonha com o título. Edenílson, que era dúvida por conta de uma pancada no último jogo, treinou normalmente. Rodinei, expulso, é desfalque certo.

Mesmo sem chance de classificação à pré-Libertadores, o Corinthians, de Vagner Mancini, promete um time forte para a despedida da competição em Porto Alegre. Fagner, com um estiramento na coxa, não joga.

Contra o rebaixamento

O Vasco ainda tem chances de permanecer na Série A, mas sabe que a missão é quase impossível. A equipe do técnico Vanderlei Luxemburgo, que já anunciou sua saída do clube, precisaria tirar uma diferença de 12 gols em relação ao Fortaleza.

Botafogo, Coritiba e Goiás já estão confirmados na Série B deste ano.

R7

VAI PEGAR FOGO! Copa Vale do Aço de Futebol Amador - Bola rola no próximo dia 7 de março

Arquivo

Definidos os jogos da primeira rodada da Copa Vale do Aço de Futebol Amador 2021. Após reunião realizada na última segunda-feira, foram definidos os clubes, que participarão desta edição. A bola está prevista para rolar no próximo dia 7 de março.

Os jogos da 1ª rodada e as respectivas chaves:

CHAVE A

AERBI X AERC
TORINO X WR

CHAVE B

FORQUILHA X UNIVERSO
CNZ X RENASCER

CHAVE C

REVÉS DO BELÉM X JABAQUARA
INVICTOS X UNIDOS DE CACHOEIRA ESCURA

EM TIMÓTEO! Copa Celso Machado de Super Master - 1ª edição da competição tem pontapé inicial previsto para abril

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O futebol em Timóteo chega com tudo em 2021 com a realização da 1ª edição da Copa Celso Machado de Super Master. A competição tem seu pontapé previsto para 11 de abril. Celso Machado recebe a justa homenagem por tudo que fez em prol do esporte no município. 

O vereador Vinícius Bim destacou a importância da realização da competição. Ele que é da comissão de frente na organização. 

"O objetivo de realizar pelos próximos 4 anos a Copa Celso Machado Super Master, é promover a saúde física, o desporto e convívio social acima dos 45 anos em nossa cidade, além de promover ação social em tempos de grandes dificuldades, e o principal é podermos prestar homenagem a um grande nome do esporte de Timóteo que não mediu esforços para engrandecer e divulgar o futebol amador timotense", afirmou. 

Até o momento, seis clubes tradicionais de Timóteo confirmaram participação: Vila Nova, Cachoeira do Vale, Industrial, São Francisco, Cascavel e Palmeiras. Os jogos da Copa Celso Machado de Super Master serão realizados aos domingos na parte da manhã. 

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

NA HISTÓRIA! Miro - Um dos canhotos feras que marcou época no futebol amador belo-orientino

Miro (detalhe)

Simplesmente um dos maiores craques do futebol belo-orientino. Um maestro com a perna canhota. O NA HISTÓRIA de hoje explana aos amigos um pouco da rica trajetória de Valdomiro Oliveira, carinhosamente conhecido pelos mais íntimos como Miro. 

Dono de uma habilidade incrível. Batia na bola com uma categoria. Miro passou pelos mais diversos times e colecionou títulos. Ele passou pelo Cachoeirinha "Cachoeira do Vale", de Timóteo (1978, 79 e 80); juniores do Democrata de Governador Valadares (1981); Cachoeiro e JUD (1982); Palmeirense de Ponte Nova e Jequiri (1983); JUD (1984, 85, 86, 87, 88); Macuco (1987); Vila Nova do Limoeiro (1989); União do Naque e JUD (1990); JUD (1991); Unidos (1992); Cachoeiro (1993 e 1994); AERC (1995 e 1996); Galeto (1997 a 2012). 

Pelo Cachoeirinha foi tricampeão acesitano. Foi campeão do Campeonato Amador de Belo Oriente pelo JUD (1991). Defendeu ainda a camisa da Seleção de Belo Oriente (1991).

Um nome cravado na história do nosso futebol. Miro reside em Cachoeira Escura - um verdadeiro berço de craques da bola.

Por José Dias Sorriso 

FUTBLOG DO SORRISO - CONTANDO A HISTÓRIA DO NOSSO ESPORTE 

Convidados, Catar e Austrália desistem da Copa América deste ano

Tânia Rêgo/Agência Brasil 

As federações de Catar e Austrália anunciaram nesta terça-feira (23) que as respectivas seleções não disputarão a edição deste ano da Copa América, que será realizada entre os dias 11 de junho e 10 de julho na Colômbia e na Argentina. Em notas oficiais, as entidades justificaram a decisão pela Confederação Asiática de Futebol (AFC, sigla em inglês) adiar jogos das eliminatórias conjuntas para a Copa do Mundo de 2022 e para a Copa da Ásia de 2023 por causa da pandemia do novo coronavírus (covid-19).

A AFC comunicou na última sexta-feira (19) que transferiu a rodada de 25 e 30 de março, válidas pelas eliminatórias, para o período de 31 de maio a 15 de junho, que engloba justamente o início da Copa América. Segundo nota da confederação asiática, as restrições para viagens e a quarentena obrigatória em alguns países, em razão da pandemia, levaram ao adiamento dos jogos.

“Em nome da comunidade futebolística australiana, agradeço à Conmebol [Confederação Sul-Americana de Futebol] pelo convite e o contínuo diálogo ao longo do último ano. Participar de uma competição tão prestigiada e vivenciar a cultura de futebol da América do Sul seria incrível para nossos jogadores, comissão técnica e torcedores”, afirmou o chefe executivo da federação da Austrália, James Johnsson, em nota divulgada no site oficial da entidade.

Seria a primeira participação australiana na história da Copa América. Já o Catar esteve presente na edição de 2019, no Brasil, onde empatou com o Paraguai (2 a 2) no Maracanã e foi superado pela Colômbia (1 a 0) no Morumbi e pela Argentina (2 a 0) na Arena do Grêmio, caindo na primeira fase.

A edição deste ano da competição reuniria 12 seleções, sendo as dez filiadas à Conmebol e as duas nações convidadas. O Catar estava no Grupo B, com sede na Colômbia, o mesmo do Brasil, e enfrentaria a equipe de Tite na terceira rodada, em Barranquilla. A Austrália constava no Grupo A, que será disputado na Argentina. A confederação sul-americana ainda não se pronunciou sobre a desistência dos países da AFC.

Agência Brasil 

Com desfalques na zaga, seleção feminina terá mudanças contra Canadá

Sam Robles/CBF/Divulgação

A técnica Pia Sundhage tem dois problemas para escalar a seleção feminina que enfrenta o Canadá na próxima quarta-feira (24), às 18h (horário de Brasília), pela terceira e última rodada do She Believes, torneio amistoso realizado nos Estados Unidos e que serve de preparação para a Olimpíada de Tóquio (Japão). A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) informou, nesta terça-feira (23), que as zagueiras Kathellen e Antônia se contundiram no treino de segunda-feira (22) e não estarão à disposição da sueca.

A lesão de Kathellen é a mais grave. Submetida a um exame de imagem, a zagueira da Inter de Milão (Itália) teve confirmada uma lesão do ligamento cruzado anterior do joelho direito. A defensora se manifestou em uma publicação na rede social Instagram e recebeu incentivo de várias companheiras. Entre elas, a lateral Letícia Santos, que sofreu a mesma contusão em março do ano passado, durante o Torneio Internacional da França.

Antônia, por sua vez, reclamou de dores no músculo anterior da coxa direita. O exame de ressonância pelo qual a jogadora do Madrid CFF (Espanha) passou identificou um leve edema no local. A atleta foi poupada dos treinos, mas segue com a delegação em Orlando (EUA), assim como Kathellen.

Mudança

Na derrota de 2 a 0 para os Estados Unidos, no último domingo (21), Kathellen foi a principal novidade na escalação de Pia, atuando improvisada como lateral-direita. Em entrevista coletiva na segunda-feira, a também zagueira Rafaelle explicou que a ideia da técnica era testar a polivalência do elenco, fortalecer o setor defensivo e liberar o lado esquerdo da defesa (onde atua Tamires, lateral de característica ofensiva) para atacar mais vezes.

Sem Kathellen e Antônia, Pia tem três zagueiras à disposição para encarar as canadenses. Uma opção é repetir a dupla Rafaelle e Tainara, utilizada na estreia (goleada por 4 a 1 sobre a Argentina) e repetir a estratégia adotada contra os EUA, com Bruna Benites fazendo a lateral-direita. Outras possibilidades são improvisar a lateral-esquerda Jucinara (que substituiu Kathellen no jogo passado, no segundo tempo) ou a meia Camilinha (titular diante das argentinas no lado direito defensivo).

“É uma questão importante, temos de encontrar respostas. Temos algumas soluções que passam não só pela lateral, mas o time inteiro. No fim das contas, a equipe indo bem faz com que quem jogue na lateral também vá bem. Amanhã [quarta-feira], vocês verão, possivelmente, duas diferentes soluções. Faremos, também, algumas mudanças no intervalo”, disse Pia, em entrevista coletiva por videoconferência nesta terça-feira.

Reencontro

O duelo desta quarta será o terceiro entre Brasil e Canadá na “era Pia”. Em novembro de 2019, pelo Torneio Internacional da China, a seleção canarinho goleou por 4 a 0, com gols da volante Formiga e das atacantes Bia Zaneratto (dois) e Chú. Em 10 de março do ano passado, pelo Torneio Internacional da França, as equipes empataram em 2 a 2 (a meia Marta e a atacante Ludmilla balançaram as redes). Resultado com gosto amargo para as brasileiras, que chegaram a ter 2 a 0 de vantagem.

“Creio que nossa defesa está melhor do que há um ano e o jogo pelos lados também. Vamos ver se conseguimos criar tantas chances quanto como contra os EUA, mas, desta vez, precisamos marcar os gols. Estou satisfeita com o time, e também acho que há coisas a melhorar. A palavra-chave é compactação [dita em português], com todas conectadas, na mesma página”, avaliou a sueca.

“O Canadá é um bom time, tem similaridades com os EUA. Jogam na pressão alta, têm atletas rápidas, dedicam-se 100% nas situações. Para derrotá-las, temos de nos posicionar bem e tomar boas decisões. O meio-campo é o coração do time e as jogadoras do setor precisam estar envolvidas. Se tivermos um bom trabalho na transição da defesa para o ataque, vamos nos livrar da pressão. É início de ano, há jogadoras que ainda não fizeram muitas partidas em 2021, então creio que podemos melhorar daqui para frente”, completou a treinadora.

O jogo diante do Canadá opõe duas seleções empatadas no ranking da Federação Internacional de Futebol (Fifa). Brasileiras e canadenses dividem o oitavo lugar com 1.958 pontos. Os EUA, atuais campeões mundiais, lideram com 2.192 pontos, com Alemanha (2091) e França (2032) completando o pódio. Também participantes do She Believes, as argentinas estão na 31ª posição, com 1.659 pontos.

Agência Brasil

CBF define escala de arbitragem da última rodada do Brasileirão

Cesar Greco/Divulgação/Palmeiras - Rodolpho Toski Marques será o responsável por
Flamengo x São Paulo

A um dia da última rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, que definirá o campeão de 2020, foram anunciados os árbitros centrais que apitarão as partidas da próxima quinta-feira (25), com início simultâneo às 21h30 (horário de Brasília).  Após audiência pública, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), divulgou  na tarde desta segunda-feira (22) a escala de arbitragem. 

No estádio do Morumbi, o árbitro Rodolpho Toski Marques foi designado para o duelo entre o líder Flamengo e o São Paulo, atual quarto colocado, que enfrenta logo mais, às 20h, o já rebaixado Botafogo, no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro. Já o árbitro de campo responsável pelo embate entre Internacional (2º colocado) e Corinthians (10º) será Wilton Pereira Sampaio.

A relação completa da arbitragem em cada partida - incluindo assistentes e VAR -  está disponível no site da CBF. Confira abaixo os árbitros centrais dos demais jogos da 38ª rodada do Brasileirão:

Fluminense x Botafogo (Maracanã-RJ) -  Anderson Daronco

Vasco x Goiás (São Januário-RJ) - Leandro Pedro Vuaden

Red Bull Bragantino x Grêmio (Nabi Abi Chedid-SP) - Ramon Abatti Abel

Atlético-MG x Palmeiras (Mineirão-MG) - Heber Roberto Lopes

Bahia x Santos (Arena Fonte Nova-BA) - Paulo Roberto Alves Junior

Athletico-PR x Sport (Arena da Baixada-PR) - Flávio Rodrigues de Souza

Ceará x Botafogo (Arena Castelã-CE) - Raphael Claus

Atlético-GO x Corinthians (Antônio Accioly-GO) - Edina Alves Batista

Agência Brasil

Marcelo Moreno e Giovanni são oferecidos ao Botafogo

Divulgação

O atacante Marcelo Moreno e o meia Giovanni, ambos do Cruzeiro, foram oferecidos ao Botafogo na última semana. Os dois casos ainda estão sob análise do departamento de futebol do clube carioca, mas com “poucas possibilidades de avanço neste momento”, conforme revelou ao Superesportes uma fonte ligada ao time de General Severiano. 

Nenhum dos atletas têm características desejadas inicialmente pelo técnico Marcelo Chamusca, apresentado como novo comandante do Botafogo nessa segunda-feira. Na chegada ao Rio, o treinador, que fez um bom trabalho no comando do Cuiabá na última Série B, ressaltou o desejo de ter uma equipe bastante competitiva.

A informação do interesse alvinegro em Giovanni foi divulgada inicialmente pelo Globoesporte.com. O veículo também noticiou que o meia não está nos planos do técnico Felipe Conceição para a temporada do Cruzeiro. Na Toca da Raposa II desde meados de 2020, o jogador tem dez partidas pelo clube mineiro e nenhum gol marcado.

Já sobre Marcelo Moreno, ainda não há uma decisão final sobre seu aproveitamento no Cruzeiro em 2021. Contratado no ano passado sob grande expectativa de gols na Série B, o boliviano nem sequer cumpriu a meta de se tornar o maior artilheiro estrangeiro da Raposa. Até aqui, na terceira passagem pelo clube, foram 32 jogos e três gols marcados.

Atualmente, Conceição tem à disposição para a função de Giovanni os meias Marcinho, Claudinho e Marco Antônio. Já para o ataque, com as características de Marcelo Moreno, integram o elenco Rafael Sobis, Thiago e Zé Eduardo. 

O Cruzeiro não comenta negociações que não estejam concretizadas. Fabiano Farah e Ricardo Sheidt, empresários de Marcelo Moreno e Giovanni, respectivamente, não responderam aos contatos da reportagem. 

Superesportes

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Sampaoli anuncia saída do Galo após o Brasileiro

..

Por meio de nota, o técnico Jorge Sampaoli anunciou que deixará o Atlético ao término do Campeonato Brasileiro.

LEIA ABAIXO A NOTA DO TÉCNICO

O ano de 2020 foi duríssimo para a humanidade. Nós temos de ser criativos e quisemos construir um time que, ao passar na TV, fizesse esquecer a tristeza por um momento. Não nos propusemos simplesmente a ganhar: tentamos ser felizes.

Não houve um só dia no Atlético em que abandonássemos nossa ideia sobre futebol. Este time teve a valentia de jogar dentro e fora de casa da mesma forma. Jamais renunciamos a pensar na trave do rival. O Galo colocou seu coração em todo o país. Isso me dá um orgulho impressionante. Desejo que seja uma ideologia que se mantenha no clube. O futebol brasileiro tem um talento infinito e me fez reencontrar com a beleza do jogo, algo que irá me marcar para sempre.

Chegou o final. Na quinta, será a última partida. Saio com a nostalgia de não poder ter dirigido com o estádio cheio. Sei que nos emocionamos muito. Queria viver os vídeos que tinha visto de uma torcida apoiando sem parar.

Quero agradecer a todo o clube. Aos jogadores, pela entrega. A todos os funcionários da instituição, por colocar a alma nesse projeto. Aos dirigentes, por nos dar grandes condições de trabalhar. À cidade, por nos tratar tão bem.

O Galo está destinado a brigar por grandes coisas. Sei que as vitórias virão. Gosto muito de vocês e desejo que sigam caminhando com o coração como guia.

Jorge Luis Sampaoli

Por José Dias Sorriso
 
Bruno Cantini - Fotografia

NA HISTÓRIA! Matheus - Jogador polivalente que marcou época no futebol belo-orientino

..

Ele passou pelos principais clubes amadores de Belo Oriente. Jogador polivalente. NA HISTÓRIA de hoje vamos relatar um pouco sobre Matheus. Ele era daqueles que se o técnico precisasse na lateral estava pronto a atender. Se precisasse dele como volante também atendia. Vale ressaltar, que sempre jogando em alto nível. Matheus vestiu as camisas de Oriente, Aluvaeira, Esperança, Santa Tereza, Seleção de Mesquita e Associação Açucenense. Disputou grandes campeonatos, entre eles o Ipatinguense, nos anos 90 - época fantástica do futebol regional. Começou sua trajetória ainda no cascudo do Aluvaeira. Atualmente é mais um que gosta de prestigiar os acontecimentos esportivos nos fins de semana. Sempre que pode marca presença nos campos para acompanhar os jogos e rever os velhos amigos.
 
Por José Dias Sorriso

FUTBLOG DO SORRISO - CONTANDO A HISTÓRIA DO NOSSO ESPORTE

Goiás empata com Bragantino e está rebaixado à Série B pela sexta vez

O Goiás apenas empatou com o Bragantino, no Estádio da Serrinha, na noite deste domingo (21) em partida válida pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro. O 0 a 0 confirmou o rebaixamento do Esmeraldino, que, com 37 pontos, está na 17ª posição, mas não pode mais sair do Z4, já que o Fortaleza, atual 16º colocado, tem 41.

Pelo lado do Bragantino, a igualdade acabou com as possibilidades de se classificar à fase preliminar da Copa Libertadores da próxima temporada. Assim, o Massa Bruta vai disputar a Sul-Americana.

Na última rodada, quinta-feira (25), o Bragantino encerra a participação no Campeonato enfrentando o Grêmio, no Estádio Nabi Abi Chedid, e o Goiás vai até o Estádio de São Januário para pegar o Vasco.

Agência Brasil

Flamengo vence Inter de virada e assume a liderança do Brasileiro

Foto: Alexandre Vidal 

O Flamengo venceu o Internacional de virada por 2 a 1 na tarde deste domingo (21) no Maracanã em partida válida pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time do técnico Rogério Ceni assume a ponta da tabela de classificação pela primeira vez nessa edição do torneio, com 71 pontos. O Inter caiu para vice-líder com 69.

O Colorado, que entrou em campo precisando de uma vitória para conquistar o tetracampeonato brasileiro, pulou na frente do placar aos 11 minutos com uma cobrança perfeita de pênalti de Edenílson. A infração foi marcada pelo árbitro Raphael Klaus depois que o zagueiro Gustavo Henrique puxou Yuri Alberto em cruzamento na área rubro-negra.

Com a vantagem no placar, os gaúchos até que tentaram se manter no campo de ataque. Mas, o Flamengo foi aumentando o ritmo e começou a pressionar cada vez mais. Até que, aos 28, Filipe Luís aproveitou uma bola na frente da área e abriu de primeira para Bruno Henrique. Depois da disputa com Rodinei, o atacante carioca foi no fundo e deixou o meia Arrascaeta de frente para o gol. O uruguaio só rolou. A bola ainda bateu na trave e entrou para empatar a partida. Aos 42, teve outra chegada forte do Inter. Depois de boa jogada de Caio Vidal pelo lado direito, Rodinei pegou a sobra e mandou uma bomba na trave.

Na volta do intervalo, ocorreu o lance capital do jogo. Aos três minutos. Rodinei dominou mal uma bola e ao tentar se recuperar entrou duro no lateral-esquerdo Filipe Luís. O árbitro Raphael Klaus, com o auxílio do VAR, expulsou o jogador do Inter. Depois disso, só deu Flamengo. Aos nove, Pedro perdeu boa chance. Aos 17, em brilhante jogada de Arrascaeta, Gabriel Barbosa só deslocou o goleiro Marcelo Lomba e virou a partida. Aos 34, Pedro marcou o terceiro, mas o lance foi invalidado por impedimento. Aos 46, outra vez o centroavante Pedro balançou as redes coloradas, mas com o auxílio do VAR, Raphael Klaus invalidou dando falta no início da jogada em cima de Lucas Ribeiro. Aos 49, Bruno Henrique ainda desperdiçou outra excelente chance. E o placar ficou mesmo no 2 a 1 para os cariocas.

Agora, na última rodada, quinta-feira (25), o Rubro-Negro depende apenas de uma vitória sobre o São Paulo no Morumbi para ser octacampeão nacional. Dois pontos atrás do Flamengo, o Inter precisa vencer o Corinthians, em Porto Alegre, na quinta-feira e torcer para que os cariocas apenas empatem o jogo na capital paulista.

Agência Brasil

domingo, 21 de fevereiro de 2021

AMISTOSO! Campo do Aluvaeira - Vila Bráz goleia o Areia Preta

Vila Bráz/Divulgação

Em duelo amistoso na manhã deste domingo, no campo do Aluvaeira, em Belo Oriente, o Vila Bráz goleou o Areia Preta pelo placar de 7 a 3. O time do Vila que inicia uma série de amistosos preparatórios visando as competições na temporada 2021. O clube que na temporada passada foi campeão da 2ª edição da Copa Intermunicipal - um feito inédito.

O Areia Preta saiu na frente com o gol anotado por Adriano Cheiroso; porém, o Vila Bráz foi em busca do resultado e conseguiu a virada ainda no primeiro tempo. Os gols que garantiram a vitória do Vila Bráz na partida foram de Léo de Braúnas, Ravi, Vitinho Pajé, Jefinho Japonês, Russinho, Pelezinho e Bruninho. 

Por José Dias Sorriso

FUTBLOG DO SORRISO - CONTANDO A HISTÓRIA DO NOSSO ESPORTE

CHUVA DE GOLS! No Teixeirão - Expressinho de Governador Valadares bate o Braúnas

Divulgação

Um jogaço no estádio Teixeirão, no distrito de São Sebastião de Braúnas (Belo Oriente-MG), na tarde do último sábado. O Expressinho, de Governador Valadares, visitou e venceu o Braúnas em amistoso pelo placar de 6 a 5. Uma chuva de gols em um duelo com emoções fortes do início ao fim. 

Os gols do Braúnas foram anotados por Woshinho (4) e Jailton; Mersinho (3), Xixi e Rodriguinho (2) colocaram a bola na rede em favor do Expressinho. O jogo teve a arbitragem de Edmilson Conca, auxiliado por Victor Ferrari e Juliana Dias.

Por José Dias Sorriso

FUTBLOG DO SORRISO - CONTANDO A HISTÓRIA DO NOSSO ESPORTE

Confira os resultados do fim de semana dos jogos amistosos pela região do Vale do Aço e Colar Metropolitano

..

POR JOSÉ DIAS SORRISO

JOGOS AMISTOSOS - SÁBADO 


BEC 4X3 UNIDOS IPABA
NESCAU

ESPLANADA B 1X2 CARATINGA B
ESPLANADA

ARF X REAL VALE (CANCELADO)
AERC

SEVALE 0X2 JUVENTUS PEIXE
VARGEM ALEGRE

SANTO ANDRÉ 4X1 GALÁCTICOS
AVANTE

REAL MADRI 4X1 SIRROSE
USIPA

LITRÃO 0X2 ALUVAEIRA
PINGO D'ÁGUA

LIMOEIRO IPATINGA 1X1 PALMEIRAS FABRICIANO
LIMOEIRO

VALEVERDENSE 0X1 LDU
VALE VERDE

OPÇÃO 1X1 PALMEIRAS DO ADÃO BENTO
BARRACÃO

BARRA ALEGRE 1X1 INDEPENDENTE DO LIMOEIRO
BARRA ALEGRE

GALETO 1X1 IBBJ
CACHOEIRA ESCURA

UNIDOS TIMÓTEO X ROMA PARAÍSO
INDUSTRIAL TIMÓTEO

BRAÚNAS 5X6 EXPRESSINHO GV
SÃO SEBASTIÃO DE BRAÚNAS

FLAMENGUINHO IPATINGA 2X5 ITAMARATI D
FLAMENGUINHO

JUNAF 3X4 JUVENTUS ÁRICA
BOM JESUS DO BAGRE

VALE DO AÇO 2X2 MILIONÁRIOS
LA BARRANQUEIRA - FABRICIANO

VILA CELESTE 3X4 CHÁCARA MADALENA
VILA CELESTE

PONTE PRETA 6X3 BARCELONA IPATINGA
PEDRA BRANCA

BORUSSIA FABRICIANO 7X1 PALMEIRAS IPATINGA
MANGUEIRAS

VILA NOVA PAMPULHA 2X1 ESPLANADA A
PAMPULHA

ITAÚNA 1X0 TERROR
RODOVIÁRIOS

MONZA 1X1 OLÍMPICO
SOCIAL

BORUSSIA IPATINGA 2X2 REAL
FORQUILHA

REAL SAT 2X2 TRICOLOR DO BARRACÃO
ENTRE FOLHAS

CARAVELAS 3X3 CARATINGUENSE
CARAVELAS

UNIÃO SÃO CÂNDIDO 5X2 REVÉS DO BELÉM
SÃO CÂNDIDO

BETHÂNIA 3X2 DESPORTIVA
BETHÂNIA

GALO VEIO CESJO 2X1 REAL MADRI TARUAÇU
SÃO JOÃO DO ORIENTE

ILHA 4X3 PEDRA BRANCA
ÁGUA LIMPA DOS VIANAS

AMATONENSE 5X4 CARATINGA C
DOM MODESTO

LONDRINA 7X1 INDUSTRIAL DO PARAÍSO
CAMPO DO UNIÃO

SÃO LOURENÇO 1X5 PANELA
SÃO LOURENÇO

VALENCIA 1X3 IPABA
CHÁCARA MADALENA


SOCIAL 2X3 AJAX DE BELO ORIENTE
PANORAMA

PRIMOS 0X3 ONZE AMIGOS
INHAPIM

IPABINHA 1X2 CIDADE NOVA
IPABINHA

ITAMARATI A 2X5 SHOCK
ITAMARATI

HOLANDA 7X2 CHUPA CABRA
CAMPO DA FAMÍLIA

CARATINGA A 4X2 ELITE
CARATINGA

ILUSÃO 3X3 MANCHESTER DO PARAÍSO
SÍLVIO PEREIRA 2

GUARANI 3X2 GALÁTICOS IPATINGA
IGUAÇU

JUVENTUDE CANADÁ 1X5 FOLHA VIVA
DOM CORRÊA

JUPING MASTER 6X2 IPABA MASTER
PINGO D'ÁGUA

BONJA 1X0 JUCA ANTÔNIO
BOM JESUS DO GALHO

FLAMENGUINHO X PESQUISA (CANCELADO)
CIDADE DO MENOR

LIMOEIRO CARATINGA 5X0 LIBERTAD DO SALATIEL
SANTA EFIGÊNIA

ARSENAL 1X2 FLUMINENSE DO SAL
VARGEM ALEGRE

INDUSTRIAL DO BOM RETIRO 1X1 MADRILEÑO
JABAQUARA

IPANEMA X IGUAÇU
CAMPO DO IPANEMA

PRIMAVERA X VILA DO CARMO
CAMPO DO PALMEIRAS

PENHAROL X JUVENTUS (CANCELADO)
FERREIRÃO

NAPOLI X USIPA (CANCELADO)
CAF

ORIENTE 1X3 BESIKTAS DE AÇUCENA
BELO ORIENTE

IGUAÇU X BOTAFOGO DE INHAPIM
CANAÃ

FUSÃO 4X2 ANA MOURA
CAMPO DO OLARIA

JOGOS AMISTOSOS - DOMINGO - 09H00

SERGRAF 8X3 ÍBIS
CAMPO DA FAMÍLIA

LIMOEIRO 45 X BOCA RICA
LIMOEIRO

CROÁCIA X CACHOEIRO
VILA IPANEMA

ÁGUA LIMPA 2X4 ABC
ÁGUA LIMPA DOS GONÇALVES

MINAS BOCA 3X4 ÁGUIA
MANGUEIRAS

NOVO VALE 1X0 AERBI
FERREIRÃO

SANTA RITA X SÃO FRANCISCO
LIMOEIRO - TIMÓTEO

COMUNITÁRIO 8X2 REAL FORTALEZA
JABAQUARA

VILA BRÁZ 7X3 AREIA PRETA
CAMPO DO ALUVAEIRA

OBS: A tabela pode passar por atualização a qualquer momento devido a resultados pendentes, entre outros. 

*Os jogos cancelados foram devido as fortes chuvas que caíram pela região. 

NA HISTÓRIA! Zé Mauro - Um dos grandes jogadores que atuou na várzea belo-orientina

..

Uma verdadeira fera do futebol amador belo-orientino. Atuava em outras posições, mas a sua especialidade era jogar como volante. Estou falando de José Mauro "Zé Mauro" como carinhosamente é chamado pelos mais íntimos. 

Além de ter passado pelos principais clubes do futebol amador de Belo Oriente, jogou ainda em um dos maiores berços da várzea brasileira, quando atuou no futebol paulista. Zé Mauro vestiu camisas como do Macuco, Braúnas, Oriente, Milan (Braúnas), Verona (Braúnas), Flamenguinho (Braúnas), Esperança (Comunidade do Esperança - Belo Oriente), entre outros. 

Atualmente ele prestigia os jogos que ocorrem nos principais campos do município. Um amante nato da bola. 

Por José Dias Sorriso 

FUTBLOG DO SORRISO - CONTANDO A HISTÓRIA DO NOSSO ESPORTE