sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Tudo pronto: definida a arbitragem para os jogos de ida da semifinal da Copa Intermunicipal

Fotos: Álbum pessoal

Dois jogos que prometem fortes emoções


Definida a arbitragem para os jogos da fase semifinal da 2ª edição da Copa Intermunicipal 2020. A competição iniciou-se com 8 clubes e agora é momento de fase decisiva. Vila Bráz, Ipabinha, Cachoeiro e Boa Vista entram em campo no domingo pelos jogos de ida. Estão definidos os árbitros que irão atuar nas partidas. Ambos os jogos de domingo serão às 15h30. Cobertura total do FUTBLOG DO SORRISO.

No campo do Aluvaeira, em Belo Oriente, o Cachoeiro (1º colocado do grupo B) encara o Vila Bráz (2º colocado do grupo A). Um choque entre times belo-orientinos. O Vila Bráz chega a mais uma semifinal da competição. O time é comandado pelo técnico Vanderlei - que ao longo dos anos vem se destacando no futebol belo-orientino.

O Cachoeiro participa pela primeira vez e é semifinalista sob o comando do técnico Joldeny - atual campeão da competição - em 2017 - ano da 1ª edição - levou o Unidos - de Cachoeira Escura - ao título. Já em Naquinho, choque de ida da semifinal, entre Boa Vista, de Naquinho, e Ipabinha, de Ipaba do Paraíso. De um lado o time da casa comandado pelo técnico Vanderlei. Do outro, o visitante, Ipabinha, comandado pelo técnico Wellington. Duas partidas que prometem fortes emoções no final de semana na região.

ARBITRAGEM

COPA INTERMUNICIPAL

SEMIFINAL - JOGOS DE IDA

Vila Bráz x Cachoeiro
15h30 - Domingo - 1º de março de 2020
Campo do Aluvaeira - Belo Oriente-MG
Árbitro: Fernando Oliveira

Boa Vista x Ipabinha
15h30 - Domingo - 1º de março de 2020
Campo de Naquinho - Distrito de Açucena
Árbitro: Cristiano Pereira

CBF divulga tabela do Campeonato Brasileiro Série B 2020: Cruzeiro estreia em casa

Foto: Divulgação/Cuiabá


Após conselho técnico nesta sexta-feira, clubes conheceram o caminho que terão pela frente em busca de uma vaga na Série A


A disputa pelo acesso vai ser emocionante! A CBF divulgou nesta sexta-feira a tabela da Série B do Campeonato Brasileiro, após conselho técnico realizado na sede da entidade, no Rio de Janeiro. Ao todo, são 380 jogos que prometem muita emoção na luta por uma vaga na elite do futebol brasileiro.

Logo na primeira rodada, três dos times que estavam na Série A em 2019 jogam em seus domínios. O Cruzeiro recebe o Botafogo, enquanto o CSA mede forças com o Guarani, no Alagoas. Em Santa Carina, o Avaí enfrenta o Náutico, campeão da Série C. O único time que veio da elite e jogará fora de casa na estreia é a Chapecoense, que viaja até São Paulo para duelar com o Oeste.

Informações da CBF

O início da disputa da Série B está previsto para o fim de semana do dia 1º de maio. A 38ª rodada, por sua vez, deve ser disputada no dia 28 de novembro.

Confira a primeira rodada da Série B do Campeonato Brasileiro:

Cruzeiro x Botafogo-SP
CSA x Guarani
Avaí x Náutico
Oeste x Chapecoense
Ponte Preta x América-MG
Operário x Figueirense
Juventude x CRB
Vitória x Sampaio Corrêa
Confiança x Paraná
Cuiabá x Brasil

Manifestaram: grupo de jogadores do Atlético pede volta de técnico Rafael Dudamel, demitido pelo presidente

Bruno Cantini/Atlético/Divulgação


Um grupo de jogadores do Atlético quer a volta do técnico Rafael Dudamel, demitido pelo presidente Sérgio Sette Câmara na madrugada de quinta-feira (27) após a eliminação para o Afogados, na segunda fase da Copa do Brasil. 


Esses atletas, inclusive, estariam dispostos a conversar com o presidente do Atlético para rever a demissão. A posição, contudo, não é unânime. Parte do elenco desagradava de posturas adotadas pelo técnico, como rotinas intensas de trabalho e normas questionáveis, consideradas autoritárias. A falta de explicações para titularidade e reserva é outro ponto que desagradava o elenco.

Saíram junto com Dudamel os quatro profissionais que o treinador trouxe da Venezuela: o auxiliar Marcos Mathías, o preparador físico Joseph Cañas, o analista de desempenho Rodrigo Piñón e o coach motivacional Jeremias Álvarez. Rui Costa, que exercia o cargo de diretor de futebol, também deixou o clube.

Rafael Dudamel, que assinou contrato até o fim de 2021, ficou à frente do Atlético por apenas 54 dias. Anunciado em 4 de janeiro, o treinador deixou a Seleção Venezuelana para assumir o comando do Galo, mas não conseguiu fazer o time jogar. Em 10 jogos, foram quatro vitórias, quatro empates e duas derrotas, com 53,3% de aproveitamento.

As atuações ruins no Campeonato Mineiro se repetiram na Copa do Brasil. Contra o Campinense-PB, na primeira fase, a equipe alvinegra teve uma apresentação abaixo da crítica, empatou em 0 a 0 e só avançou porque o regulamento classificava o melhor time posicionado no ranking de clubes da CBF.

No Campeonato Mineiro, o Atlético ocupa a quarta posição, com 11 pontos em seis jogos, e está no limite entre os classificados para as semifinais.

A informação foi obtida com exclusividade pelo repórter Emerson Pancieri, da Itatiaia.

Anunciou: Cemig vai abrir parcialmente as comportas de Três Marias, no São Francisco

Divulgação/Cemig


A Cemig informou que vai fazer a abertura parcial das comportas da Usina Hidrelétrica Três Marias, no Rio São Francisco, em Três Marias, na região Central de Minas, a partir das 13h desta sexta-feira. 


Devido às fortes chuvas registradas durante o período de Carnaval e previstas para toda a primeira quinzena de março, a operação deve ser mantida pelos próximos 15 dias.

Segundo a companhia, o vertimento é necessário para evitar que se atinja o limite de armazenamento, quando seria obrigatório o repasse de toda a água recebida pelo reservatório, causando transtornos e inundações para as comunidades ribeirinhas.

Desde o último dia 18 de fevereiro, a vazão da usina já vinha sendo aumentada gradualmente por meio da geração de energia, chegando a 670 m³/s de vazão nessa quinta-feira (27/2), de acordo com a Cemig. Atualmente, o reservatório apresenta um armazenamento de 88,6%, porém vale ressaltar que a Usina Três Marias tem evitado eventos críticos para as populações do Rio São Francisco, utilizando sua capacidade de “segurar” vazões muito superiores às que está liberando.

Durante as fortes chuvas do final de janeiro deste ano, por exemplo, a vazão máxima do Rio São Francisco, registrada nos municípios de Pirapora e Buritizeiro, no Norte de Minas, foi de cerca de 2.000 m³/s no dia 26 de janeiro. Esse aumento da vazão no Norte de Minas foi provocada, de forma quase exclusiva, pela chuva que atingiu a região, entre a barragem e ambas cidades, pois, no mesmo dia, o reservatório de Três Marias liberou apenas 300 m3/s, ou seja, menos de 6% de quase 5.000 m³/s que recebia, o que evitou que as cidades a jusante da usina sofressem efeitos graves de inundação à época.
Nesta sexta-feira, o vertimento máximo pelas comportas será de 840 m³/s, que, somado à vazão que passa pelas máquinas de geração, totaliza cerca de 1.500 m³/s.

A Cemig informou ainda que, junto com o ONS, seguirá atualizando suas previsões diariamente para avaliar a necessidade de novas aberturas ao longo dos próximos eventos chuvosos desse início de março. Se forem necessárias, novas informações serão divulgadas, de forma a permitir a antecipação de medidas para tentar evitar possíveis problemas causados por inundações localizadas.

Histórico

O último evento chuvoso que levou à necessidade de abertura do vertedouro da Usina Três Marias ocorreu há mais de oito anos, em janeiro de 2012. Naquela época, as vazões liberadas pela usina, em quantidade menor do que as recebidas no reservatório, chegaram a 3.125 m³/s.

Nos últimos anos, o reservatório da usina, localizado na cabeceira do Rio São Francisco, tem cumprido um papel muito importante de regularização de vazões, devido ao período de restrição hídrica na região Sudeste do país, verificado de 2013 a 2019. Porém, desde o início deste ano, o retorno do volume de chuvas aos patamares normais, verificados antes desse período de crise hídrica, demandou novas projeções de operação da usina.

Se, por um lado, a Usina Três Marias possui grande importância para o período de estiagem, o reservatório também funciona como proteção para as comunidades que vivem a jusante no período de cheias. Nesse sentido, desde o início do ano, o reservatório vem armazenando um grande volume de água, justamente para criar a “poupança” suficiente para ser utilizada ao longo da estação seca, partindo de 57%, em 1º de janeiro, para o nível atual, de 88,6%.

Informações da Rádio Itatiaia

Moral: Emissora detentora dos direitos de TV quer transmitir alguns jogos do Cruzeiro na Série B aos domingos

Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro 


O Cruzeiro poderá ter alguns jogos da Série B do Campeonato Brasileiro transmitidos, excepcionalmente, aos domingos. 


A informação foi obtida pelo repórter Wellington Campos, da Itatiaia, em contato com o presidente da Federação Mineira de Futebol (FMF), Adriano Aro, que se reuniu nesta quinta-feira, no Rio de Janeiro, com representantes da TV Globo, emissora detentora dos direitos de TV.

“Nessa reunião com os representantes da Rede Globo tivemos uma notícia muito boa que foi uma sinalização da emissora detentora dos direitos televisivos de que pretende exibir partidas do Cruzeiro aos domingos”, disse.

Normalmente, no fim de semana os jogos da Série B do Brasileirão são transmitidos às sextas-feiras e aos sábados. Mas a intenção da TV Globo é ter partidas para passar para Belo Horizonte aos domingos quando o Atlético não tiver duelo agendado para o mesmo dia na Série A.

A definição será feita pela TV juntamente à CBF. “Claro que isso depende de questões de tabela, que serão analisadas pela CBF, mas o Cruzeiro tem se empenhado, juntamente com a FMF, para termos melhores dias e horários nas transmissões das partidas do Cruzeiro fazendo com que o público vá ao estádio e acompanhe a equipe”, completou Aro.

Informações da Rádio Itatiaia.

Nota oficial do Ipatinga FC: Federação Mineira reconhece erro na confecção de ingressos do jogo entre Tigre e Pantera

Futblog do Sorriso 


Venda antecipada de ingressos não vai acontecer 


Por meio de nota oficial, o Ipatinga Futebol Clube fez o comunicado. A venda antecipada de ingressos para a partida entre Ipatinga e Democrata (GV), pela 4ª rodada do Campeonato Mineiro do Módulo II, marcada para esse sábado (29), no Ipatingão, não ocorrerá como gostaria o clube. Um erro na impressão dos ingressos de meia entrada obrigará o clube a comercializar os ingressos somente no mesmo dia.

Na tarde desta quinta-feira (27), a diretoria do Ipatinga recebeu os ingressos da Federação Mineira de Futebol para dar início as vendas antecipadas. Porém, ao conferir os ingressos, foi verificado que os ingressos de meia entrada estavam com erros na impressão.

Ao entrar em contato com a Federação, o setor responsável confirmou o erro e enviou um ofício para o clube, no qual afirma que: “Quando do processo de emissão, ocorreu uma falha na impressão dos valores apostos nos ingressos de meia entrada, atribuindo valores divergentes daqueles solicitados pelo Ipatinga”.

Sendo assim, para evitar transtornos ao torcedor, obrigando-o a ter que comprar o ingresso e depois troca-lo no dia da partida e consequentemente tendo que enfrentar fila mais de uma vez, a diretoria Ipatinguense achou melhor esperar pela chegada dos ingressos corretos, o que deve acontecer apenas no sábado, quando representantes da FMF chegarão na cidade para a partida.

“Quero lamentar pelo o que ocorreu, sabemos que a procura está sendo grande para essa partida, mas é um erro que acontece e que nós não tivemos culpa. Peço a compreensão de todos os torcedores e que neste sábado possamos ter casa cheia para conquistarmos nossos objetivos dentro de campo que é a vitória e consequentemente os três pontos”, disse o presidente Nicanor Pires.

Um temporal: centro de Joanésia é tomado pela água das fortes chuvas

Enviada a nossa redação


Ficou alagado o centro da cidade 

Um verdadeiro temporal que caiu na cidade de Joanésia. O centro da cidade ficou tomado pela água das fortes chuvas que caíram nesta sexta-feira na localidade. A praça central foi uma das atingidas. 

Enviada a nossa redação

Será Padrão FIFA: Conceição do Mato Dentro inicia construção de estádio

Divulgação/PMCMD


Previsão de término da obra é janeiro de 2021


A Prefeitura Municipal de Conceição do Mato Dentro-MG começou a tirar do papel um sonho: transformar o campo Juvenção em um Estádio Municipal.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A Prefeitura adquiriu o terreno, que pertencia a um clube, sendo agora do município, e desde janeiro iniciou as obras. Com campo construído nos padrões da FIFA (Federação Internacional de Futebol), o Estádio terá arquibancada coberta para 1.300 pessoas, placar eletrônico, sistema de áudio, vestiários grandes e salas de aquecimento.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A equipe de obras já realizou a demolição e retirada de todas as estruturas antigas existentes, inclusive parte do muro externo, além do corte de árvores de eucalipto, escavação e movimentação de terra, construção de estrutura provisória que são: escritório de obra, almoxarife, refeitório, banheiros, central de armação e formas, colocação de placas, entre outros.

Divulgação/PMCMD

Belo Oriente: Mega Operação da Polícia Militar termina com duas pessoas encaminhadas à delegacia

Divulgação/Polícia Militar 


Fato aconteceu nesta quinta-feira 


Uma Mega Operação da Polícia Militar terminou com duas pessoas encaminhadas à delegacia de Belo Oriente nesta última quinta-feira. Houve uma tentativa de roubo a um policial que estava em seu veículo. Um homem estava em companhia de uma mulher na ação criminosa. Houve troca de tiros entre o autor e o policial. Desde então, a Polícia Militar se empenhou na busca e captura da dupla. Na operação, a Polícia Militar contou inclusive com um helicóptero, vindo de Governador Valadares.

ENTENDA O CASO

Na tarde desta quinta-feira (27/02), uma super Operação da Polícia Militar nas proximidades do trevo do distrito de Perpétuo Socorro "Cachoeira Escura", em Belo Oriente-MG. Conforme informações da Polícia Militar, houve uma tentativa de roubo a um policial militar, que estava em seu veículo, quando chegou dois indivíduos, sendo um homem e uma mulher. O homem armado, anunciou assalto, com arma em punho.

O militar acabou tendo o veículo tomado na ação criminosa. O autor ligou o veículo e o militar deu voz de prisão a ele, que efetuou disparo contra o militar, que não foi alvejado e revidou. O homem desceu do veículo e não houve inicialmente a informação se ele foi alvejado ou não, já que havia se evadido para as proximidades. Já o militar se encontrava bem conforme informações inicialmente repassadas.

Um helicóptero vindo de Governador Valadares foi utilizado pela Polícia Militar na busca em uma mata próxima. Foi descartado inclusive que houve roubo em uma casa lotérica, conforme vinha sendo ventilado por populares. Feito um intenso rastreamento, o homem acabou preso e a menor que estava com ele também apreendida.

DUPLA ENCAMINHADA À DELEGACIA

O autor da tentativa de roubo, tem 23 anos, é da cidade de Periquito-MG. Com ele estava a menor V.G.S., de 16 anos, que acabou apreendida. O homem, de iniciais O.J.R.C, foi preso próximo a linha férrea que fica após a cidade de Naque. No momento do roubo, o autor foi baleado com um disparo na perna direita e outro no abdômen. Foi socorrido para o HMC (Hospital Márcio Cunha), em Ipatinga, e logo em seguida autuado em flagrante. Foi um intenso trabalho da Polícia Militar para capturar a dupla.

Divulgação/Polícia Militar 

Em Belo Oriente: Igreja Presbiteriana Renovada realiza Grande Vigília nesta sexta-feira

Foto: Divulgação

Evento acontece no templo que fica na avenida João Hemétrio de Menezes


Nesta sexta-feira (28/02) acontece a Grande Vigília da Igreja presbiteriana Renovada de Belo Oriente-MG.

O evento está programado para iniciar-se a partir de 21h, no templo que fica situado na avenida João Hemétrio de Menezes. Os preletores serão: pastor Rodrigo, vindo da cidade de Naque; pastor Wanderly, vindo do distrito de São Sebastião de Braúnas, e ainda Girlene Ramos, da Sede, Belo Oriente.

O louvor ficará a cargo de Edvelton, vindo de São Sebastião de Braúnas; Ilma Gomes, de Belo Oriente, além de missionária Sidélia. O evento é coordenado pelo cooperador Cleimar e a direção da IPRBO (Igreja Presbiteriana Renovada de Belo Oriente) é do pastor Ronaldo Reis.

Números: casos suspeitos de coronavírus no Brasil é de 132

Divulgação/Josué Damascena/IOC/Fiocruz


Aumento aconteceu cerca de 24 horas depois de confirmação de 1º caso


Após cerca de 24 horas da confirmação do primeiro caso de coronavírus no Brasil, o número de pessoas oficialmente tratadas como suspeitas de ter o vírus no país é de 132, segundo o secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo. Na última sexta-feira (21), era apenas um caso.

O Ministério da Saúde recebeu as notificações dos estados até a tarde de hoje (27), mas não analisou todos. “Esse número não é definitivo. É muito maior que 132. Ficamos com 213 notificações ainda não analisadas. Elas podem ser todas consideradas suspeitas ou apenas uma parte, mas dá para a gente avaliar que, na verdade, temos perto de 300 casos suspeitos”, disse Gabbardo.

Segundo o secretário, esse aumento se explica em virtude do aumento do número de países com fluxo migratório intenso com o Brasil, e que têm pessoas com o vírus. Um exemplo é o primeiro caso confirmado no Brasil. O homem de 61 anos não esteve na China, que concentra a maioria dos casos no mundo, e sim na Itália. Após a confirmação desse caso, pessoas com histórico de viagem à Itália, à França e à Alemanha e que apresentem febre somada a um sintoma respiratório também são tratadas como suspeitas de ter o coronavírus.

Critérios
O ministério tem usado como critérios de determinação de casos suspeitos: ter viajado para um dos 16 países da Ásia, Europa e Oriente Médio com casos da doença; não ter viajado, mas ter tido contato com esses viajantes ou ter tido contato com o caso confirmado no Brasil. Em todas as hipóteses, a pessoa é considerada como um caso suspeito se apresentar febre somada a um sintoma respiratório.

Os 16 países considerados na definição de casos suspeitos são: Austrália, China, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Camboja, Filipinas, Japão, Malásia, Vietnã, Singapura, Tailândia, Itália, Alemanha, França, Irã e Emirados Árabes Unidos.

O secretário-executivo do ministério reforçou ainda a importância das medidas de prevenção para reduzir os riscos de contaminação da doença. A lavagem constante das mãos e evitar levá-las ao rosto e, principalmente, à boca; o uso de álcool em gel para esterilização das mãos e o não compartilhamento de utensílios de uso pessoal, como talheres, copos e travesseiros, entre outros.

Bolsonaro
Nesta quinta-feira, o presidente Jair Bolsonaro disse que pode ser que ele cancele a viagem que faria à Itália devido ao surto de coronavírus no país europeu.

“Infelizmente, é mais uma realidade ruim que vai ter que ser enfrentada. Já estamos enfrentando, fazendo o possível”, disse o presidente.

(Agência Brasil)

ProUni: selecionados na 2ª chamada podem comprovar dados até hoje

Divulgação/MEC


Documentação deve ser apresentada às instituições de ensino


Os estudantes selecionados em segunda chamada para o Programa Universidade para Todos (ProUni) têm até esta sexta-feira (28) para comprovar as informações fornecidas no ato da inscrição. A documentação deve ser apresentada diretamente às instituições de ensino.

As bolsas de estudo não solicitadas serão destinadas aos participantes da lista de espera. O prazo para se inscrever na lista de espera é de 6 a 9 de março e a divulgação será feita no dia 12 de março.

Neste semestre, o ProUni está oferecendo 252.534 bolsas. O sistema registrou mais de 1,5 milhão de inscrições, feitas por 782.497 estudantes. O número de inscrições é maior que o de inscritos porque cada participante pode escolher até duas opções de instituição, curso e turno.

ProUni

O ProUni é um programa do Ministério da Educação que oferece bolsas de estudos, integrais e parciais (50%), em instituições particulares de educação superior.

Podem participar estudantes que tenham cursado todo o ensino médio na rede pública, ou na rede particular na condição de bolsista integral; estudantes com deficiência; professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública.

Para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para as parciais, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Só pode se inscrever no ProUni o estudante que não tiver diploma de curso superior, que tenha participado do Enem mais recente e obtido, no mínimo, 450 pontos de média das notas, e nota acima de zero na redação.

(Agência Brasil)

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Em Belo Oriente: Operação da Polícia Militar no trevo do distrito de Perpétuo Socorro "Cachoeira Escura"

Foto: enviada a nossa redação

Fato ocorrido nesta quinta-feira 


Na tarde desta quinta-feira (27/02), uma super Operação da Polícia Militar nas proximidades do trevo do distrito de Perpétuo Socorro "Cachoeira Escura", em Belo Oriente-MG. Conforme informações da Polícia Militar, houve uma tentativa de roubo a um policial militar, que estava em seu veículo, quando chegou dois indivíduos, sendo um homem e uma mulher. O homem armado, anunciou assalto, com arma em punho. 

O militar acabou tendo o veículo tomado na ação criminosa. O autor ligou o veículo e o militar deu voz de prisão a ele, que efetuou disparo contra o militar, que não foi alvejado e revidou. O homem desceu do veículo e não há confirmação se ele foi alvejado ou não, já que evadiu para as proximidades. O militar se encontra bem conforme informações repassadas.

Um helicóptero vindo de Governador Valadares foi utilizado pela Polícia Militar na busca em uma mata próxima. Foi descartado inclusive que houve roubo em uma casa lotérica, conforme vinha sendo ventilado por populares. Segue o rastreamento.

Matéria que poderá passar por atualização a qualquer momento. 

Reprodução

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Um vexame: Galo perde nas penalidades para o Afogados e está eliminado da Copa do Brasil

Reprodução/Twitter

Jogo foi realizado no Sertão pernambucano


Um baita vexame do Atlético. Uma eliminação que deixa o torcedor alvinegro desconsolado. O Atlético empatou com o Afogados da Ingazeira no tempo normal por 2 a 2, em duelo pela segunda fase da Copa do Brasil. Foi sofrível para os mineiros.

O time perdia e conseguiu o empate (2 a 2) com gol do atacante Ricardo Oliveira, já nos instantes finais do segundo tempo.

A decisão foi para as penalidades: Afogados levou a melhor (7 a 6) e eliminou o time mineiro. Considerado por muitos como um dos maiores vexames da história do Atlético. O Afogados da Ingazeira segue adiante na competição.

Minas Gerais: suspeita de coronavírus em Lavras e Varginha

Foto: Reprodução - José Cherém, prefeito de Lavras, falou a respeito do caso

Duas cidades mineiras com suspeita de coronavírus


UM CASO SUSPEITO DE CORONAVÍRUS EM LAVRAS

Uma mulher que esteve na Tailândia e Hong Kong foi atendida hoje no hospital Vaz Monteiro recebeu atendimento médico e esta de repouso em sua casa.

Não há motivos para alarmes visto que é apenas uma suspeita em detrimento dela ter passado por uma região onde há maior índice de casos no mundo.

PREFEITO DE LAVRAS FALOU SOBRE O CASO




VARGINHA COMUNICA QUE IDENTIFICOU 3 CASOS SUSPEITOS DE CORONAVÍRUS

Três pessoas da mesma família que acabaram de chegar da Itália em Varginha foram internados com suspeitas de terem contraído coronavírus.

Eles foram levados ao Hospital Samuel Líbano em Pouso Alegre onde permanecerão isolados e submetidos a exames.

Vide nota do consórcio intermunicipal de saúde.

(Informações das últimas horas da página Cidade em Foco, de Lavras)

Zagueiro Dedé: jogador pode passar por nova cirurgia no joelho

Foto: Vinnicius Silva/Cruzeiro/Divulgação

Recuperação não evoluiu

O zagueiro Dedé, do Cruzeiro, poderá passar por uma nova cirurgia no joelho direito. Liberado pela diretoria celeste para buscar um novo clube, Dedé está no Rio de Janeiro fazendo trabalho de fisioterapia. O tratamento mais conservador, contudo, não tem evoluído como esperado.

Questionado nesta quarta-feira sobre essa possibilidade, o estafe do defensor, de 31 anos, disse que a decisão sobre nova cirurgia ainda não está tomada, mas admitiu que há chance de novo procedimento.

No dia 23 de outubro do ano passado, o médico Sérgio Campolina realizou cirurgia para a retirada de um fragmento ósseo no joelho direito de Dedé, no hospital Lifecenter, em Belo Horizonte.

Segundo a versão divulgada pelo Cruzeiro, do ponto de vista clínico, Dedé não tinha nenhuma restrição para jogar, mas precisa tomar cuidados com os dois joelhos, que foram acometidos por lesões nos últimos anos.

Matéria destacada pelo Superesportes 

Como o zagueiro ainda sente incômodo no joelho direito, uma nova cirurgia pode ser realizada.

Contratado em abril de 2013 com o auxílio de investidores, que pagaram R$ 14 milhões, Dedé disputou 188 jogos e marcou 15 gols pelo Cruzeiro. Por mais de três anos, o jogador enfrentou problemas de lesões nos dois joelhos.

Dedé não aceitou repactuar seu salário em consonância com as condições financeiras do Cruzeiro, que disputará a Série B em 2020. Até o momento, apenas Fábio, Edilson, Leo e Robinho concordaram com as condições apresentadas pelo clube.

Coronavírus: ministro da Saúde descarta restrição a voos e cruzeiros

Foto: José Cruz/Agência Brasil


Fechamento de fronteiras não é eficaz, afirma Mandetta


O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, descartou a hipótese de o Brasil limitar o ingresso de estrangeiros como forma de tentar dificultar a disseminação do vírus SARS-CoV-2, causador do novo coronavírus (Covid-19).

“Não vamos fazer nenhum tipo de interrupção de voos porque não há nenhuma eficácia nisto”, disse o ministro, ao confirmar hoje (26) o primeiro caso de infecção pela doença no Brasil. O paciente é um homem de 61 anos, morador da cidade de São Paulo, que, provavelmente, contraiu o vírus ao viajar para a Itália, entre os dias 9 e 21 de fevereiro.

“Perguntaram-me por que não fechar [as fronteiras]. Isto não existe. Não tem eficácia nenhuma. Esta é mais uma gripe que a humanidade vai ter que atravessar. Das gripes históricas, esta tem letalidade menor e tem uma transmissibilidade similar à de determinadas gripes que a humanidade já superou”, acrescentou o ministro. “Nosso sistema já passou por epidemias respiratórias graves, como a do H1N1, e vamos atravessar mais esta situação investindo em pesquisa e na clareza de informações.”

Desde ontem (25), quando o Ministério da Saúde tornou público que os primeiros exames clínicos a que o paciente foi submetido tinham acusado positivo para Covid-19, internautas começaram a usar as redes sociais para pedir mais rigor no controle de entrada de estrangeiros e brasileiros vindos do exterior.

Segundo o ministro, que é médico, as formas mais eficazes de o país evitar a disseminação da doença são dotar a rede de saúde nacional da capacidade de identificar e testar os casos suspeitos rapidamente, e, em caso positivo, adotar os procedimentos recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo ministério. Além disso, a população deve intensificar os cuidados recomendados para qualquer tipo de gripe, como evitar aglomerações desnecessárias.

“O brasileiro precisa aumentar o número de vezes que lava as mãos e o rosto com água e sabão ao longo do dia. Este é um hábito extremamente importante, não só para evitar problemas respiratórios, mas também outras doenças”, afirmou o ministro, recomendando que as pessoas também evitem compartilhar copos e outros utensílios que possam transmitir o vírus por meio da saliva.

Mandetta mencionou a intenção de iniciar pela Região Sul a campanha de vacinação contra a gripe, realizada todos os anos. Segundo o ministro, as vacinas recomendadas para este ano deverão estar disponíveis em meados de março, começo de abril. De acordo com o ministro, a vacina ajudará a proteger as pessoas dos vírus que circulavam no território brasileiro até novembro ou dezembro do ano passado, quando os novos lotes começaram a ser produzidos. Fora isto, Mandetta lembrou que não há, hoje, nenhum medicamento específico contra o coronavírus.

“Não existe um medicamento específico. O arsenal [medicamentoso] é, basicamente, de suporte e [a rede pública de saúde] será devidamente abastecida”, acrescentou o ministro, assegurando que o governo também distribuirá equipamentos de proteção individual (EPIs) para os governos estaduais redistribuírem a seus profissionais de saúde e já providenciou a licitação para, em caso de necessidade, alugar mil leitos hospitalares da rede privada.

"Não há medicamento antirretroviral indicado para coronavírus", diz Mandetta - Radioagência Nacional

(Agência Brasil)

Primeiro caso: América Latina está alerta após confirmação de coronavírus no Brasil

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Países estão realizando protocolos rígidos em seus portos e aeroportos


Após a confirmação do primeiro caso de contaminação pelo novo coronavírus (Covid-19) no Brasil, países da América Latina reforçam medidas de controle e alertam populações.

No Chile, foram registrados 260 casos suspeitos da doença até o momento, sem nenhuma confirmação. O ministro da Saúde chileno, Jaime Mañalich, informou que todas as pessoas com suspeita da doença estão em suas casas, em isolamento, e não poderão sair durante 14 dias.

Mañalich explicou que a vigilância epidemiológica foi reforçada nos centros de saúde e que foi decretado um alerta sanitário, que permite ao Ministério da Saúde tomar medidas como contratar recursos humanos, fortalecer a rede de laboratórios e realizar o isolamento de pacientes.

O Chile tem aplicado protocolos rigorosos nos pontos de entrada no país. "Além do que já fizemos, a partir de sexta-feira (28) será obrigatório para todas as pessoas transportadas de avião para o Chile assinar uma declaração afirmando quais são os países em que estiveram no último mês", anunciou o ministro.

Controles

No Peru, a ministra da Saúde, Elizabeth Hinostroza, anunciou que cinco hospitais de Lima estão preparados para isolar possíveis pacientes com coronavírus. Ela disse que não há casos confirmados da doença, mas que o país está preparado para a chegada do vírus.

A Colômbia, até o momento, descartou 13 casos suspeitos, e o Ministério da Saúde decidiu aumentar o nível de alerta de leve para moderado. De acordo com o ministério, "entre as medidas tomadas na área de vigilância e prevenção, há a expansão da triagem na imigração, ou seja, agora não apenas os passageiros serão perguntados se eles vêm da China ou se estiveram naquele país nos últimos 14 dias, mas também se eles estiverem nesse período na Coreia do Sul, Japão, Cingapura, Tailândia, Malásia, Emirados Árabes Unidos e Itália".

Além disso, o Ministério da Saúde disse que as mensagens de prevenção serão intensificadas em todo o país, especificamente a campanha nacional de lavagem das mãos e higiene respiratória.

No Paraguai, o ministro da Saúde Pública, Julio Mazzoleni, disse que os protocolos de controle serão aplicados com severidade. Mazzoleni informou que está monitorando o segundo caso suspeito no país. Trata-se de um cidadão paraguaio que esteve na China e apresentou problemas respiratórios por 48 horas. Foi realizado um primeiro exame, que deu negativo, mas o teste será repetido nas próximas 48 horas.

Na Bolívia, os controles aeroportuários foram reforçados para as conexões aéreas com Lima, no Peru, e com São Paulo, já que são esses os principais elos do país com o mundo. "Essas são as nossas conexões para ir para à Ásia e à Europa", disse Wilson Santamaría, vice-ministro da Segurança Pública. A Bolívia dispõe, segundo Santamaría, de modernos equipamentos de controle de temperatura dos passageiros.

Voos da Itália

Na Argentina, o Ministério da Saúde informou que os voos provenientes da Itália receberão especial atenção, com o objetivo de detectar, registrar e controlar precocemente pacientes com a possibilidade de apresentar doenças respiratórias agudas.

"Nesse sentido, e em relação aos países que relataram um aumento nos casos confirmados do vírus, como a Itália, e considerando que a Argentina possui voos diretos desse país, começaram a ser implementadas ações adicionais", disse o comunicado.

Há pelo menos quatro cidadãos argentinos em rigoroso isolamento domiciliar, com suspeita da doença. De acordo com a imprensa argentina, eles devem passar por novos exames ainda hoje.

No Equador, há 15 hospitais preparados para tratar casos de contaminação pelo novo coronavírus. O Ministério da Saúde do país informou que há, ainda, outros estabelecimentos onde a quarentena poderá ser atendida. O país não tem registro de casos suspeitos até o momento, mas já possui os reagentes para fazer os testes de diagnóstico da doença.

Na Costa Rica, apesar de ainda não terem casos suspeitos registrados, o ministro da Saúde, Daniel Salas, disse que a chegada do novo coronavírus no país é uma questão de tempo.

No México, um comunicado oficial informa que não há casos suspeitos de contaminação até o momento.

Fiscalização

Em Cuba, as autoridades intensificaram a fiscalização sobre os viajantes que chegam nos portos e aeroportos do país. Os cidadãos que chegam da Ásia passam pelo escaner e pelo termômetro digital. Trabalhadores das áreas da saúde, turismo e imigração foram treinados para fazer as triagens e orientar a população. Até o momento, não há casos suspeitos na ilha.

O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, proibiu, ontem (25), a entrada de pessoas provenientes da Coreia do Sul e da Itália, na tentativa de impedir que o novo coronavírus se espalhe no país.

Em Honduras, na semana passada, foi registrado o primeiro caso suspeito de contaminação pelo novo vírus, mas a doença não foi confirmada.

No Panamá, o Ministério da Saúde, em parceria com o Aeroporto Internacional de Tocumen, habilitou uma área para evacuação temporária de passageiros com sintomas suspeitos da doença.

Na Guatemala, o presidente Alejandro Giammattei declarou alerta sanitário máximo para tentar impedir a entrada do vírus no país.

(Agência Brasil)

Na tarde desta quarta: Bolsonaro volta a Brasília após feriado no Guarujá

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil 


Presidente não tem compromissos oficiais


O presidente Jair Bolsonaro chegou a Brasília, na tarde desta quarta-feira (26), após passar o feriado de carnaval no Forte dos Andradas, unidade militar no Exército no Guarujá, litoral paulista. Bolsonaro chegou por volta das 15h45 ao Palácio do Alvorada e, como de costume, parou para cumprimentar turistas na entrada da residência oficial. Ele não falou com a imprensa.

A previsão inicial, segundo o próprio presidente, era permanecer descansando no Guarujá até amanhã (27), mas o presidente decidiu antecipar o retorno. Segundo o Palácio do Planalto, não há compromissos oficiais previstos para esta quarta-feira (26).

Reforma administrativa

A expectativa, após o feriado de carnaval, é que o presidente envie ao Congresso Nacional a proposta reforma administrativa, que pretende mudar os direitos dos futuros servidores federais. A medida ainda não foi detalhada, mas os pontos adiantados pelo governo nos últimos meses incluem a revisão dos salários iniciais, a redução no número de carreiras e o aumento no prazo para o servidor atingir a estabilidade.

(Agência Brasil)

O reencontro de Arnold: atualmente no Democrata, jogador camaronês encara sua ex-equipe (Ipatinga) no sábado

Foto: Juninho Nogueira - Jogador atua como atacante do Democrata 

Atleta foi campeão pelo Tigre em 2017


No próximo sábado, 16 horas, estádio Ipatingão, em Ipatinga, no Vale do Aço, o Ipatinga Futebol Clube recebe a equipe do Democrata, em um clássico Regional, que promete fortes emoções pelo Campeonato Mineiro do Módulo II 2020. O jogo marcará o reencontro do agora atacante Arnold Meveng com a torcida do Tigre.

Desta vez, o jogador camaronês, defende as cores do rival, a Pantera de Governador Valadares. No Ipatinga, Arnold foi campeão do Campeonato Mineiro da Terceira Divisão de 2017.

O jogador era um dos principais da equipe naquela temporada, juntamente com outros que se destacaram, sendo um deles, o atacante Paulo Henrique, artilheiro da equipe. No sábado será o reencontro do jogador, que nos tempos de Ipatinga, atuava na lateral esquerda. Já pelo Democrata, Arnold atua como atacante.

Reprodução - Campeão em 2017 pelo Ipatinga

Verdadeira festa da solidariedade: em prol do jogador Bocão, desportistas se reúnem em jogo beneficente

Divulgação



Campo do Limoeiro foi o palco escolhido para a realização do evento


O placar da partida pouco importava. O que valia mesmo é o gesto de humanidade, carinho, respeito, consideração e admiração pelo próximo. Foi o que fizeram os amigos desportistas em prol do jogador Andreilson Garcia, carinhosamente conhecido por todos os mais íntimos como Bocão. O atleta passa por um processo de cuidados com a saúde. Além de um goleiro muito requisitado, com passagem por vários clubes amadores da região, Bocão é conhecido ainda pelos muitos gols marcados com a camisa do Independente do Limoeiro.

O jogo beneficente para arrecadar donativos em prol de Bocão aconteceu nesta terça-feira (25/02), no campo do Limoeiro, em Ipatinga. O jogo no campo do Limoeiro teve o trio de arbitragem formado por Willian Pechara, Rosevaldo e Hélio Oliveira. O trio foi intermediado para a partida por meio do também árbitro Luis Paulo - ambos da Associação de Árbitros do Vale do Aço (AAVA). A organização do evento beneficente contou com a participação dos desportistas Gesiel "Ziel", Itamar, entre outros.

"Primeiramente agradecer a Deus por essa oportunidade de nós estarmos fazendo esse jogo para nosso guerreiro Andreilson. Agradecer muito mesmo a AAVA que nos ajudou com o trio de abritagem. Agradecer a cada um desses juízes que abraçaram a causa e veio nos ajudar. Que Deus posso abençoar a vida de cada um", disse Ziel.

Divulgação

Divulgação

Divulgação - Hélio Oliveira, Willian Pechara e Rosevaldo

A terra tremeu novamente em Muriaé: fato aconteceu na madrugada de terça

Reprodução


Cidade fica na Zona da Mata Mineira


No início da madrugada desta terça-feira (25/02), mais uma vez moradores de diversos bairros ficaram assustados com um estrondo seguido de forte tremor de terra na cidade de Muriaé. Foi o terceiro episódio em quatro dias.

Moradores dos bairros Gaspar, União, São José, Prainha, Barra, Safira, Cerâmica, parte do Planalto e outras regiões, ficaram apavorados e a maioria deixou suas casas. Bombeiros e Defesa Civil foram acionados, porém nada foi constatado.

A população assustada, quer uma resposta concreta sobre esses tremores de terra, que aconteceram na tarde de sexta-feira (21) e voltaram nesta madrugada. Até o momento não houve a manifestação das autoridades competentes a respeito desta situação anormal para a região.

DOIS TREMORES

Dois tremores de terra foram registrados na tarde desta sexta-feira (21), em Muriaé. Segundo o Laboratório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), um abalo atingiu a magnitude de 2,4 graus na Escala Richter e outro 2,2 graus.

Segundo a Prefeitura de Muriaé, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros foram para as ruas averiguar a situação no município. Não há informações de feridos ou de ocorrências.

Sobre o abalo, a Defesa Civil informou que ele foi sentido principalmente nos bairros Barra, Gaspar, Dornelas, Aeroporto, União, São José, Planalto e São Joaquim.

De acordo com o morador do Bairro União, Ailton Fernandes Corrêa, ele sentiu vários tremores nesta tarde.

"O último pareceu que jogaram uma pedra no portão. A casa tremeu toda", descreveu.

Em nota, a Prefeitura disse que sobre os abalos de terra que foram sentidos em Muriaé nesta sexta-feira (21), a Defesa Civil informou que entrou em contato com o Observatório Sismológico de Brasília a fim de obter mais informações sobre o ocorrido.

Segundo o texto, "embora haja relatos de vários abalos, apenas dois foram detectados pelo sistema, sendo que o mais forte deles alcançou o índice de 2,4 na Escala Richter, ficando dentro do patamar de classificação colocado como 'Muito Pequeno'. Portanto, não há motivo para pânico ou preocupações".

Ainda conforme a Administração, os abalos muito provavelmente foram provocados por causas naturais, não havendo qualquer relação com supostas obras ou implosões.

Por fim, a Prefeitura de Muriaé, através da Defesa Civil, informou que "permanece atenta a eventuais novas ocorrências e que em caso de emergência o órgão permanece em funcionamento.

(Rádio Muriaé e G1 Zona da Mata)

Mariana: estudos mostram caminhos para recuperar solo com rejeitos

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Desde que a barragem da mineradora Samarco se rompeu em Mariana (MG) em novembro de 2015, equipes de pesquisadores da Universidade Federal de Viçosa (UFV) assumiram a tarefa de contribuir para apresentar soluções e caminhos possíveis para a reparação. 


Os resultados já apareceram com a retomada da produção em propriedades agrícolas que foram afetadas pela lama e também com a recuperação vegetal em algumas áreas.

Com o avanço das pesquisas, elas atraíram o interesse e a parceria da Fundação Renova, entidade criada conforme o Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC) firmado entre a Samarco, suas acionistas Vale e BHP Billitons, o governo federal e os governos de Minas Gerais e do Espírito Santo. Cabe a ela administrar, com recursos das três mineradoras, todas as ações de reparação previstas. No últimos dias, a Fundação Renova vem divulgando alguns apontamentos dos pesquisadores.

"Os resultados dos experimentos que realizamos são muito promissores. Em três anos, praticamente dobrou o teor de carbono. Da mesma forma, o teor de fósforo, que é um nutriente muito importante para todas as plantas", disse o pesquisador da UFV especialista em solos, Carlos Ernesto Schaefer.

A ruptura da barragem liberou uma avalanche de 39 milhões de metros cúbicos de rejeito, que levou 19 pessoas à morte e causou poluição, afetando dezenas de municípios na Bacia do Rio Doce. A maior parte da lama se concentrou entre a estrutura e a Usina de Candonga, no município de Santa Cruz do Escalvado (MG), que funcionou com uma espécie de barreira. Foi essa a área priorizada pelos pesquisadores em um primeiro momento.
Desde que a barragem da mineradora Samarco se rompeu em Mariana (MG) em novembro de 2015, equipes de pesquisadores da Universidade Federal de Viçosa (UFV) assumiram a tarefa de contribuir para apresentar soluções e caminhos possíveis para a reparação. Os resultados já apareceram com a retomada da produção em propriedades agrícolas que foram afetadas pela lama e também com a recuperação vegetal em algumas áreas.

Com o avanço das pesquisas, elas atraíram o interesse e a parceria da Fundação Renova, entidade criada conforme o Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC) firmado entre a Samarco, suas acionistas Vale e BHP Billitons, o governo federal e os governos de Minas Gerais e do Espírito Santo. Cabe a ela administrar, com recursos das três mineradoras, todas as ações de reparação previstas. No últimos dias, a Fundação Renova vem divulgando alguns apontamentos dos pesquisadores.

"Os resultados dos experimentos que realizamos são muito promissores. Em três anos, praticamente dobrou o teor de carbono. Da mesma forma, o teor de fósforo, que é um nutriente muito importante para todas as plantas", disse o pesquisador da UFV especialista em solos, Carlos Ernesto Schaefer.

A ruptura da barragem liberou uma avalanche de 39 milhões de metros cúbicos de rejeito, que levou 19 pessoas à morte e causou poluição, afetando dezenas de municípios na Bacia do Rio Doce. A maior parte da lama se concentrou entre a estrutura e a Usina de Candonga, no município de Santa Cruz do Escalvado (MG), que funcionou com uma espécie de barreira. Foi essa a área priorizada pelos pesquisadores em um primeiro momento.

Uma equipe coordenada por Schaefer fez uma coleta de solo em mais de 60 pontos nessa área para caracterizar a natureza do rejeito. "Fizemos um análise química, física e mineralógica completa. Verificamos que o rejeito da barragem não apresentava problemas químicos maiores para as plantas, exceto o fato de ser um sedimento muito pobre. Daí a necessidade da adição de corretivos, eventualmente fertilizantes orgânicos e inorgânicos. Mas não há nenhuma razão para a vaca não estar se alimentando do pasto que está lá", diz.

Ele explica ainda que, além do uso de aditivos, uma segunda estratégia foi cobrir o rejeito com topsoil de outras localidades. Dependendo da área, foram aplicadas camadas de 40 a 50 centímetros. O topsoil é uma camada superficial de solo rica em matéria orgânica e em microorganismos, onde a maior parte da atividade biológica ocorre.

Manter o rejeito no meio ambiente em determinadas áreas, e não removê-lo, foi uma das diretrizes definidas no Plano de Manejo de Rejeitos elaborado pela Fundação Renova em 2017. Schaefer foi um dos pesquisadores consultados para a definição dessas diretrizes. “Nós temos mostrado que essa camada de rejeitos não precisa ser removida. É possível produzir sobre ela. O tratamento do rejeito é o melhor caminho para o retorno produtivo rápido dessas áreas, e isso já está acontecendo graças às intervenções que vêm sendo feitas”.

O próximo desafio, segundo o pesquisador, é avançar na pesquisa e ir além da Usina de Candonga. Serão avaliadas áreas em que não houve deposição de rejeito, mas onde a lama passou, carregada pelo Rio Doce, em direção à foz.

Outras pesquisas

A mobilização de pesquisadores da Universidade Federal de Viçosa se deu desde os primeiros dias após a tragédia. Meses depois, um edital da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) foi lançado para selecionar 29 projetos dedicados a estudar os efeitos do rompimento da barragem. Entre os contemplados, sete foram da UFV, somando cerca de R$ 985 mil.

Em 2018, um novo edital foi lançado pela Fapemig, em parceria com a Federação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), para financiar 15 projetos. Foram aprovadas quatro propostas da UFV, que somaram R$ 1,2 milhão. Os avanços dos estudos geraram o interesse da Fundação Renova, que também contratou sete projetos com recursos que somam R$ 8 milhões. “Creio que, atualmente, na parte continental do local atingido, a UFV é a universidade que mais tem contribuído com técnicas e soluções para a recuperação das áreas degradadas”, afirmou o pesquisador Igor Assis em balanço divulgado pela instituição em novembro do ano passado.

Um dos estudos desenvolvidos em parceria com a Fundação Renova é liderado pela pesquisadora Maria Catarina Megumi Kasuya. Sua proposta é inocular microrganismos que eram típicos da região para favorecer o crescimento de espécies vegetais nativas que foram suprimidas pela lama.

"O que o pessoal conhece como micróbio, a priori, todo mundo acha que é só organismo ruim. Mas, na realidade, a grande maioria é benéfica. Então, estamos tentando explorar o lado bom. Selecionamos microorganismo benéficos, multiplicamos e agora estamos tentando introduzi-los no processo de formação de mudas. São mudas que já estão sendo produzidas e aí nós vamos introduzi-las na área onde tem rejeito e também em áreas próximas, onde não tem rejeito", explica Kasuya. Segundo ela, um dos benefícios que os microorganismos promovem é a fixação biológica do nitrogênio.

Reflorestamento

O TTAC que estabeleceu as medidas de reparação e a criação da Fundação Renova fixou o compromisso de reflorestar não apenas a região atingida, mas outros 40 mil hectares em caráter compensatório. A definição dessas áreas também contou com o apoio da UFV, bem como da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Passados mais de quatro anos da tragédia, os trabalhos ainda estão no início. "Primeiro tivemos que discutir onde seriam aplicados nesses 40 mil hectares. Pedimos esse estudo que a UFV fez com a UFMG. Nos primeiros anos, nós focamos nesses estudos de priorização de áreas para fazer a restauração florestal. E as atividades começaram no meio do ano passado", informa Lucas Scarascia, líder de Programas Socioambientais da Fundação Renova.

Segundo ele, são previstos investimentos de R$ 225 milhões no programa de usos sustentável da terra, que envolve, além da restauração florestal, a recuperação de 5 mil nascentes, a assistência aos animais, a retomada de atividades agropecuárias e o fomento ao Cadastro Ambiental Rural (CAR). Scarascia afirma que entre as propriedades rurais atingidas, houve até o momento 80% de adesão. Conforme a Agência Brasil mostrou em novembro, alguns produtores de leite reclamam que não estão sendo devidamente acolhidos no processo de reparação.

Os dados da Fundação Renova mostram que houve 1.135 atendimentos no âmbito do programa de melhoramento genético de rebanho e que 1.026 inseminações artificiais foram realizadas. Além disso, 204 propriedades foram avaliadas pela metodologia ISA. A partir dessa avaliação, a Fundação Renova faz uma proposta para recuperação e recomposição da área de preservação ambiental.

(Hoje em Dia)

Champions Master Regional: buscando vaga na finalíssima, Seleção de Belo Oriente entra em campo contra o Aliança

Divulgação

Estádio Teixeirão vai receber o jogo que promete ser eletrizante 


Domingo (01/03), a Seleção de Belo Oriente volta a campo pela Champions Master Regional. A equipe comandada pelo técnico Marcinho encara o Aliança, de São José do Jacurí, pelo jogo de volta da semifinal da competição.

Como foi derrotado na partida de ida pelo placar de 3 a 1, a equipe belo-orientina precisa de pelo menos dois gols para conseguir a sua classificação para a fase seguinte, já que obteve melhor campanha que o adversário na primeira fase. Sendo assim joga por dois resultados iguais.

Quem passar deste confronto irá enfrentar na grande final o vencedor de Veracruz, de São João Evangelista, e São Pedro do Suaçuí. Para esse jogo frente a equipe do Aliança, um dos artilheiros da equipe está confirmado, o atacante Guri.

O jogador que é inclusive um dos principais goleadores da competição até o momento. O jogo entre a seleção de Belo Oriente e Aliança será realizado às 10 horas da manhã, no estádio Teixeirão, no distrito de São Sebastião de Braúnas, em Belo Oriente.

Possibilidade de novidade no time: Atlético viaja sem Réver e Tardelli; Savarino pode estrear em competição nacional

Foto: Bruno Cantini/Atlético


Jogo acontece nesta quarta


O Atlético divulgou a lista de relacionados para o jogo desta quarta-feira (26), às 21h30, contra o Afogados da Ingazeira (PE), válido pela segunda fase da Copa do Brasil. Em virtude de uma inflamação no tendão, o zagueiro Réver ficou fora da delegação que viajou na manhã desta terça (25) para Pernambuco. O atacante Diego Tardelli, ainda longe das condições físicas ideais, também não fez parte da lista de convocados.

Fica a expectativa então para a estreia de Savarino em uma competição em âmbito nacional com a camisa alvinegra. O atleta venezuelano já debutou pelo Galo, na derrota para a Caldense, por 2 a 1, no Mineirão, pela sexta rodada do Campeonato Mineiro. A princípio, ele seria uma opção para o segundo tempo.

Ainda não se sabe qual equipe Rafael Dudamel levará a campo, mas, caso ele opte por escalar dois zagueiros, a formação deverá ser Michael; Guga, Igor Rabello, Gabriel e Arana; Jair, Allan, Nathan, Otero e Hyoran; Di Santo.

Se preferir colocar Maidana na vaga de Réver e, assim, manter o esquema com três zagueiros, o alvinegro jogaria com Michael; Rabello, Maidana e Gabriel; Guga, Jair, Allan, Otero (Nathan) e Arana; Hyoran e Di Santo.

(Hoje em Dia)

Na Toca: Cruzeiro se reapresenta após folga, e Marcelo Moreno treina com o elenco pela 1ª vez

Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro


Jogador aguarda nome citado no BID


O atacante Marcelo Moreno participou pela primeira vez de um treino com o elenco do Cruzeiro desde seu retorno à Toca da Raposa II. Isso aconteceu nesta terça-feira (25), na reapresentação dos jogadores, após um período sem compromissos, em função do Carnaval.

O boliviano aguarda ainda ter seu nome citado no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para debutar pelos azuis nesta que é sua terceira passagem pela equipe.

Com 45 gols em 93 partidas realizadas pela Raposa, Moreno é a principal esperança do setor ofensivo cruzeirense nesta temporada. Até agora, o artilheiro do time no ano é o jovem meia Maurício, autor de três tentos, todos pelo Campeonato Mineiro.

Treino

O técnico Adilson Batista comandou um trabalho técnico na Toca II, priorizando as finalizações e as bolas aéreas.

O Cruzeiro volta às atividades nesta quarta-feira (26), em dois períodos. O próximo embate dos celestes será neste domingo (1), às 16h, contra o Uberlândia, pela sétima rodada do Campeonato Mineiro.

(Hoje em Dia)

Alerta total: Brasil continua com quatro casos suspeitos de coronavírus

Warley de Andrade/TV Brasil

Ocorrência é descartada no Rio, mas surge suspeita em SP


O total de casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus no Brasil continua em quatro, segundo a atualização mais recente do Ministério da Saúde. Nas últimas 24 horas, um caso foi descartado no estado de São Paulo, mas uma nova suspeita surgiu no estado do Rio de Janeiro.

Desde o início do monitoramento, 55 suspeitas de Covid-19, doença provocada pelo novo vírus, foram descartadas em todo o país. Os estados que lideram os descartes são Paulo, com 26 pacientes analisados; Rio Grande do Sul, com dez pacientes, e Rio de Janeiro, com oito.

Critérios
Nesta segunda-feira (24) o Ministério da Saúde ampliou os critérios para definição de caso suspeito para o novo coronavírus. Agora, também estão enquadradas dentro desta definição as pessoas que apresentarem febre e mais um sintoma gripal, como tosse ou falta de ar, e chegando dos seguintes países: Alemanha, Austrália, Emirados Árabes, Filipinas, França, Irã, Itália e Malásia. A lista já incluia, além da China, Cingapura, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Camboja, Japão, Tailândia e Vietnã.

A doença continua se espalhando pela Europa. Na Itália, o número de mortes pelo virus saltou para 11 e o total de casos confirmados subiu para 300. Na Espanha, um hotel nas Ilhas Canárias com 1 mil hóspedes e funcionários foi posto sob quarentena, depois da confirmação de um caso no local, de um turista italiano. Outro caso foi confirmado na região Catalunha. Suíça, Áustria e Croácia confirmaram os primeiros registros da doença.

(Agência Brasil)

Proposta a ser analisada: Marco do Saneamento deve ser discutido no Senado após carnaval

Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Projeto foi aprovado pela Câmara dos Deputados no final de dezembro


O Senado começa a analisar depois do Carnaval a proposta do Novo Marco Regulatório do Saneamento Básico. O texto, aprovado pela Câmara dos Deputados no final de dezembro, pretende unificar as regras do setor sob o guarda-chuva da Agência Nacional de Águas (ANA). O principal objetivo do projeto é abrir o mercado para a iniciativa privada, de modo a garantir recursos para a universalização do abastecimento de água e da coleta e tratamento do esgoto. Essa abertura de mercado é justamente o que tem travado as negociações que começaram em 2018.

Hoje, prefeitos e governadores podem optar pela licitação ou por firmar termos de parceria diretamente com as empresas estatais. Caso a nova regra seja aprovada, após a publicação da lei, será proibido as empresas estatais firmarem novos contratos para a prestação do serviço. Parlamentares de oposição temem que a mudança na regra prejudique os municípios mais pobres, uma vez que eles não atrairiam os investimentos do setor privado. Eles também argumentam que o prazo para entrada em vigor da concorrência pode levar a aumentos nas tarifas de água no país.

Divergências
Na Câmara, o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ) é um entusiasta a da proposta, o governo também. Para parlamentares de oposição, a exigência de licitações e as metas de desempenho para contratos tenderão a prejudicar e alienar as empresas públicas. Além disso, o projeto de lei estabelece prioridade no recebimento de auxílio federal para os municípios que efetuarem concessão ou privatização dos seus serviços. O receio dos contrários ao texto é que a mudança na regra prejudique os municípios mais pobres, uma vez que eles não atrairiam os investimentos do setor privado.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, disse na última semana que está em busca de um entendimento para agilizar a votação da matéria. A ideia é que a proposta não receba mudanças de mérito, para que não seja necessário o retorno para a Câmara dos Deputados. Para ele, o projeto é fundamental para expandir o saneamento básico. Na visão de Davi, “não se trata apenas de levar água e esgoto para os milhões de brasileiros que não têm, significa, também, novos investimentos no Brasil”.

“Estamos buscando uma conciliação para que seja um texto que contemple o Brasil. Eu acredito que, logo após o carnaval, esse entendimento já estará construído e iremos votar rapidamente essa pauta”, garantiu o senador.

Relator

O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) será o relator do PL 4.162/2019. A proposta é bem parecida com as medidas provisórias que o antecederam, MP 844/2018 e MP 868/2018 (que perderam a validade), e ao do PL 3.261/2019 de autoria de Tasso e foi arquivado. Além de centralizar a regulação dos serviços de saneamento na esfera federal, o PL institui a obrigatoriedade de licitações e regionalizar a prestação a partir da montagem de blocos de municípios.

Mudanças

A principal novidade introduzida pelo projeto é o fim dos contratos de programa, pelos quais os municípios transferem a execução dos seus serviços de saneamento para empresas públicas dos governos estaduais. Os contratos contêm regras de prestação e tarifação, mas permitem que as estatais assumam os serviços sem concorrência. A ideia é substituí-los por licitações, envolvendo empresas públicas e privadas. Os contratos de programa que já estão em vigor serão mantidos e, até março de 2022, poderão ser prorrogados por 30 anos, mas deverão comprovar viabilidade econômico-financeira.

Os contratos também deverão se comprometer com metas de universalização a serem cumpridas até o fim de 2033: cobertura de 99% para o fornecimento de água potável e de 90% para coleta e tratamento de esgoto.

Não interrupção dos serviços, redução de perdas e melhoria nos processos de tratamento também estão entre os critérios exigidos. O cumprimento das metas será verificado periodicamente e as empresas que estiverem fora do padrão poderão sofrer sanções do órgão regulador. O texto também diz que as empresas não poderão distribuir lucros e dividendos, caso tenham essa prática. Para viabilizar economicamente a prestação para cidades menores, mais isoladas ou mais pobres, o projeto determina que os estados componham blocos de municípios, que contratarão os serviços de forma coletiva. Municípios de um mesmo bloco não precisam ser vizinhos e a adesão ao grupo é voluntária.

Histórico

Segundo o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), na média brasileira, 83,5% da população é servida por rede de água e apenas 52,4% tem o esgoto coletado, dos quais apenas somente 46% são tratados, conforme os dados mais recentes do divulgados em fevereiro. Esses percentuais pouco subiram nos últimos anos, ligando o alerta para a impossibilidade de se cumprir as metas de universalização até 2033, conforme o Plano Nacional de Abastecimento (PlanSab), de 2013.

(Agência Brasil)

MEC fará a divulgação: resultado da inscrição para Fies e P-Fies sai nesta quarta

Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Estudantes deverão complementar informações até segunda-feira


Os estudantes que desejam cursar uma graduação, mas não têm condições de arcar com as mensalidades das faculdades saberão hoje (26) se foram pré-selecionados para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e para o Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies). O Ministério da Educação (MEC) divulgará o resultado no endereço eletrônico ou nas instituições para as quais se inscreveu.

As inscrições para as duas modalidades começaram em 5 de fevereiro e terminaram no dia 14. De quinta-feira (27) até segunda-feira (2), os alunos pré-selecionados em chamada única deverão complementar as informações da inscrição no FiesSeleção, no endereço eletrônico , para contratação do financiamento. Quem ficou na lista de espera deve enviar informações até três úteis depois da divulgação da pré-seleção.

Na primeira modalidade, o novo Fies oferta vagas com juros zero para estudantes de renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos. Nessa modalidade, o aluno começará a pagar as prestações respeitando o seu limite de renda, fazendo com que os encargos a serem pagos pelos estudantes diminuam consideravelmente.

Destinado aos estudantes com renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos, o P-Fies tem juros que variam de acordo com o banco e a instituição de ensino superior. Essa modalidade funciona com recursos dos Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento e com os recursos dos bancos privados participantes.

As inscrições para o Fies têm chamada única e lista de espera, na qual os estudantes assumem o lugar de candidatos pré-selecionados desistentes. Já o resultado do P-Fies é apenas divulgado em chamada única. Segundo o MEC, cabe ao estudante consultar o resultado da seleção.

Critérios

No Fies, os candidatos serão classificados no grupo de preferência para o qual se inscreveram, atendida a prioridade indicada entre as três opções de curso, de turno e de local de oferta escolhidas, A seleção obedece a uma ordem decrescente de acordo com as notas do Enem, observada a seguinte sequência. A chamada única listará os candidatos classificados conforme o número de vagas disponíveis no grupo de preferência.

Em primeiro lugar, estão os candidatos que não tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil. Em seguida, os candidatos sem conclusão do ensino superior, mas que já tenham sido recebido financiamento estudantil e o tenham quitado. Em terceiro, estão os candidatos que já concluíram o ensino superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil. Por fim, vêm os estudantes com conclusão do ensino superior, tenham recebido financiamento estudantil e o tenham quitado.

No P-Fies, os estudantes serão classificados conforme a nota no Enem no grupo de interesse escolhido, dentre as opções de curso, de turno e de local de oferta indicados pelo candidato. É necessária a pré-aprovação do financiamento por pelo menos um agente financeiro operador de crédito. Sem a pré-aprovação, a inscrição será automaticamente cancelada; e a vaga, repassada ao próximo classificado no grupo de interesse escolhido.

A pré-aprovação do financiamento no P-Fies é de responsabilidade exclusiva dos agentes financeiros com relação jurídica estabelecida com as mantenedoras das instituições de ensino superior participantes. O MEC informa que não atua nesse procedimento.

(Agência Brasil)

terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

Ipatinga e Democrata-GV: clássico regional de sábado é o famoso duelo de "seis pontos"

Ipatingão será o palco do clássico de sábado


Partida será realizada no estádio Ipatingão


No próximo sábado (29/02), um clássico regional pelo Campeonato Mineiro do Módulo II 2020. Em campo, às 16 horas, no estádio Ipatingão, estarão correndo atrás da bola, as equipes de Ipatinga e Democrata, de Governador Valadares. Um jogo que promete ser de fortes emoções, assim como acontece ao longo da história, quando os times se enfrentam.

As equipes somam 4 pontos na competição. É o chamado "jogo de seis pontos", onde quem vencer dá uma respirada em busca de voos maiores. Uma derrota não é a melhor pedida quando se trata de uma partida deste nível. Na última rodada, a equipe do Ipatinga foi até a cidade de Muriaé e acabou derrotada pelo Nacional pelo placar de 2 a 1, após sofrer uma virada relâmpago, nos instantes finais. No sábado, o time de Gerson Evaristo vai redobrar as atenções para este clássico frente a Pantera.

O Democrata para este jogo frente o Ipatinga chega motivado ao Vale do Aço, depois de derrotar a equipe do CAP Uberlândia, na noite desta última segunda, em duelo que fechou a rodada. O time valadarense venceu pelo placar de 1 a 0. O gol marcado pelo meia Felipinho - que inclusive se tornou dúvida para o jogo contra o Tigre - após sofrer uma lesão na partida contra o CAP Uberlândia. No decorrer da semana será avaliado pelo DM (Departamento Médico).

Carnaval de BH: garis recolhem mais 120 toneladas de lixo em um só dia

Foto: Marcelo Santos/PBH


Segundo a prefeitura, foram gastos mais de 80 mil litros de água para limpeza das ruas da cidade no domingo


Balanço divulgado pela Prefeitura de Belo Horizonte informa que as equipes da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) recolheram 127 toneladas de lixo só no domingo de carnaval. A quantidade de resíduos forçou o Executivo municipal a gastar 80,5 mil litros de água para limpar as ruas da cidade.

Desde o início do carnaval, datado de 8 de fevereiro, a prefeitura já recolheu 404,1 toneladas de lixo e usou 643,5 mil litros de água na limpeza das vias.

Segundo a PBH, cerca de 1,4 mil garis atuam na operação de limpeza.

Assim como nas últimas duas edições do carnaval de BH, a prefeitura novamente usa a urina dos foliões recolhida nos banheiros químicos para produzir fertilizantes.

Trata-se do projeto P4Tree, desenvolvido pelo Departamento de Química da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A tecnologia transforma o fósforo presente no xixi das pessoas em adubo, que depois é usado pela Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica.

De acordo com a prefeitura, são 140 cabines do P4Tree por dia na cidade. Os banheiros têm identificação especial e uma equipe para orientar o usuário.

A expectativa é obter 50 quilos em fertilizantes a partir do projeto.

(Estado de Minas)

Ex-presidente: Lula comunica à Justiça que viajará por 3 países da Europa

Arquivo/Agência Brasil


Apesar de condenado na Lava Jato em segunda instância, o ex-presidente não tem restrições de sair do Brasil


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) informou nesta segunda-feira (24/02/2020) à Justiça Federal que fará uma tour por três países da Europa – França, Suíça e Alemanha – para cumprir uma “agenda privada” no período de 29 deste mês de fevereiro a 12 de março. As informações são da revista Veja.

Apesar de condenado na Lava Jato em segunda instância, o ex-presidente não tem restrições de viagens impostas pela Justiça.

Mesmo assim, a defesa informou ao juiz Luiz Antonio Bonat, sucessor do atual ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, na Lava Jato em Curitiba, que o petista viajará para Paris no próximo dia 29 e receberá na capital francesa o título de Cidadão Honorário de Paris.

(Metrópoles)

Homem morre após invadir contramão e bater contra caminhão na BR-116, em Itambacuri

Reprodução


Segundo a Polícia Rodoviária Federal, vítima fugia de uma perseguição policial quando acidente ocorreu. Ele havia sido denunciado por agredir e ameaçar a esposa de morte.



Um homem de 46 anos morreu na tarde desta segunda-feira (24) após o carro que ele conduzia invadir a contramão e bater de frente contra um caminhão na BR-116, em Itambacuri (MG). Segundo a Polícia Rodoviária Federal, a vítima fugia de uma perseguição policial.

Ainda de acordo com a PRF, Elton Carvalho dos Santos havia agredido e ameaçado a esposa de morte. Ela foi ao quartel da cidade denunciá-lo e, enquanto conversava com os militares, a mulher viu Elton passando em frente ao local de carro e mostrou o fato aos policiais, que foram atrás do homem.

Durante a perseguição, Elton entrou na rodovia federal e teria jogado o carro dele contra outro que vinha na contramão, mas que conseguiu desviar. Em seguida, o homem jogou o carro contra um caminhão que vinha no sentido contrário e morreu na hora. No caminhão havia três ocupantes, que não se feriram.

A PRF informou que o caso foi registrado como acidente de trânsito, mas será investigado se a vítima tinha a intenção de se matar. Segundo testemunhas, o homem teria saído da cadeia há pouco tempo, depois de cumprir pena por 10 anos pelo crime de tentativa de homicídio.

O corpo do homem ficou preso às ferragens e o Corpo de Bombeiros foi acionado para retirá-lo. Após os trabalhos da perícia, o corpo da vítima foi encaminhado ao IML de Teófilo Otoni.

(G1 dos Vales)