11/07/2025

ORIENTE COMEMORA SEUS 49 ANOS DE FUNDAÇÃO

Oriente no Mineirão 

Um dos clubes de futebol mais tradicionais da região do Vale do Aço e Colar Metropolitano. Eu estou falando do Oriente que chega aos seus 49 anos de fundação. O clube aurinegro da cidade de Belo Oriente-MG vem de uma trajetória desde os anos 70.

"No mês em que celebramos, o aniversário do Oriente Esporte Clube, homenageamos uma trajetória construída com dedicação, conquistas e um profundo compromisso social desde 1976. O Oriente vai além das quatro linhas transformando vidas e inspirando gerações em Belo Oriente", destacou o clube.

Um clube que formou diversos jogadores. Importante ressaltar que, muitos se tornaram atletas e continuam na ativa. Outros, não seguiram sua carreira de atleta, mas se tornaram grandes pessoas. Grandes cidadãos. Orgulho de seus familiares. O Oriente tem parte nisso.

O Oriente foi campeão Ipatinguense (categoria principal e base), além de campeão municipal em Belo Oriente por duas oportunidades. O clube tem ainda outros feitos marcantes. O Oriente venceu a Seleção de Campolina que era composta por vários ex-jogadores profissionais no ano de 1989. O Oriente venceu aquela partida amistosa por 2 a 1. Foto em detalhe. Os gols do time de Belo Oriente foram marcados por Vavá e Edson. A partida naquela oportunidade aconteceu como uma preliminar de Atlético e Santos, válido pelo Campeonato Brasileiro. O Galo venceu o time paulista por 2 a 1.

O Oriente de tantas competições históricas. O clube disputou a Taça BH de Futebol Júnior. Único time das bandas da Bacia do Rio do Doce a ter disputado essa competição que era tida como uma das mais renomadas do Brasil na categoria. E, o Oriente fez bonito na época.

Relembramos quando Belo Oriente-MG recebeu jogos da Taça BH de Futebol Júnior e o Oriente representou a cidade. 

Em 2009, a cidade de Belo Oriente pôde acompanhar a Taça BH de Futebol Junior bem de perto. Foto em detalhe. O Oriente caiu no Grupo D, juntamente com Fluminense-RJ, Internacional-RS, Seleção de Timóteo-MG, Náutico-PE e Seleção de Ipatinga-MG. Um marco histórico para o futebol da cidade.

Naquele ano de 2009, jogadores como Welington Nem esteve na cidade de Belo Oriente - jogador que esbanjava talento naquela oportunidade - vindo a integrar o time principal do Fluminense - na sequência foi parar no exterior. O atleta naquele ano teceu inclusive elogios a cidade de Belo Oriente, em especial pela forma como foram recepcionados e o gramado do Menezão. Conforme conversa que tive com um amigo, Welington Nem disse que havia jogado em vários campos e que o gramado deles não chegava nem aos pés do Menezão.

A primeira rodada do grupo aconteceu no dia 15 de julho de 2009, uma quarta-feira. O Oriente fez uma campanha louvável até. Primeira vez que participou da competição. A estreia do time de Belo Oriente foi às 15h, no Menezão, empatando com o Internacional por 3 a 3.

Na segunda rodada, dia 17 de julho, uma sexta-feira, às 15h, no campo do Florestino, em Timóteo, foram derrotados pela Seleção de Timóteo por 3 a 1. O terceiro compromisso do Oriente foi contra o Fluminense, às 10h, no estádio Menezão, sendo goleado pelo Fluminense por 5 a 1. Jogo realizado no dia 19 de julho daquele ano de 2009, um domingo. Já no dia 21 de julho, uma terça-feira, o Oriente conseguiu sua primeira vitória na competição e que fica na história. Bateu o Náutico-PE por 2 a 1.

Na última rodada, mais uma vitória do time belo-orientino: 3 a 2 sobre a Seleção de Ipatinga. Duas equipes por grupo se classificavam. O Oriente por muito pouco não passou de fase. Ficou na quarta colocação, à frente de Náutico e Seleção de Ipatinga. A liderança do grupo ficou com o Fluminense (12 pontos). O Internacional ficou com a outra vaga somando 10 pontos.

O time gaúcho foi inclusive vice-campeão ao perder a final para o Atlético-MG por 1 a 0. O gol daquela decisão marcado por Wendel, aos 18 minutos do primeiro tempo. A Seleção de Timóteo terminou na terceira colocação do grupo, juntamente com o Oriente - quarto colocado - ambos somaram 7 pontos ganhos.

Náutico somou 6 e a Seleção de Ipatinga terminou na lanterna com apenas 1 ponto. Agora, 2018, vem mais uma edição da competição. O atual campeão é o São Paulo. De 32 equipes passou para 40 nesta temporada. A maior de todas as edições.

Vários craques passaram pela Taça BH, exemplos de Ronaldinho Gaúcho, Ronaldo Fenômeno e Rivaldo. Foi a 34ª edição da considerada "Copa do Mundo da Base". A competição disputada na categoria sub-17. 

Com relação ao Ipatinguense de juniores, o Oriente foi pentacampeão. O clube aurinegro colocou os adversários na roda sagrando-se campeão sempre com grandes esquadrões. Só timaço montado. 

O time de juniores do Oriente de 2001, foto em detalhe. Uma máquina. O Oriente sempre foi fortíssimo nesta categoria. Campeão Ipatinguense naquele ano. Os jogadores em pé são: Arlen, Ricardo "Gato", Joaquim, Müller, Alex, Clei, Ricardo do Di Viana, Igor, Todico; Agachados: Peneneco, Alan Pool, Renê, Washington, Rossemberg, Lili, Eder e Marco Antônio.

Oriente campeão Ipatinguense de juniores 

Oriente disputou a Taça BH de Futebol Júnior 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.