sábado, 19 de outubro de 2019

Cruzeiro vence Corinthians na Arena e sai da zona de rebaixamento

Foto: Cruzeiro/Divulgação

O Cruzeiro bateu o Corinthians de virada por 2 a 1, na Arena Corinthians. Resultado que deixa a Raposa de fora da zona de rebaixamento. O time do técnico Abel Braga torce na rodada por tropeços de Ceará e CSA para se manter fora da temida zona da degola.

Fagner abriu a contagem em favor do time da casa. O Cruzeiro virou com gols anotados por Fred (em cobrança de pênalti) e Ederson (driblando o goleiro) e empurrando para o fundo do gol.

Sem água há 3 dias, moradores de bairro de Belo Oriente-MG passam o maior apuro

Moradores reclamam da falta d'água 
Em contato com o FUTBLOG DO SORRISO, moradores do bairro Vila Gomes, em Belo Oriente-MG, relataram sua insatisfação com a constante falta d'água. Segundo uma moradora disse, já se passaram três dias sem água. Além da situação do bairro, a moradora relatou o problema de outras pessoas próximas a ela.

"Então, eu liguei na central, eles disseram que ia mandar o técnico pra olhar. Na rua Santa Catarina também não tem água. Já faz 30 dias que não cai água lá. A conta vem todos os meses".

Impossível tem sido até mesmo de receber uma visita no lar, conforme reforçou.

"Meu sobrinho queria vir aqui em casa, só que não tem como receber visita. Liguei no número 115. Quando a água chega na torneira, não tem força para subir na caixa, pois fica muito fraca. Tem que estar enchendo os baldes. Isso quando ela chega na torneira. Se chega conta, tem que ter água. As contas estão todas pagas", destacou a moradora.

A Copasa é a empresa responsável pelo abastecimento de água no município de Belo Oriente. Até o fechamento dessa edição não conseguimos um parecer da empresa a respeito do fato.

Segundo moradora, ao ligar torneira, não há água

Contra o Fluminense, Fla faz último teste antes de duelo da Libertadores

Alexandre Vidal/CR Flamengo
Diário On Line (Via: FolhaPress)

Escalado com o que tem de melhor à disposição em seu elenco, o líder Flamengo encara mais um teste no Brasileiro, desta vez contra o Fluminense, domingo (20), no Maracanã, no último compromisso da equipe antes da semifinal da Libertadores.

Durante a semana, o técnico Jorge Jesus foi taxativo e descartou a hipótese de usar apenas reservas no Fla-Flu a fim de poupar o time principal para o jogo de volta com o Grêmio. Assim, o português deve mandar a campo uma equipe cuja base atuou na vitória de 2 a 1 sobre o Fortaleza, na capital cearense.

As mudanças ficam por conta do retorno de Bruno Henrique e Éverton Ribeiro, que cumpriram suspensão na quarta-feira (16), e da provável ausência de Gérson, que sentiu o desgaste e foi sacado no jogo do Castelão.

Outros três jogadores seguem vetados pelo departamento médico: Rafinha, Filipe Luís e Arrascaeta, todos lesionados. A expectativa, porém, é que eles participem do confronto contra os gaúchos na próxima quarta (23).

O Flamengo lidera o campeonato com 61 pontos, oito a mais que o vice-líder Palmeiras, e está invicto há 13 jogos.

Já o Fluminense segue às voltas com a irregularidade. A equipe chegou a entrar em ascensão, após a entrada de Marcão como técnico, e ficou cinco jogos sem derrota, mas frustrou sua torcida na quinta (17) ao perder para o Athletico-PR no Maracanã -resultado que manteve o clube em 14º, com 29 pontos, e ligou de novo o alerta pela proximidade com a zona de rebaixamento.

Para o clássico, a tendência é que Marcão repita o time utilizado no meio da semana, com Frazan ainda no lugar do lesionado Digão na zaga.

FLAMENGO

Diego Alves; João Lucas, Rodrigo Caio, Pablo Marí e Renê; William Arão, Éverton Ribeiro, Reinier e Vitinho; Bruno Henrique e Gabriel. Técnico: Jorge Jesus

FLUMINENSE

Muriel; Gilberto, Nino, Frazan e Caio Henrique; Allan; Nenê, Daniel, Ganso e Yony González; João Pedro. Técnico: Marcão

Estádio: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)

Horário: 18h deste domingo

Árbitro: Ânderson Daronco (RS)

VAR: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS)

WhatsApp desaparece misteriosamente e causa pânico em usuários

Reprodução
Diário On Line (Via: Notícia ao Minuto)

A plataforma de troca de mensagens WhatsApp desapareceu da Play Store da Google durante algumas horas, no começo do último fim de semana, segundo relatou o The Next Web.

A razão pela qual o ícone da plataforma desapareceu da loja virtual da Google não foi esclarecida, mas um representante do serviço informou que o WhatsApp estava de volta à Play Store e a situação estava normalizada.

O The Next Web indicou que o WhatsApp não estava disponível no Reino Unido e na Holanda - excetuando o serviço WhatsApp for Business.

A situação, ainda que temporária, afetou apenas utilizadores Android, uma vez que a app continuava disponível na loja virtual da Apple.

Bombeiros encontram corpo de 8ª vítima de desabamento em Fortaleza

Divulgação Secretaria da Defesa Pública e Defesa Social
do Ceará 

Agência Brasil

O Corpo de Bombeiros encontrou hoje (19) o corpo da oitiva vítima do desabamento do edifício Andrea, em Fortaleza, ocorrido na última quinta-feira (15). No final da manhã, as equipes retiraram dos escombros o corpo de José Laurentino, que estava no quinto andar no momento do desmoronamento do prédio.

A partir de agora, os socorristas concentram esforços nas buscas pela síndica do prédio, Maria das Graças Rodrigues, que continua desaparecida.

Também morreram no desabamento Vicente de Paulo Menezes, de 86 anos, Rosane Marques de Menezes, de 56 anos; Frederick Santana dos Santos, de 30 anos; Izaura Marques Menezes, de 81 anos; Antônio Gildásio Holanda Silveira, de 60 anos; Nayara Pinho Silveira, 31 anos, e Maria da Penha Bezerril Cavalcante, de 81 anos.

O Edifício Andrea desabou na manhã de terça-feira (15), por volta das 10h30. Localizado no cruzamento da Rua Tibúrcio Cavalcante com Rua Tomás Acioli, no Bairro Dionísio Torres, as informações são de que o imóvel vinha passando por obras.

sexta-feira, 18 de outubro de 2019

Sábado será Dia D de vacinação contra o sarampo

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Agência Brasil

Neste sábado (19), será realizado em todo o país o Dia D de vacinação contra o sarampo. A data é uma mobilização para estimular pessoas a se imunizarem contra a doença, cujos casos vêm crescendo no país nos últimos meses. Postos de saúde estarão abertos para receber os interessados em se proteger contra o sarampo ou que não tenham tomado todas as doses.

O Dia D faz parte da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, lançada no dia 7 de outubro pelo Ministério da Saúde, em parceria com secretarias estaduais e municipais.

A mobilização nacional de amanhã integra a primeira fase da campanha, até 25 de outubro, voltada a crianças com idade entre 6 meses e 4 anos. Os bebês de até 1 ano apresentam coeficiente de incidência da doença de 92,3 a cada 100 mil habitantes, 12 vezes maior do que as demais faixas.

Na segunda etapa, programada para o período entre 18 e 30 de novembro, o foco será em pessoas de 20 a 29 anos. Essa faixa inclui a maioria do número de casos confirmados da doença, com 1.694, embora com coeficiente menor (13,2 casos a cada 100 mil habitantes) devido ao número de brasileiros nessa faixa de idade.

Devem ser vacinados os bebês de seis meses a 1 ano, que tomarão a chamada “dose 0”. As crianças de 1 a 5 anos devem receber duas doses, uma aos 12 meses e outra aos 15 meses. Em caso de aplicação de apenas uma das doses, é preciso se dirigir aos postos para realizar o complemento da segunda.

O objetivo é vacinar 39 milhões de pessoas ao longo da campanha, cerca de 20% dos brasileiros. Foram disponibilizadas neste ano 60,2 milhões de doses da tríplice viral, que imuniza contra sarampo, caxumba e rubéola. Para o próximo ano, o ministério anunciou a aquisição de mais 65,2 milhões de doses. O público-alvo será ampliado, abrangendo também as faixas de 50 a 59 anos.

Casos

Segundo o último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde sobre Sarampo, de janeiro até outubro deste ano já haviam sido confirmados 6.640 casos e seis mortes. No período de 7 de julho a 29 de setembro, foram registrados 5.404 casos confirmados, enquanto 22.564 ainda estão em investigação. Outras 7.554 suspeitas foram descartadas. O período concentrou 81% dos casos confirmados neste ano.

Esses episódios ocorreram em 19 unidades da Federação, sendo a quase totalidade em São Paulo, com 5.228 casos (96,74%), em 173 cidades, principalmente na região metropolitana da capital paulista. Em seguida vêm o Paraná (39 casos, em 10 cidades), o Rio de Janeiro (28, em nove municípios), Minas Gerais (25, em oito localidades) e Pernambuco (24, em 8 cidades).

Como os registros estão em municípios específicos, quem quiser mais informações deve buscar a Secretaria de Saúde do estado para saber se a sua cidade está entre os locais de ocorrência da doença. Entre as mortes, cinco foram em São Paulo e uma em Pernambuco.

Sarampo

Causado por vírus, o sarampo é uma doença infecciosa grave, que pode levar à morte. A transmissão ocorre por via aérea, ou seja, quando a pessoa infectada tosse, fala ou respira próximo de outras pessoas.

Mesmo quando o paciente não morre, há possibilidade de a infecção ocasionar sequelas irreversíveis. Quando a doença ocorre na infância, o doente pode desenvolver pneumonia, encefalite aguda e otite média aguda, que pode gerar perda auditiva permanente.

Os sintomas do sarampo são febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, coriza (nariz escorrendo ou entupido) e mal-estar intenso. Quando o quadro completa de três a cinco dias, podem aparecer manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas.

A prevenção ao sarampo, feita por meio da vacinação, é fundamental, já que não há tratamento para a doença. O tipo de vacina varia conforme a idade da pessoa e a situação epidemiológica da região onde vive, ou seja, é necessário levar em conta a incidência da doença no local. Quando há um surto, por exemplo, a dose aplicada pode ser do tipo dupla viral, que protege contra sarampo e rubéola.

Existem ainda as variedades tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela, mais conhecida como catapora). As vacinas estão disponíveis em unidades públicas e privadas de vacinação. Segundo o Ministério da Saúde, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece doses gratuitamente em mais de 36 mil salas de vacinação, localizadas em postos de saúde de todo o Brasil.

O governo brasileiro recomenda que pessoas na faixa de 12 meses a 29 anos de idade recebam duas doses da vacina. Para a população com idade entre 30 a 49 anos, a indicação é de uma dose.

Recentemente, o Brasil perdeu o certificado de eliminação da doença. Na semana passada, passaram a apresentar semelhante condição quatro países da Europa: o Reino Unido, a Grécia, República Tcheca e Albânia. De acordo com o ministério, no primeiro semestre deste ano, o Cazaquistão, a Geórgia, Rússia e Ucrânia concentraram 78% dos casos registrados na Europa.

Sobem para seis os mortos do desabamento de prédio em Fortaleza

Divulgação/Corpo de Bombeiros 
Agência Brasil

Mais um corpo foi retirado dos escombros o Edifício Andréa, em Fortaleza, aumentando para seis o número de mortos do desabamento. Segundo a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, trata-se de Rosane Marques de Menezes, de 56 anos. O corpo dela foi retirada dos escombros, às 21h10, dessa quinta-feira (17).

“Outras quatro pessoas foram reportadas por parentes como presentes no edifício no momento do desmoronamento e seguem como desaparecidas. Sete pessoas foram resgatas com vida pelos Bombeiros”, diz ainda a nota divulgada pela secretaria.

lém de Rosane Marques de Menezes, morreram também na tragédia: Frederick Santana dos Santos, 30 anos; Izaura Marques Menezes, de 81 anos; Antônio Gildásio Holanda Silveira, de 60 anos; Nayara Pinho Silveira, 31 anos; e Maria da Penha Bezerril Cavalcante, de 81 anos.

O prédio desabou na manhã de terça-feira (15), por volta das 10h30. Localizado no cruzamento da Rua Tibúrcio Cavalcante com Rua Tomás Acioli, no Bairro Dionísio Torres, as informações são de que o imóvel vinha passando por obras.

De acordo coma a Secretaria de Segurança, os trabalhos de busca das vítimas do desabamento continuam ininterruptamente até que todas as vítimas sejam retiradas dos escombros. “Servidores do Sistema de Segurança cearense atuam de forma ininterrupta nas buscas por sobreviventes”.

Índice de Confiança do Empresário Industrial fica estável pelo 3º mês

Amanda Oliveira/GovBA
Agência Brasil

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) ficou praticamente estável em 59,3 pontos em outubro, pelo terceiro mês consecutivo, informou hoje (18) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Para a entidade, esse resultado mostra que a confiança do empresário industrial segue elevada.

Com a queda de apenas 0,1 ponto frente a setembro, o ICEI está 4,7 pontos acima da média histórica e 5,6 pontos superior ao registrado em outubro do ano passado. Os indicadores da pesquisa variam de zero a cem pontos. Quando estão acima dos 50 pontos mostram que os empresários estão confiantes.

O indicador de condições atuais alcançou 52,1 pontos e está, pelo terceiro mês consecutivo, acima da linha divisória dos 50 pontos, que separa da avaliação favorável para a desfavorável. O indicador de expectativas subiu para 62,8 pontos e está 5 pontos acima do registrado em outubro do ano passado, mostrando que os industriais estão otimistas com o desempenho das empresas e da economia nos próximos seis meses.

Índice sobe nas grandes indústrias
A confiança é maior entre as grandes indústrias. Nesse segmento, o índice ficou em 60,2 pontos. Nas médias empresas foi de 59,1 pontos e, nas pequenas, de 57,5 pontos. Nas regiões geográficas, o ICEI é maior entre os empresários do Norte (62 pontos) e do Centro-Oeste (61 pontos). No Nordeste, o indicador ficou em 59,8 pontos, no Sul em 59,2 pontos e, no Sudeste, em 57,9 pontos.

O ICEI antecipa tendências da economia. Empresários confiantes têm mais propensão a fazer investimentos, aumentar a produção e contratar trabalhadores. Tudo isso é fundamental para acelerar o crescimento da economia, explica a CNI.

Esta edição do ICEI foi feita entre 1º e 11 de outubro, com 2.452 empresas. Dessas, 978 são pequenas, 892 são médias e 582 são grandes.

Governo libera orçamento de universidades federais

Wilson Dias/Agência Brasil
Agência Brasil

O Ministério da Educação anunciou hoje (18) o descontingenciamento do orçamento das universidades federais, que foi possível a partir de um remanejamento do orçamento do MEC. "Cem por cento de todo o orçamento para o custeio das universidades federais e institutos estão sendo descontingenciados neste momento", disse o ministro da Educação, Abraham Weintraub, em entrevista à imprensa.

Segundo ele, o contingenciamento não chegou a prejudicar nenhuma das ações da pasta. "Foi feita uma boa gestão. Administramos a crise na boca do caixa. Vamos terminar o ano com tudo rodando bem", acrescentou.

De acordo com o secretário executivo do ministério, Paulo Vogel, estão sendo liberados R$ 1,1 bilhão dos R$ 19,6 bilhões que já estavam previstos para as despesas discricionárias do MEC. Vogel disse que o valor está sendo realocado de outras despesas ministeriais.

Enem
Na entrevista, Weintraub disse ainda que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cujas provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro, ocorre tranquilamente este ano. "As provas já foram impressas. Os alunos que se preparem".

quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Chega o verão, pernilongo não dá sossego.

Reprodução
Com a chegada do Verão, é impossível não aparecer também os pernilongos. O excesso de calor é tudo que eles precisam para se proliferar. Nas mais diversas cidades do Brasil, a reclamação é a mesma: pernilongos que estão em tempo de carregar a todos.

O inseto tem ação em especial no período noturno. Quando a temperatura se eleva, aparecem os pernilongos para perturbar. Há aqueles que utilizam raquetes elétricas e outros artifícios com o intuito de se livrar do inseto.

Na cidade de Belo Oriente-MG, moradores reclamam da infestação do mosquito. Um internauta da rua Nossa Senhora do Carmo, no bairro Santa Terezinha, em contato com o FUTBLOG DO SORRISO, relatou o incomodo que tem sido conviver com a situação. O pernilongo perturba o repouso das pessoas.

Saiba mais assistindo o vídeo:


quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Por meio de nota, Valadares Esporte Clube anuncia saída de jogador destaque na Terceirona. Fechou com o Bahia.

Reprodução/Facebook/Valadares EC
O Valadares Esporte Clube (VEC) fez uma excelente campanha no Campeonato Mineiro da Terceira Divisão, o que deixou alguns jogadores em evidência no mercado. O Bahia estava de olho em Alandelon e a negociação se concretizou. O destaque do time mineiro vai defender o Tricolor.

Confira a nota do VEC:

Agora e OFICIAL, nosso atleta Alandelon assinou hoje pela manhã o seu contrato com o Esporte Clube Bahia .

Alandelon atleta Valadarense feito nas categorias de base do nosso clube, onde se destacou no campeonato mineiro da segunda divisão marcando 5 gols em 7 jogos despertou o interesse do Clube Baiano onde nossos dirigentes em parceria com a BLSports concretizaram o negócio.

Desejamos sorte ao nosso atleta, que Deus abençoe sempre a sua promissora carreira.

Se você tem um sonho de ser um jogador profissional de futebol, venha fazer parte do nosso time o "VEC" está de portas abertas esperando por você.

Uma trajetória de muitas conquistas: Nélio, presidente do Talismã

Arquivo pessoal 

Um desportista vitorioso. Deixa seu nome cravado na história do esporte belo-orientino. Nélio, presidente do Talismã, anuncia a sua despedida do futebol por meio de uma nota EXCLUSIVA ao FUTBLOG DO SORRISO.

Confira o que disse Nélio:


Arquivo pessoal - Nélio e a família
na final em Belo Oriente 2019
Nessa minha trajetória como presidente, muitas conquistas. Foram dois vice-campeonato (2009 e 2017), campeão (2014, 2015 e 2019), todos pelo amador de Belo Oriente, e ainda campeão também pelo Talismã da Copa Vale do Aço (2019). 

Também tive privilégio de participar em 2017 e 2018 do Supercampeonato Regional de Inhapim, onde chegamos na semifinal em uma edição e na outra nas quartas de final. Realizamos um sonho de disputar o Campeonato Ipatinguense, em 2018, chegando nas quartas de final. 

Agradeço a Deus por ter realizado essas conquistas e assim eu encerro meu ciclo no futebol de forma vitoriosa, coroado em 2019, com o tricampeonato municipal. Também agradeço você José Dias Sorriso por fazer parte dessa história, trazendo em primeira-mão as notícias do futebol amador regional e tudo do mundo esportivo. No mais, meu muito obrigado. Deus continue nos abençoado. Agora vou dedicar a Deus, porque ele me fez ser vitorioso. A Ele toda honra e toda glória.


Divulgação - Talismã campeão amador belo-orientino 2019

Em amistoso pelo futebol feminino, Garotas do Vale goleia o Fênix, em Imbé de Minas

Fênix e Garotas do Vale (detalhe) - Foto: Divulgação
O final de semana teve bola rolando em Imbé de Minas. Duelo entre equipes de futebol feminino. O Garotas do Vale goleou o time da casa (Fênix) pelo placar de 7 a 1.

O grande destaque ficou para a jogadora Tamires - autora de 3 gols na partida. Regiane, Brenda, Hully e Geane complementaram em favor do time fabricianense.

Os dois times voltam a se enfrentar no dia 20, às 10h, em Fabriciano, no campo do Frederico Ozanan.

Caixa inicia nesta sexta pagamento do FGTS para não correntistas

Agência Brasil

A Caixa Econômica Federal inicia nesta sexta-feira (18) mais uma etapa de liberação do Saque Imediato do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Esta fase é para trabalhadores que não têm conta na Caixa.

Os trabalhadores nascidos em janeiro que não têm conta no banco poderão sacar até R$ 500 de cada conta ativa ou inativa do fundo. Serão cerca de 4,1 milhões de pessoas nesta etapa, com injeção de R$ 1,8 bilhão na economia.

Arte: EBC

De acordo com o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, essa é a fase mais complexa dos pagamentos. “Até agora, os três primeiros pagamentos, como eram de clientes da Caixa, 82% dos 36 milhões de pessoas sacaram pelo celular. Os próximos 12 pagamentos utilizaremos, em especial, as lotéricas. Esperamos movimento grande e presencial”.

Segundo Pedro Guimarães, o banco terá gastos de R$ 1 bilhão, com os pagamentos do FGTS, como com horas extras de funcionários e taxas para as lotéricas. Por isso não há como dar gratuidade nas tarifas de transferências para clientes com contas em outros bancos.

De acordo com a Caixa, 40% dos 96 milhões de brasileiros com direito ao saque já receberam os valores referentes ao Saque Imediato. Desse total, 82% movimentaram o dinheiro pelo celular, sem precisar ir a agências.

Em um mês, mais de R$ 15 bilhões em crédito em conta foi feito para quase 37 milhões de trabalhadores. Quem tem conta-poupança na Caixa ou crédito em outro tipo de conta do banco recebeu o dinheiro automaticamente.

Os saques do FGTS podem resultar em uma liberação de cerca de R$ 28 bilhões na economia. Para 2020, serão mais R$ 12 bilhões.

Atendimento

Os saques de até R$ 500 podem ser feitos nas casas lotéricas e terminais de autoatendimento para quem possui senha do cartão cidadão. Quem tem cartão cidadão e senha pode sacar nos correspondentes Caixa Aqui, apresentando documento de identificação, ou em qualquer outro canal de atendimento.

No caso dos saques de até R$ 100, a orientação da Caixa é procurar casas lotéricas, com apresentação de documento de identificação original com foto. Segundo a Caixa, mais de 20 milhões de trabalhadores podem fazer o saque só com o documento de identificação nas lotéricas.

Quem não tem senha e cartão cidadão e vai sacar mais de R$ 100, deve procurar uma agência da Caixa.

Embora não seja obrigatório, a Caixa orienta ainda, para facilitar o atendimento, que o trabalhador leve também a carteira de trabalho para fazer o saque. Segundo o banco, a Carteira de Trabalho pode ser necessária para atualizar dados.

As dúvidas sobre valores e data do saque pode ser consultadas no aplicativo do FGTS (disponível para iOS e Android), pelo site ou pelo telefone de atendimento exclusivo 0800 724 2019, disponível 24 horas.

A data limite para saque é 31 de março de 2020. Caso o saque não seja feito até essa data, os valores retornam para a conta do FGTS do trabalhador.

Horário especial

Para facilitar o atendimento, a Caixa vai abrir 2.302 agências em horário estendido na sexta (18), segunda (21) e terça-feira (22). As agências que abrem às 8h, terão o encerramento do atendimento 2 horas depois do horário normal de término. As que abrem às 9h, terão atendimento uma hora antes e uma hora depois. Aquelas que abrem às 10h, iniciam o atendimento com duas horas de antecedência. E as que abrem às 11h, também iniciam o atendimento duas horas antes do horário normal.

A lista das agências com horário especial de atendimento está no site da Caixa.

Essas agências também abrirão no sábado (19), das 9h às 15h (horário local), para fazer pagamentos, tirar dúvidas, fazer ajustes de cadastro dos trabalhadores e emitir senha do Cartão Cidadão.

A Caixa destaca que o Saque Imediato não altera o direito de sacar todo o saldo da conta do FGTS, caso seja demitido sem justa causa ou em outras hipóteses previstas em lei. Essa modalidade de saque não significa que houve adesão ao Saque Aniversário, que é uma nova opção oferecida ao trabalhador, em alternativa à sistemática de saque por rescisão do contrato de trabalho. Por meio do Saque Aniversário, o trabalhador poderá retirar parte do saldo da conta do FGTS, anualmente, de acordo com o mês de aniversário.

Segurança

O vice-presidente de Distribuição da Caixa, Valter Nunes, afirmou que a Caixa tem um plano de segurança para esta etapa de saques, envolvendo a Polícia Federal e as polícias regionais, com sistema de rondas em locais de saque. Por se tratar de uma questão segurança, ele afirmou que não dará detalhes sobre o plano. Além disso, informou que há uma equipe de trabalho disponível para ocorrências relacionadas a segurança, reposição de numerário e outros problemas, até o fim dos pagamentos.

Ferroviária avança às quartas da Libertadores Feminina, no Equador

Tiago Pavini/Ferroviária
Agência Brasil

A Ferroviária garantiu na noite desta terça-feira (15) a classificação antecipada para as quartas de final da Taça Libertadores Feminina: venceu por 4 a 1 o Estudiantes de Caracas, da Venezuela, em partida válida pela segunda rodada,do Grupo B. O jogo foi no estádio Rodrigo Paz Delgado, em Quito, no Equador, sede da competição. O placar elástico foi o segundo aplicado pelas Guerreiras Grenás: logo no jogo de abertura a equipe massacrou o Mundo Futuro, da Bolívia, por de 10 a 1.

Na noite de ontem (15), coube à atacante Nathane abrir o placar para o time paulista, aos sete minutos do segundo tempo. A partir dos 36, as Guerreiras Grenás ampliaram com um belo chute da camisa 10 Aline Milene, de fora da área, e com Nathane – segundo gol dela no jogo. O Estudiantes ainda descontou com Lizcano. Mas a noite era mesmo das brasileiras: já nos acréscimos Barrinha cobrou escanteio e a bola sobrou para Luana fechar o placar de 4 a 1 a favor da Ferroviária.

Também pelo grupo B, o Cuenca, do Equador, passeou em campo contra o Mundo Futuro da Bolívia: vitória por 5 a 1, resultado que também garantiu a classificação do time da casa para as quartas de final. Na próxima sexta-feira (18), Ferroviária e Cuenca se enfrentam às 19h (horário de Brasília) para definir a liderança do Grupo B.

Cartões com os locais de prova do Enem já estão disponíveis

Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Agência Brasil 

Os cartões de confirmação de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 já estão disponíveis. Entre outras informações, os estudantes têm acesso ao local onde farão o exame neste ano. As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro.

“A recomendação primeira é que o participante imprima o cartão de confirmação e, aqueles que precisam, imprimam a declaração de comparecimento e levem os dois para a aplicação do exame”, disse à Agência Brasil o diretor de Gestão e Planejamento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Murillo Gameiro.

Uma vez sabendo o local de aplicação, o diretor recomenda que os participantes façam o trajeto de casa até o lugar, para avaliar a duração do trajeto no dia da prova: “o participante deve conhecer o trajeto até o local de prova, considerando que no dia da prova vai ter um trânsito mais complicado, e haverá várias pessoas participando do Enem. É bom que o participante conheça o trajeto e saiba o tempo que vai gastar de casa até o local da prova.”

No dia do Enem, a dica é chegar no local com antecedência. Os portões abrirão às 12h, pelo horário oficial de Brasília, e serão fechados às 13h.

O Cartão pode ser consultado na Página do Participante, na internet, ou pelo aplicativo do Enem, disponível para download nas plataformas Apple Store e Google Play. Para acessar o Cartão, o participante precisa informar a senha cadastrada na hora da inscrição no Enem 2019. O Inep divulgou um vídeo orientando aqueles que perderam a senha sobre como recuperá-la.

Os estudantes podem conferir, no Cartão, o número da sala onde farão o exame; a opção de língua estrangeira feita durante a inscrição; e o tipo de atendimento específico e especializado com recursos de acessibilidade, caso tenham sido solicitados e aprovados; entre outras informações.

Declaração de comparecimento
Segundo Gameiro, além do cartão, o Inep disponibiliza hoje a declaração de comparecimento do primeiro dia do exame, que deverá ser levada no dia 3 de novembro. A declaração do segundo dia estará disponível a partir do dia 4 de novembro e deverá ser usada no dia 10 de novembro. Essa declaração precisa ser impressa e levada para a prova, quando será assinada pelo coordenador de local de prova.

“Dependendo do regime de trabalho, algumas pessoas têm plantão no final de semana e precisam de declaração para ter a falta abonada. São casos específicos”, diz. Essas pessoas, de acordo com o diretor, devem ficar atentas pois o Inep não irá fornecer o comprovante de presença após o dia da prova.

O Enem 2019 será realizado em 1.727 municípios brasileiros. Cerca de 5,1 milhões de estudantes estão inscritos no exame.

Quem já concluiu o ensino médio ou vai concluir este ano pode usar as notas do Enem para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de ensino superior. Os estudantes podem ainda concorrer a bolsas de estudo pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e a financiamentos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Dia Mundial do Pão: conheça um pouco da história do produto no Brasil

Rovena Rosa/Agência Brasil 
Agência Brasil

Pão francês, pão rústico, bengala, filão, pão caseiro, pão de cereais, ciabatta, bisnaguinha, pão sírio, pão doce, pão australiano, pão de forma, pão italiano, pão integral... O pão é um dos alimentos mais tradicionais em todo o mundo. Para homenagear essa iguaria tão variada, tão popular e tão consumida, foi criado o Dia Mundial do Pão, celebrado hoje (16). O dia foi instituído em 2000, em Nova York, pela União dos Padeiros e Confeiteiros.

A história do pão é antiga. Ele teria surgido há mais de 6 mil anos, quando os egípcios descobriram a fermentação do trigo. Ali ele era considerado um alimento básico e era um símbolo de poder. Os pães preparados com trigo de qualidade superior eram destinados apenas aos ricos. Os egípcios se dedicavam tanto ao pão que se tornaram conhecidos como “comedores de pão”.

“É importante lembrar da importância que o pão tem para a humanidade. Desde os primórdios, os grãos eram consumidos de forma bruta, comidos crus. Posteriormente, alguns historiadores falam que, por acidente, os pães - que eram formados numa pasta mascada na boca, pasta essa feita de mingau – caíram em cima de uma pedra quente, em uma fogueira e, a partir dali, se gerou uma massa assada”, conta o especialista e historiados sobre pão, Augusto Cezar de Almeida, em entrevista à Agência Brasil. Almeida é autor de diversos livros como A História da Panificação Brasileira – a Fantástica História do Pão e da Evolução das Padarias no Brasil e do Dicionário da Panificação Brasileira. Ele também é editor da revista Panificação Brasileira.

Quando o homem começa a controlar o processo de fermentação, a técnica de fazer pão se aprimorou e se espalhou pelo mundo. “No começo da história, tinha muita rejeição àquilo que fermentava porque dava ideia que estava estragando. Quando se teve controle, com Pasteur [Louis Pasteur, cientista francês, 1822-1895], que foi um estudioso que conseguiu controlar e entender o processo fermentativo, essa ação da fermentação passou a se propagar de forma mais controlada, mais industrial”.

O pão no Brasil

Almeida conta que o produto chegou ao Brasil por meio dos portugueses: “Para se ter ideia, o primeiro documento que narra um brasileiro consumindo pão foi a carta de Pero Vaz de Caminha. Quando as naus [portuguesas] chegaram em território brasileiro, elas traziam pães. Os índios então provaram, pela primeira vez, aquilo que era totalmente estranho, que era o pão. E a reação dos índios não foi lá muito favorável porque eles não estavam habituados a consumir aquele tipo de produto. Os produtos que se consumiam aqui eram derivados da mandioca e típicos da região”.

Os pães que foram provados pelos índios eram muito rústicos e, pela longa viagem, provavelmente eram duros também. “Por isso não deve ter sido muito fácil aceitar”, diz Almeida.

Mas com o plantio do trigo, que teria sido iniciado pelas sementes trazidas por Martim Afonso de Souza [nobre e militar português, 1490-1570], é que o hábito de comer pão começa a crescer no país. “A primeira narrativa que se tem aqui [no Brasil] de trigo foi com Martim Afonso de Souza, lembrando das Capitanias Hereditárias. Ali, o militar Martim Afonso de Souza se tornou donatário da Capitania de São Vicente, primeira capitania que tivemos no Brasil. Ele também era governador da Índia, muito próxima das regiões árabes, e ele trouxe sementes de trigo para o Brasil. São duas narrativas que pouco se fala aqui: primeiro, que o pão foi provado pelos índios nas naus portuguesas. E, segundo, que o trigo foi trazido pelo Martim Afonso de Souza”, conta o historiador.

Padarias

No ano passado, havia em todo o país 70.523 padarias, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip). Mais de 14 mil delas estavam localizadas no estado de São Paulo. A maior parte dessas padarias, cerca de 95% do total, são micro e pequenas empresas familiares.

A primeira delas pode ter surgido no Rio de Janeiro. Ou em São Vicente, no litoral paulista. Mas há poucos dados ou registros sobre isso. Com isso, a padaria que ficou conhecida como a mais antiga do Brasil é a Santa Tereza, localizada na região da Praça da Sé, em São Paulo. A Santa Tereza foi fundada em 1872.

“Debret [1768-1848], um [pintor e desenhista] francês que veio junto com a Família Real, fez uma série de ilustrações que falaram sobre algumas características da época. E uma das gravuras que ele faz é de uma padaria onde a moagem do trigo era feita dentro dela. Ali se moía e se fazia a farinha. A narrativa do Debret fala ainda que os pães feitos pelos franceses no Rio de Janeiro não eram iguais aos da França”, contou o historiador. “A França historicamente tem pães de uma casca mais grossa, feito com fermentação mais longa. São pães mais compactos. No Brasil, já tivemos o período dos filões, com densidade maior, mais pesados; e das baguetes, que eram pães mais parecidos com os da França. Porém não tinham os mesmos componentes e nem o tipo de fermentação que era feito lá na França”.

“As padarias, no passado, eram consideradas indústrias na cidade. Elas fabricavam biscoito, bolachas, vários produtos que eram vendidos para outras regiões próximas. Bolachas e biscoitos são produtos que não se estragam facilmente. As padarias tinham capacidade industrial e empregavam muitas pessoas. Depois surgiram as indústrias de biscoito e massas. Tem muitas histórias de grandes indústrias hoje no mercado brasileiro que surgiram de padarias”, contou o historiador.

Pão francês

Almeida conta que o pão branco, com um miolo úmido, revestido por uma casca fina, dourada e levemente crocante, composto por água, farinha de trigo, sal e fermento, e mais conhecido como pão francês – o nome varia conforme a região do país –, é o mais consumido pelos brasileiros. Entre os produtos de panificação, a venda de pão francês corresponde atualmente, segundo a Abip, a 45% do total comercializado nas padarias.

No entanto, ele vem perdendo espaço para a imensa variedade de pães que existem hoje: “O pão francês percentualmente está perdendo a sua importância - não porque está deixando de ser consumido, mas porque outros tipos de pães estão crescendo no consumo como os integrais ou com cereais”.

“Os primeiros registros com o nome de pão francês são da época de Debret, na época da Família Real presente no Brasil. Mas entendo mais isso como o pão francês feito pelos franceses, já que as características não eram tão iguais assim. Se procurar o pão francês como temos no Brasil, na França, não vamos encontrar”, diz o especialista.

terça-feira, 15 de outubro de 2019

Associação de Árbitros do Vale do Aço esteve em ação no final de semana. Veja em quais jogos e municípios.

Final em Belo Oriente teve Fábio Gomes no apito, auxiliado por Geraldo da Silva Sá e Hermerson Alves "Pinguim". Célio Roberto foi o quarto árbitro e Ana Carolina foi a delegada do jogo

Sábado

1°- Na final do Regional de Alvarenga

2°- Na partida de disputa do terceiro lugar do municipal de Antônio Dias

Domingo


3°- Na final do municipal de Belo Oriente

4°- No primeiro jogo da final da Copa Aranãs 2019, no estádio Nassri Mattar, em Teófilo Otoni

5°- Na final do municipal de Antônio Dias

6°- Na 5ª rodada do municipal de Peçanha

7°- Na 3ª rodada do municipal séries A e B da cidade de Serro

A Associação esteve em ação ainda em vários amistosos pelos veteranos e pela Liga UCAF.

Com gol aos 50 do segundo tempo, Teófilo Otoni vence o Aranãs de Capelinha no jogo de ida da final

Foto: Enviada/AAVA
Pelo jogo de ida da grande final da Copa Aranãs de Futebol Amador 2019, o Teófilo Otoni recebeu o Aranãs, de Capelinha, no Estádio Nassri Mattar, em Teófilo Otoni. Um jogo com emoções fortes do início ao fim e teve vitória do time da casa.

O Teófilo Otoni bateu o adversário na primeira da finalíssima por 1 a 0, com gol do camisa 3, Marco Antônio, aos 50 minutos da etapa final.

Após bola alçada na área, ele mandou para o fundo das redes. O jogo teve a arbitragem de Deivson Mendel, auxiliado por Vitor de Souza Nobre e Fabrício Carlos da Silva. Quarto árbitro: Hélio Oliveira. Todos da Associação de Árbitros do Vale do Aço (AAVA). A partida de volta será realizada no próximo domingo dia 20/10, às 17:00hs, no estádio Newton Ribeiro, em Capelinha.

Grande placar esportivo: todos os resultados de sábado e domingo (12 e 13 de outubro de 2019)

Todos os resultados do futebol amador 

 CAMPEONATO AMADOR DE BELO ORIENTE GRANDE FINAL - JOGO ÚNICO 
JUNAF 0X2 Talismã 
Obs: com esse resultado, o Talismã sagrou-se tricampeão amador belo-orientino (2014, 2015 e 2019).

 AMISTOSO - FUTEBOL FEMININO 
Oriente (Time de Amarelo) 1x0 Oriente (Time de Branco) 

 AMISTOSOS - VETERANOS 
Unidos de Ipaba 3x1 Real de Fabriciano 
Guarani 1x1 Vila Celeste B 
Independente do Limoeiro 8x1 Íbis 
Vila Martins 3x2 Palmeiras (Ipatinga)
Naque 2x2 Vila Ipanema A 
Resgate 0x3 Juventus Árica 
Amigos 2x3 Chupa Cabra 
Meridional 4x5 Desportiva 
Holanda 4x1 Social (Ipatinga) 
Limoeiro (Caratinga) 3x3 AABB (Manhuaçu)
Novo Cruzeiro 1x1 Industrial (Paraíso) 
Itamarati D 1x4 Barra Alegre 
União São Cândido 2x0 Roma 
Itaúna 3x3 Terror 
Sapo FC 5x4 Palmeiras do Adão Bento 
Revés do Belém 2x1 Real Vale 
Ipabinha 4x3 Porto 
Galeto 3x4 Shock 
LDU 3x1 Braúnas 
Ponte Preta 6x0 AERP 
Fusão 1x0 Olímpico 
Caratinguense 2x4 Caravelas 
Vila Celeste A 1x0 Chácara Madalena 
Floresta 4x2 Juventus 
Bugre 3x2 Cachoeiro 
Vila Nova 2x3 Milionários 
Borussia (Fabriciano) 1x1 Pesquisa 
CESEC 1x1 Flamenguinho (Ipatinga) 
SEVALE 2x1 Antônio Quirino 
Londrina 2x4 Meridiano 
Sirrose 2x2 Limoeiro 
Inter 2x1 Boa Vista 
CESJO 3x2 Boca Rica 
Ajax 3x2 Aluvaeira 
Comunitário 1x3 Polêmicos 
IBBJ 1x2 Redução 
Frigoleste 1x3 Areia Preta 
Croácia 2x3 SERGRAF

 ASSOCIAÇÃO MASTER 35 
Fusão 1x0 Olímpico 
Vila Nova (Ipatinga) 2x3 Milionários 
Floresta 4x3 Juventus 
Vila Ipanema B 2x3 Usipa A 
Penharol 0x6 Napoli 
Flamenguinho 1x2 Rio Branco 
Bethânia 3x6 Industrial 

 ASSOCIAÇÃO MASTER 45 
Usipa 1x3 Diplomata 
Iguaçu 0x1 Limoeiro 
Serraria 1x2 Ideal 
Industrial do Paraíso 4x4 Rio Branco 
Bom Jardim 0x0 AERBI
Vila Nova 2x2 Novo Vale

CAMPEONATO AMADOR IPATINGUENSE 

UNIFICADO 
Boca Rica 3x1 Palestra
Bugre 1x2 Cruzeirinho
Avante 2x4 Pedra Branca
Renascer 2x2 Barra Alegre
Tiradentes 0x1 AERC
Teneminas 0x1 Barcelona
Vila Celeste 12x0 Jabaquara
Panorama 0x2 Bethânia
Canaã 1x5 União do Revés
Pingo D'água 2x0 Rio Branco 

 CAMPEONATO DE ANTÔNIO DIAS 
DECISÃO DO TERCEIRO LUGAR 
Independente 5x1 PSG 

DECISÃO DO TÍTULO 
FOX 0x0 Leandros 
Nos pênaltis: o FOX venceu por 4 a 2.
Obs: O FOX sagrou-se campeão do Campeonato Amador de Antônio Dias 2019. 

 CAMPEONATO REGIONAL DE ALVARENGA 
DECISÃO DO TÍTULO 
Bocayuva 2x2 União de Pocrane 
Nos pênaltis: União de Pocrane 4 a 1. 
Obs: o União de Pocrane sagrou-se campeão do Campeonato Regional de Alvarenga 2019. 

 CAMPEONATO AMADOR DE PEÇANHA 
5ª RODADA 
União 3x0 Feras 
Manchester 1x0 Internacional 
Hungria 1x2 Novo Oriente 

 AMISTOSOS - SOCIETY 
Gálatas 1x1 Mulekes 
Futzeiros 5x6 Irmandade 
Real Madruga 3x3 VDG 
Cocais 3x3 Leicester 
Bulldogs 2x2 Valencia 
Baile de Munique 5x5 Horriverplate 
Avivados 5x1 Muchachos 
Fishes Tram 2x2 Jamaica 
Independente 4x1 Santos 
Redução 2x1 IBBJ 
Camisolão 3x2 Omaha 

segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Na preliminar da final, meninas do time de futebol feminino do Oriente deram um show no domingo

Time de Amarelo

No último domingo, antes da grande final do Campeonato Amador de Belo Oriente 2019, aconteceu no estádio Menezão, o duelo entre as jogadoras do futebol feminino do Oriente. As atletas foram divididas em campo pelo técnico Josemir "Nego", em Time de Amarelo e Time de Branco.

As meninas mostraram muita vontade dentro de campo e apresentaram uma partida muito disputada. O Time de Amarelo venceu o Time de Branco pelo placar de 1 a 0, com o único gol do jogo sendo anotado pela habilidosa e talentosa jogadora Chiva. Ela colocou a bola na rede e correu para comemorar.

Time de Branco 

Campeonato Amador de Belo Oriente 2019: tabela, classificação, artilharia

Todo o raio-x do campeonato 

11 de agosto - Domingo - 1ª rodada 

Talismã 0x0 Oriente 
Cachoeira Escura 

Braúnas 2x3 Vila Bráz
Braúnas  
Gustavo e Joaquim (B); Paulinho, Tede e Juba (VB)

Fundão x Cachoeiro (remarcado) 
Córrego Fundo 

JUNAF 3x1 Santa Tereza 
Bom Jesus do Bagre 
Iaguinho (2) e Mateusinho (J); Foguete (ST)

18 de agosto - Domingo - 2ª rodada 

Oriente 2x3 Unidos 
Menezão - Belo Oriente 
Thiaguinho (contra) e Roboão (O); Wítalo, Lalá e Guilherme Capacete (U) 

Vila Bráz 0x3 Talismã 
Aluvaeira - Belo Oriente 
Thiago Viggiano (2) e Uarlei 

Cachoeiro 2x2 Fundão (remarcado)
Cachoeira Escura
Brendo (2) (C); Cosme e Jackson (F) 

25 de agosto - Domingo - 3ª rodada 

Unidos 0x0 Vila Bráz 
Cachoeira Escura 

Talismã 4x2 Braúnas 
Cachoeira Escura 
Paulo Henrique (2), Jefinho e Max Tulio (T); Lin e Ricelly (B) 

Santa Tereza 1x0 Cachoeiro 
Menezão - Belo Oriente 
Muller Brenner 

JUNAF 4x0 Fundão 
Bom Jesus do Bagre 
Jean (2), Matheus Perninha e Mateusinho 

1º de setembro - Domingo - 4ª rodada 

10h10 - Braúnas 2x1 Unidos 
Braúnas 
João Victor e Ricelly (B); Guilherme Capacete (U)


15h10 - Vila Bráz 2x1 Oriente 
Aluvaeira  - Belo Oriente 
Renato Grilo e Guri (VB); Vitinho (O)

8 de setembro - Domingo - 5ª e última rodada da primeira fase 

10h10 - Fundão 0x2 Santa Tereza 
Córrego Fundo 
Tulinho e Pelezinho

10h10 - Cachoeiro 1x5 JUNAF 
Cachoeira Escura 
Mateusinho (3), Matheus Perninha e Marin (J); André (C)

15h10 - Unidos 2x0 Talismã 
Cachoeira Escura
Thiaguinho e Danilo 

*15h10 - Oriente x Braúnas (CANCELADO) 
Menezão - Belo Oriente
*Ambas as equipes já sem chances de classificação e sem possibilidade de influenciar na classificação.

CLASSIFICAÇÃO FINAL DA PRIMEIRA FASE 

CHAVE A

1 Talismã 7 pontos
2 Unidos 7 (Saldo de 2 gols)
3 Vila Bráz 7 (Saldo 0)
4 Braúnas 3
5 Oriente 1

CHAVE B

1 JUNAF 9 pontos
2 Santa Tereza 6
3 Cachoeiro 1
4 Fundão 1


SEMIFINAIS 

JOGOS DE IDA - 15 DE SETEMBRO - DOMINGO 

10h10 - Santa Tereza 0x3 Talismã
Menezão
Parrão, Cleubim e André

15h10 - Unidos 0x3 JUNAF
Jurandizão
Mateusinho, Guilherme e Breno

JOGOS DE VOLTA - 22 DE SETEMBRO - DOMINGO 

10h10 - JUNAF 5x1 Unidos
Bom Jesus do Bagre
Mateusinho (2), Jean (2) e Breno (J); Lalá (U)

15h10 - Talismã 2x0 Santa Tereza
Jurandizão
Woshinho e Max Tulio


 FINAL - JOGO ÚNICO 


JUNAF 0X2 Talismã
Gols: Welington e Pretinho
O Talismã com esse resultado sagrou-se campeão tricampeão municipal (2014, 2015 e 2019)


 NÚMEROS 

18 jogos 
64 gols 

PLACARES 

0x0 - 2 
1x0 - 1
1x1 - 0 
2x1 - 2
2x2 - 1
3x2 - 2
3x1 - 1
4x2 - 1
4x0 - 1
2x0 - 4
5x1 - 2
3x0 - 2


ARTILHARIA 

8 gols

Mateusinho (JUNAF)

4 gols 

Jean (JUNAF)

2 gols 

Iaguinho (JUNAF)
Thiago Viggiano (Talismã)
Brendo (Cachoeiro)
Paulo Henrique (Talismã)
Guilherme Capacete (Unidos)
Riccely (Braúnas)
Matheus Perninha (JUNAF)
Breno (JUNAF)
Lalá (Unidos)
Max Tulio (Talismã)


1 gol

Gustavo (Braúnas)
Joaquim (Braúnas)
Lin (Braúnas)
João Victor (Braúnas)
Paulinho (Vila Bráz)
Tede (Vila Bráz)
Guri (Vila Bráz)
Juba (Vila Bráz)
Renato Grilo (Vila Bráz)
Foguete (Santa Tereza)
Muller Brenner (Santa Tereza)
Roboão (Oriente)
Vitinho (Oriente)
Wítalo (Unidos)
Uarlei (Talismã)
Jefinho (Talismã)
Cosme (Fundão)
Jackson (Fundão)
Tulinho (Santa Tereza)
Pelezinho (Santa Tereza)
Marinho (JUNAF)
André (Cachoeiro)
Thiaguinho (Unidos)
Danilo (Unidos)
Parrão (Talismã)
Cleubim (Talismã)
André (Talismã)
Guilherme (JUNAF)
Woshinho (Talismã)
Pretinho (Talismã)
Welington (Talismã)

Contra 

Thiaguinho (Unidos)

Todos os campeões da história do Campeonato Amador de Belo Oriente

A finalíssima de 2019 foi entre Talismã e JUNAF 
1990 - Braúnas - São Sebastião de Braúnas (Distrito)

1991 - JUD - Cachoeira Escura (Distrito de Belo Oriente)

1992 - JUD - Cachoeira Escura (Distrito de Belo Oriente)

1993 - JUNAF - Bom Jesus do Bagre (Distrito de Belo Oriente)

1994 - Açucenense - Açucena (Cidade/Sede)

1995 - Oriente - Belo Oriente (Cidade/Sede)

1996 - NÃO HOUVE CAMPEONATO

1997 - Oriente - Belo Oriente (Cidade/Sede)

1998 - Cachoeiro - Cachoeira Escura (Distrito de Belo Oriente)

1999 - Royal - Mesquita (Cidade/Sede)

2000 - Braúnas - São Sebastião de Braúnas (Distrito de Belo Oriente)

2001 - Braúnas - São Sebastião de Braúnas (Distrito de Belo Oriente)

2002 - NÃO HOUVE CAMPEONATO

2003 - Ouro Verde - Cachoeira Escura (Distrito de Belo Oriente)

2004 - Aluvaeira - Belo Oriente (Cidade/Sede)

2005 - Aluvaeira - Belo Oriente (Cidade/Sede)

2006 - 1º de Março - Divinolândia de Minas (Cidade/Sede)

2007 - JUNAF - Bom Jesus do Bagre (Distrito de Belo Oriente)

2008 - Santa Tereza - Belo Oriente (Cidade/Sede)

2009 - 7 de Setembro - São Sebastião do Baxio (Distrito de Periquito)

2010 - Juventus - São Sebastião de Braúnas (Distrito de Belo Oriente)

2011 - NÃO HOUVE CAMPEONATO

2012 - NÃO HOUVE CAMPEONATO

2013 - Fundão - Córrego Fundo (Distrito de Belo Oriente)

2014 - Talismã - Cachoeira Escura (Distrito de Belo Oriente)

2015 - Talismã - Cachoeira Escura (Distrito de Belo Oriente)

2016 - NÃO HOUVE CAMPEONATO

2017 - Milan - São Sebastião de Braúnas (Distrito de Belo Oriente)

2018 - NÃO HOUVE CAMPEONATO

2019 - Talismã - Cachoeira Escura (Distrito de Belo Oriente)

Além do título, jogadores comemoram marca histórica: a quinta final consecutiva em Belo Oriente

Foto: Arquivo pessoal/Pretinho
(Uarlei, Pretinho, Vinícius e Zoi)
Quatro jogadores, do Talismã, campeões neste domingo, tem muito a comemorar, além do título. O zagueiro Uarlei, o lateral-direito Pretinho, o volante Vinícius e o atacante Zoi completaram uma marca histórica na história do futebol amador belo-orientino, tendo ambos, chegado a quinta final consecutiva.

Os jogadores estiveram na final de 2013, 2014, 2015, 2017 e 2019. Vale ressaltar que não houve campeonato em 2016 e 2018. Uarlei defendeu a camisa do JUD (2013) e o Talismã (2014, 2015, 2017 e 2019). Pretinho atuou em 2013 (JUD), 2014 (Talismã), 2015 (Ajax), 2017 (Milan) e 2019 (Talismã). O Volante Vinícius atuou pelo JUD (2013) e assim como Uarlei, defendeu o Talismã nas temporadas: 2014, 2015, 2017 e 2019.

Já o atacante Zoi, assim como Pretinho, atuou em 2013 (JUD), 2014 (Talismã), 2015 (Ajax), 2017 (Milan) e 2019 (Talismã). Neste domingo foram campeões em Belo Oriente com a vitória do Talismã sobre o JUNAF por 2 a 0. Welington e Pretinho anotaram os gols da partida realizada no Menezão.

No período de 2013 a 2019, os clubes campeões em Belo Oriente foram: Fundão (2013), Milan (2017) e Talismã (2014, 2015 e 2019).

Rafael, do Talismã: um técnico papa-título

Reprodução - Rafael falando no Futblog do Sorriso. No detalhe, ele segurando sua filha e sendo entrevistado pelo repórter Adilson Begatti

O técnico Rafael Douglas mais uma vez comemorou um título de campeão pelo Talismã. Somente em 2019, duas conquistas: o Campeonato Amador de Belo Oriente e a Copa Vale do Aço. Rafael foi campeão belo-orientino pelo clube de Cachoeira Escura em 2015, 2015 e 2019, além do vice-campeonato de 2017.

Levantou ainda a Copa Vale do Aço desta temporada de 2019. Sob o comando dele ainda, o Talismã, de forma inédita, disputou o Campeonato Ipatinguense 2018. Um técnico jovem e competente.

Arquivo pessoal - Rafael com a taça de campeão belo-orientino 2019

Com Menezão lotado, Talismã bate o JUNAF e conquista o tricampeonato municipal

Grande final do Campeonato Amador de Belo Oriente 2019 aconteceu no Menezão

























Uma tarde de decisão. A final do Campeonato Amador Belo-orientino foi em jogo único. Valia o tricampeonato municipal. JUNAF e Talismã, até então, haviam conquistado duas vezes a taça. O JUNAF foi campeão em 1993 e 2007. Já o Talismã, antes da conquista deste domingo, tinha colocado a mão no caneco nas temporadas: 2014 e 2015. O Menezão estava lotado.

Jogo transmitido AO VIVO e em ALTA DEFINIÇÃO pelo FUTBLOG DO SORRISO. Partida com mais de 5.300 visualizações e mais de 14.200 pessoas alcançadas, além de mais de 75 compartilhamentos e 440 comentários. AUDIÊNCIA GIGANTESCA. O jogo teve a narração de José Dias Sorriso e as reportagens e comentários de Adilson Begatti.

TALISMÃ 2X0 JUNAF - Final - Jogo único - Estádio Menezão

O Talismã comandado pelo técnico Rafael Douglas abriu o placar na etapa inicial com um chute de Welington. Um primeiro tempo bem disputado. Os times querendo jogo. Em campo duas camisas tradicionais: JUNAF (Bom Jesus do Bagre) e Talismã (Cachoeira Escura) - ambos distritos de Belo Oriente-MG. O Talismã foi para o intervalo com a vantagem. Veio a etapa final e o duelo ganhou em emoção.

Até que, em uma bola que sobrou na área, o experiente Pretinho colocou no fundo da rede e liquidou a fatura em favor do Talismã, comemorando muito junto aos torcedores. Placar de 2 a 0. Após o apito final do árbitro Fábio Gomes, jogadores, comissão técnica e torcedores do Talismã fizeram a festa no Estádio Menezão. O time de Cachoeira Escura levantou mais uma taça na temporada 2019. Além do Campeonato Municipal, o Talismã já havia ganho a Copa Vale do Aço.

O Campeonato Amador de Belo Oriente foi realizado pela Liga de Desportos de Belo Oriente e teve o apoio da Prefeitura Municipal de Belo Oriente.