sábado, 12 de outubro de 2019

Fora de casa, América triunfa sobre o Ipatinga e segue na liderança do Mineiro Feminino

Site oficial/América
Jô marcou - Foto: Mourão Panda/América

Neste sábado, o América venceu o Ipatinga-MG e segue na liderança do Campeonato Mineiro. 


Pela 3ª rodada do campeonato, as Coelhinhas garatiram a vitória, por 1 a 0, no Ipatingão, em Ipatinga (MG) e chegam a 7 pontos no estadual. O gol americano foi marcado por Jó.

As Coelhinhas retornam ao gramado no sábado, dia 26 de outubro, diante do Futgol-MG. A partida, válida pela 5ª rodada da competição estadual, será no Baleião, às 15h.

O gol

A partida começou disputada entre as equipes, logo no primeiro minuto, Aninha já mandou a bola em direção ao gol, mas não conseguiu marcar. Já aos 12 minutos, Jó encobriu a goleira adversária e marcou o primeiro gol para o América, 1 a 0. A defesa americana se manteve sólida impedindo as investidas do Ipatinga-MG não oferecendo perigos para a goleira Deka. Aos 29 minutos, após uma falta, Rafa acabou sendo expulsa pelo segundo cartão amarelo.

Logo no primeiro minuto a equipe americana teve mais uma jogadora expulsa, Dani Peré levou cartão vermelho e deixou o campo. Mesmo com duas jogadoras a menos, o América conseguia controlar a partida e realizar bons contra-ataques. A defesa se manteve firme e, mesmo com a pressão adversária no final da partida, a equipe americana permaneceu sem levar gols.

Deka; Tia, Nandão, Nayara e Dani Peré; Dani Bruna (Flavi), Duda (Leka) e Aninha (Ágata); Rafa, Jó (Lílian) e Dilene (Novinha).

Campeonato Mineiro

Primeira Fase
29/9 – Valadares-MG 1x10 América – Gols: Lilian (três vezes), Dilene (duas vezes), Rafa (duas vezes), Jó, Leka e Duda
4/10 - América 0x0 Atlético-MG
12/10 – Ipatinga-MG 0x1 América

Artilheiras na temporada:
7 gols – Dilene
5 gols – Lilian
4 gols – Marques
3 gols – Dani Peré
2 gols – Keké, Rafa e Jó
1 gol – Tia, Brenda, Byah, Ágata, Aninha, Leka e Duda

Pouso Alegre e Betim garantem vaga no Módulo II 2020; Atlético TC e Mamoré ficam pelo caminho

@filmescubo | PAFC
O Pouso Alegre foi o primeiro time a se garantir no Campeonato Mineiro do Módulo II 2020. Jogando no estádio Manduzão voltou a derrotar o Atlético de Três Corações pela semifinal da Terceirona. Acesso garantido.

Depois de ter ganho na ida (1 a 0), no duelo deste domingo, mais um triunfo do "Pousão": 3 a 0. Lucas Rocha abriu o placar aos 37 minutos do primeiro tempo; Romarinho aos 24 minutos e Mascote aos 50 minutos liquidaram em favor do Pouso Alegre. O jogo que aconteceu mais cedo, às 15h.

No jogo de 16h, o Betim Futebol segurou o Mamoré (0 a 0), no jogo de volta disputado no Bernardo Rubinger, em Patos de Minas. Betim garantido no Módulo II de 2020. Na ida havia ganho por 1 a 0.

Pouso Alegre e Betim farão a finalíssima do Campeonato Mineiro da Terceira Divisão.

Prováveis escalações, dúvidas e desfalques de Chapecoense x Cruzeiro, para o duelo deste domingo

Bruno Haddad/Cruzeiro
Hoje em Dia

Em situação delicada no Campeonato Brasileiro, Chapecoense e Cruzeiro se enfrentam, neste domingo (13), às 19h, na Arena Condá, em Chapecó, pela 25ª rodada do torneio.

Na 18ª posição, com 18 pontos, a Raposa vai ter as voltas do meia Thiago Neves e do zagueiro Cacá, que cumpriram suspensão no empate em 0 a 0 com o Fluminense, na última quarta-feira, no Mineirão.

Quem também deve reaparecer no time celeste é o volante Ederson, que foi poupado da última partida, em função de um desgaste físico.

Em contrapartida, o técnico Abel Braga não vai poder contar com Robinho, que recebeu o terceiro cartão contra o time carioca, e cumprirá suspensão no confronto com a Chape.

Já o atacante Pedro Rocha, que se recupera de uma pancada no tornozelo, que o deixou de fora dos dois últimos duelos da equipe celeste, também tem a presença incerta contra os catarinenses.

À serviço da seleção colombiana, o lateral-direito Orejuela segue de fora, dando lugar a Edílson.

Quem também desfalca o time é o zagueiro Léo, em recuperação de uma fratura na clavícula.

Lanterna

Na lanterna da competição, com apenas 15 pontos, a Chapecoense vai ter dois importantes desfalques. O volante Márcio Araújo e o atacante Everaldo receberam o terceiro cartão amarelo na derrota por 2 a 0 para o Fortaleza, na última quarta, e cumprem suspensão automática.

Todavia, o técnico Marquinhos Santos deve ter o retorno do lateral-direito Eduardo e do atacante Henrique Almeida, que estavam entregues ao departamento médico.

Confira as prováveis escalações e desfalques para o jogo deste domingo:

Chapecoense

Escalação: João Ricardo, Eduardo, Douglas, Rafael Pereira e Roberto; Elicarlos, Gustavo Campanharo (Vini Locatelli), Bruno Pacheco e Camilo; Régis e Arthur Gomes (Henrique Almeida).

Desfalques: Márcio Araújo e Everaldo (suspensos). Gum, Renato, Yann Rolim, Vagner, Dalberto e Thiago Santos (lesionados)

Cruzeiro

Escalação: Fábio; Edílson, Dedé, Fabrício Bruno e Egídio; Henrique e Ederson; Marquinhos Gabriel, Thiago Neves e David; Fred.

Desfalques: Robinho (suspenso), Léo e Rodriguinho (lesionados) e Orejuela (servindo à seleção da Colômbia)

Dúvida: Pedro Rocha, em recuperação de pancada no tornozelo esquerdo, tem a presença incerta no duelo

Ficha do jogo

Motivo: 25ª rodada do Campeonato Brasileiro

Local: Arena Condá, em Chapecó

Data: 13/10/2019 (domingo)

Horário: 19h30

Arbitragem: Caio Max Augusto Vieira (RN), auxiliado por Alessandro Alvaro Rocha de Matos (BA) e Jean Márcio dos Santos (RN)

VAR: Adriano Milczvski (PR)

Transmissão: Premiere

Homem de 70 anos é preso suspeito de estuprar menor com síndrome de down no Norte de Minas

Polícia Civil/Divulgação
Hoje em Dia

Um homem de 70 anos foi preso suspeito de abusar sexualmente de um adolescente de 17, que é portador de Síndrome de Down. O abuso ocorreu no povoado de Santana, em Espinosa, no Norte de Minas, nessa quinta-feira (10). Segundo a Polícia Militar, ele foi autuado em flagrante por estupro de vulnerável e foi encaminhado ao presídio de Janaúba.

Conforme o boletim de ocorrência, o homem é natural da Bahia e estava visitando parentes em Espinosa. Testemunhas disseram que ele aproveitou o momento em que passeava com o menor para cometer a violência sexual. O suspeito teria tocado nas partes íntimas do garoto e o obrigado a fazer sexo oral nele.

Ainda de acordo com a PM, ao perceber que algumas pessoas tomaram conhecimento do abuso, ele fugiu de carro, mas foi localizado após intenso rastreamento pela cidade.

O menor foi levado para o hospital e o idoso foi encaminhado para a delegacia de Janaúba, onde o delegado o autuou em flagrante.

Esta semana, uma reportagem do Hoje em Dia mostrou que a cada 24 horas, pelo menos oito ocorrências de abuso sexual contra crianças e adolescentes e pessoas mentalmente ou fisicamente incapazes de oferecer resistência a esse tipo de violência, são registradas em Minas Gerais, segundo a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

De janeiro a agosto, 1.949 casos chegaram às autoridades. Os números chamam a atenção porque representam, no mesmo período, mais do que o dobro do total de estupros de adultos registrados no território: 807.

Após empate com Senegal, seleção enfrenta Nigéria no domingo

Lucas Figueiredo/CBF
Agência Brasil

Neste sábado (12) , a seleção brasileira de futebol realiza o último treino antes do amistoso contra a Nigéria. As duas seleções se enfrentam neste domingo (13), às 20 h (9 h de Brasília), no Estádio Nacional de Singapura.

Após empate em 1 a 1 com o Senegal, a seleção voltou aos treinos em Singapura, no sudeste asiático. Na tarde de hoje (11), o grupo se dividiu para realizar trabalhos específicos. Quem começou jogando o amistoso contra o Senegal, ontem (10), ficou no Hotel JW Marriot para exercícios regenerativos na concentração da Seleção Brasileira. O preparador físico Ricardo Rosa e o fisiologista Guilherme Passos comandaram a atividade.

Os demais atletas do time foram para campo para um treinar com bola com o técnico Tite. Em campo reduzido, os jogadores disputaram partidas sob a coordenação dos auxiliares Cléber Xavier, Matheus Bachi e Cesar Sampaio.

Zezé Perrella assume oficialmente departamento de futebol do Cruzeiro

Site Oficial / Cruzeiro 
Na tarde desta sexta-feira, o presidente Wagner Pires de Sá deu as boas-vindas a Zezé Perrella, que assume até o final desta temporada a gestão do departamento de futebol do Cruzeiro.

A apresentação de Zezé aconteceu na sala de imprensa da Toca da Raposa 2. O dirigente, um dos mais vitoriosos da história do Clube, concedeu entrevista coletiva e falou sobre como pretende contribuir neste momento difícil pelo qual o Cruzeiro atravessa e que "confia em uma reação da equipe no Campeonato Brasileiro, contando com o apoio da Nação Azul".

Confira, abaixo, a íntegra da entrevista coletiva, com todos os assuntos abordados por Zezé Perrella.

sexta-feira, 11 de outubro de 2019

Provas do Enem foram todas impressas

EBC
Agência Brasil

Em café da manhã com a imprensa, ministro diz que exame está garantido


As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 foram todas impressas e metade delas já foi remetida aos locais de aplicação. “Acabou o risco de não ter Enem”, enfatizou o ministro da Educação, Abraham Weintraub. O Enem 2019 será realizado nos dias 3 e 10 de novembro, em 1.727 municípios brasileiros. Mais de 5 milhões de pessoas farão o exame em 14 mil locais de aplicação de provas.

Ao todo, foram impressas 10,3 milhões de provas. A primeira remessa, de 408 mil provas, foi enviada no dia 3 de outubro, para locais de difícil acesso do Pará e Bahia. Outros malotes seguiram para Rondônia, Piauí, Pernambuco e Mato Grosso. Os materiais estavam sob a guarda do 4º Batalhão de Infantaria Leve do Exército Brasileiro, em Osasco (SP).

Em café da manhã com jornalistas, na manhã de hoje (10), o ministro ressaltou que apesar dos problemas enfrentados com a gráfica neste ano, o cronograma está sendo seguido e a prova está garantida. “Não teve problema nenhum com a gráfica”, ressaltou Weintraub.

No início deste ano, a empresa RR Donnelley, que era detentora do contrato para a impressão do Enem, decretou falência. O Tribunal de Contas da União (TCU) autorizou, em abril, a contratação de nova gráfica. Foi escolhida a Valid S.A., garantindo a impressão das provas. A Valid era a gráfica seguinte na ordem de classificação na licitação realizada em 2016.

Neste ano, a contratação da segunda colocada foi autorizada pelo TCU para que a prova pudesse ser impressa a tempo, segundo o ministro. Para 2020, será feita uma nova licitação. O processo para a elaboração de novo edital está em andamento, segundo o Inep.

Flamengo vence Atlético Mineiro e amplia vantagem no Brasileiro

Thiago Ribeiro/Agif/CBF
Agência Brasil

Jogando no estádio do Maracanã, o Flamengo derrotou o Atlético Mineiro por 3 a 1 nesta quinta (10) e ampliou ainda mais a sua vantagem na liderança do Campeonato Brasileiro. Com a vitória obtida na partida que fechou a 24ª rodada o time carioca abriu 8 pontos sobre o segundo colocado Santos, que derrotou o Palmeiras na quarta.


O time mineiro foi ao Maracanã com a clara proposta de defender. E, apesar da pressão do Flamengo, consegue cumprir seus planos até os 36 minutos do primeiro tempo. Neste momento tudo foi por água abaixo quando o atacante Vitinho cobra escanteio e o volante Willian Arão desvia de cabeça para abrir o marcador.

Com a desvantagem no placar o time mineiro sai um pouco para o ataque, mas o placar perdura até o intervalo.

Mas logo no início do segundo tempo o Atlético consegue empatar. Aos 5 minutos, o meia Vinícius toca em profundidade para Nathan, que dribla toda a zaga do Flamengo, inclusive o goleiro Diego Alves, e toca para o gol vazio.

Porém, após a igualdade o time carioca reassumiu o comando das ações. E, aos 15 minutos, consegue marcar novamente. Vitinho recebe a bola na ponta direita, se livra dos defensores com um lindo drible, e bate cruzado e colocado para vencer o goleiro Wilson.

E o Flamengo continuou mandando na partida, tanto que amplia para 3 a 1 aos 30 minutos. O garoto Reinier aproveita confusão na área para chutar sozinho para o fundo do gol de Wilson.

Com esta vitória o Flamengo mantém a liderança no Campeonato com 55 pontos, 8 a mais do que o segundo colocado Santos. Além disso, permanece invicto nesta edição do Brasileiro jogando no Maracanã e não sabe o que é uma derrota na competição há 11 rodadas. Na próxima rodada o Flamengo tem um grande desafio, enfrenta o Athletico-PR na Arena da Baixada no próximo domingo.

Jogo movimentado

Em partida que teve início às 19h15, Corinthians e Athletico-PR fizeram um jogo movimentado na arena da equipe paulista. O placar final foi um empate em 2 a 2, com gols apenas no primeiro tempo.

Empurrada por sua apaixonada torcida, a equipe paulista não demora a abrir o marcador. Aos 15 minutos o atacante Clayson cobra escanteio e o zagueiro Gil sobe muito para cabecear para o fundo do gol de Leo.

Mas o time paranaense não desanima com a desvantagem no placar e empata aos 23 minutos. Thonny Anderson toca para o volante Léo Cittadini, que, dentro da área, toca na saída do goleiro Cássio.

O gol dá ainda mais força ao Athletico-PR, que, aos 31 minutos, consegue virar com Erick. Ele aproveita bola que sobrou na área para marcar.

Mas o Corinthians consegue empatar ainda antes do intervalo. O lateral Fagner cobra falta para dentro da área. A bola é parcialmente cortada e sobra para o atacante Boselli, que deixa tudo igual aos 47 minutos. Placar final 2 a 2.

Empate sem gols

No terceiro jogo do dia o Avaí recebeu o Vasco no estádio da Ressacada. E a partida, de nível técnico muito baixo, terminou em empate de 0 a 0.

A 25ª rodada do Brasileiro começa no próximo sábado com o jogo entre Goiás e CSA a partir das 17h (horário de Brasília).

Grupo aposta na reação em casa diante do Grêmio

Site Oficial/ Atlético - Técnico Rodrigo Santana (detalhe)
Buscar a reação no Campeonato Brasileiro no jogo deste domingo, contra o Grêmio, na Arena Independência. Essa é a aposta de jogadores e comissão técnica do Galo depois da derrota por 3 a 1 para o Flamengo, no Maracanã.

"Agora, é virar a chave porque temos um jogo importantíssimo no domingo, contra o Grêmio, outra grande equipe, só que vamos jogar em casa. Temos que impor nosso ritmo, que sempre foi muito forte em BH, para a gente sair com a vitória", disse o meia Vinícius.

O técnico Rodrigo Santana afirmou que confia na reação da equipe.

"Tem muito campeonato para rolar ainda e tenho certeza que o elenco vai reagir. A gente precisa focar sempre no próximo jogo, somar o máximo possível de pontos dentro de casa e o que der para arrancar fora, melhor ainda", comentou o treinador atleticano.

Em GV, área do Pico da Ibituruna pega fogo pela segunda vez em menos de um mês

Alexandre Kapiche/InterTV dos Vales
G1 Vales

Corpo de Bombeiros e brigadistas trabalham no local para controlar as chamas. Ainda não se sabe a dimensão do incêndio.


O Corpo de Bombeiros de Governador Valadares trabalha no controle de mais um incêndio no Pico da Ibituruna. O fogo, que começou na tarde desta quinta-feira (10), atingiu a mesma área incendiada há três semanas, que teve 615 hectares de vegetação queimados. Segundo os militares, a suspeita é de que, desta vez, as chamas tenham começado por conta de um curto circuito em uma rede elétrica do local.

Ainda de acordo com os Bombeiros, as chamas atingiram um bambuzal,que caiu e bloqueou uma estrada de acesso ao Pico. Brigadistas também estão no local auxiliando nos trabalhos. Até a publicação desta matéria, não foi informada a dimensão do incêndio.

'Ela foi agredida semanas antes do crime e não continuou com a denúncia', diz família de brasileira morta em Portugal

Reprodução/Arquivo pessoal
G1 Vales

Familiares revelaram ao G1 que Camila não prosseguiu com a denúncia por medo de ser deportada pelo governo português. Os dois eram primos e família não sabia do relacionamento antes de irem para Portugal.

A família da brasileira Camila da Silva Mendes, morta pelo namorado em Arruda dos Vinhos, distrito de Lisboa, em Portugal, revelou ao G1 nesta quinta-feira(10) que a vítima foi agredida semanas antes do crime. Camila foi atingida com um golpe letal de arma branca na terça-feira (1º); o corpo foi colocado dentro de uma mala e abandonado em uma mata.

Segundo Werleis Silva, irmão da vítima, o namorado era agressivo com Camila quando ingeria bebida alcoólica. Ele ainda conta que a família só soube do relacionamento dos dois quando Camila já estava em Portugal. Conforme Werleis, a mãe aconselhou a filha a vir embora para Ipatinga (MG) após o relato da primeira agressão, mas ela não quis voltar.

“O relacionamento deles era recente, iriam fazer cinco meses de namoro. Teve um pedido de intervenção da polícia portuguesa na época, porém, como ela não queria sofrer algum tipo de opressão ou deportação, acabou não levando adiante”, contou.

Ainda de acordo com o irmão, Camila era prima do autor e teria escondido a informação à família de que iria com o companheiro para Portugal.

“A gente nem esperava um relacionamento desse, por serem parentes próximos. Enquanto eles estavam aqui no Brasil, a gente não sabia dessa relação. Não sabíamos que os dois estavam indo juntos para Portugal. Nós tínhamos uma certa desconfiança”, afirmou.

Segundo a família, o processo para o translado do corpo de Camila está adiantado e deve chegar a Belo Horizonte até quinta-feira da próxima semana.

“Estamos em contato com a funerária de lá e já vamos fazer o depósito dos valores na conta deles. Em seguida, eles vão levantar a documentação; a previsão para a chegada do corpo no Brasil vai depender muito da cooperação de Portugal. O diretor da funerária nos disse que semana que vem ela chega, mas isso dependerá, também, das embaixadas portuguesa e brasileira e do governo português com a liberação do corpo. Os esforços deles têm sido grandes, graças a Deus”, disse.

Entenda o caso

Conforme nota divulgada pela Polícia Judiciária (PJ), através da Diretoria de Lisboa e Vale do Tejo, Camila foi atingida com um golpe letal de arma branca. Ainda de acordo com o órgão, o principal suspeito, que era companheiro dela, colocou o corpo em uma mala e o abandonou em uma mata em Arruma dos Vinhos, distrito de Lisboa.

A suspeita é que ela tenha sido morta por motivos passionais; os familiares acreditam que a motivação pode estar ligada a ciúmes. A polícia portuguesa informou para a família que a prisão ocorreu horas após o crime e que o suspeito foi encontrado em uma área de vegetação perto do local onde o corpo de Camila foi deixado.

A mãe da vítima, Dalva Lucia, disse que Camila morava há cerca de dois meses em Portugal e que pretendia proporcionar um futuro melhor à filha dela, de 10 anos, que reside com a avó. “O sonho da minha filha era ir pra fora do Brasil e dar uma vida melhor para a filha de 10 anos dela, que mora comigo. Ela dizia: 'Mamãe, há muito tempo eu sonhava em ir embora'", conta.

Confira a nota oficial do Cruzeiro: eleições antecipadas e saída de Itair Machado

Site Oficial/Divulgação
Nota oficial do Cruzeiro

O presidente do Cruzeiro EC, Wagner Pires de Sá, no intuito de apaziguar o forte momento político vivido pelo Clube nos últimos meses, tomou duas decisões importantes na tarde desta quinta-feira:

⁃ a primeira delas será antecipar as eleições do Clube para janeiro de 2020, mas para isso será necessário um acordo com os vice-presidentes Herminio Lemos e Ronaldo Granata, que também foram eleitos e terão que dar anuência.

⁃ a segunda foi pela saída imediata do vice-presidente, Itair Machado, que a partir de agora deixa o comando do futebol, que será dirigido pelo presidente do Conselho Deliberativo, Zezé Perrella.

Itair Machado esteve à tarde na Toca da Raposa se despedindo dos jogadores, comissão técnica e funcionários, que desejaram boa sorte em suas próximas jornadas.

O presidente Wagner Pires de Sá salientou que sua decisão deve-se ao grave momento politico que o Cruzeiro atravessa, atrelado à forte crise financeira. Wagner Pires de Sá revelou, mais uma vez, que assumiu o Clube tremendamente endividado, tendo pago durante o seu mandato mais de R$ 150 milhões de dívidas da administração anterior, além das despesas mensais de salários de funcionários e jogadores e os respectivos impostos. Acrescentou ainda que, diante das constantes disputas políticas, o Clube foi perdendo chances seguidas de recorrer ao mercado para corrigir suas finanças.

Com esse acordo, as duas reuniões do Conselho Deliberativo marcadas para o dia 21 próximo estão canceladas.

Resumindo: o presidente Wagner Pires de Sá continua no cargo até a realização das próximas eleições, Itair Machado deixa a vice-presidência, e Zezé Perrella assume o comando do futebol do Cruzeiro e estará presente em Chapecó na partida de domingo contra a Chapecoense.



Belo Horizonte, 10 de Outubro de 2019.
Wagner Pires de Sá
Presidente do CRUZEIRO EC

Pelo Brasileirão, Atlético perde no Maracanã

Site oficial/Atlético
Em partida válida pela 24ª rodada do Brasileirão, o Atlético perdeu por 3 a 1 para o Flamengo, na noite desta quinta-feira, no Maracanã, no Rio de Janeiro. O gol alvinegro foi marcado por Nathan.

Na próxima rodada, o adversário será o Grêmio, domingo, na Arena Independência.

O JOGO

O Atlético foi ao ataque pela primeira vez no cruzamento de Patric pela direita, cortado pela defesa carioca. O Flamengo ameaçou em cabeceio de Willian Arão e a bola saiu à esquerda do gol.

Aos 20 minutos, Fábio Santos recebeu passe de Cazares em profundidade, pela esquerda, e cruzou para o corte da zaga.

O Galo tentou no passe de Cazares para Ricardo Oliveira, que foi desarmado na grande área. Aos 28, o equatoriano tentou lançamento longo para o camisa 9, mas o goleiro Diego saiu do gol para interceptar a jogada.

Wilson fez duas grandes defesas, aos 30 e 34 minutos, em arremates de Rhodolfo e Rafinha, respectivamente.

Aos 36, após cobrança de escanteio pela esquerda, Willian Arão marcou de cabeça para o Flamengo.

O Galo voltou para o SEGUNDO TEMPO com Marquinhos no lugar de Ricardo Oliveira.

Aos seis minutos, Nathan recebeu passe de Vinícius na grande área, driblou o goleiro e fez um golaço para empatar o jogo: 1 x 1.

Aos 15, Vitinho fez o segundo gol da equipe da casa. Aos 21, Elias foi substituído por Bruninho.

Wilson fez grande defesa aos 26 minutos, na finalização de Bruno Henrique. No minuto seguinte, Di Santo entrou no lugar de Cazares.

Aos 39, Marquinhos recebeu passe de Di Santo na grande área e errou a conclusão.

FICHA TÉCNICA

FLAMENGO 3 x 1 ATLÉTICO
Competição: Campeonato Brasileiro
Rodada: 24ª
Data: 10/10/2019 (quinta-feira)
Gols: Willian Arão (36'/1ºT), Nathan (5'/2ºT), Vitinho (15'/2ºT), Reinier (30/2ºT)
Estádio: Maracanã
Cidade: Rio de Janeiro (RJ)
Público pagante: 58.788
Público presente: 63.385
Renda: R$ 3.162.223,50

Flamengo

Diego Alves; Rafinha, Rhodolfo, Pablo Marí, Renê, Willian Arão, Gerson, Reinier (Vinícius Souza), Everton Ribeiro, Bruno Henrique e Vitinho (Lucas Silva).
Técnico: Jorge Jesus.

Atlético

Wilson; Patric, Maidana, Leonardo Silva, Igor Rabello, Fábio Santos, Nathan, Elias (Bruninho), Vinícius, Cazares (Di Santo) e Ricardo Oliveira (Marquinhos).
Técnico: Rodrigo Santana.

Cartões amarelos: Maidana, Fábio Santos (Atlético)

Equipe de Arbitragem

Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa-GO)
Árbitro Assistente 1: Bruno Raphael Pires (Fifa-GO)
Árbitro Assistente 2: Fabrcio Vilarinho da Silva (Fifa-GO)
Quarto Árbitro´: Rafael Martins de Sá (CD-RJ)
Árbitro de Vídeo: Wagner Reway (Fifa-PB)
Assistente de Árbitro de Vídeo 1: Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza (AB-PB)
Assistente de Árbitro de Vídeo 2: Clovis Amaral da Silva (AB-PE)
Observador de VAR: Alicio Pena Junior (CBF-BR)

quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Coelho atropela o líder Bragantino e entra no G-4 da Série B

América MG 

Vitória por 2 a 0 foi construída no segundo tempo, com gols de Ricardo Silva e Júnior Viçosa

Noite épica na Arena Independência! Com uma atuação de gala, o América se impôs dentro de casa e colocou o líder do Campeonato Brasileiro da Série B na roda. A vitória por 2 a 0 sobre o Bragantino-SP, com gols de Ricardo Silva e Júnior Viçosa, ainda levou o Coelhão ao G-4 da competição nacional.

Foto: Mourão Panda/América
Com 41 pontos, o América assumiu a quarta posição e entrou no G-4 pela primeira vez nesta Série B. O Paraná-PR, que tem o mesmo número de pontos, fica para trás no critério de desempate.

O próximo compromisso americano será sábado, às 19h, contra o Figueirense-SC, no Estádio Orlando Scapelli, em Florianópolis (SC).

O JOGO

O jogo começou intenso, muito pela imposição do Coelho. Empurrado pela torcida, o América pressionava a saída de bola do Bragantino-SP e tinha certa facilidade para rondar a área adversária. A primeira boa chance não demorou a aparecer. Aos 18, Diego Ferreira fez boa jogada e cruzou rasteiro, mas ninguém completou para a rede.

O Bragantino-SP respondeu aos 20, quando Claudinho fez lance parecido com o de Diego Ferreira, mas a bola passou pela área americana. Firma na marcação, o Coelho teve grande chance aos 31. Matheusinho roubou bola no ataque e cruzou para Diego, que cabeceou pela linha de fundo.

Na volta do intervalo, a tônica da partida foi a mesma. Pressionando, o Coelho abriu o palcar aos 6 minutos. Após bola alçada na área, a bola sobrou para Ricardo Silva, o zagueiro artilheiro, que marcou pelo terceiro jogo seguido.

O adversário sentiu o baque e o América foi para cima. Aos 16, Diego Ferreira recebeu em profundidade, mas parou em excelente defesa do goleiro paulista. Cinco minutos depois, foi a vez de Airton operar um milagre em chute forte de Claudinho.

Aos 27, não teve jeito. Juninho lançou com açúcar para Viçosa, que invadiu a área e tocou com categoria na saída do goleiro: 2 a 0.

Dois minutos depois, Maranhão chutou de fora da área e acertou o travessão. Ainda deu tempo de João Paulo, cobrando falta, exigir outra boa defesa de Júlio César. A noite era mesmo americana e a vitória sobre o líder se confirmou no apito final.

FICHA DO JOGO

América 2x0 Bragantino-SP

Motivo: Campeonato Brasileiro da Série B – 27ª rodada
Local: Arena Independência, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (CBF/RS)
Auxiliares: Jorge Eduardo Bernardi (CBF/RS) e Jose Eduardo Calza (CBF/RS)

Gols: Ricardo Silva, 6/2T, e Júnior Viçosa, 27/2T (América)
Cartões amarelos: Diego Ferreira e Geovane (América); Léo Ortiz, Ligier e Bruno Tubarão (Bragantino-SP).
Cartões vermelhos: não houve.

América
Airton; Leandro Silva, Ricardo Silva, Lucas Kal e João Paulo; Zé Ricardo, Juninho e Willian Maranhão; Matheusinho (Felipe Azevedo), Diego Ferreira (Geovane) e Júnior Viçosa (Marcelo Toscano).
Técnico: Felipe Conceição

CRB-AL
Júlio César; Aderlan, Léo Ortiz, Ligger e Rafael Carioca; Barreto (Roberson), Uillian Correia (Wesley) e Ytalo; Bruno Tubarão, Claudinho e Matheus Peixoto (Vitinho).
Técnico: Antônio Carlos Zago

Público: 3.617
Renda: R$ 16.852,00

Placar esportivo de terça (8 de outubro de 2019): todos os resultados

Divulgação - América venceu mais uma na Série-B 
 Amistoso internacional de futebol feminino 
Polônia 1x3 Brasil

 Brasileiro Série-B 
Botafogo SP 0x0 Figueirense
Coritiba 1x0 Guarani
Operário PR 0x1 Paraná
Atlético GO 1x1 Cuiabá
Criciúma 2x2 Brasil de Pelotas
Vitória 3x1 Oeste
América MG 2x0 Bragantino
Ponte Preta 3x1 Londrina

 Copa Pernambuco 
Náutico 0x0 Íbis

 Brasileiro Sub-20
Ponte Preta 0x0 Athletico PR

Caixa paga hoje até R$ 500 do FGTS para parte dos correntistas

Agência Brasil 

Trabalhadores nascidos de setembro a dezembro receberão recursos


Os correntistas da Caixa Econômica Federal nascidos em setembro, outubro, novembro e dezembro recebem hoje (9) o pagamento de até R$ 500 por conta do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O valor será depositado automaticamente na conta poupança dos clientes.

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Os clientes do banco com data de aniversário em janeiro, fevereiro, março e abril já receberam o crédito de até R$ 500 em 13 de setembro. O pagamento dos correntistas nascidos em maio, junho, julho e agosto foi feito no último dia 27.

De acordo com a Caixa, o crédito automático só está sendo realizado para quem abriu conta poupança até 24 de julho de 2019. O banco estima que cerca de 33 milhões de trabalhadores receberão o crédito automático na conta poupança. Os clientes do banco que não quiserem retirar o dinheiro têm até 30 de abril de 2020 para informar a decisão em um dos canais divulgados pela Caixa: site, Internet Banking ou aplicativo no celular.

Para os não correntistas da Caixa, o pagamento começa no próximo dia 18 e segue até março de 2020, conforme a data de nascimento dos beneficiários. As liberações seguirão o seguinte cronograma:

EBC
Para saber os valores disponíveis para o saque, os canais de recebimento e as opções de crédito em conta, é só acessar o site da Caixa e informar número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), do Número de Identificação Social (NIS), do Programa de Integração Social (PIS) ou do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) e a data de aniversário. Os saques de até R$ 100 poderão ser feitos em casas lotéricas, com apresentação de documento de identidade original com foto e número do CPF. Será feita a leitura da impressão digital no momento do saque. Para quem tem cartão Cidadão e senha, o saque poderá ser feito nos terminais de autoatendimento, em unidades lotéricas ou correspondentes Caixa Aqui. Quem não tem o cartão Cidadão deve procurar uma agência da Caixa.

Saque aniversário
Outra modalidade de saque, válida para o próximo ano, será o saque aniversário. Os trabalhadores interessados em migrar para esse modelo, que permite a retirada de parte do saldo a cada aniversário, poderão comunicar à Caixa, a partir de 1º de outubro de 2019. Ao confirmar essa opção em um dos canais divulgados pelo banco, o trabalhador deixará de efetuar o saque em caso de rescisão de contrato de trabalho.

Quem fizer a mudança só poderá retornar à modalidade anterior após dois anos da data da solicitação à Caixa.

Caso o trabalhador não comunique o interesse no tipo de saque, a regra da rescisão será mantida.

A decisão de migrar para a modalidade do saque aniversário não anula a multa de 40% em caso de demissão sem justa causa.

Regulamentação de nova lei de telecomunicações deve levar um ano

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Agência Brasil

O governo federal realizou nesta terça-feira (8) cerimônia pela sanção da Lei nº 13.879 de 2019, que altera a legislação de telecomunicações no Brasil. Segundo o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Marcos Pontes, a regulamentação do novo Marco Legal das Telecomunicações do país deve levar cerca de um ano. “Já tem sido feito pela Anatel [Agência Nacional de Telecomunicações]. Aproximadamente um ano para a gente ter isso completo”, projetou.

A previsão do titular da pasta é importante, uma vez que este detalhamento das regras definirá se as previsões da lei serão de fato cumpridas e como esse processo se dará. A lei abriu a possibilidade de concessionárias de telefonia fixa (como Oi, Vivo Fixo e Embratel/Net) mudarem a forma do contrato com o Estado para exploração do serviço para um modelo com menos obrigações, denominado autorização (entenda mais abaixo).

Caso uma ou mais empresas optem pela migração, o saldo entre as receitas no velho e no novo modelo de exploração deste ano até o fim da concessão (2019 a 2025) seria revertido em investimentos em expansão de redes e oferta do serviço de acesso à Internet. A regulamentação, assim, vai fixar como a conta será feita (e, por consequência, o montante de investimentos). Segundo a Anatel, uma consultoria será contratada para propor um método para desenvolver esse cálculo. Não há ainda, contudo, cronograma estabelecido para essa medida.

A valoração do saldo está, entretanto, envolta em um imbróglio. Isso porque foi ajuizada ação questionando o fato de a Anatel não ter fiscalizado a gestão dos bens oriundos do Sistema Telebrás, privatizado em 1998, obtidos pelas concessionárias, o que teria resultado na desconsideração desse patrimônio.

Em acórdão no mês passado, o Tribunal de Contas da União (TCU) apresentou uma série de determinações à agência no sentido de mapear esses bens, o que poderá impactar o cálculo do saldo de receitas dos contratos. Sobre esse cenário, Pontes avaliou que não haveria riscos ao processo de elaboração dos cálculos. “Ele [o acórdão] tem sido tratado pela Anatel, uma série de requisições e requerimentos para a Anatel, mas isso não tem um impacto imediato nisso", acrescentou o titular do MCTIC.

Investimentos
A promessa mais citada pelos parlamentares ao defenderem a lei é que a regulamentação também elencará os critérios que serão adotados de modo a orientar as empresas no direcionamento desses recursos e disciplinamento desses investimentos. No processo de aprovação da norma no Senado, diversos parlamentares cobraram que a prioridade fosse dada para áreas não atendidas ou mal cobertas, especialmente nas regiões Norte e Nordeste.

Essa ênfase foi citada como justificativa para que bancadas de oposição não votassem contra o então projeto e garantisse sua aprovação com ampla maioria. O ministro Marcos Pontes acrescentou que essas reivindicações seriam levadas em consideração na elaboração dos critérios e regras relativas aos investimentos, mas não detalhou como isso seria operacionalizado.

“Existem algumas conversações acontecendo. Essa regulamentação vai acontecer priorizando áreas que são, vamos dizer, escuras, apagadas. Nós temos um trabalho grande pela frente, tem que levar em conta também as opiniões do Congresso, que trabalhou tanto nisso. Esse trabalho vai ser feito, principalmente para levar conexão, informação para as regiões menos privilegiadas”, comentou o titular.

Entenda as mudanças
Segundo a Lei de Telecomunicações, as empresas que adquiriram o direito de exploração da infraestrutura das redes do antigo Sistema Telebrás, por ocasião da privatização, poderão passar para um regime com menos obrigações. Os atuais contratos de concessão, que iriam até 2025, poderão, a pedido da companhia, migrar para autorizações. Com isso, deixarão de estar submetidas a controles do Estado na categoria denominada “regime público”, como metas de universalização, obrigação de continuidade e controle tarifário.

As concessionárias que optarem pela transição (Oi, Vivo Fixo, Embratel/Net, Sercomtel e Algar) serão objeto de cálculo, pela Anatel, para avaliar a diferença entre as receitas que receberão na nova modalidade e aquelas que aufeririam se mantida a concessão. Dentro disso, estão envolvidas as redes exploradas por essas empresas na prestação do serviço, cujos valores variam.

A matéria também tira a responsabilidade da União por serviços de telecomunicações essenciais, que poderão ser prestados em regime privado. Atualmente, apenas a telefonia fixa se enquadra nessa condição, mas a Lei Geral de Telecomunicações (nº 9.472/1997) concedia ao Executivo o poder de incluir outros serviços nessa categoria, o que implicaria obrigações do regime público.

Outra alteração é dar a empresas que exploram faixas de frequência (“espaços” no espectro eletromagnético utilizados, por exemplo, para a transmissão de sinal de rádio e TV, telefonia celular, serviços por satélite e internet móvel) o direito de comercializar “partes” dessas faixas, criando o que vem sendo chamado de “mercado secundário de espectro”. A companhia paga pela exploração e poderá fazer negócios com parte desse “espaço”.

Enquanto as empresas de telecomunicações festejaram a aprovação da lei pela redução de obrigações dos serviços de telefonia fixa e possibilidade de redirecionar os saldos para investimentos em acesso à internet, organizações da sociedade civil questionaram as mudanças por uma série de críticas, como o fato de ela desconsiderar os bens reversíveis, por retirar exigências para serviços essenciais, por prever que autorizações para o serviço sejam renovadas automaticamente e pela ausência de critérios claros para destinação dos investimentos.

terça-feira, 8 de outubro de 2019

Família de Ipatinga pede ajuda para trazer corpo de brasileira assassinada em Portugal: 'Queríamos ver ela mais uma vez'

Reprodução

G1 dos Vales 


Polícia afirma que Camila Mendes foi morta pelo companheiro em Arruda dos Vinhos, em Portugal. Família pede ajuda para arcar com os custos do translado do corpo.


A família de Camila da Silva Mendes, de 30 anos, luta para trazer o corpo da filha, que foi morta pelo companheiro, de 38 anos, e teve o corpo colocado em mala e abandonado em mata, em Arruda dos Vinhos, distrito da capital Lisboa, em Portugal. O crime ocorreu na terça (1) e a família ficou sabendo somente na quinta (3) por meios de ligações de conhecidos locais da vítima.

“É muita dor no nosso peito, que não vai passar tão cedo”, diz Dalva Lucia, mãe da vítima que reside no bairro Bethânia, em Ipatinga (MG), e que luta para trazer o corpo da filha ao Brasil.
Segundo a mãe, Camila tinha o sonho de morar fora do Brasil e havia partido com o companheiro, mas teve o sonho interrompido na última semana.

Conforme nota divulgada pela Polícia Judiciária (PJ), através da Diretoria de Lisboa e Vale do Tejo, Camila foi atingida com um golpe letal de arma branca. Ainda de acordo com o órgão, o autor colocou o corpo em uma mala e o abandonou em mata próximo ao local do crime.

A suspeita é que ela tenha sido morta por motivos passionais. Os familiares acreditam que a motivação pode estar ligada a ciúmes. De acordo com a família, a polícia portuguesa informou que prendeu o autor, horas após o fato, em uma área de vegetação próxima ao local onde ele teria deixado o corpo de Camila.

“O crime aconteceu dentro da casa onde eles moravam. Ele tentou ocultar o corpo usando uma mala que ele teria comprado com o dinheiro da própria vítima. Recebemos informações também de que a polícia conseguiu prendê-lo horas depois”, disse Werleis Silva, irmão de Camila.

Custo do traslado

Ainda segundo Werleis, os valores do orçamento com a funerária e com IML de Portugal para o translado da vítima giram em torno de R$ 30 mil, valor que a família relatou não ter condições para arcar. Há também a hipótese de os familiares fazerem o sepultamento do corpo em Portugal, mas o custo (cerca de R$ 16 mil) seria muito alto.

Sem condições financeiras para realizar o translado do corpo de Camila, a família criou uma conta nas redes sociais para arcar com os custos do processo.

“A gente gostaria de trazer o corpo para Ipatinga para dar o último adeus. A família está lutando por isso, fazendo campanha e pedindo ajuda a todos que puderem nos ajudar. Esse é o nosso desejo. A gente sabe que a justiça já está sendo feita, tanto a justiça dos homens quanto a de Deus”, expressa.
A mãe da vítima, Dalva Lucia, disse que Camila morava há cerca de dois meses em Portugal e que pretendia proporcionar um futuro melhor a filha dela, de 10 anos, que reside com a avó. “O sonho da minha filha era ir pra fora do Brasil e dar uma vida melhor para a filha de 10 anos dela, que mora comigo. Ela dizia: 'Mamãe, há muito tempo eu sonhava em ir embora'", conta.

“Não estamos nos conformando com essa situação e quem está nos dando forças é Deus. Agora, nós queremos que todos dessem um apoio e nos ajudassem a trazer o corpo dela para o Brasil, para vermos ela mais uma vez”, lamentou Dalva.

MP tenta acordo com Usiminas para diminuir poluição em Ipatinga, mas siderúrgica não aceita

Usiminas/Divulgação

G1 Vales


MP estipulou prazo para que acordo seja firmado até 18 de outubro. Poluição pode ser a principal causadora do alto número de internações por problemas respiratórios no município. Ele é quase cinco vezes maior que a média nacional, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde e Ministério da Saúde.


O Ministério Público de Minas Gerais e a Usiminas, uma das maiores siderúrgicas da América Latina localizada em Ipatinga (MG), tentam chegar a um acordo para diminuir a emissão de poluentes na cidade. Nesta terça-feira (8) foi feita uma nova reunião entre o MP e a siderúrgica, mas segundo o promotor de Justiça, Rafael Pureza, apesar das conversas terem sido avançadas, nenhum acordo foi firmado.

Em conversa com o G1 nesta segunda-feira (7), o promotor disse que dois tipos de acordo estão em andamento. Um deles, em parceria com a Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam), sugere que a empresa prepare e execute um plano de mitigação quanto à soltura de gases inaláveis no ar, principalmente Dióxido de Enxofre (SO2) e Dióxido de Nitrogênio (NO2). Porém, desde 2018, a usina não concorda em fazer o plano.

“Junto com a Feam, foram feitos alguns estudos com os dados de automonitoramento da Usiminas. Ela se monitora e ela sabe o quanto ela emite em cada uma das fontes, são dezenas de chaminés, dezenas de fontes de emissão. Com esses dados, se faz um estudo de dispersão para saber como que, de acordo com os fatores meteorológicos, se espalha pela cidade. Com base nesses estudos se chega nos valores para comparar com o que tá estabelecido nas disposições legais”, explicou o promotor.

Em 2010, a Usiminas começou a instalação de painéis digitais que monitoram a qualidade do ar na cidade. A empresa é responsável pela instalação e manutenção deles, e o monitoramento é feito pela Feam. Esses painéis fazem a leitura da qualidade do ar da cidade a partir de quatro pontos, e são medidos os gases poluentes e algumas partículas que ficam em suspensão. “Não se mede nesses painéis as partículas sedimentáveis, que é o ‘pó preto’, e as partículas ultrafinas”, explicou o promotor.

No último estudo, realizado em outubro do ano passado, as emissões dos gases feitas somente pela siderúrgica, não ultrapassavam o padrão que estava disposto na resolução da época. “A Usiminas não é a única fonte, é a fonte com mais potencial, mas existem outros empreendimentos, existem veículos, a cidade está em funcionamento. Então, não seria mesmo de se esperar que ela sozinha ultrapassasse”, disse o promotor.

Um outro ponto citado por ele, é que em novembro do ano passado foi publicada a Resolução Nº 491, do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), que modifica os padrões de qualidade do ar, considerando como referência os valores guia de qualidade do ar recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2005. As adaptações devem ser feitas progressivamente, até que se chegue a esse padrão, e não há um prazo para isso, segundo o promotor. “Aqueles dados que foram obtidos em 2018, antes dessa resolução, eles poderiam estar superiores à previsão atual”, afirmou.

“Propusemos à Usiminas que sejam feitas melhorias nos painéis de medição, para que fiquem de acordo com os padrões da OMS, porque hoje estão fora deles”, informou Rafael Pureza.
O promotor falou ainda sobre o princípio da melhoria contínua, que diz que “mesmo que você não esteja ultrapassando determinados padrões, você tem a obrigação legal de buscar, sempre, melhorar o seu desempenho ambiental. O Ministério Público entende que pelo princípio, a empresa deveria apresentar e executar o plano de mitigação”, explicou.

Em Ipatinga, há uma Lei Municipal de número 3.279/2013 que trata do Índice de Qualidade do ar na cidade, mas, segundo a Prefeitura, a Lei não esclarece os parâmetros a serem utilizados como referência e nem estabelece critérios claros e objetivos acerca das sanções decorrentes do descumprimento. Por isso, não haveria como aplicar multa com base na referida Lei.

Termo de Ajustamento de Conduta

Além da emissão de gases inaláveis, o MP tenta buscar um acordo através de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para solucionar problema das partículas sedimentáveis, o famoso ‘pó preto’, no ar da cidade. Diante da negativa da siderúrgica, a promotoria estabeleceu o dia 18 de outubro como data final para as tentativas de negociação.

De acordo com o Ministério Público, as investigações sobre o ‘pó preto’ começaram em agosto de 2016, “já tendo sido constatado que, em diversos locais do município, ocorre deposição de partículas sedimentáveis em índices muito superiores ao máximo permitido”, informou.

No TAC há várias propostas de medidas a serem cumpridas pela siderúrgica, como instalar uma rede de monitoramento para o ‘pó preto’, fazer correlação dos materiais relacionados, fazer a constatação e implantar sistemas que permitam a redução dessas partículas.

Segundo o MP, o recomendado é que o padrão tolerável das partículas sedimentáveis, em áreas urbanas, seja de cinco gramas por metro quadrado em 30 dias. Porém, a Usiminas enviou ao órgão dados de uma pesquisa do padrão da qualidade do ar, coletados nos três primeiros meses do ano. Eles mostram que em três bairros da cidade, o índice está muito acima do recomendado.

O estudo mostrou que, entre janeiro e março deste ano, a quantidade de partículas sedimentáveis no Bairro Bom Retiro está em torno de 10 gramas. No Bairro Cariru, o nível varia entre nove e 11. No Bairro das Águas, os índices são ainda maiores; em janeiro foram 42 gramas, em fevereiro 36 e março 28.

“Como as negociações vêm se arrastando há bastante tempo, o Ministério Público se posicionou que vai encerrar as tratativas dia 18 deste mês. Caso não haja consenso, o Ministério Público vai tomar outras providências não consensuais, por exemplo, judiciais se forem necessárias”, afirmou o promotor.

“A situação é desanimadora, é desagradável, é uma coisa que traz doenças e dificuldades para os familiares”, disse aposentado Paulo Dantas, que é morador do Bairro das Águas.

Problemas de saúde

A poluição pode ser uma das causadoras de uma grande preocupação em Ipatinga, principalmente pela emissão dos gases inaláveis. Dados apurados pelo G1 com a Secretaria Municipal de Saúde, apontam que em 2017 foram registradas 4700 internações por problemas respiratórios. No ano passado, foram 6100. Em relação a atendimentos ambulatoriais pelo mesmo motivo, em 2017, foram registrados 15 mil. No ano passado, 22 mil. Segundo o Ministério da Saúde, o país teve aproximadamente 560 internações a cada 100 mil habitantes em 2018, conforme apurou a CBN. Ou seja, a média do município é quase cinco vezes maior que a nacional.

Gretel Kelly Fernandes, empresária, disse que o neto de 10 anos sofre com problemas respiratórios e que todos os anos precisa fazer tratamento. “Ele faz acompanhamento com pediatra e todos os anos ele precisa tomar um remédio durante seis meses. Ele tem uma tosse feia, você precisa ver”, contou.

Em nota, sobre os dois assuntos citados na matéria, a “Usiminas informa que está em tratativas com o Ministério Público de Minas Gerais sobre o tema”.

Definida a arbitragem da grande final do Campeonato Amador de Belo Oriente 2019

Fotos: Arquivo pessoal - Geraldo da Silva Sá, Fábio Gomes Pacífico e Hermeson Alves "Pinguim"

Grande final do Campeonato Amador de Belo Oriente 2019, jogo único, domingo, 15h, Estádio Menezão, em Belo Oriente.

JUNAF (Bom Jesus do Bagre) x Talismã (Cachoeira Escura). Cobertura completa. Jogo AO VIVO na TELA do FUTBLOG DO SORRISO. Os dois times lutando pelo tricampeonato.

Apita: Fábio Gomes Pacífico, auxiliado por Geraldo da Silva Sá e Hermeson Alves "Pinguim". Delegada do jogo: Ana Carolina. Todos da AAVA (Associação de Árbitros do Vale do Aço).

segunda-feira, 7 de outubro de 2019

Confira o resultado final da eleição para o Conselho Tutelar de Belo Oriente-MG

O FUTBLOG DO SORRISO acompanhou a apuração neste domingo 

Um domingo (6 de outubro de 2019) de super cobertura do FUTBLOG DO SORRISO das eleições para conhecer os novos conselheiros tutelares de Belo Oriente-MG. Desde a parte da manhã, fomos as ruas de Belo Oriente, acompanhar de perto toda a movimentação, que por sinal, foi intensa. O povo exercendo a cidadania. Os candidatos eleitos como novos conselheiros tutelares assumem pelos próximos quatro anos (período 2020-2023).

Apuração no Prédio das Obras Sociais
No Setor 1, candidatos para atuarem em Belo Oriente, ao todo 9 e 5 vagas. Já no Setor 2, para atuarem em Cachoeira Escura, ao todo 11 candidatos e também 5 vagas. Ao todo foram apuradas 20 urnas. O início da apuração aconteceu após o período de votação que se encerrou às 17h. Os eleitores fizeram o uso das cédulas para votarem em seus candidatos.

Os locais de votação foram: Escola Municipal José Lagares de Lima (Sede/Belo Oriente), Escola Municipal Antônio Firmino (São Sebastião de Braúnas), Escola Municipal de Bom Jesus do Bagre e Escola Municipal Educação Criativa (Cachoeira Escura).

O encerramento da apuração dos votos, que foi realizada no Prédio das Obras Sociais, no Centro de Belo Oriente, aconteceu já de madrugada, às 2 horas da manhã. No Setor 1, os candidatos vencedores foram: Vanessa da Zenilda, inclusive a mais votada, Ana Paula Estevão, Raquel Geyse, Fábia do Colchão e Marcelo do Zé Bem-Vindo. No Setor 2, os candidatos vencedores foram Elisângela Zanza, Sirlésia, Paquinha dos Mendes, Géssica Oliveira e Tina.

Confira o resultado final da eleição para o Conselho Tutelar em Belo Oriente:
Resultado final da eleição

domingo, 6 de outubro de 2019

Grande placar esportivo: todos os resultados de sábado e domingo (5 e 6 de outubro de 2019)

Todos os resultados de sábado e domingo 
 SÁBADO 

 Campeonato Brasileiro Série-A 
Vasco 0x1 Santos
São Paulo 2x1 Fortaleza
Bahia 1x2 Athletico PR
Grêmio 0x0 Corinthians
Cruzeiro 1x1 Internacional

 Campeonato Brasileiro Série-B 
Botafogo SP 4x1 Ponte Preta
Paraná 2x0 Coritiba
Operário PR 1x2 Brasil de Pelotas
Cuiabá 0x1 Londrina

 Campeonato Mineiro Terceira Divisão 
Jogo de ida - Semifinal
Betim Futebol 1x0 Mamoré

 Campeonato Mineiro Sub-20 
Jogo de volta - Final
Atlético 0x1 Tupi
Obs: O Atlético é campeão mesmo com a derrota já que havia ganho na ida por 5 a 2.

 1ª edição da Tacinha de Futebol de Base de Belo Oriente 
Última rodada da primeira fase

SUB-10
Naque 1x4 Desportiva de Pedra Corrida
CONSEP 3x1 Oriente

SUB-12
CONSEP 0x1 Oriente
Naque 3x1 Desportiva de Pedra Corrida

SUB-14
CONSEP 1x0 Oriente
Naque 2x3 Pedra Corrida

 Amistosos 
Vila Celeste B 2x2 Unidos de Ipaba
Ipaba 4x0 São Lourenço
Expressinho 1x3 Sapo FC
Real Vale 0x2 LDU
Porto 2x1 Comunitário
Chácara Madalena 3x3 Itamarati D
Barra Alegre 3x3 Chelsea
União São Cândido 1x2 Resgate
Independente do Limoeiro 5x0 Ilha
Industrial Paraíso 4x2 Vila Nova
Primos 4x1 Itaúna
Minas 1x1 Limoeiro (Caratinga)
Social 2x3 Londrina
Shock 1x0 ARF
Braúnas 2x0 Guarani
Servos 1x5 Flamenguinho (Ipatinga)
Palmeiras (Ipatinga) 3x3 Novo Cruzeiro
Folha Viva 4x1 Antônio Quirino (Vargem Alegre)
Desportiva 1x1 Borussia (Fabriciano)
SEVALE 8x0 Revés do Belém
Itamarati A 4x4 Holanda
Bugre 3x3 Limoeiro
Madrileño 3x4 Polícia Civil
Palmeiras 2x0 Íbis
Lions 1x1 IBBJ
AERP 4x0 Paraíso Master
Juventus Árica 1x2 Travessão
Olímpico 3x2 Limoeiro (Timóteo)
JUNAF 3x2 Manchester
Roma 2x2 Ponte Preta
Sardoá 1x2 Inter
Caratinga C 4x3 Ubaporanga
Boca Rica 3x4 Master do Anta
Real (Fabriciano) 3x3 Sirrose
Galeto 3x2 Vila Ipanema A

 Associação Master 35 
Napoli (Fabriciano) 11x1 Caratinguense
Floresta 2x0 Napoli (Periquito)
Vale do Aço 5x2 Fusão
Milionários 2x0 Iguaçu
Pesquisa 1x1 Vila Ipanema B
Industrial 2x1 CESEC
JUNAF 3x2 Manchester
Juventus 0x1 Ana Moura
Olímpico 3x2 Limoeiro
Real Master 6x4 Vila Martins
Galácticos Fabriciano 5x1 Vila Celeste A
Monza 2x2 Botafogo

Amistosos pelo futebol society
Refugo 6x3 Wolves
Gole Grota 6x10 El Chapo
Avivados 4x5 Arsenal
Galera JB 3x0 PetCenter/Unidos
Várzea 5x2 La Barca
NFC7 6x3 Boleiros
Gálatas 6x1 RIC
Tudo Bom 3x4 Paladar
Cocais 3x2 Bertoldos
Camisolão 3x2 Sport


 DOMINGO 

 Brasileirão 
Chapecoense 0x1 Flamengo
Palmeiras 1x1 Atlético
Botafogo 0x1 Fluminense
Ceará 0x1 Goiás
CSA 3x1 Avaí

 Campeonato Brasileiro Série-C 
Final - Jogo de volta
Sampaio Correa 2x2 Náutico
Obs: O Náutico sagrou-se campeão do Campeonato Brasileiro Série-C 2019.

 Copa Verde 
Semifinal - Volta
Paysandu 3x1 Remo
Obs: O Paysandu garantiu vaga na grande final da Copa Verde.

 Campeonato Mineiro Terceira Divisão 
Jogo de ida da semifinal
Atlético TC 0x1 Pouso Alegre

 Amistosos 
EC Frigoleste 1x1 Águia do Oriente
Areia Preta 3x2 Vila Bráz

 Associação Master 45 
Diplomata 2x2 Rio Branco
Industrial do Paraíso 4x2 Vila Nova
Limoeiro 3x2 Usipa
Acesita 1x2 Sesi
Ideal 2x0 Penharol
Olímpico 2x5 Iguaçu


 Campeonato Acesitano 
Semifinal - Jogos de ida

JUNIORES
Cachoeirinha 1x3 União do Leste
Vila Nova 1x1 São Francisco

AMADOR
Cachoeirinha 0x3 União do Leste
Ipiranga 0x0 Industrial

 Campeonato Regional de Caratinga 

Grupo A
Esplanada 1x3 São Judas
Vermelhense 3x0 Fluminense

Grupo B
América 2x0 Santa Bárbara
Aliança 4x2 Atlético Salatiel

 Campeonato de Ipaba 
Primeira fase
Benfica 3x2 Água Limpa

 Campeonato Ipatinguense 

JUNIORES
Barra Alegre 2x1 Avante
Canaã 3x5 Meridiano
CESJO 2x0 Esperança
União do Revés 0x1 Limoeiro
Vila Nova 1x3 Vila Celeste
Vale Alto 0x1 Beira Rio
Veneziano 7x1 Atlântico

AMADOR UNIFICADO
Tiradentes 3x3 Avante
Renascer 0x3 Bugre
Pedra Branca 1x3 Boca Rica
Palestra 0x1 Cruzeirinho
AERC 6x3 Barra Alegre
Barcelona 1x2 Vale Alto
Teneminas 3x0 Jabaquara
Panorama 1x5 Vila Celeste
Rio Branco 2x1 União do Revés
Bethânia 1x0 Pingo D'água

SUB-15
Jabaquara 1x3 Beira Rio
Industrial 0x3 Veneziano
AERC 2x2 Atlântico
Vila Nova 0x2 Forquilha

SUB-17
Barra Alegre 2x2 Beira Rio
Vila Celeste 4x4 Veneziano
União do Revés 0x5 Atlântico
Vila Nova 0x3 Forquilha

 Campeonato Amador de Antônio Dias 
Jogos de volta - Semifinal
FOX 1x0 PSG
Independente 0x1 Leandros
Obs: A grande final em Antônio Dias será entre FOX e Leandros.

 Campeonato Regional de Alvarenga 
Bocayuva 1x1 Tabajara
Nos pênaltis: Bocayuva venceu por 5 a 4 e garantiu vaga na final.

 Campeonato Amador de Peçanha 
Hungria 0x4 Inter
Manchester 2x0 Feras
Pavão 1x3 Novo Oriente

Matéria que poderá passar por atualização a qualquer momento a medida que os jogos forem encerrados. 

Belo Horizonte ganhará primeiro hospital público veterinário de Minas Gerais

Pixabay
Estado de Minas

Até agora, o estado de Minas Gerais não possuía um hospital público veterinário. Em outubro, a cidade de Belo Horizonte disponibilizará o serviço para os moradores da região, de segunda a sexta-feira.

A clínica AMA (Amigos da Medicina Animal) foi idealizada pelo deputado estadual Osvaldo Lopes (PSD). "Ofereceremos consultas, cirurgias de pequeno porte, castrações e exames laboratoriais a animais de cidadãos que não possuam condições de arcarem, financeiramente, com os mesmos procedimentos", afirma.

Para conseguir ter o pet atendido, o tutor precisa chegar ao local e pegar uma das 20 senhas que serão distribuídas diariamente. O local fica no bairro Madre Gertrudes, em um prédio cedido pela própria prefeitura.

De acordo com o prefeito Alexandre Kalil, o imóvel estava abandonado desde 2009, mas passou por uma reforma para atender os animais.

Médicos veterinários e funcionários vinculados à parceria entre a Anclivepa (Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais), o Conselho Regional de Medicina Veterinária e a Universidade Newton Paiva estarão à disposição da população.

Serviço

AMA - Hospital Veterinário Público de Belo Horizonte

Endereço: Rua Pedro Bizoto, 230, bairro Madre Gertrudes - Belo Horizonte (MG)

Zema concede título de cidadão honorário ao governador de São Paulo João Doria

Gil Leonardi/Imprensa MG
Estado de Minas

O governador Romeu Zema (NOVO) concedeu neste sábado (5) o título de cidadão honorário de Minas Gerais ao governador de São Paulo João Doria (PSDB).

De acordo com publicação no Minas Gerais, diário oficial do estado, a homenagem ao paulista se deve “em reconhecimento a sua destacada atuação como empresário e líder na promoção do desenvolvimento econômico em âmbito nacional, com significativa repercussão no estado”.

Há dois anos, o deputado Gustavo Corrêa (DEM) tentou homenagear Doria (então prefeito de São Paulo) com o título de cidadão honorário, mas seu requerimento foi rejeitado por quatro votos a dois na comissão de Administração Pública da Assembleia de Minas.

Votaram contra o título ao tucano em 2017 os deputados Agostinho Patrus (PV), hoje presidente da Assembleia, Cristiano Silveira (PT), João Matalhães (PMDB) e Arnaldo Silva (PR). E votaram a favor os deputados Sargento Rodrigues (PDT) e Dirceu Ribeiro (PHS).

No final de 2017, a Câmara de BH homenageou Doria com o Grande Colar do Mérito Legislativo de Belo Horizonte. O pedido foi feito pelo vereador Henrique Braga (PSDB).

Aproximação

Desde março, Romeu Zema e João Doria se aproximaram nas discussões dos governadores da região Sudeste e do Sul sobre pautas de interesse nacional. Ao anunciarem a formação do Cosud (Consórcio dos estados do Sul e Sudeste), os governadores se reuniram em Belo Horizonte para declarar apoio à Reforma da Previdência e às propostas do pacto federativo.


Em maio, após a convenção do PSDB mineiro em que foram feitas duras críticas ao governo Zema, coube ao governador paulista uma interlocução com parlamentares mineiros em busca de apoio a Zema. Doria afirmou que “o PSDB vai manter seu apoio na base ao governador Zema”.

No entanto, a afirmação de Doria foi questionada por parlamentares mineiros, que demonstraram insatisfação com a intervenção do governador paulista. O presidente do PSDB em Minas, deputado Paulo Abi-Ackel, afirmou que caberia aos mineiros avaliar o apoio ao governador.

“Custo a acreditar que possa ser verdade, porque será a primeira vez na história de Minas que um governador recorre a um estado vizinho para buscar auxílio para solucionar problemas políticos do seu estado”, disse Abi-Ackel.

Ainda assim, o PSDB se mantém na base de apoio ao governo de Zema e parlamentares tucanos ocupam cargos de liderança no Legislativo.

20 quilos de pasta-base de cocaína são apreendidos na BR-262, em Betim

PRF/Divulgação
Estado de Minas

Um homem de 40 anos foi preso pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) com 20 barras de pasta-base de cocaína num veículo que transitava pela BR-262, em Betim, na Grande BH, por volta das 14h15 deste sábado (5). De acordo com a corporação, a carga totalizava 20 quilos de entorpecentes que seriam usados para a fabricação de outras drogas, como cocaína e crack.

A prisão e a apreensão ocorreram na altura do KM-356, após ronda da equipe da PRF que abordou um veículo Chevrolet Onix, com placa de Ituiutaba, no Triângulo, que seguia no sentido de Belo Horizonte. O veículo era conduzido por J.L.B.F. O condutor demonstrou nervosismo diante da fiscalização e não soube justificar os motivos da viagem, motivo pelo qual foi realizada busca minuciosa no veículo.

As barras de pasta-base foram localizadas em um compartimento oculto no painel do veículo. Foi dada voz de prisão ao motorista, que juntamente com o veículo serão encaminhados para a delegacia da Policia Federal em Belo Horizonte.

Cruzeiro fica apenas no empate com o Inter e permanece em situação complicada

Vinnicius Silva/Cruzeiro/Divulgação
Hoje em Dia

Não foi desta vez que o Cruzeiro reencontrou o caminho das vitórias. Em um jogo sem inspiração técnica, a Raposa ficou no empate por 1 a 1 contra o Internacional, neste sábado (5), no Mineirão. Com o resultado, o time celeste continua em situação complicada na tabela, na 17ª colocação, zona de rebaixamento, com apenas 20 pontos. A equipe ainda poderá ser ultrapassado pelo CSA, que enfrentará o Avaí, neste domingo (6), em Maceió.

O jogo

Visivelmente sem confiança, o Cruzeiro não conseguia criar grandes chances na etapa inicial contra um Inter bem postado em campo. Escalado com quatro volantes que esbanjam força física, o Colorado dominava o meio e impedia que a Raposa chegasse com perigo.
Logo aos 10 minutos, depois de uma bela tabela, Nonato fez o gol para o Inter, aumentando o desespero azul. O jogo ficou morno no primeiro tempo. O Cruzeiro tinha a posse de bola, mas não sabia o que fazer com ela. O Colorado, por sua vez, se fechava e não conseguia os contra-golpes.

Ajuda do VAR

Aos 15 minutos da etapa final, quando a torcida do Cruzeiro ensaiava vaias e cobranças, Orejuela sofreu pênalti polêmico de Patrick. O árbitro Wagner Nascimento Magalhães, do Rio de Janeiro, utilizou o VAR para confirmar a infração. Fred cobrou e deixou tudo igual.

Os minutos finais apresentaram um "lá e cá" que não foi suficiente para mudar o placar. Apesar do momento complicado, a torcida do Cruzeiro aplaudiu o time, entoou o tradicional grito de "zêro" e cantou o hino do clube quando o jogo acabou.

CRUZEIRO 1 X 1 INTERNACIONAL
Motivo: 23ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Mineirão
Público: 22.561 (total); 18.222 (pagante)
Renda: R$ 224.779,50
Arbitragem: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ), auxiliado por Marcelo Carvalho van Gasse (SP) e Carlos Henrique Alves de Lima Filho (RJ)
VAR: Pathrice Wallace Corrêa Maia (RJ)
Gol: Nonato, aos 10min do primeiro tempo (Internacional); Fred aos 17min do segundo tempo (Cruzeiro)
Cartões amarelos: Fabrício Bruno, Cacá e Thiago Neves (Cruzeiro); Uendel, Edenilson e Nonato (Internacional)

CRUZEIRO
Fábio; Orejuela, Cacá, Fabrício Bruno e Egídio; Ederson, Jadson (Maurício) Robinho e Thiago Neves (Sassá); David (Ezequiel); e Fred.
Técnico: Abel Braga

INTERNACIONAL
Marcelo Lomba; Heitor, Bruno Fuchs, Víctor Cuesta e Uendel; Rodrigo Lindoso, Edenílson, Nonato (Neilton), Nico López (D´Alessandro) e Patrick; Guerrero.
Técnico: Oldair Hellmann

Exames confirmam malária em morador de Nova Lima, diz Secretaria de Saúde

Portal Biologia/Divulgação
Hoje em Dia

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) confirmou que um morador de Nova Lima, cidade que fica na Região Metropolitana de Belo Horizonte, contraiu malária. O homem, conforme a pasta, trabalha em uma mineradora no Amapá, estado com maior incidência da enfermidade, que é transmitida pelo mosquito Anopheles. Por isso, a principal hipótese é de que ele tenha sido infectado fora de Minas Gerais.

"Trata-se de um homem que trabalha em uma mineradora no Amapá, onde passa cerca de 20 dias por mês, sendo esse o provável local da infecção, uma vez que ele já retornou a Nova Lima com sintomas da doença", informou a secretaria. Por nota, o órgão garantiu que "o tratamento foi iniciado conforme protocolo do Ministério da Saúde".

A Prefeitura de Nova Lima disse que foi notificada do caso no dia 26 de setembro. A vítima, que mora no bairro Oswaldo Barbosa Pena II, estava internada em um hospital da cidade. Ela teve alta no dia seguinte. "No geral, após a confirmação da malária, o paciente recebe o tratamento em regime ambulatorial, com comprimidos que são fornecidos gratuitamente em unidades do Sistema Único de Saúde (SUS)", explicou a prefeitura.

Além disso, conforme a administração municipal, agentes do Setor de Vigilância Epidemiológica foram imediatamente até a casa do paciente para "rastreamento dos locais frequentados pelo caso fonte e entrega de repelentes aos contactantes".

Doença

A malária é uma doença infecciosa febril aguda, causada por parasitos do gênero Plasmodium, transmitidos pela picada da fêmea infectada do mosquito gênero Anopheles. O paciente com malária não é capaz de transmitir a doença diretamente para outra pessoa, é preciso que haja a participação do vetor.

Entre os principais sintomas estão febre alta, calafrios, tremores, sudorese ou dor de cabeça. Algumas pessoas, antes de apresentarem esses sintomas, sentem náuseas, vômitos, cansaço e falta de apetite. A malária tem cura, mas, se não for diagnosticada e tratada em tempo oportuno, pode evoluir para formas graves, levando à morte.

No Brasil, a maioria dos casos de malária se concentra na região Amazônica, nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Prevenção

Algumas medidas de prevenção incluem o uso de mosquiteiros impregnados com inseticidas; o uso de roupas compridas que protejam pernas e braços; a instalação de telas em portas e janelas; o uso de repelentes; evitar exposição em horários de maior atividade do mosquito; borrifação intradomiciliar com inseticida de efeito residual; e drenagem de áreas alagadas consideradas de risco para a transmissão da doença.

*Com Agência Brasil