sábado, 6 de julho de 2019

Suécia vence Inglaterra e fica em 3º na Copa do Mundo

Foto: Reprodução / Twitter 
Agência Brasil

Em jogo disputado no estádio de Nice, a Suécia teve ótima atuação no primeiro tempo e derrotou a Inglaterra por 2 a 1, garantindo o 3º lugar da Copa do Mundo de Futebol Feminino, realizada na França.

O jogo
A equipe sueca garantiu a vitória neste sábado nos primeiros minutos da partida. Desde o início do confronto, a Suécia pressionou a Inglaterra e criou as melhores oportunidades.

Aos 11 minutos, a seleção abriu o placar. Rolfo cruzou na área inglesa, mas a defesa cortou errado e a bola sobrou nos pés da meia sueca Asllani, que acertou de primeira para vencer a goleira Telford.

Mesmo com vantagem no marcador, as suecas continuaram pressionando. Aos 15 minutos, Jakobsson recebeu lançamento em profundidade na ponta esquerda e chutou com força. A bola explodiu na trave e foi para fora.

Aos 22 minutos, no entanto, a atacante sueca deixou o seu. Blackstenius tocou para Jakobsson, que invadiu a área e chutou colocado para fazer um belo gol. Suécia 2 a 0.

Aos 31, a Inglaterra finalmente acordou no jogo. Kirby recebeu na ponta direita, avançou, cortou para o meio da área e chutou com categoria para descontar. Suécia 2, Inglaterra 1.

Um minuto depois parecia que a Inglaterra poderia se recuperar no jogo. Mead lançou para White que, dentro da área, matou no peito, girou em cima da zagueira e chutou para o fundo do gol de Lindahl. A árbitra russa Anastasia Pustovoytova acabou anulando o gol ao assinalar, com o auxílio do VAR (árbitro de vídeo), um toque de mão da artilheira inglesa.

Com a vantagem, as suecas passaram a adotar uma postura mais conservadora, sem se aventurar tanto no ataque e tentando administrar a vantagem com um bom toque de bola.

Esse panorama se manteve na etapa final, no qual apareceram poucas oportunidades. A mais clara saiu aos 44 minutos dos pés de Bronze. Após cobrança de escanteio a goleira sueca afastou mal, e a bola caiu nos pés da lateral inglesa, que, da marca do pênalti, acertou um chute forte. Seria gol certo, mas a zagueira Fischer, em cima da linha, afastou de cabeça.

As suecas, porém, tiveram sucesso em sua estratégia e seguraram a vitória até o final.

Final da Copa
Agora as expectativas se voltam para a final da competição, que acontece amanhã, a partir das 12h (horário de Brasília) em Lyon, entre os Estados Unidos e a Holanda.

A seleção norte-americana chega ao confronto com claro favoritismo. Tendo participado de todas as edições do mundial, já disputou, até então, quatro finais, conquistando três títulos (em 1991, 1999 e 2015).

Por outro lado, esta será a primeira decisão de Copa do Mundo da Holanda, que antes só havia participado de outra edição da competição, a de 2015, na qual parou nas oitavas de final.

Ficha técnica:
Terça, 6 de julho de 2019

INGLATERRA 1 X 2 SUÉCIA

Competição: Mundial Feminino (disputa 3º lugar)

Local: Nice, França.

Juíza: Anastasia Pustovoytova (Rússia).

Inglaterra: Telford; Bronze, Houghton, Macmanus (Daly) e Greenwood; Scott, Moore e Kirby; White, Mead (Taylor) e Parris (Carney). T: Phil Neville.

Suécia: Lindahl; Glas, Fischer, Sembrant e Eriksson; Bjorn (Ilestedt), Asllani (Zigiotti) e Seger; Jakobsson, Blackstenius e Rolfo (Hurtig). T: Peter Gerhardsson.

Gols: No 1º tempo: Asllani (11), Jakobsson (22) e Kirby (31).

Todos os resultados deste sábado pela Associação Master 35

Divulgação
ARF 1 x 1 Olímpico
Campo do Panorama

Juventus 4 x 1 AERP
Em Santana do Paraíso

Polícia Civil 1 x 2 Real Master

Oriente 3 x 1 Penharol
Em Belo Oriente

Fusão 1 x 1 Ana Moura
Campo do Olaria

Valeriodoce 1 x 3 Botafogo Master
Itabira

Manchester 3 x 1 Nápoli de Periquito
Campo do Bairro Industrial
Santana do Paraíso

Vila Celeste A 2 x 2 Valeverdense
Campo da Vila Celeste

Floresta 1 x 1 Napoli
Campo do CAF

Ipanema B 2 x 2 Vila Celeste B
Campo da Vila Ipanema

Flamenguinho 7 x 3 Iguaçu Master
Cidade do Menor

Barcelona de Iapu 2 x 6 Usipa A
Em Iapu

Real Marli 3 x 5 Galácticos de Fabriciano
Em Marliéria

Naque 1 x 4 Industrial
No Naque

Copa América: Messi é expulso, mas Argentina vence Chile e fica em 3°

Reprodução / Twitter / Conmebol
Agência Brasil 

Com estádio cheio, mas não lotado, e com o maior jogador do mundo expulso ainda no primeiro tempo da partida, a Argentina conquistou na tarde de hoje (6) o terceiro lugar da Copa América, vencendo o Chile por 2 a 1, na Arena Corinthians, em São Paulo.

A conquista vem depois de uma semana de muitas reclamações da seleção argentina, após a derrota para o Brasil na última terça-feira (2). A Argentina, principalmente na figura de Messi, reclamou de lances no jogo contra o Brasil que poderiam resultar em pênalti e nos quais não houve consulta ao VAR. A equipe também reclamou dos gramados e da organização do campeonato.

Messi foi expulso aos 37 minutos de primeiro tempo, após se estranhar com Medel em um lance fora do campo chileno. O árbitro acabou expulsando ambos os jogadores de campo. Quando o árbitro levantou o cartão para Messi, o estádio todo protestou. O árbitro consultou o VAR e manteve as expulsões, o que não agradou a torcida, que passou a xingar o juiz.

Foi o segundo cartão vermelho de Messi em toda sua carreira: o primeiro foi em 2005, em sua estreia pela seleção argentina. Na saída para o intervalo, quando a Argentina já vencia por 2 a 0, a torcida não perdoou: a arbitragem saiu do gramado sob vaias e xingamentos.

Primeiro tempo
O jogo começou morno, muito estudado e concentrado no meio de campo, sem muitas opções de ataque. A primeira delas aconteceu aos 6 minutos, em um chute de Aguero, da entrada da área, que passou perto da trave chilena. Cinco minutos depois, o mesmo Aguero abriu o placar para a Argentina, quando recebeu uma cobrança de falta rápida de Messi e, sozinho, driblou o goleiro. Os chilenos protestaram do lance que originou a falta argentina.

Aos 14 minutos, o técnico chileno foi obrigado a fazer sua primeira substituição no jogo, após Sanchez sentir uma lesão. O técnico Rueda decide colocar Junior Fernandes em campo, no lugar de Alexis Sanchez.

O segundo gol argentino saiu aos 21 minutos aindo no primeiro tempo: um golaço de Dybala que partiu em velocidade e tocou na saída do goleiro Arias, após receber um belo passe de Lo Celso.

Com o segundo gol argentino, o clima começou a esquentar dentro de campo, apesar do frio desta tarde de sábado em São Paulo. Aos 25 minutos, Vidal e Dybala se estranham em campo e o juiz parou o jogo para segurar a confusão. Vidal recebeu cartão por reclamação.

Aos 28 minutos, o Chile avança na grande área com Fernandes e pede toque de mão de Otamendi. O árbitro marca apenas o escanteio. Aos 30 minutos, Dybala quase fez um golaço para a Argentina, de voleio.

Segundo tempo
Na entrada do segundo tempo, logo aos 5 minutos, Jara caiu no chão e pediu para ser substituído por Maripán. Aos 10 minutos, o árbitro para o jogo para consultar o VAR e rever um lance em que Lo Celso faz falta em Aránguiz em cima da linha. Ele então marca pênalti para o Chile. Vidal cobra e marca, diminuindo o placar e animando a torcida chilena, que esteve mais quieta no primeiro tempo.

O futebol caiu muito no segundo tempo. Aos 21 minutos, o técnico da Argentina fez sua primeira substituição, tirando Dybala para a entrada de Di María. Aos 26, Aránguiz lança para Vargas na grande área, que chega chutando para grande defesa de Armani.

A Argentina respondeu aos 31 minutos, após uma grande jogada de Di María, passando por três jogadores, invadindo a área, e tocando para Agüerro. O goleiro chileno faz a defesa depois de uma tentativa de drible de Agüero.

Aos 36 minutos, Agüerro sai para a entrada de Suarez. O técnico do Chile também aproveitou para fazer sua última substituição, tirando Aránguiz e colocando Castillo. Nos minutos finais, a Argentina fez a última substituição, saindo Lo Celso para a entrada de Funes Mori.

Já nos acréscimos de jogo, o Chile reclamou muito da arbitragem, pedindo mão na bola na grande área, mas o juiz não marcou, apesar dos protestos.

Ficha técnica

Argentina 2 x 1 Chile

Competição: Copa América (disputa de terceiro lugar)

Local: Arena Corinthians, em São Paulo

Juiz: Mario Díaz de Vivar (Paraguai)

Argentina: Armani; Foyth, Pezzella, Otamendi e Tagliafico; Paredes, De Paul e Lo Celso (Funes Mori); Messi, Agüero (Suarez) e Dybala. (Di Maria) Técnico: Lionel Scaloni

Chile: Arias; Mauricio Isla, Diaz, Gary Medel, Jara (Maripán), Beausejour; Erick Pulgar, Charles Aránguiz (Castillo), Arturo Vidal; Eduardo Vargas, Alexis Sánchez (Junior Fernandes) , Técnico: Reinaldo Rueda.

Gols: No primeiro tempo: Agüero (11 minutos) e Dybala (21 minutos). No segundo tempo: Vidal (13 minutos)

Expulsões: Messi e Medel (37 minutos do primeiro tempo)

Três pessoas são presas e uma adolescente é apreendida em operações da PC no Vale do Aço

Wallace Miranda / Inter TV dos Vales
G1 dos Vales

Três pessoas foram presas e uma adolescente apreendida durante duas operações nessa sexta-feira (5) no Vale do Aço. Em Caratinga, a Polícia Civil prende um homem de 47 anos durante uma investigação de roubo de cargas; em Ipatinga, um casal foi preso e uma jovem de 16 anos apreendida por suspeita de tráfico de drogas.

Segundo a PC, no caso da prisão do homem em Caratinga, a suspeita é que o autor fazia parte de uma quadrilha que atuava em roubo de cargas na região. Com ele, que tem passagens pela polícia e já cumpriu pena por tráfico de drogas, foram aprendidos móveis roubados.

Ainda de acordo com a polícia, a quadrilha atuava principalmente na cidade de Rio Casca e escolhia de forma aleatória as cargas que seriam roubadas; ao todo foram registradas 14 cargas roubadas pelo grupo. O homem foi encaminhado à penitenciaria Dênio Moreira de Carvalho, em Ipaba; os outros envolvidos ainda estão sendo investigados pela PC.

“Eles abordavam os caminhoneiros, efetuando disparos de forma muito violenta, rendiam os motoristas e forçavam a parada. Depois disso eles assumiam a direção do veículo, levavam até um local específico, onde faziam o transporte da carga”, explica o delegado Eduardo Vinícius.


Ipatinga

Já em Ipatinga, após denúncia de moradores do Bairro Bom Jardim, a polícia conseguiu identificar a residência de um casal suspeito de tráfico de drogas. No local, a polícia apreendeu buchas de maconha e materiais utilizados na comercialização dos entorpecentes. Uma adolescente que estava na casa também foi apreendida. O homem foi encaminhado à penitenciaria e a mulher ao Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp), em Ipatinga.

Trabalho para conter incêndio em Coronel Fabriciano já dura mais de 20 horas

Foto: Dã Fernandes / Arquivo pessoal 
G1 dos Vales

O Corpo de Bombeiros de Coronel Fabriciano, com o apoio de voluntários, já trabalha há mais de 20 horas no controle de um incêndio que atingiu uma área de preservação ambiental na zona rural do município. São cinco militares e 33 voluntários trabalhando desde a tarde dessa sexta-feira (5). A região atingida pelas chamas fica próxima da comunidade de Biquinha.

De acordo com os bombeiros, o processo de rescaldo já foi iniciado. Desde a noite da sexta não foram identificadas chamas no local e de acordo com o sargento Valdecir Pereira, que atua na ocorrência, os trabalhos da manhã deste sábado (6) são diferentes. “Até o momento não temos mais chamas no local, então faremos o rescaldo, que é percorrer toda a área queimada eliminando as possíveis fontes de novos incêndios”, explica.

Incêndio atinge mata na zona rural de Coronel Fabriciano

Ainda de acordo com os bombeiros, a área do incêndio é cercada por mata densa e pertence a uma empresa privada. Até a publicação desta matéria, não foi divulgado o total da área atingida pela queimada e o que pode ter iniciado o incêndio; não há feridos.

Vasco de Esmeraldas levanta a taça de campeão do Campeonato Mineiro de Futebol Amador

Foto: FMF / Divulgação - Presidente da FMF
Adriano Aro segura a taça para entregar
ao campeão da competição
O Vasco de Esmeraldas sagrou-se neste sábado (06) campeão do Campeonato Mineiro de Futebol Amador 2019. A competição realizada de forma inédita pela FMF (Federação Mineira de Futebol Amador), atualmente presidida por Adriano Aro.

O presidente que inclusive esteve no palco da decisão, o estádio Independência, em Belo Horizonte, para a entrega da tão cobiçada "taça dourada". O Vasco da Gama sagrou-se campeão ao bater o Pedra Branca de Ribeirão das Neves pelo placar de 3 a 1.

Tassys abriu o placar em favor do Pedra Branca; Matheus, Rondinelli e Luiz fizeram os gols do Vasco. Virada no Indepa e taça garantida ao time de Esmeraldas.

O jogo no Tempo real do Twitter da FMF:

1°T 13' - GOL! Tassys corta o zagueiro e toca na saída do goleiro para abrir o placar. Vasco 0 x 1 Pedra Branca.

1°T 35' - GOL! Mattheus Quaresma recebe em profundidade e bate cruzado para empatar a partida. Vasco 1 x 1 Pedra Branca.

1°T 44' - Rondinely entorta o zagueiro adversário, bate cruzado de canhota para desempatar a partida. Golaço! Vasco 2 x 1 Pedra Branca.

2°T 58' - GOL! Luiz aproveita cruzamento e aumenta a vantagem. Vasco 3 x 1 Pedra Branca.

ACABOU! O Vasco vence o Pedra Branca de virada por 3 a 1 e é o primeiro vencedor do Campeonato Mineiro de Futebol Amador! Parabéns, Vasco!

Sábado de grande final do Campeonato Mineiro de Futebol Amador 2019

Foto: FMF / Divulgação
Assista ao jogo deste sábado clicando neste link abaixo:

 https://mycujoo.tv/video/fmf?id=67284

Em nota, Cruzeiro agradece atacante Raniel, novo reforço do São Paulo

Foto: Divulgação
O Cruzeiro destacou uma nota em agradecimento ao atacante Raniel pelos serviços prestados ao clube. O jogador que foi anunciado como novo reforço do São Paulo.

"Agradecemos ao atleta Raniel pelos relevantes serviços prestados e por honrar nosso manto na base e no profissional.

Desejamos ao bicampeão mineiro e da Copa do Brasil boa sorte na sequência de sua carreira.

Obrigado pelos gols que já estão eternizados em nossas conquistas", destaca o Cruzeiro.

Chapecoense é condenada a indenizar pais de vítima de acidente aéreo

Colômbia
Agência Brasil

Por unanimidade, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 1ª Região, sediado no Rio de Janeiro, decidiu manter decisão da primeira instância que condenou a Chapecoense a indenizar os pais do jogador Tiago da Rocha Vieira, conhecido como Tiaguinho, uma das vítimas do acidente aéreo na Colômbia, em 2016.

Na decisão em que determinou o pagamento de indenização, a juíza Letícia Costa Abdalla, da 1ª Vara do Trabalho de Nova Friburgo, obrigou o time catarinense a pagar R$ 80 mil em danos morais ao pai do atleta e R$ 50 mil, além de uma pensão mensal, para a mãe do jogador.

Conforme a decisão, a Chapecoense foi considerada responsável pelo pagamento de danos morais por acidente de trabalho. No processo, os advogados do time alegaram que o clube não teve culpa pelo acidente aéreo e não praticava atividade de risco.

O acidente aéreo ocorreu em 29 de novembro de 2016, quando a aeronave da empresa aérea Lamia caiu em Medellin, na Colômbia. O avião levava 77 pessoas a bordo, entre atletas, equipe técnica, diretoria da Chapecoense, jornalistas e convidados, que iriam para a final da Copa Sul-Americana contra o Atlético Nacional. Apenas seis pessoas sobreviveram.

Presa quadrilha com ingressos falsificados para final da Copa América

Conmebol / Divulgação
Agência Brasil

A Delegacia do Consumidor (Decon) prendeu, nessa sexta-feira (6) à tarde, cinco homens acusados de venda de ingressos falsos para a final da Copa América, que ocorre neste domingo (7), no Estádio do Maracanã, entre as seleções do Brasil e Peru. A prisão da quadrilha teve o apoio da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core), grupo de elite da Polícia Civil.

Os agentes chegaram ao grupo a partir da denúncia de uma mulher que negociava pela internet a compra de dois ingressos para a decisão da Copa América. Desconfiada, ela marcou com um dos supostos vendedores nas proximidades da Cidade da Polícia, no bairro do Jacaré, na zona norte da cidade. Ao perceber que o ingresso parecia falso, ela acionou uma equipe da Core que passava na hora e encaminhou o suspeito com a vítima para a Decon.

A partir de informações repassadas por ele, os demais integrantes do grupo foram pesos próximo ao Terreirão do Samba, no centro da cidade, com 21 ingressos falsificados e prontos para serem comercializados.

As investigações indicam que os bilhetes para a decisão da Copa América estavam sendo vendidos no valor de R$ 500 a R$1.500. Os cinco acusados foram presos e autuados em flagrante e vão responder por estelionato, formação de quadrilha e receptação.

Argentina e Chile disputam terceiro lugar da Copa América

Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil
Agência Brasil

Argentina e Chile entram em campo hoje (6) de forma bem diferente das duas últimas edições da Copa América. Em 2015 e 2016, eles decidiram o título da competição, com os chilenos vencendo os dois duelos. Desta vez, eles entram no gramado da Arena Corinthians para decidir a terceira colocação. O jogo está marcado para as 16h, na Arena Corínthians.

Os argentinos ainda não digeriram a eliminação diante do Brasil na última terça-feira (2). A Associação de Futebol Argentino (AFA) voltou ontem a pedir explicações a Conmebol sobre uma possível falha de comunicação entre os árbitros de campo e os do VAR, durante a partida.

Dentro das quatro linhas, o técnico argentino, Lionel Scaloni, é obrigado a fazer duas modificações na equipe. Saem Acuña e Lautaro Martinez, suspensos, e entram Lo Celso e Dybala.

Entre os chilenos, o craque Arturo Vidal ainda está entregue ao departamento médico e é a única dúvida da equipe chilena.

Bicampeão da competição em 2015 e 2016, os chilenos não conquistam a terceira posição no torneio desde 1991. Por sua vez, os argentinos conquistaram a Copa América pela última vez em 1993. Foram vice-campeões em 205 e 2016.

Novidade super agradável: Oriente reúne atletas para o pontapé inicial do futebol feminino

Foto: Oriente / Divulgação
O Oriente Esporte Clube reuniu na última quinta-feira com mais de 25 adolescentes para o pontapé inicial do futebol feminino. Uma novidade das mais agradáveis na cidade. Os treinos serão realizados todas as quintas-feiras, a partir das 16h30, no Estádio Menezão, em Belo Oriente.

Os treinos serão comandados pelos professores Nego, Keko, Fernando e Léo. O trabalho será feito gradativamente. A Copa do Mundo da modalidade, disputada na França, influenciou o futebol feminino em todas as partes do mundo. Sendo assim, uma motivação para a equipe belo-orientina entrar no embalo e dar a largada na cidade.

O futebol feminino que é um sonho de muitas atletas do município. José Hermógenes "Zuza", um dos principais dirigentes e incentivadores do esporte na localidade, destacou: "Então, não podíamos ficar de fora. Eu agradeço o convite feito pelas jovens e adolescentes de Belo Oriente".

Não é fake news! Jefinho estava fechado com o Milan, sim senhor! Dirigente faz revelação bombástica

Jefinho atuou pelo Milan em 2017 quando
o time foi campeão inédito
Tem pessoas que não tem o que fazer mesmo, espalhando mentiras e informações sem nexo por aí. O FUTBLOG DO SORRISO vem a público esclarecer, em respeito aos seus milhões de leitores espalhados por todo o mundo, um print tirado de nossa página (sem autorização, o que se constitui até mesmo crime) e com teor de alteração.

Surgiu por meio de compartilhamentos em grupos do WHATSAPP, o determinado print com relação a uma matéria que foi veiculada pelo FUTBLOG DO SORRISO, sobre o jogador Jefinho, de Cachoeira Escura, ter acertado sua ida para o time do Milan, de São Sebastião de Braúnas.

Destacamos a informação com total veracidade. Matéria essa relacionada a movimentação dos clubes em busca de jogadores para a disputa do Campeonato Amador de Belo Oriente 2019. Reiteramos aos nossos leitores que, qualquer informação que destacamos em nossa página é verídica. Prezamos pela verdade e a transparência na informação.

Devido trabalharmos com a verdade, alcançamos patamar e a credibilidade de sempre nestes anos todos. No print tirado, quem assim fez, utilizou de alterações no teor da informação, colocando sobre o print uma espécie de "carimbo" alegando que era fake news, conforme a matéria que veiculamos sobre o acerto do jogador com o Milan. Afirmamos que, a informação que foi destacada pelo FUTBLOG DO SORRISO é verdadeira.

Matéria que destacamos no último dia 26 de junho:

Campeão pelo clube em 2017, Jefinho volta ao Milan para a disputa do Amador 2019

Atual campeão do município, tendo levantado a taça na última edição realizada, em 2017, o Milan, de São Sebastião de Braúnas, promete mais uma vez chegar forte e brigar pelo título do Campeonato Amador de Belo Oriente.

O clube vem trabalhando forte nos bastidores em busca de jogadores para seu elenco e um dos primeiros nomes que fecha com a equipe é o meio-campista Jefinho.

O jogador com passagem por clubes até mesmo profissionais é um dos atletas renomados que fará parte da equipe. Ele que na conquista inédita de 2017 também fazia parte do time.

Link da matéria: http://www.futblogdosorriso.com.br/2019/06/campeao-pelo-clube-em-2017-jefinho.html

O atleta vinha sendo disputado por alguns clubes para a disputa do Campeonato Amador de Belo Oriente 2019. Devido a isso, eis que surge alguns assuntos o quanto que polêmicos. Depois de ser dado como certo pelo Milan, houve uma reviravolta, e o jogador teria preferido voltar atrás da decisão e optar por atuar pelo Talismã.

Palavras de Jefinho, segundo apuradas pelo FUTBLOG DO SORRISO:

"Boa noite! Passando aqui pra falar que resolvi jogar aqui mesmo para o time do Talismã. Estive conversando com várias pessoas e estão contando comigo lá! Peço desculpa a vocês (Milan), mas infelizmente foi uma decisão difícil pra caramba pra mim! Peço que entendam minha decisão por ter que jogar pro Talismã! Desculpe o transtorno. Obrigado e mais uma vez desculpa! Peço que respeitem minha decisão. Não foi fácil decidir isso. Sei que correram atrás de várias coisas pra mim escrever com vocês mais esse ano infelizmente não vai dá! Obrigado".

O QUE DISSE O MILAN POR MEIO DE UM MEMBRO DA DIRETORIA:

"Conosco ele (Jefinho) acertou. Ele estava com a ficha assinada. No dia do sorteio (arbitral), após tudo acertado, ele (Jefinho) mandou uma mensagem pra gente dizendo que iria para o Talismã".

BOMBA QUE NOS FOI REVELADA EM PRIMEIRA MÃO

Segundo o dirigente ainda, o Milan não vai disputar o Campeonato Amador de Belo Oriente 2019:  "Saímos. Levamos o ofício na Liga".

Aguardamos agora maiores detalhes com relação a tal declaração e até mesmo um parecer da Liga de Desportos com relação a desistência ou não do clube. Vamos aguardar.

Confira mais do Campeonato Amador de Belo Oriente através do link:

http://www.futblogdosorriso.com.br/2019/07/com-inclusao-de-outros-dois-clubes.html

sexta-feira, 5 de julho de 2019

Tite deixará a Seleção Brasileira após a Copa América, segundo jornalista

Divulgação
De acordo com o jornalista Juca Kfouri, Tite não seguirá no comando da Seleção Brasileira após a Copa América.

Segundo ele, o Brasil sendo campeão contra o Peru ou não, Tite vai pedir para deixar o comando do time canarinho conforme apurou junto a fontes ligadas ao treinador.

O nome que rola nos bastidores para o substituir seria de Mano Menezes, atualmente no Cruzeiro.

Cruzeiro e Atlético chegam a acordo sobre ingressos no confronto pelas quartas de final da Copa do Brasil

Foto: Vinnicius Silva / Cruzeiro 
Informações do Site Oficial do Cruzeiro 

Um passo importante no cenário do futebol mineiro! O Cruzeiro Esporte Clube, através do presidente, Wagner Pires de Sá, e o Atlético-MG, por meio do seu presidente Sérgio Sette Câmara, chegaram a um acordo a fim de garantir relevantes benefícios aos clubes e torcidas nos duelos das quartas de final da Copa do Brasil. As equipes se enfrentam nos dias 11 de julho, no Mineirão, e 17 de julho, na Arena Independência.

A iniciativa ocorreu antes mesmo da primeira reunião sobre o clássico a ser realizada pela Federação Mineira de Futebol, agendada para segunda-feira, 8 de julho. Com o trato, ambos os clubes decidiram em conjunto praticar valores semelhantes nos ingressos para as torcidas visitantes nas partidas decisivas.

Além disso, em cada um dos jogos, o clube mandante disponibilizará ao time visitante os ingressos para a torcida visitante em forma de consignação, sem mais a necessidade de depósito antecipado dos valores. A equipe visitante só quitará os valores dos bilhetes comercializados e somente após a realização da partida. As entradas não comercializadas serão devolvidas.

Na tratativa, ficou acordado ainda que o Cruzeiro fará uma ação com faixas de mão na arquibancada na partida na Arena Independência. E o clube aproveita para convocar também a torcida a levar cachecóis!

Os ingressos para o Cruzeiro terão os valores de R$ 120 a inteira e R$ 60 a meia-entrada. E assim como nos últimos duelos no Independência, os Sócios 5 Estrelas terão preferência na compra dos bilhetes!

Na sexta-feira (12/07), os Sócios 5 Estrelas poderão resgatar a prioridade de aquisição. Aqueles que fizerem o resgate terão de adquirir os ingressos no sábado, 13/07. A data será exclusiva para os adeptos do programa.

Caso restem entradas, elas serão comercializadas na segunda-feira, 15/07. Os detalhes do local de venda e horários serão divulgados em breve.

Domingo é dia de final da Copa América: quem leva essa taça? Brasil ou Peru?

Foto: Reprodução / CBF

Seleção Brasileira Sub-17 convocada para amistosos contra o Paraguai

Foto: Lucas Figueiredo / CBF
Informações da CBF

Técnico Guilherme Dalla Déa relaciona 25 atletas para um período de 10 dias de treinamentos na Granja Comary e dois amistosos contra o Paraguai


O técnico Guilherme Dalla Déa convocou a Seleção Brasileira Sub-17 nesta sexta-feira. Foram relacionados 25 atletas para a disputa de dois amistosos contra o Paraguai, nos dias 23 e 26 de julho, e mais um período de treinamentos na Granja Comary.

Em preparação para o Mundial Sub-17 do Brasil, a Seleção se apresenta em Teresópolis no dia 16 deste mês para o início dos treinamentos. O local dos dois amistosos ainda será definido.

Na próxima semana, no dia 11 de julho, será realizado o sorteio dos grupos da Copa do Mundo Sub-17. O evento será realizado em Zurique, na Suíça, onde fica a sede da FIFA.

Confira a lista de convocados:

GOLEIROS

Cristian – C. Atlético Mineiro

Marcelo – Fluminense F.C.

Matheus Donelli – S.C. Corinthians P.

DEFENSORES

Dérick – Santos F.C.

Gustavo Garcia – S.E. Palmeiras

Henri – S.E. Palmeiras

Luan Patrick – C. Athletico Paranaense

Patryck – São Paulo F.C.

Paulo Eduardo – Cruzeiro E.C.

Renan – S.E. Palmeiras

Yan – Coritiba F.C.

MEIAS

Daniel Cabral – C.R. Flamengo

Diego Rosa – Grêmio F.B.P.A.

Lucas Calegari – Fluminense F.C.

Matheus Araujo – S.C. Corinthians P.

Pedro Lucas – Grêmio F.B.P.A.

Pierre – Figueirense F.C.

Reinier – C.R. Flamengo

Talles Costa – São Paulo F.C.

ATACANTES

Gabriel Veron – S.E. Palmeiras

Kaio Jorge – Santos F.C.

Marcos Leonardo – Santos F.C.

Marquinhos Alencar – São Paulo F.C.

Miguel Silveira – Fluminense F.C.

Talles Magno – C.R. Vasco da Gama

Equipes do Disque 100 e Ligue 180 serão treinadas pela ABP

Foto: José Cruz / Agência Brasil
Agência Brasil

O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos fechou acordo para que os prestadores de serviços do Disque 100 (Disque Direitos Humanos) e Ligue 180 (Central de Atendimento à Mulher) recebam capacitação para atendimentos relacionados a suicídio e automutilação.

A parceria assinada com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) tem vigência de 12 meses, prevê o sigilo das informações e a definição de fluxo de encaminhamento das denúncias. O acordo não envolve recursos financeiros.

A ministra Damares Alves ressaltou que a parceria tem o objetivo de garantir treinamentos gratuitos – a serem realizados pela ABP – para os atendentes que atuam vinculados à Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, do MMFDH. “A importância é termos um canal aberto, preparado, para falar com a pessoa que está em sofrimento. Não é só ouvir, é saber o que dizer. Então o treinamento vem para ensinar os nossos atendentes o que dizer”, completou.

O diretor da Associação Brasileira de Psiquiatria e presidente da Associação Psiquiátrica da América Latina, Antônio Geraldo da Silva, destacou que, em primeiro lugar, a ideia é fazer um mapeamento das pessoas que estão no Disque 100 e no Ligue 180. “Após isso, nós vamos dividir o grupo conforme a formação, para poder dar uma formação diferenciada para cada um. E depois, também dar supervisão para essas pessoas”, disse.

O representante da Associação acrescentou, ainda, que é essencial garantir apoio psicológico para os atendentes dos canais de denúncia. “Se a pessoa tem algum problema, se a pessoa está se sentindo bem ou não em trabalhar naquele lugar, ela vai ter, então, um psiquiatra, um psicólogo, para que possa ir e que possa manter também o seu cuidado. Nós vamos cuidar do cuidador, de quem vai cuidar das outras pessoas”, finalizou.

* Com informações do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos

Confiança do empresário cai 1,7% de maio para junho, aponta CNC

Agência Brasil
Reprodução / Internet

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), medido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), recuou 1,7% na passagem de maio para junho e chegou a 118,3 pontos, em uma escala de zero a 200 pontos. Na comparação com junho do ano passado, o indicador avançou 8,5%.

Na passagem de maio para junho, a queda foi puxada principalmente pela piora das avaliações sobre as condições atuais, que recuaram 5,1%. A avaliação sobre o momento atual da economia caiu 8,5%.

Tanto as expectativas do empresariado em relação ao futuro quanto as intenções de investimento recuaram de forma mais moderada, em 0,5%.

Na comparação com junho do ano passado, as avaliações sobre as condições atuais cresceram 12,8%. As expectativas subiram 7,2% e as intenções de investimento, 6,9%.

Bolsonaro não minimizou questão do trabalho infantil, diz Damares

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
Agência Brasil

A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, negou hoje (5) que o relato do presidente Jair Bolsonaro sobre ter trabalhado quando criança represente uma naturalização do trabalho infantil.

"A nossa geração trabalhou cedo. Eu trabalhei muito cedo. Nossos pais trabalharam muito cedo. Mas isso não quer dizer que nós vamos descriminalizar isso. Não vamos fazer qualquer política em relação a isso. Ele citou o exemplo dele. E fiquem tranquilos, porque esse governo veio para proteger crianças e nós temos a certeza de que o trabalho infantil é uma violação de direitos e não pode ser permitido", disse Damares, quando questionada sobre o assunto pela Agência Brasil.

"O que o governo vai fazer agora é o fortalecimento do Jovem Aprendiz. Isso, sim", complementou, emendando que tem feito apelos ao Congresso Nacional para que reservem verbas para a pasta que comanda.

A ministra concedeu entrevista durante a entrega de oito carros à Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal. Os veículos serão utilizados pelos membros dos 40 conselhos tutelares que atendem à capital federal.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que cerca de 2,5 milhões de crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos estão trabalhando no país. Sabe-se ainda que, somente entre 2014 e 2018, o Ministério Público do Trabalho registrou mais de 21 mil denúncias de trabalho infantil no país.

Casal de antas nascido em zoológico é reintroduzido na natureza no Rio

Reprodução / TV Brasil 
Agência Brasil

Um casal de antas, conhecidas cientificamente como Tapirus terrestris, nascido no zoológico de Sorocaba (SP), será reintroduzido na natureza, na Reserva Ecológica de Guapiaçu (Regua), no estado do Rio de Janeiro, uma reserva ambiental da Mata Atlântica.

Os dois animais, de nomes Marcelino e Bianta, têm cerca de três anos e viviam até esta semana – quando começaram a ser transportados para a reserva – no recinto de antas dentro do zoológico junto com outros exemplares da espécie. Antes de serem transportadas, as antas foram submetidas a diversos exames para verificar se estavam aptas à reintrodução na mata nativa.

O processo é denominado refaunação, uma ação de conservação cujo objetivo é restaurar e proteger os processos naturais de ecossistemas prejudicados pela extinção local de espécies, por meio da reintrodução desses animais extintos nesses ambientes.

Segundo o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) do Rio de Janeiro, a anta é considerada extinta no estado. O último registro confiável de uma população de antas foi no Parque Nacional Serra dos Órgãos, em 1914.

O animal é encontrado na América do Sul e está na lista de espécies vulneráveis à extinção, segundo a União Internacional para Conservação da Natureza, e consta na Lista Nacional Oficial de Espécies da Fauna Ameaçadas de Extinção, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (Icmbio).

“O Zoo está cumprindo com a sua missão, contribuindo com o revigoramento do material genético das espécies e no processo de reintrodução das antas”, disse a bióloga do Zoológico de Sorocaba, Cecília Pessutti.

“A equipe do Zoológico de Sorocaba trabalhou com afinco neste projeto para que todo o processo ocorresse naturalmente, preservando a saúde dos animais. Foram cerca de 18 profissionais, entre tratadores, biólogos e veterinários que participaram do procedimento, desde a separação da alimentação até a indução dos animais nas caixas”, acrescentou.

De acordo com o Inea, a anta tem papel fundamental na natureza. São os maiores mamíferos terrestres do Brasil e têm grande importância na dispersão de sementes. Além disso, por ser um herbívoro generalista, acaba exercendo a função de evitar a predominância de um determinado tipo de vegetação ao podar as mudas das espécies mais abundantes.

quinta-feira, 4 de julho de 2019

Holanda e Estados Unidos estão na final da Copa do Mundo na França

Foto: Eric Verhoeven/Soccrates/Getty Images
Agência Brasil 

A seleção holandesa fará contra os Estados Unidos a sua primeira final de Copa do Mundo. As americanas, atuais campeãs do mundo, já ganharam a competição três vezes, inclusive o primeiro mundial em 1991.

A equipe americana também lidera o ranking das melhores seleções da Federação Internacional de Futebol (Fifa). As holandesas são as campeãs da Europa.

A decisão está marcada para o próximo domingo (7), às 12h (horário de Brasília), em Lyon, na França.

A Holanda garantiu a presença na final da Copa em um jogo dramático contra a Suécia, decidido durante a prorrogação por de 1 a 0, com gol da jogadora Groenen, nessa quarta-feira (3).

Os EUA selaram sua terceira final consecutiva com uma vitória sobre a Inglaterra por 2 a 1, em Lyon, na abertura das semifinais na terça-feira (2). Os gols foram marcados por Christen Press e Alex Morgan. Ellen White descontou para as inglesas.

Brasil

A seleção brasileira foi eliminado da competição nas oitavas da final em partida contra a França. As brasileiras foram derrotadas por 2 a 1, na prorrogação. Nas quartas de final, as francesas foram eliminadas pelas americanas.

Em junho, custo da cesta básica caiu em 10 capitais, diz Dieese

Tânia Rêgo / Agência Brasil 
Agência Brasil

Em junho, o custo da cesta básica caiu em dez das 17 capitais analisadas pela Pesquisa Nacional da Cesta Básica, divulgada hoje (04) pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Nas demais capitais analisadas pelo Dieese, o custo da cesta subiu.

Segundo o Dieese, as quedas mais expressivas ocorreram em Brasília (6,65%), Aracaju (6,14%) e Recife (5,18%). As maiores altas foram registradas em Florianópolis (1,44%), Rio de Janeiro (1,16%), Belo Horizonte (1,05%) e Campo Grande (1,03%). De janeiro a junho deste ano, todas as capitais analisadas acumularam aumentos, com destaque para Vitória (20,20%). A menor taxa foi registrada em Campo Grande (1,29%).

A cesta mais cara do país é a de São Paulo, onde o conjunto de alimentos essenciais custava, em média, R$ 501,68, seguida pelo Rio de Janeiro (R$ 498,67) e por Porto Alegre (R$ 498,41). As cestas mais baratas foram observados em Aracaju (R$ 383,09) e Salvador (R$ 384,76).

Salário mínimo
Com base na cesta mais cara do país, que foi observada em São Paulo, o valor do salário mínimo em junho, necessário para suprir as despesas de um trabalhador e da família com alimentação, moradia, saúde, educação, vestuário, higiene, transporte, lazer e previdência, seria de R$ 4.214, 62, ou 4,22 vezes o mínimo de R$ 998,00.

Produção de veículos tem alta de 2,8% no primeiro semestre

Marcelo Camargo / Agência Brasil 
Agência Brasil 

A produção de veículos teve um aumento de 2,8% no primeiro semestre do ano em relação ao mesmo período de 2018.

Segundo balanço divulgado hoje (4), em São Paulo, pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), de janeiro a junho foram fabricadas 1,47 milhão de unidades, enquanto nos primeiros seis meses de 2018 a produção ficou em 1,43 milhão de veículos.

Em junho, no entanto, foi registrada uma retração de -9% em junho em comparação com o mesmo mês do ano passado. Foram produzidos 233,1 mil veículos, contra 256,3 mil em junho de 2018. Em relação a maio deste ano, a queda ficou em -15,5%.

Vendas

As vendas tiveram alta de 12,1% no semestre, com a comercialização de 1,31 milhão de unidades. Em junho, foram vendidos 223,2 mil veículos, um crescimento de 10,5% em relação ao resultado do mesmo mês de 2018. Na comparação com maio, quando foram vendidas 245,4 mil unidades, a comercialização registra uma queda e -9,1%.

A produção de caminhões cresceu 11,8% no primeiro semestre do ano em relação ao período de janeiro a junho de 2018, com a fabricação de 55,4 mil unidades. Em junho, a produção ficou em 10 mil caminhões, uma alta de 16,2% em relação ao mesmo mês do ano passado. As vendas tiveram um aumento de 46,1% nos primeiros seis meses do ano, com o licenciamento de 46,8 mil caminhões.

Exportações

As exportações anotaram queda de -41,5% de janeiro a junho em comparação com o primeiro semestre de 2018. Foram vendidos para o exterior 221,9 mil veículos no período, contra 379 mil no ano passado. Em junho, a retração nas exportações ficou em -37,9%, com a comercialização de 40,3 mil unidades.

Emprego

A indústria fechou 800 postos de trabalho entre maio e junho, empregando atualmente 129,2 mil pessoas.

Em junho de 2018, trabalhavam no setor 132,8 mil pessoas.

Com inclusão de outros dois clubes, Amador de Belo Oriente começa em agosto e terá novo formato de disputa

Reunião desta quarta-feira
O QUE HAVIA SIDO DEFINIDO ANTERIORMENTE E FICOU MANTIDO

Foi aprovado em votação 25 jogadores por clube. Sobre jogadores de fora do município, cada clube poderá inscrever 5 jogadores, dentre os 25 atletas conforme o acordo entre os clubes.

Dos 5 atletas de fora, apenas 3 poderá assinar súmula em determinada partida. Outra questão levantada no Arbitral Final foi sobre reversão de atletas.

O jogador que assinasse com um determinado clube ficar impossibilitado de se transferir para outro conforme antes ocorria (modelo da temporada passada). Foi aprovada a questão por 7 votos a 1. Com relação a taxa de inscrição de atletas, ficou acordado entre os clubes e a Liga de Desportos de Belo Oriente, o valor de R$ 5,00.

Entre outros pontos colocados, caso chegue dois times da mesma praça na grande final, a decisão será em jogo único (exemplo: dois times da Sede Belo Oriente ou dois times de Cachoeira Escura...). Será final em jogo único caso isso ocorra. Se chegar na decisão duas equipes de praças distintas (exemplo: Belo Oriente e Braúnas; Bom Jesus do Bagre e Cachoeira Escura...) a final será em duas partidas.

NÚMERO DE CLUBES E COMO ESTAVA PREVISTO OS JOGOS E FORMATO

O Campeonato Amador de Belo Oriente tem como atual campeão (2017) o Milan, de São Sebastião de Braúnas. O clube está mais uma vez confirmado na competição. Seriam 8 equipes participantes nesta temporada 2019: Oriente (Belo Oriente/Sede), Santa Tereza (Belo Oriente/Sede), JUNAF (Bom Jesus do Bagre), Cachoeiro (Cachoeira Escura), Talismã (Cachoeira Escura), Unidos (Cachoeira Escura), Vila Bráz (Comunidade da Vila Bráz/Belo Oriente) e Milan (São Sebastião de Braúnas).

Entre as novidades, a volta do Santa Tereza, do Bairro Santa Terezinha, que foi campeão do município em 2008, além da participação inédita do Vila Bráz, que é da comunidade de mesmo nome. Dois clubes campeões e de muita tradição até então estavam de fora do Certame, sendo um deles, o maior campeão da história do Campeonato Amador Belo-orientino, o Braúnas, que já levantou a taça em três oportunidades. Outra equipe que até então estava de fora é o Fundão, de Córrego Fundo, campeão na temporada 2013. Logo na primeira rodada da competição, um clássico estava programado em Cachoeira Escura, entre Cachoeiro e Talismã. Em outro duelo super tradicional, o Oriente iria encarar o JUNAF, na Sede, no Estádio Menezão, em Belo Oriente.

O Milan enfrentaria o Vila Bráz, em duelo programado para São Sebastião de Braúnas. Já o Santa Tereza receberia em casa a equipe do Unidos. Haveria uma rodada dupla no Estádio Menezão.

Na primeira fase seriam 7 rodadas, com os 8 clubes jogando entre si, sendo apenas turno (ida). Ao final da primeira fase, os quatro melhores colocados garantiriam a classificação para a fase semifinal.

O QUE MUDOU


Nota oficial da Liga de Desportos

Conforme informações da Liga de Desportos de Belo Oriente, por meio de uma nota oficial, ficou em questão a participação (inclusão) de outros dois clubes no campeonato, sendo convocada uma reunião na noite desta quarta-feira para se chegar as definições a respeito. Antes, eram 8 clubes confirmados e com a inclusão de Braúnas e Fundão, chegou a 10 times. Nisso houve uma mudança com relação ao formato de disputa da competição, sendo sorteados novamente os confrontos. Antes, todos jogavam entre si, desta vez, os 10 times foram divididos em duas chaves (A e B) compostas de 5 em cada. Um time folga por rodada. Na Chave-A: Talismã (Cachoeira Escura), Oriente (Sede), Braúnas (São Sebastião de Braúnas), Vila Bráz (Vila Bráz) e Unidos (Cachoeira Escura). Na Chave-B: Milan (São Sebastião de Braúnas), JUNAF (Bom Jesus do Bagre), Fundão (Córrego Fundo), Cachoeiro (Cachoeira Escura) e Santa Tereza (Sede).

FORMATO

Os times jogam entre si em suas respectivas chaves (turno apenas), classificando dois de cada para a fase semifinal.

NOVA TABELA 

Tabela
Tabela

quarta-feira, 3 de julho de 2019

Peru passeia contra o Chile e enfrenta Brasil na final da Copa América

Reprodução / Twitter
Brasil e Peru na final da Copa América 2019. Domingo no estádio do Maracanã os time se encontram. Tite x Ricardo Gareca (duelo dos técnicos).

O Brasil despachou a Argentina na terça e o Peru eliminou o Chile nesta quarta-feira.

Um passeio do time peruano sobre os chilenos na Arena do Grêmio. Placar de 3 a 0.

Raniel viaja para São Paulo e deve ser anunciado como novo reforço do Tricolor do Morumbi

Foto: Vinnicius Silva / Cruzeiro
Após reunião de representante de Raniel, atacante não comparece para treinar no Cruzeiro e está bem próximo de ser oficializado pelo São Paulo. Jogador já está na capital paulista para fazer exames e ser anunciado como novo reforço do Tricolor do Morumbi.

Para liberar Raniel ao São Paulo, clube deve receber uma quantia de €3,15 milhões por 50% dos direitos econômicos do jogador. Manteria ainda um percentual em uma futura venda. Cruzeiro não comenta valores, segundo informações do repórter Samuel Venâncio, da Rádio Itatiaia.

Sub-17 do Galo tem novo técnico

Divulgação / Atlético
A equipe sub-17 do Atlético tem novo técnico. Trata-se de Lucas Batista.

Ele já esteve trabalhando nas categorias de base do América e também já esteve no Cruzeiro.

Lucas Batista chega para ocupar a vaga de Leandro Zago que deixou a equipe sub-17 para assumir a equipe sub-20 do time alvinegro.

Hernanes projeta volta com foco total para embalar no Brasileirão

Foto: Rubens Chiri / Divulgação / SPFC
O meia Hernanes projeta uma volta bem positiva do São Paulo na retomada do Brasileirão. O jogador projeta inclusive estar dentro do padrão exigido pelo técnico Cuca.

Hernanes comemorou a oportunidade de parada para a realização da Copa América para melhorar sua condição físisca no CT de Cotia.

“Precisava de um tempo realmente para poder recuperar o músculo, e agora nesse tempo que estamos trabalhando para preparar o músculo os treinamentos estão sendo bem intensos, bem legais. Estou bem contente, bem feliz, porque era o que eu precisava para me colocar em forma em todos os sentidos. Todo mundo está com um espírito muito bom, trabalhando forte”, disse Hernanes em entrevista à São Paulo FC TV.

Câmara dos Deputados lança plano para trabalhadoras gestantes

Foto: Ana Nascimento / MDS / Portal Brasil
Agência Brasil 

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados lançou hoje (3) o Plano de Proteção à Gestante e Lactante Trabalhadora. Um dos objetivos do projeto, que ganhará uma cartilha, é subsidiar parlamentares quanto à questão, para que possam elaborar leis que estejam em consonância com a defesa dos direitos das mulheres.

O procurador do trabalho Leonardo Osório Mendonça explicou que, para que fossem definidas as cerca de 20 metas do plano, diversas entidades que atuam com direitos trabalhistas e das mulheres foram consultadas ao longo de três audiências públicas. Na avaliação do procurador, a tendência é de que os benefícios trazidos pelo plano atinjam as famílias como um todo, pelo fato de o projeto se relacionar com a proteção à primeira infância.

Ele disse ainda que, além de instrumentalizar o Poder Legislativo, o plano tem a função de mobilizar a sociedade no combate ao machismo. "Esse plano tem vários alcances. Um deles é combater o machismo estrutural que existe na sociedade. Nós temos uma licença paternidade muito inferior a licença maternidade, porque, desde o início, já é colocado que a responsabilidade pelos cuidados do filho é da esposa. Homem toma conta do filho junto com a mulher, em parceria com a mulher", ponderou Mendonça, que chefia a Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho, do Ministério Público do Trabalho.

Outra proposta do plano é ampliar a divulgação dos direitos das lactantes e gestantes. Fazer a informação chegar a todas as trabalhadoras é uma das ações que mais importam, já que, como sublinhou a procuradora do trabalho Silvana da Silva, na prática, ainda há, muitas vezes, o descumprimento da lei. "A CLT [Consolidação das Leis do Trabalho] já prevê dispositivos quanto a espaços de aleitamento, mas isso ainda está pouco implantado. E a gente pretende que essas medidas sejam cada vez mais priorizadas, porque a mulher está vulnerável."

Maila Schilling esteve na audiência e, como representante da coordenação-geral de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde, apresentou alguns números da pasta. De acordo com balanço do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), atualizado nessa segunda-feira (1º), foram registrados, desde o início do ano, 38.888 casos de acidentes de trabalhos em geral. Desse total, 96 envolveram gestantes.

O levantamento traz também um dado sobre gestantes que são submetidas a atividades causadoras de lesões por esforços repetitivos (LER) e distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (Dort). Ao todo, de 2007 a 2019, 502 casos desse tipo foram oficialmente comunicados, constando do Sinan. Adicionados à parcela classificada como acidente de trabalho, o total de casos acometendo gestantes, no período, é de 2.736.

Os índices são considerados, por Maila, menores do que os reais. Em sua fala, a representante do Ministério da Saúde destacou que acredita que isso se deve a uma subnotificação das ocorrências.

Facebook, Whatsapp e Instagram têm problemas de carregamento

Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil
Agência Brasil 

Usuários das redes sociais Facebook, Whatsapp e Instagram relataram dificuldades na operação das plataformas hoje (3). As três redes pertencem à companhia Facebook, com sede nos Estados Unidos. No Brasil, a rede social de mesmo nome e o Whatsapp são acessados, cada um, por mais de 130 milhões de pessoas. A instabilidade foi sentida em diferentes regiões do mundo.

Entre os problemas informados estavam a não disponibilização de imagens no Facebook. Também no Whatsapp, usuários disseram não conseguir carregar imagens ou enviar e ouvir áudios.

Mensagens nas próprias redes e em outras, como no Twitter, repercutiram o problema. A hashtag #facebookdown estava entre as principais nos trending topics do Twitter, ao longo da manhã. Memes com o fundador e CEO da companhia, Mark Zuckerberg, ganharam a web.

Por meio de sua conta no Twitter, o Facebook afirmou que “está ciente que algumas pessoas estão tendo problemas para subir ou carregar imagens, vídeos e outros arquivos nos nossos apps”. E completou, se desculpando: “Pedimos desculpas pelo problema e estamos trabalhando para trazer as coisas ao normal novamente o mais rapidamente possível.”

Rio regulamenta, em caráter experimental, uso de patinetes

Foto: Tomaz Silva / Agência Brasil 
Agência Brasil

Foi publicado hoje (3), no Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro, o Decreto 46.181, que “disciplina a utilização da infraestrutura de mobilidade urbana no Município, por meio da exploração econômica do compartilhamento de patinetes elétricas”. O texto deixa claro que a regulamentação é “em caráter experimental”.

Os usuários dos equipamentos compartilhados só poderão circular em vias destinadas ao tráfego de veículos se a velocidade máxima for até 40 quilômetros por hora (km/h). Nesse caso, a velocidade da patinete não pode ultrapassar 20 km/h. Não é permitido circular com as patinetes pelas calçadas nem nas vias exclusivas do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

Está permitido utilizar as ciclovias e ciclofaixas, também com velocidade de até 20 km/h. Nas faixas compartilhadas, em vias fechadas para lazer, parques urbanos e praças públicas, a velocidade permitida será de até 6 km/h. Para usuários iniciantes, considerados assim até a nona viagem realizada, as empresas deverão limitar a velocidade do equipamento a 12 km/h.

O uso de capacete é recomendado, e não obrigatório. Só poderão usar as patinetes quem tiver mais de 18 anos e ficou proibido o transporte de animais, passageiros e cargas.

Para estacionar, o usuário poderá utilizar calçadas com largura de pelo menos 2,5 metros, sem obstruir a passagem para pedestres e somente utilizando a faixa junto ao meio-fio. Além de locais com suportes específicos disponibilizados pelas operadoras do serviço.

Obrigações

As empresas interessadas em operar o serviço terão que fazer o cadastramento prévio junto à prefeitura e informar a quantidade de patinetes que será disponibilizada no sistema e os locais para disponibilização.

As patinetes elétricas são consideradas equipamentos de mobilidade individual autopropelidos e devem ter indicador de velocidade, campainha, sinalização noturna, dianteira, traseira e lateral, além de numeração para melhor identificação por parte do usuário e da fiscalização.

Segundo o decreto, “as reparações por eventuais danos ao município, aos usuários ou a terceiros, salvo em caso de culpa exclusiva destes, serão suportadas pela empresa operadora do sistema”. Os usuários deverão ser informados sobre o valor e sobre as coberturas do seguro e sobre a responsabilidade civil.

A prefeitura vai recolher mensalmente 1,5% da receita bruta das empresas, além de um valor fixo de R$ 30 por patinete a título de exploração de receita publicitária.

A fiscalização será feita pela Secretaria Municipal de Transportes, Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-RIO) e pela Guarda Municipal. A multa para as empresas que descumprirem as regras varia de R$ 100 a R$ 20 mil.

Grupo de trabalho

A prefeitura também criou um grupo de trabalho para avaliar os impactos do uso das patinetes elétricas nas vias urbanas; analisar alternativas para mitigação de impactos negativos; aperfeiçoar o decreto, se necessário, e definir parâmetros para campanhas educativas sobre a regulamentação e estacionamento das patinetes elétricas. Participarão representantes de órgãos públicos, com a possibilidade das empresas operadoras também terem representação.

A primeira regulamentação sobre o tema foi feita em dezembro do ano passado, com o Decreto 45.550, que serviu como piloto para a nova legislação. Os projetos de lei aprovados pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) ainda aguardam sanção ou veto do governador Wilson Witzel. Há polêmica sobre os textos aprovados e sobre a competência de legislar sobre a questão da mobilidade urbana pelo legislativo estadual.

Posição da empresa

A empresa Grow, que opera as marcas Grin e Yellow, patinetes atualmente disponíveis na cidade, considera que o decreto aprovado pela prefeitura “ajuda a promover a segurança e estimula a educação dos usuários ao recomendar o uso de capacetes e limitar a velocidade dos equipamentos nas primeiras corridas”.

A empresa, em nota, ressalta que segurança “é uma preocupação fundamental” e diz que promove ações educativas nas ruas e por meio dos aplicativos, “para conscientizar os usuários sobre a importância da segurança viária, independentemente do modal utilizado”.

A nota diz também que o decreto “facilita a inserção de um modal acessível, não poluente e popular no Rio ao permitir publicidade nos equipamentos e reserva de espaço público para estacionamento, além de estabelecer o pagamento de percentual da receita em contrapartida ao uso do espaço viário”.

Atacante deixa o Vasco e reforça o Paraná

Divulgação / Paraná Clube
Caio Monteiro reforça o Paraná Clube. Mais um jogador que chega ao clube do Sul do país. O Paraná que já havia anunciado ainda a chegada de Léo Príncipe.

O atacante Caio tem 22 anos e não seria aproveitado no Vasco da Gama pelo técnico Vanderlei Luxemburgo.

"Estou muito feliz com essa oportunidade. Fui bem recebido por todos e, agora, é treinar para buscar meu espaço. Fiz toda a minha base no Vasco. Agora, é trabalhar por uma grande campanha nesta Série B e ajudar o Paraná nesta briga pelo acesso" disse Caio ao site oficial do Paraná Clube.

Recuperado de lesão, Willian diz estar 100% para voltar a jogar pelo Palmeiras

Foto: Cesar Greco / Ag Palmeiras / Divulgação
O atacante Willian declarou que está 100% para retornar ao time do Palmeiras. O jogador se lesionou de forma gravíssima no lance do gol que garantiu o título da equipe no Campeonato Brasileiro de 2018. Recuperado, ele não ver a hora de voltar e reencontrar os torcedores.

"Muita alegria, quero enfatizar isso. A minha gratidão a Deus e a todos que participaram da minha volta e da minha recuperação. É como um menino feliz de volta, brinco que pareço uma criança correndo atrás do doce (risos). Estou muito feliz, foi um período de aprendizado. Foi um tempo curto que sofri, consegui assimilar isso muito rápido com o apoio de todos do clube", declarou Willian.

Corinthians empresta zagueiro ao Paraná Clube

Divulgação
O Corinthians anunciou que irá emprestar novamente o lateral-direito Léo Príncipe.

O jogador não vai ser aproveitado na equipe paulista.

Léo Príncipe será emprestado para a equipe do Paraná Clube que está disputando o Campeonato Brasileiro da Série B.

Ele que já esteve no Guarani.

Braúnas encara a Desportiva no sábado na Arena

Divulgação / Desportiva 
No próximo sábado tem um belo em amistoso pelos veteranos. A bola vai rolar na Arena do Braúnas, às 15h30, em Belo Oriente. Frente a frente estarão as equipes de Braúnas e Desportiva, de Ipatinga.

Será mais um compromisso das equipes na temporada. O Braúnas no último final de semana fez um grande jogo contra a equipe do Naque, quando empataram por 3 a 3 no clássico intermunicipal. 

Ele está de volta: Gil acerta seu retorno ao Corinthians

Divulgação
O zagueiro Gil assinou contrato com o Corinthians. Ele volta ao clube após passagem pelo futebol chinês, onde vinha defendendo a camisa do Shandong Luneng.

O atleta retorna ao Corinthians como um verdadeiro ídolo da torcida alvinegra e fecha por três temporadas.

Gil chega ao Parque na próxima segunda-feira para ser apresentado. O Jogador que já se encontra em solo brasileiro.

Palmeiras empresta zagueiro ao Bahia

Divulgação / Palmeiras 
O Palmeiras emprestou o zagueiro Juninho até o fim da temporada.

Ele vai defender a camisa do Bahia segundo informações do Globo Esporte.

Velho conhecido da torcida está de volta ao Juventude

Divulgação / Juventude
Depois de rodar por alguns clubes como Goiás, Grêmio, Botafogo, Vitória, Bahia, Guangzhou Evergrande, da China, e Kashima Antlers, do Japão, entre outros, um velho conhecido da torcida está de volta ao Juventude.

O meia Renato Cajá, aos 34 anos, está de volta a equipe gaúcha.

EUA vencem Inglaterra por 2 a 1 e seguem para final da Copa feminina

Foto: U.S. Soccer / Divulgação
Agência Brasil

Em um jogo muito movimentado, os Estados Unidos venceram a Inglaterra por 2 a 1 e se classificaram para a final da Copa do Mundo de Futebol Feminino. Com a vitória obtida no estádio de Lyon, as norte-americanas têm agora a chance de defender o seu título mundial e de alcançar seu quarto caneco na competição.

As norte-americanas já foram campeães em 1991, em 1999 e em 2015, além de alcançarem um vice-campeonato em 2011.

EUA começam melhor
Para surpresa da torcida americana, a técnica Jill Ellis optou por escalar a atacante Press no lugar de Rapinoe na equipe titular.

A primeira chance clara de gol saiu aos 3 minutos. Lavelle toca entre as pernas da zagueira Bright e chuta com força para defesa de Telford. Boa oportunidade dos Estados Unidos.

Aos 10 minutos, as americanas chegaram novamente e a jogada acabou em gol. Heath lança na ponta direita, Lavelle faz o corta-luz e a lateral O’Hara recebe livre para cruzar na medida para Press, que cabeceia para o fundo do gol adversário. 1 a 0 para os EUA, com gol da substituta de Rapinoe.

Mas a Inglaterra não desanimou com a desvantagem no placar e conseguiu empatar ainda na etapa inicial. Aos 19 minutos Mead recebe passe longo na ponta esquerda e cruza para White, que toca de primeira para vencer a goleira Naeher.

Aos 24 minutos, as norte-americanas tiveram uma boa chance com Lavelle, que chuta forte de primeira da grande área para excelente defesa de Telford.

Aos 31 minutos, porém, não teve jeito: os EUA conseguiram marcar. A zagueira Dahlkemper faz lançamento em direção à ponta direita, Press mata no peito e toca para Horan, que lança em profundidade para Morgan, que infiltra e finaliza de cabeça para vencer Telford.

Dois minutos depois as inglesas tiveram outra oportunidade clara, com um belo chute de fora da área de Walsh, mas a goleira Naeher se estica toda para defender. Um ótimo primeiro tempo das duas equipes.

2º tempo agitado
O segundo tempo começa com uma dinâmica diferente, com as duas equipes lutando muito pela posse de bola e cometendo inúmeras faltas.

Enquanto a Inglaterra buscava, de todas as formas, espaços para criar chances de gol, os EUA guardavam a defesa esperando uma oportunidade clara de contra-atacar.

E aos 14 minutos as americanas têm uma boa oportunidade de marcar, quando a goleira Telford erra em toque para Bright. Press rouba a bola e chuta com perigo, mas para fora.

Aos 21 minutos a Inglaterra consegue colocar a bola no fundo da rede do gol americano. Walsh lança para Scott, que escora para White, que sai na cara do gol para tocar na saída da goleira Naeher. Mas a juíza brasileira Edina Alves anula o gol, com auxílio do VAR (árbitro de vídeo), ao marcar impedimento.

Aos 32 minutos, o time inglês tem uma nova oportunidade clara. Stokes recebe na ponta esquerda e cruza para o meio da área, onde White, muito pressionada pela zaga adversária, não consegue finalizar. O VAR indica a possibilidade de um possível pênalti de Sauerbrunn na atacante inglesa. Após consulta ao monitor, a infração é confirmada. Houghton vai para a cobrança, mas a goleira Naeher pula bem e defende.

E o que parecia complicado fica ainda mais difícil após a expulsão da zagueira Bright por acúmulo de cartões amarelos.

Assim, no final as americanas conseguem segurar a vantagem e a classificação. Agora a seleção dos EUA aguarda o vencedor da partida entre Suécia e Holanda para saber quem será seu adversário na final da competição, no próximo domingo (7), em Lyon.

Ficha técnica:

Terça, 2 de julho de 2019

INGLATERRA 1 X 2 ESTADOS UNIDOS

Competição: Mundial Feminino (semifinal)

Local: Lyon, França.

Juíza: Edina Alves Batista (Brasil)

Inglaterra: Telford; Bronze, Houghton, Bright e Stokes; Scott, Walsh (Moore), Mead (Kirby) e Daly (Stanway); White e Parris. T: Phil Neville.

Estados Unidos: Naeher; O’Hara (Krieger), Dahlkemper, Sauerbrunn e Dunn; Lavelle (Mewis), Horan e Ertz; Heath (Lloyd), Morgan e Press. T: Jill Ellis.

Gols: No 1º tempo: Press (10), White (19) e Morgan (31).

Chile e Peru decidem hoje quem pega o Brasil na final da Copa América

Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil 
Agência Brasil 

As seleções do Chile e Peru decidem hoje (3) quem enfrentará o Brasil no próximo domingo (7), às 17h, no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, no jogo final da Copa América 2019. Chilenos e peruanos já estão em Porto Alegre e acompanharam pela televisão a vitória do Brasil sobre a Argentina por 2 a 0, jogo realizado na noite dessa terça-feira (2), no Mineirão, em Belo Horizonte.

O Chile busca uma vitória contra os peruanos para tentar o tricampeonato da competição, pois venceram em 2015 e 2016. A seleção peruana é a surpresa da rodada semifinal. A equipe comandada pelo técnico Ricardo Gareca eliminou o Uruguai na decisão por pênaltis. Ontem, os peruanos fizeram trabalhos físicos e táticos no complexo do Sesc na capital gaúcha. Durante entrevista, o lateral Yoshimar Yotún falou sobre a situação atual do gramado da Arena do Grêmio, que tem sido motivo de reclamações de jogadores de outras seleções, como do Brasil e da Argentina. Ele admitiu que o campo está com a grama muito irregular, mas que essas condições atingem as duas equipes.

O técnico Ricardo Gareca, ao ser indagado sobre a qualidade do ataque do Chile, disse que jogadores como Alex Sanches e Vargas são difíceis de marcar. Por isso, é importante que a defesa peruana mantenha um alto nível de concentração quanto a movimentação do ataque chileno.

Chile e Peru jogam a partir das 21h30, na Arena do Grêmio. Os peruanos deverão entrar em campo sem o zagueiro Alexander Callens, que se machucou durante os treinos.

Para o treinador Gareca, a ausência de Callens não mudará a forma como a equipe enfrentará os chilenos. Segundo ele, o importante é o time evoluir a cada jogo. “Temos que jogar sempre uma partida melhor do que a outra”, disse.

Por outro lado, os chilenos prometem apresentar o seu melhor futebol para vencer os peruanos e, assim, tentar contra o Brasil a conquista do seu terceiro título continental.

“Queremos ficar na história como tricampeões, é o nosso principal sonho. Por isso, diante do Peru, queremos fazer a nossa melhor partida da Copa América”, disse o meio campista Vidal, um dos líderes da equipe ao lado do atacante Alex Sanches.

O treinador Reinaldo Rueda deverá escalar a seleção chilena com os seguintes jogadores: Arias, no gol; Isla, Medel, Maripán e Beausejour, na defesa; Pulgar, Vidal, Aránguiz e Fuenzalida, no meio de campo; e no ataque Sánchez e Vargas.

Gareca pretende colocar em campo a equipe peruana com: Gallese, no gol; Advincula, Zambrano, Abram e Trauco, na defesa; Tapia, Yotún, Carrillo, Cueva e Florez, no meio de campo; e o atacante Guerrero.

Enem terá aplicação digital em 2020 em fase piloto

Foto: Valter Campanato / Agência Brasil
Agência Brasil 

O Ministério da Educação anunciou hoje (3), em Brasília, que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vai se tornar digital. A proposta é de uma implementação progressiva. Em 2020, a versão digital será aplicada em fase piloto.

A previsão do governo é abandonar as versões impressas em 2026. Nada irá mudar para os participantes inscritos em 2019.

As primeiras aplicações digitais serão opcionais. O estudante vai escolher o modelo no momento da inscrição.

Segundo o MEC, no primeiro ano de teste, o modelo digital será aplicado para 50 mil pessoas em 15 capitais do país. A expectativa é que a versão digital abra outras possibilidades como a de realização do exame em várias datas ao longo do ano, por agendamento.

Em 2020, portanto, o Enem terá três aplicações: a digital, a regular e a reaplicação. Este último caso é voltado para candidatos prejudicados por algum problema logístico ou de infraestrutura durante a realização da prova digital. Eles terão direito à reaplicação, que ocorrerá em papel.

Para o governo, o Enem Digital vai permitir a utilização de novos tipos de questões com vídeos, infográficos e até a lógica dos games. Também será possível aplicar o Enem em mais municípios.

“Até 2026, a prova vai ser muito parecida com o que é hoje, mas toda ela vai ser feita no computador, como foram as transformações lá fora. Até 2026, todo mundo vai fazer a prova pelo computador, e vai poder fazer isso em várias datas ao longo do ano”, disse hoje (3) o ministro da Educação, Abraham Weintraub.

Segundo ele, o estudante que ficar de fora de um exame poderá fazer a outra aplicação.

Não haverá distinção de valor entre a aplicação digital e em papel, de acordo com a pasta.

Enem 2020

O Enem 2020 já tem data. De acordo com o MEC, o exame será aplicado em dois domingos, nos dias 11 e 18 de outubro no formato digital. O Enem regular, em papel, será aplicado, aos demais estudantes nos dias 1º e 8 de novembro.

Como se trata de projeto-piloto, os estudantes que tiverem algum problema com a prova digital terão direito a refazer o exame na reaplicação, que atualmente é destinada a estudantes que foram prejudicados por questões como falta de energia elétrica, chuvas e outras intercorrências.

O exame será aplicado na versão digital no ano que vem em Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).

Edição do Enem 2019

Em 2019, mais de 10,2 milhões de provas serão impressas para o Enem.

Os custos da aplicação superam R$ 500 milhões para os mais de 5 milhões de participantes confirmados na edição.