terça-feira, 5 de setembro de 2023

Chaveamento do Mundial de Clubes definido pela Fifa

Fifa/Divulgação

A Fifa realizou nesta terça-feira, 5, o sorteio do chaveamento do Mundial de Clubes de 2023, marcado para acontecer entre os dias 12 e 22 de dezembro, na Arábia Saudita. Em evento feito na cidade de Jidá, que será sede do torneio, ficou definido que o representante da América do Sul poderá enfrentar uma pedreira. 

O campeonato começa com a partida do Al-Ittihad, campeão do país-sede e que conta com Karim Benzema, diante do Auckland City (Nova Zelândia). O ganhador terá pela frente o africano Al Ahly (Egito), nas quartas de final. 

Na fase seguinte, quem passar medirá forças com o campeão da Libertadores da América – Palmeiras, Boca Juniors, Fluminense e Internacional estão vivos na luta pela taça. Do outro lado da chave do Mundial, o Manchester City aguarda o vencedor de León (México) x Urawa Reds Diamonds (Japão).

Assim como nos anos anteriores, os campeões da Champions League e da Conmebol Libertadores entrarão na semifinal

Ao todo, seis equipes estão definidas. Falta apenas conhecer o representante sul-americano, que será o campeão da Libertadores. Boca Juniors, Fluminense, Internacional e Palmeiras estão na disputa pelo torneio da Conmebol.

O jogo inaugural do Mundial é conhecido: Al-Ittihad x Auckland City.

Participantes 

Ásia: Urawa Red Diamonds (Japão), campeão da Champions League da AFC

África: Al Ahly (Egito), campeão da Champions League da CAF

Europa: Manchester City (Inglaterra), campeão da Champions League da Uefa

América do Sul: Boca Juniors, Fluminense, Internacional ou Palmeiras, semifinalistas da Conmebol Libertadores, lutam pela taça para saber quem será o representante do continente

América do Norte, Central e Caribe: León (México), campeão da Concachampions

Oceania: Auckland City (Nova Zelândia), campeão da Champions League da OFC (Oceania)

País-sede: Al-Ittihad, campeão da Liga Saudita

O formato atual não está garantido para 2024, apesar de a Fifa querer manter a competição anual. A intenção da entidade é promover uma pequena mudança, com a exclusão do time do país-sede, e promover uma decisão contra o campeão da Champions League em um local neutro.

O novo Mundial de Clubes, com 32 times, ocorrerá a partir de 2025 e será realizado de quatro em quatro anos. A primeira edição será realizada nos Estados Unidos. Para essa competição, Flamengo e Palmeiras estão garantidos.

Via Jovem Pan e GE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.