sábado, 13 de julho de 2019

Resultados da rodada pela Associação Master Vale do Aço 35

📷 Reprodução / Internet
Olimpico 1 x 1 Napoli (Fabriciano)
Campo Silvio Pereira 2

Juventus 2 x 1 Oriente
Em Timóteo

Real Master x Itamarati
Cancelado

Milionários 2 x 1 Ipanema B
Ferreirão

Usipa A 3 x 3 Fusão
Na Usipa

Ana Moura 2 x 6 Caratinguense
Campo do Ana Moura

Vale do Aço 0 x 4 Iguaçu Master
La Barranqueira - Frederico Ozanan

Napoli de Periquito 4 x 1 AAPP
Em Periquito

Valério 1 x 0 Floresta
Itabira

Bugre 1 x 1 Vila Celeste A

Milionários 2 x 1 Vila Ipanema B
Estádio Ferreirao

Galácticos 2 x 1 Ilusão
Campo Avante

Industrial Master 5 x 3 Penharol
Industrial - Bom Retiro

Botafogo 4 x 2 Holanda
Em Inhapim

Amistoso: Milionários 2 x 1 Vila Ipanema B

📷 Divulgação

Amistoso: Juventus (Timóteo) 2 x 1 Oriente

📷 Divulgação

O jogo teve a arbitragem de Hélio Oliveira.

Partida realizada na tarde deste sábado.

O Oriente vencia o jogo e acabou sofrendo uma virada relâmpago.

Amistoso: Independente do Limoeiro 2 x 1 São Francisco

📷 Divulgação 


Goleada do Minas de São Pedro dos Ferros sobre o Juventus de Bom Jesus do Galho

📷 Divulgação
Amistoso

Jogo neste sábado

Minas 5 x 1 Juventus

Daniel (3x) e Didu (2x) para o Minas; Vaguinho descontou para o time de Bom Jesus do Galho.

Vitória do Madrileño sobre o Besiktas

📷 Divulgação
MADRILEÑO 3 X 1 BESIKTAS 

Estádio Menezão (Belo Oriente-MG) 

Amistoso

Jogo realizado na tarde deste sábado 

Gols do Madrileño marcados por Pitta, Foguete e Ro; Ney descontou para o time açucenense. 

Árbitro: Wesley Butica (Ipatinga)

Famílias voltam para casa após rompimento de barragem na Bahia

📷 Secom/Governo do Estado da BA
Agência Brasil 

As famílias desalojadas no município de Coronel João Sá (BA), atingido com a inundação do Rio do Peixe por causa do transbordamento e rompimento da barragem Quati, começam a retornar para suas residências. A informação é do secretário de Comunicação da prefeitura da cidade, Valdomiro da Conceição Jr.

Segundo ele, “o dia amanheceu com sol. Não tem mais alagamento e a água foi escoada. Estamos agora recolhendo os cacos”, disse, em referência à retirada da terra e do lixo espalhados com a inundação.

Conforme o secretário, há preocupação especial com a possibilidade de contaminações após a enxurrada e inundação. Para evitar o risco, ele pede que as famílias joguem fora os colchões encharcados nas casas alagadas.

De acordo com a prefeitura, 500 pessoas de Coronel João Sá ficaram desabrigadas e tiveram que ser acolhidas em três escolas públicas, e nas casas de parentes e amigos durante a inundação.

Na última sexta-feira, o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) reconheceu situação de emergência e calamidade pública na cidade e também em Pedro Alexandre, cidade rio acima - onde fica a barragem Quati.

Também ontem, o governador da Bahia Rui Costa visitou e sobrevoou a região, no nordeste do Estado, próxima à divisa com Sergipe, e observou que “o que está acontecendo é o colapso de muitos pequenos barramentos feitos em propriedades privadas, que vão rompendo e formam um efeito cascata e uma onda de água”. O governador disse que estão sendo monitorados “outros pequenos barramentos”.

O secretário Valdomiro da Conceição Jr confirmou a preocupação com a barragem Lagoa Grande, que também fica no município de Pedro Alexandre, e também recebeu maior volume de água por causa das chuvas fortes que caíram na região nos últimos dias.

Bolsonaro retira dente e tem que ficar três dias sem falar

📷 Marcelo Camargo / Agência Brasil 
Agência Brasil 

A assessoria de imprensa do Palácio do Planalto confirmou, na tarde desta última sexta-feira, que o presidente Jair Bolsonaro terá que ficar de repouso pelos próximos três dias e não poderá falar. Isso devido a extração de um dente.

O procedimento foi realizado no departamento médico do Planalto. Além de evitar se exercitar com a fala, o presidente ainda recebeu recomendações de que deve manter repouso e seguir dieta nas próximas 24 horas.

O próprio presidente tratou do assunto em seu perfil no Facebook e publicou um vídeo em que cumprimenta apoiadores na entrada do Palácio da Alvorada, após retirar o dente. “Após extrair um dente voltei mais cedo para o Alvorada. Bom fim de semana a todos”, postou.

América é goleado pelo Figueirense em pleno Independência

📷 Reprodução / Twitter / América-MG
📷 Reprodução / Superplacar 

Prefeito de Naque é baleado e não resiste aos ferimentos

📷 Hélio Pinto de Carvalho (detalhe)
Ele chegou a ser socorrido com vida após ser encaminhado para um hospital na cidade de Ipatinga

Conforme informações na manhã deste sábado (13), prefeito de Naque-MG, Hélio Pinto de Carvalho, também conhecido como Hélio da Fazendinha (PSDB), foi baleado. Ele não resistiu aos ferimentos e veio a óbito, de acordo com as informações da Polícia Militar.

O prefeito que esteve nesta última sexta-feira na cidade de Belo Oriente-MG, quando participou da solenidade de entrega de uma viatura para patrulhamento rural das cidades de Belo Oriente, Naque e Açucena. Ele teve inclusive a oportunidade de tomar a palavra na tribuna e fazer uma explanação.

Um vereador, conhecido como Marquinho do Depósito (PSDC), é suspeito de ter feito os disparos contra Hélio. A motivação do crime será apurada. A polícia segue em busca de localizar o suspeito.

sexta-feira, 12 de julho de 2019

Viatura entregue ao 3º Pelotão de Polícia Militar será para patrulhamento da zona de rural de Belo Oriente, Naque e Açucena

📷 Evento pela manhã em Belo Oriente-MG
Uma sexta-feira (12) de evento super especial na cidade de Belo Oriente-MG. Pela manhã, no 3º Pelotão de Polícia Militar, foi entregue uma viatura para patrulhamento da zona rural dos municípios de Belo Oriente, Naque e Açucena. O evento que aconteceu na rua Primeiro de Março, no Centro da Cidade, contou com a presença de várias autoridades.

O veículo foi adquirido devido o trabalho em conjunto entre Programa Pró-Município (apoiado pela Prefeitura Municipal de Belo Oriente), Polícia Militar e Tribunal de Justiça. Com cobertura total do FUTBLOG DO SORRISO, o evento realizado na manhã desta sexta contou com a presença dos prefeitos Hamilton Rômulo (Belo Oriente), Hélio Pinto (Naque) e Darcira de Souza (Açucena), além da juíza Larissa Teixeira da Costa (Comarca de Açucena), do representante do Ministério Público, Igor Peixoto Marques, e do subcomandante da corporação, major Ademir Dias Cardoso.

O comandante da Polícia Militar, Tenente Ronaldo Adriano Almeida Silva, também esteve presente na solenidade e conversou com a nossa reportagem. Ele enfatizou a importância do evento e o grande ganho para os municípios com a aquisição da viatura.

Veja a entrevista abaixo:



A diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Belo Oriente (ACE/CDL), bem como o presidente, Edison da Conceição "Edinho", estiveram presentes na solenidade de entrega do veículo ao 3º Pelotão. Representantes do CONSEP (Conselho Comunitário de Segurança Pública) e da Câmara Municipal também compareceram ao evento que teve a sua abertura com a participação da banda de música da Polícia Militar.

Dada a largada no futebol feminino do Oriente, em Belo Oriente-MG

📷 Oriente / Divulgação - Começaram os trabalhos da equipe feminina 
Foi dada a largada na modalidade futebol feminino pelo Oriente. O clube da cidade de Belo Oriente-MG já conta com trabalhos nas categorias de base e amador, agora passa a ter seu time de futebol feminino.
📷 Oriente / Divulgação - Trabalho realizado no
estádio Menezão, em Belo Oriente-MG 

As jogadoras que foram ao primeiro dia de treinamento no estádio Menezão fizeram um trabalho com base nos fundamentos do futebol.

O técnico Nêgo ressaltou a importância das atividades e avaliou de forma positiva o primeiro dia: " Melhor do que eu imaginava", destacou ele.

Além de Nêgo, Fernando, Léo e Keko também auxiliaram nas atividades desta quinta-feira. Keko fez um trabalho especial com as goleiras.

Polícia investiga músico de dupla sertaneja acusado de estupro de jovem de 19 anos em Contagem

📷 Reprodução / Redes Sociais 
Hoje em Dia 

A Delegacia de Atendimento à Mulher de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, instaurou um inquérito para apurar uma denúncia de estupro contra um músico de uma dupla sertaneja da cidade. Kleber Sena, de 25 anos, integra a dupla Kleber & Gustavo, que se apresenta em vários bares e casas noturnas da Grande BH. O estupro teria ocorrido na noite de domingo (7) e foi denunciado pela vítima, de 19 anos, na manhã da segunda-feira (8).

Conforme a assessoria de imprensa da Polícia Civil (PC), a jovem teria conhecido o suspeito durante uma de suas apresentações, em um estabelecimento na Pampulha. Lá o músico teria dito que iria tocar em outro lugar e convidou a vítima e sua amiga que a acompanhava para irem com eles até o estabelecimento. As amigas foram então com a dupla para um bar localizado na rua Professor Gil Diniz, no bairro Arcádia, em Contagem.

Após a outra apresentação da dupla, ainda na denúncia feita pela mulher, ela foi convidada por Kleber para ir até o carro dele, tendo se assentado no banco do passageiro. Foi então que ele trancou as portas do carro e, mesmo ela dizendo que gostaria de sair, ele continuou insistindo em transar com ela, sendo que a vítima inclusive chegou a falar que não queria fazer nada pois estava menstruada.

Apesar de todas as tentativas da vítima, o sertanejo teria tirado a calça, colocado camisinha e retirado o short dela, pulando para o banco onde ela estava e estuprando-a em seguida. Após o crime, ele teria repetido diversas vezes para a mulher a seguinte frase: "isso não é abuso". Após sair do carro, a jovem contou o ocorrido para a amiga, que tirou satisfação com o músico, mas, assim como dito para a vítima, ele continuou insistindo que não houve nenhum abuso.

As amigas foram para casa e, na manhã seguinte, procuraram a delegacia para denunciar o crime.

A investigação

Ainda de acordo com a PC, a delegacia já convidou a vítima para prestar seu depoimento formal e, também, já faz diligências para, entre outras coisas, recolher imagens de câmeras de segurança das proximidades da cena do crime que podem confirmar a dinâmica do estupro. O cantor só deverá ser ouvido pela corporação após essas outras fases serem cumpridas.

O Hoje em Dia entrou em contato com o empresário da dupla Kleber & Gustavo, que informou apenas que ainda não teve conhecimento da denúncia, já que nem mesmo a polícia os procurou. Diante disso, a reportagem foi informada de que o advogado dos sertanejos entrariam em contato, o que não aconteceu até o momento. A página no Facebook da dupla foi excluída.

Intoxicação por tomar remédio sem prescrição levou 2 mil mineiros ao hospital

📷 Lucas Prates / Hoje em Dia 
Hoje em Dia 

Tomar remédio sem orientação médica deixou mais de 2 mil mineiros intoxicados nos últimos cinco anos. Só em 2019, quase 200 pessoas deram entrada em unidades de saúde após passar mal por se automedicar. Reprovado por especialistas, o consumo por conta própria é favorecido pelas facilidades de compra dos fármacos. O abuso pode provocar desde uma simples dor de cabeça à morte da pessoa.

Atualmente, além de não procurar um médico para receber o tratamento adequado, muitos lançam mão de práticas ainda mais criticadas pelos profissionais da área de saúde. Alheios aos riscos, recorrem cada vez mais à internet.

Um estudo do Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade (ICTQ), de pesquisa e pós-graduação para o mercado farmacêutico, comprova o cenário. O último levantamento, de 2018, aponta que 44% dos mineiros se autodiagnosticaram a partir de buscas na web e, consequentemente, se automedicaram conforme os resultados encontrados.

Site de buscas

O vendedor Leonardo Henrique Gonçalves, de 23 anos, admite a prática. Nesta semana, ele esteve em uma drogaria no Prado, Oeste de BH, para comprar um comprimido para gripe. O jovem afirma que, em caso de dor de cabeça ou situações “fáceis” de serem tratadas, quase nunca procura um médico. “O ‘doutor’ Google mostra o que pode ser. Na internet é possível saber qual remédio tomar”.

O perigo não está restrito aos sites. Diretor da Sociedade Brasileira de Clínica Médica em Minas, Breno Figueiredo Gomes reforça que toda medicação exposta favorece o consumo, como já é percebido em farmácias. “Aumentando a compra, independentemente da indicação, aumenta-se o risco”, alerta o médico. De acordo com ele, todo remédio tem efeitos colaterais e perigos, se utilizado de maneira incorreta.

“Os anti-inflamatórios são os principais exemplos”, explica. Conforme o especialista, o uso indiscriminado pode provocar sangramentos, gastrite e insuficiência renal.

Os abusos atuais, que já lançam um alerta, poderiam ter ganho uma dose extra de preocupação. Nesta quinta-feira (11), senadores e deputados retiraram da Medida Provisória (MP) 881/19 um trecho que permitiria a venda de medicamentos sem receita nos supermercados de todo o país. Chamada de Liberdade Econômica, a MP foi analisada por uma comissão mista do Congresso Nacional, que barrou a facilitação de compra.

Prejudicial

A prática é capaz de causar danos irreversíveis. “Os índices de intoxicação medicamentosa são altos nas Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs), e muitos casos acabam em morte. Às vezes, são remédios simples, que a pessoa está acostumada a tomar, mas se ela vê que está demorando a fazer efeito, corre o risco de ingerir doses a mais”, explica a presidente do Conselho Regional de Farmácia (CRF) de Minas Gerais, Yula Merola.

Lista

Analgésicos, anti-inflamatórios, relaxantes musculares, antitérmicos, descongestionantes nasais, expectorantes, antiácidos e até antibióticos. Esses são os principais medicamentos consumidos por conta própria pela população, como mostra o estudo do Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade (ICTQ). Paracetamol, ibuprofeno, aspirina e diclofenaco fazem parte da lista de fórmulas mais vendidas.

Dentre as pessoas que fazem uso de substâncias sem acompanhamento médico, pelo menos uma vez por mês, as mulheres são a maioria, conforme outra pesquisa, do Conselho Federal de Farmácia (CFF), em todo o país.

Segundo o mesmo levantamento, dentre os entrevistados que seguem à risca as orientações do profissional de saúde estão os idosos e pessoas que cursaram até o ensino fundamental.

Opiniões

O empresário Erick Ribeiro Pimenta, de 22 anos, admite que, quando a dor de cabeça bate, não pensa em procurar um hospital. Mesma opinião tem a servidora pública Carolina Fonseca, de 39, que tem crises frequentes de enxaqueca.

“Já fui ao médico algumas vezes. Em cada consulta, um remédio diferente. Fiquei um pouco desacreditada. Hoje, quando sinto o mal-estar, já sei qual comprimido devo tomar. Sei que não é o mais adequado, mas tem dado certo”.

Termina hoje prazo para complementar inscrição no Fies

📷 Reprodução / Internet 
Agência Brasil 

Termina hoje (12) o prazo para que os candidatos pré-selecionados no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) complementem a inscrição no site do programa na internet.

Para garantir a vaga, o candidato deve prestar informações como nome do fiador, caso seja necessário, e o percentual de financiamento.

A relação com os pré-selecionados já está disponível no site do Fies desde a última terça-feira (9).

Caso o candidato perca o prazo, as vagas ficarão disponíveis na lista de espera para todos os candidatos não contemplados na primeira fase.

A lista serve para que esses estudantes tenham a oportunidade de preencher vagas que não forem ocupadas. Essa etapa ocorre de 15 de julho a 23 de agosto.

Para a segunda edição do ano, 46,6 mil vagas foram ofertadas em 1.756 instituições de ensino privadas de todo o país.

Com financiamento a juro zero, o Fies é voltado para estudantes com renda familiar mensal bruta por pessoa de até três salários mínimos.

Para concorrer ao financiamento, o candidato precisa ter feito qualquer uma das últimas dez edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ter alcançado média igual ou superior a 450 pontos nas questões e não ter zerado a redação.

P-Fies
O resultado para o Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies) foi divulgado no último dia 9.

Diferentemente do Fies, no P-Fies os juros são variáveis e as condições são definidas pela instituição de ensino e pelo banco.

Para participar, o estudante precisa ter renda familiar mensal bruta por pessoa de até cinco salários mínimos.

Os aprovados no P-Fies devem comparecer à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição com a qual fecharão o contrato para validar suas informações.

O P-Fies é por chamada única, sem lista de espera.

Ministério alerta para fraude via WhatsApp sobre 13º do Bolsa Família

📷 Reprodução / Internet
Agência Brasil 

Um novo golpe, veiculado por meio de mensagens no aplicativo WhatsApp, promete a liberação instantânea do décimo terceiro salário do Bolsa Família para beneficiários do programa, segundo informações divulgadas nesta quinta-feira (11) pelo Ministério da Cidadania.

De acordo com o alerta, a mensagem fraudulenta contém um link que redireciona o usuário para uma página onde são solicitados os dados pessoais, como nome completo, CPF e endereço. A mensagem exige ainda que a vítima compartilhe o link com todos os seus contatos para que o pagamento seja efetuado.

O Ministério da Cidadania informou que não solicita dados pessoais via WhatsApp ou o compartilhamento de links como condição para concessão de benefícios do Programa Bolsa Família. De acordo com a diretora do Departamento de Benefícios, Caroline Paranayba, para o recebimento do repasse não é necessário fornecer qualquer informação adicional das famílias.

O ministério esclarece ainda que o governo federal não faz nenhum tipo de coleta de dados por meio das redes sociais e que a atualização de informações de famílias beneficiarias de programas sociais deve ser feita exclusivamente no órgão responsável no município.

Anatel autoriza reajuste de tarifa de telefonia fixa

📷 Marcello Casal Jr / Agência Brasil 
Agência Brasil 

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) autorizou o reajuste dos planos básicos de telefonia fixa pelas concessionárias do serviço (Oi, Telefônica, Claro, Sercomtel e Algar). Os aumentos variam de 0,7% a 6,76%, a depender da empresa.

A Anatel regula apenas as tarifas das chamadas concessionárias, empresas que assumiram o direito de explorar o serviço utilizando infraestrutura da União antes controlada pelo extinto Sistema Telebrás. Nesse caso, a lei impõe uma série de obrigações, entre elas a normatização das tarifas pela agência. Outras companhias podem oferecer o serviço, mas como “autorizatárias” e sem ter seus planos sujeitos a esse tipo de regras por parte do órgão.

Pela decisão do Conselho Diretor da Anatel, o reajuste ficará em 6% para a Oi (ligações locais em todo o país, à exceção de São Paulo), 4,9% para a Telefônica (ligações locais no estado de São Paulo), 6% para a Claro (chamadas de longa distância), 6,7% para a Sercomtel (ligações locais em cidades do Paraná) e 0,7% para a Algar (ligações locais em nove estados, especialmente no Centro-Oeste e Sudeste).

A direção da Anatel também definiu o reajuste de cartões de telefones públicos, mais conhecidos como “orelhões”. A modalidade mais simples, de 20 créditos, passará a custar R$ 2,66.

Apesar da presença muito mais forte da telefonia móvel (com 228 milhões de acessos ativos em maio de 2019), de acordo com a Anatel havia no mesmo período cerca de 35,9 milhões de linhas ativas. A evolução recente, no entanto, mostra declínio do serviço: em maio de 2018, eram 38,8 milhões de telefones fixos em funcionamento.

quinta-feira, 11 de julho de 2019

Cruzeiro goleia rival Atlético de forma incontestável no Mineirão pelo jogo de ida das quartas da Copa do Brasil

📷 Reprodução / Twitter / Cruzeiro 
No jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil, o Cruzeiro bateu o rival Atlético por 3 a 0, no estádio Mineirão, em Belo Horizonte. Uma atuação impecável do time comandado pelo técnico Mano Menezes. O Cruzeiro abre uma larga vantagem nas quartas de final.

📷 Reprodução / Superplacar

Flamengo foi o assunto mais comentado em Portugal após estreia de Jorge Jesus

📷 Alexandre Vidal / Flamengo 
Diário LANCE! 

A estreia de Jorge Jesus no comando do Flamengo teve grande repercussão em Portugal, país de origem do treinador de 64 anos. O clube chegou a estar entre os assuntos mais comentados do Twitter no país, com mais de 270 mil menções na noite da última quarta-feira, segundo o portal Lance!

O nome do próprio do técnico esteve entre os 10 Trending Topics nesta noite. Foram mais de 20 mil citações a Jorge Jesus em Portugal, onde o treinador dirigiu Benfica, Sporting, Belenenses, Braga e Vitória Guimarães, entre outros.

A repercussão impressiona ainda mais por conta do fuso-horário. Em Portugal, a bola rolou para Flamengo e Athletico, em Curitiba, às 01h30 de quinta-feira.

A PARTIDA

O jogo contra o Athletico, na Arena da Baixada, foi pela ida das quartas de final da Copa do Brasil e terminou em 1 a 1.

Com o empate em 1 a 1, a definição da vaga na semifinal da Copa ficou para a próxima quarta-feira. Flamengo e Athletico se enfrentarão no Maracanã. Quem vencer se classifica, enquanto um novo empate leva a decisão para os pênaltis.

A pedido da TV, CBF altera horário do clássico entre Atlético e Cruzeiro pelo Brasileiro

📷 Divulgação
Hoje em Dia 

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, nessa quarta-feira (10) a alteração no horário do clássico entre Atlético e Cruzeiro, marcado para o dia 4 de agosto, no Independência, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Segundo a entidade, a pedido da emissora de televisão que detém os direitos de transmissão do torneio, a partida passou das 16h para as 19h.

Antes do confronto pelo Brasileiro, os dois times se enfrentam pelas quartas de final da Copa do Brasil. O primeiro duelo será nesta quinta-feira (11), às 20h, no Mineirão.

A volta será na próxima quarta-feira, às 19h15, no Horto.

Homem fica gravemente ferido após carreta tombar na BR-381, na zona rural de Periquito

📷 Reprodução 
G1 dos Vales 

Um homem de 34 anos ficou gravemente ferido em um acidente na BR-381 no início da tarde desta quarta-feira (10). Segundo o Corpo de Bombeiros, o homem perdeu o controle da carreta, carregada de pedras de granito, e tombou em um trecho próximo ao distrito de Pedra Corrida, zona rural de Periquito.

Ainda de acordo com os militares, a vítima teve fratura exposta em um dos braços com o impacto e foi socorrida, pelo SAMU, ao Hospital Municipal de Valadares.

O Corpo de Bombeiros e a Polícia Rodoviária Federal trabalham no local para a limpeza da pista. Por conta disso, até a publicação desta matéria, os dois sentidos do trecho foram interditados e devem ser liberados após a retirada da carreta da curva onde tombou.

Até a publicação dessa matéria, o estado de saúde da vítima ainda não havia sido divulgado.

Prováveis escalações de Cruzeiro e Atlético para o jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil

📷 Divulgação / Mineirão 
Gazeta Esportiva 

FICHA TÉCNICA

CRUZEIRO X ATLÉTICO

Local: Estádio Mineirão, Belo Horizonte (MG)
Data: 11 de Julho de 2018, Quinta-feira
Horário: 20h (de Brasília)
Árbitro: Raphael Claus (FIFA)
Auxiliar: Marcelo Carvalho Van Gasse (FIFA) e Danielo Ricardo Simon Manis(CBF).
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (CBF)

CRUZEIRO – Fábio, Lucas Romero, Léo, Dedé, Egídio, Henrique, Ariel Cabral, Robinho, Thiago Neves, Marquinhos Gabriel e Fred. Técnico: Mano Menezes.

ATLÉTICO–MG: Victor; Patric, Rever, Igor Rabello e Fábio Santos; José Welison, Elias e Cazares; Luan, Chará e Alerrandro. Técnico: Rodrigo Santana.

Lucas Romero pode fazer seu último jogo pelo Cruzeiro no clássico desta quinta-feira. Clube desmente

📷 Vinnicius Silva / Cruzeiro 
Hoje em Dia 

O volante Lucas Romero, de 25 anos, pode disputar sua última partida pelo Cruzeiro nesta quinta-feira (11), quando o time inicia a disputa das quartas de final da Copa do Brasil contra o Atlético, às 20h, no Mineirão. Improvisado na lateral direita, por causa das contusões de Edílson, que é titular, e do colombiano Orejuela, reserva, ele está muito próximo de ser vendido e não deve ser aproveitado pelo técnico Mano Menezes na partida de volta da competição nacional, na próxima quarta-feira (17), às 19h15, no Independência.

Passando pela maior crise da sua história, o Cruzeiro acumula uma dívida de meio bilhão de reais sendo que quase a metade desse valor precisa ser quitado em curto prazo. A “solução” que a diretoria do clube tinha encontrado era um empréstimo de R$ 300 milhões, numa instituição financeira do exterior, mas as recentes denúncias contra a administração celeste travaram o negócio, que já tinha sido inclusive autorizado pelo Conselho Deliberativo, embora isso nem fosse necessário.

Com salários atrasados e muitas pendências, o Cruzeiro passou a fazer um desmanche do seu grupos de jogadores. O primeiro a sair foi o meia Rafinha, liberado para retornar ao Coritiba e jogar a Série B. O volante Lucas Silva, que estava emprestado pelo Real Madrid, foi devolvido ao clube espanhol no final do empréstimo, pois a Raposa não tinha como pagar nada por ele e ainda queria ficar livre do alto salário.

As vendas se iniciaram com a ida do zagueiro Murilo, de 22 anos, cria da base do clube, para o Lokomotiv Moscou, da Rússia, por R$ 11 milhões, em 17 de junho. No início deste mês, o centroavante Raniel, de 23 anos, outro que também passou pelo sub-20 da Raposa, foi vendido ao São Paulo por cerca de R$ 13 milhões, com a Raposa mantendo parte dos seus direitos econômicos numa negociação futura.

Agora é a vez de Lucas Romero deixar a Toca da Raposa II. E o desejo de sair parte do jogador também, já que ele raramente consegue jogar na sua real posição, que é primeiro volante, já que a preferência de Mano Menezes é pelo capitão Henrique. Além disso, sua esposa está grávida e existe o desejo de retornar à Argentina. E isso poderia dar a ele de uma sequência jogando. O treinador chegou a conversar com o jogador, tentando mantê-lo no grupo.

Na Argentina está sendo noticiado o interesse do Independiente pelo jogador, com o clube de Avellaneda disposto a pagar R$ 7,6 milhões pelos 50% dos direitos econômicos do jogador que pertencem ao Cruzeiro. A outra metade é do Vélez Sarsfield, de onde ele veio, e que teria de concordar com a negociação para um clube do seu país.

De toda forma, pode ser que o Independiente não seja o destino de Lucas Romero. Quase certa é a sua transferência. E ela pode fazer com que sua despedida da torcida cruzeirense seja no clássico desta quinta-feira, contra o Atlético, pela Copa do Brasil.

Procurada pela reportagem, a assessoria de comunicação do Cruzeiro confirmou que existe uma proposta do Independiente, da Argentina, por Lucas Romero, mas afirmou que a ideia de momento do clube não é negociar o atleta, também pelo momento decisivo que vive a equipe na temporada.

"Realmente chegou uma proposta do Independiente, mas o Cruzeiro, no momento, não tem nenhum interesse em fazer qualquer tipo de negociação. A proposta foi avaliada e no momento não há interesse. Vamos aguardar o desenrolar. O contrato está em vigor e a gente vai conversar com o jogador, mas isso tem que ser depois dessa decisão com o Atlético" informou a assessoria do clube.

quarta-feira, 10 de julho de 2019

Confira os grupos e a 1ª rodada do Campeonato Mineiro da Terceira Divisão 2019

📷 FMF / Divulgação
📷 FMF / Divulgação

📷 FMF / Divulgação
📷 FMF / Divulgação

Senado aprova projeto que criminaliza caixa 2 eleitoral

📷 Pedro França / Agência Senado 
Agência Brasil 

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (10) a criminalização do caixa dois eleitoral. Por ser terminativo, o projeto será enviado para a Câmara dos Deputados, se não houver recurso para análise pelo plenário.

O projeto foi apresentado como parte do pacote anticrime e reproduzindo o teor das propostas enviadas à Câmara pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro. Pelo texto aprovado, torna-se crime “arrecadar, receber, manter, movimentar ou utilizar” dinheiro, bens ou serviços monetizáveis que não estejam registrados na contabilidade oficial de campanha.

A pena prevista é de dois a cinco anos de prisão. A mesma punição vale para quem doar, contribuir ou fornecer os recursos para os candidatos e integrantes de partidos. Se o autor do delito for agente público, a pena pode ser aumentada de um a dois terços. Ou seja, se o projeto virar lei, o uso de um avião na campanha, ainda que não haja dinheiro na operação, se não for declarado corretamente na prestação de contas, pode ser considerado caixa dois.

Emenda apresentada pelo relator, senador Marcio Bittar (MDB-AC), criou um agravante à pena, em um a dois terços, caso os recursos, valores, bens ou serviços usados em caixa dois eleitoral venham de ações criminosas.

“Serão punidos com mais rigor aqueles que utilizam dinheiro de corrupção, narcotráfico ou contrabando para financiar campanhas políticas. O caixa dois atenta contra a soberania popular e a inviolabilidade do voto”, afirma Bittar no parecer.

*com informações da Agência Senado

Câmara aprova texto-base da reforma da Previdência

📷 Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil
Agência Brasil 

Depois de oito horas de debates, o plenário da Câmara dos Deputados aprovou, em primeiro turno, o texto principal da reforma da Previdência. A proposta teve 379 votos a favor e 131 votos contra.

Agora, os parlamentares começam a votar os 20 destaques apresentados pelas bancadas. Mais cedo, os deputados tinham concordado em derrubar as emendas individuais e manter apenas as de bancada.

Os destaques mais aguardados são o que aumenta a aposentadoria para as trabalhadoras da iniciativa privada e o que suaviza as regras de aposentadorias para policiais e agentes de segurança que servem à União.

Repórter do SBT pede demissão após fala racista de apresentador

📷 Reprodução
Reportagem: Observatório da Televisão 

O repórter e deputado estadual Rafael Martins pediu demissão da TV Alterosa, afiliada do SBT em Minas Gerais, na tarde desta quarta-feira (10). O jornalista era repórter do programa Alterosa Alerta, apresentado por Stanley Gusman, que foi acusado de racismo por conta de uma “piada” feita no programa policial durante a edição desta terça-feira (9).

O jornalista aparece no momento da piada. Ele é o repórter que ficou constrangido com a piada de Stanley. Em um comunicado em sua página oficial no Facebook, Rafael confessou que jamais ficou tão constrangido em sua vida, que repudia falas racistas e que sua saída do programa é algo irrevogável e que deixa claro que não compactua com as falas de Stanley.

“Em 18 anos de carreira na televisão, nunca me senti tão constrangido e desconfortável como na edição desta terça feira, 09, do Alterosa Alerta, exibido na Tv Alterosa, afiliada do SBT. Afirmações racistas, ainda que em tom jocoso, devem ser repudiadas com veemência por todos aqueles que defendem uma sociedade inclusiva, na qual os direitos alcancem indistintamente os cidadãos. E eu me encontro entre esses", disse Rafael.

Todavia, ele continuou: “Em função das declarações do APRESENTADOR Stanley Gusman, DECIDI DEIXAR O PROGRAMA ALTEROSA ALERTA no qual atuava como repórter há quase quatro anos. Essa decisão irrevogável é uma clara manifestação de solidariedade a todos os que se sentiram ofendidos pela declaração, entre os quais eu me incluo”.

Na edição desta quarta, Stanley Gusman falou sobre o assunto no início do programa. Se limitou a pedir desculpas rápidas para quem se sentiu ofendido e disse que postaria, nas redes sociais, um pedido de desculpas formal para responder pessoas de todo o Brasil.

Rafael Martins em nota:

Venho a público me manifestar na condição de jornalista e deputado estadual eleito por Minas Gerais. Em 18 anos de carreira na televisão, nunca me senti tão constrangido e desconfortável como na edição desta terça feira, 09, do Alterosa Alerta, exibido na Tv Alterosa, afiliada do SBT. Afirmações racistas, ainda que em tom jocoso, devem ser repudiadas com veemência por todos aqueles que defendem uma sociedade inclusiva, na qual os direitos alcancem indistintamente os cidadãos. E eu me encontro entre esses. Em função das declarações do APRESENTADOR Stanley Gusman, DECIDI DEIXAR O PROGRAMA ALTEROSA ALERTA no qual atuava como repórter há quase quatro anos. Essa decisão irrevogável é uma clara manifestação de solidariedade a todos os que se sentiram ofendidos pela declaração, entre os quais eu me incluo.


Entenda o caso de racismo do apresentador Stanley Gusman do SBT
Apresentador do programa Alterosa Alerta, apresentado diariamente pela TV Alterosa, afiliada do SBT em Minas Gerais, Stanley Gusman provocou polêmica nas redes sociais nesta terça-feira (9). Ele fez uma piada de conotação considerada racista ao criticar os números oficiais do Kantar Ibope. Gusman comemorava os números da transmissão ao vivo de seu programa no Facebook.

Ao passar de 1.200 visualizações ao vivo, Gusman começou a criticar o Instituto. “Aqui é Minas Gerais respondendo. Não é naquele número daquele demônio daquele tal Ibope! É respondendo na tela da televisão! O Ibope é do demônio”, afirmou Gusman. Ele ia fazer um merchandising, mas decidiu fazer uma outra piada com o seu repórter, Rafael Martins.

Entretanto, a fala foi polêmica. Gusman disse que sabia que o nome do dono do Ibope e que se ele fosse bom, não terminava em “negro” e sim em “branco”. “Olha, eu sei muita coisa! Dentre elas, eu sei o nome do dono do Ibope. O nome do cara é Montenegro! Se ele fosse bom, seria Montebranco!”, afirmou o apresentador. O repórter da atração ficou constrangido com a “piada”.

Todavia, Gusman tentou se justificar logo após notar o que tinha falado. “O Montenegro não é de negro de cor não, gente. É escuro, escuridão. Onde é o céu? Branco. Onde é o inferno? Negro!”, disse Gusman aos risos.

Entretanto, Gusman cometeu um erro. A divisão responsável pela medição de audiência da TV do Ibope foi vendida em 2014 pela Família Montenegro. Desde então, ela é comandada pela empresa holandesa Kantar e passou a se chamar Kantar Ibope Media. Carlos Eduardo Montenegro, ex-presidente, ficou apenas com o Ibope Inteligência. Essa empresa atua em outras áreas de levantamento.



Repercussão da fala de Stanley Gusman foi alta nas redes sociais

Rapidamente, o vídeo caiu nas redes sociais e causou revolta. Além disso, a deputada estadual Andréia de Jesus (PSOL-MG) afirmou em seu Instagram que vai entrar com uma representação sobre a “piada” no Ministério Público Federal em Minas Gerais (MPF-MG) por racismo.

Por fim, o canal do programa no YouTube apagou a íntegra da atração, disponibilizada diariamente, assim que o trecho acusado de racismo começou a rodar nas redes sociais. Stanley Gusman também desativou sua conta no Instagram.

Procurado por telefone pelo site Observatório da Televisão, o apresentador não respondeu aos contatos.

Mundial de futebol sub-17 terá jogos em Brasília, Goiânia e Cariacica

📷 Fifa / Divulgação
Agência Brasil 

A Copa do Mundo Sub-17 masculina, da Federação Internacional de Futebol (Fifa), será disputada em quatro estádios este ano, localizados em três cidades brasileiras. As partidas serão nos estádios Bezerrão, no Gama (DF); Kléber Andrade, em Cariacica (ES); Olímpico e Serrinha (ambos em Goiânia).

De acordo com a Fifa, a definição das arenas “está alinhada com o compromisso do COL e do organismo que dirige o futebol mundial de levar a emoção da Copa do Mundo Sub-17 da Fifa a lugares que nunca haviam recebido um evento da entidade”.

Tanto a abertura da competição, no dia 26 de outubro, quanto a partida final do mundial, no dia 17 de novembro, serão disputadas no Bezerrão, no Distrito Federal.

A Fifa ainda não divulgou o calendário com as datas das partidas do mundial, mas a competição terá 24 seleções de todos os continentes. Além do Brasil, outros quatro sul-americanos disputarão a Copa: Argentina, Chile, Equador e Paraguai.

Entre os europeus, virão ao Brasil as seleções de França, Itália, Espanha, Holanda e Hungria. Os africanos estarão representados por Angola, Camarões, Nigéria e Senegal. Pela confederação asiática, se classificaram Austrália, Coreia do Sul, Japão e Tajiquistão.

Da região das américas do Norte e Central e do Caribe, haverá quatro representantes: Canadá, Estados Unidos, México e Haiti. Por fim, Ilhas Salomão e Nova Zelândia representarão a Oceania.

O mundial sub-17 é realizado pela Fifa de dois em dois anos, desde 1985. É a primeira vez da copa no Brasil e a quarta vez na América do Sul, uma vez que a competição já tinha sido disputada no Equador, em 1995, no Peru, em 2005, e no Chile, em 2015.

Até hoje, nove países já conquistaram um título pela categoria. A Nigéria é a seleção com mais conquistas, cinco. O Brasil aparece em segundo, com três títulos (1997, 1999 e 2003). O atual campeão é a Inglaterra.

Preso traficante foragido que fez cirurgias plásticas para não ser reconhecido

📷 Polícia Civil / Divulgação
Estado de Minas 

Um traficante que tentou ludibriar a polícia fazendo cirurgias plásticas, foi preso e apresentado pela Polícia Civil nesta quarta-feira. Segundo a polícia, João Batista da Silva, de 45 anos, conhecido como “Gigante” era um dos líderes do tráfico de drogas no Aglomerado da Serra, Região Centro-Sul de Belo Horizonte e estava foragido há dois anos.

Ele foi preso há três semanas, em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, após sete meses de investigação. João Batista tinha dois mandados de prisão em aberto. Um mandado por condenação e outro por recaptura.

O acusado tentou se desvencilhar da investigação para permanecer foragido, fez várias cirurgias plásticas no rosto, implante capilar, além de emagrecer mais de 20 quilos com o intuito de não ser reconhecido pela polícia.

O delegado Rafael Horácio, responsável pelo caso, afirmou que “Gigante” já havia sido condenado a cumprir nove anos de reclusão por associação ao tráfico de drogas e tráfico interestadual. Ele chegou a ser preso mas não voltou ao presídio depois de uma saída temporária.

As investigações apontam que Batista teria usado esse tempo para realizar as modificações no corpo, embora ele negue as acusações. “Ele não reconhece que fez cirurgias plásticas, mas aparenta ser uma pessoa mais jovem, é notória as mudanças”, afirmou o delegado.

A polícia ainda investiga se “Gigante” tem ligação com um assassinato na região do Aglomerado da Serra em 2010. “Ele é considerado um indivíduo de extrema periculosidade, suspeito de ser o mandante de um homicídio. É também considerado um dos cabeças do tráfico naquela região”, disse Horácio.

A polícia afirmou que ele foi abordado em um veículo de luxo. Dentro do carro, tinha uma mala com roupas que ele usaria a qualquer momento caso precisasse fugir.

A clínica em que o traficante fez as cirurgias plásticas também será investigada para apurar se existe a possibilidade de Batista ter comparsas. Com ele foram apreendidos dois celulares, um tablet, e o carro que dirigia.

Família usa churrasqueira como aquecedor e morre asfixiada

📷 Reprodução / Google / Street Wiew
Estadão Conteúdo

Um casal e uma criança de apenas dois anos foram encontrados mortos em uma casa, em Guarulhos, na noite desta terça-feira, 9. Dentro do quarto havia uma churrasqueira próxima dos corpos.

Policiais militares foram acionados por vizinhos e encontram na residência localizada na Rua Piauí, no bairro de Bom Sucesso, as vítimas Uildes Lima Moreira, de 27 anos, uma criança de 2 anos e a mãe, ainda não identificadas, sem vida ao lado de uma churrasqueira de alumínio com restos de carvão.

A polícia acredita que o casal tenha usado a churrasqueira para aquecer o local por causa do frio, mas que tenha faltado oxigênio. Há a suspeita de que a família tenha morrido asfixiada após inalar fumaça.

A ocorrência foi registrada como morte suspeita no 7°DP de Guarulhos. A perícia foi acionada e os corpos foram levados para o IML da cidade, localizada na Grande São Paulo.

Mulher paga R$ 50 para amante matar marido dela e receber seguro de vida

📷 Pixabay
Estado de Minas 

A Polícia Civil investiga o caso em que uma mulher mandou o amante matar o marido dela, Joaniz Divino de Almeida, de 33 anos, foi encontrado morto, dentro de casa, no último dia 2, no Bairro Mineirão, Região do Barreiro. O amante da mulher teria recebido R$ 50 para cometer o crime. A polícia aponta que ela estaria interessada em receber o seguro de vida do marido. A mulher alega que seria vítima de agressões. Pelo menos outros dois envolvidos são investigados.

A vítima foi encontrada com os pés e mãos amarrados e com marcas de esfaqueamento. Além disso, o encarregado de operações foi amordaçado. A polícia acredita que o crime foi planejado com antecedência. “Nossa investigação levou a crer que o envolvimento com o amante era justamente para ter um apoio para matar o marido”, disse a delegada responsável pelo caso, Bianca Mondaini.

De acordo com a polícia, a motivação do crime seria a compensação financeira com a morte do marido. A mulher receberia o seguro de vida da empresa, no valor de R$ 30 mil e ainda seria herdeira da casa que estavam construindo, já em fase de acabamento, avaliada em R$ 300 mil.

O crime

No dia do crime, o homem saiu para trabalhar e a mulher foi para a casa do amante, Samuel, de 18 anos. A delegada afirma que nesse período os dois acertavam os últimos detalhes da dinâmica do crime.

A mulher voltou para sua casa e falou com o marido que estava passando mal e precisava ir ao hospital. “Nesse momento, ele mandou uma mensagem muito carinhosa e muito preocupada com ela. Joaniz retorna à casa para levá-la ao médico. Nesse momento, ela alega que a casa foi invadida por três indivíduos que ela não conhecia. Com medo, disse que saiu e deixou o marido em casa”, contou a delegada.

As investigações apontam que o que contradiz a versão da acusada, de 37 anos, é sua atitude durante o dia. Por volta das 11h, ela foi a um comércio local e pediu para guardar o carro do marido. Ela falou com o dono – conhecido do casal – que o marido não estava em casa.

A mulher ainda foi ao bar e consumiu bebida alcoólica. Depois, foi a uma loja e comprou um guarda-roupas para a casa nova que eles estavam construindo. Por volta das 16h, ela voltou para casa e encontrou o marido morto. Em vez de chamar a polícia, ela ligou para o cunhado.
Contradição e frieza
A delegada responsável pelo caso afirmou que a mulher foi contraditória nos depoimentos. Em uma das versões, ela alegou que estava no quarto e que os assassinos mandaram-na sair.

Quando questionada sobre o fato de não ter acionado a polícia, ela diz que ficou com receio de ser morta. “Em momento algum ela chamou a polícia ou o Samu. Chamou o irmão da vítima. Quando o irmão chegou, ela foi para o quarto se deitar porque estava cansada”, contou a delegada.

“Ela se comporta de uma maneira bem fria e contraditória, tem muita preocupação com os bens materiais. Todas as vezes que ela foi ouvida, entra em contradição”, completa.

Envolvidos

De acordo com as investigações, o amante da mulher teria contratado alguns conhecidos para realizar o homicídio. “Estamos apurando o envolvimento de outros dois participantes. Segundo o amante, foram dois. A mulher ainda afirma que tem um terceiro envolvido”, disse Mondaini.

Durante as investigações, Samuel confirmou que foi contratado por ela. “Ela alegava estar sofrendo com as agressões do marido, então propôs que o amante o matasse. Samuel disse que não tinha coragem, mas conhecia quem poderia fazer”, disse a delegada.

A delegada disse ainda que a mulher deu R$ 50 para o amante pagar o táxi e buscar os supostos envolvidos. Depois da execução, ela ainda deu o celular da vítima como forma de pagamento. O pagamento dos outros possíveis envolvidos ainda está em apuração.

A mulher e o amante foram presos. Se condenados por homicídio qualificado, podem cumprir de 12 a 30 anos de reclusão.

'Feirão do Trabalho' vai oferecer mais de 150 vagas de emprego no Vale do Aço

📷 Reprodução / Internet
G1 dos Vales 

No dia 22 de julho será realizado em Ipatinga, no Vale do Aço, o "Feirão do Trabalho", que vai reunir cerca de 20 empresas e ofertar mais de 150 vagas de trabalho. O objetivo do feirão, que acontecerá na sede da Inter TV dos Vales, é facilitar o acesso dos candidatos as empresas que estão ofertando oportunidades para trabalho como operador de caixa, em supermercados, representação comercial, vendas e telemarketing.

Os interessados em participar da seleção precisam retirar senha até o dia 19 de julho, na sede da empresa organizadora do feirão, que fica na Rua Uberlândia n°252, nas salas 207 / 208, Centro, de 9h às 17h. Os interessados não precisam levar currículo para a retirada da senha. No local os participantes vão preencher uma ficha que será o cadastro de inscrição, que deverá ser apresentado no dia do feirão. Vão ser atendidas apenas as pessoas que estiverem com essa senha em mãos.

Para concorrer a uma das vagas de trabalho não é preciso ter experiência. De acordo com o organizador do feirão, algumas empresas gostam de formar seus colaboradores. "Algumas empresas preferem contratar funcionários que ainda não têm experiência, porque assim ele aprende tudo do início e não tem vícios de outro trabalho", explica Dalber Magela.

Outras informações podem ser adquiridas no contato (31) 9 8263-1781.

Cruzeiro solta nota e destaca que "não vai perder pontos no Brasileirão"

📷 Divulgação / Cruzeiro
Nota do Site Oficial do Cruzeiro:

O Cruzeiro, conforme nota oficial da FIFA divulgada ontem, não corre nenhum risco de perda de pontos no Campeonato Brasileiro ou qualquer outra competição que esteja disputando.

Há um processo tramitando na FIFA, do FC Zorya da Ucrânia contra o Cruzeiro Esporte Clube, relativo à transferência do atleta William Bigode.

O Cruzeiro EC perdeu a causa em primeira instância, mas, em seguida, entrou com um recurso conseguindo uma liminar que foi aceita pela FIFA e pelo CAS - Corte Arbitral do Esporte. Um novo julgamento será marcado dentro de aproximadamente 10 meses. Segundo nosso advogado internacional, Dr. Breno Tanuri, se houver nova derrota, o Clube terá 90 dias para efetuar o pagamento da dívida.

Diante disso, nāo há nenhuma verdade quando se fala em perda de pontos.

Jornalista Paulo Henrique Amorim morre no Rio aos 77 anos

📷 TV Record / Reprodução
Agência Brasil 

O jornalista Paulo Henrique Amorim morreu na madrugada de hoje (10) no Rio de Janeiro. A informação foi divulgada pela TV Record, emissora onde trabalhava desde 2003. Sua trajetória profissional foi destacada nesta manhã pelo jornalista André Azeredo, que apresenta o programa SP no Ar.

"É com muita tristeza que a gente noticia a morte de um dos maiores jornalistas da história desse país. Morreu nessa madrugada Paulo Henrique Amorim. Ele estava no Rio de Janeiro. Paulo Henrique trabalhava aqui na Record desde 2003 e deixa um legado para o jornalismo do país".

De acordo com a emissora, o jornalista saiu para jantar com amigos na noite de ontem (9) e infartou quando retornou à sua casa. Aos 77 anos, ele deixa uma filha e esposa também jornalista Geórgia Pinheiro.

Paulo Henrique Amorim construiu uma carreira que vai do jornalismo impresso ao televisivo. Atuou como correspondente internacional em Nova Iorque nas revistas Realidade e Veja. Na televisão, passou pela extinta Manchete, pela Globo, Bandeirantes e TV Cultura.

Contratado pela Record em 2003, ele assumiu na ocasião a apresentação da edição noturna do Jornal da Record. Posteriormente foi deslocado para o programa Domingo Espetacular. No final do mês passado, ele foi afastado da atração após 14 anos no seu comando. Na ocasião, a emissora anunciou o nome de novos apresentadores como parte de uma reformulação do seu jornalismo e afirmou que Paulo Henrique Amorim não seria demitido, ficando à disposição para novos projetos.

Paralelamente, o jornalista também editava o Conversa Afiada, um site focado na cobertura política do país que ele criou inicialmente como um blog em 2008. A notícia de sua morte repercutiu no meio profissional e político.

"Os jornalistas brasileiros acordaram hoje com uma triste notícia: a morte por infarto do jornalista Paulo Henrique Amorim. É uma perda para o jornalismo. Além de atuar na Record, ele também atuava no jornalismo independente com seu site Conversa Afiada e estava fazendo um trabalho interessante porque suscitava o debate e a crítica. Vai fazer falta", lamentou Maria José Braga, presidente da Federação Nacional dos Jornalistas.

Nas redes sociais, políticos e colegas de profissão também prestam homenagem. O jornalista e escritor Mário Magalhães escreveu em seu perfil que Paulo Henrique Amorim foi um jornalista corajoso e compartilhou um de seus discursos. "Reverencio sua memória com um vídeo dele, de dezembro de 2017, em defesa da liberdade de expressão".

Messi abre as portas de restaurante para abrigar moradores de rua na fria cidade de Rosário

📷 AFA / Divulgação
O jogador Lionel Messi abriu as portas de seu restaurante, que fica na cidade de Rosário, na Argentina, para os moradores de rua se alimentarem gratuitamente nos próximos 15 dias e se protegerem do frio (temperatura mínima de 4ºC).

A cidade argentina está tomada pelo frio e a atitude do jogador do Barcelona e da Seleção Nacional viralizou na web.

Dia 14 tem jogo beneficente em São Sebastião de Braúnas: todos em prol do ex-jogador Sérvulo

📷 Arquivo / Braúnas - Sérvulo (à direita) - com a
camisa do time de São Sebastião de Braúnas
Existe alguém que precisa de sua ajuda! No dia 14 de julho de 2019, às 9h da manhã, no campo de São Sebastião de Braúnas, Distrito de Belo Oriente-MG, será realizada uma partida beneficente para arrecadar donativos para o ex-jogador Sérvulo, que sofreu recentemente um grave acidente de moto.

Ele precisa de sonda para aspiração (número 14), fraldas geriátricas G, entre outros donativos. Sérvulo atuou com a camisa do Braúnas onde foi campeão amador belo-orientino em duas oportunidades. Ele estava na equipe bicampeã municipal de 2000 e 2001.

Amigos e amantes da bola tomaram a iniciativa de fazer uma partida beneficente em prol do ex-atleta que tem seu nome cravado na história do futebol de Belo Oriente. A "ideia do jogo" partiu do desportista Eder, juntamente com os atletas que foram campeões jogando com ele.

Sem nenhum campeão e só uma chance de acesso repetido, Série D conhece confrontos das quartas

📷 Lucas Figueiredo / CBF
GloboEsporte.com

A Série D do Campeonato Brasileiro conheceu nesta segunda-feira, após dois jogos encerrarem a fase de oitavas de final, as oito equipes que seguem vivas na disputa por uma vaga na Série C de 2020. As quartas de final, próxima fase, é a última antes do acesso.

Dois dos oito classificados foram definidos nas cobranças de pênaltis: Manaus e Juazeirense-BA, que só não se enfrentarão na briga pelo acesso porque o Brusque goleou o Boavista. As datas reservadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para a quarta fase são 14 (jogos de ida) e 21 de julho (jogos de volta).

Confira os confrontos das quartas de final:

Brusque-SC x Juazeirense-BA
Manaus-AM x Caxias-RS
Jacuipense-BA x Floresta-CE
Itabaiana-SE x Ituano-SP
* Times na esquerda decidem o acesso em casa

Resumão das oitavas

O Brusque passou pelo Boavista após vitória por 3 a 0 em Santa Catarina. No jogo de ida, no Rio de Janeiro, os rivais empataram em 1 a 1.

O Juazeirense passou pelo Iporá nas disputas por pênaltis, após vitória por 4 a 3. Empatou em 1 a 1 em casa, no jogo de ida, e empatou em 0 a 0 fora de casa, na volta.

O Manaus eliminou o São Raimundo-PA por 4 a 3 nas penalidades. Perdeu por 1 a 0 na ida, em Santarém, e venceu pelo mesmo placar na volta, na capital amazonense.

O Caxias-RS precisou surpreender o Cianorte para avançar. Depois de empatar sem gols em casa, no jogo de ida, a equipe gaúcha ignorou a melhor campanha do rival e obteve a classificação ao vencer por 2 a 1 fora de casa;

O Jacuipense-BA eliminou o tradicional América-RN. Empatou sem gols na ida, fora de casa, e venceu por 1 a 0 na volta, na Bahia.

O Floresta-CE eliminou o Bragantino-PA. Empatou sem gols na ida, fora de casa, e venceu por 3 a 1 na volta, no Ceará.

O Itabaiana passou pelo Flu de Feira, com uma ressalva: foi o único a vencer tanto fora quanto dentro de casa. No jogo de ida, fora, venceu por 1 a 0. Na volta, no Sergipe, voltou a vencer, mas por 2 a 0.

O Ituano passou pelo Espírito Santo-ES com direito a erro de arbitragem. Empatou sem gols fora de casa, na ida, mas venceu por 2 a 1 em São Paulo, na volta.
Curiosidades

O Brusque-SC, com goleada sobre o Boavista, ultrapassou o Manaus e tomou a liderança geral na tabela de classificação, com os mesmos 23 pontos do Gavião, mas com vantagem no saldo de gols.
Último colocado entre os oito classificados, o Juazeirense-BA, que enfrentará justamente o Brusque, é o único da lista que já obteve o acesso uma vez, em 2017. Em 2018, porém, caiu novamente. O Tupi-MG é o único time que conseguiu essa proeza. Subiu em 2011 e 2013.

A Federação Baiana, com Juazeirense e Jacuipense, é a única que ainda pode promover um acesso duplo à Série C. Vale dizer que, desde a criação do torneio, em 2009, nunca dois times do mesmo Estado subiram juntos.

O Itabaiana-SE é o único que avançou após duas vitórias, justamente contra uma das equipes que estava invicta até então, o Flu de Feira

O São Raimundo-PA era o único campeão da quarta divisão que seguia vivo na disputa, até ser eliminado nos pênaltis para o Manaus. Qualquer um que levar o título a partir de agora será inédito. Até hoje, em 11 edições, nenhum clube é bicampeão do torneio.

O Manaus pode obter o primeiro acesso na história do Amazonas, já que todas as outras federações que seguem representadas já subiram ao menos uma vez. Os líderes são São Paulo, defendido por Ituano, e Rio Grande do Sul, representado por Caxias-RS, que têm quatro acessos cada. Ceará e Santa Catarina têm dois. Bahia e Sergipe subiram uma vez.

Amapá, Roraima, Rondônia, Espírito Santo, Mato-Grosso do Sul e Distrito Federal seguem sem nenhum acesso.

Agenda da Série D
Quartas de final: 14 de julho e 21 de julho
Semifinal: 28 de julho e 4 de agosto
Final: 11 de agosto e 18 de agosto

Resultados dos jogos de terça-feira: a bola voltou a rolar pelas competições nacionais

📷 Reprodução / Superplacar

Câmara rejeita, por 331 a 117, adiar votação da reforma da Previdência

📷 Fábio Rodrigues Pozzebom / ABR
Folhapress

Numa demonstração de apoio à reforma da Previdência, o plenário da Câmara rejeitou, por 331 a 117, um pedido para adiar a votação do tema.

O placar da noite desta terça-feira (9) é um termômetro para o processo de análise da reestruturação do sistema de aposentadorias.

O requerimento para atrapalhar o andamento do texto foi apresentado pela oposição.

O recurso de oposicionistas, no entanto, foi derrotado por ampla maioria da Câmara.

Para ser aprovada na Casa, a reforma da Previdência precisa do apoio de 308 dos 513 deputados - 60% do total.

O resultado desta terça -331 a 117- é uma indicação dos votos favoráveis ao projeto de restruturação do sistema de aposentadorias e pensões.

Apesar de não haver garantia de que esse será o placar na hora decisiva para a reforma, essa prévia demonstra um cenário pró-reforma na Câmara.

A votação do texto-base está prevista para quarta (10).

Líderes de partidos governistas e independentes ao presidente Jair Bolsonaro recomendaram suas bancadas a rejeitarem a retirada de pauta da proposta de reforma da Previdência nesta terça.

Nesse grupo estão PSL, partido de Bolsonaro, além de PP, PL, DEM, PRB, PSDB, MDB, PSD, entre outras siglas.

Essas legendas apoiam a reforma da Previdência e estão alinhadas ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que assumiu o protagonismo na articulação em favor da proposta.

PT, PCdoB, PDT, PSB e PSOL recomendaram aos deputados a apoiarem a retirada de pauta do texto, o que adiaria a discussão do tema.

A sessão para discutir o projeto de reestruturação do sistema previdenciário foi iniciada pouco antes das 21h, mas Maia indicou que a votação principal do texto deve ficar para quarta (10).

Antes de o texto-base da proposta ser votado, é necessário que enfrentar todo o kit de requerimentos da oposição para atrapalhar a análise da reforma, além de deixar que deputados discursem contra e a favor da mudança nas regras de aposentadorias.

Interlocutores do presidente Jair Bolsonaro estimam que mais de 330 deputados votariam atualmente pela aprovação da reforma da Previdência.

Na votação contra o requerimento de oposicionistas, 448 deputados se posicionaram.

Maia pretende encerrar a votação do texto-base apenas quando 490 deputados votarem -uma margem de segurança.

Agente penitenciário confunde carro e atira contra família inocente

📷 Divulgação - Marcas dos disparos 
EXTRA 

Um carro com três pessoas da mesma família foi alvo de tiros em Realengo, na zona oeste do Rio de Janeiro, após um agente penitenciário confundi-lo com seu próprio veículo na noite do último domingo (07). Ao ver um carro parecido com o seu, que havia sido roubado, Cristóvão da Silva Nunes sacou a arma e fez ao menos oito disparos.

Só o motorista foi atingido, de raspão, e passa bem. Nunes foi preso em flagrante. Durante a audiência de custódia, a Justiça permitiu que ele responda ao processo em liberdade. O agente penitenciário vai ser acusado de tentativa de homicídio.

Luiz Sérgio Gomes de Oliveira Júnior dirigia seu carro pela Rua Piraquara quando os tiros começaram. No banco de trás, uma mulher só não foi atingida porque havia se abaixado – um tiro furou o estofado exatamente onde ela estava, segundos antes.

José de Abreu arrecada R$20 mil em 48 horas para indenizar hospital

📷 Divulgação
Folhapress 

O ator José de Abreu, 73, conseguiu arrecadar o valor de R$ 20 mil em cerca de 48 horas com uma vaquinha virtual. O montante servirá para indenizar o hospital Albert Einstein por danos morais.

Em janeiro, ele fez uma postagem no Twitter acusando a instituição de ter apoiado o atentado contra o hoje presidente Jair Bolsonaro.

A vaquinha virtual foi aberta no último domingo (7) por Abreu e alguns fãs. O valor de R$ 20 mil foi alcançado nesta terça (9).

A ideia de Abreu, segundo ele mesmo diz em sua rede social, é quitar a indenização e usar o valor que sobrar para caridade. Ele também pensa em doar para o Retiro dos Artistas.

Grêmio planeja maior venda da sua história com Everton Cebolinha

📷 Grêmio / Divulgação
Folhapress

Esqueça Luan, Tardelli, Geromel ou Kannemann. A estrela do Grêmio pós-Copa América é Everton Cebolinha.

O destaque no time de Tite colocou o atacante ainda mais em evidência no mercado internacional. Nos corredores da Arena, já se sabe que haverá propostas pelo jogador e que sua saída é muito provável.

Alas dentro do clube tratam o adeus como iminente, uma questão de dias. O presidente do clube, Romildo Bolzan, já sonha com a venda, inclusive.

"Meu desejo é que (Everton) fique. Mas eu nunca vivi um momento como esse. Porque a torcida do Grêmio já está acostumada com a ideia de vendê-lo. Sabe qual é o grande debate desse negócio? Quanto o Grêmio vai ganhar. Eu vou botar o dedo na moleira do comprador e vou fazer o maior negócio do Grêmio de todos os tempos", disse o cartola, durante um evento em cidade do interior do Rio Grande do Sul, sendo gravado em vídeo que se espalhou na internet.

A saída, contudo, não é tão simples. Everton completou 23 anos em março, e o Grêmio detém 50% dos direitos econômicos -a outra metade está dividida entre Fortaleza e empresários.

A ideia do clube gaúcho é obter 40 milhões de euros pela sua fatia. O valor da operação, portanto, precisa ser maior e é visto como raro no mercado, pela idade de Everton e pela disposição das peças no tabuleiro de transferências -quadro que pode mudar com a situação de Neymar no Paris Saint-Germain.

Clubes da Inglaterra, França e Itália observam Everton há tempos. O Manchester City já admitiu ter relatório do jogador, mas nunca acenou com ofertas.

No leste europeu, times da Rússia e Ucrânia possuem fôlego financeiro para apresentar proposta. Mas a operação não interessa ao estafe do jogador, que prefere aguardar oportunidade em ligas maiores.

Até que alguém apareça com o dinheiro, Everton segue no Grêmio. E o clube gaúcho conta com ele para abrir vantagem diante do Bahia, nesta quarta-feira (10), pela Copa do Brasil. E onde mais for possível.

O atacante, inclusive, voltou a Porto Alegre com esquema especial para reforçar o elenco que se prepara para o jogo com os baianos. O pano de fundo da agenda e da badalação é o futuro indefinido do camisa 11.

Everton volta ao Grêmio depois de 39 dias com a seleção brasileira. O atacante se apresentou na Granja Comary como reserva de Neymar e voltou a Porto Alegre como xodó da torcida verde e amarela.

Artilheiro do Grêmio em 2018 e goleador na atual temporada, Everton pisou na capital do Rio Grande do Sul no final da noite de segunda-feira (8), após dia de folga no Rio de Janeiro, e foi direto ao hotel encontrar o elenco gremista, já em regime de concentração.

Entre a final e a chegada a Porto Alegre, o Grêmio badalou seu jogador nas redes sociais. A postagem mais emblemática foi usar Everton como garoto-propaganda do jogo com o Bahia.

O vídeo de 13 segundos, com Everton convocando os torcedores do Grêmio para o jogo, coincidiu com aumento na previsão de público.

Ao longo do dia, a administradora da Arena atualizou a expectativa três vezes. E saltou de 17 mil pessoas para 27 mil em poucas horas. Uma escalada que pode ter ligação com o futuro de Cebolinha e o caráter histórico que o jogo pode vir a ganhar em breve.

Dengue já matou 107 pessoas em Minas neste ano; outros 135 óbitos são investigados

📷 Divulgação
Hoje em Dia 

A dengue já matou 107 pessoas em Minas Gerais neste ano, e outros 135 óbitos estão em investigação para a doença. Além disso, segundo o balanço divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) nesta terça-feira (9), o Estado já registrou 438.666 casos prováveis de dengue (soma dos casos confirmados e suspeitos).

Na última terça-feira (2) o relatório da secretaria apontava 98 mortes. Isso significa que em uma semana outras nove mortes foram confirmadas. Neste mesmo intervalo, 11.081 novos casos prováveis da doença foram notificados; no boletim anterior eram 427.585 registros.

Betim é o município onde mais pessoas morreram por dengue, com 18 óbitos confirmados, seguido por Belo Horizonte, que contabiliza 17 mortes, e Uberlândia, com 16. Também foram registrados óbitos por causa da doença em outras 33 cidades mineiras neste ano.

Essa é a segunda maior epidemia de dengue já registrada no Estado. Segundo a SES, apenas em 2016 houve mais pessoas infectadas: 519 mil.

Chikungunya e zika

Uma morte é investigada para chikungunya no Estado, outra doença causada pelo mosquito Aedes aegypti. Além disso, o número de casos prováveis da doença subiu de 2.577 para 2.621 registros entre o balanço da última semana e o levantamento divulgado nesta terça (9).

Quanto à zika, foram registrados 1.006 casos prováveis em Minas neste ano, mas, até então, nenhuma morte.

A SES informou que o Estado está em situação de alerta para o aumento no número de casos das doenças transmitidas pelo Aedes.