terça-feira, 9 de agosto de 2016

OPINIÃO! O Cruzeiro de Mano, o Galo embalado e uma pincelada dos Jogos do Rio 2016

18:13 09/08/2016
José Dias Sorriso


Pois bem meus amigos. O esporte anda agitado. Estamos naquele período de Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e ainda o Brasileirão correndo solto. Nas últimas horas se fala de muita coisa, mas, quero abordar aqui algumas delas. Assuntos do mundo esportivo estão evaporando em todo o Brasil. 

O Cruzeiro é meu primeiro destaque aqui na minha coluna. O time comandado pelo técnico Mano Menezes mostrou uma nova postura. Com Paulo Bento era um verdadeiro freio de mão puxado, mas, bastou Mano voltar que o futebol também voltou. Foi vergonhosa a arbitragem do Sr. Dewson Freitas - árbitro do Pará. Uma penalidade escandalosa em cima do atacante do Cruzeiro, Ramon Ábila. O árbitro não marcou. O jogador, se não bastasse ter sofrido a penalidade, recebeu de forma ridícula o cartão amarelo. É o tal do certo que está errado. O Cruzeiro saiu atrás no placar, com o Corinthians marcando o gol através de Geovanni Augusto - ex-jogador do Galo. O empate da Raposa veio apenas na etapa final com um golaço de Ábila. O time celeste mostrou um bom futebol. O torcedor cruzeirense pode manter as esperanças após o fechamento desse que é o primeiro turno. Vai começar o segundo turno com a certeza de grandes jogos por parte do Time Azul. Mano acertou o time. O embalo é questão de vermos os próximos jogos. 

Já o Galo. Que arrancada fantástica do Time Alvinegro. Um futebol envolvente e o resultado é o que temos visto. O Galo vem atropelando quem ele encontra pela frente. A última vítima foi a Chapecoense. Muito se pensou quando Cazares foi para o estaleiro, mas, o Galo não caiu no rendimento. O time se superou e caminha a passos largos para brigar na parte de cima pelo título do Campeonato Brasileiro. Apenas a um ponto do líder Palmeiras. Que a arbitragem não comece a mostrar as suas asinhas. Time mineiro na parte de cima coloca medo. O Galo derrotou os últimos cinco jogos, em uma sequência incrível. O time comandado pelo técnico Marcelo Oliveira fez 2 a 1 no Coritiba e no São Paulo. Passou pelo líder Palmeiras: 1 a 0. Fez 3 a 0 no Santa Cruz e 3 a 1 na Chapecoense. O Independência veio abaixo na última segunda-feira com a vitória sobre os catarinenses. 

Nos Jogos Olímpicos, um fiasco a seleção masculina de futebol. Dois jogos pífios. Um empate com a África do Sul e outro com o Iraque. O time brasileiro precisa a qualquer custo de um resultado positivo contra a Dinamarca, do contrário, é assistir pela televisão o restante. Eu pensei que o futebol canarinho havia aprendido depois do 7 a 1 para a Alemanha, mas, a coisa piorou ainda mais. Comparações à parte - seleção principal e olímpica - não houve evolução. Eu conversava com um amigo que dizia: quando que iremos ver novamente uma seleção que nos dê alegria? Bem, temos que manter as esperanças. Não podemos jamais desistir do nosso país. As meninas que vem fazendo bonito. Que show de Marta e companhia. Um futebol de qualidade e que está honrando a nossa nação. Foram dois jogos e duas vitórias convincentes. Que venha o ouro olímpico. Estou na torcida. 

Destaque também para Rafaela Silva. Judoca de extrema humildade. Levou o primeiro ouro para o Brasil nas Olimpíadas. Representou o Brasil com garra. Ela que quase desistiu de seguir a carreira. Tudo devido aos absurdos atos racistas por qual passou. Uma menina valente. Mulher guerreira. Vencedora.  Ouro para ela.