José Dias Sorriso
![]() |
Foto: Divulgação/Site Oficial do Rangers FC |
Após quatro anos de espera, o Rangers está de volta a elite do futebol escocês. Um dos mais tradicionais clubes de futebol do país, juntamente com o Celtic, conquistou o acesso nesta terça-feira (5) depois de vencer o Dumbarton, no Ibrox Stadium, em Glasgow, por 1 a 0.
O Rangers que havia decretado falência, sendo rebaixado para a quarta divisão, mudando inclusive de nome, passando de Glasgown Rangers para Rangers FC - o clube passou por um novo processo de fundação.
Desde então, teve de lutar pela sua volta à elite, conseguindo sucessivos acessos. Na última temporada a equipe quase que selou o seu retorno, mas, acabou caindo nos playoffs decisivos para o Motherwell.
Nesta terça, na vitória sobre o Dumbarton, o responsável pelo gol que garantiu o retorno de foma antecipada foi James Tavernier, logo aos 5 minutos da etapa final, para delírio dos fanáticos torcedores do clube, que puderam comemorar o tão sonhado acesso.
Com a volta para a primeira divisão, o Rangers irá reviver o tradicional clássico ''Velha Firma'' contra o maior rival, Celtic - o duelo é uma das maiores rivalidades futebolísticas do planeta bola.
A vitória sobre o Dumbarton deixou o Rangers com 79 pontos ganhos, não podendo mais ser ultrapassado pelo segundo colocado Falkirk, que soma 60 pontos ganhos.
Mesmo no segundo escalão durante quatro anos, o Rangers manteve o posto de maior campeão do país, somando 54 títulos contra 46 do maior rival, Celtic.
A segunda divisão escocesa garante apenas uma vaga de forma direta, com os outros três clubes que formam o G4 brigando em um playoff pela outra vaga na primeirona. No momento estariam no playoff e brigando pelo acesso ainda as equipes do Falkirk, Hibernian e Raith Rovers.