terça-feira, 15 de setembro de 2015

SANTA TEREZA! O time do povão cravou seu nome na história

Foto: Divulgação
Falar o que do Santa Tereza? Clube criado com identidade no bairro Santa Terezinha e um dos mais tradicionais times de futebol de nossa cidade. O que não falta é histórias sobre esse time tão amado, também conhecido como o ''Clube do Povão''. Ao longo dos anos o Santa Tereza lutou muito para enfim chegar ao seu dia de glória. Bateu simplesmente na ''trave'' a conquista de 2006.

Na decisão do Campeonato Amador de Belo Oriente daquele ano, o Santa Tereza enfrentou o fortíssimo time do Primeiro de Março, da cidade de Divinolândia de Minas. O jogo de ida havia terminado empatado por 1 a 1, fora de casa. O Jogo da volta terminou com a vitória do Primeiro de Março, em pleno Menezão, por 2 a 1, com um gol já nos acréscimos.

O Santa sofreu um duro golpe, levando uma virada tão árdua e ficando assim mais uma vez na fila. Mais não era para se ter somente lamentações em 2006. Teve coisas boas que temos que nos atentar para isso, como a 'invasão' de torcedores do Santa Tereza na grande final contra o Primeiro de Março, na casa deles. Os torcedores chegaram fazendo barulho, balançando bandeiras, soltando fogos de artifícios e gritando: ''Santa, Santa, Santa''. Foram cerca de uns 12 ônibus de torcedores que saíram de Belo Oriente, sem contar com o de jogadores. Uma festa inigualável do futebol amador de nossa cidade. Tempo inefável. 

O ''Time do Povão'' contava com jogadores acostumados a batalhas como: Keko, Gulú, Fredinho, Arnaldo, Todico, Alex, João Batista, Mococa, Missinho, Waguinho do Ipaba, entre outros. O Primeiro de Março contava com o experiente goleiro Zé Grilo, além dos destaques para Beckman e Deílson - dois jogadores de contenção que ''comeram'' a bola naquele ano. Pois bem, precisou de pular um ano, até se chegar em 2008 - ano de glória do clube. 

O Santa Tereza levantaria naquele ano a sua tão esperada taça. Campeões com o Primeiro de Março em 2006 e sendo algozes, desta vez, Zé Grilo e Deílson estiveram jogando a favor e ajudaram o time belo-orientino a levar o caneco. O Jogo da final foi contra o AERPS, de Cachoeira Escura. O Santa venceu o jogo de ida por 1 a 0 e, o jogo da volta por 3 a 1. Uma festa para os amantes do futebol amador de nossa cidade, em especial para os torcedores do time do bairro Santa Terezinha. 

Todo um trabalho foi feito no âmbito administrativo também, com a equipe sendo dirigida pelo ainda hoje presidente, Márcio Estévão. Para vencer o campeonato de 2008, o clube trouxe jogadores renomados de nosso futebol regional como: Jorge Voni, Beca, Todico, Waguinho do Ipaba, Perigo, Missinho, entre outros. Merece destaque ainda a competência no comando técnico da equipe, que na época era de Cléber Barros. 

Queremos ver novamente essa festa, à qual acabamos de relatar. O Santa Tereza é um dos clubes grandes de nosso futebol. Clube esse que tem história. O Santa está cravado no coração de sua fanática torcida. O Santa Tereza é o time que contagia. Simplesmente: O Time do Povão.