segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Balanço do futebol Internacional

Do triunfo do Bayern aos massacres, uma rodada épica


Arjen Robben comemora seu gol no clássico contra o Dortmund 
Arjen Robben comemora seu gol no clássico contra o Dortmund

 por [ Leandro Stein ]
Trivela / UOL


Épico. Talvez a melhor palavra para resumir o que aconteceu no final de semana do futebol internacional. Não só um, mas vários. O principal deles foi o retorno de Mario Götze a Dortmund, que levou a torcida de seu ex-time da fúria ao silêncio, decisivo na grande vitória do Bayern Munique. E o mesmo se repetiu em outras partes do mundo, no Uruguai, na Espanha, na Inglaterra. Obviamente, nem tudo foi maravilhoso e vários incidentes envolvendo torcedores foram registrados. O que não estragou a rodada gloriosa para alguns, como o Peñarol pode muito bem comprovar ao viver os dois lados da moeda.
O jogão
Borussia Dortmund 0×3 Bayern de Munique

Der Klassiker, reedição da final da Liga dos Campeões, decisão precoce da Bundesliga. Classifique como quiser. O fato é que a partida entre Dortmund e Bayern cumpriu todas as expectativas ao seu redor. A começar pelo clima no Signal Iduna Park, com uma multidão de aurinegros apaixonados, apesar das provocações dos bávaros. E, é claro, pelo que as duas equipes produziram em campo. O Dortmund teve suas chances de vencer, mas desperdiçou bons lances e pagou caro por isso. Afinal, o Bayern vem ainda mais forte sob o comando de Pep Guardiola e matou o jogo no segundo tempo. Primeiro, com o gol de Mario Götze, recebido como um verdadeiro Judas em sua volta ao Signal Iduna Park. Já no fim, graças ao poder de Arjen Robben nos contra-ataques, que deu um baile na defesa reserva de Jürgen Klopp e assegurou a vitória por 3 a 0, que reforça o desempenho avassalador de seu time.
As goleadas
Atlético de Madrid 7×0 Getafe e Manchester City 6×0 Tottenham

Britain Soccer Premier League
Fica ate difícil escolher qual goleada foi mais impressionante. Na Inglaterra, o nível de exigência sobre o Manchester City foi maior. O Tottenham só tinha sofrido seis gols em 11 rodadas da Premier League, mas dobrou a marca apenas na visita ao Estádio Etihad ao engolir os 6 a 0 dos Citizens. Sergio Agüero, Jesus Navas e Álvaro Negredo estiveram em noite perfeita, enquanto Yaya Touré sobrou contra Paulinho no duelo tático individual. Já na Espanha, massacre similar aconteceu no Vicente Calderón. O Atlético segue sua campanha impressionante em La Liga e, desta vez, enfiou 7 a 0 sobre o Getafe. David Villa foi o destaque a marcar dois gols, mas Diego Costa não passo despercebido, ao anotar um golaço de bicicleta.
Os clássicos
Everton 3×3 Liverpool e Peñarol 3×2 Nacional

Aqui também não dá para destacar só um jogo. Quem foi ao Goodison Park se sentiu bastante feliz pelo que viu no jogaço entre Everton e Liverpool. Com 10 minutos, Philippe Coutinho e Kevin Mirallas já tinham deixado o placar empatado. Pouco depois, foi a vez do golaço de Luis Suárez. Depois de muita pressão, os Toffees chegaram à virada nos 20 minutos finais, com dois tentos de Romelu Lukaku. E Daniel Sturridge complementou o espetáculo aos 44 do segundo tempo, com o empate por 3 a 3. Já em Montevidéu, o clássico uruguaio começou com uma linda festa nas arquibancadas do Estádio do Centenário – por mais que imbecis do Peñarol tenham tentado estragá-la minutos depois. E, mesmo sem uma grande campanha no Campeonato Uruguaio, o Peñarol saiu com a vitória por 3 a 2, graças ao talento de Jonathan Rodríguez, autor de dois gols.
A virada
Rentistas 6×5 Defensor

E, por mais que o clássico tenha sido bom, não foi o melhor jogo do Uruguai no final de semana. Rentistas e Defensor, aliás, pode ter sido o maior épico do ano no futebol internacional. Fora de casa, o Defensor manteve vantagem de dois gols no placar em três ocasiões (3×1, 4×2 e 5×3). Ainda assim, o Rentistas teve forças para buscar o empate. E, nos acréscimos do segundo tempo, com um a menos, o Bicho concretizou a virada. Marcelo Fernández foi o autor do gol que certamente entrará para a história do clube.
O campeão
Cerro Porteño

cerro
Você pode não ter percebido, mas os astros do céu se alinharam para nortear o destino dos times sul-americanos em 2013. Só assim para explicar as coincidências entre Minas Gerais e Paraguai neste ano. Depois de o time alvinegro fazer sucesso na Libertadores, o rival local deu a resposta com uma campanha irretocável na liga nacional. Serve para Atlético e Cruzeiro, assim como para Olimpia e Cerro Porteño. A história guarani teve seu complemento neste domingo, quando o Ciclón conquistou seu 30º título paraguaio ao levantar o Clausura. O empate por 1 a 1 com o Libertad foi o suficiente para o time treinado por Chiqui Arce confirmar a conquista invicta.
O vexame
Milan 1×1 Genoa

Está ficando até repetitivo, mas fazer o que? O Milan continua comendo poeira na Serie A. Desta vez, os rossoneri não foram além de um empate com o Genoa dentro de San Siro. E olha que Kaká abriu o placar, Mario Balotelli perdeu um pênalti na tentativa de retomar a vantagem e os genoveses jogaram com 10 desde o fim do primeiro tempo. Como consequência, os ultras fecharam a saída do San Siro, botando ainda mais pressão sobre o elenco. E sobre Massimiliano Allegri, com a corda no pescoço no comando do time.
A surpresa
Napoli 0×1 Parma

Se o Napoli é uma das potenciais da Itália hoje, muito se deve ao desempenho do time dentro do Estádio San Paolo. Empurrados pela torcida, os celestes não perdiam um jogo oficial desde fevereiro. Número que reforça ainda mais o feito do Parma neste sábado. Os gialloblu tiveram uma ótima apresentação coletiva para anular as forças dos napolitanos e saíram com a vitória já nos minutos finais, graças ao gol de Antonio Cassano. O suficiente para o fanfarrão atacante clamar até mesmo por sua volta à seleção italiana.
O craque
Carlos Vela

Spain Soccer Europa League
Já faz um tempo que Carlos Vela vem sendo protagonista na Real Sociedad. Nunca tanto quanto nesta rodada. O atacante anotou os quatro gols na vitória por 4 a 3 sobre o Celta, três deles em um intervalo de 20 minutos, quando os bascos perdiam por 3 a 1. Pela primeira vez na história, um jogador mexicano marcou tantos gols em uma grande liga europeia. E pensar que, por conta da desorganização de sua federação, a seleção perdeu o talento do jogador, que se recusou a representar o país na reta final das Eliminatórias.
O brasileiro
Taison

O final de semana foi proveitoso para muitos brasileiros na Europa. Neymar deu assistência, Lucas fez golaço, Oscar também deixou o seu. Mas ninguém conseguiu ser tão eficiente quanto Taison. O atacante marcou gol e deu assistência na vitória do Shakhtar Donetsk por 4 a 0 sobre o Sevastopol, que não só confirmou a posição do time na ponta da tabela, como aumentou a vantagem para três pontos. E o que Messi fez nessa rodada? Se o futuro for agora, já pode dizer que, pelo menos desta vez, o gaúcho levou a melhor.
A promessa
Adama Traoré

Falar de promessas do Barcelona até se tornou clichê. Neste final de semana, mais uma delas estreou por La Liga. Ainda assim, pelo pouco de tempo em campo que teve, Adama Traoré mostrou que merece ser observado com atenção. Tudo bem que o jogo contra o Granada estava decidido, mas o atacante de 17 anos apresentou suas credenciais ao partir para cima dos adversários sem se acanhar. Uma resposta blaugrana para a afirmação de Álvaro Morata e Jesé Rodríguez, canteranos merengues que também foram bem na rodada?
O golaço
Jordan Stewart


O Campeonato Norte-Irlandês pode não ser parâmetro para muita coisa, o que não minimiza o golaço de Jordan Stewart, de 18 anos. O meio-campista marcou dois gols na vitória do Glentoran por 4 a 1 sobre o Ballinamallard United. No mais bonito deles, acertou um chute incrível de fora da área, no ângulo. E a comemoração foi tão peculiar quanto a pintura. Stewart atravessou o campo todo só para provocar parte da torcida da casa que o xingava. Não podia responder de melhor maneira.

 
A lambança
Artur Boruc

Por incrível que pareça, o Southampton possui a melhor defesa da Premier League, por mais que Boruc venha se esforçando. Depois de tomar um gol de Asmir Begovic em um chutão de área a área, o goleiro polonês cometeu outro erro crasso. Tentou sair driblando e deu a bola de graça para Olivier Giroud, que abriu a vitória do Arsenal por 2 a 0 e confirmou a liderança dos Gunners por mais uma rodada, agora com quatro pontos de vantagem para o segundo colocado.
A liga binária
Nantes 0×1 Monaco

Monaco e PSG podem sugerir o erro no título desse tópico, mas é isso mesmo – binária, não bilionária. Explico: a vitória do Monaco sobre o Nantes no domingo fechou uma rodada incrível na Ligue 1. Dos 20 times que entraram em campo, 17 deles marcaram nenhum ou um gol. Foram quatro empates por 1 a 1 e três vitórias por 1 a 0 em dez partidas. Os únicos a irem além da barreira dos dois gols foram Olympique de Marseille, Paris Saint-Germain e Lorient – curiosamente, nos três primeiros jogos do final de semana. Assim fica fácil de entender por que a média de gols no Francesão é de apenas 2,26 tentos por partida.
Cenas lamentáveis
Pode escolher o pior, que os exemplos foram vários. Do Uruguai à Inglaterra, passando por Holanda, Espanha, França e Itália, vários torcedores protagonizaram momentos patéticos nos estádios. Não há discussão, no entanto, sobre qual merece atitudes mais drásticas. Torcedores do Betis imitaram macacos depois que o zagueiro Paulão foi expulso contra o Sevilla. Se os verdiblancos estão tão mal, lanternas de La Liga depois da goleada por 4 a 0 no clássico, podem reclamar também da falta de apoio da torcida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.