sábado, 26 de outubro de 2013

Campeonato Espanhol

Estreias, recordes, curiosidades; 20 motivos para um Barça x Real histórico

O primeiro Barcelona e Real Madrid da temporada 2013/14 é, desde já, histórico...

  • Por Thiago Arantes, de Barcelona, para o ESPN.com.br- espn.com.br

Estreias, recordes, curiosidades; 20 motivos para um Barça x Real histórico
O primeiro Barcelona e Real Madrid da temporada 2013/14 é, desde já, histórico. A luta pela liderança do Campeonato Espanhol; as estreias de Neymar e Bale no duelo; a busca de Messi pelo recorde de gols; a incrível série de Cristiano Ronaldo no Camp Nou fazem do duelo um capítulo à parte na Liga.
Nova estrela do Barcelona, Neymar fará sua estreia no clássico


São muitos fatores que tornam o confronto deste sábado um evento especial. Por isso, o ESPN.com.br listou 20 dados e curiosidades que apimentam esta edição do clássico:
1 - É o jogo mais caro de todos os tempos. Se somados, os valores de mercado das duas equipes chegam a 1,2 bilhão de euros (R$ 3,6 bilhões).

2 - A partida terá duas estreias de peso: pelo Barcelona, Neymar faz seu primeiro Clássico; no Real, é a vez de Gareth Bale debutar diante do rival.

3 - A briga pela liderança do Espanhol. O Barcelona tem 25 pontos, contra 22 do Real; o Atlético de Madri está entre eles, com 24.

4 - Lionel Messi pode se tornar o maior artilheiro da história do Clássico. Ele tem 18 gols, mesmo número de Alfredo di Stéfano, a lenda do Real Madrid.

5 - Cristiano Ronaldo é uma máquina de fazer gols no Camp Nou. Ele marcou 8 vezes nas últimas seis partidas.

6 - Com 25 pontos em 9 rodadas, o Barcelona tem o melhor início de sua história na Liga.

7 - O Real Madrid chega com uma invencibilidade histórica: são cinco jogos sem derrotas; se a série chegar a seis, será a maior do clube no Clássico desde 1979.

8 - Como visitante, o Real Madrid não perde um jogo da Liga desde fevereiro de 2012, quando caiu por 1 a 0 para o Granada.

9 - O clássico será o primeiro enfrentamento entre os treinadores Carlo Ancelotti e Tata Martino. Será, também, a estreia de ambos no confronto.

10 - Diego López é a muralha do Real contra o Barcelona: em três jogos com o goleiro como titular, os madrilenos nunca perderam.

11 - O Barcelona não fica uma partida inteira sem levar gols do Real Madrid desde o 5 a 0 de 2010, primeiro clássico de José Mourinho pelo adversário.

12 - Desde o empate por 2 a 2 com o Real Madrid, em outubro passado, o Barcelona venceu todas as 19 partidas que jogou em casa pela Liga.

13 - Emoção até o fim: o Real Madrid é o time que mais fez gols nos últimos 15 minutos de jogo nesta edição da Liga - foram seis.

14 - Estilos distintos: enquanto o Real é o time que mais faz gols de bola parada na temporada (8), o Barcelona é quem menos marca nesse tipo de jogada (1).

15 - O Real Madrid jamais perdeu um jogo em que Cristiano Ronaldo fez ao menos um gol. Foram 84 vitórias e 6 empates.

16 - Neymar e Messi têm se entendido cada vez melhor: dos 14 chutes a gol dados por Neymar, seis foram após tabelas com o argentino.

17 - O resultado mais comum na história do Clássico é 2 a 1 para o Real Madrid, com 18 ocorrências; o 1 a 1 vem em segundo lugar com 15 partidas, e 1 a 0 para Barcelona é o terceiro, com 13.

18 - Na última vez que os dois clubes se enfrentaram na Liga, o Real Madrid venceu por 2 a 1, mas o Barcelona dominou a posse de bola, com 73% a 27%. Com Tata Martino, o estilo do time catalão mudou - será suficiente?

19 - Messi e Cristiano Ronaldo têm média superior a um gol por jogo na temporada: o argentino marcou 12 vezes em 11 partidas, e o português fez 15 gols em 12 confrontos. No último Clássico, cada um marcou duas vezes.

20 - Carles Puyol pode ser titular. Depois de 7 meses fora, ele retornou diante do Osasuna e foi bem no empate por 0 a 0.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.