3 de agosto de 2026

Eleição do CMDCA de Belo Oriente tem resultado final divulgado; seis entidades são eleitas para o biênio 2026-2028

José Dias Sorriso 

A Comissão Eleitoral Provisória divulgou o resultado final do processo de escolha das organizações da sociedade civil que irão compor o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Belo Oriente no biênio 2026-2028.

A Assembleia Geral de Eleição foi realizada no dia 31 de julho de 2026, no Espaço de Convivência da Pessoa Idosa, no Centro de Belo Oriente, seguindo as normas estabelecidas pelas Resoluções CMDCA/BO nº 010/2026 e nº 011/2026, com votação secreta, conferência dos eleitores habilitados e apuração na presença das entidades candidatas e de fiscais.

Inicialmente, o processo contava com 394 eleitores habilitados. Após a identificação de três inscrições duplicadas e a inclusão de dois eleitores que não haviam sido contabilizados anteriormente, o número final de eleitores aptos passou para 393.

Ao todo, foram registrados 232 votos válidos, com 150 abstenções. A Comissão também esclareceu que, embora a lista de presença tenha contabilizado 242 assinaturas, apenas 232 cédulas foram depositadas na urna. Segundo o relatório oficial, a diferença ocorreu porque dez eleitores assinaram a lista, mas não concluíram o voto com o depósito da cédula, não havendo qualquer indício de fraude ou irregularidade.

Resultado da votação

Igreja Católica de Belo Oriente – 62 votos;

Associação Esportiva Vila Bráz – 55 votos;

Esporte Clube Santa Tereza – 39 votos;

Oriente Esporte Clube – 32 votos;

Associação Cultural Bom Samaritano – 27 votos;

Igreja Presbiteriana do Brasil em Belo Oriente – 11 votos;

Comitê para Conscientização Política e Apoio ao Cidadão (CPAC) – 4 votos;

Associação de Moradores do Bairro Nova Esperança (AMBNE) – 2 votos.

Organizações eleitas

Foram eleitas como titulares:

Igreja Católica de Belo Oriente;

Associação Esportiva Vila Bráz;

Esporte Clube Santa Tereza;

Oriente Esporte Clube;

Associação Cultural Bom Samaritano;

Igreja Presbiteriana do Brasil em Belo Oriente.

Como suplentes ficaram:

Comitê para Conscientização Política e Apoio ao Cidadão (CPAC);

Associação de Moradores do Bairro Nova Esperança (AMBNE).

As entidades eleitas deverão indicar, no prazo previsto no regulamento, um representante titular e um suplente para compor o Conselho.

O regulamento também prevê prazo de um dia útil para apresentação de recursos contra o resultado. Após a homologação pelo CMDCA, o resultado será encaminhado ao Poder Executivo para nomeação e posse dos conselheiros.

A cerimônia de nomeação e posse está marcada para o dia 6 de agosto de 2026 (quinta-feira), às 9h, na Sala de Reuniões da Secretaria Municipal de Assistência Social.

O resultado final também será encaminhado ao Ministério Público para conhecimento e acompanhamento da regularidade do processo eleitoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.

E-MAIL

futblogdosorriso@outlook.com

CONTATO DA REDAÇÃO

(31) 97191-1917