domingo, 7 de junho de 2020

Maranhão chega a 20 mil curados da Covid-19 e 26 mil estão em recuperação, diz SES

Foto: Reprodução/TV Globo 
Dados são da Secretaria de Estado da Saúde que mostram que o Maranhão confirmou 47.593 casos de infecção pelo novo coronavírus.

O Maranhão tem 20.280 curados das Covid-19, segundo informações oficiais da Secretaria de Estado da Saúde (SES) em boletim divulgado na noite deste sábado (6). Os dados mostram ainda que o estado chegou a 47.593 casos confirmados e 1.170 óbitos pela doença.

São 26.143 pessoas em tratamento, sendo que 25.022 estão em isolamento domiciliar, 675 estão em leitos de enfermaria, 446 estão em UTIs.

Foram até este sábado, 1.363 profissionais de saúde infectados pelo novo coronavírus, 1.239 estão curados e 19 morreram.

A SES garante que 76.783 testes em laboratórios públicos e particulares foram realizados para o diagnóstico da Covid-19. Foram descartados 28.616 casos e 1.020 suspeitos seguem em monitoramento.

A Secretaria de Saúde confirmou que 213 dos 217 municípios registraram, pelo menos, um caso da doença. Nas últimas 24h, foram confirmados 447 casos na Ilha de São Luís (São Luís, Raposa, Paço do Lumiar e São José de Ribamar), 43 foram em Imperatriz e 1.633 foram nos outros municípios. Só em são Luís foram 424.

Um dos casos que ganhou repercussão foi no Hospital Universitário Presidente Dutra (HU-UFMA) em São Luís. Jociele Serra Pinheiro, de 38 anos, recebeu alta na unidade após contrair a Covid-19.

Grávida de 26 semanas, Jociele recebeu alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) após passar 41 dias internada, sendo a primeira paciente a ser internada na UTI para Covid-19 do HU-UFMA em 1º de abril.

Outro caso de pacientes curados no Maranhão foi de Aldene da Silva Nascimento, que ficou internada no Hospital Macroregional de Imperatriz. Quando voltou pra casa, Aldene foi recebida com festa e até foguetório pela família e amigos.

Ficar em casa

Ficar em casa é importante porque, segundo as autoridades de saúde, é a única maneira mais eficaz no momento para frear o aumento repentino no número de casos, o que poderia causar um colapso no sistema de saúde pela falta de leitos e de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

Um colapso causaria a diminuição drástica da capacidade do sistema de saúde em cuidar dos pacientes, o que aumenta a chance de óbitos por Covid-19 e também por outras doenças.

Cuidados

Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

G1 São Luís-Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.