quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

RETROSPECTIVA! Fique de olho nos campeões de Minas em 2017

Foto: Divulgação/Ipatinga FC - Tigre foi campeão da Segunda Divisão Mineira

A FMF (Federação Mineira de Futebol) fez todo um balanço do que foi a temporada do futebol de Minas na temporada 2017.

Confira:

O ano de 2017 ficará marcado na história do futebol mineiro. Nesta temporada, as cores de Minas foram representadas com garra, empenho e dedicação pelas equipes do estado nos campeonatos pelo Brasil. Títulos nacionais, tanto no profissional quanto na base, vagas em torneios internacionais, acessos e campanhas que deixaram grande parte dos torcedores mineiros realizados com seus clubes. Nas competições estaduais, sobraram emoções, com partidas de tirar o fôlego, estádios lotados, festa nas arquibancadas e decisões memoráveis.

Foto: FMF - Atlético foi campeão mineiro 2017

O primeiro troféu conquistado na temporada foi do Atlético. No dia 07 de maio deste ano, o Galo superou seu maior rival, Cruzeiro, no segundo jogo da decisão do Campeonato Mineiro Sicoob e levantou a taça diante do seu torcedor na Arena Independência. De quebra, o alvinegro teve Fred como artilheiro da disputa. O centroavante ajudou, e muito, sua equipe marcando 10 gols nesta edição do Estadual.

Pouco menos de duas semanas depois, em 20 de maio, foi a vez da torcida do Patrocinense celebrar. Em um final de competição dramático, a equipe de Patrocínio conquistou o título do Campeonato Mineiro do Módulo II na última rodada e retornou à elite do futebol mineiro após mais de 20 anos. Junto com o CAP, o Boa Esporte também regressa ao Módulo I após ter caído em 2016.

A temporada vitoriosa da base atleticana começou a ser consolidada no mês de junho. Na finalíssima da Copa do Brasil Sub-20, o Galo venceu o Flamengo nos pênaltis e teve Cleiton como uns dos principais responsáveis pela conquista. O goleiro alvinegro foi preciso e fechou o gol no momento decisivo da disputa.

Em julho, a tradicional Taça BH Sub-17 agitou os gramados pelo estado. Com formato e sistema de disputa igual ao da Copa do Mundo, o torneio deste ano contou com a participação 32 equipes e teve o São Paulo como grande campeão. Na final contra o Flamengo, disputada na Arena Independência no dia 27, o Tricolor Paulista contou com todo talento e os gols de Brenner para vencer o confronto e erguer a taça.


Já em setembro, conhecemos os primeiros campeões mineiros na base. Pela segunda divisão do Estadual sub-15, o Vespasiano ficou com o caneco após conseguir uma vitória fora de casa, na última rodada, em um confronto direto contra o Novos Horizontes. Porém, o Novos Horizontes também teve o que comemorar, isso porque a equipe de Ibirité ganhou de maneira indiscutível o título da competição sub-17 na mesma divisão.

Foto: Lucas Figueiredo/CBF - Cruzeiro sagrou-se pentacampeão da Copa do Brasil

Contudo, o mês nove de 2017 ficou realmente marcado pela conquista celeste da Copa do Brasil. Na decisão, um palco digno da grandeza de Cruzeiro e Flamengo. O Mineirão se coloriu de azul e branco, com um pedacinho rubro-negro, para a última partida da competição. Tensão e suspense para os mais de 61 mil presentes no Gigante da Pampulha, recorde de público do estádio após sua reforma. Na disputa por pênaltis, coube a Thiago Neves conferir a última cobrança e garantir a quinta taça para galeria cruzeirense, maior vencedor do torneio juntamente com o Grêmio.

No mês de outubro, a Segunda Divisão Mineira finalizou os campeonatos profissionais da FMF na temporada. A disputa pelo troféu foi acirrada do início ao fim da competição. Somente ao término da última rodada foi possível decretar o campeão e as equipes que ascederam. Após o apito final nos jogos, Ipatinga e Sete Lagoas começaram a festa que não teve hora para acabar. O Tigre do Vale do Aço ficou com o troféu de campeão e o Democrata Jacaré garantiu sua volta ao Módulo II.

Ainda no antepenúltimo mês do ano, o Cruzeiro subiu no lugar mais alto do pódio e festejou sua segunda conquista nacional. Mesmo decidindo o Campeonato Brasileiro Sub-20 longe de casa, a Raposa contou com as defesas de Vitor Eudes para bater o Coritiba nas cobranças de penalidades máximas e levantar mais um troféu.

Outubro e novembro foram os meses das decisões na base. Nos torneios estaduais, o Atlético foi hegemônico e conquistou todos os campeonatos organizados pela FMF. O Galo foi campeão do sub-14 ao sub-20 e não deixou dúvidas sobre o excelente trabalho realizado com os garotos. Destaque também para a campanha histórica do Araxá no Mineiro Sub-20 e para a disputa da primeira edição do Campeonato Mineiro Sub-14 na história da Federação Mineira.

Com Cruzeiro e Atlético campeões pelo sub-20, do Brasileiro e da Copa do Brasil, respectivamente, coube à CBF elaborar uma forma de decidir qual das suas equipes de Belo Horizonte ficaria com a única vaga brasileira para a Libertadores da categoria. Foi criado, então, de maneira inédita pela entidade máxima do futebol nacional, a Supercopa Sub-20. A decisão, realizada em dois jogos, nos dias 18 e 23 de novembro, na Arena Independência, consagrou a Equipe Celeste como grande campeã, em mais uma disputa por pênaltis que contou com o brilhantismo do goleiro cruzeirense Vitor Eudes.

Foto: Lucas Figueiredo/CBF - América-MG levantou o título da Série-B do Brasileiro mais uma vez 

Encerramos a temporada de futebol em Minas Gerais com o América. No dia 26 de novembro, o Coelho conseguiu a incrível façanha de conquistar dois campeonatos no mesmo dia. Pela manhã, o clube comemorou seu bicampeonato estadual feminino ao derrotar o Frigoarnaldo na finalíssima. Pouco depois, foi a vez do profissional fazer bonito. Com o Independência lotado, com direito a quebra de recorde de público, o Tricolor, que já havia garantido seu retorno à elite antecipadamente, venceu o CRB e conquistou seu segundo título do Campeonato Brasileiro da Série B depois de 20 anos.

Também não podemos nos esquecer dos grandes campeões do futebol amador na capital.

Adulto Módulo I – Radiante Futebol Clube
Adulto Módulo II – Associação Atlético Aiuruóca
Adulto 1ª Divisão – Palmeirense Futebol Clube
Copa BH de Futebol Feminino – América Futebol Clube
Júnior Módulo I – São Luiz Futebol Clube
Júnior Módulo II – Associação Ferroviária Esportiva
Juvenil – Associação Atlética Santa Lúcia
Infantil – Saga Esporte Clube

Sem dúvida 2017 foi um ano de grandes alegrias e conquistas para o futebol de Minas Gerais. Com o fechamento de mais uma temporada vitoriosa, a FMF deseja a todos boas festas e um feliz ano novo! Que 2018 seja ainda melhor que este e que todos possam colher frutos e celebrar novas vitórias em breve!


Com informações: Federação Mineira de Futebol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.