sábado, 2 de janeiro de 2016

Torneios de verão prometem agitar o Uruguai em janeiro

23:14 01/01/2016
José Dias Sorriso



Foto: Divulgação
O mês de janeiro no Uruguai promete ser agitado com a realização de três torneios amistosos de verão. A primeira competição a ser disputada é a Copa Suat. A competição contará com a participação de três clubes uruguaios e um argentino.

A rodada valendo vaga para a disputa da taça está programada para o dia 13 de janeiro com os confrontos entre River Plate (Uruguai) x Argentino Juniors (Argentina) e Defensor Sporting (Uruguai) x Danubio (Uruguai). Os perdedores irão disputar o terceiro lugar, no dia 15 janeiro, na preliminar da decisão. A Copa Suat terá seus jogos realizados no estádio Luis Franzini, em Montividéu. 

Já no lendário estádio Centenário a Copa Bandes viverá a sua sexta edição. O torneio começou a ser disputado em 2009, ainda com o nome de Copa Bimbo, o que perdurou até 2013. O Cruzeiro foi o primeiro campeão da competição sob o comando do técnico Adilson Batista depois de golear o Nacional por 4 a 1 na decisão.

Outro mineiro na disputa do torneio, O Atlético goleou o Peñarol também por 4 a 1, na disputa do terceiro lugar. O atacante alvinegro Diego Tardelli terminou como o artilheiro do torneio com três gols assinalados. 

Sem a participação de brasileiros, a edição 2010 e 2011 teve o Nacional como campeão, batendo na final Danubio e Libertad - respectivamente. Em 2012 o Peñarol levantou a taça pela primeira vez, vencendo o Palestino (Chile) por 4 a 2 na final. Nas últimas duas edições (2014 e 2015) o Nacional levou a melhor sobre os peruanos do Sporting Cristal (3 a 0) e Universitário (2 a 1). 

A Copa Bandes 2016 contará com a participação de Peñarol  e Nacional (ambos do Uruguai), além de Banfield (Argentina) e um clube a confirmar, podendo ser Vélez Sarsfield (Argentina) ou Cerro Porteño (Paraguai). No dia 14 de janeiro tem o duelo entre Banfield e o adversário ainda não definido. Um pouco mais tarde, na partida de fundo, se enfrentam os dois clubes uruguaios. Os vencedores dos confrontos irão à final, no sábado, dia 16. Os perdedores farão a disputa do terceiro lugar no mesmo dia, na preliminar da final. 

Quatro dias depois da Copa Bandes, outro torneio amistoso vai mexer com o fanático torcedor uruguaio, a Copa Antel. A competição que será disputada no mesmo formato das anteriores contará com a participação do brasileiro Palmeiras. Além do clube paulista, irão participar o Libertad (Paraguai) e os dois principais clubes uruguaios, Nacional e Peñarol. A final acontece no dia 23 de janeiro, no estádio Centenário. A disputa do terceiro lugar acontecerá no mesmo dia, na preliminar da decisão. 

A Copa Antel acontece desde 2011 e teve como primeiro campeão o Peñarol que derrotou o rival Nacional por 2 a 1. A última edição da Copa Antel coroou o Nacional como campeão depois de vencer o Sportivo Luqueño (Paraguai) por 3 a 2.