sábado, 12 de dezembro de 2015

RAIO-X: Como que Ajax e Talismã chegaram a grande final?

09:19 12/12/2015
José Dias Sorriso

Pablo (E) e Gutierre (A) na disputa pela bola.
Dois craques de bola que podem fazer a diferença na decisão
A pedido de inúmeros leitores do FUTBLOG DO SORRISO destacamos essa matéria super especial sobre como foi o caminho de Ajax e Talismã até a grande final do Campeonato Amador de Belo Oriente 2015.

Os dois clubes que começaram a competição de forma modesta, mas no decorrer da mesma mostraram o porque de estarem como um dos favoritos ao título. Os dois clubes se tornaram gigantes e com méritos chegaram a final. 

Na última temporada (2014) já haviam feito a decisão e o Talismã conseguiu o título. Em Cachoeira Escura o time da casa foi derrotado por 2 a 1, e no jogo de volta conseguiu uma atuação estupenda e fez 3 a 0 sobre o Ajax, revertendo o revés, levando assim o inédito caneco naquele ano. 

Nesta temporada de 2015 os dois mais uma vez estão frente a frente para decidir o Campeonato Amador de Belo Oriente. Duas equipes bem postadas e com atletas que tem o faro para decidir uma partida com um piscar de olho. Exemplos disso, Léo Santiago, pelos lados do Talismã. Um atleta frio e que surpreende quando alguém pensa que ele não está em campo. Um verdadeiro jogador de decisão. Não é à toa que é renomado e respeitado em toda a região.  
Baixinho Washington é o artilheiro do campeonato,
sendo um verdadeiro reserva de luxo

Vale o destaque ainda para Zoi, que veste a camisa do Ajax. Zoi por sinal é um dos principais atacantes do atual futebol amador do município e isso digo com propriedade, quando nas últimas temporadas foi goleador com a camisa do JUD, além de decisivo quando vestia a camisa do próprio Talismã na última temporada. 

A final deste domingo (13) reserva ao amigo torcedor emoção do início ao fim e nada se pode dizer, antes que o árbitro apite o final do jogo. Uma partida que já mexe com a cidade e o estádio deverá estar lotado. Que seja uma grande festa. 

O Ajax começou a competição deste ano vencendo o Fundão por 1 a 0, em casa. O gol foi do baixinho goleador, Washington. Atleta fundamental para o time. Já o Talismã não saiu do empate por 1 a 1 com o Milan, fora de casa. O resultado na estreia levantou algumas dúvidas entre torcedores, que chegaram até mesmo a pensar que o Talismã não brigaria pela taça. Mas a trajetória do campeonato mostrou outra coisa: o Talismã está na final. 

Veio a segunda rodada. Os dois times mais uma vez não fizeram aquela atuação acima da média. O Ajax bateu o Cachoeiro por 3 a 2, em Cachoeira Escura. O Talismã não passou do empate sem gols com o Areia Preta. 

Perigoso Léo Santiago é uma das grandes apostas do Talismã
Na terceira rodada o Talismã conseguiu sua primeira vitória batendo o Unidos por 3 a 1. O Ajax, com um show do atacante Red Bull, venceu por 3 a 0 a equipe do Milan. Red Bull anotou os três gols do jogo. 

Na quarta rodada os finalistas deste ano se encontraram. O jogo no Menezão teve a vitória do Talismã sobre o Ajax por 2 a 0. Cristhiano e Pablo foram os autores dos gols. Pablo que no decorrer da competição se tornou o grande nome do time de Cachoeira Escura. 

Pela quinta rodada o Ajax aplicou uma impiedosa goleada na equipe do Unidos. O time de Belo Oriente não tomou conhecimento do time de Cachoeira Escura e fez 7 a 1. Com dois gols, Washington foi o destaque. O Talismã por sua vez, e curiosamente, também venceu na rodada por 7 a 1. A avalanche de gols foi sobre o Braúnas. Negão (fez três vezes) e Léo Santiago (duas), como destaques do jogo. 


Na sexta rodada o Talismã não saiu de um empate com o Fundão sem abertura de placar. Já o time do Ajax, em uma manhã inspirada do atacante Zoi, fez 3 a 1 no time do Braúnas. Zoi fez os três gols do jogo. Um artilheiro implacável com a camisa laranja. 

Zoi (Ajax) é decisivo em jogos como de domingo 
Veio a última rodada da primeira fase. O Ajax já classificado, assim como o Talismã. Faltava se saber quem terminaria na ponta. O Ajax enfrentou o Areia Preta, em uma das grandes partidas da temporada. O impossível aconteceu neste duelo. O Areia Preta que brigava por classificação chegou a estar vencendo por 4 a 1, mas em uma reação relâmpago e meteórica o Ajax conseguiu empatar o jogo: 4 a 4. O Talismã, em Cachoeira Escura, ficou apenas no empate com o Cachoeiro. O clássico terminou em 1 a 1. 

Veio a semifinal. O Ajax encarando o Braúnas. No jogo de ida empatou por 1 a 1, em partida realizada em Cachoeira Escura. Na volta, prevaleceu o seu favoritismo e, deu Ajax 3 a 0. O time de Belo Oriente avançava para a grande final. O Talismã chegou também a final depois de passar pelo árduo Fundão na semifinal. O jogo de ida, em Belo Oriente, no Menezão, terminou empatado por 2 a 2. O time de Cachoeira Escura teve de buscar o resultado duas vezes. O Fundão chegou a abrir 2 a 0, mas permitiu a reação do time Alvirrubro de Cachoeira Escura. Na volta, diante de seus fanáticos torcedores, o Talismã fez valer o mando e ganhou por 2 a 0. 
Talismã deposita sua confiança em seu camisa 10
Pablo (detalhe)

Ajax e Talismã na grande final. Duas grandes equipes do nosso campeonato. Os dois clubes tem uma visão de administração louvável e que merece os aplausos. Entram em uma competição com um só objetivo, o de chegar no topo mais alto. Estão de parabéns, o Ajax por meio de seu presidente Douglas Barros, além de toda a comissão formada. O técnico Cléber Barros mostrou também que é pé quente ao chegar em mais uma decisão de sua carreira. No Talismã, destaco o excelente trabalho do ainda jovem, mais conhecedor de futebol, o técnico Rafhael Douglas. Ele que tem sido peça fundamental neste grupo do Talismã, traçando estratégias fatais contra os adversários. Parabenizo ainda o presidente Nélio. Camarada humilde e que luta em prol de seu clube. Parabéns aos dois clubes e parabéns ao futebol desempenhado por ambos até aqui. Belo Oriente ganhou com esses dois times competitivos. 

LEIA TAMBÉM: 


No jogo de ida no domingo último que se passou, o Talismã venceu por 2 a 1, de virada. O Talismã que segue invicto na atual temporada. O time alvirrubro não perdeu para ninguém até aqui. Por outro lado, vemos um Ajax, depositando as suas fichas no seu comando de ataque que já balançou as redes dos adversários em 26 oportunidades.

Agora é a volta. Quem vai levar a melhor? Quem vai soltar o grito de campeão? Eis as perguntas e respostas que teremos após outros 90 minutos de grande dramaticidade. Um jogo para quem tem pernas firmes e não treme. Uma partida para valentes. Somente os guerreiros saírão melhor nessa. 

ARBITRAGEM 

Não me canso de tecer elogios ao árbitro Joselito Barbosa pela sua atuação estupenda na partida de ida. Espero e desejo boa sorte a ele e aos seus assistentes neste jogo. Seus dois assistentes, Geraldo da Silva Sá e Ederson Oliveira,  que por sinal são outros dois grandes destaques da arbitragem na região. 


TRUNFOS 

Os dois clubes para esta grande final contará com seus principais trunfos. O Ajax tem uma verdadeira ''carta na manga'', chamada Washington. Veja bem, ele é o artilheiro do campeonato amador, com 6 gols, sendo reserva. Isso mesmo, reserva e de luxo. Baixinho perigosíssimo. Além Dele (Washington), o Ajax conta com atletas do nível de Foguete, que já marcou em cinco oportunidades, assim como o seu companheiro, Zoi. Sem contar ainda a confiança depositada em Gutierre e Neguinho (dois grandes jogadores). 

No Talismã não é diferente. Pablo na minha opinião é um dos principais jogadores, hoje, da região. Um camisa 10 sem base. Canhoto super habilidoso e com uma categoria incrível para bater na bola. Vale o destaque ainda para Thiaguinho, que neste ano mostrou uma alavancada fantástica com a camisa do time. O jogador é um dos líderes da equipe e todos sabem do seu potencial. Como esquecer o baixinho e guerreiro, lateral-direito Dodô, que despontou no amador de nossa cidade, ainda em 2013, quando vestia a camisa do AERPS e foi apontado como a revelação da competição em uma enquete feita pelo FUTBLOG DO SORRISO. Dois times com grandes jogadores.

Vamos aguardar e ver qual será o final de mais um capítulo da história do nosso futebol.