segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Belo Oriente já teve um time de anciões

O Tomba Copo era a essência do veterano que não vemos hoje


12:29 14/09/2015
José Dias Sorriso


Hoje em dia nos vem aquela pergunta que não quer calar: Os times atuais são realmente de veteranos? Sem medo algum de errar, digo que não. Acabou o veterano genuíno, pelo menos nos jogos do vasto calendário dos clubes que vemos e temos. Falo como em um todo. Seja em Belo Oriente e em qualquer cidade da região. 

A essência real do veterano ficou no passado. Vemos times com jogadores de 16 anos atuando em partidas supostamente taxadas de ''jogo de veteranos''. Aí, volto no túnel do tempo para relembrar o verdadeiro time de veterano que o futebol belo-orientino já teve: O Tomba Copo. 

Quando falo, verdadeiro, por realmente ter sido um time formado por ''anciões'', digamos assim. Time de camisas amarelas, com detalhes em azul e com o patrocínio da Okrakão estampado em seu uniforme.

Jogadores como João Tutu, Seim, Inácio e vários outros. Época em que o campo do Oriente era em aberto ainda, sem os muros e com o balançar de eucaliptos atrás de um dos seus gols. João Tutu tinha uma categoria fantástica e os jogos eram muito disputados. Os jogos aconteciam geralmente aos sábados, pois no domingo, aí sim, entrava em campo os times do amador. E que jogos nós tínhamos. Alto nível. Época esplendorosa para se ver futebol. Nem chuteira direito os atletas tinham, isso quando não ia na base do improviso. Daquele tempo só restou saudades.