sábado, 27 de junho de 2015

''Mãozinha'' de Thiago Silva e incompetência nos pênaltis deixa Brasil de fora da Copa América

19:22 27/06/2015
José Dias Sorriso


Foto: Reprodução/Twitter
Paraguaios irão enfrentar a Argentina na semifinal
A seleção brasileira está fora da Copa América depois de ter sido derrotada pelo Paraguai nas cobranças de pênaltis, em jogo disputado neste sábado, na cidade de Concepcion, no Chile. No tempo normal o placar ficou em 1 a 1. Robinho fez para o Brasil, aos 14 minutos do primeiro tempo. González, aos 26 do segundo tempo deixou tudo igual cobrando pênalti. Nas penalidades máximas deu Paraguai: 4 a 3. O time de Dunga está eliminado da competição.

O JOGO

A seleção brasileira mostrou um bom volume de jogo na etapa inicial. Boa troca de passes e a tentativa de se fazer o gol bem nos minutos iniciais. O primeiro grande lance de perigo da partida aconteceu através de Phillipe Coutinho, em um chute de fora da área. O goleiro Villar mandou a bola para fora, espalmando e aliviando o perigo. 

Sem o atacante Neymar - punido com a suspensão de quatro jogos  -, e fora da competição - inclusive já deixou a concentração - o time comandado por Dunga entrou com Robinho de Titular. Um Brasil com grande movimentação, quando de posse da bola. 

Foto: Reprodução/Twitter
Brasil eliminado da Copa América
Até que, em uma bela triangulação, o Time Canarinho chegou ao gol no primeiro tempo. Bola de Willian para Daniel Alves, que cruzou da  direita, achando Robinho no meio da área somente para empurrar para o fundo das redes. O Brasil fez 1 a 0 e obrigou o adversário a sair mais. 

O primeiro tempo que foi marcado por jogadas ríspidas. Os paraguaios cometiam entradas fortes para cima dos atletas brasileiros. Somente na etapa inicial, o lateral-esquerdo Felipe Luiz e o meia Fernandinho sentiram na pele. 

A seleção paraguaia não se dava por vencida e apostava nos lances de bola parada - escanteios. Toda bola alçada na área assustava ao goleiro Jefferson. O Brasil foi para o intervalo com a vantagem: 1 a 0. Na etapa final o Brasil não conseguiu manter o futebol, até certo ponto, consistente, assim como foi na etapa inicial. Aceitou o ''jogo'' paraguaio e não deu outra: empate. Bola alçada na área e o zagueiro brasileiro Thiago Silva colocou a mão na bola de forma acintosa e o árbitro uruguaio Andrés Cunha não pensou duas vezes em apontar a marca da cal. 

Na cobrança, González bateu e colocou na rede. O empate ''assustou'' a seleção brasileira que ficou acuada e aceitando as investidas do time do técnico Ramón Diaz. O time paraguaio pressionou e por muito pouco, principalmente explorando os contra-ataques, não chegou ao gol da virada. E o jogo acabou mesmo na igualdade, com a decisão da vaga nos pênaltis. O Brasil saiu derrotado por 4 a 3. O Paraguai avança e pega a Argentina na semifinal.

Como foram as cobranças de penalidades:

Fernandinho Gol 1 x 0 Brasil
Martinez Gol 1 x 1 
Everton Ribeiro (chute pra fora)
Caceres Gol 2 x 1 Paraguai
Miranda Gol 2 x 2
Bobadilla Gol 3 x 2 Paraguai
Douglas Costa (Pra fora)
Santa Cruz (Pra fora)
Coutinho Gol 3 x 3 
Gonzalez Gol 4 x 3 Paraguai 

Obs: Brasil eliminado. Paraguai avança e pega a Argentina na semifinal da Copa América.