sábado, 6 de junho de 2015

Barça confirma o favoritismo, vence a Juve e leva a Liga dos Campeões

17:41 06/06/2015
José Dias Sorriso



Foto: Reprodução/Twitter
Rakitic abriu a contagem para o Barça
Barcelona e Juventus entraram em campo na tarde deste sábado (6) em jogo válido pela grande decisão da Liga dos Campeões da Europa. Confronto entre duas das grandes equipes do futebol mundial. Nos primeiros 15 minutos só deu uma equipe no jogo, o Barcelona, que pressionou o tempo todo o time italiano.


De tanto pressionar conseguiu fazer o primeiro gol do jogo através do croata Rakitic. Neymar tocou em Jordi Alba, que de primeira, deu o passe para Iniesta que entrou sozinho com a bola na área, se livrando da marcação do chileno Vidal. Bastou apenas dar o toque para que, Rakitic mandasse para o fundo das redes da Juve: Barça 1 a 0. Após tomar o gol, o time italiano comandado por Maximiliano Alegri saiu um pouco mais para o jogo e quebrou os momentos de aceitação do toque de bola dos espanhóis. 

O Barça jogava com muita facilidade, até que, os italianos decidiram se lançar mais ao campo ofensivo. A ''Vecchia Senhora'' tentava as jogadas principalmente com o francês Pogba, mas a conclusão não era das melhores. O toque de bola do Barça era eficiente e sempre o time criava jogadas de perigo. A Juventus precisava de igualar, mas pecava muito com os passes errados e a má pontaria das poucas vezes que criava. A temperatura em Berlim era baixa, mas dentro de campo o jogo ''fervia''. Um primeiro tempo, digamos que, de um time só. O Barça foi para o intervalo com a vantagem mínima. Na segunda etapa todos na expectativa por uma melhor apresentação dos dois times. Duas equipes em busca da tríplice coroa e acrescentando mais coincidências, ambas disputando a sua 8ª final de Liga dos Campeões. 

A Juventus estava em desvantagem e assim como na etapa inicial, aceitava o ''jogo'' do Barça, que mais uma vez estava na pressão. Até que, Marchisio em grande jogada, tocou de calcanhar, a bola chegou em Tevez que, chutou, Ter Stegen defendeu e, na sobra, Morata, sozinho, apenas empurrou para o fundo das redes, empatando o confronto no estádio Olímpico de Berlim. Após conseguir a igualdade por 1 a 1, depois de sair perdendo, a Juventus acordou de vez na partida, incendiando o estádio.

A postura do time italiano se tornou outra. Pogba havia acordado na partida e ditava o tom para a equipe alvinegra italiana que conseguia criar algumas jogadas de gol. Mas, quem tem Messi pode esperar sempre alguma coisa. Ele deu uma arrancada com a bola, pegando o sistema defensivo da Juve completamente desorganizado e, após o argentino chutar e Buffon espalmar para o lado, o uruguaio Luiz Suárez somente escorou para o fundo das redes, fazendo 2 a 1 para os espanhóis.

Não demorou muito tempo e o Barcelona poderia ter aumentado a contagem, mas após um lance polêmico o gol de Neymar, que seria o terceiro, acabou anulado pela arbitragem. Bola na área, Neymar cabeceou - houve o toque na cabeça e na mão do atacante ao mesmo tempo, com o goleiro Buffon vendo a bola morrer na rede, porém acabou invalidado. 

Restava a Juve buscar o resultado, pelo menos para levar a decisão mais adiante e não sair derrotada no tempo normal. O jogo ficou truncado, preso na marcação. O tempo ficava cada vez mais curto, com o relógio ''contra'' os italianos. Acendeu a esperança quando o árbitro turco deu cinco minutos de acréscimos. 

Quando tudo parecia liquidado e a fatura encerrada, eis que faltava o gol dele, Neymar. O atacante brasileiro recebeu a bola e mandou sozinho para as redes de Buffon. O terceiro e derradeiro gol da partida para delírio do torcedor espanhol no estádio Olímpico de Berlim. Barcelona fez 3 a 1 e ficou com a taça da Liga dos Campeões da Europa. Um jogo não tão belo na primeira etapa, mas um segundo tempo que abrilhantou os olhos de quem viu a partida.