segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

INÉDITO! Talismã reverte, faz três no Ajax e entra para o rol dos campeões

José Dias Sorriso


 Clique para ampliar 
BELO ORIENTE - É campeão! O Talismã provou a sua força no Campeonato Amador de Belo Oriente 2014 e sagrou-se neste domingo (30) o mais novo campeão do Município. O time de Cachoeira Escura precisava de reverter a vantagem obtida pelo Ajax no jogo de ida, quando acabaram derrotados no estádio Jurandir Ferreira pelo placar de 2 a 1.

De uma equipe desencontrada na primeira partida, o Talismã se recuperou e reacendeu a chama da esperança em seu torcedor, com uma atuação brilhante e conseguiu chegar a vitória e colocar a mão na taça, se juntando ao grupo dos clubes campeões.

O jogo no Menezão foi debaixo de uma chuva ‘’fina’’ que caía sem parar, mas os atletas não estavam muito ligados na situação climática, o que interessava mesmo era conquistar a vitória e sair com o título da competição. O Ajax jogava com a vantagem do regulamento, já que um empate lhe garantiria o ‘’scudetto’’ mas viu tudo cair em terra, quando logo aos 7 minutos de jogo, Jefinho aproveitou a sobra de bola e sozinho, livre de marcação, bateu de primeira, um golaço, com a bola morrendo no fundo do gol do goleiro Bocão que nada pôde fazer.


O gol trouxe alívio ao Talismã, pelo fato de precisar pelo menos de igualar o agregado. O Ajax não conseguia desenvolver o seu futebol e o Talismã buscava a todo instante liquidar a fatura, principalmente em chutes de fora da área. O jogo truncado, muitas das vezes era paralisado, devido a várias infrações.

O primeiro tempo mostrou um Talismã bem diferente no seu jeito de atuar, sem qualquer semelhança com a partida de ida. O time criava e finaliza sempre com muito perigo. Pelo lado belo-orientino, o Ajax ia na base do abafa, mas não demonstrava precisão na hora de finalizar.

Se o gol logo no início trouxe alívio para o Talismã e preocupação para o Ajax, aquilo que estava ruim poderia piorar e foi justamente o que aconteceu. Novamente, em falha de seu sistema defensivo, O Ajax sofreu o segundo gol. Juninho mandou para a área e o lateral-direito Pretinho completou para as redes. Talismã fez 2 a 0 e iniciou o desenho da taça.

O lateral-direito do Talismã que comemorou muito, já que na última partida havia cometido a penalidade que acabou favorecendo a equipe do Ajax, na derrota por 2 a 1. Redimido, restou ao atleta correr em direção aos torcedores e comemorar o gol – jogo já na marca de 41 minutos do primeiro tempo. Pouco tempo depois do gol, foi encerrada a etapa inicial.

As equipes foram recarregar as energias para voltarem para a etapa final. Ao Ajax restava se lançar no campo de ataque e tentar fazer um gol para pelo menos garantir a disputa da marca da cal. E, não demorou muito, veio o golpe fatal ao time belo-orientino. Dada a saída, Guilherme-GV lançou para o atacante Zoi que tocou na saída de Bocão, rasante, no canto esquerdo do goleiro, que viu a bola morrer no fundo do ‘’barbante’’. O Talismã anotava 3 a 0 no placar e sacramentava de vez a conquista do título de campeão amador de Belo Oriente 2014. O gol de Zoi saiu apenas à 40 segundos de jogo no segundo tempo.

O Ajax sentiu, mesmo com todo o segundo tempo pela frente. O time bem que tentou, fazendo algumas mudanças, mas não surtiu muito efeito e no final o Talismã soltou o grito de campeão. Pela primeira vez na história, o time de Cachoeira Escura sagra-se campeão do Município. O Ajax também corria atrás de seu primeiro troféu.

Após o apito do árbitro, os jogadores e comissão técnica do Talismã comemoraram muito no centro do gramado, pulando e gritando: ‘’É campeão’’. O Talismã torna-se a 14ª equipe que já levantou a taça do Campeonato Amador de Belo Oriente. É o quarto título de Cachoeira Escura na história do futebol amador do Município. Antes do Talismã, JUD (1991 e 1992) e Ouro Verde (2003) também já foram campeões.