quarta-feira, 2 de julho de 2014

MINEIRO SEGUNDA DIVISÃO! Competição começa dia 7 de setembro; Vale do Aço terá dois representantes

Grupos e regulamento do Campeonato foram divulgados nesta quarta-feira na sede da FMF



JOSÉ DIAS SORRISO
FUTBLOG DO SORRISO






Foto: Globo Esporte/ A bola vai rolar pelo interior


O Campeonato Mineiro da Segunda Divisão já tem os seus grupos e regulamentos definidos pela FMF (Federação Mineira de Futebol), em reunião que aconteceu na tarde desta quarta-feira (02) na sede da maior entidade do futebol do estado de Minas Gerais. A competição tem o seu início programado para começar no dia 7 de setembro e terá 12 clubes, sendo 4 em cada um dos três grupos, conforme definido na reunião que contou com a presença do presidente eleito da FMF, Castellar Neto.

A novidade para este ano na Segundona (que corresponde a terceira divisão do estado), é a fórmula de disputa, sendo regionalizada. O Vale do Aço contará com duas equipes: Novo Esporte (Ipatinga) e Trio (Fabriciano). De acordo com o regulamento do Campeonato, os times jogam entre si, dentro de cada grupo, em formato de turno e returno.

As duas melhores equipes, de cada chave, se classificam para o hexagonal final. Nessa fase, as seis equipes jogam em chave única, em sistema de ida e volta. Dia 17 de outubro é a data limite para inscrições de atletas, sendo que, para a primeira rodada, os clubes devem registar seus jogadores até o dia 4 de setembro.

O presidente da FMF, Castellar Neto, ainda fez questão de destacar uma outra novidade e, esta é bem favorável aos clubes, já que as taxas de bilheteria que são cobradas dos clubes pela entidade, passou de 6% para 5%. Além disso, a entidade informou por nota que o repasse às ligas locais da taxa cobrada nos borderôs passará de 1% para 2%.

Pelos lados do sul do estado a coisa complicou e não haverá nenhum representante da região na competição deste ano. Santarritense, Jacutinga e Esportiva Guaxupé, não conseguiram se organizar a tempo, estando também, em questão, pendências com a Federação. Outra equipe que não participará será o XV Uber - Clube gerenciado por Fernando Pires (integrante do Grupo Só Pra Contrariar), já que a Federação realizou uma votação e, não houve aceitação quanto a composição do clube no Certame, já que demorou entregar as documentações.

Na votação sobre a participação ou não da equipe, houve 3 votos a favor e 9 votos contra. O XV de Uber que havia inclusive anunciado para a disputa da competição, o ex-zagueiro Junior Baiano (como treinador) e a Nike (Parceira).

Havia ainda a expectativa em cima do time do Vila do Carmo, que poderia retornar ao futebol profissional, após anos de ausência, mas não houve condições e o clube de Barbacena, também está fora da disputa deste ano.


Os três Grupos da Segundona Mineira 2014:

Chave A: Arsenal, Coimbra, Betim e Funorte

Chave B: Novo Esporte, Trio, Valério e Nacional

Chave C: Ituiutabana, C.A.P, Fluminense e Uberaba