sexta-feira, 11 de julho de 2014

ARBITRAL OFICIAL! Tudo pronto para o Amador 2014 e primeira rodada será marcada por clássicos

Competição contará com 9 clubes e formato diferente do que aconteceu no último ano


José Dias Sorriso
Futblog do Sorriso

EXCLUSIVO







A bola vai rolar no Campeonato Amador de Belo Oriente temporada 2014. Nesta quinta-feira (10) ficou tudo definido, no arbitral oficial realizado na LDBO (Liga de Desportos de Belo Oriente). 

A reunião para decidir como será a competição aconteceu de forma pacífica e ordeira pelos presentes na mesma, em especial os representantes oficiais de cada clube interessado em participar do Certame.


A abertura da reunião começou por volta das 19h30, com o discurso do presidente da Liga, Edson Martins de Almeida ''Dinho'', passando a palavra em sequência para o pronunciamento do Secretário de Esportes do Município, José Geraldo. Os representantes de clubes, que se fizeram presentes, assinaram a folha do credenciamento, para a disputa da temporada.


Três equipes de Belo Oriente (Sede), marcaram presença no pleito oficial - Ajax, Oriente e Aluvaeira - este último não participará da competição, mesmo tendo sido representado pelo atleta Geovane. Segundo informações, o presidente do Aluvaeira, Rúbens, deixou o seu parecer sobre a retirada provisória da equipe alviverde do cenário futebolístico belo-orientino. O clube, sendo um dos mais tradicionais do Município ficará de fora neste ano de 2014.

O futebol da Sede será representado por Ajax e Oriente - este último que anunciou o seu retorno ao Campeonato Amador, após ficar de fora, em outras temporadas. Além da volta do Oriente, a competição contará também com as voltas de outros três clubes tradicionais do Município: Braúnas, Talismã e Unidos. 


O Campeonato Amador de Belo Oriente 2014, contará com 9 equipes, sendo elas: Ajax, Braúnas, JUNAF, Oriente, Unidos, Milan, Cachoeiro, Talismã e Fundão. Conforme o FUTBLOG DO SORRISO conversou com os dirigentes de clubes, a promessa é de elencos fortes  e um campeonato muito disputado.


Para este ano, o Amador de Belo Oriente voltará ao sistema federado, o que agradou aos clubes, sendo uma competição diferenciada e organizada. Levantada a questão, sobre o número de atletas de fora do Município - acabou em votação. 

Ficou definido que, cada clube poderá ter em campo, atuando como titular, durante seus jogos, três jogadores de linha que são de fora de Belo Oriente e ainda o goleiro - este último já que sendo de fora do Município será considerado neutro.


Dia 21 de julho começa a inscrição de atletas para a disputa da primeira rodada da temporada belo-orientina. O Campeonato Amador 2014, com 9 clubes oficialmente confirmados, será disputado no sistema de turno único; todos contra todos, com os 4 melhores na classificação geral da primeira fase avançando às semifinais; semifinais com jogos de ida e volta; finais com jogos de ida e volta. 

O formato desta temporada é bem diferente do último ano, onde o Amador acabou não sendo federado e sua fórmula de disputa era de chaveamentos. Para este ano, além da competição ser federada, houve o agrado por parte dos clubes quanto ao sistema de disputa adotado.


O Campeonato Amador de Belo Oriente 2014, contará com 9 datas na primeira fase; Duas datas na segunda fase (semifinais) e duas datas nas finais. Ficou ainda definido que,  durante os jogos poderão ser feitas sete substituições por cada clube. Quanto a inscrição de atletas, ficou decidido em comum acordo que, poderão os clubes registrar seus atletas somente até a sétima rodada da primeira fase.

Dos clubes que estiveram na última temporada, 4 não jogarão o certame em 2014. Neste ano, ficarão de fora da competição: AERPS, Aluvaeira, Areia Preta e JUD - este último é o atual vice-campeão do Município. O atual campeão belo-orientino, Fundão de Córrego Fundo, garantiu a sua participação.

O Campeonato Amador de Belo Oriente 2014 tem seu início previsto para o dia 10 de agosto, com seu término previsto para o dia 9 de novembro. Após realizado na noite desta quinta-feira, o sorteio na Liga de Desportos, ficaram definidos os confrontos da primeira rodada.

Confira os jogos da 1ª Rodada do Campeonato Amador de Belo Oriente 2014:

Ajax x Braúnas

JUNAF x Oriente

Unidos x Milan

Cachoeiro x Talismã

Folga: Fundão