quinta-feira, 10 de julho de 2014

A MINHA OPINIÃO! Pior que ver uma Argentina campeã, é o caminho espinhoso para se chegar a Rússia em 2018

José Dias Sorriso
Futblog do Sorriso


Meus caros amigos, bem sabemos, que não tem sido fácil para o torcedor brasileiro engolir a derrota de 7 a 1 para a Alemanha, em pleno Mineirão, em uma fase semifinal de Copa do Mundo. Foi uma derrota acachapante, humilhante, que fez todos os brasileiros sentirem vergonha do nosso futebol. A seleção de Felipão não honrou a camisa verde-amarela e saiu mais cedo do Mundial.

Pior que, teremos que ver os ''hermanos'' na decisão, justamente contra os nossos algozes - os alemães. Domingo é a final no Maracanã. Aí você me pergunta: Que caminho espinhoso é este, que os brasileiros terão pela frente, em busca de disputar mais uma Copa, que acontecerá novamente em 2018, na Rússia?

O Brasil vai ter que mudar muito o seu futebol, até chegar o período do novo Mundial. O futebol do nosso país está ultrapassado e precisa de se reformular urgentemente. Tudo o que aconteceu diante dos alemães, já era predito por muitos, que o vexame viria à tona, mais cedo ou, mais tarde. Tem que haver mudanças drásticas, a começar pela cabeça da CBF.

Os horários de transmissões do país é outro ponto que tem que mudar. A TV Globo manda e desmanda em nosso futebol, com os maravilhosos jogos das 22h00, com ''público de qualidade'', não passando dos 2 mil pagantes e olha lá hein! Uma vergonha, o atual momento do esporte mais praticado e amado do nosso Brasil.

Que nenhum brasileiro possa nem imaginar que tragédia seria, ainda muito mais catastrófica, de vermos o nosso futebol, voltando no tempo da estaca zero, como já aconteceu com vários países. Exemplos: Hungria, ex-República da Iugoslávia e assim por diante, sendo hoje, países com total descredito no mundo da bola. Não é generalizar, mas dizer algo que pode acontecer, é claro, se o Brasil não tomar uma atitude, quanto ao seu futebol.

Só para se ter idéia, a Hungria já teve um dos maiores goleiros do mundo, Lev Yashin ''Aranha Negra'', sem contar com o super atacante Ferenc Puskas, que marcou época. Hoje em dia, o futebol húngaro vive um sistema de zigue-zague, sem glória e sem glamour. Infelizmente ''perdeu a pose''.

O que dizer da ex-República da Iugoslávia? Que jogou 9 Copas do Mundo, fazendo campanhas sensacionais, de se ''tirar o chapéu'', mas que hoje, em meio as divisões, em Sérvia e Montenegro, Croácia e outros, acabou ficando pelo meio do caminho. 

O Brasil precisa de se reinventar e mudar o seu estilo, para não se tornar uma Hungria ou uma Iugoslávia. Aí chega alguém e diz: Mas isso é impossível! Em se tratando de futebol, tudo é possível e o Brasil está em decadência. Após os 7 a 1 sofridos para a Alemanha, agora é o caminho mais árduo para se chegar a nova Copa do Mundo, 2018 na Rússia.

Pior que ver a Argentina campeã no domingo, é saber que teremos uma dolorosa Eliminatória para disputar, tendo de ir a países como Bolívia, Perú e Chile - altitude pura, a nossa espera. O Brasil que abra o olho e busque se qualificar, pois sinto que a reformulação total é a nossa única saída, para que tenhamos o Brasil novamente, como o país do futebol. Respeitado por todos, respeitado pelo mundo!