sábado, 1 de fevereiro de 2014

Barcelona se perde, cai contra o Valencia e pode deixar a liderança

Principais estrelas estiveram mal em campo

Getty
Messi fez uma de suas piores partidas, e o Barcelona perdeu para o Valencia por 3 a 2


ESPN.com.br

O Barcelona se perdeu, neste sábado, no Camp Nou. Com um segundo tempo irreconhecível e Messi em uma de suas piores partidas, o clube catalão caiu por 3 a 2 diante do Valencia, na 22a rodada do Campeonato Espanhol.


O time comandado por Tata Martino não foi nem a sombra do que lidera - por enquanto - a Liga. A primeira posição agora está ameaçada. O Barcelona continua com 54 pontos; no domingo, o Atlético de Madri, que também tem 54, recebe a Real Sociedad, e o Real Madrid, 53, visita o Athletic Bilbao.

Getty Images

Tata Martino vê, incrédulo, a queda de seu Barça para o Valencia


A derrota para o Valencia interrompe uma sequência impressionante do Barcelona no Camp Nou. Até este sábado, o time colecionava 25 vitórias consecutivas em seu estádio. Uma série que acabou em um dia de muitas emoções.

Emoções que começaram antes mesmo do apito inicial. O estádio fez um minuto de silêncio para homenagear o técnico Luis Aragonés, ex-técnico das duas equipes e da seleção espanhola, que morreu neste sábado vítima de leucemia.

Em campo, a primeira emoção aconteceu logo aos 4 minutos. Alexis Sanchez tentou duas vezes, mas o goleiro Diego Alves defendeu ambos os disparos do chileno.

Três minutos depois, Alexis não perdoou. O Barcelona já pressionava e estava perto de marcar quando Messi chutou cruzado pela esquerda. A bola não foi na direção do gol, mas passou nos pés de Sanchez, que concluiu com um chute cheio de efeito, enganando Diego Alves e abrindo o placar.

Getty

Messi é cercado por jogadores do Valencia durante a derrota

O Barcelona dominava a partida, rondava a área do Valencia e criava chances de ampliar o placar. Aos 20 minutos, Pedro cruzou para a área e Alexis Sanchez concluiu de cabeça. Diego Alves fez ótima defesa. Dois minutos depois, Messi chutou rasteiro e o goleiro do Valencia mais uma vez evitou o segundo gol.

Mas o Barcelona não marcou e passou a dar chances, e o Valencia quase empatou aos 37 minutos, quando Valdés saiu muito mal em um escanteio. Ricardo Costa, com o gol livre à sua frente, cabeceou para fora.

Na segunda grande chance, aos 43 minutos, o Valencia não desperdiçou. Parejo puxou contra ataque, tabelou com Feghouli e recebeu de volta para chutar sem chances para o goleiro catalão.

Getty Images

Parejo celebra um dos dos gols do Valencia no Camp Nou

O Valencia começou a segunda etapa tentando manter o bom momento na partida. E conseguiu, quando aos 3 minutos Piatti aproveitou-se da indecisão de Valdés na saída do gol para marcar de cabeça, por cobertura, fazendo 2 a 1.

O Barcelona acordou e voltou a atacar. Aos 8 minutos, a bola tocou no braço de Ricardo Costa dentro da área - o juiz marcou pênalti, e Messi cobrou bem para empatar a partida.

Parecia que era questão de tempo para o clube catalão dominar novamente o jogo e voltar a comandar o placar. Mas a defesa voltou a falhar e, aos 13 minutos, Feghouli fez fila pela direita e cruzou para Alcácer marcar o terceiro do Valencia.

O Barcelona, então, se perdeu. Nem a entrada da Iniesta, que começou no banco, mudou o panorama. Tudo piorou ainda mais quando, aos 33 minutos, o lateral-esquerdo Jordi Alba foi expulso por uma entrada em Feghouli.

Foi a primeira expulsão do Barcelona na temporada. Foi a primeira derrota no Camp Nou. Foi o jogo que pode ter mudado o destino do clube no Campeonato Espanhol.