domingo, 16 de fevereiro de 2014

As 10 maiores zebras do futebol nos últimos anos



Honduras elimina o Brasil da Copa América em 2001


Felipão comandava a seleção brasileira. Depois de estrear nas Eliminatórias, seguiu para a Copa América. Porém, por mais que se soubesse que a fase do Brasil não fosse das melhores, a maneira como a campanha se desenrolou foi trágica. Na primeira fase, a derrota para o México deixou a desconfiança. Consumada nas quartas de final, quando a equipe foi amassada por Honduras. Triunfo por 2 a 0 com dois gols de Saúl Martínez e uma partidaça de Amado Guevara.


ASA de Arapiraca elimina o Palmeiras da Copa do Brasil em 2002

A torcida alviverde tinha consciência da limitação de seu elenco, mas eles não esperavam um golpe tão duro dentro do Palestra Itália. O ASA fez o dever em Arapiraca com a vitória por 1 a 0. E o gol de Sandro Goiano – que não é aquele – fez com que a derrota por 2 a 1 se transformasse em uma grande vitória aos alagoanos, bem como em vexame eterno à equipe de Vanderlei Luxemburgo. Só que o ASA não durou. Caiu logo na segunda fase, goleado pelo Confiança.


França e Argentina são eliminadas na fase de grupos da Copa de 2002

A maior zebra das últimas Copas do Mundo foi protagonizada pela incompetência de duas grandes seleções. A França era campeã mundial e europeia, Zidane tinha sido eleito o melhor jogador do planeta. Contudo, acabou sendo engolida pelo Senegal e não conquistou uma vitória sequer em uma chave que também tinha Dinamarca e Uruguai. Já a Argentina pode dar a desculpa de estar no ‘grupo da morte’, com Inglaterra, Suécia e Nigéria. Mas nada justifica a queda de rendimento de um time que havia sobrado nas Eliminatórias.


Santo André é campeão da Copa do Brasil em cima do Flamengo em 2004

O Flamengo foi pródigo em passar por vexames nos últimos anos. Ainda que a derrota para o América do México na Libertadores tenha sido mais impactante, não valia taça como a final da Copa do Brasil. O clima de ‘já ganhou’ era imenso depois do empate por 2 a 2 em São Paulo. Sandro Gaúcho e Élvis, no entanto, fizeram com que a confiança rubro-negra se tornasse na glória azul. Prêmio à excelente trajetória do Ramalhão, que também eliminou Goiás, Palmeiras e o não menos surpreendente XV de Campo Bom.


Grécia é campeã da Eurocopa em 2004

Em 2004, a Grécia ganhou um novo apelido: Navio Pirata. Afinal, os gregos aportaram sua barcaça em Portugal e saquearam a taça da Euro para si. O time treinado por Otto Rehhagel era limitadíssimo e não fazia questão nenhuma de esconder isso – aliás, era o grande trunfo do time, que abusava do jogo aéreo e se retrancava na defesa. A fórmula deixou para trás Espanha, França e República Tcheca. Já na decisão, os anfitriões portugueses foram superados pelo inesquecível gol de Angelos Charisteas.


Once Caldas é campeão da Libertadores em 2004

Manizales se tornou um lugar místico para a Libertadores a partir de 2004. Foi na cidade que o Once Caldas constituiu sua fortaleza, se tornando o campeão mais inesperado da história da competição. Depois de ajudar a eliminar o Vélez na fase de grupos, o time chegou à final eliminando Barcelona, Santos e São Paulo – sem nunca vencer fora, mas fazendo o resultado em casa. Já na decisão, os colombianos bateram nos pênaltis o Boca Juniors, dono de três taças continentais nos quatro anos anteriores. Henao e Valentierra entraram para a história.


Baraúnas elimina o Vasco da Copa do Brasil em 2005



A Copa do Brasil é especialista em criar grandes zebras. Mas é difícil encontrar uma maior do que o Baraúnas, que sequer tinha um título estadual quando superou o Vasco. Os campeões da Copa RN já tinham surpreendido ao baterem América Mineiro e Vitória. Já na terceira fase, depois do empate por 2 a 2 em casa, os potiguares se impuseram em São Januário. Vitória incontestável – e humilhante para os cruzmaltinos – por 3 a 0, com direito a gol do lendário Cícero Ramalho, de 40 anos e 92 quilos. Contudo, o sonho do Baraúnas acabou logo na sequência da competição, com dois massacres do Cruzeiro.


Mazembe elimina o Internacional do Mundial de Clubes em 2010



Qual a probabilidade de um africano superar um sul-americano no Mundial de Clubes. Até aquele momento, parecia nula. Mas o Mazembe protagonizou a proeza contra o Internacional. Os colorados eram dominantes em campo, mas não conseguiam passar pelo folclórico goleiro Kidiaba. E os contragolpes fizeram a alegria dos congoleses, que mataram o jogo em uma histórica vitória por 2 a 0. Já na decisão, por mais que a Internazionale não passasse por um bom momento, venceu os africanos com um pé nas costas.


Tolima elimina o Corinthians na pré-Libertadores em 2011

Por mais que ambos já fossem veteranos, o que se espera de um time com Ronaldo e Roberto Carlos na Libertadores? O título, é claro. Só que o Corinthians ficou no caminho cedo. Muito cedo. O empate em casa com o Tolima era o prenúncio do desastre. Que se consumou na viagem a Ibagué, com a derrota por 2 a 0. Foi a deixa para que Ronaldo pendurasse as chuteiras e Roberto Carlos saísse do clube. Se dependesse da revolta da torcida, também acabaria no adeus de Tite, Alessandro e Danilo, heróis no título continental um ano depois.

Raja Casablanca elimina o Atlético do Mundial de Clubes em 2013



Pela segunda vez na história, a final do Mundial de Clubes não contava com a equipe sul-americana. E, novamente, o algoz era um africano. O Raja Casablanca tinha


http://tudosobrefutebolsp.blogspot.com.br/