quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Marin vê 'situação difícil' na Arena da Baixada e já admite um plano B

Presidente da CBF lembra de "vários alertas" dados pela Fifa

Por Gazeta Press 
A Arena da Baixada, em foto aérea tirada em novembro de 2013, ainda em obras
A Arena da Baixada, em foto aérea tirada em novembro de 2013, ainda em obras / Crédito: Divulgação

É real a possiblidade de um dos estádios pré-definidos não ser utilizado na Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Nesta quarta-feira, o presidente da CBF e do Comitê Organizador Local (COL), José Maria Marin, admitiu pela primeira vez que a Arena da Baixada pode ficar de fora do Mundial deste ano. Nesta semana, o estádio paranaense recebeu a visita do secretário geral da Fifa, Jerome Valcke, e impressionou negativamente o francês, que também ameaçou excluí-lo do principal torneio de futebol do planeta.
Para Marin, os responsáveis pela Arena da Baixada precisam agilizar as obras do estádio, ou então a Fifa poderá elaborar um plano B. "Sei que tivemos vários alertas, vários avisos, e me parece que esses alertas não foram correspondidos com a recuperação do prazo dado pela Fifa. A situação é difícil. Nesse sentido, acredito que os responsáveis pela construção precisam recuperar o tempo perdido ou, pela primeira vez, esteja sendo estudado pela Fifa um plano B. Foi dado um sinal amarelo grande", declarou nesta quarta-feira, durante coletiva de imprensa na Federação de Futebol do Rio Grande do Norte, em Natal.
Apesar disto, o presidente da CBF demonstrou confiança na entrega do estádio paranaense. O prazo inicial era 31 de dezembro do ano passado, mas a data foi adiada para março de 2014. Porém, Jerome Valcke visitou as instalações da Arena na última terça-feira e demonstrou tamanha preocupação que sequer arriscou-se a falar em prazos. De acordo com Marin, no entanto, o exemplo da Arena Pernambuco, que também tinha situação complicada, mas foi entregue a tempo da disputa da Copa das Confederações, pode ser usado como uma esperança aos paranaenses.
"As nossas empresas (construtoras) têm uma capacidade grande, com prestígio e obras no exterior, para conseguir finalizar os projetos. Em minha primeira reunião na Fifa, Recife estava fora da Copa das Confederações. Pedi a palavra e disse que havia um equívoco. Naquela ocasião, a construtora triplicou o número de trabalhadores e o estádio ficou pronto", afirmou o mandatário que não pôde participar da visita à Arena da Baixada por ter outros compromissos em São Paulo.
Aproveitando sua passagem pelo Rio Grande do Norte, Marin também falou sobre a da Arena das Dunas, na capital potiguar. O estádio, que era um dos que mais preocupava o Comitê Organizador, será entregue ainda nesta quarta-feira com a presença da presidente do Brasil e, segundo o presidente da CBF, não será um elefante branco.
"O que dizem de Natal falavam também de Brasília. Do elefante branco nós vamos procurar fazer um elefante de ouro. Quem levou o jogo Flamengo e Santos para Brasília fui eu. Quando todos disseram que Brasília seria um elefante branco eu levei o jogo para lá. Foi um sucesso. Após essa partida, muitas partidas foram disputadas no Mané Garrincha. Mas tudo depende do entendimento com os clubes", acrescentou.
A Arena das Duna será o primeiro estádio inaugurado após a realização da Copa das Confederações. Até a Copa do Mundo, com início marcado para o dia 12 de junho, ainda restam as arenas Pantanal, Amazonas, da Baixada, Corinthians e do Beira-Rio. A situação gaúcha é a mais avançada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.