domingo, 5 de janeiro de 2014

ESPECIAL

14 datas para ficar de olho em 2014

Será que Ribéry vai desbancar Messi, superar Ronaldo e ganhar a Bola de Ouro? (Foto: AP)
Sem dúvida alguma, a data mais esperada em 2014 para os fãs de futebol é o dia 13 de julho. É em um domingo e é no Maracanã que será decidido o grande campeão da Copa do Mundo. Mas esta não é a única data de que já podemos esperar muito tão antecipadamente. Selecionamos este e 13 outros dias deste ano pelos quais você pode esperar algo interessante no futebol. Abertura da Copa, decisões de campeonatos e disputa de clássicos estão entre as datas. Dê uma olhada em quais são e por que elas merecem atenção.
Encontro dos líderes de La Liga – 11 de janeiro
Com campanhas iguais, Barcelona e Atlético de Madrid entram em 2014 dividindo a liderança de La Liga, e o confronto é um dos mais esperados do campeonato e encerrará o primeiro turno provavelmente deixando um acima do outro na tabela. Além disso, o jogo provavelmente terá Lionel Messi em campo. Lesionado desde o início de novembro, o argentino já está recuperado e pode retornar aos gramados contra Elche ou Getafe, antes do duelo com os Colchoneros, mas a partida no Vicente Calderón é a mais cotada para sua volta.
Premiação da Bola de Ouro da Fifa – 13 de janeiro
A premiação ao melhor jogador do mundo nunca foi tão importante como atualmente. 2013 foi um ano em que os craques não usaram apenas os gramados para mostrar que mereciam a Bola de Ouro, mas também a imprensa. Franck Ribéry, por exemplo, frequentemente falou sobre merecer levar o prêmio. Lionel Messi, escolhido o melhor nos últimos quatro anos, sofreu com lesões, o que deixou a disputa mais aberta, e o francês e Cristiano Ronaldo hoje são mais cotados para levar a Bola de Ouro que o argentino. No dia 13 de janeiro, toda a falação sobre quem deve levar o prêmio finalmente acabará e conheceremos o melhor do mundo.
Reencontro de City e United – 1º de março
David Moyes tem sofrido para substituir Alex Ferguson no Manchester United, mais até do que era esperado. A derrota mais marcante que teve em seu primeiro semestre como treinador dos Red Devils foi o massacre por 4 a 1 que sofreu para o rival Manchester City, ainda na quinta rodada da Premier League. No primeiro dia de março, terá a chance de se vingar dos Citizens. Até lá, no entanto, terá que trabalhar muito, já que o United continua instável e o City, por outro lado, tem jogado cada vez melhor.
Último amistoso da Seleção antes da Copa – 3 de março
Felipão tem apenas mais um teste antes de definir os convocados para a Copa (Foto: AP)
Felipão tem apenas mais um teste antes de definir os convocados para a Copa (Foto: AP)
A preparação da seleção brasileira para a Copa do Mundo terá sua última partida em 3 de março, na África do Sul, no estádio Soccer City, palco da final do último Mundial. Apesar de o adversário não ser forte, o jogo será um bom termômetro para vermos em que ritmo chega o Brasil para a Copa. Provavelmente, o grupo que estará em Joanesburgo para a partida será o que disputará a competição em junho, exceto por algum possível desfalque por contusões que venham a acontecer entre março e o início da Copa.
Real Madrid x Barcelona – 23 de março
Em 26 de outubro, Barcelona e Real Madrid se enfrentaram pela primeira vez desde a chegada de Neymar e Gareth Bale aos clubes, respectivamente. Recuperado pouco antes de lesão, o galês esteve apagado no Camp Nou, Neymar brilhou com um gol, e Carlo Ancelotti acabou chamado de “presidencialista” por escalar Bale. No dia 23 de março, pelo segundo turno, Real e Bale terão a chance de dar a resposta àquela derrota, jogando no Santiago Bernabéu. Um ‘El Clásico’ é sempre uma data importante no calendário futebolístico. Sob essas circunstâncias, ainda mais.
Entrega do último estádio da Copa – 15 de abril
A construção dos palcos para a Copa do Mundo foi marcada por muitos, muitos atrasos e alguns acidentes trágicos. A Arena Corinthians, estádio de São Paulo para o Mundial, teve o incidente mais marcante da preparação para a Copa, com a queda do último dos módulos da cobertura sobre a estrutura da arena, que matou duas pessoas. Naturalmente, o acidente atrasou ainda mais a entrega do estádio, que deveria ter sido concluído na primeira quinzena de janeiro e agora ficou para abril. Alguns estádios deverão ser entregues em janeiro, como a Arena das Dunas e o Beira-Rio, e outros em fevereiro, como a Arena da Baixada. A nova arena corinthiana, com o prazo atual, fechará o ciclo de construção de estádios.
Última rodada da Premier League – 11 de maio
A atual temporada da Premier League tem sido a mais disputada dos últimos anos. A parte de cima está embolada, e até o Everton está dentro do grupo de equipes brigando por uma vaga na Liga dos Campeões. Se o campeonato seguir sua disputa da mesma maneira que no primeiro turno, deveremos ter muitas coisas a serem decididas na rodada final. Arsenal, Manchester City, Liverpool e Chelsea são, atualmente, os principais candidatos ao título, mas não seria loucura imaginar alguma outra equipe entrando nessa briga até lá.
Final da Liga dos Campeões – 24 de maio – Estádio da Luz
A decisão da principal competição de clubes do mundo é sempre uma data a se marcar com um círculo vermelho no calendário. As melhores equipes do planeta se classificaram para as oitavas-de-final, e vários belos confrontos podem ser imaginados para a final a ser realizada no Estádio da Luz, em Portugal. Em busca da famosa “La Décima”, Cristiano Ronaldo sonha quebrar o jejum de título do Real Madrid jogando em seu país natal. Quem sabe?
Abertura da Copa do Mundo – 12 de junho
A Copa do Mundo começará em uma quinta-feira, na Arena Corinthians, com a partida entre Brasil e Croácia, mesmo duelo que abriu a campanha brasileira na Copa de 2006, na Alemanha. O nível moderado do adversário será um ótimo “teste” para o grupo de Luiz Felipe Scolari, principalmente jogando diante de uma torcida tão exigente quanto a paulista.
Reedição da final do Mundial de 2010 – 13 de junho
Um dia após o início da Copa, Espanha e Holanda estreiam na competição reeditando a final da última edição. A partida acontecerá na Fonte Nova e é a mais aguardada da fase de grupos do Mundial. Será que a Holanda conseguirá sua pequena vingança? Marque no calendário, pois valerá a pena.
Final da Copa do Mundo – Domingo, 13 de julho
A Copa do Mundo terá 32 dias de duração e terminará com a final no Maracanã, em 13 de julho. É a data mais importante de 2014 no futebol, e esperamos que aconteça com o Brasil em um dos lados, não é mesmo? Mas sem terminar em qualquer tipo de Maracanazo, por favor. O de 1950 já bastou.
Finais da Libertadores – 6 e 13 de agosto
Pela disputa da Copa do Mundo, a Libertadores terá suas finais adiadas para agosto. O mês da disputa da decisão não é a única novidade nos últimos jogos da competição. A partir deste ano, após alguns problemas como com o Atlético Mineiro em 2013, a Conmebol finalmente cedeu e abriu uma brecha no regulamento para que o palco da final possa ser discutido para equipes com estádios de capacidade inferior a 40 mil lugares. Os estádios que se encaixam nesse perfil precisarão ter recebido alguma competição internacional nos últimos anos e também dependerão de uma aprovação do Comitê Executivo da entidade.
Último clássico de Lewandowski contra o Bayern do lado aurinegro – 14 de abril
Lewandowski deve jogar pela última vez contra o Bayern de Munique usando a camisa do Dortmund (Foto: AP)
Lewandowski deve jogar pela última vez contra o Bayern de Munique usando a camisa do Dortmund 
(Foto: AP)

Robert Lewandowski seguiu os passos de seu ex-companheiro Mario Götze e trocou o Borussia Dortmund pelo Bayern de Munique. Com contrato se encerrando no final da temporada, o polonês assinou pré-contrato com o rival e vai para Munique sem custos para os bávaros. Portanto, no dia 12 de abril, pela 30ª rodada da Bundesliga, fará seu último clássico contra o Bayern jogando pelos aurinegros. Sorte dele que a partida é na Allianz Arena, porque o comportamento da Muralha Amarela teria tudo para não ser nada amistoso.
Rodada de encerramento do Brasileirão – 7 de dezembro
O Campeonato Brasileiro tem o equilíbrio como uma de suas principais características. Tudo bem que o nivelamento normalmente é por baixo, mas se tem uma coisa que podemos esperar da competição é que a última rodada tenha bastante coisa a ser decidida. Talvez vagas na Libertadores e talvez o campeão, mas certamente os rebaixados deverão ficar para a 38ª data da competição. 7 de dezembro será um dia de drama para uns e festas para outros, e o histórico tem mostrado que grandes clubes podem muito bem estar no lado que não terá motivos para sorrir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.