São Paulo toma gol relâmpago de pênalti e perde para o Criciúma


Do UOL, em São Paulo

 


Um gol no primeiro minuto de jogo definiu a derrota do São Paulo por 1 a 0 para o Criciúma neste domingo, no estádio Heriberto Hülse, pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro. De pênalti, o atacante Wellington Paulista definiu o resultado do jogo, que praticamente livra sua equipe do risco de rebaixamento - um empate com o Botafogo no próximo final de semana basta para não cair. O time paulista, por sua vez, chega ao quinto jogo sem vitória, contando Brasileirão e Copa Sul-Americana.
Antes do jogo deste domingo, o São Paulo perdeu para o Fluminense no Brasileiro, depois foi derrotado pela Ponte na Sul-Americana, seguido de dois empates, com o Botafogo e a mesma Ponte em ambos os torneios. A última vitória foi no dia 13 de novembro, quando bateu o Flamengo por 2 a 0, no Brasileirão.

A equipe tricolor esperava se recuperar da eliminação da Sul-Americana para a Ponte Preta, mas não conseguiu desempenhar um bom papel dentro de campo. Desta forma, o time estaciona nos 50 pontos, na nona colocação. O Criciúma, por sua vez, alcança os 46 pontos, na 12ª posição e praticamente se garante na elite do futebol nacional em 2014.

O gol do Criciúma saiu tão rápido que foi quase como se o São Paulo já tivesse entrado em campo perdendo por 1 a 0. Com 20 segundos de jogo, Sueliton, em posição irregular, recebeu a bola na área e caiu. O árbitro marcou pênalti, para a revolta dos são-paulinos. Wellington Paulista cobrou bem a abriu o marcador para o time da casa.

Começar a partida de maneira tão desastrosa deixou o São Paulo um pouco perdido em campo. Apesar de melhor tecnicamente e ter mais volume de jogo, o time do treinador Muricy Ramalho tinha dificuldades em criar jogadas que efetivamente terminassem em chances de gol.

A melhor jogada do São Paulo aconteceu aos 32min, quando o atacante Osvaldo arrancou pela ponta e cruzou rasteiro na área. Luis Fabiano se antecipou ao zagueiro, mas chutou forte demais e a bola passou por cima da trave do goleiro Galatto.

No segundo tempo, o cenário do jogo não mudou. O São Paulo ainda tomava a iniciativa, mas era incapaz de assustar a defesa rival. Bem fechado, o Criciúma explorava os contra-ataques e por pouco não ampliou o placar utilizando esse expediente.

Assim, a etapa complementar foi arrastada e sem grandes emoções. Comemoração só pelo lado do Criciúma, que conquista uma vitória importante, que o distancia da zona de rebaixamento da competição nacional.


FICHA TÉCNICA
CRICIÚMA 1 X 0 SÃO PAULO
Local: Heriberto Hulse, em Criciúma (SC) Data: 1º de dezembro de 2013 (domingo) Horário: 17 horas (de Brasília) Árbitro: Francisco Carlos do Nascimento (Fifa-AL) Assistentes: Márcio Eustáquio (Fifa-MG) e Katiuscia Berger (Fifa-ES) Cartões amarelos: Elton, Galatto e Fábio Ferreira (Criciúma); Maicon e Wellington (São Paulo) Gol: CRICIÚMA: Wellington Paulista (de pênalti), a um minuto do primeiro tempo
CRICIÚMA: Galatto; Sueliton, Ewerton Páscoa, Fábio Ferreira e Marlon; Serginho, João Vitor (Matheus Ferraz), Elton e Ricardinho; Lins (Fabinho) e Wellington Paulista
Técnico: Argel Fucks
SÃO PAULO: Rogério Ceni; Douglas, Antonio Carlos, Rodrigo Caio e Lucas Evangelista; Wellington, Maicon e Ganso (João Schmidt); Osvaldo (Ademilson), Welliton (Aloísio) e Luis Fabiano
Técnico: Muricy Ramalho

Um gol no primeiro minuto de jogo definiu a derrota do São Paulo por 1 a 0 para o Criciúma neste domingo, no estádio Heriberto Hülse, pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro. De pênalti, o atacante Wellington Paulista (foto) definiu o resultado do jogo, que praticamente livra sua equipe do risco de rebaixamento - um empate com o Botafogo no próximo final de semana basta para não cair. O time paulista, por sua vez, chega ao quinto jogo sem vitória, contando Brasileirão e Copa Sul-Americana / Fernando Carvalho/AGP/Estadão