domingo, 15 de dezembro de 2013

Dante diz que R10 animou Bayern: 'Não sabiam que ele jogava no Galo'

Zagueiro revela que presença do craque é motivação para os jogadores alemães,
que pediram ao brasileiro informações sobre o Atlético-MG. Jô vira preocupação

Por Munique, Alemanha

 
Desde que Dante revelou aos companheiros do Bayern de Munique que Ronaldinho Gaúcho atuava no Atlético-MG, possível adversário dos alemães na decisão do Mundial de Clubes, no dia 21 de dezembro, a expressão dos bávaros mudou radicalmente. “Eles ficaram animados”, adiantou o zagueiro baiano, explicando que os companheiros não sabiam da presença de R10 no Galo porque “não dão muita importância ao Mundial de Clubes”.

– Falei para eles e coloquei logo uma pimentinha para se motivarem. Eles ficaram animados e me perguntaram como foi a campanha do Atlético na Libertadores. Contei que o time possui vários jogadores de classe além do Ronaldinho, como Gilberto Silva, Josué, Jô. Tem muitos bons jogadores, um ótimo goleiro também. Do Jô nem se fala. Ele vai ficar dando trabalho lá na frente. É meu parceiro, mas vou ter que chegar duro, porque esse negão é matador. Já falei para os caras como vai ser, e eles têm de ficar atentos ao Jô, a todo o time, porque o Galo é bom – disse o camisa 4 dos alemães.
Dante Bayern de Munique (Foto: Claudia Garcia) 
Dante antes do embarque do Bayern de Munique para o Marrocos (Foto: Cláudia Garcia)
 
Embora o Bayern de Munique tenha conquistado todas as competições este ano, Dante afirmou que o time chega ao Marrocos com humildade para trazer um troféu que seria a consolidação de uma temporada de glórias. Em entrevista ao GloboEsporte.com, em Munique, o zagueiro falou também da relação com o técnico Guardiola. Sobre o catalão, revelou um episódio curioso que ilustra bem o trabalho do treinador.
– É complicado entregar um segredo do cara. Mas teve um dia que o time não estava jogando tão bem, apesar de estar vencendo por 1 a 0. No intervalo, ele entrou no vestiário e chutou tudo. Chutou a caixa, tudo. Estava bravo. Aí falou: “Olha, se vocês não querem ser campeões, me falem, porque desse jeito não vai dar". Ficou muito bravo, nós voltamos a campo e vencemos por 4 a 0.
Dante Bayern de Munique (Foto: Agência AP) 
Olha o Ronaldinho: Dante prega atenção ao craque e também a Jô
 (Foto: Agência AP)


O que se tem falado no vestiário sobre o Mundial de Clubes?
Já conversamos um pouco, depois de saírem algumas notícias nos jornais, o assunto ficou mais quente. Mas, como sabemos, aqui não dão tanta importância para o torneio como na América do Sul. Mas vamos entrar fortes e concentrados, respeitando todos os adversários jogando o nosso futebol para nos sagrarmos campeões.

A derrota para o Manchester City pode ser um indicador de esperança para o Galo?
Pode até ser. Saber que não somos imbatíveis. Mas, por outro lado, nós estamos com espírito de vingança, queremos ganhar de qualquer jeito os próximos jogos.

Por que o Guardiola disse após o jogo com o City que, às vezes, é necessário perder?
Porque é o segredo do futebol e da vida. Nós só aprendemos com os erros. E depois de termos ganhado tudo, é difícil tirar uma aprendizagem dos pontos negativos. É bom para todos sabermos que não somos imbatíveis, que entendermos que temos de continuar trabalhando forte. Todos querem ganhar desse time, que vem fazendo história, e nós queremos continuar focados no nosso trabalho.
Ronaldinho comemora gol e faz continência para o presidente Kalil (Foto: Reprodução / Premiere FC)Presença de Ronaldinho no Mundial motiva atletas do Bayern (Foto: Reprodução / Premiere FC)
 
O que o elenco do Bayern tem perguntado para você sobre o Galo?
Eu falei do Ronaldinho e do Jô, que também já passou pelo futebol europeu, e eles ficaram animados ao saber que o Ronaldinho está no time.

Eles não sabiam que o Ronaldinho jogava no Atlético?
Não, eles não sabiam. Falei para eles e coloquei logo uma pimentinha para se motivarem. Eles ficaram animados e me perguntaram como foi a campanha do Atlético na Libertadores. Contei que o time possui vários jogadores de classe além do Ronaldinho, como Gilberto Silva, Josué, Jô. Tem muitos bons jogadores, um ótimo goleiro também. Do Jô nem se fala. Ele vai ficar dando trabalho lá na frente. É meu parceiro, mas vou ter que chegar duro, porque esse negão é matador. Já falei para os caras como vai ser, e eles têm de ficar atentos ao Jô, a todo o time, porque o Galo é bom.

Já tem alguma aposta ou brincadeira com Réver, Victor e Jô, seus companheiros da Seleção?Ainda não. Conversamos bastante sobre o torneio, e disse para se prepararem bem, porque vamos chegar muito fortes no Mundial. Mas ainda dá tempo de fazer uma apostinha.

O Bayern está desfalcado. Schweinsteiger e Robben vão fazer falta?
São dois jogadores de classe mundial, que fariam falta em qualquer clube do mundo. Sim, vão fazer falta, mesmo o Bayern tendo um grupo de alta qualidade como o nosso, porque são jogadores importantes. Infelizmente não vão estar, mas os que vão entrar darão tudo e farão um grande trabalho.

Desde que Guardiola chegou a Munique, fez várias mudanças. O time continua ganhando, mas parece ainda não ter uma ideia clara de quem será o camisa 9.Não, ele somente analisa muito bem os adversários. Para cada rival, tem uma ideia de quem pode ser o melhor homem na frente. É um cara que analisa muito bem o jogo de cada equipe, é muito inteligente, e não vamos ser nós a duvidar das decisões dele. As alterações de jogo para jogo são uma opção dele mesmo. O Pep tem firmeza do que quer.
Bayer de Munique  Pep Guardiola treino (Foto: Reuters)Elogiado por Dante, Guardiola prepara Bayern para o Mundial de Clubes (Foto: Reuters)


Como é que ele mostra para vocês as análises que fez do adversário?
Com vídeos, jogadas preparadas, muitas estatísticas também. E não coloca só a parte frágil do adversário, mas já nos mostra qual é a melhor forma para atacar cada um. É muito inteligente, cada adversário tem uma história diferente para ele.

O que é que ele faz de inovador na véspera do jogo?
Ele sempre tem uma palavra, uma frase e um discurso que nos motiva. Algo que ele tira não sei de onde, mas que sempre toca onde nós precisamos ser tocados.

Você pode nos revelar uma dessas frases motivadoras?
É complicado entregar um segredo do cara. Mas teve um dia que o time não estava jogando tão bem, apesar de estar vencendo por 1 a 0. No intervalo, ele entrou no vestiário e chutou tudo. Chutou a caixa, tudo. Estava bravo. Aí falou: “Olha, se vocês não querem ser campeões, me falem, porque desse jeito não vai dar". Ficou muito bravo, nós voltamos a campo e vencemos por 4 a 0.

E o que ele falou para o time no intervalo do jogo com o Borussia, que vocês venceram por 3 a 0 (os três gols marcados no segundo tempo)?Ele nos deu confiança, disse que estávamos jogando bem, mas que tínhamos de jogar entre as linhas para poder tirar a bola do meio-campo do Borussia, fazer pressão para conseguirmos um bom contra-ataque. E isso aconteceu.

O Bayern de Munique atravessa o melhor momento da sua história?
Depois dos títulos que ganhamos, depois de todos os recordes que conseguimos bater esse ano, com certeza. Mas temos ainda muito trabalho pela frente, precisamos continuar com os pés no chão e, neste momento, esquecer esse lance de que estamos escrevendo uma história no clube.

Uma vitória no Mundial de Clubes seria a consolidação de um ano de glória para o Bayern. Os jogadores têm essa noção?Temos noção que falta esse título. Precisamos fazer de tudo pelo nosso torcedor, pelo clube e pelas pessoas que trabalham aqui há muito tempo. Tudo para dar mais uma felicidade a eles

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.