quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Campeão brasileiro em 77, Minelli completa 85 anos

Treinador conduziu o Tricolor na conquista do primeiro título da competição nacional

rubens.minelli
Por Arquivo Histórico do São Paulo FC

Hexacampeão brasileiro, o Tricolor é um dos clubes do país que mais ergueu a taça da maior competição nacional. E essa vitoriosa história do clube no torneio começou em 1977, nas mãos do experiente e competente técnico Rubens Minelli, que completa 85 anos de idade nesta quinta-feira (19). Então bicampeão brasileiro pelo Internacional em 1975 e 1976, quando o São Paulo o convenceu a assumir uma equipe aguerrida, o treinador conduziu o time ao inédito troféu.
E a missão não foi fácil. No comando da uma equipe empenhada, mas com pouco prestígio entre os comentaristas esportivos da época, o Tricolor teve que surpreender a todos. Para ficar com o título, o time dirigido por ele desbancou o favorito Atlético-MG, no Mineirão, de forma épica na disputa de pênaltis (0 a 0 no tempo normal e vitória por 3 a 2 nas grandes penalidades).
Utilizando-se inclusive de artimanhas psicológicas como mandar Serginho Chulapa, suspenso, viajar para Belo Horizonte e aparecer no vestiário como se estivesse apto a jogar, desestabilizando o time rival, Minelli montou um time vencedor. E o atual comandante do São Paulo, Muricy Ramalho, nunca escondeu a sua admiração pelo ex-ponta esquerda.
"Sempre falei nas minhas entrevistas que, taticamente, foi o melhor treinador que eu tive. Trabalhei com ele durante três anos e aprendi muito taticamente. Nessa questão da parte tática, e olha que tive técnicos como Telê, Parreira e Poy, o Minelli era muito bom", afirmou o comandante são-paulino, que participou da inédita conquista do Campeonato Brasileiro para o clube, em 1977.
Quis o destino que, anos mais tarde, Muricy conduzisse o São Paulo ao hexacampeonato. Para rechear ainda mais a sala de troféus do clube, que já contava com as conquistas de 1977, 1986 e 1991, o ex-jogador complementou o trabalho iniciado por Minelli na década de 70 e conquistou as edições do torneio de 2006, 2007 e 2008.

http://saopaulofc.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.