segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Boca fica fora da Libertadores, e decisão de título argentino é adiada

Xeneizes empatam em 2 a 2 com o Lanús,perdem chances de faturar a taça e, consequentemente, de classificação para o torneio sul-americano do ano que vem

Por Buenos Aires, Argentina

Boa notícia para os times brasileiros que disputarão a Libertadores em 2014: a competição não contará com o Boca Juniors, uma das equipes mais tradicionais da América do Sul. Os xeneizes empataram em 2 a 2 com o Lanús neste domingo, mesmo jogando com dois homens a mais durante boa parte do segundo tempo, e deram adeus às chances de conquistar o Torneio Inicial da Argentina, última esperança de conseguir a vaga na disputa continental.
Quatro equipes argentinas já estão classificadas para a Libertadores: o Vélez, campeão nacional na temporada 2012/2013, o Newell's Old Boys, que faturou o Torneio Final de 2013, realizado no primeiro semestre, o Arsenal de Sarandí, vencedor da Copa da Argentina deste ano, e o Lanús, time de melhor desempenho na Copa Sul-Americana, onde enfrenta a Ponte Preta na final. O último classificado será o campeão do Torneio Inicial, que só será definido na última rodada.
Na briga pelo título, o líder San Lorenzo empatou em 0 a 0 com o Estudiantes, em casa, e desperdiçou a chance de garantir o troféu neste domingo. Agora, outras quatro equipes têm chances de conquistar a taça: Vélez, Newell’s Old Boys e Lanús. Se qualquer um deste trio - todos já garantidos na Libertadores - for campeão, a última vaga na competição fica com o River Plate, time de melhor desempenho no Campeonato Argentino 2012/2013.
Após a rodada, o primeiro colocado ainda é o San Lorenzo, com 32 pontos, contra 30 de Vélez, Newell’s e Lanús. Na última rodada, o Ciclón joga fora de casa contra o Vélez, num confronto direto, mas segue com a vantagem de poder garantir o título com uma vitória. Newell’s Old Boys e Lanús fazem outra "final" em Rosário.