domingo, 24 de novembro de 2013

Ponte Preta empata com o Grêmio e fica mais perto da Série B

Litando por Libertadores, Grêmio não conseguiu vencer o vice-lanterna
 
Na tarde deste domingo, em partida válida pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro, a Ponte Preta empatou com o Grêmio, no estádio Moisés Lucarelli, pelo placar de 1 a 1. A Macaca inaugurou o marcador aos 15 minutos da primeira etapa, com Adaílton, mas viu o Tricolor deixar o placar na igualdade aos nove da etapa complementar, com o chileno Vargas. Assim, os comandados de Jorginho chegam aos 36 pontos, seguindo na vice-lanterna da competição, e com chances remotas de escapar do rebaixamento. Por sua vez, o Grêmio atinge os 60 somados, deixando a vice-liderança a cargo do Atlético-PR.

O jogo - Nos primeiros instantes, o Grêmio adiantou a marcação e dificultou a saída de bola da Ponte Preta, que errava muitos passes. Jogando no erro da Macaca, o Tricolor criou sua primeira chance de gol, aos 14 minutos: após receber na ponta esquerda, o lateral Alex Telles invadiu a área e cruzou para trás, procurando Kleber. O atacante finalizou de primeira e exigiu grande intervenção de Édson Bastos, substituto de Roberto, que espalmou para escanteio.
Porém, no minuto seguinte, em contragolpe rápido, a Ponte Preta inaugurou o marcador em solo campineiro: Adaílton arrancou pela ponta esquerda, invadiu a área e finalizou cruzado, para vencer o experiente goleiro Dida.
Mesmo com o placar em favor dos mandantes, a partida continuou a ser disputada de maneira franca: aos 21 minutos, Adaílton recebeu na área, limpou a marcação e cruzou para Adrianinho. O camisa 10 cabeceou, mas a bola não atingiu velocidade e facilitou a defesa de Dida. Quatro minutos mais tarde, aproveitando bola espirrada pela defesa ponte-pretana, o chileno Vargas finalizou de primeira e carimbou a trave esquerda de Édson Bastos.
No final da primeira etapa, o Grêmio dominou a Ponte Preta e criou boas chances de empate: aos 39, Barcos invadiu a área pelo setor esquerdo, mas finalizou para fora, à direita da trave. Dois minutos mais tarde, novamente o capitão tricolor avançou pelo setor, cortou Diego Sacoman e cruzou para trás. Porém, nenhum gremista estava na área em condições de finalizar.
Logo aos nove minutos da etapa complementar, os comandados de Renato Gaúcho conseguiram o gol de empate: após receber cruzamento de Zé Roberto na área, Vargas tentou ajeitar de cabeça, mas viu a bola desviar em Uendel e tirar o goleiro Édson Bastos da jogada. Mesmo com o toque no defensor ponte-pretano, o tento foi creditado para o atacante chileno.
Necessitando do resultado, a Macaca se lançou ao ataque, mas não conseguia superar a forte marcação implementada pelos visitantes. Além do mais, os espaços deixados em seu setor defensivo foram aproveitados pelo Grêmio, que desperdiçou a chance da virada aos 31: após cruzamento de Bressan, Barcos fez o pivô e rolou para Maxi Rodríguez, mas o meia finalizou fraco, facilitando a defesa de Édson Bastos. A chance mais clara de desempate da Ponte Preta veio aos 37 minutos: após cruzamento da ponta esquerda, Artur desviou de cabeça e viu Rafael Ratão, embaixo da trave, testar por cima da meta de Dida.
Aos 48 minutos, no último lance da partida, o goleiro Édson Bastos praticou uma defesa milagrosa, em cabeçada do zagueiro Bressan, e foi responsável por evitar o gol que rebaixaria a equipe campineira nesta rodada. Após a precisa intervenção, o árbitro Dewson Fernando Freitas da Silva encerrou o embate.
Na próxima rodada, ambas equipes entram em campo no domingo: às 17 horas (de Brasília), a Ponte Preta recebe a Portuguesa, no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas. Por sua vez, às 19h30, o Grêmio tem pela frente o Goiás, em Porto Alegre.

gazetaesportiva.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.