sábado, 16 de novembro de 2013

Nigéria vence Etiópia e confirma vaga na Copa do Mundo de 2014GAZETAESPORTIVA.NET

 

Uma das principais potências do futebol africano nas últimas décadas, a Nigéria está garantida na Copa do Mundo de 2014. Neste sábado, a seleção comandada pelo treinador Stephen Keshi triunfou por 2 a 0 sobre a Etiópia, no U. J. Esuene Stadium, e confirmou o favoritismo, assegurando vaga na competição realizada em território brasileiro.
Após ter superado os etíopes por 2 a 1 no primeiro confronto da fase final das Elimiantórias Africanas, a Nigéria entrou em campo neste sábado podendo empatar ou até mesmo ser derrotada por 1 a 0 para garantir classificação. Entretanto, atuando diante de sua torcida, a seleção alviverde não se contentou em apenas manter a vantagem.
Escalada com os meio-campistas John Obi Mikel (Chelsea) e Victor Moses (Liverpool) como destaques, a equipe mandante controlou a posse de bola durante a partida. Aos 20 minutos, Moses converteu cobrança de pênalti e aumentou a vantagem nigeriana. Na etapa complementar, Obinna, aos 37 minutos, deu números finais ao jogo.
Esta será a quinta oportunidade em que a Nigéria participa de uma edição da Copa do Mundo. Em 1994, a seleção africana disputou a competição pela primeira vez e foi eliminada nas oitavas de final, sucumbindo na prorrogação diante da futura vice-campeã, Itália. Na sequência, participou do torneio em 1998, 2002 e 2010.
A Etiópia, por sua vez, jamais disputou a Copa do Mundo. A maior conquista da história da seleção etíope ocorreu em 1962, quando foi campeã da Copa das Nações Africanas ao superar o Egito na decisão.
As Eliminatórias Africanas para a Copa do Mundo de 2014 contam com a participação de 52 países, sendo que 40 disputam a fase de grupos. Os líderes de cada chave garantiram vaga na terceira fase, onde são divididos em dois grupos, no sistema eliminatório de duelos de ida e volta. Os cinco vencedores asseguram um lugar no torneio disputado em território brasileiro no próximo ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.