sábado, 23 de novembro de 2013

JEC vira com gols em dois minutos e tira as chances do América-MG subir

Mesmo sem poder mais chegar ao acesso, Joinville presenteia torcedor em seu último jogo em casa, vence por 2 a 1, e faz mineiros darem adeus à elite

Por Joinville, SC

A vontade do Joinville em deixar uma boa impressão para a torcida, no último jogo do time nesta Série B em casa, prevaleceu sobre a necessidade do América-MG de vencer para seguir sonhando com o acesso. O time mineiro até saiu na frente no primeiro tempo, mas numa 'pane' de dois minutos, no segundo tempo, viu o JEC virar e sair vencedor com o placar de 2 a 1, diante de 2.063 torcedores na Arena Joinville, cúmplices do jogo de pior público daequipe catarinense na Segundona. A vitória do 'eliminado' Tricolor faz os visitantes perderem as chances matemáticas de voltar à elite - mesmo se vencer na última rodada e os rivais de cima tropeçarem, o América-MG fica atrás pelo critério de desempate.
Apesar de assustar mais com a bola nos pés, com boas triangulações entre Bady, Kléber e Nikão, o América-MG chegou ao gol pelo alto. Depois de salvar em bom chute de Andrei, Oliveira nada pôde fazer na cabeçada certeira de César Lucena, aos 33 minutos, que fez os visitantes abrirem o placar. Sem criar muito na etapa inicial, o time da casa deixou o estoque de gols para o final. Em dois minutos, Edigar Junio, aos 27, e Vitor Hugo, contra, logo em seguida, fizeram o JEC virar a partida.

A vitória faz o Tricolor do Norte de Santa Catarina chegar a 56 pontos. Derrotado, o América permanece com os mesmos 56. Na próxima rodada, a última desta Série B, o Joinville vai a Fortaleza. Sábado, às 16h20m, os catarinenses pegam o Ceará, no Castelão. No mesmo horário, no Independência, em Belo Horizonte, o América-MG recebe o ABC.
Frame comemoração Joinville contra o América-mg (Foto: Reprodução )Estrela: jovem Fernando Viana fez gol do empate do JEC, que depois virou o jogo (Foto: Reprodução PFC)
América sai na frente

Nos primeiros minutos, parecia que era o Joinville que apostava as últimas fichas na Série B. Com uma postura ofensiva, graças ao esquema com apenas um volante, o JEC queria deixar uma boa impressão em seu último jogo em casa. Com uma equipe muito diferente em relação ao último jogo, em razão das dispensas, o time catarinense tinha jogadores querendo mostrar serviço para 2014. Mas aos poucos o América-MG, que pisou no gramado ainda com chances de entrar no G-4, passou a fazer seu jogo, principalmente com triangulações entre Elsinho e Nikão pela direita. Aos 18, o atacante recebeu com açúcar de Marcão, após falha de Sandro, mas perdeu o tempo de bola. Dois minutos além, Nikão teve papel de garçom, ao server o livre Bady invadir a área e tentar colocar no canto de Oliveira, que caiu bem para defender.
Forte na bola parada, o zagueiro Sandro criou a principal chance do JEC antes da primeira meia hora de jogo. Na sequência de uma falta batida por Marcelo Costa, o camisa 3 do time da casa ficou no campo de ataque, recebeu de seu companheiro de zaga, Bruno Costa, e cabeceou a poucos centímetros da meta americana. Do outro lado, Andrei Girotto acertou o alvo, mas viu Oliveira fazer bela defesa e espalmar para escanteio. Azar do Joinville que, na cobrança, César Lucena se antecipou e usou a cabeça para abrir o placar para o Coelho mineiro, aos 33. Por mais que a intenção fosse deixar uma boa impressão, mostrando um time ofensivo, o volante solitário do JEC, Naldo, não dava conta da marcação. O jeito foi tentar atacar, como fez aos 43, ao acertar um chutaço no travessão, de fora da área, dando mostras de força para a etapa final.
 
JEC vira com gols em dois minutos

O relativamente calmo primeiro tempo deu lugar a uma segunda etapa mais ‘pegada’. Em menos de 13 minutos, três cartões amarelos foram distribuídos pelo árbitro Fifa Marcelo de Lima Henrique, sendo dois para jogadores do América. Na mesma levada, os minutos iniciais de bola rolando foram truncados, com marcação forte dos dois lados e quase nenhuma chance criada ‘por querer’. Se o JEC buscou sangue novo com o jovem Fernando Viana no ataque, o América, por outro lado, queria garantir o placar. Leandro Ferreira, então, pisou no gramado, e quase ajudou a decidir, ao deixar para Elsinho tentar o ângulo esquerdo de Oliveira. Atrás do empate, o time da casa teve boa chance com Edigar Junio, aos 23, que dominou na área com a direita e acertou o travessão ao chutar de bico, de esquerda.
O lance de perigo foi a deixa para os catarinenses se assanharem no jogo, chegando ao empate e depois à virada. Em dois minutos. Primeiro, aos 27, Fernando Viana recebeu de Eduardo da direita e, entre César Lucena e Elsinho, fez de cabeça. Um minuto além, Francis avançou pela ponta esquerda, cruzou para a área e viu Vitor Hugo meter para dentro da própria meta: Joinville 2 a 1. O desespero dos visitantes não se concretizou em realidade. Apesar de pressionar nos instantes finais, as forças para chegar, no mínimo, ao empate não foram suficientes. O revés faz o Coelho mineiro ficar na Série B em 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.