Quarentões, Dida e Rogério Ceni brilham e minimizam questionamentos

Do UOL, em São Paulo

  
Dida e Rogério Ceni enfrentaram desconfiança no futebol quando viraram quarentões. Muitos apontavam os dois veteranos como acabados para a profissão. Mas os goleiros mostraram na última quarta-feira que continuam sendo importantes para seus clubes. Eles, aos 40 anos de idade, foram fundamentais na classificação de Grêmio e São Paulo em suas competições.
Dida fez três defesas nas cobranças de penalidades na decisão das quartas de finais contra o Corinthians pela Copa do Brasil, que terminou empatada no tempo normal por 0 a 0. No último pênalti, o atleta do Grêmio não teve dificuldade para segurar a bola em cavadinha feita por Alexandre Pato. O Grêmio venceu nos pênaltis por 3 a 2.
"Eu achei que ele poderia bater no meio. Fiquei no meio esperando e fui muito feliz. Não houve desrespeito. Ele tentou fazer o gol. Quantos vocês já viram fazer o mesmo. Não fui surpreendido e fiquei", disse Dida, ainda em campo, com sua tranquilidade característica em meio à euforia pela classificação gremista.
Já Rogério Ceni protagonizou pelo menos cinco defesas difíceis no duelo do São Paulo contra a Universidad Catolica, no Chile, pela Copa Sul-Americana. O triunfo tricolor por 4 a 3 na quarta classificou o time paulista para a próxima fase da competição.
"Estou muito contente que, depois de velho para o mundo do futebol, ainda consiga ter tanto carinho", declarou Ceni.
Após a boa atuação, Ceni foi indagado sobre se manteria a posição de encerrar a carreira no fim do ano. O atleta do São Paulo evitou dizer sim ou não, optando por valorizar seus eventuais substitutos no clube.
"Vai ser feito o que é melhor para todo mundo. Se eu for embora, o Denis está preparadíssimo. Ele faz tudo que eu faço, convive comigo há quatro anos e trabalha com os pés tão bem quanto eu", afirmou Ceni, ao canal FOX Sports, logo após o apito final.

Dida defende pênalti de Pato durante jogo entre Grêmio e Corinthians pela Copa do Brasil Vinícius Costa/ Agência Preview
 
Outros quarentões
 

Goleiros com mais de 40 anos não são novidades no futebol. A lista de quarentões que jogou em alto nível reúne vários atletas, entre eles o holandês Van der Sar, que se aposentou defendendo o Manchester United em 2011, aos 40.
 
Harlei, por exemplo, tem 41 anos e atualmente é o goleiro reserva do Goiás. Clemer representou o Inter dentro de campo com mais de 40. No exterior, os ex-goleiros Seaman e Lehmann, ex-Arsenal, encerraram a carreira acima dos 40 anos.